Política

Tempo de Antena

Esta quinta feira o tempo de antena dos candidatos às eleições presidenciais nos órgãos Estatais, foi marcado por ataques virulentos de Patrice Trovoada contra Pinto da Costa, e pela comédia de Evaristo de Carvalho, preparada pela candidatura de Filinto Costa Alegre.

É sempre assim, quando se aproxima o dia das eleições, o tempo de antena dos candidatos nos órgãos estatais aquece bastante. Os ataques pessoais, começam a dominar o discurso político, e surgem também situações caricatas.

No tempo de antena do candidato Filinto Costa Alegre, foi divulgada a entrevista dada por Evaristo de Carvalho no ano passado, enquanto Presidente da Assembleia Nacional, ao defunto programa de debates da TVS, “Em Directo”. Na entrevista, questionado pela Jornalista São Lima, sobre o futuro político de personalidades como ele e Pinto da Costa, Evaristo Carvalho respondeu que pela sua idade, 70 anos, já não tem interesse em continuar a ocupar cargos públicos. O entrevistado disse que nem se quer estava interessado em ser Presidente da Assembleia Nacional. Confessou que foi obrigado a aceitar o cargo de Presidente da Assembleia Nacional, por orientação do seu partido ADI, para depois anunciar que a sua idade aconselhava a reforma e abertura de espaço para os mais novos.

Tendo em conta a posição actual de Evaristo Carvalho como candidato ao cargo de Presidente da República, por ordem do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, o tempo de antena de Filinto Costa Alegre na quinta – feira, acabou por levar comédia para o lar dos são-tomenses, sugerindo reflexão dos eleitores quando estiverem no silêncio da urna este domingo.

Por outro lado o tempo de antena do candidato Evaristo Carvalho, tem sido dominado pelos discursos do Primeiro-ministro Patrice Trovoada. O candidato oficial da ADI às eleições presidenciais só aparece algumas vezes, com frases curtas. Patrice Trovoada é que fala no Tempo de Antena de Evaristo de Carvalho, o que para a maioria dos telespectadores e ouvintes da rádio nacional, fica a sensação de que o Primeiro-ministro é também candidato ao cargo de Presidente da República.

Esta quinta – feira, o tempo de Antena de Evaristo de Carvalho, foi como habitualmente dominado pelas intervenções de Patrice Trovoada, que desferiu duras críticas contra o candidato Manuel Pinto da Costa. Patrice Trovoada, considerou Pinto da Costa como ditador, e acrescentou que o regime do partido único liderado por Pinto da Costa provocou lágrimas e sangue. Disse que Pinto da Costa só aparece no período das eleições. Pediu ao eleitorado presente no comício da ADI na cidade da Trindade, para não permitir o regresso de Pinto da Costa à presidência da república.

Patrice Trovoada, disse mais, que não foi Pinto da Costa que instaurou a democracia pluralista em São Tomé e Príncipe, mas sim, “nós”.  Na declaração de Patrice Trovoada subentende-se “nós” como sendo a ADI.

Abel Veiga

    28 comentários

28 comentários

  1. kua li tasondu

    15 de Julho de 2011 as 10:31

    Olha kem fala olha olha! PATRICE TROVUADA filho legitimo do MIGUEL DOS ANJOS TROVOADA pessoa k nos deixo de tanga,deixou santome com um enorme burraco negro.PATRICE deveria ter vergonha mais infelismente nao tem.nos o povo deveriamos ter um pingo de concideracao com nos mesmo ele nunca deveria ser PRIMEIRO MINISTRO santomense e tao mau oportunista k ker ser as duas coisas au mesmo tempo!o SENHOR EVARISTO de CARVALHO e um simples pau mandado se ganhar ok eu duvido muito ,sera presidente e PRIMEIRO MINISTRO au mesmo tempo.casa ca zuga non cu budu so ca fla cuma kua sa balu( atira nos com a pedra e anda a nos dizer ki e barro) VIVA PINTO DA COSTA ! PATRICE tem e medo do PINTO DA COSTA sabe k com PINTO nao a pao pra maluco nem a pente pra carreca nao ha brincadeiras.

  2. Voz do Povo

    15 de Julho de 2011 as 10:48

    Senhor Patricio Trovoada
    Pinto da Costa será mau presedente para o governo, devido a sua historia politica, haverá muito pedido de indeminização, e o país não tem dinhheiro para pagar,o governo não terá paz.
    O melhor é apoiar o candidato de mundança que é do PCD Delfin Neves.

  3. nacional

    15 de Julho de 2011 as 10:49

    agora é banho a partir de hoje até o domingo as 17h00

  4. Mé-Zochi

    15 de Julho de 2011 as 11:09

    Bom, quem não sabe que o Patrice quer assumir o cargo de Presidente da República e por inerência de funções continuar primeiro ministro.
    Patrice o Evaristo já disse que é mais novo que o Pinto, mais é muito velho e que não quer mais cargos públicos, respeita a vontade do Homem.
    E depois falas em ditador, o que será que és? Porquê o Nelson Carvalho te abandonou mesmo?
    Por favor ajude-me a entender.

    • rostov

      15 de Julho de 2011 as 12:10

      O PT quer que o Evaristo Carvalho sejá presidente e seu muleque

  5. Michelangelo

    15 de Julho de 2011 as 11:54

    Eu sinceramente considero que a imagem ou melhor a figura do candidato Evaristo de Carvalho esta sendo totalmente apagada pelo Patrice Trovoada, não se consegue avaliar no Evaristo a capacidade de mobilização de persuasão e de independência (é uma pessoa facilmente influenciável) que se exige a um chefe de estado. Por isso acho que esse candidato é muito limitado.

    Considero também que os ataques que o Sr.Patrice Trovoada tem feitos aos outros candidatos são totalmente desnecessário, e fora de contexto de uma campanha que ser quer limpa e aonde cada candidato deveria fazer passar a mensagem daquilo que ele é capaz de fazer se for eleito. Com essa atitude o Sr. Patrice Trovoada está cometendo dois grandes erros, o de apagar por completo o seu candidato e dando-lhe como um incapaz e o outro de gerar um clima de tensão com os outros candidatos que dentre os quais um possivelmente será presidente da república.

    E por ultimo quando o Sr.Patrice Trovoada diz que “nós” lutamos para conseguir um sistema de multipartidarismo ele também inclui a sua pessoa nesse processo? É engraçado porque pelo que me recordo o Sr.Patrice Trovoada passou a maior parte da sua juventude e da sua vida fora S.Tomé . Apareceu só durante as campanhas eleitorais espalhando dinheiro, e a população lhe deu um grande não. Ele nunca lutou ao lado da população, não tem nenhum negócio no país, mas segundo dizem tem negócios no exterior, caio de parqueadas em STP, sempre correu atrás de poder político. Quis ser presidente da republica, foi ministro de negócio estrangeiro, foi PM e agora é mais uma vez. É esse homem que critica o outro candidato dizendo que só pensa no poder e mais nada.

    • espiritosanto

      15 de Julho de 2011 as 20:05

      faço das tuas palavras as minha. todo os corrupto tenhem medo de quem põe ordem. o patrice e um deles.onde andava o patrice quando são tome tomou independência? só apareceu em stp a 10 anos atrás a distribuir dinheiro na campanha de fradique.e foi ele que viciou o povo com destribuicao de dinhero nas campanha,e agora fala em ditadura.lol,

  6. Paracetamol 500mg

    15 de Julho de 2011 as 12:13

    Patrice considera Pinto de ditador, e ele ao concentrar demasiado o poder na sua pessoa, não é ditador?
    O Patrice não é humilde. Quer um poder dirigista, todo poder concentrado nele, e controlar todos e tudo. Ganancia faz o homem!

  7. kinder 24

    15 de Julho de 2011 as 12:32

    o sr Patrice Trovoada devia ser mais inteligente na sua expressao contra o Pinto da Costa.Tudo indica q o Pinto Costa pode ser eleito e se for eleito vai ter o Patrice como o primeiro minisro.e o pinto da Costa vai atacar a corrupçao.Em suma o Patrice ja esta cheio de medo.fuiiiiiiii

  8. maria

    15 de Julho de 2011 as 12:39

    Abel e só houve esses dois tempos de antena? Pelo amor de Deus, seja sério meu caro! ISso não é jornalismo.

    • Téla Nón

      15 de Julho de 2011 as 13:04

      O artigo salienta apenas as duas situações que merecem destaque no tempo de antena dos candidatos. São duas questões que esta sexta-feira têm sido motivo de comentários no país. Não acredito que o bom jornalismo, seja reproduzir o tempo de antena dos 10 candidatos aqui no Téla Nón.

      • h silva

        15 de Julho de 2011 as 15:36

        Desta vez o Abel tem 100% de razao.o tela-non teria que no minimo escrever 10 paginas.lol…o que intendi e que não estão a cumprir o acordo celebrado com a CEN.nem sei como um dia gostei do Patrice trovoada!esse e um fora da lei.rua que queremos paz…

  9. António Martins Gomes

    15 de Julho de 2011 as 13:01

    O desenvolvimento de São Tomé e Príncipe adiado outra vez? O País necessita urgentemente de:
    Civismo;
    Boas Leis;
    Bons princípios;
    Bom sistema.Caso contrário(imortalizar conflitos)minaria a confiança de parceiros de ajuda ao desenvolvimento e receio dos privados (investimento directo-estrangeiro-usem sempre a sapiência a bem dos interesses soberanos de STP (…).

  10. João

    15 de Julho de 2011 as 13:37

    Abel,
    O bom jornalismo não tem que detalhar, mas passa – em nome da imparcialidade – das 10.
    Obrigado,
    João

  11. jojo

    15 de Julho de 2011 as 14:17

    O Patrice Vai pagar caro

    Ele já começa a ter medo do Vencedor,

    Po esperar pra ver. Vamos eleger o Pinto da Costa e a democracia vai te explusar deste espaço, junto a com a tua carroagem

    Fora Rapazzzzzzzzzz, Viva Pinto da Costa

  12. Minu yéé

    15 de Julho de 2011 as 16:21

    O Patrice Trovoada devia é ter vergonha só lhe quero relembrar que quando era 1º ministro na primeira vez mandou silenciar o Tozé Cassandra agora comunicação social os jornalistas tremem antes de passar noticia e quando não é algo do seu agrado manda prender DVDs no estúdio.
    E quero falar de ditadura!!! Coitado dele…

  13. lino

    15 de Julho de 2011 as 16:28

    O sr. patrice trovoada é para mim a pior coisa que apareceu em s.tomé desde a independência.
    e tem uma lata do caraças!
    Nasceu fora de s.tomé, viveu fora de s.tomé…..apareceu de para-quedas na nossa terra e agora diz que “nos fizemos mudança”.!!
    mas que sem vergonha é esse senhor!!!
    ele se fosse um politico como deve ser , deixava o coitado do evaristo liderar as coisas.
    não nada que andar a falar e a dar palpites, quando o candidato é outra pessoa.
    se ele acha que o homem não tem bagagem para falar e ocupar o tempo de antena com a sua candidatura,….porque obrigou o coitado a ser candidato?!!!porquê!??!!
    O pinto da costa vai ganhar as eleições.
    por mim ja ganhou.
    que chuchem depois no dedo os outros que são aventureiros.
    não é do meu tempo porque sou dos anos 80…mas vou votar pinto da costa.
    não há aqui lugar para esquemáticos como delfin, aurélio e companhia.
    viva o pinto da costa!

  14. Sr Lei

    15 de Julho de 2011 as 17:14

    Depois de analisar pormenorizadamente o perfil de todos candidatos cheguei a conclusão que Pinto da Costa é a escolha acertada para S.Tomé e Principe. Em Agosto passado votei ADI, porque considerei que Rafael Branco não reunia os requisitos para continuar como Primeiro-ministro.
    Ainda pensei em Evaristo Carvalho, mas o desenrolar da campanha demonstrou que ele não tem vontade nem perfil para ocupar este cargo. Patrice Trovoada perdeu completamente a cabeça (tudo quer para ninguém lhe chatear). Muito pouco inteligente e espero que acorde a tempo.
    Pinto da Costa apesar de ser alvo de criticas vindas de todos os lados manteve-se Firme e Sereno e com uma postura de alto nível. Deu para reparar que veio para deixar uma marca digna de registo no nosso pais.

    • Zé Maria

      16 de Julho de 2011 as 13:33

      Eu nunca tive dúvidas em relação a minha escolha. Precisamos realmente de um candidato que veio para unir os santomenses em torno de um único objectivo.Tenho a certeza que Pinto da Costa dará uma lição de moral a todos que não gostam dele, que não tardarão em aplaudi-lo.

  15. renaut 19

    15 de Julho de 2011 as 17:17

    O patrice trovoada quer incendiar isso, mas antes, nos os santomenses vamos o por na rua.nem ganha as eleições com maioria e ta ainda a mandar boca.deixa tar o gajo, eles são judas

  16. Karspov

    15 de Julho de 2011 as 18:29

    Francamente o Sr. Patrice Trovoada tem morar para falar de Dr. Manuel Pinto da Costa , tenha Verganha na cara , ou tas com medo , n te procupes q Pinto não quero confusão em s.tomé mas sim estabilidade governativa para um bom andamento da politica para Desenvolver a nossa terra. Viva Pinto da Costa .

  17. nacional

    15 de Julho de 2011 as 22:13

    dos 10 candidatos, todos são malandros. mas que vença o melhor com ajuda do banho.

  18. António Silva

    15 de Julho de 2011 as 22:38

    Senhores da redacção do “Tela Non”, gostaria de fazer o seguinte reparo:
    No início do texto reparei na seguinte frase:”…foi marcado por ataques virulentos de Patrice Trovoada contra Pinto da Costa…”
    Parece-me que a palavra “virulento” está mal empregue neste contexto.
    VIRULENTO-que é provocado por vírus e por conseguinte a palavra utiliza-se mais para designar situações com alto poder patogénico (diz-se de microrganismos), que que se propaga ou pode se propagar causando doença.
    Se não for essa a vossa intenção, como penso e não poderia ser, então penso que está mal empregue.
    Espero que tenham mais atenção nestas questões.

  19. Mên Gaí

    15 de Julho de 2011 as 23:32

    Pensava que as pessoas fossem mais sérias neste momento crucial do jogo. Falar de ditadura neste momento é jogar baixo. Precisamos realmente de alguém que ponha ordem naquilo.

  20. renaut 19

    16 de Julho de 2011 as 9:43

    O pinto da costa soube dar uma resposta a altura da pessoa que ele é, mostro matoridade, precisamos de politicos e não de politiqueiros, o mas alto cargo da nação tem que ter pustura em todos os dominios para poder nos representar e tambem ser o élo de ligação e concordançia entre os orgãos de soberania.um bem haja, viva o respeito, viva pinto da costa e viva S.TOMÉ.

  21. estudante que so pensa em stp e acompanhas as noticias todos os dias

    16 de Julho de 2011 as 9:45

    tanto atacar pinto poque? já sabem que com pinto não há pão para maluco nem pente para careca desta vez os santomense quer mudar o stp para sempre estamos em stp já esperto ou vai ou raxa pinto homem para resolver o problema dos curruptos.

    • publow devis

      17 de Julho de 2011 as 9:34

      gostei dest comentario eles k se cuindao pork pinto veio pra por esto bando de curopto a andar com choto na bonda!!!!!!!!!!!!

  22. me zedu

    17 de Julho de 2011 as 14:46

    “se pinto ganha,o pais esta perdido”
    frase minha, e e prfetica
    peco a todos os leitores e apoiantes de PC que guardem essa frase na memoria.
    o futuro dira
    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo