Política

PCD celebrou esta semana o vigésimo primeiro aniversário da sua fundação

Num comunicado a terceira força política são-tomense, realça o papel desempenhado por si no processo de consolidação do regime democrático no país e analisa a actual situação política, económica e social.  

COMUNICADO

 

A COMISSÃO POLITICA DO PCD, SAÚDA O POVO DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE, EM GERAL, E, EM PARTICULAR, OS MILITANTES, SIMPATIZANTES E AMIGOS DO PCD, PELA COMEMORAÇÃO DO SEU 21º ANIVERSÁRIO.

PARA OS PECEDISTAS,  CADA ANIVERSÁRIO É

UMA DATA A SER ESPECIALMENTE

COMEMORADA, PORQUE PERMITE A

REFLEXÃO SOBRE A SUA TRAJECTÓRIA DE ACÇÕES POLÍTICAS, RESSALTANDO AS  VITÓRIAS CONQUISTADAS PARA O BEM DO POVO DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE E TAMBÉM, NATURALMENTE,  PONDERAR AS CAUSAS DOS RESULTADOS MENOS CONSEGUIDOS. 

FOI HÁ 21 ANOS QUE O PCD LIDEROU O PROCESSO DE MUDANÇA POLÍTICA NO PAIS, ABRINDO CAMINHO PARA A INSTALAÇÃO DE UM ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO, NO ÂMBITO DO QUAL ASSUMIU A MAIS ELEVADA EXPRESSÃO E RELEVÂNCIA A CONQUISTA DA LIBERDADE PELO POVO DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE.

PARA ALÉM DISSO GANHARAM TAMBÉM REALCE,  OUTROS VALORES DIGNOS DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA E PLURAL, COMO SEJAM O DIREITO DE EXPRESSÃO, DE REUNIÃO, DE INFORMAÇÃO, CONSAGRADOS HOJE NA NOSSA CONSTITUIÇÃO.

O MOVIMENTO DE MUDANÇA LIDERADO PELO PCD INCORPORA UM CONJUNTO DE VALORES DEMOCRÁTICOS E DE REFORMAS SOCIAIS QUE TÊM COMO OBJECTIVO CENTRAL O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE E UM FUTURO MAIS PRÓSPERO PARA O SEU POVO.

É IMBUIDO DESTE CONJUNTO DE VALORES DEMOCRATICOS QUE A COMISSÃO POLITICA DO PCD VÊ HOJE, COM EXTREMA INDIGNAÇÃO E INQUIETUDE, DA TENTATIVA DA SUA INVERSÃO PELO GOVERNO DO ADI, PELO SURGIMENTO DE ACTOS DE MANIFESTA PERSEGUIÇÃO POLITICA, DA MAIS DESCARADA CENSURA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, DE TENTATIVA DA ABOLIÇÃO DO CONTRADITÓRIO POLITICO, DA PARTIDARIZAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA, ACÇÕES QUE MERECEM O NOSSO TOTAL REPÚDIO.

ESTAS ACÇÕES NEFASTAS AO ESTADO DEMOCRÁTICO SÓ TÊM EXPRESSÃO EM PARTIDOS COMO O ADI, FALHOS DE DEMOCRACIA INTERNA POR PERTENCEREM A UM DONO E DISPOSTOS A IMPLANTAR NA SOCIEDADE, SOB A CAPA DA DEMOCRACIA, UM SISTEMA CONFORME À SUA PRÓPRIA IMAGEM: AUTORITÁRIO, ARROGANTE E TOTALITÁRIO.   

CARAS COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS:

NÃO FOI PARA ISSO QUE O PCD LIDEROU A MUDANÇA E IMPLANTOU A DEMOCRACIA. 

DEVEMOS, POIS, RESISTIR A TAIS FORMAS ARBITRÁRIAS DE PODER E ÀS TENTATIVAS DE ESVAZIAR E SUBVERTER O REGIME DEMOCRÁTICO QUE TANTO CUSTOU A ERGUER E CONSOLIDAR. 

