Associação das autarquias acusa o governo de prática de injustiça no apoio as câmaras distritais

Hermenegildo Santos, Presidente da Câmara Distrital de Lobata e Presidente da Associação das Autarquias, anunciou que apresentou queixa ao Presidente da República. O Governo é acusado de apoiar apenas as Câmaras que são geridas pelo partido no poder a ADI.

O autarca que preside a Associação, reuniu-se quarta – feira com o Presidente da República e aproveitou para tecer comentários em relação ao comportamento do Governo em relação as autarquias. Segundo Hermenegildo Santos, o executivo estará a utilizar dois pesos e duas medidas, no apoio ao poder local. «Numas câmaras vê-se construção aí, canalização de água acolá, mas noutros distritos particularmente as câmaras que não fazem parte do governo essa acção não é notória. Manifestamos essa preocupação ao senhor Presidente da República», sublinhou o Presidente da Associação das Autarquias.

Hermenegildo Santos é militante do MLSTP/PSD e Presidente da Câmara de Lobata. Para além de Lobata, o MLSTP/PSD preside outras 3 autarquias de São Tomé nomeadamente Caué, Cantagalo e Lembá. A ADI que governa o país tem nas mãos as câmaras de Mé-Zochi e Água

A Associação das Autarquias, diz ainda que apelou o Presidente da República a exercer influência junto ao governo, no sentido de garantir uma real autonomia e descentralização do poder local. Numa altura em que os parceiros tradicionais do país, vivem uma grave crise económica e financeira, nomeadamente Portugal, os autarcas querem que o Governo os apoie na criação de novas parcerias.

Abel Veiga

  1. img
    Malébobo Responder

    O Sr.Hermenegildo Santos deixa de foca, quando o Sr.Raf.Branco era Primeiro ministro so apoiava a camara de Lembá, origado, fui

    • img
      Hermenegildo Boloh-Cali Responder

      Antes de mais, permita-me apelidar o senhor Hermenegildo de “bolo-cali 2″ ou ” Hermenegildo Boloh-Cali”, ou seja, pintor das ruas e passeios das vilas. “Bolo-cali”, eh um apelido atribuido pelos moradores da cidade de Santana ao antigo Presidente da Camara de Cantagalo, senhor Venancio(ADI). Mas porqueh este apelido? Ora vejamos!

      Primeiro:

      Concordo com o senhor Presidente da Camara de Lobata quanto a questao e sugestao da descentralizacao do poder local. Contudo e em partes, descordo em ver o senhor apresentar o caso ao PR por algumas razoes. Para reflectir, todas as camaras sao suportadas com um orcamento geral do Estado anual que eh insuficiente, e que so chega apenas para pintar boloh-cali(pintar os passeios)como chegara a fazer a atinga administracao da Camara de Cantagalo (ADI). Agora, essas de as Camaras nao receberem os mesmos tratamentos nao eh algo novo.

      Segundo:

      No passado recente os sucessivos governos de MLSTP tambem dava mais tratamentos as suas camaras. Se este eh o facto, entao algo estah mal. Se algo estah mal, entao, a queixa devia ser feita a Assembleia Nacional (aos deputados) de forma a legislar sobre a descentralizacao do poder local a fim de melhorar a situacao. O senhor so deve mesmo eh queixar-se da falta de imaginacao, dinamismo e criatividade de como engajar os parceiros internacionais da Camara de Lobato no seu projecto de governacao e de desenvolvimento do distrito.

      Conclusao:

      O senhor nao passa de um “boloh-cali 2″, parasita, incapacitado. Nem parece quem ja foi ministro. Ministro tem de ser imaginativo, dinamico e criativo e nao esperar apenas do seu chefe(PM) e andar com queixinhas. A sua queixa deve ser feita, se e so se, de facto verificar que as Camaras de Agua-Grande e de Me-Zochi teem recebido apoios financeiros do governo a margem do estipulado no Orcamento Geral do Estado anual para tais Camaras, ou entao denuncie tudo que sabe sobre essas anomalias(transparencia = anti-corrupcao). E se julgar haver transparencia nos tratamentos do governo as supracitadas Camaras, entao coloque o cargo a desposicao por incapacidade governativa, e pare com queixinhas!

  2. img
    HLN Responder

    Começou a fogueira vamos ver quanto equitares a de queimar. Não sei o que pensa esses nossos governantes.
    Será que eles pensam que o país é propriedade privada,fazem o que querem quem não está com eles que se danem. Meu senhor e meu Deus. Amem

  3. img
    zeme almeida Responder

    Me admira tanto na era do senhor Fradique de Menezes aonde o senhor Hermegildo andava!A falta de apoio as autarquias surgiram agora,ou desde a quando o presidente cessante!Isto tudo me parece que querem que o presidente da republica Pinto da Costa entre em choque com o governo liderado pelo Patrice Trovoada?Senhor dr.Pinto da Costa ja e uma pessoa madura e nao vai nesta palhacada de alguns de vos do MLSTP.Que sejamos todos de olhos abertos e muita atencao com alguns parasitas que andam ali.Viva RDSTP

  4. img
    zeme almeida Responder

    Senhor dr.Manuel Pinto Costa enfrentou as eleicoes como independente e nao com o apoio do MLSTP/PSD.Deixem-no em paz um pouco meus senhores do MLSTP.Com o nao poderam la chegar.Agora estao atras da carroca a empura-la a todo custo.

  5. img
    zeme almeida Responder

    Quero dizer{Com o Fradique nao poderam la chegar}

  6. img
    santa catarina Responder

    O grande problema é que esse senhor nunca devia ser Presidente de Camara. Mais o país esta assim e o tribunal continua como esta. É pena ver pessoas sem qualidades humanas falar destas coisas.
    Infelizmente é o país que temos.
    Temos de mudar urgente por os pontos nos i e traços nos t.

  7. img
    Malébobo Responder

    O Senhor Mene, esqueceu quando era Minist. de Agricult. e que vendeu cada Pajero do Estado da Empresa Monte Café,por 5.000.000,00 ainda se lembra disto, O Pinto da Costa é que tem ter juizo com este malandros da sua era, obrigado, fui,

  8. img
    Ludmilo Aguiar Responder

    Meus Carros é natural, que com a mudança de um presidente da república de um País é necessário que ele entre em contacto com o poder local e tomar contacto com a realidade dos erros que estão a ocorrer, tratando ainda de um presidente de uma associação dos autarcas do País. reportar uma situação desse genero é de estrema importancia para governação e transparência das actividades do governo em relação ao Poder local. Não é agir em defesa mas sim explicar a importância de tomar conhecimento de uma determinada situação. Acredito que o presidente da república vai promover dialogo com o governo para análizar a questão levantada.
    Realmente há necessidade de de discentralizar actividades do governo e valorizar mais o poder local, porque o desenvolvimento do País depende disso,independente da cor politica ou de diferenças individuais.Agradeço a boa interpretação deste comentário.
    Obrigado pela oportunidade.

    • img
      Adalberto Responder

      O senhor Patrice e os seus sequazes do governo têm de facto este hábito de perseguir e não apoiar os outros órgãos de poder de cor partidária diferente do governo. Concordo com o senhor Hermenegildo. Vejam o que estão a fazer com a região autónoma do Príncipe. Estas pessoas nunca deveriam ser governantes em S.Tomé e Príncipe porque isto define o carácter das mesmas. São pessoas mesquinhas, com má-fé, que só pensam nos objectivos dos seus familiares, amigos e simpatizantes. É assim que se constrói um país solidário, justo e coeso?
      Porquê que não se apoia as Câmaras que não sejam da cor política do ADI? Porquê esta perseguição? Esta gente é tão burra que esquecem-se que se uma parte do país ficar para trás, em termos de desenvolvimento, o país todo ressente este atraso. Não é preciso ser inteligente para entender isto. Mas esta gente é tão estúpida que pensam que perseguindo os políticos de outras cores partidárias estão a fazer um óptimo trabalho em prol do desenvolvimento do país. É ignorância completa, minha gente.
      Tirem esta gente do poder senhor Pinto da Costa. Por favor, senão estamos desgraçados.
      Adalberto Lima

