Mensagem do Presidente da República por ocasião do ano novo

Pinto da Costa, enviou alguns recados. Avisou que o Presidente da República não é um líder da oposição, e muito menos pode ser um contra poder. Disse também que as promessas eleitorais são para serem cumpridas. Mas também advertiu que não será nunca um Presidente meramente decorativo. Prometeu desenvolver acções em 2012 para fomentar o combate a corrupção. 

Concidadãos
O início de um novo ano é sempre uma altura de expectativas várias, em que se renovam esperanças e se projecta o futuro mais próximo.
É natural que assim seja. Vivemos uma época festiva caracterizada por valores essenciais que é urgente cultivar e prolongar para além desta quadra natalícia.
Ano novo, vida nova, é o que se costuma dizer nesta altura, em que cada um olha para trás numa perspectiva de balanço e traça objectivos para os tempos mais próximos .É esse exercício que me proponho fazer nos breves minutos em que peço a vossa atenção.

2011 foi, a nível internacional, um ano extremamente difícil. A crise económica internacional é um factor que exige prudência na gestão das expectativas, na construção de cenários e nas mais variadas opções políticas.

Em 2011, o país viveu um processo eleitoral intenso mas que, mais uma vez, decorreu de uma forma pacífica, transparente e livre e, sobretudo, não afectou a estabilidade política.
A economia registou uma taxa de crescimento razoável e houve alguns progressos no clima de negócios, validados internacionalmente pelo Banco Mundial.
São, sem dúvida, sinais positivos mas que não chegam para omitir a realidade de pobreza em que vive a maioria da nossa população e que, por isso, merecem permanentemente uma atenção especial do Presidente da República.
É preciso que o crescimento económico que o país registou nos últimos anos, se traduza, de uma vez por todas, em melhorias concretas da vida desta maioria silenciosa da nossa população que, em pleno século XXI, continua a viver no limiar das condições mínimas de sobrevivência, o que não pode deixar ninguém indiferente ou de braços cruzados.
A coesão social é um dos factores mais importantes da coesão nacional, um princípio inerente à unidade de São Tomé e Príncipe como nação e que, por isso, deve ser defendido, sem qualquer transigência ou concessão, em qualquer circunstância ou conjuntura.

Caros concidadãos
É preciso que todos tenham presente que o presidente da República não governa nem é líder da oposição. Muito menos será um qualquer contrapoder no quadro constitucional de separação de poderes que caracteriza qualquer regime democrático.
Não é esse o meu entendimento da função presidencial decorrente dos poderes explícitos e implícitos que a Constituição da República me atribui.
O papel moderador e mobilizador do Presidente da República não se pode confundir com a legítima luta político-partidária característica do regime democrático, sob pena de reduzir a sua capacidade de intervenção em nome de todos. A legitimidade democrática do presidente assenta numa maioria que se esgotou no momento da sua posse no cargo.

Quando afirmei, ao ser eleito, que seria o Presidente de todos os Santomenses, não se tratava, como já puderam constatar, de uma mera figura de retórica, mas de um compromisso de facto sempre presente no dia-a-dia do presidente da república.
A reserva e o sentido de estado que tenho tentado implementar na minha acção como Presidente da República não podem, no entanto, ser confundidos com inacção ou demissão das minhas responsabilidades enquanto primeiro magistrado da nação.
Como afirmei logo após as eleições e reafirmo “não serei nunca um presidente meramente decorativo”.
As promessas eleitorais são para ser cumpridas porque o cumprimento da palavra dada e a coerência são pilares essenciais do sentido ético que a política deve ter.
É, por isso, que, tal como prometi, me tenho empenhado activamente e com lealdade na cooperação institucional entre órgãos de soberania, baseada no escrupuloso respeito pelas competências de cada um, de modo a assegurar as condições de estabilidade necessárias para que o país vença os desafios que o desenvolvimento coloca.
Num país com os índices de pobreza como o nosso todos os sectores são prioritários, a educação, a saúde, a justiça, a agricultura e pescas, a criação de empregos, o turismo, o ambiente, a cultura, a juventude, a diáspora, mas há uma condição que é essencial e transversal a todos eles – o da transparência e do combate à corrupção.
Tal como prometi, esse combate terá permanentemente a minha atenção e já em 2012 vou promover uma série de iniciativas nesse domínio, entre as quais um grande fórum internacional sobre o combate à corrupção que projecte o país além-fronteiras e que permita, mais uma vez, a São Tomé e Príncipe, assumir uma posição exemplar e de primeira linha no continente Africano no que respeita à transparência e boas práticas de governação.
Para além desse fórum várias iniciativas serão tomadas no âmbito da presidência da república de modo a que, através do exemplo, se instale definitivamente na nossa sociedade, um clima de tolerância zero à corrupção que produza resultados palpáveis e concretos.
Para que tal aconteça 2012 terá que ser o ano das tão esperadas reformas na justiça no pressuposto que um país mais justo e transparente estará em melhores condições de ultrapassar as dificuldades que se avizinham .
Se todos cumprirem o seu papel, acredito que todos juntos vamos conseguir vencer os desafios do desenvolvimento Como acredito que o país pode contar com todos não posso de deixar de transmitir o meu sentimento de confiança e esperança no futuro, apesar das dificuldades é possível começar a ganhar o futuro já.
Quero por isso, a terminar, manifestar a todos os Santomenses, quer vivam no país ou fora dele, bem como aos estrangeiros aqui residentes, o desejo que 2012 seja um bom ano do ponto de vista pessoal e colectivo, de esperança mas também de muito trabalho e disciplina para que, todos juntos, possamos contribuir para um país mais desenvolvido, mais justo, mais solidário, mais transparente e mais livre.