ESTAMOS HOJE NA OPOSIÇÃO E O PCD É UMA FORÇA ALTERNATIVA DA MUDANÇA CAPAZ DE CONDUZIR OS DESTINOS DO POVO SANTOMENSE. 

ASSIM, APELAMOS AS MULHERES, OS HOMENS, JOVENS E OS MAIS VELHOS A CERRAREM FILEIRAS, EM TORNO DO PARTIDO, DE MODO A DESMASCARAR E A PÔR COBRO AOS DESMANDOS DO GOVERNO DO ADI QUE TEMOS VINDO A ASSISTIR NOS ÚLTIMOS TEMPOS. 

O ACTUAL GOVERNO MUITO PROMETEU, MAS  NA PRÁTICA, JÁ SE NOTOU QUE TUDO NÃO PASSOU DE FALSAS PROMESSAS: 

  • NO DIA A DIA UMA GRANDE FRANJA DA POPULAÇÃO EMPOBRECE CADA VEZ MAIS; 
  • OS PROMETIDOS POSTOS DE EMPREGO JAMAIS APARECERAM, SALVO ALGUNS DESTINADOS À SUA CLIENTELA, DESPROVIDA, EM MUITOS CASOS, DE QUALQUER PREPARAÇÃO PROFISSIONAL; 
  • OS PREÇOS DOS PRODUTOS ALIMENTARES, TANTO OS IMPORTADOS, COMO OS PRODUZIDOS LOCALMENTE, SOBEM QUOTIDIANA E VERTIGINOSAMENTE;  
  • A AGRICULTURA, QUE DEVERIA AJUDAR MUITAS FAMILIAS, ESTÁ ENTREGUE À SUA SORTE; 
  • A COMUNICAÇÃO SOCIAL, PRINCIPALMENTE A TELEVISÃO SANTOMENSE, TORNOU-SE NUMA CAIXA DE RESSONÂNCIA E DE PROPAGANDA DO GOVERNO, AGINDO COMO SE OS SANTOMENSES VIVESSEM NO PARAÍSO; 
  • OS PROFESSORES, OS JORNALISTAS, OS ESTUDANTES, OS TRABALHADORES EM GERAL VIVEM SABE DEUS COMO; 
  • OS EMPRESÁRIOS, OS COMERCIANTES NACIONAIS, OS TAXISTAS, OS MOTOQUEIROS, AS PALAIÊS, OS PESCADORES CONHECEM MOMENTOS MUITO DIFÍCEIS; 
  • ESCASSEIAM, CADA VEZ MAIS, A ÁGUA, A ENERGIA E OS MEDICAMENTOS E CONSUMIVEIS NO HOSPITAL CENTRAL E NOS CENTROS DE SAÚDE RAREIAM. 

E O MAIS GRAVE E DESESPERANTE, É QUE TODOS JÁ PERCEBEMOS, QUE ESTE GOVERNO NÃO TEM ORIENTAÇÕES POLITICAS CAPAZES DE MOBILIZAR AS ENERGIAS COLECTIVAS DOS SANTOMENSES, NO SENTIDO DO COMBATE À CRISE E DA CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO DE ESPERANÇA PARA TODOS. 

VIVEMOS HOJE DE QUEIXUMES E DE INTRIGAS,  DA AROGÂNCIA E DA EXCLUSÃO, REFÉNS DOS INTERESSES E AMBIGUIDADES DESTE GOVERNO DE CASTELOS NO AR.

 ENQUANTO ISSO, O GOVERNO ESQUECEU-SE DE INFORMAR A POPULAÇÃO QUE, EM TERMOS DE INDICE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, SAÍMOS DO 126º PARA O 144º LUGAR, OU SEJA, HOUVE UMA DEGRADAÇÃO DA VIDA DAS POPULAÇÕES, QUERENDO ISTO DIZER QUE A POPULAÇÃO ESTÁ MAIS POBRE. 

É TÃO GRANDE O DESRESPEITO E DESPREZO QUE O GOVERNO DO ADI TEM POR QUEM O ELEGEU, QUE NÃO SE DÁ AO LUXO DE PROTAGONIZAR UM DIÁLOGO CONSTRUTIVO E ABERTO COM OS TRABALHADORES DA RÁDIO NACIONAL COM VISTA A SANAR A PARALISAÇÃO QUE JÁ DURA HÁ MAIS DE UMA SEMANA E QUE TANTO AFECTA OS SANTOMENSES E QUE ASSIM SE VÊM PRIVADOS DE INFORMAÇÕES E, MUITAS VEZES, DO SEU ÚNICO MEIO DE DIVERSÃO.

A EVOLUÇÃO DA CONJUNTURA POLÍTICA DO NOSSO PAÍS, À LUZ DA POSTURA DESTE GOVERNO, MOSTRA CLARAMENTE QUE A DEMOCRACIA ESTÁ EM PERIGO, QUE A MISÉRIA VAI EXPANDIR E PERPETUAR-SE, QUE O DESEMPREGO, PRINCIPALMENTE DOS JOVENS, VAI AUMENTAR, QUE A INFLAÇÃO IRÁ A CONTINUAR A SUBIR E QUE A VIDA VAI SER CADA VEZ MAIS DIFÍCIL PARA OS SANTOMENSES.

COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS:

 ESTAMOS AQUI A FALAR DO NOSSO FUTURO E O DA GERAÇÃO VINDOURA. 

POR ISSO, NESTE ANIVERSÁRIO DOS VINTE E UM ANOS DO NOSSO PARTIDO –  O PCD, GOSTARÍAMOS DE REAFIRMAR, DE MODO SOLENE E DEFINITIVO, ALGUNS COMPROMISSOS PARA COM O POVO SANTOMENSE: 

1 – DEMONSTRAMOS A NOSSA MAIOR DISPONIBILIDADE PARA A CRIAÇÃO DE PLATAFORMAS DE ENTENDIMENTO COM OS SANTOMENSES, TODOS SEM EXCEPÇÃO, TENDO COMO FINALIDADE CAPITAL, ENCONTRAR FORMAS CONSENSUAIS, VISANDO A RESOLUÇÃO DOS INGENTES PROBLEMAS QUE AFECTAM A NOSSA SOCIEDADE. E ISTO PORQUE QUEM ESTÁ VERDADEIRAMENTE ATENTO À ACTUAL SITUAÇÃO POLÍTICA E SÓCIO-ECONÓMICA SABE QUE VÊM AÍ TEMPOS AINDA MUITO MAIS GRAVOSOS; 

2 – APELAMOS À UNIDADE, A DISCIPLINA E AO TRABALHO, COMO CONDIÇÃO PRIMEIRA PARA A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.  

PARA TERMINAR, QUEREMOS AQUI DEIXAR CLARO, EM ALTO E BOM SOM PARA TODOS OS FILHOS DESTA PÁTRIA: 

ABAIXO O REVANCHISMO!

VIVA O 4 DE NOVEMBRO!

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA O PCD!

 VIVA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE!  

 S.TOME, AOS 4 DE NOVEMBRO DE 2011

O PRESIDENTE,  JOSE LUIS XAVIER MENDES

    12 comentários

12 comentários

  1. Anibal Pontes

    12 de Novembro de 2011 as 14:27

    O surgimento do PCD em STP é de todo louvavel, mas cedo a ganancia tomou conta de vcs a ponto de congregarem no seu seio, os maiores gatunos dessa pobre nação, pessoas que enriquecem não se sabe como, de onde tiram tanto dinheiro, tomará a lucidez entre de uma vez nas mentes desses q ainda acreditam em vcs. O Bidão que era de todo o que de alguma maneira tava dando provas de ” homem digno nesse partido, resolveu encostar pra deixar os piores larapios assumirem as redias.

    Enfim, viva a democracia, mas tomara Deus não tivesse permitido o surgimento dessa congressão de larapios no meu, teu, vosso pais.

    Um bem haja

  2. Anibal Pontes

    12 de Novembro de 2011 as 14:36

    Bando de Mercenarios , isso é que vcs são,mas dentro de mais 15 anos todos esses velhos que estão ai hão de passar… ai STP ha-de ficar…todos vcs que têm mais de 70 anos ou perto disso quero ver em 2025 se vcs ainda ca estarão,

  3. zuza

    12 de Novembro de 2011 as 15:11

    Blá Blá…

  4. Máfia Siciliana

    12 de Novembro de 2011 as 15:47

    “ESTAMOS AQUI A FALAR DO NOSSO FUTURO E O DA GERAÇÃO VINDOURA.

    POR ISSO, NESTE ANIVERSÁRIO DOS VINTE E UM ANOS DO NOSSO PARTIDO – O PCD, GOSTARÍAMOS DE REAFIRMAR, DE MODO SOLENE E DEFINITIVO, ALGUNS COMPROMISSOS PARA COM O POVO SANTOMENSE”:

    1º Compromisso devia aconselhar ao Delfim Neves a pedir a Assembleia Nacional, o levantamento da imunidade parlamentar e apresentar se a justiça!

    2º Compromisso aconselhar a todos os vossos militantes que fizeram empréstimos a caixa de poupança e credito a devolver todos os créditos e respectivos juros!

    3º Compromisso pedir a Cosme Rita para melhor explicar a história de 1 milhão de dólar de Japão para financiar e promover empresariados jovens!

    4º Compromisso pedir a Benjamim para explicar melhor a povo de STP em especial a povo do Príncipe a história do Barco Príncipe que “custou” 1 milhão de euros!

    Se fizerem tudo que cá mencionei e outras coisas mais, a geração vindoura agradece e teriam todo o meu apoio.

    Viva a geração Vindoura!
    Abaixo 2 0 anos de saques públicos!

  5. NINA

    12 de Novembro de 2011 as 17:04

    INFELIZMENTE É MERA POLITIQUICE. PCD NUNCA FEZ MELHOR, SÓ SABE CRITICAR PARA DESTRUIR. JÁ ESTAMOS HABITUADOS A ISSO. SÃO OS PARTIDOS(PODER/OPOSIÇÃO) QUE TEMOS EM STP.

    • Santos Figueredo

      13 de Novembro de 2011 as 14:40

      Oh senhor Nina!

      Diga qual dos partidos em STP fez melhor? MLSTP, ADI, MDFM, CODO, ETC…? VC mazeh eh k so sabe criticar e e nem consegue aceitar ideas contrarias. Se fosse ADI ou MLSTP a passar um comunicado alusivo ao seu aniversario, certamente k a senhora estaria a cantar vivas por considera-los os partidos k contribuiram para desenvolvimento de STP, e tb por puras e simplesmente seres ignorante e anti-democratica.

      Deixa de odio, ainda es muito nova pra isso!

  6. tribunal de conta

    12 de Novembro de 2011 as 22:58

    partido de manteiga na oposicao

  7. Antonio Fortes

    13 de Novembro de 2011 as 12:11

    O surgimento do PCD em STP é de todo louvavel, mas cedo a ganancia tomou conta de vcs a ponto de congregarem no seu seio, os maiores gatunos dessa pobre nação, pessoas que enriquecem não se sabe como, de onde tiram tanto dinheiro, tomará a lucidez entre de uma vez nas mentes desses q ainda acreditam em vcs. O Bidão que era de todo o que de alguma maneira tava dando provas de ” homem digno nesse partido, resolveu encostar pra deixar os piores larapios assumirem as redias.
    Enfim, viva a democracia, mas tomara Deus não tivesse permitido o surgimento dessa congressão de larapios no meu, teu, vosso pais.
    Um bem haja

  8. Tomba Aly (Cantagalense)

    14 de Novembro de 2011 as 15:38

    PCD nunca fez melhor. PCD deve deixar os putos trabalhar. Os putos não têm caso de corrupção isso é bom, ao contrário de vocês do PCD. Delfim, benjamin, bano e restantes bandos.

    PCD pagou Anacleto Rolim e outros partidecos para fazerem barulho contra o Governo. Agora está adizer que tudo está mal. O quê que PCD deixou de bom há 15 meses que era governo?

    Estão a arumar pé de vento para derrubar o Governo. PCD Pretende chumbar o Orçamento de Estado.

    Se isso acontecer o povo vai sair à rua.

    Nós os cantagalences e vamos apelar os Mezocianos. Vamos unir para não permitir que os corruptos voltem ao poder.

    Eles chamam esse governo de incopetente. Onde para a competencia do PCD? Em roubo? Vamos ser claros.

    O povo vos conhece. Só apelo ao MLSTP para não enveredar pelo caminho do PCD.

    MLSTP deve arumar a casa, consolidar as bases, fazer oposição para ter argumentos em 2014 ser governo. Isso sim, um governo saido das urnas. Caso os putos não derem provas o MLSTP será poder. MAs que seja por via da urna, e nada de coligação com os lobos do PCD que pretendem criar uma dinastia no país.

    PCD criem dinastia na quinata dos prazeres. o País pertence a todos.

    ADI está a promover jovens. Os jovens estão a ganhar experiencia.

    Há novos juizes (putos, jovens). Têm medo para que eles não peguem os casos do Navio Principe, Doca, Trading, Passeios, 1.6 milhão de dólares do Japão?

    Há novos deputados. PCD só tem velhos, e não promove jovens. Sómpromove jovem ligado a familia (dinastia??!!??).

    Há jovem no Governo que têm dignificado o cargo que ocupa (Exemplo: Secretário de estado que tem idade para ser neto de Chavier Mendes). Há jovens directores. O país está em ruinas. Mas não foi em 15 meses do Governo de PT que isso se transformou em ruinas.

    ADI segue em frente.

    MLSTP não se alie ao PCD. Faz oposição responsável para em 2014 serem alternativa.

    Viva democracia.
    Viva STP
    Viva Cantagalence.
    Irmãos de Mé-Zóchi vos apelo a esterem de olhos abertos em relação aos PCDistas aldrabões.

  9. Anca

    15 de Novembro de 2011 as 1:01

    Falta na peça “PCD celebrou esta semana o vigésimo primeiro aniversário da sua fundação” a contribuição do PCD, para a disseminação do valor corrupção e facilitismo,banho, pouca união, pouca disciplina, muita corrupção, pouco progresso em São Tomé e Príncipe.

    Muita cacofonia, pouco trabalho.

    Em vinte anos, não conseguiram, apresentar ao país(população/território),um plano estrutural de desenvolvimento sócio-político-económico e financeiro(projecto de sociedade, que todos os partidos, devem, submeter ao país(população/território), antes de ir ás urnas(eleições), só cacofonia, politiquices e delapidação do país(população/território).

    A assembleia foi eleita a nomeadamente um ano e pouco e ainda, nada produziu das bancadas politicas, contribuições, para grandes questões que assolam os São Tomenses e o País(população/território), a pobreza extrema, a miséria extrema, não se interessam pelos verdadeiros problemas da sociedade, condições de vida da população e a degradação territorial e ambiental, que nos condicionaram enquanto país(território/população), no futuro.

    Tanta cacofonia, para a montanha, parir, um rato.

    É altura de pensar e trabalhar, pelo o país(população/território).

    Mais deontologia política e social.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  10. Malébobo

    15 de Novembro de 2011 as 11:31

    O PCD, é um dos piores partidos de stp,quando surgiu o povo estava muito satisfeito, pesando que era um partido de salvação mas foi pior decepção para o povo de stp, quando o senhor Delfim,Bano,Benjamim,Alda Banana,Betinho, responderem sobre o caso de corupção em stp, então a partir dai terão aceitão do povo de stp, obrigado, este nomes frisados sabem do estou a falar,
    1- STP TRADING
    2- Dorca de pesca
    3- Barco Principe
    4- Passeio da cidade capital
    5- Barco 30 de setembro, Rei Amador
    6- Fundo Paniba
    7- Caixa Nacional de Poupança e crédito,
    O senhor deus castigam este saquiador do povo, ide ao inferno

  11. Quime Quime

    16 de Novembro de 2011 as 12:02

    O PCD é grande partido.
    O PCD deve renovar a elite que apenas pensa nos botões da sua camisa. MAs fora isso tudo, precisa-se do PCD.
    Viva PCD, ADI, MLSTP, MDFN e Outros como PS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo