Política

Maioria dos membros da Comissão Política do MLSTP pede congresso extraordinário

Na reunião da Comissão Política realizada na última semana, a Direcção do MLSTP/PSD, pretendia analisar as acções a serem implementadas em 2011, com destaque para a revitalização das bases. Mas a maioria dos membros da Comissão Política, exigiu a realização do congresso extraordinário.

A convulsão interna no MLSTP/PSD persiste desde 2011 por causa das eleições presidenciais em que 4 membros da direcção do partido apresentaram-se como candidatos incluindo o Presidente Aurélio Martins.

Na reunião da Comissão Política realizada na última semana, a liderança do Partido pretendia debater com os membros da Comissão Política, uma série de acções a serem implementadas em 2011, com destaque para a revitalização das bases, através da realização de Assembleias Distritais.

No entanto pelo que o Téla Nón apurou, a maioria dos membros da Comissão Política, preferiu incluir na ordem do dia o debate com vista a realização do Congresso Extraordinário. O debate não foi conclusivo. A Comissão Política do maior partido da oposição, deverá reunir-se esta semana para dar continuidade ao debate em torno da realização do Congresso Extraordinário.

Maria das Neves ex Primeira-ministra e candidata derrotada nas eleições Presidenciais de 2011, Elsa Pinto ex-Ministra da Defesa Nacional e Candidata derrotada nas presidenciais, Alcino Pinto, José Viegas líder da bancada parlamentar do MLSTP, Rafael Branco ex-Presidente do partido e antigo Primeiro-ministro, Guilherme Posser da Costa ex-Primeiro Ministro e antigo Presidente do partido, são algumas das figuras que se destacam no movimento que exige a realização do Congresso Extraordinário do MLSTP/PSD.

Abel Veiga

    36 comentários

36 comentários

  1. OLHO

    9 de Janeiro de 2012 as 11:32

    O senhor Aurelio Martins é tão ingenuo que ainda não conseguiu entender que o MLSTP esta acima de qualquer individuo.

    Olha isso sim é de uma desinteligência de serrar os pulsos.

    Os santolas são tão egoístas, mas tão egoístas que nem conseguem entender quando é hora de parar, … meu caro isso não é reinado.

  2. Joao Batepa

    9 de Janeiro de 2012 as 11:46

    MLSTP é uma empresa, não esta no poder e não esta fazendo lucro. Então começa sempre a briga porque o chefinho quer comer sozinho.

    • Calibre-12

      9 de Janeiro de 2012 as 11:57

      Bem dito João Batepa.
      Ora que nem mais.
      O MLSTP esta mesmo esfrangalhado que nem uma galinha tonta. Pela primeira vez vê-se o MLSTP sem rumo e sem norte.
      É necessário salvar este Partido que levou o mau país a independência. Não quero ver o MLSTP no poder executivo, mas precisa-se sempre do MLSTP na oposição, mas pelos visto o partido corre o risco de desaparecer – o que é mau para a nossa história.
      Enquanto isso, pelas informações que tenho a partir de S.Tomé, quem tem estado a crescer muito no terreno é o MDFM.
      O PCD também está a passar por maus momentos, e o ADI apesar de compras de consciência também não está lá muito bem.
      É motivo para se dizer que o país poderá vir a conhecer um novo figurino político muito brevemente.

      • Manuel Nazaré

        9 de Janeiro de 2012 as 17:57

        Reconhece-se que não é só o MLSTP é que est´+a em queda livre.
        O PCD com Xavier Mendes a frente também não vai a lado nenhum ,sobretudo quando Delfim Neves começa a estar de rastos.
        face a este cenário o MDFM e ADI têm terreno pouco tumultuoso à percorrer se bem que ADI também com promessas feitas e não cumpridas está-se enrolando em maus lençois.
        Mas verdade seja dita, Aurélio Martins tem que devolver ao MLSTP o seu titulo de partido histórico e não o de uma empresa em falência.

        • Samara Diogo

          12 de Janeiro de 2012 as 10:35

          Concordo que o PCD está em queda livre enquanto o MDFM de Fradique Menezes está em crescimento.
          Minha irmã disse que nas localidades de S.tomé está-se a falat muito do Partido de Fradique que tem uma nova direcção agora.
          Ouvi dizer que os partyidos pequeninos de S.Tomé também querem juntar ao MDFM e q

  3. Joao Batepa

    9 de Janeiro de 2012 as 11:48

    Eu consigo ver o nascimento de uma outra empresa dentro do MLSTP. Um partido

    • Joao Batepa

      9 de Janeiro de 2012 as 17:23

      Aqui afirmo que a empresa vai se separar em duas. Eles não querem trabalhar. O Objectivo geral e chegar o poder e chupar o dinheiro do povo. Assim de oposição vai dar confusão.

