Presidente da República constituiu novo Gabinete de Apoio

Trinta dias depois de ser investido no cargo de Presidente da República, Manuel Pinto da Costa divulgou quarta – feira o primeiro decreto presidencial que define a nova equipa de apoio ao Chefe de Estado.

A nova estrutura que presta apoio técnico e pessoal ao órgão de soberania Presidente da República, e que garante também a gestão administrativa, financeira e patrimonial da presidência da República, é composta pela casa civil que integra o Chefe da Casa Civil, assessores e Conselheiros.

A casa militar tem dois elementos, nomeadamente o Chefe da Casa Militar e o Ajudante de Campo do Presidente da República.

O Gabinete do Presidente da República é composto pelo Director do Gabinete, Director do Protocolo e Secretários.

Na estrutura de cargos directivos da presidência da República, destacam-se o Director Administrativo e Financeiro, Director Adjunto, Chefe do Departamento do Património e Materiais e Técnico de Documentação e Informação.

Na base da estrutura estão delineados cargos técnicos e administrativos, tradicionalmente ocupados por funcionários da presidência da república.

Com base na nova estrutura, o primeiro decreto do Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa, nomeou em Comissão de Serviço o Jurista Amaro Pereira de Couto, como Chefe da Casa Civil. Antigo Ministro da Justiça, Amaro Pereira de Couto, é considerado como homem de confiança do Presidente da República. Foi candidato desistente a liderança do partido MLSTP/PSD, a quando do congresso extraordinário do partido realizado no início do ano.

Na casa civil onde integram assessores do Presidente da República, destacam-se as nomeações de Adro Umbelina Neto, para o cargo de Assessor para o Desenvolvimento Económico e Financeiro do Presidente da República. Jovem quadro formado em Administração Económica e Social em França,  Adro Umbelina Neto, foi nos últimos anos quadro superior do Banco Central de São Tomé e Príncipe. Contestatário ferrenho de Pinto da Costa nas eleições presidenciais de Agosto último, Adro Neto, pertencia a equipa directiva da campanha do ex-candidato Filinto Costa Alegre. Observadores atentos consideram a nomeação de Adro Neto, como uma confirmação prática das declarações de Pinto da Costa. “Sou Presidente de Todos os São-tomenses. Dos que votaram em mim e dos que em “consciência” tiveram outra escolha”.

Por outro lado, Bernardino dos Ramos Araujo, é nomeado Assessor Jurídico e para os Assuntos Sociais e Religião do Presidente da República. Pelo que o Téla Nón apurou Bernardino Ramos Araújo, é um jurista que desempenhava as funções de Juiz do Tribunal de Contas.

O antigo Ministro da Justiça e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, no governo do MLSTP/PSD em 1999, Paulo Jorge do Espírito Santo, assume o cargo de Assessor Diplomático e para os Negócios Estrangeiros do Presidente da República. Jurista de profissão, depois de prestar serviços a comunidade dos países de língua portuguesa, Paulo Jorge Espírito Santo, regressou ao país onde desempenhou funções de advogado.

Mariza do Espírito Santo Costa, quadro superior do Ministério da Educação, Cultura e Formação, é agora Assessora para Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Presidente da República.

O economista Dialo Pires dos Santos, membro do partido MLSTP/PSD, e antigo Director dos Impostos, que acabou por ser sacrificado no cargo após as eleições legislativas de Agosto de 2010, foi agora nomeado Assessor para Autonomia e Poder Local.

O Presidente da República conta doravante com um Assessor para Comunicação Social e Imagem, cargo atribuído a José Manuel Feijão de Castro Moura. Jornalista de profissão, Castro Moura como é vulgarmente conhecido, é cidadão português, com provas dadas em órgãos de comunicação social portuguesa.

A casa militar continua sob comando do Tenente-coronel do Exército Justino dos Ramos Lima, que transita da anterior equipa que trabalhou com o ex-presidente Fradique de Menezes.

Major do Exército José Maria Coelho da Silva Menezes, é o ajudante de campo do Presidente da República.

O gabinete do Presidente da República, é dirigido pelo Tenente-coronel na reserva, Victor Tavares Monteiro. Antigo Ministro da Defesa, Victor Monteiro, desempenhou durante vários anos as funções de Assessor do ex-presidente Fradique de Menezes, para defesa e segurança, o equivalente a Chefe da Casa Militar.

Edson Lima Carvalho, jovem operador de imagem e produtor do extinto programa Top Jovem da TVS, é o novo Secretário para Relações Públicas do Presidente da República. O ex-Programa de Edson Carvalho era a melhor opção televisiva dos jovens são-tomenses. O programa começou a ter problemas na TVS, a partir do momento que Edson Carvalho decidiu ser Speaker da campanha de Pinto da Costa, como tinha sido também na campanha legislativa da ADI em 2010, o que na altura contribuiu para sua ascensão ao cargo de Chefe de Programas da TVS. Pouco tempo depois demitiu-se da chefia de programas da TVS, quando o caldo começara a entornar.

Jaime Marcelo Sequeira de Menezes, o ex-contestatário de Pinto da Costa, que passou a ser mandatário da candidatura do mesmo, às eleições presidenciais de Agosto passado, foi nomeado Director Adjunto para o sector Administrativo e Financeiro da Presidência da República. Note-se que Jaime de Menezes, mais conhecido por “Jaimito”, desempenhou funções similares no gabinete do Primeiro Ministro.

Abel Veiga

  1. img
    Staff do Pinto Responder

    Finalmente a nomeação e a publicação do staff do Pinto da Costa. Prometeu e cumpriu. Um gabinete “Jovem e apartidário”. Mas também, um gabinete de amigos e famílias; Amigos: Victor, Amaro, Santiago, Moura (o tuga), Família: Paulo Jorge e Marisa. Igualmente, gabinete de adversários e simpatizantes de adversários políticos; Marisa, Paulo Jorge, Aldro. Gabinete de gente que não suporta o outro: Victor-Moura-Amaro-Jaimito. Chefe da casa Civil um bom técnico que deu provas que não sabe dirigir equipas nem saber impor-se. Este senhor deve ser hoje um homem muito feliz já que o preferido do Pinto para o lugar declinou a proposta. Amaro clara e vergonhosamente quer-se vingar dos chamados jovens do glorioso por não o terem apoiado na sua fracassada tentativa de ser Presidente do Partido. Excluiu todos os que pôde. Num país com bastantes quadros, felizmente, Pinto nomeia um estrangeiro amigo seu como Assessor e pago pelo orçamento do Estado, quando poderia ser conselheiro. Ainda bem que Pinto e’ “Nacionalista”, caso contrario a metade dos nomeados seriam estrangeiros. Este Staff do Pinto parece muito longe de vir a ser Equipa… Mais bem parece outro “Fradiquismo”!! A presença do Edson e’ uma boa noticia. Esperava-se do Pinto algo mais substantivo, célere e com legitimidade. Este primeiro teste ficou muito aquém. Que S. Tome todo-poderoso nos salve! Um bem-haja

    • img
      Zé Cangolo Responder

      Estou plenamente da acordo consigo. Neste primeiro teste esperava-se que Pinto da Costa fizesse apostas mais realistas. Penso que o Edson e o Diallo estão a ser recompensados pelos favores na campanha e isto é preocupante.
      Bem haja! Que o tempo dê razão a Pinto da Costa.

    • img
      luis dondoia Responder

      Num País com cerca de 200 mil habitantes o PR precisa de um staff tão vasto !!!
      Mesmo com a crise Internacional a porta mais a crise interna (Depemos de terceiros para sobreviver)

      Penso que com 3-4 competntes e sérios sem por em causa a honestidade destes , o casa Presidencial estaria completa .

      Infeliz/Felizmente conheço-os na sua maioria .Esta Staff mais parece um Governo sombra .

      Outra assunto porquê serviço militar Obrigatório e não parcerias militares com serviço militar opcional ?

    • img
      Sr Lei Responder

      Qualquer um que ocupa lugares de chefia sente-se mais confortável e consegue melhor resultados quando tem a possibilidade de constituir equipas de trabalho com pessoas da sua confiança, com competência demonstrada e acima de qualquer suspeita. Se conseguir constituir esta equipa com elementos do seu circulo de amizade/família ainda melhor. Exceptuando dois elementos, acho que é uma equipa que faz com que acreditemos num futuro melhor para S.Tomé e Principe.

    • img
      Luis Dondoia Responder

      Na minha última intervenção sobre o elenco presidencial esqueci-me de escrever que o PR não Decreta , é uma competência do governo e da Assembleia.
      Quanto muito anuncia o seu elenco.

      É um procedimento que faz -nos pensar

  2. img
    sulila miranda Responder

    As minhas felicitações Presidente! Para começar está muito bom, tem que ser assim, depois ver-se-á! Pois não se pode a todo mundo agradar!!!

  3. img
    Sempre a subir Responder

    Pinto prepara-te, pois nunca é possível a todos agradar.
    Se não puseres em acção, extractégia de prevenção a sabotagem,com sondagem de alto nível. Sua imagem será ainda pior do que a anterior.
    Mas fazendo isso, trabalhando com o coração, amenizando os conflitos etc.
    Serás o Nelson Mandela dos São Tomenses.
    Sr. é Presidente a escolha é sua agrade ou não aos outros.
    Forças e bem haja.

  4. img
    Mé-Xuba Responder

    Muito bem Doutor Manuel Pinto da Costa… Deste grande lição de Perdão e tolerância aos santomenses… Deus te abençoe no exercício das suas funções…

  5. img
    Leguela Responder

    E os meus bolsos continuam vazios!

  6. img
    Madalena Responder

    Uma estrutura muito pesada, para o nosso pobre orçamento. Mas, cumpra-se.
    Boa sorte aos novatos e continuação dos repetentes.

  7. img
    Japuna Exitava Responder

    O presidente não teve em conta o género.
    O Galo quando velho, muda a forma de cantar.

    • img
      "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

      ……concordo plemamente consigo….continuamos a considerar e a relagar para segundo plano as questões do genero tal qual como o fez o governo……será que não existem mulheres competentes de trabalho de conhecido merito neste país ?????? é preciso dar oportunidades….

  8. img
    João Carlos Pinto Responder

    Do Viseu a Viseu. pelo que sei Pinto da Costa, também é do lado do Viseu a semelhança do Fradique Menezes. Portanto ter um tuga pode ser uma vantagem. Livre circulação de povos da CPLP. Bem haja.

  9. img
    Esperanças Renovadas Responder

    Acho bem sua excelência, passei para felicitá-lo Srº.Presidente.Terminada a ressaca eleitoral.É hora de arrumar a casa, fazer o balanço e o levantameto da situação do País a todos os níveis para evitar especulações e banir os vícios crónicos.Eu pessoalmente,não defendo nomeações a troca de favores políticos,mas sim a competência,a dedicação,zelo e brilho profissional.Entretanto, respeito a decisão e congratulo-me com a escolha pelo menos para já.Depois logo se vê.Permita-me Srº. Presidente que eu lhe lance o seguinte desafio e sugestão que vai no sentido de focar este seu mandato de 5(cinco) anos em diálogo construtivo e permenente,baseado na optica de uma diplomácia empresarial,onde o emprendedorismo social seja uma constante na sua lista e agenda de preocupações em articulação,é claro com o Governo em matéria de política externa ou seja, “TODOS NUMA SÓ VOZ” para devolver a credibilide e boa imagem do País, no quadro de uma presidência de aproximidade e aberta às pessoas, de norte ao Sul e de Este a Oeste do País, com o único propósito, escutar as populações, os empresários,ouvir as propostas de cada um com o objectivo de conhecer o que pensam sobre o desenvolvimento sustentado do País, percorrendo o mundo urbano e rural, zonas depremidas (junto do poder local) e não só, de modo a permitir-lhe Sua Excia a hipotese de fazer uma radiográfia mais concentânea no que se refere o estado da nação e conhecer o País real só desta forma será possível erguermos o País que tanto se reclama.Aos Sao Tomenses – Mãos-à-obra STP e eis: Os meus votos sinceros de boa sorte a toda equipa que nesta espinhosa missão faz mover o comboio presidencial.Convicto de que S.Tomé e Principe vai vencer.Saudações Patrióticas!E.R.

  10. img
    Malébobo Responder

    No meu ponto de vista o Pinto fez uma boa selecção resta-lhe ainda alguns comprimisso com as raposas velhas que estão na toca, esperando um oportunidade para sai, obrigado, bem haja

  11. img
    Trinta Mil Barris de Petroleo Responder

    Espero que esta estrutura possa desmistificar este nosso solo pátrio, onde reina a ignorância e falta de informação.
    Eu sou desse país onde se chama farinha de milho de “farinha de Matola”, não se sabe explicar que” Maizena” , não nada mais do que amido de milho; que queijo é produzido de leite e não uma planta, nem fruta. São Tomé e Príncipe leva tempo para desenvolver, porque falta o “saber ao serviço de luta contra a pobreza e não para fazer mal as pessoas”, “SEBÈ”. Mesmo com uma estrutura dessas, até que se podia evitar, se efectivamente o saber estivesse ao nosso alcance.

  12. img
    Antonio Santos Responder

    Por favor ñ metam Deus na politica de STP.
    Vamos trabalhar e depois daremos a nota.

  13. img
    FIDELITO Responder

    Eu só espero que o PINTO, com a nova equipa “quase JOVEM” consiga um feito que muitos ainda não consiguiram. Até porque teve tempo (férias) suficiente para cogitar.

    Os santomenses quando querem viajar de férias para Portugal levam imenso tempo para conseguirem vistos. Enquanto que os tugas quando querem viajar para o nosso país, muitas vezes recebem o visto já em STP, no nosso aeroporto.

    PORQUÊ ESSE TRATAMENTO DESIGUAL?

    ISTO NÃO PODE SER!
    ONDE ESTÁ O DIREITO DE RECIPROCIDADE?

    PINTO, CONTO CONSIGO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA.

  14. img
    optimista Responder

    VIVA A COMPETÊNCIA,A HONESTIDADE E A ROTATIVIDADE. VIVA A DEMOCRACIA. VIVA STP

  15. img
    Emiratos Responder

    Emiratos arabes, este país é muito bonito mas de gente como disse senhor Rafael Cabinda.

  16. img
    Afonso Pereira Responder

    Nossa esse parece mais um governo do que propriamente outra coisa. Tudo suportado pelo orçamento geral de estado, eh preciso paciencia pra suportar tanta insensibilidadecom os cofres publicos ainda mais pra ó uma presidencia que é meramente corta fita.
    Só quero ver como irão coabitar com o governo apartir daí, porque esta a vista dois governos.

    PS : Meus irmão santolas antes que alguem venha me sabatinar quero dizer que sou e fui um apoiante da volta desse senhor, mas no entanto tb sou atentando a nossa politica e sinceramente espero que nossa nação possa enfim decolar, mas sempre respeitando oque na nossa lei esta plasmado

    • img
      truquim deçu Responder

      Querido e irmão Pereira, queira me desculpar, mas sinceramente fico perdido.
      Afinal o que vcs querem? qual dos presidente que não tem pessoas nos gabinetes o Miguel tinha Fradike tinha e agora o Pinto nomeia e vcs vem com blá blá blá,meus senhores um abito que nós santomense adquirimos e que não esta ficando nada bem, critircamos em vez de fazermos, quero exortar a todos, cada um no seu posto de trablho dê o seu melhor para o desenvolvimento deste belo País. não espera somente que pinto e patrice façam milagre,só o Pinto a eleger já ha tanto falar, até parecem que estão a espera de desgraça de Pinto em vez de sucesso fico por ai e espero que coloboremos para o desenvolvimento deste País.

  17. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    …se o Bernardino é o mesmo que tou pensando do tribunal de contas…… ele é juiz conselheiro do tribunal!!!!..como é que um Juiz Conselheiro….( reparem bem)de um tribunal,, pode trocar a carreira da alta magistratura para ir ser assessor do Presidente da Republica????…não sei se é permitido… poder ser assessor quando se é conselheiro…….. o senhor Bernardino esta colocado no mais alto cargo da magistratura….. équiparavel aos ministros do estado.. pelo que entendo, se não estiver enganado (a).. só se pode sair em comisão de serviço da magistratura para ir exercer uma função igual (ministro, etc, )… ou superior, (PM, PCA; ETC) aquela em que se encontra no momento da aceitação do cargo….sinceramente, não entendo,,e nem quero entender….se estiver enganado(a)..desculpem a minha ignorancia…

  18. img
    Tito Responder

    Carissimo

    Si nem num unico cemiterio a lugar oara toda gente, o que queres?