  1. img
    Helder Pinto Responder

    Viva Pinto, contamos consigo.
    Organização, Capacidade e Honestidade
    Viva STP

    • img
      kim kim Responder

      Que Deus abençoe as suas palavras senhor Presidente

      Feliz Ano 2012 para si e para todos os São-tomenses

  2. img
    Fijaltao Responder

    Gostei da mensagem do fim do ano do Presidente da república. Somente para dizer o seguinte: Não sei se foi o exagero jornalístico ou se foi mesmo a mensagem do presidente da república, demasiado repetitiva nas palavras e demasiadas exaustivas em algo que já conhecemos durante os 36 anos da independência. Confesso sinceramente que esperava nesta mensagem algo de novo que talvez se resumia apenas em 20 linhas apenas. Espero que os discursos posteriores a este tenha algo de suco e de “Surprise”!
    A minha observação não me coloca em oposição ao senhor presidente, aliás como podem constatar fui um dos primeiro a sugerir o seu nome como presidente do país, influenciador número um no debate de opiniões e o seu votante por convicção.
    Agora, resta o senhor presidente mais acções que palavras.
    Um bom ano novo a todos, especialmente ao senhor presidente e que Deus proteja a nossa pátria e nos dê e lhe dê saúde para todos levarmos este país e este povo ao bom porto.
    Um abraço a todos e que Deus vos abençoe.

  3. img
    Fijaltao Responder

    Desculpe pelo pleonasmo “apenas”.

  4. img
    O não preconceituoso-rosario Responder

    Estou esperançoso como muitos outros são-tomenses que apostaram nesse projeto estão. Uma vez mais o Presidente da República reafirma a sua intenção de cumprir o prometido.A pobreza ,a corrupção ,a reposição de alguns valores perdidos na nossa sociedade,a boa gestão da tão famosa exploração conjunta do “ouro negro” gera ansiedade enquanto não há sinais a vista. Que medidas já estão a ser postas em prática? Obrigado pela mensagem senhor P.R.O tempo urge e é preciso ver para acreditarmos.Com suas limitações mas mostre do que o senhor é capaz .Faça com que o povo acorde do sonho e veja obras.Bem haja.

  5. img
    O não preconceituoso-rosario Responder

    acorrigir: ver-vermos

  6. img
    pinta cabra Responder

    falou falou e não disse nada

    • img
      Calibre-12 Responder

      Pinto da Cista falou muito e não disse nada.
      Ao menos que ele explicasse o ue quer dizer isso de “…fórum internacional sobre a corrupção…”
      Forum Internaconal?- Será que o homem agora quer substituir o tribunal penal internacional?
      Depois a imágem do homem na Tela não ficou nada boa.
      Pinto da Costa, na imágem televisiva da sua mensagem de fim do ano preferiu dars maisdestaque aos cortinados do palácio e á arvore de natel do que a bandeira nacional.
      Sr.Presidente, cuida mais e melhor da sua imágem por favor.
      Quando tiver também que ler textos/mensagens em teleponto, peça aos seus colaboradores, para produzierem letras maiores e não aceitar que o senhor se encoste na cadeira mas sim posiciomar-se verticalmente, porque estará a dirigir-se á Nação e não á um punhado de convidados para a sua sala de visitas.

  7. img
    luisó Responder

    bonito discurso.
    real, confiança e determinado.
    o único a fazer a diferença em STP.
    que os outros governantes sigam o exemplo.
    Bom Ano Novo.

    • img
      Ghadafi Responder

      Meu caro,

      Gostaria sinceramente que me apontasses algo verdadeiramente “diferente” que o Sr. DR. Pinto fez ou esta fazendo a S.Tme e Principe.
      Nao quero com o meu comentario dizer que o pinto da costa nao foi uma boa opcao para nos os Santomenses(os verdadeiros), foi a opcao mais aceitavel naquele momento. Contudo, sejamos honestos! apesar de considerar cedo para fazer qualquer juizo de valor do Sr. Dr. Pinto, acho hipocrita vir o sr.Luiso dizer que e o unico que faz a diferenca em Stome e Principe.
      Alguns portugueses que e o seu caso, vem para nossa terra e pesam que sao mais espertos que todos os Santomenses, ate chegam ao ponto de dizer ou afirmar o que e melhor para nos. Bem a pouco tempo esteve ai a defender a sua conterania a Sra Mafalda, acusada de trafico de menores e muito outros crimes.
      Santa paciencia um “gajo” atura-vos em portugal descriminado-nos ou deixando so os trabalhos precarios pra gente, ainda temos que vos aturar com esses comentarios: vai fazer limpeza ou trabalhar como seguranca pra saber o que e fazer diferenca.

      • img
        luisó Responder

        caro kadafhi,
        em primeiro lugar gostaria de lhe perguntar se você tem mesmo a certeza de que eu português. Tem?
        Depois de lhe dizer que eu nunca defendi a sra. mafalda, vai ler os meus comentários, eu comentei apenas as noticias e o modo como são acusadas as pessoas, já lhe queriam dar pauladas e enforcá-la, sem se saber ao certo das acusações do MP e afinal parece que tinha razão pois segundo o tribunal e o advogado dela disseram que não havia nada em concreto e ela foi libertada.Nada mais do que isto, e isto vale para toda a gente pois segunda a lei a justiça é igual para todos, pelo menos no papel.
        Quanto ao resto todos temos direito á nossa opinião e eu aceito a tua mas daí a comentários pessoais eu não aceito nem este é o local indicado, porque que eu saiba o téla serve para sabermos coisas da terra e podermos comentá-los quer gostemos ou não.
        Bom ano.

        • img
          luisó Responder

          já agora caro kadafhi,
          pelos comentários desta página parece que não não o único a ter apreciado o discurso do dr. Pinto da Costa, ou não reparaste?

      • img
        José Luís Fernandes Responder

        Assino em baixo Kadafi…

        Um grande CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP

      • img
        Valentim Cravid Responder

        Hum, problemas na vida, Kadafi?

  8. img
    Cantagalo Responder

    Precisamos de um LÍDER um PAI um NACIONALISTA,que seja o verdadeiro capitão do navio. O marasmo que se encontra stp… não sei como classificar… tudo isto esta centralizado no homem saotomense embuido de: orgulho, analfabetismo, preconceito, incompetência, arrogância,( vá a uma instituição publica veja como és atendido…)E preciso trabalhar muito no homem de tela nom. a competência, prestação de serviço falta muito. Senhor presidente, conto muito consigo nesta batalha, sois a minha esperança! será desta vez? conte comigo.

  9. img
    Helves Santola Responder

    Gostei do discurso, era de esperar. É bom mesmo nunca nos esquecermos do mal da corrupção e da impunidade que assolam o nosso solo para que possamos criar condições para erradicá-lo para o nosso bem e das gerações futuras. É uma oportunidade para que cada política, cada cidadão em geral arregace as mangas e coloque o barca a andar…. a remada de cada um é essencial para chegarmos ao sucesso como um país que tem tudo para ser uma referência mundial. Meus senhores, comecem a trabalhar bem….. a riqueza de STP chega para todos nós e sobra para que deixemos de ser um dos povos mais pedintes do mundo!! Boas entradas para todos.

    • img
      Helves Santola Responder

      *cada político

  10. img
    Justino Manuel Abreu do Ramos Responder

    Ao ler a mensagem de sua excelência figuei muito satisfeito, quando se reafirma da parte de corrupção que até então está a impedir o desenvolvimento do nosso País. Há em S,tomé um grupo de elite que têem vindo a emperar todos os trabalhos que o governo quero implementar para um desenvolvimento no nosso País. Quero lhe pedir que sejais um presidente com muita visão, e não deixar de ser enganado por aqueles senhores do MLSTP que já governou o País encheu os seus bolsos, e encontra nos sítios chaves, e não deixa o governo tomar as medidas necessárias para um bom desempenho do trabalho. Sua Excelência tenho confiança na sua capacidade, na sua coragem e na sua dedicação.Por isso espero que no futuro tenhamos um S.Tomé de forma diferente como actual.Sua excelência, essa tarefa não é fácil é muito duro dado com se encontra.Sua excelência como frisou no seu discurso, lembrando dos emigrantes do deáspera está tudo bem. Deus queira que não seja só no papel.Nós estamos com muitos problemas para serem resolvidos,problema esse é o seguinte revisão da taxa do alfandegário para entrada dos seus bens que estão sendo cobrado com uma taxa muito forte, e tem impedido que muitos de nós não tenhamos coragem de enviar os nossos bens para o ´País. Nenhum governo anterior nunca nos deu atenção, nen sequer ouvir as nossas reclamações.Desejo para o povo santomense um bom ano, e que tudo nos corra de melhor para a nossa melhoria e o nosso desenvolvimento.

  11. img
    Digno de Respeito Responder

    Mais transparente que essa mensagem, PDC não podia ser…Seguramente, essas palavras foram direcionadas à algumas Instituições “chave”. Cabe cada uma delas captá-las e interpretá-las.

    Tal como na nossa criolidade – “olhá cú têndê, cá fadá cu na têndê-fá…” Pois, avisos são avisos.

    Eu cá vou pra pagar pra ver alguns que quiseram encostar ou que se fiseram inconstar (ou tentando inconstar) saberão perceber que nenhum cidadão está à cima da Lei vigente. Agora sim é caso pra dizer ou desejar a todos:

    “ANU MOLÁDU CÚ MANTXI” …..

  12. img
    voz do emigrante Responder

    o pinto esta caduco haver vamos

  13. img
    Viegas Abreu Responder

    Muito obrigado
    Dr. Manuel Pinto da Costa
    Viva STP!

  14. img
    il Responder

    a ver vamos

  15. img
    José Luís Fernandes Responder

    Eu ainda acredito nas suas palavras e sei que vai muito longe com a sua política de governabilidade…

    Força que estamos juntos

  16. img
    Edson Cravid Responder

    Sr. Presidente todos dizem que combater a corrupção é uma prioridade.Estamos a ouvir isto sempre.
    Porque não começar a reprimir a corrupção que gangrena nas Alfândegas e nos Tribunais, por exemplo?
    Um cidadão atento

  17. img
    pinto Responder

    O discurso do PC e esclarecedor.Sou de ST, mas pessoalmente nao me simpatizo com MPC , mas ha que dar Deus o que e de Deus e ao Cesar o que e de Cesar.Vamos a ver como sera este novo ano nao so para STP, como para o mundo em geral.

  18. img
    Justino Manuel Abreu do Ramos Responder

    Na sua mensagem diz que não é um lider de oposição, acho bem, dado que muita gente tem na sua mente que o senhor é dos tais Presidente do ano de l975,também dizia que iria cumprir daquilo que tinha dito na campanha,espero que seja cumprido regorosamente, para que as coisas mudassem, para que S.Tomé tivesse outra visão.Sua Excelência ao combater a corrupção é uma tarrefa difícil, dado que existe um grupo de lobe composto dos homens do MLSTP e juntamente com o de PCD que tem tornado difícilas medidas que o governo tem implementado.Acho que o nosso País teve uma nota positiva de forma como decorreu as eleições no ano de 2011,sem incidente.Também quero sugerir a V.Exª que dotasse um sistema mais efecaz para que evitasse essa situação de banho que decorre nas campanhas.Isso porque tem causado uma má imágem de S.tomé fora do continente. S.Tomé tem muita dificuldadesem recoperar muitas coisas, e não estar a destribuir o dinheiro para as pessoas, com o problema de estradas nas localidades, água de qualidades para as populações, e a encher bolços das pessoas de uma maneira fácil.Também sou de opnião de sua expressão dito que não é o presidente decorativa, isso vai alertar muitas as pessoas que tem pensado que o senhor fosse ao poder para lá estar, como os outros que te antecederam.No tocante ao turismo, espero que sua excelência, junto ao governo, sejam os derigentes fortes para que nós tivessimos um turismo rural forte, quer dizer recoperar todas infrestrutura degradada, que seria também uma forma de implementar mais emprego em S.tomé e Príncipe. recoperar essas casas das empresas que estão a ser mortas, acabando por ser destruída.Podem ser recoperado e contribuir de arrancar muitos empregos. Os turistas gosta de sítios onde que não haja poluições e que tenha um ambiente puro eficaz, dado que S.tomé dispõe dessas condições.Espero que as minhas alertas seja ouvidas e implementasse.Desejo povo de S.tomé um ano feliz e que ano 2o12 seja de arranque para desenvolvimento do nossoPaís.

  19. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Força Presidente

  20. img
    cidadao Responder

    “… Se todos cumprirem o seu papel, acredito que todos juntos vamos conseguir vencer os desafios do desenvolvimento Como acredito que o país pode contar com todos não posso de deixar de transmitir o meu sentimento de confiança e esperança no futuro, apesar das dificuldades é possível começar a ganhar o futuro já.”…Portanto o clima de tolerancia zero quanto a corrupcao so e instalado na sociedade Sao tomense, se cada um sem excepcao responder com prontidao este apelo formulado pelo Chefe de Estado. So’ assim sairemos do marasmo em que encontramos. Bem haja a todos !

  21. img
    keblancana Responder

    Naturalmente que o PR tinha que dizer alguma coisa, no entanto esta lengalenga traduzir-se-á no dia 31 Dezembro de 2012, em tudo na mesma.
    STP precisa de uma efectiva mudança, não de politicas ou actos para remediar, ou tentar remediar e ou melhor ainda, dar a entender que se quer remediar alguma alguma.

  22. img
    aumato Responder

    “ANU MOLÁDU CÚ MANTXI errado

    Anu miolado cu maxi.

  23. img
    Voz da razão Responder

    O assessor de comunicação e imagem do Sr. Presidente terá que fazer o melhor. O presidente precisa estar mais a vontade com a comunicação.
    Força!

    • img
      Voz da razão Responder

      E o conteúdo do discurso também é clássico.

  24. img
    Josias Umbelina dos Prazeres Responder

    Bem haja Senhor Presidente, nós que o apoiamos desejamos para sí e sua família um bom ano novo e cheio de prosperidade e melhor para o nosso país.
    Que Dues o dendiga.

  25. img
    MEZEDO Responder

    Adorei o discurso de Sua Excelência o Presidente da República, um discurso voltadado a Nação e com sentido de Estado, contrariamente as alegações proferidas pelo Senhor PATRICIO TROVOADA, tendo chegado ao ponto de comparar o PRINCIPE com PONTA BALEIA e o DISTRITO DE CAUÉ. A luta da população do Principe é também a luta da população de PONTA BALEIA e da população de CAUÉ, alias nós estamos totalmente solidários com essas populações que sofrem tanto como nós.
    Falando um pouco dos números e valores proferidos pelo Senhor PATRICIO, esse Senhor devia preocupar-se com coisas essenciais para o nosso Pais e não de forma clara tentar criar artifícios de forma a colocar a população do Principe contra o Governo Regional e consequentemente com o Presidente do Governo Regional e Presidente da UNIÃO PARA MUDANÇA E PROGRESSO DO PRINCIPE, José Cassandra.
    Quanto a isso, o Senhor Patricio pode ficar descançado, a população está atenta a essas suas manobras, se não vejamos, o Decreto Regional nº.2/2011, que aprovou o OGE REGIONAL/11 que é um diploma legal e público, no seu artigo 3º. fixou as Despesas publicas da Região da seguinte: forma: 206.442001.570,00( Total das Despesas Publicas), 36.717.001.570,00( Despesas Correntes ou seja para pagamento de salário do pessoal, despesas de funcionamento dos serviços, bolsas internas dos alunos, combustível para os sectores da Educação, Saúde, Serviços Municipais e outros sectores, pagamento das quatizações a UCCLA, apoio ao PAM, Lar S.José, dentre outras acções), 169.725.000.000,00( Despesas de Investimento ou seja, dinheiro para construção de casas sociais, Jardins, estrada, energia as populações, dentre outras acções).
    De tudo isso, os dados estas patentes nas Finanças da Região, da verba das despesas correntes o Senhor PATRICIO só enviou ao PRINCIPE cerca de 28 Mil Milhões, onde é que foi o resto. Perguentem ao Senhor Patricio se ele já enviou ao Principe o remanescente o aumento salarial que se fez no País cerca de 6 Mil Milhões, mas ao nível interno com as receitas cobras, fez-se os reajustes, mesmo a parte da verba das despesas correntes, perguntem-o se ele já enviou. Esses Senhor fez aqui na nossa terra um falso Conselho de Ministro e anunciou uma série de coisas, perguntem ao Senhor Patricio e a sua Comisária Política para a RAP se já enviaram a verba que o Governo Regional retirou dos orçamentos dos Sectores públicos para pagamento dos bilhetes para os dos doentes irem ser assistidos em S.Tomé, e porquê que o Senhor PATRICIO não preocupa com a vinda da GRUA, não prometoeu energia para Hospital do Principe 24/24, e está na acta, pergunto aonde é que está e forma descarada a Comissão Política desse Senhor para a RAP, num encontro com os técnicos locais da Saúde disse que não ficou nada decidido, se calhar a Comissão estava o dormir no Conselho.
    Agora meus Senhores, da verba do INVESTIMENTO PÚBLICO, fixado em 169.725.000.000,00, o Senhor PATRICIO só enviou ao Principe cerca de 16 Mil Milhões e é com esse valor que o Governo Regional está terminando os Jardins de HOSPITAL VELHO, S.JOAQUIM, PORTO REAL e as CASAS SOCIAIS PARA OS HABITANTES DO PARQUE VELHO e uma outra verba cerca de 70 Mil Dolares que comprou-se o Tractor e Ssisterna por causa das secas.
    Não há nada que esconder as contas do Estado na Região do Principe é pública e todos os cidadãos têm acesso, proprio o ADI do Senhor PATRICIO tem Deputados na Assembleia Regional e eles sabem quais os montantes que vieram para o Principe. Mas sabemos, como o propósito do Senhor PATRICIO é atingir o Presidente Tozé, vem lançando de forma baixa, utilizando política sem elevação, passando a mensagem de que enviou muito dinheiro ao Principe e quando a isso e porque está a agir de má fé nem teve tempo de explicar o que venho para as despesas correntes e o que venho para as despesas de investimentos públicos. Nós estamos preparados para as manobras do Senhor PATRICIO, iremos utilizar todas as armas que estiverem ao nosso alcance contra o Senhor PATRICIO, porque não temos medo desse Senhor quando ele diz na televisão que foi ele que nomeou o Governo Regional, parvo, nomeou porque está investido de competências para tal e quem lhe nomeou e para que fique claro, a LEI Nº. 4/2010 DIZ NO SEU ARTIGO 52 QUE O GOVERNO REGIONAL É TÃOSOMENTE POLITICAMENTE RESPONSÁVEL PERANTE ASSEMBLEIA REGIONAL E PERANTE O 1º.MINISTRO e em nenhum artigo diz que o 1º.Ministro manda no Governo Regional e exerce alguma tutela Administrativa sobre o Governo Regional e se recorremos ao artigo 6º. da mesma Lei podemos observar quem são os dois órgãos do Poder na RAP. Portanto nós não estamos preocupados nem tão pouco com medo do Senhor PATRICIO e se ele fosse mesmo o 1º. Ministro do País devia encher-se de coragem a vir ao Principe dizer as babuzeiras que tem dito a partir de S.Tomé. Mas o caldo desse Senhor é a ferver, seremos herois pela cusa do Principe, e assim como ele está a pôr com o Principe e sua população da mesma forma também iremos fazer.

    • img
      Custódio Renato Responder

      Vocês do Principe têm razão. Este homem está a dar cabo deste país. O mais velho Pinto tem que por ele na ordem senão o povo cá em S.Tomé também vai sair para rua. Porquê que ele não quer assinar contrato com empresário Sul Africano? Eu não compreendo isso. O Homem quer investir na terra para criar emprego para as pessoas e este senhor está com manias que assina, que não assina, etc. O país é dele? Desde quando o país dele morreu e e deixou ele com terra? Isto é um grande atrevimento. Estas pessoas quando chegam ao poder pensam que o país é deles. Passam a vida a roubar, só pensam nos familiares deles e quando aparece alguém como o governador do Principe que quer fazer alguma coisa eles começam com confusão, balburdia, perseguição até darem cabo da pessoa. Pundá cuá mandá? Até quando Senhor Jseus Cristo? É para isso que este senhor Patrice foi para governo? Isto está de mais também. O povo do Príncipe deve lutar para conseguir o seu desenvolvimento e mais nada. Eu sendo de S.Tomé, de Madalena, estou com o povo de Príncipe. Esta terra não é do senhor Patrice Trovoada.
      Custódio Renato

  26. img
    Jorgecruz.8.64@iol.pt.com Responder

    Muitos santomenses que se encontram fora do país falam mal sobre a sua terra natal,mas no meu caso não sou santomense mas adoro s.tomé como se fosse a minha terra natal.E outra coisa gosto da presença do governo do primeiro ministro estão a trabalhar,no e a mesmo tempo com o regresso do pinto da costa de volta a presidencia,assim muitos o que não deve nem tão pouco têns que pensar antes de falarem merdas,porque S.Tomé Poderoso não dormi,quem fala mal de s.tomé ele lhe castiga

    • img
      Amadeu Responder

      Patrice Trovoada está metido num grande sarilho. Ele que aguente. É muito bvem feito. Andou a perseguir as pessoas, a dizer uma data de coisas e não faz nada. Um grande preguiçoso que só sabe andar de avião de um lado para outro. O Pinto devia mandar este senhor para rua. Anunciou uma data de coisas e não fez nada. É só falar, falar e mais nada. Uma chatice.
      Amadeu

      • img
        Custódio Renato Responder

        Amadeu

        Este homem começou muito bem, fez algumas leis, impediu carro de estado de circular nalgumas horas, começou a tomar algumas medidas para concertar o país e depois eu não sei o quê que deu ele, o homem ficou completamente destranbelhado começou a criar problemas ao povo do Principe, começou a fazer confusão com trabalhadores da função pública, com jornalistas, a falar dele atoa. Eu acho que este homem está mal aconselhado. Ele devia pedir apoio ao pai dele. Com esta brincadeira toda é o país que vai perder anos sem avançar para progresso. Enquanto outros países estão a avançar nós continuamos neste bobõ. Avança, não avança, confusão, desunião, perseguição. Para quê estas coisas? Eu até tinha muita confiança neste homem e não vou negar que eu votei nele como muita gente aqui de Madalena. Mas eu não sei o que é que fez homem mudar de repente pegou país transformou em confusão todos os dias. Eu estou a ver que isto vai acabar muito mal.
        Custódio

      • img
        Fefé Responder

        Mas por mais que eu pense neste problema todo eu não consigo encontrar resposta para o comportamento do governo central em relação ao projecto do Sul Africano para a ilha do Prícipe. Ainda há poucos dias ouvi na Rádio R.D.África que muitos países têm encontrado dificuldades para atrair investimentos estrangeiros para os seus países, salvo erro até Espanha e Portugal. Nós aqui temos um homem que dizem tem algum dinheiro e quer investir na nossa terra. Nós em vez de tratarmos bem, ao homem começamos com uma quantidade de confusão, trapalhadas, indecisões e descontrolo até que o homem decida ir investir noutro sítio. É isto que queremos para o nosso país? Eu não percebo nada disto. Parece uma maldição fazerem tudo para darem cabo deste país. Estas pessoas como têm vida boa deles não lhes interessa que o país desenvolva nem que os coitados filhos do povo encontrem um emprego para ganharem a sua vida. É só eles que merecem viver e terem felicidade. S.Tomé Poderoso com S.António há-he fazer justiça destas coisas e ajudar o povo que já anda cansado com estes políticos.
        Fefé

  27. img
    MEZEDO Responder

    Atenção, onde está comissão, deve-se ver (COMISSÁRIA POLITICA), onde está estas patentes, deve-se ler “estão patentes”, onde está e forma descarada, deve-se ler “de forma descarada”, onde está o caldo desse Senhor é a ferver, deve-se ler O CALDO DESSE SENHOR ESTÁ A FERVER.
    Uma nota final, este Senhor PATRICIO disse que apoiou UNIÃO, da mesma forma tbem pode-se dizer que a UNIÃO lhe apoiou com alguns dos seus activistas. A raiva desse manfeitor é porque o Presidente Tozé não apoiou EVARISTO ele acha que o Presidente Tózé constitui uma pedra dentro do seu sapato, o tipo está tão preocupado com Tózé( lugar de PR) coisa fora dos planos do Tózé. Isto digo com total liberdade, o espirito do Tózé é pelo Principe e todos os habitantes do Principe estiveram, estão e estarão na mesma trinheira com Presidente Tózé, bem posicionado para combater os atrevimentos do Senhor PATRICIO, e com esse Senhor é declarado guerra ou morte ou vida.
    Esse Canalha pensa que somos alguma herdade dele ou que somos o seu floclori, ele tem razão, se fosse o tempo que o Principe era Principe já lhe darimos-lhe resposta.

  28. img
    Sores Responder

    Nós não queremos muito, Sr. PR.
    Várias fezes já o vimos falar de STP com lágrimas na ponta dos olhos.
    Por favor, Vós tedes tudo para que o vosso nome se confirme e se escreva com maiúscula na história de São Tomé e Príncipe e do mundo, pela positiva. Por favor não nos decepcione.
    Seja o Presidente do povo pobre humilde e humilhado e não da elite dos ricos das quintas. A prática é o preceito da verdade. Compra com a sua palavra perante aqueles que confiaram em vos e aqueles que vos despresaram e falaram muito mal de vós. “…CREDO MEU DEUS…”
    Os assuntos: Petróleo, Corrupção, Lavagem de Dinheiro, Branqueamento de Capital, Droga e a Juventude sem oportunidade não devem passar em branco perante os vossos olhos nesse 2012. Hoje sois a principal referência para nós.
    O senhor Pinto da Costa não é Deus, mas quero pedir-lhe que “salve” os 160 000 habitantes, num dos países mais pequeno do mundo, salve o povo de São Tomé e Príncipe e arranque-nos da miséria economica, mental e espiritual. Força Pinto.

  29. img
    Feijoada Responder

    Não senti o discurso diferente dos anteriores. Sempre bla,bla,bla… O eis presidente nunca discursou, ai está. Mas sejamos realistas: O Miguel é muito bom no discurso.
    O Pinto tem que se adptar com democracia e ficar mais avontade quando fala para povo.
    Mas de qualquer modo o bem não há, contentasse com o melhor dos peiores.

    Ê sa cada bôbô.

  30. img
    Verdade Responder

    Olha, não sou especialista em ciencias politicas, mas gostaria comentar um pouco a mensagem do presidente, falar um pouco da situação do Príncipe.

    Para mim o Presidente falou o que deveria ter dito. Não vai fazer um milagre, atendendo que também é limitado bem como o governo. O que me deixa triste são as promessas mentirosas que fazem aos leitores.São limitados no saber cientifico e tecnologico, no poder financeiros e o país não obstante graciar como alguns recursos naturais, mas também é limitado. Agora o pouco que temos, adicionamos aos emprestímos e donativos para munir as pessoas com saber cientifico e tecnologico em diversas areas, daí vale a pena o forum de combate a corrupção. Resto é o que já sabemos.

    S.Tomé e Príncipe se é um estado uno, indivizível e indissociável deve haver essa caracterização também, igual na vida social e economico de todos. O príncipe não pode ficar isolado do país e do mundo. O governo tem que procurar meios de devolver essa igualdade aos compatriota da região.

    Agora se na altura de campanha fazem promessas e assinam, não há moral para dizer que eu dei posse ao governo regional, a não ser cumprir o que prometeu.

    Portanto sou de São Tomé, mas não concordo com mentiras.
    Peço a população do Principe que tenha calma, mas não deixa de precionar o governo para o vosso direito.

  31. img
    eliseu Responder

    discurso completo e estou feliz mas e preciso que isto nao fike apenas no livro…que seja materializado para o bem do Pais. o senhor e presidente e prometeu muito tambem quanto a diaspora e so espero que seja verdade….gostei discurso mas que nao seja como os outros governantes que so tem bom portugues…o pais ta precisando de algum que faca alguma coisa nao alguem de fato e gravata e com portugues afinado. que o senhor faca como se faz em negocio moderno.ººRESULTADOºº o senhor feijoada talvz e arcaico um pouco..e que o povo santomense nao esta precisando de alguem que fala bonito..mas sim de alguem que materialize aquilo que fala mesmo mal falado…

    um abraco e espero que o senhor presidente tb tenha apoio do governo , do parlamento e tb das camaras que claro , nao fazem nada para os distritos do pais.

  32. img
    Antonio Santos Responder

    Bom, o Pinto depois de 21 sem fazer nada, não , escreveu um livro, muito engraçado.
    Quem não sabe, não vai fazer nada. Ou o Pinto tera de voltar a criar o seu tribunal com o amigo Furtunato Pïres, para julgar os CONTRAS MLSTP. Sejamos serios, as pessoas podem ser avaliadas pelo seu passado e nada mais. Vamos descascar a historia de corrupção em STP, com a vinda de ‘ BANHO ‘ nas eleições, venda de cacau, casas prefabricadas e ai podemos falar.
    Digam-me quem criou o sistema de corrupção, a incompetencia, o favoritismo? Pois é, sei de uma coisa. A luta contra a corrupção sera uma estrategia para perseguir algumas pessoas e cobrir as outras, como tem acontecido em STP. Digaz-me senhor Presidente, Sera que o Sr Fortunato pode ir a aposentação com 50 milhões, quando o salario do pessoal rondam os 1 à 2 milhões? Esse sim , trabalhou muito tem de ser compensado e ainda ser nomeado para outos lugares, pois sabe muito bem o que faz, essa historia que o Pinto não sabia o que faziam os seus subordinados, na altura dos 15 anos, està claro.Pois é, vocês têm o direito , os outros que se lixem.E este é apenas um exemplo.
    Fazer forun, pois para chamarmos os bons ditos juristas portugueses, para nos ajudarem. Pois o deputado Alcino, consultou os livros dos mais famosos juristas portugueses. Ele deveria consultar outros livros, mas ele so desarrasca com o português.
    Vamos là com a corrupção temos de deixar de bla bla e começar com seriedade.
    Não acredito nisso, não existe capacidade nas nossas instituições.

  33. img
    Tony Figueira Responder

    Con certeza.Estou de acordo que o Dr.M. Pinto da Costa, falou, falou,…falou?melhor
    leu e leu e nao disse nada.
    E sou um dos que aguantaram grande parte de sus discursos, cuando era PIONEIRO, en S. Tomé.Tenho 42 anos hoje.E nao consigo entender como este Sr. voltou a estar onde está.
    Será que ele é actualmente o mal menor?
    Nao consigo acreditar.Deixei em S.Tomé grandes colegas, grandes estudantes, inteligentes…é necesario voltar ao pasado?Para mim, Pinto da Costa é o passado.Outra coisa, cuando ele dono e senhor das duas ilhas,cuando era partido único,a época em que se falavas..”era boato”…a era da Carapuça que desemfiou…
    Vou falar como MOURINHO:
    Porque Sr. Presidente,na sua era o sr. nao cumprimia essas promessas?
    Porquê eu cheguei a S.tomé en 1978(o meu melhor ano)3 anos depois da independência
    S.tomé era un paraiso comparado con o ano 1987 cuando eu saí da ilha.
    Porquê Sr. presidente, porque agora e nao antes…

    Quero pensar que os que dao palamas ao Pinto da Costa, desconheçen essa fase de S.tomé, sao muitos jovens ,viveram melhor esses anos ou querem por o conta KM a zero.
    Pois eu nao.

    Peço desculpas pelo meu Português.E agradeço a todo aquele que me queira corrigir.

  34. img
    Tony Figueira Responder

    a Corrigir:
    1-…grande parte dos seus discursos…
    2-…cuando ele era dono e senhor das duas ilhas…
    3-Porquê Sr. Presidente,na sua era o sr. nao cumpria essas promessas?
    4- Quero pensar que os que batem palmas ao Pinto da Costa,

Deixe um comentario

*