O Pai dos pobres (Aurélio Martins) merece mais gratidão de todos nós

Por falta de coesão interna e articulação política, Aurélio Martins, candidato do  MLSTP/PSD  às presidenciais de 2011,  foi derrotado nas urnas sem chances de ser guindado a segunda volta.

Não é segredo para ninguém que muitos camaradas do MLSTP/PSD torciam alegremente para o fracasso de Aurélio Martins, o jovem democrata que, na minha opinião, apresentou um dos melhores projetos de estado para o país, que ia muito além do valoroso slogan, ´´Um Tempo Novo Para Todos´´.

Aurélio não perdeu as eleições por falta de experiência ou capital político.  Perdeu, sobretudo, por causa da sabotagem bem orquestrada por parte de alguns camaradas contrários a renovação e a injeção de sangue novo. Pesou ainda mais quando os nomes fortes na nomenclatura do partido decidiram formar um cordão de isolamento em torno dele, para atirá-lo a sua própria sorte. Com mais de três candidatos o MLSTP/PSD viu seus votos se dispersarem e migrarem para outras candidaturas. Aurélio não teve culpa. Naquele cenário, com pesadas nuvens densas de discórdias internas pairando no ar, era impossível ele brilhar.  A sua salvação estava nas mãos do povo, dos eleitores. Penso que o povo santomense, deveria ajudar um pouco mais Aurélio Martins. Deveria demonstrar maior gratidão.  Em seguida digo o por quê.

Aurélio Martins. Para além de jovem, é dinâmico, empreendedor, e mais importante: valoriza e incentiva a promoção social dos mais desfavorecidos. Entre todos os candidatos do seu partido, ele era o único que ainda possui uma imagem imaculada. Nunca ocupou nenhum cargo ministerial, ou de gestor no aparelho do estado. Nunca foi réu, argüido ou cúmplice em atos de corrupção. Pelo contrário, sempre defendeu através de suas ações e benfeitorias a justa distribuição da riqueza nacional.

Nas vestes de empresário/empreendedor, gastou de seu próprio bolso para ajudar  pessoas que nem sequer conhecia. Nenhum outro político ou empresário foi tão caridoso, generoso e benevolente quanto Aurélio vem sendo. Ele é uma espécie de “Pai dos Pobres”.  Como deputado, é um dos poucos que possui uma imagem preservada, limpa, e se tivesse alguma nódoa, seriam nódoas incolores que, o eleitor não teria olhos suficientes para ver, e a oposição não teria forças nem argumentos consistentes para atacá-lo.

É aqui onde a equipe de Aurélio deveria ter apostado as cartas mais valiosas, divulgando ao máximo a vida do garoto (pobre) Aurélio, que emigrou ainda jovem para Angola, lutou e batalhou muito, conseguiu vencer na vida e por amor à sua nação, aos cidadãos e a seus condescendentes, regressou para colocar suas impressões digitais no desenvolvimento de São Tomé Príncipe. Construiu um império empresarial. Não partilhou sozinhos os ganhos. Não acumulou os lucros. Distribuiu seus lucros, ajudando os mais pobres. Os mais necessitados. Os jovens desamparados e órfãos da falha política de assistência social dos sucessivos governos.

Aurélio para esses personagens, em várias circunstâncias fez papel de pai, e assumiu responsabilidades mais estritamente reservadas ao governo do que aos cidadãos comuns. As inúmeras bolsas de estudos que ele atribuiu aos jovens é prova inequívoca disso. Ele é uma espécie de pai dos pobres. Por caráter e por personalidade.  Não vem de família abastada. Não subiu na vida na base do compadrio. Chegou até onde chegou por mérito próprio.  Conquistou tudo o que tem, pelo próprio suor, sem apoio de nenhum delfim da política, ou falcão do mundo dos negócios. Fez tudo por esforço próprio e por merecer.

Seria interessante, ver na campanha de Aurélio, o depoimento de jovens que sem esperanças nem perspectivas, com a sua ajuda conseguiram sair para o exterior em busca de formação técnico-profissional e superior, e que hoje estão contribuindo para o progresso do país. O depoimento desses jovens no material audiovisual da campanha tocaria a mais fina sensibilidade de qualquer pessoa, com ou sem coração.

Para um país como o nosso, que já  teve presidentes de todas as espécies, não seria nada mal buscarmos uma nova experiência. Aurélio estava a um passo de entrar para a galeria da história nacional como o presidente mais jovem da nação, democraticamente eleito. Devíamos colocar de lado todos os receios para o triunfo de Aurélio. Só que para isso, seria ótimo que o MLSTP-PSD, acabasse o quanto antes, com as querelas internas dos candidatos. Para isso, bastava apenas o partido em voz única e num coro firme, apostar o seu voto de confiança em Aurélio, atual líder dos sociais democratas.  Mas as divindades sagradas do MLSTP/PSD quiserem colocar pedras no caminho do jovem político.  O povo deveria ter feito mais. Deveria ter sido mais grato, votando apenas um pouco mais em Aurélio. Afinal, Aurélio Martins, o “Pai dos Pobres”.  estava, efetivamente, em altura de ser  um excelente  chefe da nação.

Mas apesar da derrota, para Aurélio nada está perdido. Aliás, ele ganhou mais notoriedade e consistência política.  Nos próximos pleitos ele pode ser uma aposta forte. Mas para isso, há muitos terrenos, mais tortuosos, do que planados, a serem preparados e desbravados por ele. Mas por agora, o que interessa mesmo, é o futuro político de Aurélio Martins. O que será que os senhores feudais do MLSTP/PSD estão reservando para ele? Qual será a sentença que as divindades sagradas do reino do MLSTP/PSD irão ditar para Aurélio Martins?

  1. img
    Daniel Responder

    Puro artigo de opinião. Qualidade média. Evidencia a incoerência de quem o assina, pois fosse coerente e (i) tê-lo-ia escrito e feito publicar antes das eleições e(ii) nunca teria manifestado tendenciosa mas legitimamente a sua preferência por Filinto Costa Alegre…a não ser que a preferência manifestada por Filinto tenha por base outras razões que não as supostas imagem, obra, visão e mais – valia de Aurêlio Martins. Uma das duas, ou aos olhos da articulista Filinto era o melhor canditado, caso em que este artigo de opinião não corresponde ao real pensamento da sua autora ou então Aurélio Martins era o melhor candidato, caso em que a articulista deveria ter dito em tempo útil não só a sua preferência por Filinto (o que fez) mas também o motivo porque o preferiu. É que o presidente é (só) 1, e não vale a pena jogar, antes e depois, em dois tabuleiros, sejam eles dos derrotados ou não…
    Daniel

    • img
      # HeCoS # Responder

      S.T.P. – São Tomé e Príncipe, ” esta é a ditosa pátria minha amada ” Chêêê…! kê kuá ?

      Muito bem visto. Estou de acordo ctg caro Daniel. Ideias estas aqui apresentadas fora do tempo útil, dariam grande força ao candidato A. Martins obviamente. Mais como podemos ver ficou a desejar a imaginação, criatividade, maturidade… Quando a esmola é muita, o pobre desconfia. Ajudou, patrocinou, apadrinhou… fez algumas coisas, é verdade. Ainda assim, foi impaciente, não soube cautelar, dar tempo e somar os pontos. Pelo sim/ pelo não, ficou como visto mais 1 ambicioso pelo poder. A ganância não leva a lado nenhum. Acredito que nem tudo está perdido, agora vamos ver se continuará com as suas estimadas obras sociais de caridade ou se fica por aqui.

      Força.

      • img
        Santa Marta Responder

        Este comentário de que Aurélio devia esperar e acumular pontos vem dos leões e corruptos do MLSTP/PSD. Os manchados, responderam na justiça, recebem apois de partidos homóloghos e repartem entre membros da comissão política no riboque e alguem que tenta por fim a situação não encontrará adeptos. Fiquei surpreso com o comentador Juvenal Rodrigues, a pessoa que tive grande consideração a comparar Aurelho e a Maria das Neves e a promover a Maria das Neves para Liderar o MLSTP. Credo. MLSTP merece ter melhor lider como os irmãos Couto, Raul e outros tantos. Maria das Neves, Adelino Izidro, Rafael, Alcino, Jorges devem ceder e passarem, a segundo plano. Promover esses desonestos é um pecado capital.

        • img
          # HeCoS # Responder

          S.T.P. – São Tomé e Príncipe, ” esta é a ditosa pátria minha amada ” Chêêê…! kê kuá !?

          Pois, muito bem dito e volto a repetir deveria esperar, dar tempo e somar os pontos. Com tão pouco tempo na política, ja quer saltar directo ao cadeirão do palácio da república ? Nao é na presidência q está o poder de governar, mudar e fazer desenvolver o país. Aliás, 1 só pessoa, nem 2 ou 3, vão mudar S.Tomé e Príncipe. Há q se juntar esforços mútuos, quer estatais, partidários, individuais.., congregar ideias, projectos enriquecedores em prol do desnvovimento comum. Em tao curto espaço de tempo, ja quer cobrar ao povo pelos seus feitos.
          Os sãotomenses não são tão burros quanto s julga. ehehehe…
          fui…

    • img
      SaideBaixo Responder

      Daniel discordo da tua opinão embora seja uma perspectiva possível de análise. Há preferências pessoais que não anulam os factos. Filinto Costa Alegre sem sombra de dúvidas era o candidato mais impoluto, mas só isso não basta. Friamente analisando todos os prós e contras temos de ver que entre os verdadeiros candidatos acabou por vencer o que congregou mais quadrantes. Foi buscar de todos os candidatos vencidos o apoio necessário para vencer. (por pouca margem é certo, mas o que importa é o resultado final) O artigo da Carlile desta vez é desprovido de coerência, porque não versa sobre os factos reais. É um punhadod e inverdades, ou de distorções da realidade. Quem não sabe que Aurélio Martins não tinha pernas para andar, quanto mais (con)correr as eleições presidências. Um homem que chega a liderança do maior partido de STP só por isso já se devia dar por feliz. A meu ver deveria ter trabalhado para reforçar uma opisição forte ao inimigos externos em vez de criar divisões internas desnecessárias. No pseudo, forjado congresso em que se auto-elegeu candidato do MLSTP para presidências ficou provado que não tem postura, não tem respeito pelos estatutos e normas que ele prórpio se comprometeu seguir e cumprir.
      E ao invés de assumir os compromissos e honrar a sua palavra, apoiando a Maria das Neves que lhe deu o apoio imprescindível para assumir a liderença do MLSTP em troca do ostentivo e expresso apoio a sua candidatura, utilizou dos mais baixos golpes. BEM FEITO, o tiro saiu pela colatra e agora resta cavar a sepulturam o fim está muito próximo. A mais curta estadia na liderença do MLSTP que terá um longo processo de recuperação, pois as brigas vieram para ficar, mesmo sob o signo do Pinto da Costa, tal é a avidez e sede de poder nos bastidores desse que outrora havia sido o mais disciplinado e organizado partido.
      Voltando ao Aurélio, o povo santomense deveria mostar mias gratidão a ele porquê?!! Que fez ele de tão louvável, bolsas aos filhos da terra para depois sobreviverem da prostituição, dos biscates, das esmolas. Não sei em que realidade e números a Carlile se foi basear, basta ouvir uma amostra dos alunos que estão a penar lá fora para deitar por terra esse discurso. Imagem imaculada de empresário… não me faça rir, a obra da embaixada de Angola é exemplo de excêlencia, está parada e o dinheiro que já foi avançado dava para fazer dois edifícios como o da Agência nacional de Petróleos e outro como a sede do Afriland(esses sim referências de empresários/empresas sérias). os funcionários sem receber salários durante alguns meses (os que antecederam a sua ascenção a liderença do MLSTP também podem (des)abonar o seu carácter. Estavemos à beira do abismo e ao contrário do que disse o outro não demos um passo á frente, soubemos recuar. Nesta segunda volta fui obrigado a votar Pinto, pois entre dois males o menor. Mas se o Aurélio fosse a única alternativa, eu teria emigrado e de muito bom grato renunciaria a cidadania deste STP. Vamos ser sérios se há duas pessoas que jamais poderia ser presidentes e diria de cara este e o Delfim, convenhamos. Essa de “Pai Grande” e “Pai dos Pobres” serve como uma luva para ilustar o estado das crianças e jovens do país… estão ÓRFÃOS! Pois para estes tipos de pais, mas vale ter padrastros!!!

      Escreves bem mas não basta não dar erros gramaticais e ter coerência e articulação com as palavras, elas precisam de corresponder a realidade.

      Tenho dito

    • img
      Observador Responder

      Este artigo é simplesmente hilariante!!

      • img
        Observador Responder

        O artigo da senhora Carlike, claro!!!

  2. img
    Mak Responder

    Pois é . Enquanto existir esses mais velhos corruptos do MLSTP e se os jovens deixarem ser influênciados por eles, Aurélio terá sempre problemas. Aurélio não teve bons alinhados na campanha por isso não ganhou. Tinha tudo para ganhar, mas os seus gestores de campnaha deixaram a desejar. Mas seja como for Aurelio precisa continuar fazendo caridade aos mais carenciados. Esta virtude ele vai colher no céu quando morrer. Porque para politica voce deve ser máu , mentiroso e corrupto. è nesses tipo de gente q povo sempre vota.Fui..

  3. img
    jojo Responder

    Ele Aurelio Martins vai para rua, ele não tem talento para politica, ele foi temoso poque uma vez que o partido MLSTP tinha 2 candidata Maria e Elsa ele não devia entra na corida,e como ele é ganancioso agora esta queimado, sai fora , voçê não vale

  4. img
    Ovumabissu Responder

    Xxxiiiii…. Mas que artigo mais despropositado e falacioso. Aurélio Martins limitou-se a colher o que semeou, nada mais. Só se pode queixar dele próprio.

    As suas acções ditas “filantrópicas” sempre tiveram como finalidade dar suporte às suas ambições políticas.

    Verdadeiro filantropo não se mete na política. Faz sem olhar a quem, nem espera qualquer tipo de retorno. “Pai dos pobres” uma pinóia!

    Já começa a ser cansativo esse rol de “cognomes” dados aos políticos da nossa praça! Acho mal os jornalistas participarem activamente nestas “fantochadas”.

    • img
      SaideBaixo Responder

      Subscrevo na íntegra…

  5. img
    somos todos primos Responder

    Antes de mais eu gostaria de agradecer a todos quando deram a aurelio martins o seu voto na primeira volta das eleçoes.
    Aurelio martins nao perdeu as eleçoes , mas sim nos os santomenses é que perdemos uma grande oprtunidade na mao deste senhor, de entrarmos num tempo novo para todos

  6. img
    Madalena Responder

    Aurelio MArtins, tem apenas mais uma vantagem, para além do que ja disse a articulista. Ele é trabalhador e empreendedor.
    Com estes valores consegue-se tudo na vida, é preciso cautela. Quem são os detractores ou mesmo depreciadores do Aurelio MArtins?

  7. img
    Cabo Responder

    viva aurelio martins

  8. img
    Bejunto Aguiar Responder

    Cara Carlile,

    Paciência, sabedoria e virtude era tudo o que se pedia ao Aurelio Martins. Apenas um pouco. Tinha tudo para dar certo, mas a sua ambição foi mais alto que a razão. Ganhou a presidência do partido com promessas e traiu os seus apoiantes sem antes ter tempo de se afirmar no partido como líder. O resultado foi vergonhoso. A única coisa que terá que fazer agora é subir a montanha de novo. Alcançar o cume não será uma miragem mas será sem duvida extremamente complicado. O povo tem memória curta.

    Sem duvida que as obras feitas pelo AM contam e são de salutar mas houve muita gente ferida no MLSTP.

    Bejunto

  9. img
    É prá Saber Responder

    Você Carlille é mesmo ironica, acho eu.
    Depois de lamentar sobreo teu derrotado, agora parece suplicar pelo Aurélio.
    Sobre qual dos derrotados irás falar na próxima edição?
    É que são tantos e estou curioso para saber o que irás falar a respeito de cada um ser fores justas.
    Você e o Aurélio têm que aprender a reaprender muitas coisas também.

  10. img
    kwatela Responder

    se realmente o sr aurelio martins fossetd isto k a sra diz,ele teria que pura e simplesmente por o seu lugar a disposicao no partido.a ambiçao desmedida pelo cadeirao presidencial cegou-o e quem brinca com fogo queima. resta-lhe convocar um congresso e por a sua liderança a prova e nao esperar que os militantes o escurrrrrrrrassem de la. como jovem que é tera tempo suficiente para reflectir e pagar as dividas e logo se verá!!!BEM HAJA A TDS

  11. img
    chana Responder

    Nao tem como , isto sim e fim que nem teve inicio , nao sei como ele tera que pagar as dividas . Mal comecou terminou , a maratona e longa , e preciso ter folego.
    Ate ver.

  12. img
    Jovem Santola Responder

    Em partes, concordo com o artigo. Aurélio Martins ajudou muita gente, desde cerca de 4 anos atrás…sempre foi “mon beto”, e isso sempre foi interpretado como campanha. Haviam pessoas que já tinham certeza de que Aurélio Martins se candidataria para a presidência. Eu sou um deles. E foi por esse motivo que ele ñ chegou muito longe, ele foi óbvio demais, ñ sei! Eu sou um dos que pediu socorro a Aurélio Martins para poder estudar, infelizmente sem sucesso. Mas eu seri tentado a acreditar que Aurélio Martins seria o melhor candidato se ñ hovesse Manuel Pinto da Costa nem Filinto Costa Alegre….

  13. img
    somos todos primos Responder

    as pessoas foram pagas milhoes de dobras para poderem acabar com os dois maiores comicio de Aurelio Martins, nos distritos de agua grande e mezoche, tudo isso contribuiu para o fracasso dele, imagina um candidato que nao faz comicio nos dois distritos mais populoso do país, ele nao mereceu isso, uma pessoa humilde,amigo de todos ajudou tanta gente ate ficou conhecido em sao tomé e principe como PAI OS POBRES. o futuro politico de aurelio martins nao para por ai, apenas teve seu inicio. força aurelio martins que deus te ajude nos proximos anos.

    • img
      l Responder

      Aurelio Martins deveu muita gente (activistas de campanha e nao so). Como ele nao pagava o que devia, entao as pessoas foram aos comicios para apoderarem-se das colunas e equipamentos de som como forma de pressao para ele pagar o que devia. Infelizmente os equipamentos nao eram propriedades de AM, por isso os membros do proprietario dos equipamentos na defesa destes entraram muna grande briga com os invasores que tentaram apodera-se dos equipamentos e alguns foram parar a policia.
      As pessoas nao foram pagas coisa nenhuma.
      AM continua a dever muita gente que para ele trabalhou durante a campanha.
      AM e uma grande vergonha para os camaradas do Riboque.

  14. img
    S.T.P no coração Responder

    Faltava povo santomense consciencia mutua para com Aurélio Martins… ele apresentou um bom projecto pra País… tem boas intençoes mas povo optou por corrptos..kem perdeu eleiçoes nao é Aurélio Msrtins é povo santomense… muitos k criticaram Aurélio tentaram com vida de Aurélio vai lhe pedir favor… tomaram banho de campanha dak a pouco vao sentir fome… vao recorrer ao Aurélio Martins ele é Pai dos pobres… politico k mas fez algo pra santomé.. mexmo assim povo nao tem olhos pra ver..

  15. img
    Miss Janes Responder

    Povo perdeu oportunidade de ter um homem k ker trabalhar k ker reeconstruir santomé… Aurélio Martins aqueles k votaram em te sao aqueles k admiram teu trabalho..fica a saber k em santomé muitos te odeiam… muitos sao teus amigos vigindos…. povo santomense é um povo sem memoria…. xtou indignado com esse povo… santomé esta nesse descalabro pork nao temos consciencia… viva Aurélio Martins

  16. img
    Patricio Fernandes Responder

    Se Aurélio Martins tem divida é normal kem nao tem divida nesse mundo.. kem nao tem divida em santomé… S.T.P, é um País individado… mim diz qual é o candidato kfez campanha com seu proprio dinheiro… se for seu proprio dinheiro de onde ele tiraram… e pork eles nao fiseram algo pra país a mas tempo… santomense sao judas… povo mal-diser

  17. img
    Senhor Parvo Responder

    Aurélio Martins povo perdeu oportunidade de ter um homem inovador.. empreendedor.. batalhador no poder… muitos k estavam contra vc … muitos k apostaram no outros candidatos ainda vao te pedir favor… eles sao judas

  18. img
    oldayr salgueiro Responder

    A lei nem sempre julga para condenar os culpados, muitas vezes cai um inocente nas garra da lei e vai para cadeia , isso aconteceu com o Aurelio um homem bom de um coração enorme e tem valores adimiraveis como pessoa , eu acho que polica nao foi feita para pessoa que ama e sonha mas de qualquer forma ele pode e deve continuar na politica e continuar a sonha para um STP melhor . Força A.M

  19. img
    O MAIS CERTO Responder

    VIVA O POVO!

    • img
      Daniel F. Responder

      Esta senhora deveria saber que a política não é uma actividade de natureza filantrópica como já disse alguém acima. Só vai para política quem quer e quem pode. Isto implica ter ideias, um projecto, uma equipa e inteligência. A senhora disse que o Aurélio Martins tinha o melhor projecto para o Estado (que coisa aberrante vinda de uma jornalista) e no entanto não especificou os contornos do referido projecto. Além disso, a senhora deveria saber que em política, perder, não é sinónimo de não se ter ou não a razão e que a gratidão, como ela pensa, não existe em política. Os políticos não andam a fazer política esperando gratidão do povo. Só vai para lá quem quer e quem tem meios e condições não podendo esperar, nas derrotas ou vitórias, gratidão ou ingratidão do povo.
      Isto é básico e qualquer jornalista que se preze deveria saber isto a não ser que esteja a fazer um frete a alguém. Nunca esperei que os jornalistas do meu país se prestassem a este papel tão pequeno e mesmo assim exigissem superioridade moral e ética aos políticos. Enfim…
      Daniel F.

  20. img
    Fela dí bê Responder

    Ainda estamos em campanha para eleições presidenciais!? Não entendo quantos presidentes esta Jornalista quer para STP… Num momento apoiou o Filinto Costa Alegre, e agora depois de terminado as eleições aparece cá dizendo que morria de amores também por Aurélio Martins!?

    Culpa não é tua, é do jornal Téla Nón…

  21. img
    cubas Responder

    Cara autora, isto de que ele “apresentou um dos melhores projetos de estado para o país”,tem muito que se lhe diga. Em primeiro lugar, de que programa está a falar? Será o tal projeto de sociedade, que mais não é senão cópia do programa eleitoral do partido dele? Este não foi elaborado por ele, foi da anterior direcção do MLSTP (o tal programa novos horizontes/ ganhar o futuro).
    Sem ofender, achas mesmo que ele está em condições de eleborar um programa desse? Se nem a tese de licenciatura ele conseguiu fazer! teve que pagar um tal sr…para lhe fazer o documento.
    Francamente! Pai dos pobres?!…

  22. img
    Tente outra vez Responder

    Possas porque pai dos pobres e não dos ricos?
    Pobre já é pobre ainda acrescenta-lhe um pia falhado. É pesado de mais pá.
    Mas enfim, serafim, sem fim é bom que vá a Costa de Marfim de Férias.

  23. img
    sulila miranda Responder

    Dra jornalista, o que é isso? Porque agora todos são Drs. Aurélio também é Dr, só que da Univ Dr Manuel Vaz. Sra jornalista o que vem a ser isso, sra está doida ou vive disso? Recebe para escrever coisas dessas? Olha se a sra é jornalista deveria estar mais informada, mas va até Angola e converse com qualquer um que tenha um pouco de conhecimento da vida empresarial angolana e vai perguntar como é que esse cidadão está ainda solto perante tanta falcatrua. Guadá cuá sca bi! E a sra tem pena do Aurélio, porque não fica com ele? Pois que tipo de político é ele que sabendo de antemão que o Partido já tinha 2 candidatas mais 1 que é do Partido mais ia como independente ainda se mete no barrulho eivado de ambição pelo poder?
    Ele que vá pro inferno, tocar sinos para os diabos e voce também vá com ele.
    E não só! O Aurélio quando entrou para a corrida à presidência do MLSTP, não sabia onde ia se meter? não teve que fazer acordos? Porquê é que não cumprir? Oh sra jornalista, sra vai catar agua com cesto e não tente nos enganar! a sra não vai longe porque não tem opinião própria, está como Evaristo, é pau mandado!

  24. img
    Buzio sem pena Responder

    É com erro que se ganha experiencia, Aurelio cometeu um grande erro, a ganancia do poder foi a maior cegueira.
    1º- Ainda nao mostrou trabalho
    2º- Quis cobrar em pouco tempo tudo que deu aos mais desfavorecidos. isto nao é bondade é malvadés.
    Enganou-se com o populismo, mais de momento nao é o que o povo quer. Foi o pior aluno da lista dos candidatos do MLSTP/PSD e chumbou, perdeu azeite, perdeu matété, é para ganhar juizo
    fui…

  25. img
    JF Responder

    Na realidade Aurélio Martins fez muitas coisa boas, mas isso não lhe dá automaticamente o direito de ser o PR. Se assim fosse, todos que praticam obras de caridade seriam PR. Aurélio Martins tinha uma forma simples e rápida para resolver o problema do candidato a ser apoiado pelo MLSTP/PSD que é a seguinte. Levar a decisão para os militantes fazendo congressos extraordinários distritais em vez de se limitar apenas em conselho nacional. Fazendo congresso distrital, seria a base a decidir quem o partido iria apoiar e tb já estaria numa pré campanha o q iria fortalecer o candidato a ser apoiado. E os derrotados não teriam imagem para candidatarem independente. Mas, de qualquer forma, já é tarde, fica a lição. Agora penso q ele deveria deixar a presidência do partido uma vez que ele provou a incompetência política.

  26. img
    miguel Responder

    como queriam que o aurelio ganha-se as eleiçoes se ele nao tem uma bagagem sustentavel para o ser. gato com o rabo de fora e complicado…deixando dividas com os ex trabalhadores quer em angola como em s.tome…comprando a consciencia das pessoas…bloqueiamdo o matrimonio de um pacato cidadão em detrimento ao seu matrimonio so por ter sido no mesmo dia….incrivel para quem quer governar um Pais…meu presidente ele não seria de geito nenhum…faltou-lhe a maturidade e traqueio politico de base solida e sustentavel….felicitaçoes..

  27. img
    Pipa capa Responder

    Ele Aurelio é ganancioso, agora esta quemado ele quer dar passos mais que as suas pernas,ele devia ficar na presidencia do MLSTP da que a 3 anos ele poderia ser o primeiro Ministro trabalhava para o país, e depois candidatava se nos procimos 10 anos, assim dava certo, agora teve furia agora toma sai fora voçê não vale.

  28. img
    Pipa capa Responder

    esta senhora deve ser namorada do Aurelio Martins

    • img
      Tente outra vez Responder

      Afinal( é gaja da Aurélio, né?), até que a garota tem boa aparencia para ser 1ª Dama, mas pelos vistos perdeu a carrona.

  29. img
    zeme almeida Responder

    Nao entendo esta jornalista!Um dos artigos ali passado no Jornal Tela-Non a senhora Carlile Costa Alegre dizia que o candidato muito bem posicionado seria o Dr.filinto Costa Alegre!Agora veste outra pele dizendo que o Aurelio Martins merecia mais apoio do povo para cargo de presidente da republica.Esta jornalista,foi uma das que fez campanha directamente a um cantidato neste espaco.Viva RDSTP e viva verdade.

    • img
      Conóbia cumé izê Responder

      Aurelio Martins foi sabotado a nivel interno e internacional.Mais o mundo não acaba hoje.O Aurélio Martins tem que ser um indivíduo que respeite escrupolosamente a organização,planificação e os objectivos por ele difinidos.O Aurélio Martins nunca deveria assumir nessas alturas a presidencia do MLSTP/PSD.Atrás do mau tempo virá o bom tempo.Que Deus lhe abencoe e lhe dê vida longa.Nada esta perdido.Há muito tempo ainda pela frente.fui

  30. img
    zeme almeida Responder

    Pai dos pobres porque?Entao andaram a extorquir o homenzinho o seu dinheiro,como recompensa,os pobres obrigatoriamente haveriam de dar-lhe o seu voto?Em poucas palavras significa{BANHO}.Entao o senhor Aurelio andou a dar os pobres banho antes da campanha!Abaixo a compra de consciencia.

  31. img
    CONSTATEI Responder

    Verdadeiro pai dos pobres é aquele que os ensina a pescar e não este que limita-se apenas a dar peixe colocando os mesmos numa interminavel dependencia. Essa politica de dar dinheiro as pessoas sem que elas se tenham sacrificado para tal esta dando cabo do nosso STP.

  32. img
    conde Responder

    Nao sei que tipo de jornalismo faz esta senhora jornalista.Nao e de surpreender quwe em STP de hoje tudo e diferente.Mas como profissional de comunicacao deixa muito a dejar.

  33. img
    Mak Responder

    Senhores fobados e invejosos. O sec 21 é o pleni sec dos jovens. è o momento de nós aproveitamos a inergia e a disponiblidade dos jovens. O povo escolheu um pécimo PR para S.tomé. Aurelio Martins combinava mais com a nossa realidade atual aonde a juventude está tomando conta da situação. Pinto ja due o q tinha para dar. è antequado.Nos proximos anos Aurelio vai ser sem dúvida Presidente de S.tome E Principe. Tomem nota…Invejosos.Deixa la de ostilidade. Vamos apoiar iniciativa jovem. Por isso é q o país não está a desenvolver. Apostamos sempre nas mesmas pessoas.Quando é que teremos um Presidente da nova geração. Sei que os velhos irão comentar a minha mensagem. Ma fé..

  34. img
    Irmão Bailundo Responder

    Sinceramente!Há irmãos Santomenses que parecem não ter coração.A pesar de que este é um lugar de ideias livres junta-se por parte e isto é um facto o descenso e se calhar ideias curtas e pequenas.Xtá certo que o país é pequeno mas por não se deve conseber que as pessoas pensem pequeno…..
    Comessando pelo programa de Aurélio Martins foi de facto o melhor ou um deles.O programa do MLSTP pelo que sei não tem nada a ver com o dele.Existem pessoas que os seus compentarios viram-se claramente para questoes odeosas!São estas pessoas que o prejudicaram na sua caminhada.Mas porque Deus escreve direito em linhas tortas algum dia a justiça será feita.
    Pinto da Costa desapareceu da vida politica a pouco mais de 20 anos e nada mais tinha feito para ajudar os seus compatriotas.Um cidadão Santomense em Luanda pediu os seus prestimos e categoricamente P.C respondeu-lhe que não ajudaria nenhum Santomense em Angola.Mas hoje Foi eleito por este mesmo povo.Agora eu pergunto!Será que foi mesmo eleito?
    Ora bem!Detetaram-se claras sabotagens ao longo de toda a campanha contra A.M e isso todo o mundo viu.Isso é que é Democracia?Os panfletos espalhados por todo São-Tomé?
    Portanto,na vida conforme tem se dito as pessoas aprendem com os erros.Assim na minha opinião o MLSTP ganhará e muito se manter A.M na Presidencia e cumprir o seu mandato e projecto eleitoral partidario.
    Concordo qdo se diz que A.M devia merecer a confiança da familia Social Democrata.

    • img
      Robo Responder

      Aurelio Martins voçê quis aproveitar das pessoas mais pobres,mais te saio caro, voçê ainda vai ser preso, tens de prestar contas de todo dinheiro que te deram emprestado,qua esca bi,rssssssssssssssssssss

  35. img
    Madalena Responder

    Para Aurelio MArtins:
    “Há homens que lutam por um dia e são bons; há outros
    que lutam por um
    ano e são melhores; há aqueles que lutam por muitos anos e são muito
    bons; porém há homens que lutam por toda a vida: esses são
    imprescindíveis. “-(Bertold Brecht)
    A Luta continua. Melhor agora é distanciar-se dos detractores, entregar a liderança do Partido a Elsa,MAria, Tiny,Quintas 1 e 2, (AMaro e Pinto). Mas tem de fazer mais coisa que ei de lhe dizer pessoalmente.
    Obrigado.

  36. img
    Petroleo bruto Responder

    Depois de 36 anos de In(dependencia), STP vai colocar um representante consular em Cabo Verde, sendo certo que os patricios ai residentes, cerca de 2 mil, poderão exercer o direito de voto. Dr Patrice foi muito lento. Agora deve ter o aval de Pinto.
    Como dizia uma amiga minha, “Só de Graça”

  37. img
    Petroleo bruto Responder

    Em São Tomé e Principe quem é competente politico?
    Quem?
    O País desgovernado, tinha todas as condições para ser um bem país, mas a falta de politicas que também é politica fez o resultado que temos. STP.
    Fradique Menezes nunca esperou entregar pasta ao Pinto da COSTA. Isto não estava na Aurora do seu Pensamento.
    Fradique disse em 2001,na Praça da Independencia, por altura de encerramento da campanha presidencial que ele é que escrevia discursos para Pinto da Costa.
    Quero ver discurso de Fradique, o Ultimo como chefe de estado.

  38. img
    Petroleo bruto Responder

    Pinto da costa deve fazer prova dos seus bens!
    Tinha até ultimamente um Hyunday Galoper, vamos ver a saida dele. Dinheiro no Banco, não deve ter

  39. img
    soba Responder

    se o aurelio fosse tão bom assim, a empresa gibel não teria morrido, nem os funcionarios ficassem sem salario durante varios meses.
    Agora ele vai de onde veio.

  40. img
    Digno de Respeito Responder

    A pior coisa que pode acontecer ao homem é quando ele próprio desrespeita as suas palavras. O excesso de promessa provoca fracasso. O caso de Aurélio Martins ficou claro que “cada pássaro contenta com as suas asas”. Por conseguinte, voa de acordo com as asas que possue. Mas, parece-me que não foi o que aconteceu ao amigo Aurélio, não soube ser estratega e jogou tudo a perder quando diz-se por ai que um grupo de jovens foi a sua procura no último dia da campanha ao ponto do comício não se realizar. Isto significa que as pessoas que têm cara de parvos nem sempre são parvas. Por isso, elas não falam mas sabe e conhecem o momento para humilhar.

    Acho que Aurélio M. deveria ser o primeiro a respeitar tudo quanto fez de bom (aparentemente) a sociedade santomense. quando nós desrespitamos a nossa própria casa, os vizinhos agradecem a oportunidade. Isso é mau.

    O que aconteceu e aconte a este jovem AM, pode servir de lição para todos outros que pretende fazer um percurso digno.

    só vos digo uma coisa: aqueles que enganam aos outros um dia serão tb enganados e nem todos que fazem o bem são vangloriados aos olhos dos outros.

    Felicidades a todos santomsenses.

  41. img
    Rio de Ouro Responder

    Pinto venceu porque sempre acreditou, não se resignou perante às anteriores derrotas.
    Se o Aurélio quiser vencer, tem que fazer o mesmo, acreditar…trabalhar e dar tempo ao tempo. Nunca se resignar.
    Se o Aurélio acreditar pode chegar à PR sem ser por via MLSTP.
    Bem haja.

    • img
      Falar não pode Responder

      Congratulo plenamente contigo, o homem tem que ser perseverante se possível abandonar mesmo o MLSTP/PSD que pelo visto não ajuda em nada os jovens políticos.
      Viva Aurelio Martins

  42. img
    Mika gomes Responder

    Entro neste patente-papo para dizer o seguinte:
    Faltou AM dinheiro e gente honesta ao seu lado.
    Mas a maior tristeza de tudo isso; Ver o Patrice Trovoada a matar a mudança que o seu Pai e tantos outros seus corigionarios, deram inicio no inicio de 90, com fim de Monopartidarismo. Tudo deve ambição pessoal de um filho francofeno, que quero ser rico a todo custo.
    Tenho toda certeza que no interior dos protagonista da Mundanca podiam encontrar um Presidenciável.
    Hora vejamos: Delfim Neves, Arzemiro dos Prazeres, Tome Vera Cruz, Afonso Varela, Levi Nazaré, Carlos Neves, Felintro Costa Alegre, Norberto Costa Alegre. O Evaristo Carvalho não tem imagem física para atrair o eleitorado, homem visto com gente de recado dos Trovoadas. Faltava o Patrice Trovoada baixar a sua arrogância. Gastava menos dinheiro e continuava firme com a bandeira de mudança. A sua ambição deixou o Pinto quebrar a dinâmica. O Patrice pagar carro com esta ganância desmedida.

  43. img
    catia Responder

    Olá.
    Primeiramente, o Aurélio Martins não tem escrúpulo, é ganancioso e pensa que o dinheiro fabrica-se pra bolso dele. É dos piorios ditos políticos que apareceram no nosso País. Credo, mais um Fradique seria uma desgraça. O Aurélio só é Presidente do MLSTP por causa de alguns corruptos que enganam por meia dúzia de dólares, como é o caso de Jorge Bom Jesus, um homem intelectual que arrasta-se atrás do Aurélio, não por convicção, mas sim por meia dúzia de doláres pondo a sua imagem em risco. O Aurélio não tem carácter, tome o exemplo no dia do seu casamento para tirarem conclusão final. Não sei se esta menina recebeu algum para tecer tal opinião. Este aldrabão nunca mais devia ter espaço em S.Tomé. Que deus nos abençoe.

  44. img
    Malébobo Responder

    Quando o senhor Aurelio Martins andava a destribuir reboçados, todos comeram, pesando ele que estava no caminho certo, mas era preciso um pouco de visão, basta saber onde estão Rafa, Maria, e outros so tinha que ter este desfecho, obrigado, fui,

  45. img
    Genero d'almeida Responder

    Não concordo, quem abandona o barco é mau comandante, mesmo se um dia quiser comandar outro barco vai lhe ser dificil.
    Nós somos do MLSTP/PSD, queremos ver o Camarada Aurélio a frente do partido, por isso dicemos variadíssima vezes, não candidata, foi temoso e viu resultado. Ele vai continuar a derrigir o partido, vamos ver o resultado dentro de um ano de balanço, se falhar, outro lider, para conduzir o barco.
    Vocês estão na diaspora não conhecem realidade do partido, vão para Lembé e Caué, gente com fome a comer fruta com coco todos os dias, casas estragas sem minimas condições de vida.
    Sou membro da comissão politica e conselho nacional, o presidente vai sim continuar.
    Alcino Pinto, Maria das Neves, Amaro Couto, Rafael Branco, já não têm espaço no partido para liderar, são todos corruptos.

Deixe um comentario

*