  9. img
    La vamos nós Responder

    Francamente senhor autarca de Lobata…só agora fala sério.
    Não me digas que senhor só apercebeu agora dos factos….
    Então aonde estava este um ano…onde esta essa capacidade de
    Chegar ao governo e reclamar…o desenvolvimento não passa pelo diálogo?
    Porquê que o senhor nunca deu a conhecer o povo dessa situação….que é grave,
    Mais grave ainda foi o teu comportamento….se não chegava o pinto ao poder….fala sério
    Será medo do patrício…incompetência…fraca capacidade de diálogo.
    A população de lobata tem ânsia…queremos mais do senhor… Nb: a riqueza do país deve ser distribuída equitativamente para todos. A prioridade é igual seja da família ADI, da família MLSTP….da minha família (independente)

  10. img
    Anjo do Céu Responder

    Foi bem dizer isto ao Governo.Ele nao tem apoiado nada as camaras k nao é do ADI.Isso nao pode ser.Aliás Sr.Primeiro Ministro vive em Lobata e deputado em circulo de Guadalupe e nao só ir pra lá ver as cartozinhas.Essa falta de apoios as Camaras doutrro partido parece ser um vicio dos primeiros ministros.Também em Cabo Verde tem acontecido a mesma coisa e Carlos Veiga presidente do MPD anda a criticar esta anomalia em falta de apoio as camaras.Umas camaras são filhos outros são enteados.Povo de STP tem k ser vigilante,defendendo seus interesses locais e se fôr necessário sair a rua e protestar.Nao tenham medo.Deus vos proteja

  11. img
    Feijoada Responder

    Essas fofocas ja me cheiram mal.

    Vejamos;
    No distrito de cantagalo o governo atendeu todo o montante a camára distrital. O que fizeram com o valor?

    O sr. Ermegiburro deve ser mais criativo e dinámico. Os distritos de Agua-grande, Me-zochi incluindo o de cauê(mLstp)tem dado passos reconhecendo a difícil situação financeira que atravessa o País. O Jovem velho que ja foi Ministro de Gestão não entende nada.

    Aconselho mais uma vez o Senhor Ermenelbruto a juntar-se com o Presidente de cámara de Me-zochi para tirar alguns ensinamentos dos deveres do Presidente de cámara.

    Por outro lado se não esta a conseguir dar resposta aos desejos da população, põe o cargo a disposição.

    Cojas de Preguiçosos, marmanjos.

  12. img
    Anjo do Céu. Responder

    Foi muto bem em colocar essa Questão.Sr Primeiro Ministro vive em Lobata e é deputaodo pelo circulo de Guadalupe e vai e passa lá todos os dias não só para ver as cartozinhas.Essa questão de não apoiar as camaras de oposição também tem acontecido em Cabo Verde cujo Carlos Veiga tem lamentado esta ausência de apoios por parte dos governos.Deve ser um vicio dos Primeiros Ministros.Povo tem k estar atento e defender seus interesses locais e se fôr preciso sai a rua e manifesta-se.Deus vos porteja

  13. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Malébobo,zeme almeida cudado com o que falam, acho que vocês não têm noção de Estado-nação e Epiríto republicano.Como um cidadão tenta empolgar ao constituição e depois tirem as ilações!…

    • img
      Malébobo Responder

      O Sr.Nando Vaz, por favor corija a palavra cudado, cuidado, obrigado, fui

  14. img
    zeme Almeida Responder

    Senhor Nando Vaz que tenha juizo!Cuidado de que?O senhor faz parte equipa dos lambebotas?A verdade tem que ser dita!O senhor Hermenegildo deveria agir a mais tempo.Tantos governos que ca passaram alguma o senhor Hermenegildo argumentou?Abaixo os parasitas.Viva RDSTP

  15. img
    Francisco Ambrósio Responder

    Pois é, O Srº está a dizer que foi desmamado.
    Na Democracia é natural a disputa entre às cidades, como a garantia da permanência do Autarca. Essa matéria possui duas vertentes: A humana e a Urbana
    Na vertente Humana, o pilar fundamental é o apoio aos mais necessitados com o programa de acção social e humanitária. Na vertente Urbana – A criação de projecto urbano ambicioso e a sua execução, constitui uma mais valia para o Autarca. A ambição em fazer crescer a sua cidade, motiva o Governo no desbloqueio de verbas para o cumprimento do seu projecto. Após a disponibilidade do meio, construa o passeio, passa os fios eléctricos aéreos para subterrâneo bando emprego aos residentes no distrito, etc.
    Deixe de políticas baixas.

  16. img
    Isidoro Porto Responder

    DE MAIO A SETEMBRO PASSARAM 4 MESES. QUAL FOI O RESULTADO DAS PESQUISAS QUE DURARAM 19 DIAS? Tela-non ajude-nos a saber mais sobre o assunto.

    “O navio norueguês que está a realizar a investigação marítima da zona, foi contratada após a avaliação de vários parceiros contactados para a realização da tarefa. «A Noruega respondeu aos nossos anseios e decidiu participar com 70% de financiamento para esta pesquisa que está em marcha. Trata-se de um barco de investigação científica apetrechado com o mais modernos equipamentos, desde sondas e outros, para recolha de dados. Essa operação começou no dia 7 e vai durar 19 dias», explicou Olegário Tiny.
    O financiamento da Noruega é equivalente a cerca de 600 mil euros. Um donativo segundo Olegário Tiny. «Após a recolha de amostras de diversos tipos de plantas, peixes e eventualmente de minérios os resultados serão enviados a Autoridade Conjunta. Ao mesmo tempo em que trabalhamos na pesquisa, foram criadas normas e regulamentos para a zona conjunta», acrescentou.
    A Autoridade Conjunta através do seu departamento de recursos não petrolíferos já começou a negociar com algumas empresas internacionais a possibilidade de virem a explorar os recursos identificados pela investigação em curso. «Dentre os contactos temos uma empresa nigeriana séria, que tem perfil adequado com larga experiência nesta área, e que trabalha em parceria com empresas espanholas e russas, no comercio do peixe no mercado internacional», frisou.
    Segundo Olegário Tiny, a Autoridade Conjunta, pretende ser parte do projecto. Não vai limitar-se apenas a vender pescado para a empresa contratada. «Queremos é ser parte do projecto, transformar o pescado na Nigéria ou em São Tomé e Príncipe, com prioridade para São Tomé e Príncipe. No capítulo da transformação não queremos apenas produzir enlatados. Queremos sim é, produzir também derivados de peixe, farinha etc», sublinhou.
    .
    Para além do Atum abundante nas águas do Golfo da Guiné, onde se situa a Zona Conjunta São Tomé e Príncipe-Nigéria, Olegário Tiny, avançou estudos já realizados pela FAO, que apontam para a existência de grandes cardumes nas águas do golfo da Guiné de uma espécie de peixe, muito utilizada na indústria de transformação. «Há um peixe muito pequeno a que se chama peixe lanterna, cuja quantidade dele, é das maiores no mundo para a produção de farinha de peixe e derivados. Estudos feitos pela FAO diz que na zona do Golfo da Guiné e na zona conjunta, existe este peixe em abundância e suficiente para que possamos ter tanto na Nigéria como em São Tomé e Príncipe, a maior industria de transformação de peixe do mundo. Mas não temos tirado partido disto, por falta de estudos que identifiquem o cardume», explicou.
    Daí a importância da pesquisa que o navio norueguês está a realizar nos 34.500 quilómetros quadrados que formam a Zona de Exploração Conjunta São Tomé e Príncipe-Nigéria. «Já temos contactos com empresas europeias interessadas em montar unidades de transformação seja na Nigéria como em São Tomé e Príncipe. Os dados da investigação serão disponibilizados as empresas interessadas em desenvolver projectos em São Tomé e Príncipe ou na Nigéria», pontuou, Olegário Tiny.
    A parceria com a Noruega será reforçada no futuro com vista a tratar das questões ambientais. Afinal de contas a zona de exploração conjunta São Tomé e Príncipe-Nigéria, deverá produzir petróleo e peixe para satisfação das necessidades económicas e financeiras dos dois países. «Na zona conjunta foram feitos 5 perfurações no ano passado e descobriu-se petróleo ou gás em cada uma dessas perfurações. Pretendemos iniciar agora e depois das pesquisas as actividades piscatórias. Então surge uma certa contradição entre a actividade petrolífera que normalmente é poluidora e as actividades piscatórias que têm a ver com recursos vivos que em princípio são renováveis, e precisam por isso de condições adequadas para a sua renovação e protecção. Então entra a questão ambiental», precisou.”

