Eleições presidenciais

Pinto da Costa ganhou a primeira volta das eleições presidenciais

Foi inevitável a segunda volta das eleições presidenciais. Maria das Neves e Delfim Neves, tiveram grande desempenho nas eleições presidenciais de domingo, obrigando a realização da segunda volta que vai opor Evaristo Carvalho à Pinto da Costa que arrecadou mais de 35% dos votos expressos nas urnas da primeira volta. Os dados avançados pela Comissão Eleitoral Nacional, colocam Pinto da Costa como vencedor da primeira volta das eleições presidenciais com 14 pontos percentuais de vantagem sobre Evaristo de Carvalho.

Pinto da Costa  – 35,85%

Evaristo Carvalho – 21,82%

Maria das Neves  – 14,03%

Delfim Neves – 13,89%

Elsa Pinto   – 4,55%

Aurélio Martins –  4,15%

Filinto Costa Alegre – 4,14%

Jorge Coelho – 0,64%

Helder Barros – 0,63%

Manuel de Deus Lima  – 0,35%

147 Comments

147 Comments

  1. jessica almeida conceição

    18 de Julho de 2011 at 9:47

    tomara que o pinto ganha mesmo …….

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 9:55

      O vencer não é tudo Dona Jessica. O que eu espero é que o vencedor esteja com o povo e não contra. E também penso que o único capacitado para erguer o país seja Manuel Pinto da Costa. Mas sei que não sou vidente, apenas sou um simples Humano.

    • MAKITA

      19 de Julho de 2011 at 13:24

      Não acredito nessa teoria que o Pinto seja o único Santomense capaz. Espero que um dia não me vêm dizer afinal de contas estamos na mesma ou pior.O tempo dirá.Tenho muitas dúvidas.Uma coisa é certa: Vamos afundar ainda mais.

  2. Edjelson

    18 de Julho de 2011 at 9:47

    Porquê segunda volta???

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 9:49

      Ovencedor tem que ter no mínimo 50% da votação Edjelson. Por isso a segunda volta.

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 9:52

      Eu só tenho pena é de voltar a sujar o meu dedo com essa tinta que nunca sai.
      Porquê que temos que sujar o dedo com essa tinta permanentemente insistente?
      Não basta marcar no caderno eleitoral que já votamos?

    • Negão Raivoso

      18 de Julho de 2011 at 12:17

      Duas questões aserem postas, primeiro explicar aos estimados que haverá o segundo turno porque se somarmos os votos dos outros candidatos não teremos um valor superior a 50%, quanto ao fato de sujar o dedo é só pra teres uma noção do quanto estamos atrasados, países como o Brasil, por exemplo, ja usam a urna eletrónica a muito tempo, mais rápido e seguro.

    • Edjelson

      18 de Julho de 2011 at 9:57

      M. Muclulú, obrigado pela explicação. Não fazia ideia que o vencedor deve ter no minimo 50%.

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 10:01

      O prazer foi todo meu, no entanto, a ideia do Luisó até que conveniente. Em STP não deveria haver a segunda volta mas para isso, Teríamos que ter o limite de candidatos por eleição. O exemplo disso é EUA. Apenas dois candidatos e mais nada. Isso do dinheiro á meus olhos não é desculpa. Eu não tenho, e o Joaquim pode não ter mas, que existe muito dinheiro no nosso rico país, existe.

    • Francisco

      19 de Julho de 2011 at 15:34

      O vencedor das presidenciais precisa de ter, pelo menos, 50% + 1 voto (e não 50% como já foi referido erroneamente). N.B. – o empate (50%+50%)não confere a vitória a nenhum dos candidatos, obviamente.

    • Edjelson

      18 de Julho de 2011 at 10:06

      Entao pela logica isto quer dizer que: Se houve-se mais pessoas a candidatar iria haver 3ª ou 4ª volta se necessario????? Acho um pouco ridiculo. Mas pronto. Se não tou no erro em muitos paises é: Quem tem maior percentagem vence.

    • DT

      18 de Julho de 2011 at 10:27

      Caro Edjelson, a resposta é não. Prk só os dois primeiros condidatos vão a segunda volta…DT

    • Grupo Zero

      18 de Julho de 2011 at 11:04

      Não há mais do que 2 voltas, porque na 2ª volta só podem concorrer os dois candidatos mais votados.

    • Grupo Zero

      18 de Julho de 2011 at 11:09

      Há aqui resultados verdadeiramente preocupantes.

      Os candidatos ficaram, grosso modo, agrupados em politicamente relevantes (votação acima de 10%), político “wanna be” (votação abaixo de 5%) e os políticamente irrelevantes (com menos de 1% de votos).

    • Fela di bê

      18 de Julho de 2011 at 12:24

      Vejo que não entendes mesmo nada disso! Não há 3.ª e 4.ª numa eleição presidencial.

    • Edjelson

      18 de Julho de 2011 at 13:20

      Tipo n é caso de n entender. É q eu as vezes pergunto as coisas pela logica q elas sao ditas. Entao se dizes q eu n percebo entao se o pinto, a maria das neves o evaristo e o delvin tivessem empatados iria haver uma segunda volta. E se por acaso originar outro empate entre 2 cadidatos?????? Ai esta a minha duvidaaaaaaaaaaaaaaaaa… Quem poder responder agradeço 🙂

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 14:28

      Não. Independentemente do número do candidato, só passa para a segunda volta aqueles que atingirem uma determinada percentagem explícita na constituição.
      Eu não sei quanto é. Mas é bem possível que seja 20.

    • Zidane

      18 de Julho de 2011 at 15:39

      50%+1 voto

    • Deus tem poder

      18 de Julho de 2011 at 10:19

      É 50% dos votos e mais um eleitor.
      Essa é a maioria mínima.

    • cabo

      18 de Julho de 2011 at 13:12

      Pınto vai perder

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 13:37

      Não preciso entrar em pânico Edjelson. Como eu disse a segunda volta é por ninguém ter atingido 50% dos votos. Imagina que agos nesta segunda volta haveria 50% para cada um dos participantes. Acredito que Haveria uma terceira volta pois não dá para dicidir quem tem mais votos se os dois têm mesma percentagem. É a primeira vez que se vive isso em STP pois nunca tivemos tantos candidatos a presidência… Acho que já esplicamos aqui inúmeras vezes o porquê da segunda volta. Alguém para ganhar tem que ter a maioria e a maioria tem que ser igual ou superior que 50%. Imagina que Pinto da Costa fosse o único candidato, iriamos a mesma votar. E ele só seria presidente caso tivesse pelos menos 50% de votos. Esta na legislação Portuguesa assim e como STP é cópia da Legislação Portugues ta,bém ali se aplica.
      Fiz-lo entender?

    • Edjelson

      18 de Julho de 2011 at 14:22

      M. Muclulú , ag sim eu percebi. Eu percebo um pouco dessa area, mas eu desconhecia essa legislação. Se calhar vou tentar informar um pouco mais. Obrigado mais uma vez lol. Estamos aqui para ajudar e esclarecer aos outros como eu por exemplo ehehehehe.

    • Edjelson

      18 de Julho de 2011 at 14:33

      Com 99% de certeza muitos vao aliar para tentar derrotar o pinto da costa. Mas como a justiça esta a ser feita o Pinto vai vencer. Pelo meu ver. Na segunda volta podera ser uma victoria esmagadora heheh. Vivaaaaaaaaa Pintooooooooooooo

    • kwatela

      19 de Julho de 2011 at 14:10

      Compatriotas,tomando como lema d campanha dasenhor Dra Maria das Neves”CHEGOU A HORA”quero vos dizer que para mim chegou a hora sim:
      a)chegou a hora e hora éesta dpararmos e pensar o pais. pararmos e dizer basta! basta de polticos inconpetentes, ganancios,mentirosos e…
      b)chegou a hora e todos elaborarmos um projecto potico uno sem cores partidarias unic cor seria STP
      c) chegou a hora de mudarmos a constituicao. creio que para o nosso pais um regime presidencialista com pendor fiscalizador palamentar seria uma boa solucao.qualquer cidade capital do mundo tem mais populacao que sao tome e sao geridas por um presidente de camara. chega de presidente e primeiro ministro e cada um com seu staf. chega de umas forcas armadas parasitas.pensemos o pais como um todo,suas leis,populacao e todo o resto. outros pises estao a dar passos rumo ao desenvolvimento e parece que continuamos a marcar passos. esquecamos o que nos divide e aproveitemos o que nos une para que juntos possamos sair do marrasmo poltico e economico em que nos encontramos. BEM HAJA A TODOS

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 13:38

      Diz-se fi-lo e não fiz-lo. Peço desculpa.

    • Edjelson

      18 de Julho de 2011 at 15:47

      esses erros n é preciso estar a corrigir eheheh

  3. M. Muclulú

    18 de Julho de 2011 at 9:49

    Caríssimos conterrâneos. Iremos ás urnas novamente. Vai haver banho novamente? hahahaha. Banho não deveria existir contudo, entendo os que buscam este acto. Muitos tentam naquela data adquerir as coisas que o seu salário não lhes dá.
    Eu sou a favor do bem comum seja qual for a sua denominação. Meus senhores eleitores, elegam para o bem de todos e não para o benefício pessoal.
    Boa escolha.

  4. rui medeiros

    18 de Julho de 2011 at 9:53

    Porque o minimo seria 50% para ganhar a primeira volta a constituicao assim determina.

  5. luisó

    18 de Julho de 2011 at 9:53

    3 comentários:
    1- que o pinto da costa iria ganhar já se sabia, não sei é se é a pessoa certa para PR ou se algum deles é a pessoa para o cargo, mas do mal o melhor;
    2- o pessoal do MLSTP deve estar muito contente por ver uma candidata independente, elsa pinto, conseguir mais votos do que o aurélio martins. quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga.
    3- penso que num país tão pequeno e sem recursos deveria-se alterar a lei e acabar com a segunda volta e poupar mais uns largos milhões de dobras. em países maiores e com mais dinheiro o candidato mais votado ganha e está decidido, como por exemplo em portugal.
    disse…

    • Cão de Sorte

      18 de Julho de 2011 at 10:12

      Carro compatriota, isto é mesmo assim, para ser um pais democratico temos que cumprir esta regral,e se quebramos esta regra vai por inda mais as pessoa a falar do nosso país. xi cu sá achi ja vamô dexê achêmé pá mundô ná flá de nón. temos que segir a regra de segunda volta, o que temos que acabar com ele é o “bonho” cada pessoa deve tomar banho em casa dele e todos os dias nao só esperar um ou dois dias para tomar ” BANHO ” se tevermos esta mentalidade talves nao presijara de uma segunda volta. Ok conto consigo para segunda volta. ficam bem até proxima.

    • DT

      18 de Julho de 2011 at 10:19

      Caro Luisó, democracia ñ tem preço. Isso é para garantir que pelos menos 50% de população concorda com mandato de determinada figura.Tas mal informado prk constituição portuguesa também prevê essa situaçõa. Quanto a poupança de dinheiro, certos candidatos que ñ reunem perfis de candidatos é que deveriam facilitar as coisas ñ candidatando, nomeadamente Derfim Neves e Maria das Neves. São ambos currúptos e fogitivos de justiça…DT

    • SF

      18 de Julho de 2011 at 10:30

      È necessário que o presidente da Republica seja eleito por maioria dos eleitores. E 35,82% é pouco mais que 1/3 de eleitores. Agora basta que os eleitores de Maria das Neves votem no Pinto para que ele ganhe.

    • london

      18 de Julho de 2011 at 12:55

      Caros compatriotas,

      Que o Pinto ira ganhar ninguem deve ter duvidas, concerteza,desta vez ira.
      Confesso que nao sou a favor da candidatura do Pinto, pois, esta claro que a maioria da populacao de STP,nunca esteve ou estara ao seu lado.
      Concordo que na vida nao devemos desistir dos nossos ideias, mas, tudo nao vale a pena para alcancarmos esses mesmos ideiais.Sinceramente, sou muito ceptico no que de bom o pinto trara a nossa terra.
      Poxa! as vezes me pergunto, porque tanta ganancia? Sera que o mundo em que vivo nao e o mesmo que a do Pinto Da costa? pois gostaria, sinceramente, de entender a cabeca deste homem, que mesmo depois de velho,depois de tantas derrotas, insiste em ser o nosso presidente…Sera que ele esta em pleno goso das suas capacidades intelectuais ou sou eu um louco varrido!

    • london

      19 de Julho de 2011 at 11:02

      Se dúvidas existissem seria dissipadas és definitivamente um louco varrido.

    • truquim deçu

      19 de Julho de 2011 at 11:08

      o senhor diz-se que o pinto esta velho, francamente, e o Evaristo? o pinto vai ganhar e demostrar o senhor que ele é capaz de fazer algo de bom para esse povo, deixa de raiva e rancor e da o homem oportunidade e veja. pra senhor é melhor o Evaristo que pinto nunca. Evaristo será pior que Fradique o pai pegou no fradique e deu o que deu, agora o filho pega no Evaristo .se Evaristo la for, vai ser pior, então meu amigo deixa de passado e entra no presente e vota no Pinto da Costa no dia 7 de Agosto viva pinto da costa

    • london

      19 de Julho de 2011 at 12:54

      Caro Truquim Decu,

      Faco sempre comentarios movido pela razao e nao pela a emocao.Por mim, nenhum dos cadidatos fara algo de bom a STP.
      Nao defendo nenhum dos candidatos, falo do Pinto Da Costa em concreto, por razoes obvias.Rogo, sinceramente, que eu esteja errado, quero antes de tudo que o nosso pais desenvolva, que as familias vivam condignamente.
      Assim sendo, eu sou homem suficiente, para enxergar e falar abertamente, do obvio.
      Digo e repito,antes melhor estarmos sem presidente.

      london

    • SF

      19 de Julho de 2011 at 15:13

      Certíssimo. Concordo plenamente com a sua opinião.

    • Zidane

      19 de Julho de 2011 at 18:11

      Esta claro que se tratou de sondagem encomendada.Como ta, não pode ter nenhuma base científica. Aí os Dolares falaram mais alto.

  6. DT

    18 de Julho de 2011 at 9:55

    Caros compatriotas, eu só gostaria de chamer atenção para a sondagem desparatada do jornalista Filisberto Viegas. Este indivíduo não deve continuar a fazer estudos sobre intenções de votos porque está mais que provado que ele não entende de Estatística.
    Não sabe o que é intervalo de confiança, não sabe o que é nível da significância, não sabe o que é margem de erros, não sabe o que é amostra, não sabe o que é variância nem desvio padrão, logo não pode fazer inferência estatística nem falar de intensões de voto.São esses tipos de indivíduos que envergonham país e tira um bocadinho de credibilidade que país tem. DT

    • DT

      18 de Julho de 2011 at 10:05

      Só venho corrigir um gaf, o jornalista que é estatístico, mas que de estatística não entende patafina de nada chama-se Felisberto Branco e não Felisberto Viegas como eu referi no comentário anterior. Talvez poderá entender de jornalismo… DT

    • Felisberto Branco

      19 de Julho de 2011 at 10:31

      Caro compatriota, antes de fazer comentários, dê-se ao trabalho de ler a minha sondagem de pré-capamha que dava Pinto da Costa 33% de intenções e voto e dizia que a abstenção rondaria os 47%. Compare estes dados com os resultados das eleições. Aliás queira se informar melhor sobre as realidades sociais de STP. Deste modo estaria a contribuir mellhor para STP, do que passar a vida na internet a fazer comentários fúteis.

  7. ná tê soti fá

    18 de Julho de 2011 at 9:56

    espero que a minha bolsa sai rapido a idade esta a passar, voite e agora minha bolsa vai sair ou não, olha que não quero ficar para tras nessa historia, se não sair….

    • M. Muclulú

      18 de Julho de 2011 at 11:28

      Bolsa? É como chuva em cabo verde. Nem Deus sabe quando é que cai. hahaahah

    • Edjelson

      18 de Julho de 2011 at 13:23

      Grande semelhança. Entre a bolsa e a chuva em cabo verde.

  8. kua li tasondu

    18 de Julho de 2011 at 10:01

    DEUS DO CEUS! PINTO DA COSTA fique atento abra bem olhos pork kuando assunto e batota,PATRICE TROVOADA nao brinca!para o bem do povo santomense muita atensao.( PINTO SA GUE KE SALU,E NA CA CUME XINPLIFAEEEE)

  9. SANTOLA ORIGINAL

    18 de Julho de 2011 at 10:01

    Tantos candidatos só para impactar a vida ao outros UMA 2º VOLTA AVERA MAIS CUSTO E um pais pobre como este, Maria das Neves deveria ter bom senso e dar o Pinto da costa a sua %

  10. Gigolo

    18 de Julho de 2011 at 10:06

    Espero k na segunda volta o Pinto da Costa Ganhe, onde já se viu o Evaristo ganhar, ele pau mandado do primeiro ministro, estariamos perante PR e PM 2 em um. Por isso temos k nos unir para derrubar o Evaristo nem k o PM dê banho. Pensem com cabeça e não votem em função do Banho para o bem dos são-tomenses e de um STP melhor.

  11. Gigolo

    18 de Julho de 2011 at 10:09

    Caro DT: Esta visto k o Felisberto andou nadando na piscina do Aurelio Martins, pena k foi sem água. Nesta altura esta a correr atrás do prejuízo. Bem feito para o Aurelio eos colombeias dele. Cresçam e apareçam.

  12. RICARDO

    18 de Julho de 2011 at 10:09

    COM BASE NOS RESULDOS POVO DE STP TERA QUE AVALIAR QUEM TEM CAPACIDADE, ESPERIENCIA E ENFLUENCIA INTERNACIONAL NO MEU PONTO DE VISTA PINTO DA COSTA TEM……….

    EVARISTO NAO.NAO.NAO.NAO.NAO.NAO.NAO E NAO

    • Revolução

      19 de Julho de 2011 at 10:04

      O Pinto da Costa administrou nosso país durante 15 anos.Ele não fez nada durante esses anos no poder. Ele traiu os seus velhos companheiros de luta durante a liberação. Ele estabeleceu um regime comunista em nosso país. Eu não penso que este homem é a melhor pessoa para administrar nosso país. Nós temos que avançar no futuro e não regressar no passado.

  13. Edjelson

    18 de Julho de 2011 at 10:18

    Eu ja tinha mencionado num topico passado q muitos partidos vao ficar com azia depois de saberem os resultados. E com certeza mts estao decepcionados. Um deles Aurelio. Esse Evaristo é um alvo a abater. Não é com armas mas sim nas urnas. Acho que ele n tera chances.

  14. Quaresma

    18 de Julho de 2011 at 10:21

    Penso que não devem ficar supresos com o desaire do candidato do MLSTP. Contudo, conhecendo a trajetoria politica, era prevesivel. Eu vivo em Angola, e deu para perceber que com o dicurso dele. não ia a lado nenhum.Outrossim , notou-se pelo menos em Angola uma certa desilusão neste candidato junto da comunidade santomense. A comentadores que questionam apossivel vitória do MPC. Embora não conhecendo a idiossicracia do povo ,devemos perceber o seguinte: Nestas eleicões dos mais de 90 mil eleitores a faixa etária esta destribuida da seguinte forma:
    18/35 anos 36%
    35/50 anos 38%
    50 em diante 26%
    logo nesta pequema amostragem da para perceber a tendencia de voto para o candidato.

  15. E.Santos

    18 de Julho de 2011 at 10:25

    Ufa, que alívio termo-mo-nos livrado já de alguns indesejáveis. A partir daí, é o que for.
    Não estando mais em causa a questão da instabilidade política, já que qualquer deles vai garantir isto, honestamente não sei o que será melhor.
    O regresso de Pinto da Costa à presidência ( com todos os defeitos que se lhe apontaram apesar da garantia dada de fazer melhor desta vez e ser o garante da supervisão da acção do governo)ou o ADI monopolizar o país com um presidente/governo, um governo e uma quase maioria parlamentar que lhes permitam viabilizar tudo o que pretenderem para o suposto desenvolvimento do país.
    O povo precisa analisar bem esta questão e ver o que mais lhe favorece.
    Espero que desta vez acertemos.

  16. Ronyta

    18 de Julho de 2011 at 10:26

    Eu tambem estou de acordo que a pessoa certa sera mesmo Dr.M. Pinto da Costa….
    Lembro me que quando ele era presidente nos nao precisavamos de visto para entrar no país vizinho (Angola)e muitas outras…..

  17. Malanza

    18 de Julho de 2011 at 10:27

    Em primeiro venho mostrar o meu agrado nos resultados das eleições em STP, dado que pelo menos os santomenses estão a ficar espertos, dado que os dois candidadtos que vão para a 2ª volta são os que mostram mais capacidade para gerir o país. De qualquer maneira espero que na segunda volta não ocorra a pouca vergonha que vi acontecer nas secções de voto na região centro (Coimbra) em Portugal, onde ouve movimentações muito suspeitas no local de voto. Vamos ver se saimos do marrasmo em que vivemos, bem haja a todos e espero que ganhe o melhor na 2ªvolta.

  18. alex

    18 de Julho de 2011 at 10:34

    Pinto da Costa irávencer a primeira volta, é o candidato com melhor perfil para ser o nosso proximo presidente.
    Viva Pinto da Costa

  19. alex

    18 de Julho de 2011 at 10:34

    Pinto da Costa irávencer a primeira volta, é o candidato com melhor perfil para ser o nosso proximo presidente.
    Viva Pinto da Costa

  20. alex

    18 de Julho de 2011 at 10:37

    Fim da vida politica do Aurélio Martins, foi derrotado.O delfim Neves ainda teve mais votos que o Aurélio Martins.
    Abandona a sua vida politica Aurélio , gastaste dinheiro em vão

    Viva pinto

  21. alex

    18 de Julho de 2011 at 10:39

    Viva pai grande,o grande vencedor.
    o pai grande vai derrotar o inabil do evaristo Carvalho.
    O pai grande é o melhor.
    Viva Dr.Pinto da Costa

  22. Amada

    18 de Julho de 2011 at 10:39

    Eu também acredito que o melhor candidato para ganhar estas eleições é o Manuel Pinto da costa, e para que isso aconteça vamos todos votar no pinto da Costa na segunda volta. vão ver que não arependerão. até breve

  23. maiker

    18 de Julho de 2011 at 10:39

    Viva pai grande,o grande vencedor.
    o pai grande vai derrotar o inabil do evaristo Carvalho.
    O pai grande é o melhor.
    Viva Dr.Pinto da Costa

  24. GUGU

    18 de Julho de 2011 at 10:41

    de qualquer forma Pinto da Costa é melhor que Evaristo Carvalho. este homem nao tem postura de PR

  25. maiker

    18 de Julho de 2011 at 10:50

    O Jornalista Felisberto Viegas é uma grande incompetente, ele não sabe o que uma sondagem ou seja é um ser parado no tempo. Segundo a sua sondagem o Aurélio Martins liderava a intenção dos votos mais nada disso aconteceu. Pessoa como o jornalista Felisberto Viegas não poderia ter o direito de intervenção.
    O Aurélio Martins teve o pior resultado, a Maria das Neves e Elsa Pinto que foram como independente teve melhor resultado que ele.
    Adeus Aurélio Martins,

  26. maiker

    18 de Julho de 2011 at 10:56

    Povo de Tomé e Príncipe não desvalorizam o vosso voto. Votar em Evaristo Carvalho é um desperdicio.Este homem não tem perfil de um presidente da república, este homem é um pau mandado do primeiro-ministro e ele sendo presidente não faria nada sem perguntar o Patrice Trovoada.
    Por isso vote em Pinto da Costa.

  27. santiago

    18 de Julho de 2011 at 10:58

    pelos vistos e ditos PINTO tem chance mas eu não sei como vai ele realmente g0overnar se a costituição actual lhe vai bloquear em muitos decretos donde quase todos os poderes estão do outro lado da bancada

  28. DrºHamilton Cabral

    18 de Julho de 2011 at 11:02

    Pessoal… Vamos em massa votar na segunda volta.. DrºMPC-PR

  29. maiker

    18 de Julho de 2011 at 11:05

    O Jornalista Felisberto Viegas é uma grande incompetente, ele não sabe o que uma sondagem ou seja é um ser parado no tempo. Segundo a sua sondagem o Aurélio Martins liderava a intenção dos votos mais nada disso aconteceu. Pessoa como o jornalista Felisberto Branco não poderia ter o direito de intervenção.
    O Aurélio Martins teve o pior resultado, a Maria das Neves e Elsa Pinto que foram como independente teve melhor resultado que ele.
    Adeus Aurélio Martins,

    • João Beleta

      18 de Julho de 2011 at 14:40

      Felisberto Branco e não Felisberto Viegas!

  30. maike

    18 de Julho de 2011 at 11:06

    Felisberto Branco é uma grande incompetente, ele não sabe o que uma sondagem ou seja é um ser parado no tempo. Segundo a sua sondagem o Aurélio Martins liderava a intenção dos votos mais nada disso aconteceu. Pessoa como o jornalista Felisberto Branco não poderia ter o direito de intervenção.
    O Aurélio Martins teve o pior resultado, a Maria das Neves e Elsa Pinto que foram como independente teve melhor resultado que ele.
    Adeus Aurélio Martins,

    • Felisberto Branco

      19 de Julho de 2011 at 10:43

      Caro amig, o tempo que perde a fazer comentários na Net ser-lhe-ia mais útil, se desse ao trabalho de ler a minha sondagem de pré-campanha. Queira comparar os meus dados com os resultados eleitorais e evite comentar o que não sabe. Obrigado

  31. Deus tem poder

    18 de Julho de 2011 at 11:09

    Escutei a sondagem empírica de Dr. Silvério Pereira através da Voz de América na passada quarta-feira dia 13 de Julho corrente por volta das 14 Horas, confesso que estou agora altamente surpreendido. Ele além de prever a segunda volta com muita convicção, previu quem iria para segunda volta, que agora se confirma, previu os que ficaram com algum peso e os que ficaram a deriva. O mais surpreendente e que previu também muita abstenção o que de facto se concretizou. Isso sim é que é uma opinião válida, parabéns para quem tem visão.
    Algumas sondagens, que não quero mencionar para não ofender, deixaram muito a desejar.
    Estou curioso, se o Sósimo Leal poder voltar a entrevista-lo, o que eu gostaria de saber é quem sairá vencedor dessa volta? O quê que vai influenciar a vitória? Porquê?
    Apesar que ele fez questão de dizer que não foi um estudo formalizado, aquilo foi simplesmente fantástico e imparcial.

  32. A terra fértil

    18 de Julho de 2011 at 11:09

    Fazemos parte de uma sociedade teoricamente democrática, onde temos hipoteticamente o domínio do nosso pensamento em função do nosso agir mas com exceções no que concerne a exteriorização do nosso potencial, o que acontece com base na ideologia que é projetada perante a sociedade como regras do bem agir em direção ao alvo que é a verdade e a justiça, o que acarreta a plena ou parcial alienação do nosso agir em função dos outros pelo que levamos as projeções do orgão ou pessoa em particular com capacidade e liberdade concedida por nós mesmos sem a plena conscientização como se fossem as nossas, em detrimento da interligação da função do nosso agir e sua influência na sociedade, atos esses inerentes a nós, que se tornam cada vez mais obscuros aos nossos olhos.
    A medida que vamos agindo sem o mero discernimento, das pequenas intervenções feitas por nós, suscitam impactos relevantes em amplos aspectos, o que faz com que a gente depois de ter dado o nosso contributo, diante das consequências providas da nossa influência em função das outras, comece a descartar esse impacto alienador e ideológico perante nós mesmos, nos mantendo inertes, sem dar o ponto de partida em busca de exteriorizar os feitos providos de nós de forma a dar o nosso contributo no aprimorar dos nossos conteúdos enquanto seres humanos no entrelace com a sociedade.

  33. santiago

    18 de Julho de 2011 at 11:11

    É normal que haja uma segunda volta porque de 10 era quase imposivel escolher 1 sobretudo quando estão camuflados.de 2 é facil escolher 1 o que faz falta é saber qual é o original e qual e a fotocopia

    • Sempre a subir

      18 de Julho de 2011 at 11:42

      Que é normal sabemos, mas muitos são os que andavam por aí a dizer que não haveria uma segunda volta. Inclusive próprio nosso presidente Fradique de Menezes, no dia 17, no primeiro período após a sua votação. Viu-se previsões (encomendadas, ou incompetentes) que deixavam muita gente confusa. Alguém com visão tinha que dizer a verdade. É disso que precisamos. Por coincidência também escutei aquela sondagem e confesso que também fiquei surpreendido pela positiva, pena que a Rádio Nacional e TVS não procura esse tipo de informação, com alguma credibilidade…

  34. Digno de Respeito

    18 de Julho de 2011 at 11:26

    Felisberto Branco embora com curso de jornalismo, tem muito que aprender ainda a área que diz formado para não continuar com os erros que diz “NUNCA ERREI” (dizia ele numa das resposta a minha pessoa).

    Certo que em determinadas áreas de jornalismo especializado ganha-se conhecimento em Estatística. Mas, não siginifica dizer que sendo jornalista profissional em exercício desenvolva em paralelo o estudo de opinião ou sondagens. Para isso, nenhum orgão de comunicação não encomendaria esse tipo de estudo a entidades externas. Tudo para garantir fiabilidade, transparência e isenção nos resultados. Este jovem armou-se em sábio e nem sequer mostrou humildade em considerar algumas opiniões ou sugestões que por aqui passaram no Tela Non em relação ao tal jornalista e realizador do “TCHILOLI”.

    Acredito que o mesmo poderá ser um bom profissional em curtas e longas metragens do género. Com o resultado da actual eleição pode-se então concluir (indução) que a tal sondagem era apenas uma fachada por interesse (sem pormenores ).

    O certo é que vamos a 2ª volta que na minha modesta análise será bastante renhida. Agora tudo vai depender das negociação em relação a dispersão dos votos por parte de outros apoiantes (os deixados para trás da corrida).

  35. M. Muclulú

    18 de Julho de 2011 at 11:26

    Caros compatriotas. Cuidado com as espectativas. Infelizmente no nosso país, ganha quem pagar mais. De certa forma, Acredito que o MPC é o mais indicado no entanto, nós não teremos força para fazê-lo ganhar. Somos menos que 32 aqui. Se Maria das Neves e Mais algum candidato apoiarem-no, poderemos pô-lo a prova 5 anos.

  36. Samangúgú

    18 de Julho de 2011 at 11:27

    fica demonstrado de que o Felisberto Branco não percebe nada de sondagem!!!
    vamos passar-lhe um certificado de incompetência.

  37. Mên Gaí

    18 de Julho de 2011 at 11:29

    Penso no melhor para meu país. E o melhor é haver antagónicas para haver desenvolvimento. Até ao momento considero o povo são tomense de justo e espero que venha a ser mais justo na segunda volta. Com o Manuel Pinto da Costa o país avança. É um homem com perfil.

  38. Mafili

    18 de Julho de 2011 at 11:30

    O meu Candidato era Delfim Neves.Não tenho nada contra Pinto da Costa, mas devo respeitar a decisão do povo.Se o povo quer Pinto, então Pinto será.
    Só espero que ele esteja a altura e não nos desiluda.
    Mas uma coisa vos digo nessa segunda volta quase que me vejo obrigada a votar Pinto da Costa, porque caso contrário ja sabemos que quem vai ser PR n
    ão Evaristo de carvalho, mas sim Patrice Trovoada.E Patrice Trovoada não. Pois Evaristo seria um fantoche nas garras de Patrice.
    Houve tanta polémica por causa da dupla nacionalidade de alguns candidatos, que iriamos ter um não só com dupla nacionalidade, como tambem falando com sotaque….Abram os olhos.
    Uma palavra de apreço por Delfim Neves, que mesmo tendo entrado na corrida com uma semana de atraso, conseguiu um quarto lugar.parabéns.
    O grande derrotado é sem dúvida o senhor Aurélio Martins, que chegou a STP de repente, caiu no MLSTP de paraqueddas, e conseguiu ser Presidente desse partido histórico, sem nunca ter feito nada.
    Agora todos os seus apoiantes estão com cara baixa….vem feito, é para aprenderem a não ir atrás do dinheiro fácil….como entra, é como sai.
    E que ganhe o melhor……
    Pinto da Costa só lhe peço uma coisa: cuide bem de nós, de Sao Tomé e Principe, tente educar e civilizar um pouco mais alguns de nós, ponha ordem em STP, porque nós temos tudo para dar certo.
    Não desistamos do nosso STP.

  39. `rui medeiros

    18 de Julho de 2011 at 11:32

    Gostaria de saber a onde para os ditos apoiante do Aurelio Martins ,[mergulharam no silencio]a grana foi pouca para banhar o inteligente povo ,VIVA O POVO SAOTOMENSE

  40. Deus é Grande e Seja Louvado

    18 de Julho de 2011 at 11:34

    Deus ouviu as minhas preces…………
    Boa…………………
    Por favor povo de S.tomé e Principe, vamos todos dar a mão para bém do nosso País, votar em Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa………………………..
    É a nossa subrevivêncis e a sustentabilidade do nosso Paíss que está em jogo…………………………
    Eu acredito…………..
    Vamos todos acreditar……………
    Viva S.tomé e Principe…………
    Viva Téla nón………………….
    Feliz tarde a todos…………….

  41. flolicanidu

    18 de Julho de 2011 at 11:40

    Evaristo já está na Assembleia como Presidente. É bom que ele continue onde está.Ele é a segunda figura do País. Precisamos de um presidente que vai trabalhar juntamente com o senhor Evaristo para o bem do País. Senhor Evaristo, não é que a gente não goste de ti. Aceite o Pinto como presidente e sereis grandes amigos e parceiros do bem. Trabalhem juntos e aproveite a experiencia do Pinto para o bem deste lindo país. Até a próxima.

  42. fidelito

    18 de Julho de 2011 at 11:51

    TODOS FALAM QUE O GRANDE ENTRAVE AO DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PAÍS TEM SIDO ISNTABILIDADE POLITICA.

    POR ISSO CAROS COMPATRIOTAS, DEIXEMOS DE EMOTIVIDADES E PARTAMOS PARA RAZÃO!

    VAMOS TODOS VOTAR NAQUELE Q NOS GARANTA A ESTABILIDADE GOVERNATIVA DURANTE OS PRÓXIMOS 3-4 ANOS.
    Depois disso, saberemos se o problema deste nosso lindo país é mesmo instabilidade ou não.

    ATÉ JÁ.

  43. Nuna

    18 de Julho de 2011 at 12:01

    Eu acredito no Dr. Manuel Pinto da Costa.
    Acredito que ele será realmente um presidente para o Povo, e que fará alguma Coisa para mudar este país.
    E espero Realmente que ele Ganhe nesta 2ªVolta.

    Amén

    Viva STP…

  44. Emigrante

    18 de Julho de 2011 at 12:05

    Em Portugal o Pinto ganhou em todas as urnas com muita diferença excluindo o porto 5 votos de diferença, estamos mesmo empenhado pela sua vitoria.

  45. 4ever

    18 de Julho de 2011 at 12:11

    Força Dr. Manuel Pinto da Costa, por favor meu povo não nos deixemos levar pela banalidade no dia 7 votemos todos no P. da Costa!

  46. Jordao Amado Carlos

    18 de Julho de 2011 at 12:12

    Ja me tranquiliza imenso saber que eu estou livre de figuras como Delfin Neves, Maria das Neves e Aurelio Matins. Tenham vergonha na cara meus caros.A nossa senhora das Neves nao podia deixar estes arrastoes Neves queimar e secar o a nossa terra querida. Um bem haja. Viva STP

  47. teofilo quaresma

    18 de Julho de 2011 at 12:13

    Ja me tranquiliza imenso saber que eu estou livre de figuras como Delfin Neves, Maria das Neves e Aurelio Matins. Tenham vergonha na cara meus caros.A nossa senhora das Neves nao podia deixar estes arrastoes Neves queimar e secar o a nossa terra querida. Um bem haja. Viva STP

  48. Santos,Santos

    18 de Julho de 2011 at 12:14

    Pinto vai ganhar eleições pk causa da ingratidão do Doutor Patricio Trovoada, ganhou legislativa sem preocupar em saber quais foram as pessoas que deu victória ao partido e tem estado a trabalhar com pessoas que não sabem fazer politica e têm medo de transmitir ao Chefe as mensagens que os militantes dão para o Chefe. Doutor Patricio tem que abrir com os seus colaboradores para que os mesmos não sentem receio de dialogar com ele. JS

  49. LBRaposo

    18 de Julho de 2011 at 12:14

    No dia em que nos os Saotomenses deixarmos de ser iguistas e hipocritas,pararmos de olhar so para o nosso umbigo e comecarmos a pensar no bem estar dos outros e de td a populacao, ai sim o pais vai encontrar pernas para andar.

    honestamente espero, que seja ele qual for o candidato vencedor da segunda volta das eleicoes, que seja honesto e que tenha muita vontade e boa fe para ajudar o pais, pk se nao e o mesmo que apanhar agua com cesto, e quem vai continuar a sofrer e o povo(pobre.

  50. Digno de Respeito

    18 de Julho de 2011 at 12:20

    Pinto da Costa foi mais cauteloso no seu mais recente discurso. Referiu ao diálogo reconciliador para a garantia da democracia. Disse ainda que na democracia vale a existência de mais partidos. Significa, não pensar apenas no partido que pertence como também olhar para outros partidos políticos existentes no País.

    Para uma melhor abertura democrática espero existir espaço para uma conferência de imprensa “sem tabu” aos médias nacionais e internacionais. Para o jornalismo santomense, espero que haja verdadeiros profissionais dedicados e responsáveis ao trabalho que prestam a Nação.

    Temos agora algumas semanas para definir o que queremos para transformar STP num País saudável para todos.

  51. Emigrante

    18 de Julho de 2011 at 12:21

    É uma pouca vergonha a politica em São Tomé… Não entendo o motivo da Candidatura do Pinto da Costa outra vez para ser presidente, visto que no tempo em que ele este lá após a independência, viu-se a condição que tinha deixado o país.

    Não se admite o índice de corrupção existente. desde os banhos e mesmo outros tipos de influências para ganharem votos. como o povo é um bocado burro cai sempre na mesma esparrela.

    é triste essa realidade. os ricos cada vez mais rico a custa do povo e os pobres a ficarem mais pobres a custa dos políticos corruptos.

    • DT

      18 de Julho de 2011 at 16:50

      Caro Emigrante, Pinto da costa é outra vez candidato porque é cidadão nacional e reune todos os requisitos exigidos na constituuição, logo ele está a isufurir do seu direito. agora cabe ao povo eleigê-lo ou não. Certamente que se ele ñ deixasse de ser presidente tu ñ emigrarias…DT

  52. lino

    18 de Julho de 2011 at 12:40

    será desta que o evaristo vai apanhar uma valente cabazada!
    O pinto vai arrasar com ele.
    Assim espero.
    votem pinto da costa meus conterrâneos.
    votem pinto.
    é o que vou fazer.

  53. lino

    18 de Julho de 2011 at 12:44

    eu tb posso dizer que “deus ouviu as minhas preces”
    tirou toda essa gentalha do caminho.
    viva pinto da costa!
    votemos todos pinto , amigos.
    neste momento, o patrice trovoada deve andar preocupado e cheio de medo.
    viva o pinto!

  54. carla

    18 de Julho de 2011 at 12:44

    Ontem fiquei triste em saber pela rádio internacional que São Tomé e Príncipe é uns dos países de África mais pobre do mundo, mesmo assim estes políticos santomenses não têm vergonha e orgulho , são egoístas só pensam em fazer mal uns aos outros enfim PINTO DA COSTA o Sr. é nossa esperança

  55. lino

    18 de Julho de 2011 at 12:51

    ainda estou a vibrar com isto.!
    por favor ..não caiam na treta de votar no evaristo.
    senão quem vai ser presidente é o patrice trovoada.
    ele é que comanda o everisto.
    é a testa do patrice.
    e patrice não vale nada , meus amigos.
    ou querem isso!!!?
    vou para o pinto.
    votemos pinto da costa.

    • Jacinto

      18 de Julho de 2011 at 13:46

      Meu caro Lino, eu nao sei aonde estás, se em S. Tomé ou na deapora. O governo de Patrice Trovoada tem dado provas de que realmente quer mudar o estado de coisas em S. Tomé. Provas disso são várias regalias que foram cortas aos sres. “barrões” da nossa praça. Os combustiveis do estado que algumas pessoas uzurpavam e faziam “negócios”, acabou. As compras e luxo aos finais de semana na Intermar diminuiram drásticamente. Houve melhorias nas alfândegas e hoje o governo consegue arecadar melhores receitas para os cofres do Estado. Meu caro Lino, são muitas coisas que se tivesse que inumerá-las, levaria muito. Um outro exemplo prático: A Enco e a Rosema faziam/fazem remessas anuais para um fundo rodoviário de forma a que o governo possa reparar a estrada que vai da capital à Neves. Nunca se viu algum valor no referido fundo. O governo de Dr. Patrice está hoje a reparar esta estrada.

      O governo de Dr. Patrice desmantelou o “circuito” em que os “barrões” do MLSTP e os do PCD viviam e abuzavam. Com o “circuito” fechado os sres. Barrões” da nosso praça terão que batalhar pra “ganhar” a vida. Daí que estão por aí “des-informando” o povo, pedindo ao povo para não votar no Evaristo Carvalho sob pena de nós voltarmos ao regime do partico único – isso é uma maluquice que irrita uma pessoa.

      Meus caros, quisermos que o governo de Dr. Patrice cumpra o seu mandato, é imperativo que votemos no Evaristo Carvalho.

      Sr. Lino, eu não sei se ouviu o discurso do Pinto da Costa no último dia de campanha. “…garantir a estabilidade governativa não significa manter o actual governo em funções a qualquer custo…” Caro Lindo tire lá as suas conclusões.

      Eu estava ontem a conversar com alguem e a dada altura a pessoa me disse – “… eles roubavam sim, mas nós pequenos tinhamos dinheiro na mão, … havia dinheiro na praça pra nós pequenos. Mas governo de Patrice entrou, ele fechou dinheiro pra ele e os amigos…” Meu caro lino está a ver até onde os “barrões da nossa praça podem chegar pra conseguir os seus objectivos? Enfim. Votemos em massa em Evaristo Carvalho para o bem da estabilidade governativa e politica de S. Tomé Principe.

      Por um S. Tomé e Principe melhor.

    • truquim deçu

      20 de Julho de 2011 at 16:25

      Senhor Jacinto ,lamento o seu ponto de vista tão fraco ao respeito da politica de S.T.P, ja uma dada altura diziamos que não queremos o partido unico agora como os senhoes estão no poder estão ao favor? francamente!os santomenses ja não quer o patido unico, alias o senhor mais do que ninguem sabe que o senhor Evaristo não é pessoa idial para o presidente neste momento que o pís se atravessa, e quando a cima de tudo ,ele jé é presidente da assebleia, eu não entendo até onde o Patrice Trovaoda quer levar este povo de Santomé,quer refrescar a sua mimoria que, o Miguel trovoada fez. cometeu o mesmo erro a scolher um alguem que nunca tinha pensado de ser o presidente da republica, e viste o que deu? agora vem o filho com a mesma tactica , o povo ja esta cansado ja cometemos varios erros de não pormos o pinto la quando o merecia ,e agora o povo n vai cometer o mesmo erro viva o Pinto da Costa

    • Jacinto

      18 de Julho de 2011 at 14:33

      Viva Evaristo Carvalho, viva o governo de ADI.
      Por um S. Tomé e Principe melhor.

  56. Tribério

    18 de Julho de 2011 at 12:54

    Evaristo é fotocopia de Patricio Trovoada. Vamos apoiar Pai Grande “Pinto da Costa”

    • cabo

      18 de Julho de 2011 at 13:29

      Onde paı grade estava tudo este tempo!!!
      vıva Evarısto

    • Stepense

      18 de Julho de 2011 at 15:03

      Viva evaristo??? eeehhhh….Evaristo ganha so, um gajo vai parar no mercado negro…vamos ser vendidos tipo animais pra USA ou França….Brinca so

  57. Pedro Cassandra

    18 de Julho de 2011 at 12:56

    Kidaleoooooooooo, Kei zentxi punda ca manda nancê na dicidi kua cê dja jingo cé mé fã êê ?

    Mande bolsaaaaaaaaaa pelo amor de Deus nam TAM ca bila nguentéfaêê.
    Vcs q estudam em Portugal fizeram ameaças em vao e foram votar é por isso q estamos todos lixados.
    Kidaleoooooooooo, eu qro voltar pra meu pau bôbô assim menu aqui n tem ele n uem

  58. lino

    18 de Julho de 2011 at 12:57

    e esse felisberto armado em homem das estatisticas……não percebe nada daquilo.
    uma vergonha.
    outra compatriota nossa que comentou atrás já enumerou alguns aspectos que ele desconhece.
    no caso ….desvio padrão…margem de erro….intervalo de confiança….etc…
    é um ignorante nesses conhecimentos e passou o seu tempo a dar palpites.
    isso de palpites ….todos fazem.!

    • Felisberto Branco

      19 de Julho de 2011 at 10:22

      Caro amigo, muito agradecia que compare o resultado das eleições com a minha sondagem de pré campnha só depois faça comentário. Antes de mais precisa se inteirar um pouco mais da realidade socio-cultural de STP.

  59. JOSE TORRES

    18 de Julho de 2011 at 12:59

    E agora? Voces q sempre mandaram tantas bocas contra o Pinto. Agora?
    Tiram a mascara e apoiam definitivamente o Pinto. A corrupcao acabou

  60. l

    18 de Julho de 2011 at 13:03

    de todos os candidatos, honestamente acho que o Pinto da costa e o mais capacitado e habilitado para o cargo, mas agora resta saber e o povo consegue ver isto, pk ninguen esquece o k aconteceu durante os 15 anos em k o Pinto da costa Governou STP e num regime de partido unico( mlstp na PR e no governo), mas se votarem No sr Evaristo vao cometer o mesmo ero ou ainda pior, no final vai ser um deus no acuda.

  61. Biboss

    18 de Julho de 2011 at 13:06

    Acho sinceramente, que o nosso sistema presidencial, deveria haver uma certa mudança,um dos factores que está na causa da instabilidade, é termos o PR pertencente a um partido e o PM a um outro partido.Acho que deveriamos seguir o exemplo de Angola(O Presidente do partido vencedor das eleições é automáticamente o PR da País).Sendo assim haveria uma maior responsabilidade do Governante e sobre tudo a estabilidade política.

  62. flolitela

    18 de Julho de 2011 at 13:11

    eu vivo no estrangeiro e nao posso votar. por isso exorto todos aqueles que possam votar : votem no pinto, nao se esqueçam do passado mas deixem o homen fazer as suas provas durante 5 anos. e que ele nao se esqueça que o povo poe e o povo tira. Evaristo é Trovoada disfarçado e isso nao vale nada.

  63. fair

    18 de Julho de 2011 at 13:20

    eu quer saber uma coisa agora quem e que Maria das Neves,Elsa Pinto,Aurélio Martins sera que e pai grande porque este chicote a para eles saber que pai e que manda….
    como que deve se apender melhor depois para despotar com quem crio eles tirando Aurélio Martins que nao sabe nada de MLSTP QUE HOJE A PRESIDENTE DO PARTEDO QUE PAI CRIO E FILHO E QUE ESTA COM ELE A MANDA…… MAS E BUM PQ HOJE ELES TEVERAO A PROVA QUE PAI AINDA ESTA EM CONDISAO DE MANDA… VIVA +INTO DA COSTA VC E O MAIOR ESTO A TORSER PARA VC GANHA A SEGUNDA VOLTA COM UMA VITORIA ESMAGADORA ……

    M.R.S.DA COSTA

  64. Anca

    18 de Julho de 2011 at 13:24

    Hoje é o dia destinado ao Nelson Mandela, o Téla Non nenhuma, palavra.

    Para as eleições, da segunda volta,caro cidadãos e compatriotas, tenham como fonte de inspiração o perfil de um grande homem, político, e estadista africano.

    Bem haja a todos

    “A grande política e o lixo”

    “A História é feita pela Humanidade.” “Cada povo constrói a sua.” “Mas ficam registadas nas suas páginas as grandezas e as baixezas, as vitórias e as derrotas, os mártires e os heróis, os grandes líderes.” “Ninguém pode alterar o passado.
    “Todos os povos têm passado e memória.” “Todos têm de viver com a “sua” História.” “O segredo está em tirar as devidas lições dos tempos para que não sejam cometidos os mesmos erros no presente.” “Por isso, é bom conhecermos os percursos percorridos e sabermos quem somos e donde viemos.” “Só o conhecimento, a investigação e a cultura permitem obter um retrato nítido dos caminhos percorridos por um povo.” “O passado dá a base para caminharmos seguros em direcção ao futuro.”
    “Os grandes políticos conhecem a História, compreendem-na e são capazes de encontrar no presente as melhores soluções para que os seus povos não tenham de suportar as tragédias do passado.” “E há grandes políticos em todos os países e em todas as latitudes. Os seus feitos estão hoje aí, à vista de todos e são demonstrativos da dimensão política de quem os protagonizou…”

    Palavra de
    José Ribeiro

    Director do J.A

    Pratiquemos o bem
    Pois o bem
    Fica-nos bem

  65. áwa pata

    18 de Julho de 2011 at 13:26

    o pai grande é ele k manda, por isso vamos todos votar no pinto da costa, pois só nele encontramos o perfil de um PR. o evaristo é pao mandado de patrice, e não queremos PM e PR numa só pessoa. para o bem de São Tomé e Príncipe vamos dar o pinto da costa um voto de confiança. força pai grandeeeeehhhhhh tu mereces

  66. Quaresma

    18 de Julho de 2011 at 13:36

    Caro Biboss
    Feliz ou infelizmente este é o problema dos sistemas politicos.optar pelo sistema politico de Angola ( por se atipico, criado em função da realidade Angolana ou da Africa dao sul)não teriamos o PMC, porq este sistema fecha as portas a candidatos independentes, do qual eu concordo. portanto,penso q ue se deve é trbalhar e partir de agora trabalhar no sentido de se adquar a constituição a realidade Santomense.

  67. Anca

    18 de Julho de 2011 at 13:37

    Hoje é o dia dedicado a Nelson Mandela, inspiremos no perfil, ser estar,pensamento de um grande líder africano, para a segunda volta das eleições Presidências, que se realizam, no dia sete de Agosto.

    Bem Haja

    “Tributo a Mandela das Nações Unidas”

    “As Nações Unidas pediram aos cidadãos de todo o mundo para dedicarem 67 minutos do seu tempo a algum serviço para a sua comunidade, um minuto por cada ano que o líder sul-africano Nelson Mandela serviu a humanidade.”

    “O pedido da ONU, feita por ocasião da celebração do 18 de Julho, Dia Internacional de Nelson Mandela, amanhã, por ocasião do seu 93º aniversário, faz parte de uma campanha da Fundação Mandela para reconhecer as contribuições do líder sul-africano como defensor dos direitos humanos.”

    “O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que todos deviam seguir os passos de Mandela para mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor para todos.” “Juntos podemos ajudar as pessoas a alcançarem a dignidade e a liberdade”, disse.” ” Ban considerou que “essa é a melhor maneira de desejar um feliz 93º aniversário a Nelson Mandela e é a melhor forma de agradecer-lhe por ser uma fonte tão grande de inspiração mundial”.”
    “O principal responsável das Nações Unidas declarou que tarefas como “cuidar de uma criança, partilhar alimentos com os pobres e trabalhar como voluntário num hospital são acções que todos podemos realizar a favor das nossas comunidades”.”

    “O ex-presidente sul-africano e Prémio Nobel da Paz passa o seu aniversário em sua casa de Houghton, em Joanesburgo, acompanhado por 90 crianças, dez para cada província da África do Sul.” ” Além disso, a ONU organizou para o dia 18 de Julho uma exposição interactiva, na qual os visitantes se comprometem a realizar um serviço público de 67 minutosOs resultados serão apresentados a Mandela.”

    In J.A

    Inspire-mo-nos e ganhemos a consciência povo.

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  68. Biboss

    18 de Julho de 2011 at 13:46

    Caros irmãos Saotomenses,haverá segunda volta…por favor, votem com cabeça e não com coração,usem a vossa consciência e inteligencia, ao bem da nossa Patria que nos viu nascer,lembrem-se: os efeitos do “banho” é pra hoje,mais o teu futuro e o futuro do nosso País depende da escolha de cada um de nós.UM ESPERO QUE NO FINAL SEJA STP A VENCEDORA DAS ELEIÇÕES. Abraço a todos compatriotas.

  69. Quaresma

    18 de Julho de 2011 at 13:56

    Outro senão, é penso que +e perigoso é a introdução de um conceito novo no lexico eleitoral, “Banho” que segundo informações foi utilizado pela 1ª vez aquando da eleição do incompetente Fradique( alguem me corrija se eu estiver errado pois tou em Angola). De certa maneira acaba por desvirtuar o sentido de voto, para além de criar certo embaraços nos sistemas de fiscalização.

  70. ADELINO DOS SANTOS

    18 de Julho de 2011 at 14:00

    Em Luanda Pinto foi mesmo pai grande Força Pinto vamos vencer

  71. baquêtipo

    18 de Julho de 2011 at 14:06

    o bom é qui n ouvi confusao de grande. mas muito trite essa historia de banho. pessoa n votou so pq n recebeu uma miseria de 20 mil db? quêi!!?? gente politicos de s.tome cu princ.: n trata povo mal assim nao quêi(!?). eu tou senti vergonha de mim proprio. Cuesa que eu vi ontem, muita indicencia. mas enfim…ate quando povo vai começar a votar sem ter que ser comprado meu santo deus do ceu…mas muito vergonhoso.enfim……

  72. Filisberto

    18 de Julho de 2011 at 14:24

    Evaristo Carvalho, não se deixe intimidar.
    Tenha força e determinação. Vamos conseguir.

  73. santiago

    18 de Julho de 2011 at 14:51

    se evaristo é realmente presidente da assembleia como diz flolicanidu ele já não devia ir a 2ª volta com pinto porque de acordo ao que vejo da politica santomense ele quase que vai dar ordens ao pinto porque eles é que dissidem tudo e só da ao presidente apara assinar

  74. Stepense

    18 de Julho de 2011 at 14:57

    Keiiiiiiii….2a volta pra ke? poxaaaaa poe Pinto no poder já pah….kekua….Força PINTO…so tu mesmo pra nos salvar….
    FORÇA PINTO

  75. Rio de Ouro

    18 de Julho de 2011 at 15:22

    Evaristo é mole e tem papo fraco.

  76. nacional

    18 de Julho de 2011 at 16:15

    AS DIFERENÇAS ENTRE O PINTO DA COSTA E EVARISTO DE CARVALHO.
    O 1º É DITADOR, PREGUIÇOSO E SE GANHAR, SERÁ O PR DE ALGUNS SÃOTOMENSES.
    O 2º É TRABALHADOR, DEMOCRÁTICO E QUANDO GANHAR, SERÁ O PR DE TODOS OS SÃOTOMENSES. HÁ MAIS DIFERENÇAS, MAS PREFIRO FICAR POR AQUI. UM ABRAÇO. FORÇA EVARISTO DE CARVALHO.

  77. chana

    18 de Julho de 2011 at 16:31

    Para o bem do pais , e bom que devemos dar o voto de confianca ao Dr Manuel Pinto da Costa , porque com o sr Evaristo Carvalho na Presidencia e o Patrice como PM , e uma ameaca ,por teriamos um PM presidente por este Sr nao e flor que cheira,
    Muita ponderacao , e muita reflecao , votem no Pinto da Costa.
    Deus Abencoe S.Tome e principe.
    Amem.

  78. Leoter Viegas

    18 de Julho de 2011 at 16:35

    Perante estes resultados provisórios, pode-se tirar algumas conclusões: 1ª) O MLSTP e o seu líder, Aurelio Martins e Filinto Costa Alegre são os grandes derrotados. Este último foi mesmo uma decepção. 2ª) O Pinto da Costa, apesar do seu passado e dos sentimentos que provoca no povo, ainda goza de muita popularidade e simpatia dos santomenses. 3ª) Os eleitores mostraram que querem no Palácio do povo alguém com peso político forte capaz de contrabalançar o peso do chefe do atual Governo, 1º Ministro Patrício Trovoada. Vamos ver o que acontecerá no dia 7 de Agosto na 2ª volta.

    Leoter Viegas

  79. Observador

    18 de Julho de 2011 at 16:40

    É bom frisar que numa eleição presidencial, sempre que haja mais que dois candidatos, para se vencer a primeira volta um terá que ter mais que 50% de votos EXPRESSO NAS URNAS, se não terão que ir a segunda volta os dois candidatos mais votados. Ai sim, quem tiver a maioria de votos vence. Espero que tenha ajudado a esclarecer alguma coisa. Ja agora bom seria, que como verdadeiros santomenses que somos, evitassemos de fazer comentários sem sentido e defamador a qualquer um dos candidatos e falassemos com mais sentido de responsabilidade. Pk depois do dia 7 de Agosto qualquer um deles será o nosso presidente e nada poderá mudar isso.

    • Jacinto

      19 de Julho de 2011 at 13:18

      Caro “Observador” eu devo lhe confessar que gostei imenso do seu comentário e, em consequência, devo dizer-lhe que corroboro.

      Deixemos de tolices e comentário fúteis. No dia 7 de Agosto teremos um novo Presidente da República – seja ele Evaristo Carvalho ou Pinto da Costa, será presidente de todos os santomenses, quer queiramos, quer não.

      Por um S. Tomé e Principe melhor.

  80. gfernandes

    18 de Julho de 2011 at 16:45

    o povo venceu a ganância e o oportunismo do sr delfim neves e o aurelio martins, ja me sinto aliviado pelo facto de não terem ido a segunda volta, se querem aventuras que procurem noutro lado.

  81. Biboss

    19 de Julho de 2011 at 8:37

    O vosso voto é por amor ao Pinto da Costa ou por amor a STP?

  82. kua li tasondu

    19 de Julho de 2011 at 9:09

    SONHOR M.MUCLULU esclarese me essa duvida: a lei permite k MARIA DAS NEVES ou outros candidatos passem as suas percentaguens au candidato k em principio vai a 2 volta? se isso for possivel nao seria nada mal MARIA DAS NEVES unir se a PINTO DA COSTA ja k sao ambos do mesmo partido!

  83. Acreditar em STP

    19 de Julho de 2011 at 9:20

    Caros compatriotas, nesta luta de 2 blocos, acho que o país tem mais a ganhar com o Manuel Pinto da Costa, não por opção mas sim por circunstâncias. Por isso, acreditar em São Tomé e Príncipe é votar no Pinto da Costa para que o país não seja uma dinastia.

  84. Filipe Samba

    19 de Julho de 2011 at 9:34

    O Choque de duas culturais diferentes no dia 7 de Agosto

    1. África Romano-Cristã
    2. África Muçulmana

  85. vaneskiss

    19 de Julho de 2011 at 9:41

    meus irmãos saotomense n esqueçam dos anos 80 o q passamos com crises com os nossos pais e avós,temos q dar oportinidades ao outros,para vemos q podem fazer por nós,ja sofremos muito,ainda estamos na cobertura,eu vivo no estrageiro,quando digo q sou de s.tomé dizem q n conhecem só conhecem cobo verde e angola,porq? exploração nada, temos tanta coisa para exportação mas n fazem.estamos no boraco sem saida,e temos q sair desta, fazer q outro possam saber q somos capazes de mudar nosso pais.bjs grande para todos saotomense,e pensam bem no dia 7.

  86. cesaltino

    19 de Julho de 2011 at 9:46

    O Pinto vai ganhar por não haver nenhum candidato capacitado, e haver muita confusão, ambição, decisões empírica no seio de todos os partidos espelha como destacados em S.T.P! Temos até um exemplo; existem outros que vieram do nada, com oportunidade de demostrarem a sua boa administração como presidente de câmara, com uma péssima comissão a sua volta, pensam logo a ser presidente, isso até da graça!
    Sedo um tanto quanto realista, todos sabemos que o Dr. Manuel Pinto da Costa, vai ao poder somente para garantir a sua aposentadoria e nada mas, tendo em conta que não terá tempo de mudar a constituição, e sabemos claramente quem boicota, desvincula os projectos e aqueles que estão desposto a ajudar a nossa ilha, até tu, que estas a ler esse comentário sabe quem são!
    Na minha opinião á que se mudar a constituição, e dar pleno poder a uma pessoa, e depois pedir contas.
    Desejo força ao Pinto da Costa e muito reconhecimento pelo voto sincero dos santomenses, tendo a esperança de alguma mudança positiva para a nossa ilha, que já estamos em falta com a mesma.
    Os políticos santomense têm 3 defeitos: mentir, fingir e roubar.
    Santomenses têm 3 defeitos: amar, sofrer e perdoar.
    Copia e cola isso no teu perfil!
    Pode ser que os POLITICOS SANTOMENSE ” MUDEM ” e os SANTOMENSE ” ACORDEM

  87. Felisberto Branco

    19 de Julho de 2011 at 10:12

    Quando publiquei a sondagem de pré-campanha em que Pinto tinha 33% de intenções de voto e dizia também que a abstenção seria grande, muitos dividaram da credibilidade dos meus dados. Agora c
    a esta a prova de que sou um jornalista sério e pragmático

    • Francisca Cara Linda

      19 de Julho de 2011 at 16:47

      O senhor não respondeu a uma pergunta sobre a Fixa Técnica da última sondagem que fez, por isso perdeu ainda mais a credibilidade.
      No totoloto, também, quanto mais apostas se faz, mais hipóteses tem de acertar. O que esta a dizer é o mesmo que publicar uma serie de sondagens e ir se defendendo com argumentos do género “ se visse a sondagem que eu publiquei no dia não sei quando veria que percebo disso”. Siga o meu conselho. Não se afunde mais. Cada afirmação sua é um pontapé na ferida.

  88. Fuquilha

    19 de Julho de 2011 at 11:06

    Caríssimos, entre o MAU e PIOR, irei apostar em MAU….

  89. LUIS DONDOIA

    19 de Julho de 2011 at 11:38

    Nunca poderá haver 3ª volta porqua aplica-se o método de Hondt,isto é ,as abstenções são diluidas segudo a percentagem dos 2 candidadatos.

    Outra assunto: Eu não acredito no Sr Manuel Pinto da Costa e o MLSTP / PSD porque ele já lá esteve em absolutismo durante 15 anos e viu-se como foi.Não tenhamos memória curta .Volta ao tempo da guarda pretroriana , prisões arbritárias sem culpa formada apenas porque cometeu-se o delito de opinião , compactuar com a corrupção.Epirito vingativo outra vez não.Ter postura para fazer arrancar RDSTP significa colocar caras novas da qual não envergoharemos no Pís e no estrangeiro ,

  90. Carlos Lopes

    19 de Julho de 2011 at 11:59

    O mais importante é uma figura com etica profissional,para conduzir o País a bom porto…………….

  91. maiker

    19 de Julho de 2011 at 12:01

    O senhor jornalista Felisberto Branco não poderia ter direito de fazer comentários nem direito a intervenvenção.O senhor é incompetente e ficou provada a sua incompetência, débil mental e intelectualmente. A sua segunda sondagem dizia que o Aurélio liderava as intenções de votos. Aconselho-te a não voltar a fazer nenhuma sondagem porque não intendes nada disso, as suas sondagens não têm fundamento, elas só comprovam a sua incompetência.
    Jornalista de treta.

  92. Fla Dialeto

    19 de Julho de 2011 at 17:32

    Boa Tarde!
    Embora sei q muitos irão criticar esse comentário, sei que o Senhor Manuel Pinto Da Costa é o único candidato com mais capacidade de erguer o nosso país. Dps de que certos intrusos o afundaram. Muitos criticam o Pinto Da Costa, mas nunca mensiona o q ele fez de tanto grave, ou pk ouviram os país a dizerem ou pk ouviram laguém a dizerm, porquê ñ esclarecem as vossas duvidas questionando o senhor manuel pinto da costa. Temos que ter em conta que na altura qnd o Pinto Da Costa disponiblisou para ser presidente da republica foi pelo facto de muitos como por exemplo o presidente do partido ñ ter a coragem de se disponiblizar para candidatar pk será medo. Mas o Senhor Pinto Da Costa disponiblisou se dar o seu contributo para o país. Temos q ter em conta isso que ser o primeiro é mais dificil do que ser o proximo pk o proximo já tem noção o q irá encontra pelo caminho.

  93. Carlos Ceita

    19 de Julho de 2011 at 18:17

    Meus amigos em primieiro lugar parabéns ao Telanon por ter sido citado por duas vezes no canal RTP-N o que mostra que o que é publicado neste jonal on line é lido não somente pelos saotomenses como pelos cidadãos portugueses.
    Quanto a segunda volta. Penso que o Pinto da Costa vai ganhar esta segunda volta como disse o Cesaltino porque não tem um adversário ao seu nível que do meu ponto de vista seria o Dr Filinto Costa Alegre. Sem querer subestimar o senhor Evaristo Carvalho que caso ganhe tornava a figura do Presidente da Republica ainda mais decorativa.
    Não tenho preferências por nenhum dos 2. Ganhe quem ganhar que seja diferente do actual presidente. Por fim só tenho a lamentar as declarações do senhor Pinto da Costa a RTP-Africa que afirmara na véspera que em caso de vitoria iria ver quantos champanhes tinha de abrir.
    Isso é insulto a nossa inteligência. Então será que temos nós santomenses razoes para comemorar? Comemorar afinal o quê. Por acaso melhorou a nossa situação económica e social? Ganhamos algum concurso de leilão dos blocos petrolíferos que nos permite sair da situação em que nos encontramos?
    Como podemos falar em champanhe com índices de corrupção e a degradação acentuada do nível de vida. Como podemos comemorar se o hospital o único nao dispõe de equipamentos básicos como o fio de sutura para salvar e dignificar vidas saotomenses.
    Meu caro candidato Pinto da Costa não temos nenhuma razão para comemorar. Vossa excelência e todos os saotomenses temos sim que arregaçar as mangas e continuar a trabalhar e lutar sem medir as forças contra a corrupção.

    Abraços

    PS: Agora que só são dois seria bom que a nossa comunicação social promovesse um debate que não aconteceu na primeira volta.

  94. O.Costa

    19 de Julho de 2011 at 18:59

    Que o MLSTP tire ilações deste resultado, o lider do partido com resultado insignificante, devido a pressa de chegar ao poder. Agora, espero que o Pinto da Costa consiga convencer os outros candidatos da esfera do MLSTP no sentido de o apoiarem.
    O Evaristo pareceu-me pouco motivado para essa missão, é mais alguém que foi mandado pelo partido do governo para fazer não sei o quê.
    Lamento que um País na situação dificil como o nosso, os membros do governo percam tanto tempo e recursos para tentar eleger um candidato, que por sinal deve querer tudo menos ser eleito presidente da república.
    Cabe ao Governo governar e tentar junto com os santomenses resolver os problemas que são muitos em STP.
    O Presidente deve exercer o seu mandato com influência e isenção para bem de todos.
    Lamento, o chamado ‘banho’ que revela a falta de sensatez dos políticos que exploram na altura das eleições a pobreza e misério do seu próprio povo.
    Quanto a segunda volta, espero que ganhe Manuel Pinto da Costa.

    Saudações

  95. Rogerio da silva

    19 de Julho de 2011 at 22:00

    olia mesus senhors santalas as pessoas falam a toas sabem parque o carvalho sabe muito bem STP e cabo verde ni mazambique so qui vom votar pra ele e os filhos dos ultimo contratados o soufremento e de mais essa merda qual e segunda volta os dirigente sabem o que q queres o que q querem o senhor ganho? manuel da costa entao da costa nao deixa STP na maos dos bandidos enganadors quem queris bem de STP vota por da costa

  96. Mangulú

    20 de Julho de 2011 at 0:33

    Para que haja Unidade,Disciplina e Trabalho é necessário que Pinto da Costa ganhe esta segunda volta,para mudar o país rumo ao desenvolvimento.

  97. Daniel Aguiar

    29 de Julho de 2011 at 9:05

    Féla bé sá tlexe vê. Depois do 15 anos do seu mandato, O Pinto da Costa participou duas vezes nas eleições presidências perdeu.Se agora o povo decidiu em dar-lhe mais uma chance como é óbvio, acho que devemos todos votar já que neste momento acho que deve ser a pessoa mais indicada para dar volta e seguir em frente com os destinos de São Tomé e Princípe. Vai em frente Pinto. Tudo kuaçé nom ká pôji kuê

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top