  19. img
    suzana lima Responder

    carissimo,

    Fiquei com mta pena do José Manuel Noronha, Achei que estaria no seu plano dar-lhe o cargo de assessor de imprensa.Faça algo por ele, dá-lhe uma chance…

  20. img
    Almeida Paquito Responder

    Bom dia santomenses em geral. Eu acho que o pai grande constituiu um grande elenco de apoio, mas deu oportunidade aos jovens o que prometeu. Os que ficaram de foram muitos deles se não todos ja tiveram oportunidade de dar a sua comtribuição ao mais alto nível, mas falharam. Portanto eles que não chorem nem tenhem que andar na rua banhados de lagrimas a reclamar eu estive ao lado do velho, eu fiz, eu,eu,eu,vão é trabalhar e de uma forma ou de outra da a sua contribuição onde for necessário. Eu nem vou citar momes porque a lista de preguiçosos é bastante grande.

  21. img
    Emiratos Responder

    Jose manuel, falta-lhe o camudo.
    Mas de resto é bom rapaz, embora de quando em vez um pouco mexeriqueiro.

  22. img
    Emiratos Responder

    queria diz canudo.

  23. img
    Bartolomeu Lêdesaua Responder

    Senhor Presidente, Como entende essa nomeação? Excesso de amizade pessoal ou falta de confiança na capacidade profissional dos jornalistas nacionais. Espero que não seja desprezo pelos jornalistas santomenses. Pensou bem, não quero acreditar que com essa nomeação quis insultar a classe jornalística de São Tomé e Príncipe, pois não?
    Sou de opinião que esse jornalista ao ter que desempenhar uma função a esse nível, devia nacionalizar santomense.
    Olhe que ser presidente de todos os santomenses, abrange apenas aos cidadãos nacionais. Sabido que existem muitos concidadãos jornalistas competentes no desemprego.

    “a na ca txila tlipa fô pê paia fa-ê, sum Pligidentxi”

    • img
      Fijalatao Responder

      O Pinto só fez bem em escolher um português, embora estou em crer que por mais sábio que um santomense ou um africano fosse, em Portugal, nenhum membro do governo português iria escolher um Africano ou santomense para nenhum cargo do seu elenco governamental!

      Vê-se casos dos técnicos africanos formados em Cuba,Rússia, mesmo em S.Tomé “caso dos enfermeiros”, estão todos a limpar o chão em detrimento dos técnicos dos países do leste que têm equivalência, têm tudo do bom e do melhor, porque são brancos!

      Deixem de tretas de agradar os portugueses, porque eles não são nada agradáveis nestes aspectos. Por mais que um preto soubesse, é considerado a baixo de cão!

      Voltando à vaca velha; O Sr. Pinto da Costa escolheu este português, apenas para dar bofetada sem mão aos nossos jornalistas que só são jornalistas quando são apartidários.

      Veja o caso do Quaresma e do Óscar Medeiros!

      Quando estes não pertenciam ao A.D.I, eram óptimos jornalistas, assim que começaram a servir o Patrice, o Óscar Medeiros mudou de comportamento!

      Do resto, em relação à escolha acho bem, embora que o nosso orçamento fosse fraco, estou em crer que muitos destes indivíduos não aceitaram o lugar por questões salariais!

      O homem do tribunal de contas, segundo dizem por aí, o mesmo neste sector auferia cerca de dois mil e tal euros! Por isso eu não creio que foram lá por questões salariais.

  24. img
    Chiquinho Cabral Responder

    É de destacar este acto do Sr. Pinto da Costa… Todavia, será que no país não existem mulheres competentes??’Onde estão as mulheres snatomenses?? Alguém me responda…

    • img
      "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

      …..foram relegas para o segundo plano…

  25. img
    Trindade Responder

    Ola boa noite a todos os saotomenses principalmente mães e pais de famílha pessão a Deus para que o Sr.Manuel Pinto da costa consiga por o matabicho o almoço e o lanche nas escolas como antigamente ,muitas crianças vão para escola com fome e volta a casa com mesmo as crianças nao conseguem evoluir por favor ajudanos.

  26. img
    Emigrante tuga Responder

    Gostei muito da iniciativa do presidente, não é desqualificar os veteranos mas sim dar oportunidade aos novos, o presidente sempre apostou na malta jovem e vai continuar a dar-nos oportunidade, mas também lembrando de outras facas etárias FORÇA temos que lembrar que o presidente não é governo, mais sim o órgão mais alto da soberania.

  27. img
    Anca Responder

    Antes de mais quero felicitar a nova equipa,
    pois são Sãotomenses.

    O que verdadeiramente importa,é trabalhar para ver o país mudar de rumo, o tempo de contenda políticas(campanhas) já lá vai.

    Trabalhemos todos juntos para resolver o problemas do país, para o tirar na situação de miséria e pobreza em que se encontra.

    Como disse e bem o neste Presidente da Republica de todos nós Sãotomenses, quer gostemos quer não da pessoa e figura de dr. Manuel Pinto das Costa, aquando dasua tomada de posse;

    O que importa é resolver o problema do povo.Eu acrescentaria e do desenvolvimento
    sustentável do território como um todo e homogêneo, salvaguardando a integridade geográfica, ambiental, cultural, social, territorial, na construção do país à nível econômico-social, na criação de riqueza, criação e desenvolvimento desemprego, educação/formação de qualidade.

    Façamos da cultura de trabalho o nosso modo de ser estar, com unidade, disciplina ,trabalho e empreendedorismo, para o progresso, modernização e desenvolvimento, sustentado do país, gerando oportunidades de integração e desenvolvimento.

    Bem haja

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem Sãotomenses

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  28. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Vendo bem para isto tudo é muito encargo para o nosso país,um país como o nosso pequeno não a nessecidade para existir,Presidencia e Governo,so poderia existir regime Presidencialista isso é a minha maneira de ver as coisas.

    • img
      Luis Dondoia Responder

      Caro compatriota …
      Nós vivemos (segundo a nossa Constituição ) um regime Semi – Presidencialistas onde cada órgão de soberania tem as suas competências próprias , mas nenhum ASSUME os erros .
      Quando, e( espero que não caia)todos deitarão culpas uns aos outros .

      Dai deveremos pugnar por um Regime Presidencialista , onde a Responsabilidade da governação tem um ROSTO que deverá ser castigado nas urnas ou criminalmente .
      Isto é criaremos a 3ª Republica , com alteração dos círculos eleitorais mantendo o método de Hontd .

      O Conselho de Estado que nada serve deverá
      passará a SENADO (também eleito por voto directo) com poderes de impugnar as governação e demitir o PR (7 elementos)e baixar o nº deputados para 35 , e como disse alterar os círculos eleitorais .
      Delimitar o nº de Ministros , Secretários de Estado e Directores Gerarias . CONSTITUCIONALMENTE.

      As carreiras da Função Pública serão por Concurso Público avaliado por Curriculum .

      TUDO DEPENDE DO PARLAMENTO .

  29. img
    optimista Responder

    AGORA FALTAM OS EMBAIXADORES… E NÃO SÓ…

    • img
      jaka doxi Responder

      Quem escolhe embaixadores é o governo.O presidente só dá posse.kakakakaka.

  30. img
    Mariazinha Responder

    ola meus caros compatriotas.-a melhor forma de criticar é fazer.-não esperemos pelos milhagres dos dirigentes.-por favor não façam comentários sem cabimentos.bem haja

  31. img
    madalena Responder

    Dr Pinto da Costa sabe o sabor de trabalhar com mulheres, por isso nao quer cometer erros.
    Vamos trabalhar sem atrapalhar,

  32. img
    madalena Responder

    Pepe lima cantou: Mulheres so trazem problemas…
    Eu Nao quero mulhers.
    Maxismo.

  33. img
    Do Bailundo Responder

    E onde fica Manuel Vaz de Afonso Fernandes???Me apercebí que apois a victória de P.C desfei-se de todos os compromissos que tinha com uma Universidade Angolana e não o vejo nesta lista!!!!!Será que vai como embaixador???
    Se não será uma pena porque o seu lugar ja deve estar ocupado por outros.Caso para se dizer que com Pinto não se pode confiar muito!!!!

  34. img
    Engenheiro Responder

    Deixa o mundo falar. Falar é o que mais se faz em S.Tomé e Príncipe,
    Soluções alternativas, nada.
    Nada querem fazer nem deixam outros fazerem.

    FRENTE QUE É CAMINHO!!!!!!!!

    VAMOS PINTO,BARCO PARA FRENTE E NADA DE LEVE-LEVE.

  35. img
    Barão de Água Izé Responder

    Não se compreende um grupo de apoio ao Presidente tão vasto.
    STP é um país rico? STP não tem um Governo? Parece que Pinto da Costa não tem nenhuma experiência governativa e institucional, para nomear tanta gente? Quanto vão custar aos cofres do Estado estas personalidades? E que resultados vão obter? Vão ser mais cinco anos de atraso para os Sãotomensees.

Deixe um comentario

*