  17. img
    osvaldo pereira Responder

    estamos num país livre e qualquer cidadão pode muito bem argumentar sobre qualquer coisa incluindo o sr presidente da camara de lobata,cabe ao sr presidente da republica ver in loco se coresponde a verdade,,,mas que ME-ZOCHI E AGUA GRANDE estão a frente das outras autarquias isso é verdade,resta saber se é por serem do ADI ou se os seus presidentes são mais competentes que os outros,abraços

  18. img
    optimista Responder

    meu Deus

  19. img
    Malébobo Responder

    Sr.Hermenegildo é um icompetente, tira lições atraves da camara de Mé-Zoche e Agua Grande, e deixa de focar, assim não vai ao lado nenhum, o Pinto da Costa vos conhecem os srs. MLSTP, bem, cabe ele saber por vos nos vossos lugares

  20. img
    MOBALI Responder

    Agradeço a tds os Saotomenses que fazem com que este espaço seje algo especial.

    Quem tem rasao e quem n tem n vem ao cabo aqui, aquilo que nos toca é bem claro vejamos so:

    1- No distrito de Cantagalo o antigo Presidente de Camara Venancio bolocali conseguio comprar 2 Viaturas de camara que la estavam à funçao do Distritro (Populaçao) diga-me uma coisa para q eses caros sejem comprado necessitava de assinaturas dos Veriadores deste Distrito que sao representantes do Partido en poder.

    2- Ultimamente so precisavam de 100.000 Euros para colocarem ENERGIA na vila da Plano que pertence ao Distrito de Cantagalo. O governo nao dispoe dessa Soma mas tds Ministros e directores dirigen viaturas de luxo que custa por volta dos 50.000 EUROS digam-me uma coisa sera q ha decentralisaçao neste Pais?

    3- Estao a construir casa germinas no Distritos de Cantagalo eu acho que vcs ja sabem quem serao beneficiados: filhos de papais e membros de governo como da vez anterior.

    Conclusao: deixo a vos!

  21. img
    Malébobo Responder

    O Sr.Nando Vaz, é pau mandado do Mene, farinha que toram no mesmo tacho, seja responsável, porque que quando o Fradique de Menezes estava na Presidencia o Sr.Mene não reagiu, a informar que existe injustiça a nivel das camaras e so agora é leva a queixinha ao actual Presidente que nem se quer sentou para tomar os contatos com a nova realidade do pais, convenhamos

  22. img
    Malébobo Responder

    Este sr.Nando Vaz,faz parte de um bando de incopetente que encontra-se la na camara de Lobata, comenta besteira, dê sua opinião com argumento e comentários criativos, por favor,não faço o papel do advogado para o sr.Mene, ele não reuni condições para ser presidente da camara, deram-lhe uma oportunidade, mas so que não sabe aproveitar

Deixe um comentario

*