Política

Controlo da imprensa estatal pelo poder atinge nível perigoso para a democracia

O parlamento que é considerado como a casa da democracia, está a ser amordaçado pela TVS. A recente sessão de abertura da terceira legislatura, foi silenciada. Debates das comissões parlamentares sobre alguns assuntos de relevância, como o caso doca de peixe, também foram silenciados.

O alarme foi accionado pelos partidos políticos da oposição, na recente reabertura das sessões parlamentares. A imprensa estatal com destaque para a TVS, está a amordaçar a democracia. «Nos preocupa a situação da comunicação social pública. Ela está manipulada e ao serviço exclusivo do governo. A comunicação social se abdicou do seu papel de fiscalizador da democracia, ofuscando o espaço do exercício de contraditório o que limita a efectiva e livre expressão de opinião do cidadão bem como limita o direito à informação com liberdade e isenção», declarou no parlamento, Aurélio Martins, Presidente do maior partido da oposição o MLSTP/PSD.

O PCD segunda maior força política do país, avançou com factos para provar que a censura aumentou na comunicação social estatal. A Comissão Parlamentar que está a investigar o negócio da Doca de Peixe, interpelou o Director do Património a respeito do caso. A TVS esteve presente, colheu as imagens, entrevistou os membros da comissão parlamentar, mas não divulgou a notícia. «Afinal onde é que estamos? Será que a Assembleia Nacional e os deputados poderão permitir, passivos, semelhante descriminação?», interrogou o Presidente do PCD Xavier Mendes.

A bancada parlamentar do PCD instou a Direcção da TVS a passar a notícia, mas nada aconteceu. Xavier Mendes, adiantou outro acto de censura da TVS que tem a ver com o silenciamento da reclamação dos agricultores, que produzem Goiaba em relação a falta de esponjas para assegurar a produção.

Talvez para provar a Assembleia Nacional, de que a censura está reforçada, a TVS simplesmente não passou as intervenções dos partidos políticos na abertura da sessão legislativa.

Com a democracia amordaçada, os casos de censura abundam e tendem a atingir nível perigoso. Ainda recentemente o Governo através da Agência Nacional de Petróleo depois de ter assinado “as escondidas”, o acordo de partilha de produção do bloco 3 da zona económica exclusiva, emitiu um comunicado lacónico sobre o referido acordo. A TVS não divulgou tal comunicado, deixando o único e legítimo proprietário do bloco 3, no caso, o POVO de São Tomé e Príncipe, sem qualquer informação a respeito do que foi feito com a sua propriedade, o bloco 3.

Abel Veiga

    30 comentários

30 comentários

  1. costa

    21 de Outubro de 2011 as 14:57

    esta Televisão ja deixou d ser TVS agora é Televisão de Patrice Trovoada e Oscar Medeiro

    • antonio carlos afonso

      22 de Outubro de 2011 as 0:26

      O parlamento que devia ser a casa da democracia se transfomou e muito em casa de imunidade. portanto esses corruptos deviam e estar calado e tentar fazer algo em prol do pais. PCD trading so agora despertou para a sensura esquecendo eles que sensuraram o povo roubando 5 milhoes de dollares do stptrading.

  2. Mohamed Takora

    21 de Outubro de 2011 as 15:26

    errata: lições

  3. fica

    21 de Outubro de 2011 as 15:36

    Em principio, o Governo de São Tomé e Principe que traça e deve implementar a politica de comunicação social(radio, televisão, imprensa), tendo em conta o sistema democratico actualmente vigente no país, deve se preocupar com a abertura, transparencia lealdade. Porquê que se diz aquando do empossamento “Juro por minha honra, cumprir e fazer cumprir a constituição e as leis, defender… as funções que me são confiadas”?
    Trata-se de uma oração sem fé, não é? É uma hipocresia, não é?
    Afinal, ao invés de ser mais transparente possivel na governação para obter a credibilidade do Estado, o Governo procura esconder as informações ou ser o mais lacónico possivel, trata-se pois do contrario a democracia.
    A credibilidade dos dirigentes , não é conquistada através da compra de fatos e caros novos de luxo para eles, mas sim, de acções que podem dignifica-los tais como a lealdade, a transparencia, a luta contra a corrupção etc.
    Toda a gente que faz as coisas as escondidas e quer que o menor numero de pessoas saiba, tem algo de mau nas suas acções.
    Por isso, o povo mais concretamente os deputados que o representa deve se maxer e lutar pela transparencia. O Povo ja elejeu os deputados para o representar, então eles devem fazer os seus trabalhos de forma a evitar a corrupção.

  4. Francisco Ambrósio Agnelo

    21 de Outubro de 2011 as 16:01

    Como já estamos acostumados, vira-se o disco e toca o mesmo. Os Partidos políticos que governaram o país foram alvos das mesmas queixas, isto é; o controlo absoluto dos órgãos de Comunicação Social pelo partido no poder. A solução para o problema passa pela criação de rádios privados, empurrando a estação de rádio público para à concorrência.

  5. Põe Boca não Tira

    21 de Outubro de 2011 as 17:03

    Só isso que sh Patricio sabe fazer. Essa é a forma que ele viu de esconder seu defeito e imcompetencia por tanta boca que mandou e até então não faz nada. Esse é um Gonerno de fala barrato, estão sempre a tomar dedidas mas a única medida que tomou até agora e encger o seu bolso, Credo Deus tem olhos a Ver, um dia Justiça será feita. Tanta promessa mas não fazem uma virgula, é essa mudança que o povo queria? Pediram para deixarem trabalhar o que fizeram? Colocar o povo cada vez mais na miséria. Nunca conseguem tomar uma decisão enves de fala barato. Tanta imcopetencia, olha para nosso aeroporto na 1ª visita que fez perante a situação ele disse que iria tomar medidas o que fez? Com essa chuva que tem estado a cair os passangeiros chegam de viagem se esta a chover ficam na rua a sabor da chuva é essa a medida? Sh Patrice Trice trovoada Homem Manda com tempo Deus manda para sempre Um dia Justiça de Deus Será feita. Ame……. Mundo é maior que o Sh

  6. rostov

    21 de Outubro de 2011 as 17:26

    Agora vamos sentir POWER para sabermos quem é quem em plena DEMOCRACIA. Estamos a colher o que semeamos.

  7. HLN

    21 de Outubro de 2011 as 18:25

    O que o povo está a espera, para sair a rua.
    Unido venceremos
    Povo põe povo tira é ou não?

  8. Paracetamol 500mg

    21 de Outubro de 2011 as 19:19

    Cabe ao parlamento chamar oscar medeiro para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

  9. Mohamed Takora

    21 de Outubro de 2011 as 21:51

    Caro editor do Telanon, a censura pelos vistos não é só nos orgãos ao serviço do governo, começa a ser também aqui neste espaço livre e democrático.

    A errata abaixo refere-se a um comentário não publicado por censura vossa suponho.

    Mohamed Takora diz:
    21 de Outubro de 2011 às 15:26
    errata: lições

  10. Edson Francês

    21 de Outubro de 2011 as 22:14

    Jà havia chamado atenção vàrias vezes dos santomenses à herança politica do senhor Patrice Trovoada, pois é um individo que tem como ìdolos Omar Bongo, Kadhafi, R.Mugabé, etc. Portanto, devemos todos estar atentos ao uso do seu poder. Acho que os partidos politicos com e sem acento parlamentar têm estado a dormir ultimamente, pois pelo visto esse governo não presta conta a ninguém. Até pintaram a TVS com cores semelhantes as da ADI. Indignem-se caros cidadãos!!

    • lada

      23 de Outubro de 2011 as 9:26

      Meu caro,ly a tua intervenção ta mt bem escrita eu respeito as tuas palavras com qualquer outras ok eu so gostaria que quando a gente fala com um Homem Grande,no neu ponte de vista era bom endentificar ok

      • Edson Francês

        25 de Outubro de 2011 as 5:31

        Desculpe mas não comprendi nenhum paràgrafo do teu texto!

  11. Anca

    22 de Outubro de 2011 as 7:03

    É estranho até, engraçado, que os partidos políticos,MLSTP, PCD, MDFM, ADI, que sempre manipularam, a comunicação social no País, hoje dizem, que essa, mesma está a ser amordaçada.

    Deviam começar a preocuparem-se com a deontologia-política para a gestão transparente do país, para a modernização, com políticas de estruturação dos sectores da economia nacional, com políticas para o crescimento sustentado e desenvolvimento sustentado, sócio-político-econômico-financeiro, do país.

    Quanto a comunicação social estatal, observando, a estrutura e arquitetura do edifício da estação, mais parece um Bunker, está na altura de pensar na modernização, e no crescimento/expansão e desenvolvimento do serviço de comunicação social estatal, para a melhoria de qualidade serviço de informação e conteúdo prestado a sociedade e aos cidadãos, no acesso a informação e conteúdo de qualidade, educação/formação de qualidade, para os profissionais da comunicação, cumprimento de normas e procedimentos de comunicação social , dentro do respeito pela lei, tanto pelo estado, pelo seus servidores, gestão transparente do serviço público de comunicação social, para uma investigação dos conteúdos de informação de forma isenta e transparente, modernização de equipamento e estruturas, melhoria de serviços, enquadramento na lei, que rege a comunicação social à luta contra a corrupção e manipulação, dentro do sector, tanto pelo estado, como pelos os profissionais de comunicação social, estatal e privada, abertura e enquadramento e cobertura,local,regional e mundial, de investigação e publicação informação no espaço e tempo real.

    E deixem de quizílias, intrigas políticas

    Pautem pela responsabilidade na gestão transparente do país, na criação e produção de políticas orientadas para o crescimento econômico e desenvolvimento e modernização do país, mediante a transparência.

    E não a censura/subjugação e manipulação do meio de comunicação social, que de nada
    serve para a formação da cidadania e cultura Santomense,

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  12. jaka doxi

    22 de Outubro de 2011 as 18:46

    Quem mata com ferro,morre com ferro.A oposição está a pagar o que fez durante muitos anos.Que pena!

    • Mimi

      24 de Outubro de 2011 as 10:25

      … Mas a comunicaçao social nao é para os partidos politícos, sejam eles do poder ou da oposiçao. Por isso, a expressao “com ferro mata com ferro morre” está meio fora do contexto. Quem realmente “morre” com “sede” de informacao é quem procura saber mais sobre o seu país: o santomense isento de politiquices, das suas maldades e interesses!

  13. Sun Megingo Bolo Zete

    22 de Outubro de 2011 as 19:04

    Meu caro “Costa” a TVS sempre será a televisão de todos os Santomenses não sei aonde foste buscar essa teoria que é Televisão é de Óscar Medeiros e de Patrice Trovoada,deverias ter vergonha de falar isso perante público, porque o Sr.sabe muito bem que todos os partidos políticos que já governaram em São Tomé ocultava muitas noticias, até parece uma novidade para Sr, convenhamos e se esta a sentir incomodado com isso suicida..!!

    • Mimi

      24 de Outubro de 2011 as 10:28

      Tosods os partidos fizeram… Mas o ADI prometeu mudança. Daí a obrigaçao de fazer a diferença e nao arriscar ser chamado de “farinha do mesmo tacho”

  14. NINA

    22 de Outubro de 2011 as 19:14

    TODOS OS PARTIDOS POLITICOS EM STP FAZEM O MESMO

  15. Digno de Respeito

    22 de Outubro de 2011 as 22:29

    Simplesmente lamento que os ditos “poderosos” passem pela tamanha incompreensão perante o mundo que os rodeia. Não conseguem ter situações e factos internacionais como exemplos (bons e maus) para os favorecer na governação dos Países.

    Então, como podem ignorar o ta~o bom exemplo deixado por Pedro Pires como o bom exemplo da boa governação de uma das sociedades africanas?

    Como é que conseguem ser cegos e tentar “tapar o sol com a pineira” quando todos nós sabe qual foi a influência da figura de Kadafhi em África para o Mundo Ocidental e não só paradigmaticamente comete “besteiras” contra seu próprio povo porque o “poder” encheio-lhe os olhos deitando por terra tudo de bom que teria feito (em tempos)? É preciso, percebermos que o mundo é o mar e nós somos um barco em viagem… porque a caminhada é longa. Nessa lógica, nós sozinhos não fazemos o mundo mas sim, nós e os outros porque todos juntos faremos um mundo melhor, livre de ignorância e rico em transparência. Por isso, nada melhor que uma Comunicação Social livre, apartidária, isenta de bajulações e bajuladores que se confundem com o profissionalismo.

    Hoje mais do que nunca a democracia só o é na presença do cidadão que exerce a cidadania e a Assembleia é a casa do Povo. É para lá onde o povo elegeu seus representantes como porta voz. Transformemos a nossa casa num espaço público de legitimação e democracia mais participativa.

  16. Dos Santos

    23 de Outubro de 2011 as 2:24

    TPT(Televisao Patrice Trovoada)

  17. Barão de Água Izé

    23 de Outubro de 2011 as 18:33

    A censura e domínio da informação pelo Governo é inaceitável e inadmissivel. Tembém é inaceitável e inadmissivel o silêncio do Presidente da República.
    A censura tem estado a ser aplicada, e um dos exemplos foi um comunicado da Ordem de Advogados enviado à comunicação social, no qual se chamava a atenção para a corrupção e comportamentos indevidos de caracter criminal de juízes. NÃO À CENSURA! SIM À LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

  18. ngstp

    24 de Outubro de 2011 as 9:55

    mas que raio de pais é esse que não existe liberdade de imprensa?
    ou melhor que só existe no papel e não na prática?

  19. ngstp

    24 de Outubro de 2011 as 9:57

    melhor vender a TVS.

  20. Comentador

    24 de Outubro de 2011 as 10:15

    Isto não é novidade pra ninguém? Já a muito que se verificava isso. Essa noticia é demasiada tarde ….Desde da tomada de posse que esse Governo apoderou-se da comunicação social, manda/desmanda. só um ignorante é que não vê!!……depois diz, o sr. Primeiro Ministro, que, conhece bem o que é “Estado Democrático”. Ou é assim que ele entende do que é um Estado Democrático?!….
    “STP, despertai-vos, abre os olhos”!

  21. Filipe Samba

    24 de Outubro de 2011 as 11:00

    A censura da Mass Media é anologo ao terrorismo organizado do seculo XXI, contra os valores culturais de um Estado Democratico

  22. santomense e orgulhosa!

    24 de Outubro de 2011 as 18:09

    caros compatriotas, sinceramente, eu axo triste e indecente alguns comentários k tive a oportunidade de ler…ate onde eu saiba S.T.P e de todos nós e não do partido X ou Y muito menos de fulano, de Sicrano ou de Beltrano! o facto de, segundo vossas palavras, “todos os partidos fazem o mesmo” nao significa de maneira alguma e nem muito menos da o direito ao governo de praticar um politica de desinformação para com o povo santomense. a comunicação social deve ser usada, normalmente, como meio de pressão e de divulgação de comportamentos anti-democráticos(corrupção, persiguiçao politica…) da parte do governo e não o contrario!!! onde é k ja se viu num pais considerado de “democratico” o governo monopolizar a comunicaçao social, proceder a triagem de informaçoes, so deixar passar “acontecimentos e informações” que favorizem a sua propria imagem???? isto pra mim tem outro nome:é pura demagogia! se continuarmos axim eu sugiro k mudemos o nome do nosso regime politico pois por esse andar em breve deixaremos de ser uma democracia….

  23. Helves Santola

    24 de Outubro de 2011 as 23:10

    O povo são-tomense não é respeitado pela classe política! A oposição, como se vê, deve lutar pelos anseios do povo, neste momento, a liberdade de imprensa pública. Isso só já seria um avanço muito grande e proporcionaria mais desenvolvimento humano dos são-tomenses…..!

  24. Gé Borges

    25 de Outubro de 2011 as 9:59

    Meus Caros
    Praticam tantas maldades neste Santo País… e eu não paro de perguntar, o porquê de tudo isso? E nunca tenho a resposta. Talvez eu até sei a resposta, mas não quero aceitar.
    Podes estar claro disso… os Velhos não vão melhorar este País.
    Se já existe Jovens metido no “Sistema”, e pensando como Velho… que primeiro ele, segundo ele… depois a familia dele… quando vai chegar a “tua” vez!!!
    Esquecendo ele que esta lá no Poder para Servir a todos… Servir SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
    E imagina você, meter quem conhece o dito “Sistema” desde 75.
    Nota bem, que mesmo aqueles que querem ver este São Tomé e Príncipe tomar um rumo ao desenvolvimento…
    Tem vontade de trabalhar bem, mas com tantos obstaculos, começam a tomar medidas intrigantes (Calar a Comunicação Social como exemplo)…
    Minhas Senhoras e meus Senhores, não vamos ver porque é o meu Papai, minha Mamãe, meu Titio, ou minha Madrinha… Vamos ver sim, por bem desse “Nosso” ainda País… este “Nosso” São Tomé e Príncipe.
    E sabem de quem é a culpa de tudo isso??? Todos nós… principalmente dos Tribunais e a Assembleia Nacional.

    Só espero que dos meus Sonhos, São Tomé e Príncipe se torne um País Desenvolvido e de Pessoas Cultas, porque tem potencial e oportunidades para isso.

    CacauÔOOOOOOÔOÔ^nom molê… Velhos não vão melhorar este País!!!

    Gé Borges
    (00 239) 9979173

  25. Arte

    26 de Outubro de 2011 as 10:39

    Um país sério, um Estado democrático, a comunicação social é dos maiores instrumentos para a valorizaçao de todos os preceitos, conceitos e normas da Constituiçao. Porquê não cumprir e fazer cumprir a nossa Constituição.
    Que a TVS seja mesmo de todos, são os meus maiores desejos. Não matem a democracia. É nossa, todos somos irmãos mesmo diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo