Crise no MLSTP/PSD dois membros da direcção demitiram

José Maria de Barros e Célia da Costa, ambos membros do secretariado da maior força política da oposição demitiram-se do cargo. Os dois membros da direcção do MLSTP, justificam a decisão com a desorganização do partido, ausência de diversidade de opinião, exclusão dos conselheiros, etc.

Na carta endereçada ao Presidente do MLSTP/PSD e que o Téla Nón teve acesso, os dois membros da direcção do MLSTP, dizem que os acontecimentos que tiveram lugar no passado dia 22 de Outubro durante a reunião do Conselho Nacional que renovou a confiança dos militantes na liderança, foi a gota de água. «Na nossa perspectiva não só, não legitimou a continuidade da actual direcção, como mostrou uma falta de sensibilidade com relação aos conselheiros da ilha do Príncipe, que manifestaram claramente o seu não apoio a actual Direcção», lê-se na carta de demissão.

Célia da Costa e José Maria de Barros, põe também em causa o processo de votação que confirmou a liderança de Aurélio Martins. «Este processo eleitoral, não se consubstanciou num processo eleitoral claro e transparente, pondo em causa todas as regras básicas de um processo eleitoral isento», dizem os dois membros da direcção demissionários.

Por isso acrescentam que «como militantes do MLSTP/PSD com responsabilidade, não podemos compactuar com esta situação, porque pensamos que a situação actual do partido carece de uma reflexão que vise coesão do partido, e não manobras para dilatar a vigência de uma direcção visivelmente desgastada e não representativa da maioria dos militantes do partido».

No documento assinado pelos dois membros da direcção agora demissionários, são denunciadas situações de desorganização do partido, ausência de diversidade de opinião, particularmente no secretariado, instalação de um clima de desconfiança relativamente aos membros que apoiaram outras candidaturas às eleições presidenciais de Agosto passado, exclusão dos conselheiros ajuizantes, e a incapacidade da liderança em lidar com matérias sensíveis no interior do partido e tendência em rotular as opiniões contrárias a sua como se de outro partido de tratassem.

Abel Veiga

  1. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    ..mais vale tarde do que nunca….o partido já entrou em queda livre…vamos ficar a espera de novos capitulos desta novela MLSTP/PSD

  2. img
    conta bondom Responder

    o senhor Aurelho nao deixa que a oposiçao veja a sua encapacidade de liderança reveja o estatuto do partido em ausencia de coro na sala nao a votaçao, volta como eu contribui onde sr estiver nao mata partido do povo STP lindo e bonito partido historico da independencia poder nao si amarra.ja esta ha o camarada Celia e Jose tem visao

  3. img
    Militante de Base Responder

    Para quem tivesse duvidas, aqui está a prova que um congresso urgente precisa-se.

    Drª Maria da Neves não se acanhe, dê a cara e apresenta as eleições, cá estarei para a ajudar. Sua imagem nas últimas eleições tem que ser aproveitada pelo bem do MLSTP/PSD
    .

  4. img
    Budo Dawa Responder

    Me agrada saber que no meu,nosso GLORIOSO MLSTP/PSD temos camaradas com capacidade e coragem. Parábens Zé e Célia. Ele(AM)é teimoso. O seu destino está traçado.

    Quem viver, verá. A queda será ainda muito mais dolorosa.

    Mais uma vez, parábens à ambos.

  5. img
    Tomba Aly (Cantagalense) Responder

    Umm Umm Umm.
    E assim vai o nosso glorioso, democratico, transparente que ate o conselho nacional da se banho para se manter no poder. Maquengo fala sem conviccao. Bom Jesus nao se ve.

    MAs se assim ]e o destino que fazer. Quem sabe a juventude do Golrioso que esta no brasil venha nos salvar. Se regressar.

    Cada coisa que desce!

  6. img
    Homem da Luta Responder

    Espero que outros como Jorge Bom Jesus, Gaudencio Costa façam o mesmo.
    É o minimo que podem fazer para salvar o MLSTP/PSD.

    Aurelio foi teimoso em candidatar-se para as eleições presidencias e está sendo teimoso em pedir a sua demisão.
    Vai ficar sozinho.

