Política

Sinais do terreno profundo do Téla Nón (nossa terra) indicam que o povo poderá eleger o Presidente da República já neste domingo

Na incursão profunda pelo terreno da nossa terra (Téla Nón), que o jornal digital tem feito nos últimos dias, surgem sinais de que poderá não haver segunda volta nas eleições presidenciais.

O povo com o qual o jornal se identifica, e por isso consegue descortinar quando é que o sim significa não, e vice-versa, dá sinais de que poderá surpreender todas as projecções elegendo o novo Presidente da República já neste fim-de-semana, deitando assim por terra a possibilidade de uma segunda volta.

Das grutas do interior de São Tomé até as cidades, sente-se o fervor do povo no sentido de resolver as eleições já neste domingo. O número histórico de 10 candidatos ao cargo de Presidente da República, desde o advento da democracia pluralista em 1990, acabou por ser mais um motivo que alimenta a determinação dos filhos da nossa terra, com capacidade eleitoral, para eleger o Presidente da República já no dia 17 de Julho. Até mesmo para evitar negociatas políticas, entre os 8 candidatos que poderão ser rejeitados na primeira volta, e outros dois que seguirão para a segunda volta.

O Jornal constata no terreno, que o eleitorado considera ser muita confusão, para um país tão pequeno, de 1001 quilómetros quadrados e cerca de 200 mil habitantes, ter 10 pessoas todos os dias a manifestar interesse em ser Presidente da República. O mais intrigante para as gentes de São Tomé e Príncipe profundo, é que todos falam sobre o mesmo assunto, estabilidade e combate a corrupção.

Na prática o cidadão comum vive instável dia a dia, porque no único hospital do país, as cirurgias foram suspensas por falta de fio de sutura. A maioria da população não tem acesso a água potável, nem energia eléctrica. Os filhos dos mais desfavorecidos, padecem no estrangeiro por falta do pagamento de bolsa ou do subsídio de estudo. Não é instabilidade? Talvez por isso o Presidente da República Fradique de Menezes, fez questão de anunciar no seu último discurso por ocasião do dia da independência, 12 de Julho último, que a estabilidade não pode significar apenas e só, a manutenção do Governo em funções a qualquer preço.

Ajuda financeira, material e alimentar, concedida pelos parceiros internacionais continua alegadamente a ser desviado para alimentar interesses particulares e de grupos. Negócios estranhos envolvendo bens públicos, são realizados sem o aval das instituições fiscalizadoras.

Enquanto isso na caça ao voto para atender interesses inconfessáveis, bilhões e bilhões de dobras de origem duvidosa, são esbanjados em cartazes, camisolas, autocolantes, contratação de artistas nacionais e estrangeiros, e sobretudo para alimentar a chamada boca de urna, no dia das eleições.

Tantos bilhões que poderiam quintuplicar o stock de fio de sutura no hospital central. Poderiam levar água potável para centenas de comunidades que se abastecem com água de rio. Por tudo isso é que desta vez o povo com o qual o Téla Nón se identifica, terá decidido atacar a maioria dos candidatos directamente nas suas residências.

O povo já não espera que o banho chegue as suas comunidades. Concentra-se diante das sedes de campanha ou nas residências de alguns candidatos, para exigir o pagamento imediato do seu banho eleitoral. O povo na sua sapiência, entende que é altura para sacar, um pouco daquilo que perde durante um mandato governamental ou presidencial. É a regra do jogo instalada por determinados políticos desde 1991. O povo foi viciado, adaptou-se, e está a evoluir implementado novas técnicas de caça ao banho. Aliás como uma candidata disse, o povo considera o banho como Xiquilá dos pobres.

Com o país à deriva, o jornal digital num dedo de conversa, com muita gente do interior e das cidades da nossa terra(Téla Nón), ouviu que vestem todas as camisolas de campanha. O momento é para aproveitar o banho que vem dos candidatos. Mas no silêncio da urna, a maioria que a sombra das bananeiras conversou com o Téla Nón, garante que tem apenas um candidato preferido, no qual vai concentrar os votos. E por mais estranho que pareça, são gentes que militam nos principais partidos do país. O que deixa entender que há um candidato, que estará a convergir gentes de várias sensibilidades, que se juntam ao seu eleitorado fixo e fiel.

Os sinais do terreno profundo do Téla Nón(nossa terra), indiciam que tudo fica resolvido já no domingo.

Abel Veiga

    33 comentários

33 comentários

  1. Salvador

    15 de Julho de 2011 as 10:20

    Caro Tela Non,

    Eu não sei aonde estará localizada a minha mesa de voto cá em Portugal, e a maioria dos que votam cá em Portugal também não sabem. Se fosse possível gostaria de pedir ao Tela Non para informar-se junto da Comissão nacional em de eleição em STP, e publicar-se online para que os eleitores na Diáspora estejam mais informados.

    Os melhores cumprimentos,
    Salvador

    • Salvador

      15 de Julho de 2011 as 11:35

      Quis dizer comissão nacional de eleição.

  2. Malanza

    15 de Julho de 2011 as 10:29

    Tudo no nosso país é estranho, dado que além de ser inadimissível termos uma eleição com tantos candidados. Isso só mostra que em STP todos querem mandar e que juntar os esforços em prol de uma causa pode não dar o protagonismo desejado. Espero muito sinceramente que essas eleições estejam resolvidas logo na primeira volta, assim escusa-se gastar tempo, esforço e recurso em campanhas desmedidas.
    Eu como muitos santomenses que estão longe da nossa terra tão querida, espero ver melhorias significativas no terreno, porque melhorias em termos estatísticos não nos serve de nada. Um bem haja a todos.

  3. edy

    15 de Julho de 2011 as 10:31

    bem haja

  4. Olhos de Tartaruga Tartaruga

    15 de Julho de 2011 as 10:33

    É Pinto da Costa.
    Implicitamente o téla nóm diz que é o Pinto da Costa quem vai vencer essas eleições.
    Mas antes ele que o Evaristo Carvalho pq o poder do ADI será absolutista,o que seria indesejável para os santomenses.

    • Manuel Dias

      15 de Julho de 2011 as 22:51

      Que tristeza para STP se o povo enlouquecer e votar no Pinto da Costa. Tb Acho que leste mal a notícia, que diz que o povo pensa surpreender. Durante toda a campanha o Tela-Non deu claras indicações que seria o Pinto a ganhar e agora fala em surpresa do povo. Espero que o povo abra os olhos e vote na honestidade e capacidade de trabalho de EVARISTO CARVALHO.

  5. nacional

    15 de Julho de 2011 as 10:46

    tudo irá depender do banho a partir de hoje até o domingo as 17h00.

  6. atento

    15 de Julho de 2011 as 10:48

    tb acho k ñ haverá a segunda volta, e k me parece, é k o Pinto alcançará mais de 60% das inteções de votos. podem crer o Povo ta cansado de tanta exploração…

    • Ana Maria

      15 de Julho de 2011 as 11:29

      Pinto alcançará menos de 15%. Curiculum de ditador e preguisoço

  7. Viegas1

    15 de Julho de 2011 as 11:26

    É preciso mesmo numa função ariscada ter a coragem de falar o que é fundamental. O país não pode continuar na deriva. os eleitores saberão a quem votar no dia 17/7 para o bem estar e progresso do país. Temos que devolver ao país a sua beleza e respeito que conservou até ao início dessa desilusão que vemos. Viva o meu país.

  8. Amo STP (ML)

    15 de Julho de 2011 as 11:43

    Espero que dessa o povo acerte!
    Escolha alguém capaz de mudar o rumo político, económico, social e cultural do país.Pois está tudo degradado…

    • Pitanga

      15 de Julho de 2011 as 19:03

      Concordo plenamente….

  9. António Martins Gomes

    15 de Julho de 2011 as 12:38

    …eleição a primeira volta e ainda por cima com dez concorrentes, seria na certeza, um mau indício à n/democracia (…). Em Cabo Verde as eleições presidenciais realizar-se-ão no dia 07 de Agosto!

  10. J. Maria Cardoso

    15 de Julho de 2011 as 16:07

    Caros leitores,
    Atento as peocupações que tb foram minhas qto a localização das mesas de assembleias de voto, até esclarecer-me esta tarde, junto a recepção da nossa Embaixada em Lisboa, compartilho com o público do Téla Nón o necessário retirado do Edital publicado:
    Eleições Presidenciais
    17 de Julho de 2011
    Mesas de voto
    .P01A – Embaixada no Areeiro
    .P02A e P03A – Sacavem
    .P04A à P06A – Laranjeiro (margem Sul)
    .P07A – Charneca
    .P08A – Vale Amoreira (margem Sul)
    .P09A e P011A – Porto
    .P010A, P012A e P013A – Coimbra
    Portanto, os cidadãos eleitores deverão confirmar os seus números de inscrição consoante o código inicial (P0…)e exercerem o seu direito no domingo nas localidades afectas.
    Bem-haja!

    • Sr Lei

      15 de Julho de 2011 as 17:34

      Nota 10

    • Verdade Verdadeira

      16 de Julho de 2011 as 6:21

      cara
      amiga j.martia cardoso
      permita-me uma pequena correçao.os cidadaos com o nº de cartao PO2A,votaram também na embaixada, e n em sacavém como acima frizou.
      Posto isso, é de louvar a sua atitude.
      Obrigado.

  11. lino

    15 de Julho de 2011 as 16:09

    implicitamente Pinto da Costa.
    Depois de ler as dicas do telanon, não tenho dúvidas.
    E viva o pinto da costa.!
    É o melhor de todos.
    O resto é só aventureiro.
    Que lhes sirva de lição.
    Principalmente o sr Delfin Neves e o oportunista do Aurélio Martins.
    Não valem nada!

  12. leitor atento

    15 de Julho de 2011 as 16:34

    seja lá quem for mas Evaristo é que nunca.
    Podem crer que será pior que ditadura total. Não merecemos.

    • Leitor Patriota

      15 de Julho de 2011 as 22:59

      Espero que o povo esqueça os banhos na hora de verdade e vote em EVARISTO CARVALHO, pelo o futuro de todos! Non na sa anca fa hê!

  13. o povo tem sempre razão

    15 de Julho de 2011 as 16:39

    Que o povo vote muito bem. Abaixo a ditadura e a malandragem

  14. ponderação

    15 de Julho de 2011 as 18:54

    implicitamente Pinto da Costa.
    Depois de ler as dicas do telanon, não me estranha nada,
    Será o Pápa Grande
    É o melhor de todos.
    O resto é só aventureiro.
    Que lhes sirva de lição.
    Principalmente o sr Delfin Neves e o oportunista do Aurélio Martins.
    Não valem nada!

    NOTA importante eu nuca perdi em nenhuma das eleições realizadas no país tanto legislativas como presidenciais, nas outras vezes nunca votei ao Pinto esta é a primeira vez e estou convicto que ele vencerá para salvar este país, bem haja à todos.

  15. Pedro Cassandra

    15 de Julho de 2011 as 21:09

    Infelizmente penso q com o andar da carruagem, esse governo ainda vai nos deixar em situacoes q so Deus sabe, pois em qs um ano so se v o governo meter os pés pelas mãos .

    Estamos ha nove meses sem bolsa e Ninguem faz nada.
    Tem pessoas em situações extremas nesse Brasil e Ja contamos inúmeras x e o governo simplesmente Nao faz nada e ainda quer falar em ter um presidente do msm partido, so esse povo for louco msm.
    So

  16. nacional

    15 de Julho de 2011 as 22:11

    dos 10 candidatos, todos são malandros. mas que vença o melhor com ajuda do banho.

    • internacional

      15 de Julho de 2011 as 23:00

      Que vergonha este comentário! Serás mesmo Santomense?

  17. mano vava

    15 de Julho de 2011 as 22:18

    Meus caros!Faço um apelo à todos que recencearam para irem axercecer seu direito de voto.Não deixem que outros decidam por nós e nem nos limitamos a dizer que Pinto da Costa vai ganhar porque um voto pode fazer a diferença.Saudações e viva o nosso STP:

  18. Mendonça

    15 de Julho de 2011 as 22:54

    Já vi que o Pinto tem um bem pago grupo de internautas angolanos a trabalharem para ele.
    Internautas votem na honestidade, sejam patriotas e votem em Evaristo Carvalho STP precisa.

  19. Lêdêçaua Bartolomeu Cruz

    16 de Julho de 2011 as 11:37

    Tudo pôvô de San Tomé ku Prlinxipe-ê
    Pelo meno pa nom lemedja tela nom , cela nom lembla tudo kua ku nom fé mali gina dependenxa(12/07/1975) atê ózé, pa nom toma xintxido, ola ku nom Ka vota da ninguê ku ka ba ça Pligidêntxi nom.
    Receba banho como oferta, mas sem compromissso. E nunca como compra ou venda de consciência, consciência não tem preço.
    VOTE EM CONSCIÊNCIA
    Votar em consciência é dar oportunidade aquele/s que ainda não teve acesso a Direcção( governação) de São Tomé e Príncipe, para fazer e mostrar o que sabe e vale para desenvolvimento de São Tomé e Príncipe ou mesmo aquele se preocupa com o bem estar e o futuro do nosso Povo.
    Costuma-se dizer: quem tira mel, sempre lambe os dedos, não tenhamos dúvidas.
    Mas aumenos que comam uma metade e outra metade seja investido no desenvolvimento do nosso próprio país.
    Já é tempo de corrigirmos os erros que cometemos nas escolhas erradas por causa de banho. Mas temos que interiorisar que banho é e foi sempre uma oferta, sem qualquer compromisso. O voto é secreto! Na Eleição do dia 17/07/2011, é momento vamos votar em consciência.
    Vamos substiuir esses velhos sapatos que nos tem causado dores e aflições, por sapatos novos. Estamos a perder com o plantel de sempre. Os jogadores que sempre estiveram no campo, já estão cançados. Vamos refresscar ou mesmo renovar o plantel com novos jogadores, senão jamais conseguiremos a vitória.
    VOTAR NO DELFIM NEVES É GARANTIA DE ESTABILIDADE E MUDANÇA DA POLÍTICA NO NOSSO PAÍS.

    VIVA POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    VIVA DELFIM NEVES
    VIVA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

  20. Mano Zito

    16 de Julho de 2011 as 15:04

    Bartolomeu, ajuda o povo santomense a pensar alto e a agir e votar em consciência, no candidato certo que sirva para honrar o nome de S.Tomé e Príncipe. Não enterre ainda mais o futuro dos filhos da nossa terra. Ai de nós, termos um presidente que, pelos vários casos de corrupção em que está envolvido, não terá autoridade moral para falar em nome do estado e negociar apoios e investimentos de que o país tanto precisa. Investidor nenhum quererá investir em STP se o povo eleger um corrupto Presidente. “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, conheces este ditado?

    • Lêdêçaua Bartolomeu Cruz

      19 de Julho de 2011 as 10:26

      Mano Zito, Foi sempre o meu lema ajudar o nosso Povo rumo ao desenvolvimento. Mas, já não penso como os outros pensam. Para mim, todos os acusados são inocentes até que haja uma sentença judicial condenatória pelo crime de que é acusado. Sabemos que em São Tomé e Príncipe há corruptos e corruptores.
      Mas também sabe-se que há muito boas pessoas, sérias e honestas, que têm sido vítimas de mentiras, falsidades, calúnias e outras encenações de difamação forjadas e promovidas pela estratégia política e pelos invejosos sem escrupulos, tão somente para denegrir a imagem dos nossos concidadãos, como é o caso do Delfim Neves. Será que Mano Zito com essa afirmação, acusa o nosso Parlamento de incubridor do crime por não ter levantado imunidade ao Delfim Neves? Ao apontar dêdo ao Delfim Neves é injustiça-lo, porque falou-se tanto de STP Trading, como também se falou do GGA, cunhagem de moedas, várias ajudas externas em dinheiro que em vez de entrarem no cofre do tesouro entraram na conta pessoal dos dirigentes e que não se sabe o seu paradeiro. Temos que lembrar que só o GGA teve julgamento. Será que Mano Zito, já tem consigo alguma sentença judicial de condenação do Delfim Neves?
      O mal dos Santomenses é condenar as pessoas sem provas de culpa. Quantos verdadeiros culpdos de crimes de corrupção e outros, até mais graves, andam por aí a solta, e têm ocupado altos cargos do nosso país?…
      Vomos por problemas Pessoais de parte!
      Vamos deixar de perseguições, por conveniência e politiquisse! ou interesses ocultos!
      A melhor forma de contribuir para o desenvolvimento de São Tomé Príncipe, é com a verdade e com a consciência de que estamos a servir o país e o nosso Povo.
      A falta e/ou má informação faz com que o JUSTO PAGA PELO PECADOR, Sabia disso , Mano Zito?

  21. santomense

    17 de Julho de 2011 as 9:43

    povo de Sao Tomé e Pincipe, vamos todos votar na consciencia e pedir a Deus que este novo presidente que sera eleito hoje esteja realmente preocupado com o nosso(de todos os santomenses)futuro e a estabilidade do nosso pais. ja estamos cansados de promesas e promessas que nunca sao compridas.
    um abraço a equipa do Tela Non

  22. Ernestino

    17 de Julho de 2011 as 13:52

    Srº Drº Manuel Pinto da Costa a sua Vitória já está garantido é a única personalidade com base suficientemente para governar São Tomé e Principe ,o que lhe possa permitir por ordem na corrupção que existe no país.Viva Drº Costa
    1//07/2011

  23. nacional

    18 de Julho de 2011 as 7:06

    força evaristo de carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo