Política

Juventude mostrou que está com Pinto da Costa e encheu de cor, alegria e entusiasmo a praça Yon Gato

A histórica praça Yon gato encheu-se de milhares de jovens para apoiar a candidatura de Pinto da Costa no primeiro comício-festa realizado desde o início da campanha e em que participaram alguns dos melhores artistas, santomenses e angolanos, da actualidade.

Em ambiente de grande entusiasmo, alegria e cor os jovens receberam o candidato em apoteose numa festa que durou até de madrugada.

No seu discurso, Pinto da Costa prometeu “tolerância zero” à corrupção e desafiou os restantes candidatos a pronunciarem-se sobre a questão.

Eu sou o único candidato a falar da luta contra a corrupção” afirmou Pinto da Costa deixando no ar uma pergunta: “Porque é que só eu levanto esta bandeira da luta contra a corrupção quando todos conhecem os casos, os escândalos que nos últimos anos têm posto em causa a coesão nacional

Pinto da Costa acrescentou que não se vai calar porque como costuma dizer-se “quem cala consente”.

Muitas vezes interrompido por aplausos e incentivos Pinto da Costa deixou uma mensagem especial aos jovens santomenses ao afirmar ter a certeza que “nestas eleições, vão dizer não à facilidade” e que estes “serão a semente de uma democracia em São Tomé e Príncipe, transparente e fundada em convicções porque a convicção, hoje e sempre, não tem preço”.

Ao longo de cerca de 15 minutos Pinto da Costa abordou outros temas como a necessidade de o país garantir a auto-sustentabilidade alimentar, o desenvolvimento, denunciando, uma vez mais, o nível de pobreza em São Tomé e Príncipe, socorrendo-se do seu livro “Terra Firme” que lançou na pré-campanha.

Vencemos a escravatura. Vencemos o colonialismo, havemos de vencer a pobreza e tornar São Tomé e Príncipe uma terra firme de oportunidades para todos” numa clara mensagem de esperança no futuro do país.

Abel veiga

    101 comentários

101 comentários

  1. realidade

    11 de Julho de 2011 as 17:39

    A Juventude orgulhosa do seu tempo, nunca mais, Pinto da Costa.
    Ninguém quer ver Novelas barradas pelo presidente, policia secretas,lojas do Povo. lojas dos dirigentes

    • Felismino Bolivar

      11 de Julho de 2011 as 20:18

      Isso jamais vai existir.

      O pior é que apostar neste Rei é um tiro no escuro porque ninguém sabe o que virá a seguir.

      Não te esqueças.
      Deves aceitar a vontade do povo.
      Se o povo o escolheu quer dizer que o povo quer um presidente incompetente, que nunca (mesmo NUNCA) trabalhou e nunca deu uma bolsa aos jovens sao-tomenses, nunca fez algo digno de memrória.

      Lê o livro dele:
      Não tem memórias porque dele não há boas memórias.

      Agora imagina o que virá da terra firme…

      • leonel pinto

        13 de Julho de 2011 as 16:34

        Se não sabes quantos jovens foram formados na era Pinto da Costa, então procura-se de informar melhor.São Tomé e Príncipe hoje pode-se gabar em dizer, temos quadros e muitos deles não estão no pais até então. Eu sou um dos casos, isto porque o País entrou numa colisão política obsessão pelo poder e enriquecimento pessoal e familiar. Não diz aquilo que não sabes.
        Tu deves ser da nova geração ou então tem a memória curta. Convenha falar bem para ti ficar bem. Viva São Tomé e príncipe
        Viva Dr. Manuel Pinto da Costa.

        • mano vava

          14 de Julho de 2011 as 1:38

          Concordo contigo Leonel.Eu sou uma das santomenses que foi beneficiada pela bolça do Pinto da Costa, em 1997, quando ele já não estava no poder e sem padrinhagem.Sou filha de pais caboverdianos,que de contrário não teria oportunidade em me formar.Hoje estou formada a ajudo aos que nada tem em STP.Como eu,dezenas de santomenses vieram à POrtugal para se formar com bolças dadas por este senhor; a diferença é que ele não se gaba em ajudar.

    • sum chico

      12 de Julho de 2011 as 0:09

      No tempo do Pinto da Costa havia uma coisa muito importante em STP que e o orgulho nacional. Agora chegamos a nivel de ter Delfim Neves como candidato as eleicoes presidenciais. Ate onde vamos abaixar mais. Convem ter um ditador como presidente que um gatuno, fugitivo da justica como o Dr tiririca na presidencia. Quem sentiria orgulhoso como santomense em ver um dia o imuno Delfim Neves ao lado da Dilma no Brasil para renegiciar apoio a populacao santomense? isso sim e vergonha. Falar em novela! para Delfim Neves Novela e o caso STP trading.

    • Fijalatao

      12 de Julho de 2011 as 12:04

      Sr. realidade, parece que o senhor realmente não coaduna com o seu nome, porque não vive a realidade do mundo actual, continua vivendo nos adros dos 15 anos, que se pressupõe que o senhor não muda e quer viver o passado!
      Seria bom que o senhor começasse a viver o presente mundo da globalidade e do conhecimento porque até o senhor Pinto da Costa que você tanto condena já mudou e é um homem do presente, vê o mundo de outra forma e é um democrata.
      Seria bom também que o senhor seguisse este exemplo para sua própria evolução e acreditar que esta mudança é irreversível e está vincada na pessoa do candidato Pinto da Costa! Não vale a pena bater na abó, mude de carácter e vote no homem certo, homem para mudar por completo este país.

    • Talvez.Paparazzi

      12 de Julho de 2011 as 15:17

      Ena bem: o Sr Pinto da Costa tem memória muito curta e quem o apoia também!

      • DrºHamilton Cabral

        14 de Julho de 2011 as 11:18

        Sem comentários…

    • zemanel

      14 de Julho de 2011 as 18:31

      Tas a dormir abre o teu olho….. os tempos passaram e as coisas mudaram.. Este homem nao faz milagre mas é o unico k pode dar um rumo a esse pais de restos sao todo gananciosos corruptos e só quer ganhar curiculo

  2. realidade

    11 de Julho de 2011 as 17:42

    Pinto da Costa, Pai da Corrupção, ja se esqueceu?
    Das empresas publicas?
    Enco irmão!
    Transcolmar amigo!
    Inamed amiga
    DCC
    A Construtora E E
    Dioga Vaz- Irmão
    Agua Ize -irmão
    Etc

    • estudante

      12 de Julho de 2011 as 10:11

      goxtu disso…depois de 15 anos a mandar deu pausa ..agora pensa k povo ja esqueceu as corrupções dele e seus aliados ….admira-me mt e deixa-me uma pulga atras da orelha ..maria das neves ,aurelio martins e os demais n são tdos de MLSTP?..pk k agoram estao a disputar a presidencia contra outro?..bandos de corruptos isso sim….tmb é assim eles abusam pk povo de s.tomé come e esquece..

    • Lidia Spencer

      12 de Julho de 2011 as 10:40

      Por isso entre outras coisas e que este pais nao avanca cheio de parvos e atrasados so falam a toa

    • Fijalatao

      12 de Julho de 2011 as 12:13

      Cuidado que este Homem é velho e quero arrastar os outros para pântano!
      Pergunta-se ao sr. realidade se na altura o Pinto não colocasse estas pessoas nestes lugares, quem havia de colocar, se o país não tinha quadros, quadros esses que o Pinto depois mandou formar lá fora e que no regresso ocuparam os mesmos lugares destruindo-os e mais tarde se viraram contra o mesmo Pinto. Por exemplo os elementos do PCD, MDFM e outros que contribuíram para a desgraça actual em que vive o país!

    • Diana

      12 de Julho de 2011 as 12:42

      Há quem não gosta.

      Mas não lhe pode tirar isso do corpo

  3. caboverdiano

    11 de Julho de 2011 as 17:46

    espero bem que ganhes pinto porque a nossa terra ta entregue aos gatunos da primeira linha MARIA NEVES, DELFIN NEVES, TRIBUNAIS SO AJUDA OS QUE SAO DA FAMILIA OU DA CLASSE POLITICA.POR ISSO CADEIA AOS GATUNOS

    • Felismino Bolivar

      11 de Julho de 2011 as 20:08

      Já reparaste nas pessoas que estão ao lado do Pinto?

      Faz uma pesquisa sobre o passado delas e verás quem afinal é corrupto.

      Tenho imensa pena do povo são-tomense.

      mais dez anos de NADA mais que Show off

    • MAKITA

      11 de Julho de 2011 as 23:35

      Vc é um coitado e não sabe nada.

  4. realidade

    11 de Julho de 2011 as 17:47

    Quem não se recorda do Pinto, quando perdeu as eleições. Levou tudo. Motas de escoltas, mesas e cadeiras!
    Outra vez?

    • bem...

      13 de Julho de 2011 as 10:24

      Você é mesmo um sem vergonha, Pinto por acaso anda de moto? para com isso e reconheça que o Pinto é a melhor alternativa para o País agora…

  5. realidade

    11 de Julho de 2011 as 17:48

    Um Povo deve ter memorias, compreeedo a aflição das pessoas, mas Pinto foi terrivel

    • Felismino Bolivar

      11 de Julho de 2011 as 20:13

      O povo que nasceu em 1992 não tem qualquer memória do pinto. apenas ouviram falar que quando era o tempo do pinto o país tinha ordem.

      Mas não sabem que foi ele que dirigiu o país no tempo em que as roças degradaram por completo, no tempo em que não se formaram as pessoas necessárias para o país sair do buraco…

      E sao do país cheio de desempregados que vieram das roças para a cidade a procura de vida melhor e que enchem as ruas (criando desordem)…

      o pior é que nãm perguntam ao Pinto como ele pretende contribuir para resolver os problemas.

      Os jovens vão acordar depois da ressaca desta noite de eleições com um mostro na cama e vão perguntar como foram lá parar.

      LOL

      • bolinha da memória falsa

        16 de Julho de 2011 as 17:06

        O senhor deveria ter vergonha naquelo que diz ja q na sabe o que diz

  6. realidade

    11 de Julho de 2011 as 17:49

    1º eu
    5º se restar
    era ssim no tempo dele

    • leonel pinto

      13 de Julho de 2011 as 16:53

      Não sei se na altura em que o antigo Presidente da República explicou a razão de 1º eu 5º eu o senhor entendeu o discurso:
      passo a lhe explicar: isto queria o Pinto dizer trabalhar todos para o bem da nossa terra, contribuir de forma exemplar em prol do desenvolvimento do País, fazer tudo que estiver do nosso alcance para que não passemos a depender dos terceiros. Foi isso que o camarada Pinto quis dizer.
      O Pinto enquanto governou o País fez realmente tudo o que lhe esteve no alcance. Hoje o mundo está globalizado e São Tomé e Príncipe não foge a regra.Vamos ver para crer. haja saúde e um bem haja para todos. viva a nossa terra.

  7. realidade

    11 de Julho de 2011 as 17:50

    Com sangue nas guerlas não fez nada, agora pior.

  8. Madalena

    11 de Julho de 2011 as 17:51

    Perdemos com aeroporto internacional para o Sal, cerca de 15 mil dolares por dia.

  9. realidade

    11 de Julho de 2011 as 18:04

    Pinto da costa precisa de tratamento clinico serio, como é possivel este homem esquecer o que fez!!
    Estamos atrasados por caua dele, e somente por ele.

    • Felismino Bolivar

      11 de Julho de 2011 as 20:15

      nada,

      por causa do Delfim.

      Rsss

    • publow devis

      12 de Julho de 2011 as 11:11

      quen esta falta de tratamento clinico sao pessoas como vcs

    • Fijalatao

      12 de Julho de 2011 as 12:18

      Esqueça e não insista nas suas maquiavelices e não usurpa este espaço!Está bem , realidade!

    • leonel pinto

      13 de Julho de 2011 as 17:00

      Não seja assim tão má, e os dois que mandaram durante 21 anos não conta?
      Se tu mudas do marido é para ver a sua vida andar para frente pois não?
      Quando se pede mudança é para melhorar ou não?
      Convenhamos pensar e analisar muito bem esses pormenores e depois dizer ou dar opinião dessa natureza, convenhamos…

  10. realidade

    11 de Julho de 2011 as 18:06

    Fradique de Menezes que se cuide.
    Nacionalizou a viatura do Fradique nova que trouxera de Belgica, deu-lhe o STP- 33-33
    Tambem espancou na parede dias depois.

  11. realidade

    11 de Julho de 2011 as 18:07

    O Beirão foi roubado de todas as formas, Sera´que queremos chorar!! outra Vez!!

    • Tentado a ler

      11 de Julho de 2011 as 20:42

      Sera dificil passar este discurso, pois a memoria do povo esta mais viva em relacao aos desmandos recentes. Quer fazer um ersase nas memorias mais recentes e carregar as mais antigas? assim vamos ao fundo, rsrs

  12. estudante que so pensa em stp

    11 de Julho de 2011 as 18:21

    Não tem hipotese o pinto homem de posição e rigor vai ser o nosso presidente para exigir cadeia a todos curruptos que só pensam na suas vida,familia e mulheres basta delfim só sera presidente quando entregar conta do estado o dinheiro de stp string os meus pais conta-me meu filho são tomé e principe antigamente não existia tantos corrupitos hoje tem muitos sabes porque? digo não sei pai ele diz filhio todos querem so governar não quer trabalhar mais por este motivo todos estão preguisosos e o pais esta afundar depois teve um presidente que so tem papo nem falar sabe fala das criancas nunca faz nada quem esta a derrubar este pais? somos nos, ultima oportunidade vota no pinto da costa.

    • Dico II

      11 de Julho de 2011 as 20:20

      Caro Estudante.

      Cabo Verde tem uma figura como PC no poder?

      Viste onde eles estão?

    • MAKITA

      11 de Julho de 2011 as 23:45

      Pinto da Costa é a maior vergoha de STP.

      • sum chico

        12 de Julho de 2011 as 0:04

        e o Delfim, é vexame

      • rostov

        12 de Julho de 2011 as 12:16

        Vergonha é colaborar com os coruptos

      • Fijalatao

        12 de Julho de 2011 as 12:22

        A família e colaboradores dos governantes dos 20 anos só sabem usar esta linguagem, porque sabem que se o Pinto ganhar; aliás vai ganhar, essas mordomias todas vão acabar!

    • Diana

      12 de Julho de 2011 as 12:46

      custa a perceber. nós ainda não descobrimos o que queremos.

      Eu não voto nele. Podem votar nele porque acham que ele vai contribuir para um país melhor.

      Caro estudante. Podes dizer-me uma acção em prol do pais que este Sr. fez nos 20 anos fora do poder?

      Vamos ter mais 10 anos de atraso. Isso nem tu vais te arrepender.

      Boa Sorte

  13. Paracetamol 500mg

    11 de Julho de 2011 as 18:33

    Pinto, voltou para assombrar o povo com os seus ideais…Devia apoiar fradique quando perdeu norte no poder, ajudar, mas não fez, surgindo de fininho para ganhar as eleições. Quem não ajuda não merece.

    • maria chorona

      13 de Julho de 2011 as 10:48

      Fradique nunca quiz ajuda de ninguem se o proprio Miguel que lhe ajudou a ser Presidente ele dispensou

  14. grupo fala bue

    11 de Julho de 2011 as 19:08

    Os jovens q estao na caravana so estao la pra conviver, eu tabem estive la e vibrei mas o meu voto e Delfim Neves, o maior e amigo do povo, um homem com cara sempre levantada, batalhador, homem do povo, tentaram por rasteira ao Delfim mas não conseguiram. Pintinho ja mais.

  15. Estudante

    11 de Julho de 2011 as 19:41

    Sr. Paracetamol que si comparar um Dr. Pinto da Costa com um atrapalhado do Fradique, quem devia ajudar é o fradique e mais nada, o fradique trabalhou com pinto da costa roubou dinheiro do cacau e fugiu só apareceu para candidatar as presidências aqui esta o resultado do estado em que pais si encontra, apostar no ladrão mesmo sabendo que é ladrão ACORDA MEU POVO, ACORDA PINTO NÃO É DEUS MAS É O MELHOR QUE ANDA AI

  16. Filó

    11 de Julho de 2011 as 19:43

    Quem deu agua ize ao irmão?
    Quen deu a ENCO ao irmão?
    Primo como embaixador na Belgica, Irmão Embaixador, 1º Ministro!
    J. Costa etc Outra vez?
    Nunca mais

    • Fijalatao

      12 de Julho de 2011 as 12:26

      Talvez na altura; o senhor Pinto da Costa deveria ter dado estes cargos ao senhor Filó! Foi pena ele ter desperdiçado um quadro como o senhor! Talvez hoje estaríamos em melhores condições.

  17. G'Alex Andes

    11 de Julho de 2011 as 19:57

    quando falamos de gentes de posturas os medrosos recuam,nao tem problema meu caro amigo estudante que so pensa em stp o pinto ganharà… quando os sus pais te contarao essa historia tinha razao.
    Leio este jornal frequentemente e vejo que santomenses na diaspora sabem bem dar opiniao,mais coisa so da boca pra fora quando chegam ao Pais(STP) ja colaboram com os proprios curruptos….obrigado.

  18. santomense

    11 de Julho de 2011 as 20:01

    bem o q tenho a dizer acerca da actualidade resume neste ideia .
    quanto a essa campanha q esta decorrendo e os candidatos inscritos,digo q o Senhor Dr Manuel Pinto da Costa merece um voto de confiança de todos os jovens e n só, mts dizem q quando estava no poder quase nada fez mais esqueceram do respeito e sivismo q havia no Pais e agora o q temos …..por isso Pai Grande conta comigo .

  19. nacional

    11 de Julho de 2011 as 20:16

    MEU DEUS …

  20. santoespirito

    11 de Julho de 2011 as 20:39

    dês que pc saiu no poder o pais começou abandalhar ate ao ponto que esta hoje.nao ha mais orden nao ha mas respeito,os nigerianos entram stp madrugada de barco sem documento e saim como se fosse casa deles,os politicos roubam e nao vao a cadeia,nigeria da stp 30000 baril de petrolio diario, e nao se sabe onde entra o dinhero, um pais com um salario minimo de menos de 50 dollar por mes,enquanto k ha outros a ganharem 30000dolares por mes com o negocio de petrolio.todas empresas de estado ja estao privatizadas,so falta privatizar stp.eu quero pergunta para onde vai stp dessa maneira?? no tempo de pc as escolas davam refeicoes.e agora?? o pais esta bandalhado e precissa de ordem.

    • fici carvalho

      17 de Julho de 2011 as 18:01

      C
      oncordo com tigo, des que saio s.r pinto da costa o país tornou-se uma bandalhe.Nas escolas tinhamos refeições,prendas para melhores alunos.Também conheço muita pessoas que viajaram de bolsas, alguns vizinhos.

      No tempo de pinto eu já fui a bicha, e numas dessas bicha levei casteti. As coisas nesta atura eram deficeis, mas o homem não fez isso sozinho,aquela altura tinhamos bicha, agora morremos nas mãos dos candongueiros,as pessoas andão na praça com manchim, faca,lutam, matão, ninguen respeitam ninguem, ao nosso país está uma lastima a nivel de tudo etc, etc etc.

  21. Carga

    11 de Julho de 2011 as 22:02

    VOTA NO PINTO DA COSTA HOMEM DE VISÃO

  22. Fia jaca

    11 de Julho de 2011 as 22:05

    É pena mais já ganhou…. camaradas….. Ate dá azia…… bacanos

  23. Voçê entendeu!!!

    12 de Julho de 2011 as 1:11

    n vejo realidade nenhuma mais sim o rancor no coração da realidade…vamos deixar de ser pessimista. O Pinto é candidato do povo e vai ser eleito por vontade do povo quer a realidade queira ou não vai ser nosso presidente da republica… Viva fim de corrupção que devasta o nosso país. Basta roubo… basta padrinhagem, basta tdo negativo. Queremos todos fazer nossas vidas em S.Tomé e não estar na Diáspora a sujeitar certas coisas porque o país não dispõe de boas condições para o nosso sustento… Votem com consciência Obrigado

  24. ADELINO DOS SANTOS

    12 de Julho de 2011 as 7:40

    Le uns comentários nivel zero, pessoas que vivem do passado temos que pensar no futuro,Força Pinto es o homem certo

    • praxiteles lima

      12 de Julho de 2011 as 13:23

      só os burros ñ aprendem com o passado

  25. VERDEDE

    12 de Julho de 2011 as 8:07

    O povo tentou com colocar outros outras caras para presidência mas a maior decepção das maior foi o Fradique de Menezes este sim o pior dos pioreis só penca nele e mas nada, eu até tive alguma duvida mas resolvi estudar bem a Historia politica de São Tomé e Príncipe e pode constatar que o Dr.Manuel Pinto da Costa é um Grande homem politica VOTA PINTO DA COSTA

  26. Emigrante

    12 de Julho de 2011 as 8:21

    Os jovens querem ver com seus próprios olhos o mandato do Dr. Manuel Pinto da Costa
    Alguns falam mal mas até então ninguém fez o melhor para São Tomé e Príncipe só nos resta nova reestruturação de Base, e como jovem que sou incentivo a todos FAMILIA, AMIGOS VIZINHOS, EMFIM A VOTAREM NO PINTO DA COSTA

    • Ana Maria

      12 de Julho de 2011 as 13:50

      So Pinto nos vai levar para o inferno. Ele e capaz de isso

      • maria chorona

        13 de Julho de 2011 as 10:52

        no inferno ja estamos o Pinto no minimo nos levara para o purgatorio

  27. Filipe Samba

    12 de Julho de 2011 as 8:24

    Ao
    Senhor Santos de Agua Telha,
    Os meus cumprimentos,
    No que se refere comentário do dia 6 de Julho 2011, que tive a honra de ler, não se me apresentou nova ocasião de responder.
    Não sabendo eu em que grau as vossas ocupações vos retêm, é minha antiga máxima incomodar os amigos.
    A presente ocasião faz-me romper o silêncio para vos recordar algumas coisas que já noutras ocasiões abordei:
    Eu estive em Portugal e contactei com alguns ex-empregados dos escritórios das roças, que me informaram sobre os senhores que esvaziaram os cofres do Estado no momento da independência. Ora tal não é nem nunca foi culpa do Sr. Pinto da Costa, que foi sim vítima do roubo, pois quando recebeu e proclamou a independência já encontrou os cofres totalmente vazios, tendo tido de pedir ajuda externa para acudir à população de STP sem excepção de raça, tribo ou religião, até aos ditos escravos que fomos todos nós.
    Pois digo-lhe que fui para a URSS por esforço próprio, isto é, por esforço de um escravo Santomense com sangue angolano da dependência de Monte Café, (Bemposta) filho de um judeu com uma escrava angolana. Porém, gostaria um dia de receber ajuda dos nossos governantes, porque da parte do nosso governo, infelizmente nunca ninguém me ajudou.
    Quando diz que nunca houve um liceu em Monte Café ou noutras roças, no qual os descendentes de Angola pudessem estudar, pois paralelamente a isto, Angola, ajudou, ajuda e ajudará sempre o nosso povo, que é uma parte do seu povo.
    Pinto da Costa na altura da sua presidência garantiu um autocarro para Monte Café (cidade-monte-café), creches para as crianças com alimentação gratuita e, ao terminar o seu mandato, fez uma documentação da entrega das aldeias aos roceiros residentes em todo o território nacional.
    Perguntaria agora: onde é que vossemecê estudou? Terá sido mesmo no nosso País?
    Eu recebi uma bolsa da URSS e aproveitei-a ao máximo, tornando-me naquilo que sou hoje. E quero dignificar o bom nome dos descendentes, do qual muito me orgulho e do facto de ter nascido na roça; A minha mãe, Samba (Bengo-Angola) e pai, Muhongo (Malanje-Angola), chegaram a S. Tomé com 3 anos de idade acompanhados pelos meus avós num barco negreiro, em condições de animais.
    Falando do presente, diria que nossa economia está estrangulada, o país dá sinais inequívocos de asfixia.
    Ideologicamente, o sr. Pinto da Costa está à altura de imprimir uma verdadeira dinâmica ao desenvolvimento e à estabilização do nosso país, onde todos deverão ter as mesmas condições de vida, erradicando assim a miséria social e a degradação cultural, acabando com a ignorância e o analfabetismo a nível nacional
    Gostaria de o aconselhar a consultar as origens para saber verdadeiramente quem prejudicou quem…
    Este é um conselho dum roceiro e não herdeiro de Pinto da Costa ou agente secreto do regime.
    A pátria de um homem é lugar onde ele se sente bem, pode ser na Rússia, Londres, Portugal etc.
    Este país não se endireita se não houver pessoas que dêem o exemplo.
    A liderança exerce-se pelo exemplo.
    Quanto ao choque geracional, o senhor não conhece as minhas crenças, os meus valores ou os meus interesses.
    Não temos um regulador de relações interpessoais, para saber onde acaba uma geração e começa outra.
    Se me permite a analogia, num restaurante, comemos pratos diferentes à mesma mesa e ninguém discute.
    É um direito individual de cada pessoa defender aquilo que considera certo e melhor para o seu país.
    O sr. Pinto da Costa tem uma mente activa e dialéctica, capaz de interpretar, modificar e transformar a realidade.
    Desejo-lhe tudo de melhor nesta vida

  28. Carga

    12 de Julho de 2011 as 8:24

    O melhor da praça até a data presente é o pinto da costa, ele não é orgulhoso ensinou a muitos como dirigir um pais mas estes não quis ouvir ambição pelo dinheiro foi maior e o pais degradou-se 20 anos mais VOTE NO Dr. MANUEL PINTO DA COSTA O MELHOR MELHOR MELHOR POLITICO SANTOMESE

    • praxiteles lima

      12 de Julho de 2011 as 13:27

      ensinou a dirigir um país???????????
      desde quando ele soube dirigir algum país??
      coitado de nós todos santomenses, que comportamos como burros,infelizmente.

  29. swedemplatz

    12 de Julho de 2011 as 8:39

    maior vergonha são todos vós porque não têm a elevação intelectual para perceber que este Homem, que por conseguinte é tao saotomense como todos nós, também tem sofrido com a onda de anarquia, corrupção, desordem e a informalização do Estado que alguns incopetentes, burros e ignorantes, que vocês puseram no poder impuseram ao nosso País obrigando muitos dos nossos concidadãos a terem q “fugir” para o estrangeiro a procura que dias melhores. Viva a ordem e a competência!!
    Tenho dito.

  30. swedemplatz

    12 de Julho de 2011 as 8:46

    Viva Dr Manuel Pinto da Costa, pois com a sua eleição no dia 17 de Julho, São Tomé e Príncipe retomará o seu rumo natural: de um País com homem e mulheres que trabalhem juntos para a satisfação do interesse de todos os saotomenses; que serão sobretudo íntigros e honestos; que combatam a corrupção e os corruptores e que persigam sem tréguas os ladrões e os preguiçosos que o regime anarquico e individualista criou e vem alimentando ao longo desses anos. Abaixo Fradique e os seus boys. Pois, o nosso Presidente Pinto da Costa com o actual Governo irão fazer historia. Quem viver verá e calem se os que nada percebem da política e dos fenómenos sociais.
    Tenho dito.

  31. João

    12 de Julho de 2011 as 8:49

    Pinto. Até quando viras galo?
    Olha lá, os jovens querem é dinheiro, meninas e vinho. Estudar e trabalhar está quieto. Nao te vais na cantiga oh velho. Lembras do que aconteceu com o teu camarada Carlos Graça? Depois falamos.
    João

  32. Zé Rui

    12 de Julho de 2011 as 9:04

    eu não vi nada, no passado quem sofreu no passado terá orgulho de ver são tomé e principe melhor que é hoje Pinto da Costa fez tanto mal assim tudo bem mas o Paíz ainda tinha orgulho e sonho hoje santomense nasce e morre com sonho so de comer e beber até que ponto estamos,estou dizafiando alguem que me diga alguem que mudou o Paíz pra melhor sem corrupção ou inrequecimento elicito…coita-do dos que taum a contar tacho,Pois vou votar no Pinto pra errar so dai terei a certeza, cegos é que são-tomenses taum ser …

  33. Viegas

    12 de Julho de 2011 as 9:18

    Eu pessoalmente não partilho da ideia da candidatura do Pinto da Costa por reconhecer que se o tribunal (Instituição reguladora da conduta do país) não funciona como devia tem a ver como foi gerido no passado quando senhor era presidente da República em que detinha super poder de estado, espalhando o medo e terror na instituição em que os que passem por lá só querem ganhar o seu pão de cada dia e viver na posse mas tenho que admitir que de todos é a melhor figura para o cargo neste momento. Haver vamos

  34. kua li tasondu

    12 de Julho de 2011 as 11:02

    Alguem k indica me eu ker conhecer alguem seria com espirito patriota.estao a dizer k PINITO DA COSTA deu isso e akilo aus irmaos primos etc.e oki os outros tambem roubaram ninguem ve pois nao? O senhor RAFAEL BRANCO e outros muitos tem todo,os bens do povo ou poder proprio.em stp ate uma simples bolca do estudo vao os filinhos dos politicos e dirigentes kuando sobras e k dao aus pobres.portanto O PINTO DA COSTA e a escolha certa neste momento eu voto e aconselho todos a votarem.

  35. publow devis

    12 de Julho de 2011 as 11:05

    M Pinto es o homen certo pra orgonisar esta casa k esta do mal pra pior contamos com tigo

  36. lino

    12 de Julho de 2011 as 11:35

    vetemos no pinto da costa.
    é melhor do que todos os outros.
    pode ter feito mal no passado.
    e que garantia dão os outros corruptos todos que também andam em campanha?!!!
    andam muitos a fantasiar…..a apalpar no escuro. delfin neves, aurélio….etc….esses são piores que pinto da costa.
    só querem tratar das suas vidas.
    que ganhe o mais velho.
    poderá querer redimir-se do passado.

  37. Emigrante

    12 de Julho de 2011 as 11:51

    PARABENS a todos santomense por mais um aniversario da nossa independência VAMOS ACORDAR JA CHEGA DO LEVE LEVE beijinhos e abraços a minha terra natal a este povo sofredor com saúde meu povo ACORDA

  38. swedemplatz

    12 de Julho de 2011 as 12:25

    Senhores “Velhos de Restelo”, homens e mulheres agarrafos ao passado e sem futuro, cresçam e apareçam porque os desafios futuros são muito maiores que a vossa dor do passado. Saiam de casa e vão festejar mais um aniversario da nossa Independencia a vossa maneira porque quando o Pinto era o nosso presidente a festa de 12 de Julho mobilizava todos os santomenses sem excepção e tinha o valor de uma data marcante. Viva Sao Tomé e Principe, Viva a Independencia e a Democracia.
    Tenho Dito.

  39. António Martins Gomes

    12 de Julho de 2011 as 13:04

    Praça Yon Gato- quem te vê, quem te viu! Eu ainda estudante…da palanque si via e ouvia: da roça Rio d´Ouro a Roça Monte Café- é nossa; da roça Ponta Figo a roça Diogo Vaz-é nossa…e, na localidade de Patepá-Trindade (no pátio da escola),de regresso ao País, alguém já dizia (da ressaca do recenseamento geral da população)-eu não vendi ninguém, aliás vocês não valem uns $$$$.Viva mais um 12 de Julho!

  40. sulila miranda

    12 de Julho de 2011 as 13:21

    Sinto muito pelos que odeiam o Homem, mas desta vez vai ser Pinto da Costa! Muita pena para aqueles que devem 15 milhoes a Bancos e concorrem as presidenciais, como forma de debelar seus tormentos. Mas a vida é assim, agora Deus decidiu que temos que dar volta a situação. Porque convenhamos a “coisa” deixou de ser país mesmo!

  41. Edjelson

    12 de Julho de 2011 as 13:47

    A unica coisa que tenho para dizer é que: se o pinto da costa naquela altura n fez nada, entao digam quem é q fez melhor que ele????? Muitas pessoas mais velhas estao a favor do pinto da costa. Eu não estive vivo durante o mandato dele, mas com certeza ele fez melhor q muitos que eu vi a governar sao tomé. Eu sou de 1990, qd comecei a ser gente eu vi o meu pais a ir p traz. Quando eu era pequeno são tomé estava muito melhor do que agora. Isto explica tudo. Muitos reclamam o passado, mas é no passado que o povo tinha mais respeito, confiança e compreenção pelo outro. Actualmente nada esta bom em sao tome, e mxm assim muitos querem votar naquele que fez mal diante dos vossos olhos. Acordem paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Edjelson

      12 de Julho de 2011 as 13:49

      Eu apoio o Pintoooooooooooooooooooooo

  42. Biboss

    12 de Julho de 2011 as 14:33

    Não muito preocupado se o novo Presidente para S.T.P, seja Pinto ou Galo.O importante é a vontade de mudar o Pís para o melhor, devolver a esperança nos que já não acreditam,sobre tudo resolver os problemas do povo,como dizia o antigo Poeta(A.Neto). Chegou a hora de S.T.P também de S.T.P auto afirmar-se perante o mundo,criar as nossas bases de auto sustentabilidade para deixarmos de ser mendigos totalmente dependentes.Queremos um dirigente patriota,transparente e orgulhoso do seu País e do seu povo.VIVA STP.

  43. aglm

    12 de Julho de 2011 as 18:19

    Domingo Domingo Chega Cedo Para o Pinto Voltar para o seu Lugar

  44. terrasabi

    12 de Julho de 2011 as 18:28

    Todo o povo sobe que o Pinto da Costa e mais alguns dos candidatos são,todos”malandros” só querem a receita do País a seu favor ou bens pessoais.
    não há nenhum programa dos candidatos para um desenvolvimento sustentável para o país,Pessoas com pouco poder de compra, jovens desempregados, incluindo muitos estudantes e doentes na diáspora a sua sorte não se fala nisso(…)

    Meu Povo Hoje é o dia 25 de Julho, é uma data que vos, nos possa ajudar a refletir melhor a nossa escolha do dia 17, não estou contra a vosso convicção Políca ideológia,mas antes pense no vosso nosso País.

    A parte triste é que todos nós pagamos incluindos as crianças,por vosso erro.

    Espero que não venham a cometer o mesmo erro do passado.

    Eu acredito em Vocês, e sei que nos últimos 36 anos o povo aprendeu e muito bem com o passado.

    Dá uma solva(uma chapada com a mão fechada) aos Corruptos!

  45. Filho Da Patria

    12 de Julho de 2011 as 18:41

    Boas tardes,

    Tive o previlegio nos ultimos 3 messes ter estado em STP e vive a realidade Santomense, sim existe muita corrupção e existe pobreza mas não existe fome, os jovens de hoje não querem trabalhar um serviço que podemos fazer em 3 horas pode levar dias.

    Fradique de Menezes foi o maior erro da historia de STP nunca deveria ter ocupado um cargo Politico de tamanha revelancia como presidente, permitiu roubar ao povo a descarada sem que se podesse dizer nada ocipou terrenos, casas e recebeu muitas luvas por fora tornando-o de momento um dos homens mais ricos de STP na actualidade, dado ao circulo que frequentei a quando da minha estadia tive opurtunidade de ouvir muita coisa uma delas foi que o nosso querido ex-presidente com a sua melagonomia na praia das conchas tem uma piscina a qual os amigos chamam de lago onde se da ao luxo de andar de mota de agua e durante o seu reinado que felizmente acabou tinha um consumo de 6.000.000.00 milhoes de Dobras diarios de gasoleo para os seus geradores na praia das conchas a conta do povo santomense.

    Sei que regressar ao passado é mau por isso até que ponto Pinto da Costa devera governar novamente a nossa terra amada?

    Bom dos canditatos que temos a presidencia são todos muito bonitos mas nos ultimos 20 anos so vem dando provas de corrupção activa.

    Aurelio Martins ou Delfim Neves são pessoas que considerei para governates da nossa terra não so pelos escandalos sucessivos e intrigas e ate actos que arrunairia a carreira politica de qualquer politico no mundo desenvolvido como actos de pedofilia, como uma breve historia que ouvi onde diziam que delfim tinha engravidado uma menor e obrigado a fazer uma aborto onde a mesma ia morrendo.

    vou finalizar Pinto ate pode der dado como muitas diziam roças e empresas aos irmãos, primos e amigos alguns ate construiram algo para o pais outro não mas o proprio entrou com uma frente e outra atras sai da vida politica activa com uma mao frente e outra atras, pode ate ter levado do palacio as mesas e cadeiras mas não temos mais nada apontar a nivel de corrupção e acho que STP necessita de alguem com alguma postura politica com grau de sabedoria itelectual elevado e neste momento resta-nos Pinto.

    Nunca votei na minha mas pela 1º vez vou fazer porque acho que esta altura de marcar a diferença por isso irei votar em PINTO.

  46. Mafili

    12 de Julho de 2011 as 18:55

    Só espero que o senhor Pinto da Costa caso vença as eleições, não venha criar novamente uma Secreta, nem venha ter Bufos em todos os sectores de actividade, nem mande prender cidadãos que não se levantarem quando hastearem a bandeira.
    Dessa vez ninguem aceita senhor Pinto.

  47. Mafili

    12 de Julho de 2011 as 18:57

    Dessa vez o senhor ira governar um pais Democratico, esta pronto para ser criticado, para ser confrontado?
    Não vai mandar prender, bater ou chicotear?
    Os familiares de Lereno da Mata, Agnelo Salvaterra, Maria do Carmo e tantos, tantos tantos outros não se esquecem…..

  48. Mé Pombô

    12 de Julho de 2011 as 18:57

    O presidente Fradique quando chegou ao poder so tinha Favorita, hoje tem Pestana e praia das conchas. Os homens de negocios no poder, fazem o que sabem fazer (negocios). Dirigir un pais não é fazer negocios. Que os negociantes façam negocios e se enriqueçam para criarem postos de trabalho para a juventude santomense. Aos politicos o papel de criar condições favoraveis para que os negociantes possam se enriquecer sem roubar ao estado. Para que isto venha a acontecer é necessario un combate sério contra a corrupção.
    O Doutor Manuel Pinto Da Costa é o homem indicado neste momento.
    Força Pinto

  49. Fúlvio Barros

    12 de Julho de 2011 as 19:36

    O País precisa de ordem, disciplina e trabalho. E no tempo do Pinto da costa isso havia. Nós os Santomenses respeitava-mos a nossa bandeira e o nosso Hino Nacional orgulhosamente, o que hoje já não se faz. Independentemente de tudo o que se possa criticar. Ninguém é perfeito. Mas podemos comparar o nosso S.Tomé e Príncipe de hoje e o de 20 anos atrás. Era-mos mais pobres e orgulhosos.Era-mos muito bem vistos perante os outros Países. Hoje que temos a democracia e mais perspectivas de riquezas, temos mais vergonha e receio do que poderá vir a acontecer a essa Santa e rica Terra.

  50. conde

    13 de Julho de 2011 as 10:26

    pessoalmente nao votaria no MPC e tao pouco em nenhum outro candidato. noto uma certa preocupacao de muita gente em relacao a uma hipotetica vitoria de MPC.agora pergunto: quem tem medo? sao os corruptos, os que desviaram o dinheiro do povo, para os seus bolsos, para os seus beneficios pessoais. creio que com o MPC no poder o povo de STP nao tem nada a perder, alias o povo ja perdeu tudo o que tinha.o povo ja perdeu o direito de uma vida digna,ja perdeu o direito de viver como ser humano.se vermos bem se peneirarmos bem o MPC e a melhor opcao, mas com uma governacao democratica , sem essa opressao dos seus 15 anos no poder.tambem creio que a conjuntura mundial hoje e diferente e seguramente nao da para ser presidente autoritario prepotente , mau como foi.vamos esperar para ver, o povo tem a ultima palavra.

  51. mae preta

    13 de Julho de 2011 as 10:46

    Pinto da costa, volta para o saco e vê se nunca mais sai de lá. Nao ves que os jovem que trabalham contigo só querem saber das suas vidas e ganhar um pouco de dinheiro para resolver os seus problemas. Estás muito confiantes com eles ao seu lado. Arruma as suas tralhas e vai-te embora pq os 15 anos nao mais voltaram.

  52. Emigrante

    13 de Julho de 2011 as 12:16

    Mãe preta desculpa mas tas muito enganada garanto-te que estamos com o Pinto da costa de coração e de achar que de todos os candidatos ele é o que tem mais perfil e capacidade para liderar o pais, pensa muito bem no futuro do nosso pais abraços

  53. Santos de Agua Telha

    13 de Julho de 2011 as 13:12

    Senhor samba,
    fez um grande exercicio, parabens.
    Ao longo dos seus escritos, tenta explicar tudo, mas não consegue. Apresenta muitos factos contraditorios. Como é possivel, com tantos jovens em Monte Café, só o senhor ter a mente brilhante de ter ensino superior?
    Em Santa Margarida, poucos jovens, conseguiram ensino superior, 5 no maximo.
    Abranches, Dique, Deolinda, quem mais?
    O senhor está a brincar? Fala de quê Afinal?
    Pelo menos o Liceu na Trindade. Veja as estrutura colonial herdada, para o agrupamento em 15 grandes empresas agropecuarias que o Pinto fez?
    Não tem medidor para algumas coisas, mas para dizer que a mente do ditador esta activa, ja tem medidor. Cada um torce, para o seu candidato, mas longe de ser um empreendedor o Pinto da Costa.
    Se for assim os Gorgathov. Boris, MArx têm de voltar.
    Nada de aguas passadas. Se não se revé em nenhuma das candidaturas é outra coisa.
    Vivemos um sindrome ainda pouco explicado.
    Quando estudou, alguma vez viu um manual das ciencias em StP, que falasse do Petroleo, a cratera da Lagoa Amelia, deve ter ai algo, o senhor não acha ridiculo, nunca se falar de petroleo, só agora!!!
    STP(Somos Todos Politicias Secretos), do Pinto.
    Aquele que delapidou os bens do país.
    Não se omoletes sem ovos.
    Uma vida longa, havemos de nos ver.
    PAz e Bem

    • Filipe Samba

      14 de Julho de 2011 as 8:56

      Ao
      Senhor Santos A. Telha
      O senhor queria que lhe apresentasse a lista dos nomes das pessoas de Monte Café que se formaram. São tantos que até haverá alguns dos quais não me recordo. Eis apenas alguns:
      1. O médico Hilarinho, Francisco Gola, Chico tropa especial de Portugal ( Comandos)
      2. Nos Estados Unidos de América temos 4 que já podemos considerar americanos, Sofala – Moçambique, Francisco Cantola era director geral da fábrica de cimentos, perdi o seu contacto.
      3. Note bem: muitos foram para Portugal, França, Estados Unidos da América em tenra idade.

      Como compreende, não posso indicar os outros sem que me autorizem a fazê-lo.

      Mas se Deus nos dar vida e saúde, como espero e peço, veremos então se eu me enganei ou não
      Desejo bem a todo o mundo e também aqueles que sempre perseguiram, peça a Deus todo o bem e que o ilumine todo em geral.

      Mas algo é aquilo que desejo como cristão, outra coisa aquilo que prevejo …

      Com Respeito e estima

  54. Africa

    13 de Julho de 2011 as 13:51

    concondo plenamente contigo mãe preta. o tempo do Pinto de mandar ja terminou, bola para frente abaixo Pinto da Costa…

  55. estudante que so pensa em stp e acompanhas as noticias todos os dias

    13 de Julho de 2011 as 13:57

    N tens pena daqueles que tanto sofrem deixa de ignorancia gente buras so querem afundar nosso pais por analfabetismo,que asola gentes como tu n veis a quantos anos que o pais n deu pasos por culpa tua e da tua familia que so quer robar bandos de curruptos tanto anos a criticar pinto vas ver que ele vai ganhar porque os santomenses ja viram que todos que estam a governar n valem nada como tu todos na lista dos candidatos que so ira conceguir resolver o problema do povo é só o pai grande.

  56. Liberdade

    13 de Julho de 2011 as 17:56

    Meus caros
    Pinto da Costa vai ensombrar o Dr Patrice.
    Nem pensem nesta hipotese, veja só?
    Havendo audiencia, ele Patrice ia com muito medo, não sabe se pode sair de la com vida, aliás o pai foi barbaramente violentado.
    Nunca num estado de Direito o Pinto devia apresentar-se as eleições.
    Ele é o Pai da Nação um direito adquirido, agora vai sujar o seu cv, embora ninguém acredite nesta aventura.
    Pinto Basta.
    Uma juventude uma cara nova, uma experiencia nova, Oportunidade em tempo Novo.
    Vamos ter paciencia, agradecer pinto e dizer que foi muito bom os 15 anos.
    Houve muita coisa. Os segredos vão ser abertos.
    ADI, pode fazer a diferença. Arlindo Ramos, não vai continuar no Governo.
    Pinto rua.

  57. Japuna exitava

    13 de Julho de 2011 as 18:38

    Senhor Antonio MArtins
    Anossa juventude, essa dos anos 90,não sabe nada disto, por isso pensa que o homem vale a pena!!
    Nadinha.
    Agrupou as roças, fez uma grande desgraça. Umas roças eram só para garantir produção a presidencia, outra como Agostinho Neto era tipo Hotel, onde colocou um estudante de Belas Artes como Director, o mesmo não terminou o curso. Fez apenas ruina, em giria agronomica diz que o homem comeu a exploração agricola.
    mas a juventude nada sabe. Estudantes do Principe, passaram muito mal, os que passaram na 5ª de Santo Antonio, sobretudo nos ultimos anos, sem comida, sem agua, sem leite, dormiam ao relento. Tive um irmão que la passou. Os estudantes iam a Ligia costa, pedir apoio, etc.
    As casas degradaram até o minimo. casas tipo avião!!
    Perguntam o Gia, Pedrito Chico ,Hilario, Camarada chefe, to de ninha, Juca, politico.
    Foi muito duro o tempo de Pinto. Mas pinto outra vez?
    Nunca!! mais.

  58. hayoo

    13 de Julho de 2011 as 21:16

    Se o pinto fez o que fez era para travar os gatunos, depois do seu afastamento quantos gatunos e corruptos surgiram no país? Até perde-se a conta, força pinto.

  59. hayoo

    13 de Julho de 2011 as 21:22

    Se o pinto fez o que fez era para travar os gatunos, depois do seu afastamento quantos gatunos e corruptos surgiram no país? Até perde-se a conta.

  60. Amigos

    13 de Julho de 2011 as 21:46

    Sem comentários…juntando o passado ao presente…preparando desta forma o futuro.

  61. Estudante

    13 de Julho de 2011 as 23:00

    sem duvidas estamos consigo Pinto força .

  62. Tio Castro

    14 de Julho de 2011 as 9:27

    Viva Pinto da Costa Viva Democracia que ele mesmo iniciou, Viva S. Tomé e Principe. E que ele dê mostras de que valeu mesmo à pena, porque vai ganhar ou seja….Já ganhou.

  63. Carlos Cardoso

    14 de Julho de 2011 as 10:02

    Bê, Kelê.
    Se se conseguísse ressuscitar o Mé Pômbo e o Avelino, eles contaríam os Jovens inocentes, quem era o Manuel Pinto da Costa. Quase as suas músicas eram baseadas no bem que o mesmo fez ao País.

    Se se conseguisse ressuscitar o Coimbra Nova, do Riboque Capital, de igual forma seria o conto do Pinto da Costa, Gete Rita e o Conjunto África Negra naquela altura, Sangazuza naquela altura, o compositor Carlos Cardoso, Sr. Guilherme antigo trabalhador do Hospital Central, enfim.

    Sabiam que havia postos de venda de peixe em todas as localidades do País em tempo que o Pinto da Costa era Presidente? havia peixe à fartura, carne avontade. Barco de 30 de Setembro e o Amador, leite avontade, havia Cantina em todas as Empresas Agrícolas, lembrem-se do Endiprol onde vendiam ovos, frangos à fartura. São todas as iniciativas do Pinto da Costa, havia nais bem do que o mal. Legué bí, Legué bi. Quinté-sé Sá quinté dê mé. Chi ê sá Pintu da Costa Votu mú sá gidê. Dôa a quem doer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo