Presidente da República ausculta partidos políticos com representação parlamentar

Os quatro partidos políticos com representação parlamentar, nomeadamente ADI, MLSTP/PSD, PCD e MDFM-PL, vão se reunir esta sexta-feira em separado com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa. Um exercício proposto pelo Chefe de Estado, e que se enquadra num dos eixos do seu projecto de sociedade, promoção da Estabilidade e da União Nacional.

 São Tomé e Príncipe, está farto de crises e instabilidades políticas. Garantia da Estabilidade Política e Governativa, foi um dos temas centrais da campanha política nas eleições Presidenciais.

Para além da Estabilidade Política e Governativa, Manuel Pinto da Costa, foi mais longe e propôs ao eleitorado a promoção da União Nacional. Proposta que foi aprovada por mais de 52% dos eleitores.

 Já nos primeiros dias como Presidente da República e Chefe de Estado, Manuel Pinto da Costa, começa a abrir canais de comunicação e de diálogo para forjar, um clima de concertação nacional, que possa reduzir as ameaças de instabilidade e ao mesmo tempo suscitar o espírito de União Nacional em torno dos grandes objectivos nacionais. 

A primeira linha de comunicação do Presidente da República foi aberta na última terça – feira com o Primeiro-ministro e Chefe do Governo Patrice Trovoada. O primeiro encontro entre o Chefe de Estado e o Chefe do Governo, após a tomada de posse de Pinto da Costa, demorou mais de 2 horas. 

As paredes do salão nobre do Palácio do Povo, foram as únicas testemunhas da conversa entre Manuel Pinto da Costa e Patrice Trovoada. No entanto o Téla Nón apurou que o encontro foi bastante produtivo. Foram estabelecidas regras de relacionamento entre os dois órgãos de soberania, e o Primeiro-ministro aproveitou para prestar ao novo Presidente da República informações detalhadas sobre os principais dossiers do país.

Aliás na véspera da primeira reunião com o Presidente da República, o Primeiro-ministro reuniu-se com a Governadora do Banco Central, Maria o Carmo Silveira, ao que tudo indica para ter informações mais detalhadas possíveis sobre a situação económica e financeira do país, e assim informar com maior precisão o Chefe de Estado, que como é sabido, aposta fortemente na luta contra a pobreza. Conquista que só será possível com o aumento da produção de riqueza a nível nacional, e o estancar da hemorragia que a corrupção provoca nos cofres públicos. 

Importante nota de registo é o facto de após a reunião com o Presidente da República, o Primeiro-ministro ter reunido o seu governo em Conselho de Ministros. Note-se que a constituição política, defende partilha de responsabilidades entre o Governo e o Presidente da República nos sectores da defesa e segurança e dos Negócios Estrangeiros e Comunidades. 

Esta sexta – feira é a vez do Presidente da República auscultar os partidos políticos com assento na Assembleia Nacional. MDFM-PL, será o primeiro a ser recebido pelo Chefe de Estado por volta das 9 horas. Um exercício de auscultação das principais forças políticas do país, que se enquadra na proposta eleitoral de Manuel de Pinto da Costa, no sentido de promover a concertação, o diálogo interpartidário, para ganhar a estabilidade, lançar as bases para a União da Família são-tomense e assim ganhar o Futuro. 

A auscultação do Presidente da República aos 4 partidos com assento parlamentar, ADI, MLSTP-PSD, PCD e MDFM-PL, acontece numa altura importante. Tudo indica que o Governo, que é minoritário no parlamento, já estará a preparar o Orçamento Geral do Estado para 2012. 

Para além do papel do Chefe de Estado na promoção do diálogo e da coesão nacional, o poder minoritário (governo) no parlamento, deverá promover um ambiente de diálogo cada vez mais fluído e aberto, com a oposição maioritária, com vista a convergência de todos, para o sucesso do projecto do Orçamento Geral de Estado para 2012.  

Abel Veiga

  1. img
    Gaga Responder

    Sinais de implementação da parceria institucional estratégica que o Presidente da República defendeu no seu discurso de vitória. Bons sinais.

  2. img
    Matété Responder

    Diálogo com as forças políticas, prometido no discurso de tomada de posse. Bom sinal.

  3. img
    optimista Responder

    esperemos que as coisas mudem para melhor.
    que haja de facto o combate a pobreza.
    de facto o combate a corrupção.
    acabar com o deixar andar.
    aumento das receitas.
    redução das despesas públicas.
    rotatividade nos cargos públicos.
    que haja segurança e bem estar das populações.
    viva stp
    viva a democracia
    viva pinto da costa
    viva evaristo de carvalho
    viva patrice trovoada
    viva o povo de stp

  4. img
    ZE Mulato Responder

    Vamos aplaudir o Presidente Dr. Manuel Pinto da Costa quando ele fizer boas coisas para Sao Tome e Principe em beneficio de todos os Santomenses!
    Vamos tambem critica-lo veementemente quando ele tomar decisions contrarias ao interesse e contra o bem nacional.

    As criticas, no entanto, devem ser positivas e construtivas! Sobretudo, devemos, em primeiro lugar apresentar solucoes alternatives quando o criticamos!

    Criticar so para criticar sem sugerir outra opcao melhor de solucao or solucoes para este ou aquele problema nao seria a forma mais inteligente ou mais ideal de proceder.

    Aplaudir Pinto da Costa (Pai Grande) quando ele fizer bem, condena-lo quando ele fizer algo mal! Engajar com o civismo, respeito, e equilibrio.

  5. img
    ZE Mulato Responder

    Deputados e povo Santomense!
    Temos que aprender com o modelo Cabo-verdiano e outros paises que te^m demonstrado algum sinal de successo e progresso. Se olharmos a muitos paises vizinhos, a corrupcao parece ser algo do dia a dia. Sera muito dificil combater a corrupcao em Sao Tome e Principe. O mais perigoso e’ a situacao do nosso continente. A Uniao Africana e’ um escandalo de fracasso total. Obama e os paises da NATO insulturam-nos, Africanos. Ao inves de procurarrem uma resolucao diplomatica na Libia, esses paises, na maior parte do Ocidente, preferirram agir da forma como quizeram. Apenas mostra a inoperatividade do lideranca Africana no nosso continente. Ve a situacao do Costa do Marfim, Liberia, Ghana, Angola, etc. A elite Africana nao faz o suficiente para ajudar o povo Africano. A China e India entraram trair dar e tirrar, nao proteger e combater ao lado do povo ou de lado dos dirigentes Africanos. Temos que ser espertos e utilizar uma estrategia efectiva e eficiente para proteger patrimonia nacional e do continente. Favorecer a elite Africana, muitos dali sem duvida corruptos, e tambem favorecer os estrangeiros no nosso continente nao da. Quem fica a sofrer e’ o povo Africano. Mesmo os corruptos Africanos nao te^m voz nem influencia nos paises Ocidentais de de muitos racistas. Muitos habitos maus que hoje vivem os nossos lideres Africanos, sao habitos provinientes do Ocidente.

    Temos que dizer ao Ocidente que ja nao estamos interessados em comprar armamentos deles, e tambem deixar claro que armamentos provinientes da China e Russia nao seria a via de desenvolvimento e prosperidade do nosso continente. Eu nunca vi nenhuma presenca militar de Africanos ou dos paises Africanos nos Estados Unidos ou na Europa. Porque razao esses paises estao n’Africa? Ja nao podemos deixar ser explorados de forma permanente!

    Americanos so riem-se de nos. Dizem que nao temos perfil nem conviccao, e muitos de nos so andam a procura de “rabo de saia” e ignoram o futuro das nossas criancas e atraso do nosso continente. Ja esta claro para a maioria dos Americanos que a Uniao Africana e lideranca Africa sao todos fracos– irelevante. A Europa depende muito d’Africa. Devido a crise causada por eles mesmos, os Bancos, etc., agora estao todos desesperados atacando e destruindo paises Africanos para roubar os nossos recursos naturais, petroleo, diamante, etc., etc.

    Ja sabemos o que se passa no mundo. Obama e’ um pau mandado agente de NATO. Ele tera interesse em ajudar os Brancos, nao os negros. Alertem! Abram as vistas povo! Devemos protejer o que e’ nosso e ajuadar o nosso povo Africano sair da pobreza.

    Temos que unir, Negros!

    De facto, “São Tomé e Príncipe, está farto de crises e instabilidades políticas.” Garantia da Estabilidade Política e Governativa dependende nao so dos partidos com assento parlamentarmas tambem todo sociedade santomense.

    Temos que deixar ficar clara que nao e’ de interesse do nosso continente termos militares estrangeiros e “private armies” no nosso continente.

    Homens e mulheres acordem! A maioria do povo Americano nao aprova a loucura de Obama na Libia. Se ele fez contrato com demonios para ajudar-los destruir Africa porque eles prometeram-lhe o segundo termo, entao, o parvo Obama esta enganado.

    Para muitos, minha advertencia e’ a seguinte: deixar de poligamia e atraso mental para focalizar as vossas atencoes no progresso economico e prosperidade do povo, da nacao, e do nosso continente.

    Ja temos muitas pessoas formadas no pais e no continente mesmo assim o atraso e estupidez continua! Porque^?

    • img
      Ana Maria Responder

      Vc e um grande racista.

      • img
        Afinal Responder

        Ana Maria!
        Eu, nao diria que Zè Mulato è racista! Pelo menos, ele manifestou-se um patriota, nacionalista, africano! E tu? Gostarias que ele elogiasse o ocidente por aquilo que tem feito até agora? Tome como exemplo o Iraque, Afeganistão, e agora Líbia…! Filha, o Zé Mulato poderá ter exagerado nas suas expressões, mas racista, ele nào è!
        Com Humildade!

        • img
          Gaga Responder

          Racista,anti-americano e xenófobo com spray afro-nacionalista.

          • img
            Afinal

            Gaga, não estejas emocionada! Reflecte e medita bem o que escrevi! Olha que a emoção nunca gerou a imparcialidade,…! Podes buscar exemplos na História da humanidade! Ah, se muitos fossem os santomenses que pensassem assim como Zé Mulato…! As minhas sinceras desculpas! Com Humildade

  6. img
    Mê Paciência Responder

    Presidente ada República é o homem de Estado e responsável, disse e está cumprindo. Esperemos que nós todos possamos ajudar o Presidente a levar o barco ao bom porto.

  7. img
    santa catarina Responder

    “Note-se que a constituição política, defende partilha de responsabilidades entre o Governo e o Presidente da República nos sectores da defesa e segurança e dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.”
    Gostaria de saber em que parte da constituição, qual é o artigo que faz alusão.
    Que sei da constituição existem artigo 80º Competencias Propria) artigo 81º(Competencia quanto a outros orgãos) e por ultimo artigo 82º (Competencia nas relações internacionais).
    Agradeço esclarecimento.

  8. img
    Ghadafi Responder

    Meus caros,

    O nosso problema e a corrupcao e a preguica generalizada na sociedade. As pessoas vivem no leve-leve nao trabalham ou faz de conta que trabalham.O sistema de horario de trabalho da nossa funcao publica facilita e encoraja o preguicoso, a imunidade parlamentar, protege os deputados lodroes.
    Portanto, falar com os partidos politicos ok, tem que ser!mas ficar duas horas a falar, depois duas horas de pausa(almoco), e no regresso uma hora para confartenizar, nao da! assim nao vamos la. Temos que mudar isso e trabalhar a serio.Afinal perder o pouco tempo de horas de trabalho falando, quando ja sabemos quale o problema que nos aflige. A que partir para accao e ponto final.

    • img
      Matété Responder

      Se o PR e os partidos ou o PR e o PM acharem que devem conversar durante dois dias sem parar, ou três,ou vinte, que conversem.

      Se o entendimento para a estabilidade e o progressodo país passar por aí, que conversem muito mais. Depois de 10 anos de muito pouco diálogo construtivo.
      Obrigado.

    • img
      Martelo da justiça Responder

      A prepósito da corrupção, um Partido Político português acaba de apresentar uma proposta de Lei sobre o enrequecimento ilícito em Portugal.Gostaria de desafiar os nossos políticos e a sociedade civil são-tomense para pensarmos numa coisa identica para São Tomé e Principe.Convido-vos, pois, a opinar sobre esse tema.

  9. img
    Fonseca Responder

    E o meu prato continua com menos comida lá em casa!

  10. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Nesta altura do campeonato o PR, não deve auscultar só os partidos com cadeira no parlamento, mais os partidos sem cadeira e população em geral, poreám como o PR tinha frizado( unidade nacional)

  11. img
    Madalena Responder

    O PRESIDENTE JA COMEÇOU A TRABALHAR.

  12. img
    sulila miranda Responder

    Ze Mulato, por favor, assim não! Acha que assim está instruindo e ou ajudando os mais novos? Cruz credo! Não é nada disso, vamos com calma e a Deus o que é dele e a….
    Quanto ao nosso Presidente, que Deus o ajude a trilhar esse caminho e que Ele não se esqueça do que Lhe disse a Dona Nely de Pótó-Pótó! Força Presidente!

  13. img
    Isidoro Porto Responder

    São Tomé e Príncipe não pode dar-se ao luxo de perder tempo “inventando a roda” em pleno SEC XXI.

    Há muitos bons exemplos pelo mundo fora que podem ser apenas copiados, adaptados a realidade do país e correctamente aplicados, pelos políticos e dirigentes.
    Internamente, também há muitos passos, planos, projectos e ações, cujos resultados das suas aplicações foram um desastre e podem servir de exemplo/guia de formas a não serem repetidos jamais.

    Infelizmente os políticos e governantes insistem na repetição dos mesmos erros, deixando o povo sempre ansioso pela festa batizada de eleições para receber algumas migalhas e o desenvolvimento do país sempre adiado. LAMENTAVELMENTE.

    17/SET/2011

  14. img
    Gualter Oliveira Responder

    Meus caros Compatriotas!
    A iniciativa presidencial é de louvar, e aproveito para felicitar. Mas a verdade seja dita, não vamos perder tempo com discução de instabilidade politica, porque este é apenas um pretexto para não fazermos o que tem que ser feito. Se nõs tivermos a nossa casa arrumada, teremos controlo sobre tudo que nela acontece.
    Não acredito que o Sr. Presidente durante estes anos todos fora do governo e mesmo durante o periodo de reflexão para se tornar candidato as eleições, não tenha verificado o verdadeiro estado da nacão e os possiveis passos a seguir para minimizar a situação.
    Vamos ser serios e deixar de brincadeiras.
    Um bom politico ou gestor é aquele que toma decisão certa na hora certa ( democracia em STP, não esta em perigo ).
    Como sugestão, Sr. Presidente, reune se apenas com Primeiro Ministro, cria em conjunto as verdadeiras linha mestre de desenvolvimento para STP. Depois dessa reunião procura as pessoas certas em varios quadrante ( economia, politica, criação de insfraestruturas, segurança, areas sociais e justiça), criando um nucleo duro, que funciona como cerebro pensante do país ( este nucleo não deve ter mais que cinco elementos, e terão que ter prazos para apresentar projectos, que por sua vez o presidente da Repiblica e Primeiro Ministro, terão como missão, arranjar os respectivos finaciamentos para os executarem. Se fizerem isso, garanto vos que dentro de 20 anos, não se fala de instabiliadade, nem dia banho nas eleição, nem tanto de outras desgraças que frequentemente oiço falar. Estou disposto para explicar e ajudar neste projecto de forma gratuita.
    Para terminar, outra quetão importante, para um país que sempre viveu de agricultura, é no minimo estranho saber que não existe nenhum dirigente, tanto da nova geração como da velha geração que tem amor pelas terras ( estou a me referir de cultivar a terra por amor), isto é muito importante, como podemos desenvolver um pais só com teorias, as teorias já existem as seculos, vamos tentar aplica las na pratica.

Deixe um comentario

*