    • img
      Maquengo Ferrão Responder

      Dr. Jorge Bom Jesus!
      Deixa o Aurélio morrer sózinho!
      Tenha dignidade! Porquê continua apoiando esse cara! O que ganha, está é perdendo credibilidade. Basta! Tenha coragem!

    • img
      José Antunes Responder

      Plenamente de acordo consigo “Homem da Luta”.
      Pessoas com caracter como Jorge Bom Jesus e Gaudêncio deveriam seguir o caminho de J.Maria Barros e Celia Posser. É que o MLSTP precisa fazer aquilo que Fradique Menezes fez em relação ao MDFM. Expurgar, ou pelo menos tentar expurgar incompetentes, fala-barratos, oportunistas no seio do Partido.
      Sem reservas o MDFM, de acordo com seus estatutos, mandou “catar coquinho” João Costa Alegre, Raul Cravid, Carlos Simião e Gaspar Alfredo que tinham mais garganta do que capacidade. Agora o MDFM já aparece em publico com uma equipa mais credivel e com gente mais dialogante. A ser assim, o MLSTP que se põe a pau. Não gostaria de ver o meu MLSTP sucumbir-se, facilitando a vida à outras forças politicas, portanto, é necessário um apelo e uma manifestação global para revolucionar o MLSTP

  7. img
    Paparazi Responder

    Homem da luta entendeste me agora ou queres bater Mais palmas falta declaracao da maria das neves segue dentro de dias sobre a omstep. Os que apoiam Em contramao serao julgados Pela historia

  8. img
    Maquengo Ferrão Responder

    Antes de mais, a Célia deve devolver ao Aurélio o toyota Fortuner que recebeu do mesmo. Só assim poderemos acreditar que a mesma quer o bem do MLSTP e não uma oportunista sem escrupúlos.

    • img
      José Cravid Responder

      O Sr. Maquengo Ferrão é um grande invejoso, prova o que acabou de escrever sff.

  9. img
    Rebas Moris Responder

    O Aurelio Martins qer dirigir o MLSTP como o seu dirigiu as empresas Santa Catarina, Diogo Vaz etc. Tratando os militantes como seus trabalhadores. Isto não pode ser. Os Militantes do Príncipe não são trabalhadores da Gibela( Empresa fantoche de falência à vista)Aplausos à decisão de Célia Pereira e José Maria e apelo aos demais militantes, mulheres, juventude e Quadros do Partido no sentido de se unirem e dar por finda os desmandos do Aurelio Martins. Disse Rebas

  10. img
    Rebas Moris Responder

    Queria dizer: … Como seu Pai Bernardo dirigiu…

    • img
      ti ti ti Responder

      Tu es daqueles que nao tem nada para falar entao deixa de ser oportunista, e cala-se, feio,REBAS MORIS,boca calada nao entra mosca. cala-se.

  11. img
    Tomba Aly (Cantagalense) Responder

    Pergunta: Já Chegou?
    Resposta: Ainda Não
    Pergunta: Querem Mais?
    Resposta: Queremos Sim!

    Ahahahah
    Nós os cantagalences também estamos a espera. Aurélio partido para jovem trabalhador, humilde e dinâmico como você é ADI.

    MAs você é ambicioso demais. MAs as raposas velha do MLSTP não vão te deixar. Tens um apelido desconhecido. Martins, alguém conhece algum martins forte na politica, digo na politiquices do PCD. Oh perdão, queria dizer MLSTP/PSD.

    Espritito Santo, ahn ahn a
    da Costa, ahn ahn a
    da Costa
    da Costa
    CArvalho,ahn ahn a

    Mas contudo, és um lutador. Força, consolida a conquista do teu espaço. Mas quando os dólares de Angola acabar eles vão te chutar para bem longe que nem um descartável. Abre os olhos mano.

    Os cantagalense esperam bem atentos. Mas quando entornarem o caldo lá no Riboque nem sonhem em torná-lo lá na Assembleia Nacional, porque o Povo está atento as manobras.

    Ahahahah. Viva o glorioso. Oposição Construtiva

  12. img
    guedes Responder

    o homem não tem capacidade de análisis e estratégica, não sabe onde estar nem quando e como estar, por isso vai cair e alejar bem mal, ha coisas que o dinheiro não pode dar. O conhecimento, a sabedoria, a inteligencia, e a competência… são valores que não se apanha no chão, o problema não é querer ser, sinão, saber ser e estar.
    Isso não é para todos.
    Por favor dê logar a uma pessoa com maior experiência e competência para fazer andar este partido e consiquentemente STP. Não é só na governação que se necessita de competência, este valor é de crucial importância para que se tenha uma boa oposição.
    Comparem só o discurso do MLSTP/PSD e PCD no inicio das sessões parlamentares. Havia muito mais qualidade e abragência no do PCD.

  13. img
    lino Responder

    teimosia a mais.!!
    este senhor já devia convocar congresso extraordinário ou demitir-se.
    já não tem suporte para nada no MLSTP.
    Deve regressar a sua vida anterior…, regressar as actividades da sua empresa.
    Ou a empresa deixou de ser lucrativa!!?
    Pode ser o caso.
    A ver vamos!
    Não se pode querer ser lider a força.
    MLSTP não é uma empresa.
    Sejam espertos , senhores militantes.
    abram os olhos…
    o parido está em mãos erradas.
    sem rumo.

    • img
      Tomba Aly (Cantagalense) Responder

      Viva oposição construtiva.

      Arumem a casa porque o Fulu Fulo do Fradique está no mato mato a comprar gente de ADI de PCD e alguns revoltosos do Glorioso para ele se fortificar. Este quer ser como Chanana Gusmão e Putim. Sair do Presidente para ser Primeiro Ministro.

      MLSTP, Oposição construtiva abre os olhos.

      Cantagalense

  14. img
    INGRATOS Responder

    Célia Da Costa só chegou neste ponto alto hierárquico do nosso partido devido as inspiração de um tempo novo criado pelo nosso líder Aurélio Martins de dar oportunidades aos jovens de poderem ter uma participação de elevada relevância no partido,hoje ela nota que o mesmo esta a passar por fases difícil oque que um covarde faz, a abandona o partido desmoralizando a quem o deu a poio e li valorizou mostrando uma falta de caráter e ingratidão, o que é teu esta guardado. viva Aurélio Martins VIVA MLSTP/PSD

    • img
      celestino sousa Responder

      Outra manobra do sr. Aurélo Martins, só porque a Celia reconhenceu no Secretariado a oportunidade que lhe foi dado, já alguém do Secretariado veio aqui dizer escrever mentiras…que nivel de secrearido! viva Van Basten…vai ser ministro…Cuá li.fui

    • img
      João Pinto Responder

      Camaradas destruidores, saiam do MLSTP, deixem de acusar quem teve coragem de reconhencer que o MLSTP esta mal. Aurelio esta falido, não ajudou ninguem senão os seus fies e cegos empregados, como o Fernando Maquengo.

  15. img
    joao carlos Responder

    Aurelio Martins… esses invejosos k anda cá a criticar são judas…. Mantem firme k Deus esta com tigo…

  16. img
    joao carlos Responder

    Deus com tigo… mesmo se milhões de homem esta contra voçe…. voçe sempre vençerá…. Viva Aurélio Martins..

  17. img
    tomé Responder

    O momento exige alguem que conheça já o partido e saiba ter ideias inovadoras, e que não veja barreiras como algo impossível, sei que o Aurélio Martins já lá esteve..mas por pouco tempo não e faz quase nada, mais sei que pela capacidade que tem e a influencia.. sempre sobe lidar com problemas e saber soluciona-los coisas que precisamos no momentos..as suas deficiências são as pessoas que trabalham com o mesmo.. mas se a gente se juntar e poder lhe ajudar mais fácil podemos levantar o partido..FORÇA Aurélio ..o povo estar contigo ….

  18. img
    miss janes Responder

    Muitos estão cá fasendo criticas sem nexos… o k esta no partido é luta pelo poder… ganançia,,, inveja… todos nós sabemos k muitos ai dentro de M.L.S.T.P/PSD… são oportunistas… kerem k Aurélio tirar Aurélio da liderança… Pork kerem poder…. Aurélio Martins força… Militantes k kerem melhor pra M.L.S.T.P/PSD… esta com voçe… aqueles k xtao a criticar… fazer confusão são aqueles k xtao cendo manipulado…. Viva Aurélio Martins… Viva M.L.S.T.P/PSD… Unidos venceremos…

  19. img
    conta bondom Responder

    Falo para miltiante carismatico e povo do lindo partida que fez sempre bem este povo de STP partido de soluçao, porque que nao Rafaiel de novo presidente Maria da espeança vice Bom Jesu vice Aldro Umbilina Secretario Geral pessoa de Pai Grande e do principe E convidar JOAO Paulo Cassandra e a senhora vice precidente do principe para e Crispim com secreta de forma unir a povo do nosso partido.

  20. img
    muncanha Responder

    Maquengo Feroz.é que Aurélio Martins tem ke ta fora da liderança, tem ke ir para escola para aprender o ke é politica,ke pouca vergonha um partido Riboquino mesmo comesta característica é feio.

  21. img
    truquim deçu Responder

    Que situação? meus irmãos, vcs não estão a aperceber que o nosso partido esta a se fundar cada vez mais devido ganacia de poder? vamos reflitir com calma será que o camarada Aurelio Martins é possoa capaz de levar este partido agora? o que me admirou,é, como o rumão coto e outros intelectual permitiram que o Aurelio Martins assumisse esse cargo de um partido historico do nosso Paí.não sei nem estou la sou meramente um zé povinho, mas convem reflitirmos bem se na verade queremos bem deste partido.porque não convidar de novo o Furtunato Pires houve uma epoca que ele tirou o partido na crise até o regresso de Pinto da Costaé somente opnião como tambem podemos falar dos outros com bom senço, esta é a minha contribuição

  22. img
    Lembá Responder

    Aurelio MAtrins, segue em frente.
    Ao inves de procurare, saber como vai a governação do país, não?. Eles ao invés de revoltarem com o Pinto que não lhes deu tacho na presidencia, agora querem encontrar o mote.
    Muita força Aurelio Martins, são os teus detractores, aqueles que o senhor deu oportunidades.
    Sem mencionar nomes. Estes ZeS marias, nem olham para filhos espalhados no mundo.

  23. img
    budy Responder

    Minha gente, em qualquer parte do mundo e num pais democrático feito o nosso um cidadão quando é derrotado nas eleições deve por ética moral e politica pedir a sua demissão no partido a qual preside.
    Se não o fez é porque tem intenções ocultas…

  24. img
    maria chora muito Responder

    Meus senhores e minhas senhoras, o Aurelio e a sua GIBELA estão em falencia total. A unica coisa que têm é o MLSTP, que ainda podem negociar com Angola. Assim sendo, ele tem que assegurar o MLSTP com unhas e dentes. Esses senhores Celia e José Maria são uns oportunistas. Sentiram que o Aurelio já não tem ferro para distribuir. Em nosso entender, o MLSTP está em crise total. Não existe ninguem capaz de liderar esse partido. Queimaram todos. Melhor estão todos queimados ( Rafael Branco, Alcino Pinto, antónio Quinta,Posser da Costa, Adelino Izidro, Maria das Neves,Elsa Pinto, etc….) Não existe mais ninguem. A unica solução seria a extinsão desse partido e a devolução dos bens ao Estado.

    • img
      Budo Dawa Responder

      Minha irmã, MARIA CHORA MUITO, o radicalismo não nos leva a destino desejado. Sabe qual tem sido o destino dos radicais. Dizer que no MLSTP/PSD não existe ninguém para assumir o partido demonstra um completo desconhecimento de causa.
      Aguardemos serenamente pelo andamento da caruagem.

  25. img
    ti ti ti Responder

    Aqueles que demitiram fizeram bem , ja assim diminui o numero de INVEJOSOS no sei do partido, deixa quem quero trabalhar.
    viva AURELIO MARTINS
    viva sao tome e principe
    abaixo aos oportunistas

  26. img
    Rebas Moris Responder

    Maria chora muito” Cuidado” que sei quem tu és. Imbecil. São Tomé e Príncipe não sobreviverá sem o MLSTP. Mas tem de se organizar sob comando de uma Liderança competente. jamais Aurelio Martins. O Homem foi mui ridicularizado e enxovalhado durante as presidenciais. Por isso Ra ré ri ro rua.

    • img
      santola Responder

      voce é muito boqueiro mas boqueiro

  27. img
    miss janes Responder

    Aurélio Martins segue em frente tu tens garra… tu vas renovar M.L.S.T.P/PSD… Combatente k foje num campo de combate é imbecil…. fraco…. homem k é homem nunca foje perante obstaculos…. Politica é um jogo é tu es o melhor num campo….

  28. img
    Delta Responder

    Caros comentadores, faço apelo no sentido de terem mais cuidado ao escreverem as vossas opiniões. Isto deve-se ao elevado número de erros ortográficos e de concordâncias que de uma maneira geral, estão plasmados nos vossos comentários. Não se esqueçam que estas págidas são lidas por muita gente. Desculpe a minha ousadia.

    • img
      móço lazon Responder

      Olá meu caro, estou inteiramente de acordo com a tua ousadia e zelo também por críticas desde que elas sejam construtivas como é a tua.Sendo tu uma pessoa de críticas construtivas, logo estás aberto a elas. Entretanto sinto-me em condições de aconselha-lo que após a escrita dos seus comentários que o raleie e corrija os possíveis erros antes de os postar.
      Um bem haja.

  29. img
    REVOLUCIONÁRIO Responder

    FAÇAM ESSAS CRITICAS NUM OUTRO LOCAL, CÁ NESTE SITE NÃO. ESTE SITE É VISTO PELO MUNDO TUDO. ASSIM ESTAREMOS A DENIGRIR O BOM NOME DO NOSSO PAÍS FAZENDO ESSES TIPOS DE CRITICAS QUE NADA DIGNIFICA O NOSSO PAÍS.

  30. img
    Kadafi Responder

    Bon d’já ôôô!!!!

    Inén ké mué,
    Omali s’cá bazá, nón s’ca bê budu.
    A paz podre que o MLSTP/PSD tentou transparecer está caindo por terra. Quando era MLSTP era outra coisa, mas depois que anexaram PSD é o que se viu e o que se vê. Falta de dom e formação Política, liderança, ideologia, perfil. Desistabilidade total. Até dentro do Partido já há banho para ser líder.
    O que se passa com o Partido histórico da independência!!!!
    A vida é mesmo assim, quem não suporta hipocresia, sai e os outros vão fingindo que está tudo bem, desde que haja tacho porque quando chegs o momento da eleição nacional, descobre-se quem é quem.

    Abrimos os olhos.

  31. img
    Rabujento Responder

    isto tudo e prova do que o Aurelio Martins desconhece de estrategias politicas. Mas ele nao sabia ter um segundo plano caso perdesse as eleicoes? Ou sera que se axava tanto que nao iria perder?
    Outra coisa, democraticamente sim, nao haveria outra solucao politica para quem perde uma eleicao presidencial a nao ser renunciar o cargo de presidente do partido. A nao ser que as suas ambicoes sejam mais fortes do que as morais do partido!
    Fui, Abracos meus irmaos.

  32. img
    Eu acredito em te Deus Responder

    Força Aurélio Martins… esses himpocritas k xtão a criticar muitos deles foram teu impregado… muitos ja foram mendigar pra vc pedindo apoio… São Judas esta a cospir num prato k um dia comeram… Aurélio teu modo de viver…. é k tem todo esse odio.. muito kerem ser como voçe mas não coseguem…. sabes pork? Pork bo ssá budu cú té peso…Força e Mas força…

  33. img
    zémé Responder

    Noticia de ultima hora
    Já foi detectado o motivo da queda livre, o desmando total e a desunião da família Social Democrata, que era por se só a família politica histórica e mais poderosa no seio da politica santomense.
    Motivo: O Líder demagogo do MLST e sua equipa devem ter recebido mala de notas verde para o efeito.
    Raciocínio: MLSTP fragilizado = Perpetuação do ADI no poder e sem uma oposição verdadeiramente critica (positiva) mesmo com a miséria que o Pais vive.

  34. img
    sulila miranda Responder

    Até tenho pena do sr Aurélio, porque coitado, ele não sabe nada de política!
    É verdade que ele é teimoso, mas acreditem, que ele só está teimando por ser ignorante, acreditem…! Porque para mim, quem deveria ser castigado agora, são esses dirigentes do mlstp, que por ambição de poder e ganância desmedida, entregaram o partido ( como mlstp), a troco de nem sei o quê, a um analfabeto político, como Aurélio.
    Para ele, foi muitíssimo bom, aliviou-lhe dalgumas pressões (e diga-se a bem da verdade, que são muitas…) e deu-lhe um status, ser presidente de um partido com a craveira do mlstp.
    Só que agora, há que pôr um basta na coisa, tendo em conta que o Aurélio não entende nada de política e como está investido de poderes, acha que pode, faz e manda. Mas muito bem feito para todos quanto o abraçaram!!! Agora sacudam-no, enquanto é tempo!!! Porque políticamente falando, já vai muito tarde.

  35. img
    Delta Responder

    Em relação a resposta do comentador moço lazon, devo dizer que não houve erros de concordância nem tão pouco de ortografia. Somente, um lapso na escrita da palavra página. (onde se lia págida). O mesmo aconteceu consigo na escrita da palavra releie (que por engano, escreveu raleie). Espero que compreenda que temos a língua portuguesa, como a língua oficial. As minhas desculpas.Boa continuação.

  36. img
    Delta Responder

    A fim de dar resposta ao comentador REVOLUCIONÁRIO,não quero de maneira nenhuma denigrir a imagem deste lindo país. Por essa razão, com a ideia construtiva, somente alertei. Não se esqueça que o português é a língua oficial deste país. Por isso, penso que deve ser bem falada e bem escrita, para bem de toda comunidade santomense. Peço-lhe desculpa,já que assim interpretou a sugestão dada.

  37. img
    maria chora muito Responder

    Ola senhor Rebas Moris, trasvertido em José Maria.

  38. img
    mina téla Responder

    uma forma muito simples de resolver essa crise é dar oportunidade as jovens…
    Há muito jovens com a formação que podem exercer esse cargos,é sempre a mesma cara politica eles passam gozar com situação, ninguém quer trabalhar, uma colmeia dos preguiçosos…

  39. img
    Amigo do Aurelio Martins Responder

    Camarada Aurelio Martins, sabe muito bem que a Celia Posser, nunca esteve do seu lado. Basta ver o comportamento dias antes do conngresso. Fez coisa e mais coisas, junto do progenitor, para servir o Pinto da Costa. BArros, este sempre foi um grande amigo do Aurelio, em momentos de auge, basta isso.
    MAs uma coisa, se sabe. Com Aurelio MArtins, O ADI vai cumprir o seu mandato, o que pode ser uma frustracao para aqueles que o Pinto nao deu nenhum tacho. Querem ver MLSTP, com problemas, para vingarem do Pinto. MAs nao sera possivel, Os caes ladram e a carvana passa.

  40. img
    Voador Panha Responder

    Falencia acontece me todo Mundo.
    faz parte da essencia das coisas. A empresa nao faliu?
    Os teus pais nao venderam tudo mais alguma coisa e continuam com dividas?
    Cuidado!!!

  41. img
    Lembá Responder

    Rebas Moris ou coisa parecida.
    Ja vi que não tem conhecimento de nada no seu proprio país. Sabia que o Senhor que faz referencia, nunca dirigiu Diogo Vaz? Diogo Vaz foi dirigido por outras pessoas, nestes ultimos 20 anos, pertence ao Posser, Pai da Celia Posser. Tendo no comando o Rodrigo.
    Fica calado e faz a sua vida sem nutrir ódios a pessoas que nunca te fizeram mal.
    Deus te vai dar a cura que tanta precisas, Deus é Grande.Amém Jesus.

Deixe um comentario

*