  4. jaka

    9 de Janeiro de 2012 as 12:59

    concordo que MLSTP/PSD é mesmo uma empresa ..

  5. Mimi

    9 de Janeiro de 2012 as 13:13

    Simplesmente espero que o MLSTP saia desta situaçao vergonhosa, pouco digna de um partido que conduziu o país à independência. Nao me interessa que esteja ou nao no poder mas é importante manter o nome do partido, honrando os princípios que o fizeram nascer. Seria indigno fazê-lo morrer sem glóra! Espero que os MLSTPistas entendam isto e virem de página.

    • Irrritadíssimo

      9 de Janeiro de 2012 as 16:21

      Desaparecer por falta de qualidades não é mal nenhum para a história.

  6. Floli Canido

    9 de Janeiro de 2012 as 13:31

    Está na hora do partido MLSTP revitalizar as bases partidárias, e nao perder de vista a camada jovem que também merece atenção.

    • Jose Sousa

      9 de Janeiro de 2012 as 14:26

      Esta na hora do MLSTP desaparecer para sempre da cena politica nacional.

  7. Pedro Charles

    9 de Janeiro de 2012 as 14:24

    MLSTP anda a deriva e que se afunde de vez para que S.T.P. encontre o norte.

  8. rede

    9 de Janeiro de 2012 as 16:10

    Acho necessario a realização de um congresso extraordinaio, visto que o partido encontra-se totalmente dividido. também, o actual presidente não pareci demostrar nenhuma experiencia politica, pois o mlstp esta fazendo uma opisição fraca enquanto o pais precisa que a assembleia faz com que esse governo ponha as mãos a obra.

    • Poseidon

      11 de Janeiro de 2012 as 19:54

      Meu caro,
      fazer oposição é politica mas temos que fazer uma oposição responsavel, até porque o povo elegeu o ADI porque já estva farto de algumas figuras (Barrõe do MLSTP).

  9. BRUNO DAS NEVES

    9 de Janeiro de 2012 as 16:59

    O que MLSTP precisa e dar oportunidade as novas formas de fazer politica nesse pais e no proprio seio do partido.
    Nao me estranha nada o que esta acontecendo agora com o partido na qual se deixou levar meramente pelo interreces pessoais. Espero que com esse congresso extraordinario se de oportunidade aos jovens, e nao aos que ja estao caducos!

    • Poseidon

      11 de Janeiro de 2012 as 20:01

      Meu caro,
      infelizmente existe pessoas que afirmaram que “os jovens estão a matar o partido”.
      Acho que deve haver o congresso, mas o verdadeiro problema é como faze-lo. acho que para uma real revitalização deste partido é necessario que os barrões e a nova geração andem juntos num processo de reunificação do partido ou seja, fazer uma restruturação de base em conjunto e só depois efectuar o congresso Extraordinario. Caso contrario, o partido continuaria devidido porque não teriam feito este trabalho previo de unificação.

  10. Focoto

    9 de Janeiro de 2012 as 17:19

    Que Título tão incorrecto. Se não houve votação, como é que se pode afirmar que a maioria quiz o congresso? Isto parece mais um artigo senbsacional mas que não reproduz a verdade material dos factos.
    Faça melhor Abel.

    • Fidelio Castro

      10 de Janeiro de 2012 as 8:51

      Não gosto muito de falar, mais o pior cego é aquele que teima em não ver as evidências. O MLSTP actualmente é uma inexistência este é um facto, e penso que algo deve ser feito urgentemente no sentido da inversão das coisas.

      • Poseidon

        11 de Janeiro de 2012 as 20:51

        Caro,
        É evidente que este partido tem que fazer alguma coisa, mas tenho duvidas que o congresso resolva os problemas. Fazer algo de urgente!? é bom mas a que preço…protelar o desenvolvimento do Pais. Não sejamos cegos…toda esta luta dentro deste partido é simplesmente porque os barrões estão a ver que sem eles o partido está não obstante a funcionar e… e… se não fizerem qualquer coisa vão ficar na rua. E quem diz ficar na rua diz não estar no poder… e como vislumbra uma eventualidade na queda do governo… e… e.. como o Pinto não deu muita gente confiança para o palcio cor de rosa, conhecendo o vicio que já têm, então a unica solução é assaltar o partido a qualquer preço e para o quê?! criar automáticamente problemas a um partido que bem ou mal está a trabalhar para o Pais.

  11. voz do povo

    9 de Janeiro de 2012 as 17:32

    O nosso S.Tomé só desenvolverá com o MLSTP bem fraquinho ou desaparecido na cena politica nacional. Si não fosse pelo nome este partido ja era. é bem feito, muitos membros do MLSTP são maldosos, aqui se faz aqui se paga.
    Deus abençõe o povo de Sao Tomé e Principe, extensivo para PCD,ADI e MDFM/PL

  12. chico

    9 de Janeiro de 2012 as 18:19

    AURELIO MARTINS E Muito garoto,ainda para dirigir um grande partido como esse,,,,,,,ten k o tirar rapido….assim o nosso MLSTP…….son vai perder credelibidade

    • Poseidon

      11 de Janeiro de 2012 as 21:12

      Meu caro,
      Acorda…os que são hoje mais velho foram jovens de ontem… essa conversa de ser muito novo é truque. Lembras-te com idade o pinto assumiu a liderança do pais/partido ? acho que se os mais velhos tivessem feito um trabalho digno e corecto perante a nação, tanto o partido como o Pais não estaria nas condições em que está agora. Portanto chega, faz favor chega!

  13. GIKA

    9 de Janeiro de 2012 as 19:08

    O problema do MLSTP/PSD está na renovação. Não tem sabido se renovar. Os jovens intelectuais do partido, ficam a deriva.
    Se voces olharam para os deputados do MLSTP-PSD, verão que não nenhum jovem com menos de 35 anos.

    São esperanças frustradas para quem um dia fez politica, estudou politica e apostou a vida inteira em ser político profissional.

  14. Antonio Santos

    9 de Janeiro de 2012 as 19:38

    espero e faço votos que o MLSTP desapareça, pois assim STP podera avançar. Bem haja

  15. 3 macucu

    10 de Janeiro de 2012 as 8:10

    Fico-me muito triste a ver esse partido com tanta dificuldade, quase maior parte desta geraçao veio de MLSTP como é possivél que hoje estao a lhe regeitar dessa maneira, vamos lembrar o bém feito e esquecer os mal vamos todos ajudar esse partido que nos vimos como o primeiro e mae da independencia STP

  16. aumato

    10 de Janeiro de 2012 as 10:07

    que se afunde de vez para que S.T.P. encontre o norte.

  17. Cabo

    10 de Janeiro de 2012 as 10:35

    Viva Aurélio Martins homem de povo

  18. tiocego

    10 de Janeiro de 2012 as 16:04

    Bom Sinal

    Viva Democracia
    Viva S.Tomé e Príncipe

  19. Argml

    10 de Janeiro de 2012 as 23:18

    MLSTP = MPLA = FRELIMO partido da libertação, partido historico não pode morrer se morrer o pais entra numa crise profunda o q deve fazer é criar um sistema d controlo tanto interno como externo para garantir instabilidade e formação dos quadros não é! Não aboreça

    • António Veiga Costa

      12 de Janeiro de 2012 as 15:49

      Argml… país entrar em crise profunda???? Fala sério… se MLSTP se extinguir, imediatamente, seus integrantes correm a se filiar em outras correntes políticas. Assim funciona a política, com as politiquices de seus deputados.

  20. Digno de Respeito

    11 de Janeiro de 2012 as 3:26

    Analiticamente e sem entrar em grandes pormenores, as movimentações e as tendencias dos políticos/partidos parece-me a existência de um MLSTP recheado de alas fragmentadas. O Congresso previsto, servirá de espaço de lavagem marca “roupa suja”, puxão de orelhas, revelação de interesses, procura de descidas/subidas de “poleiro” que apontará o caminho de remodelações. É preciso ser-se fino para se manter fino e na finuria.

  21. realista

    11 de Janeiro de 2012 as 13:09

    oqueeee ki valeu mlstp nos guiou a indempendencia e ficamos mais desgracado ate hoje em dia antes melhor que taria quieto, porque este partido cada vez que vejo os elemento que nela existe fico automaticamente triste os pinches,coruptos,etc,etc pra mim que fique sempre na queda livre ate que sumisse do parlamento pecador malvado imphi.

  22. Manuel Penhor

    12 de Janeiro de 2012 as 2:30

    Com todo meu respeito,para com militantes do MLSTP,na verdade este partido esta na sitoacao que se encontra,porque,não há um concenso no seio Partidário.E qualquer que seja a figura que lá estiver,ira encontrar diversas barreiras que impeça a progresso.Falta do tal concenso fez com que Camarada Pinto esolou este Partido.Aurélio Martins ainda não tem pedalada para mover este Partido.E se não houver uma solução urgente,ADI ira ganhar terreno que hoje pertence MLSTP.

  23. vasco gonçalves

    12 de Janeiro de 2012 as 11:37

    Penso o mesmo que para manter a história deve-se dar ao MLSTP o valor merecido.
    E enquanto Aurélio Martins estiver a frente dos distinos do Partido, o MLSTP estará mal servido.

    Aurélio Martins quer passar por “VERGONHA QUE CÃO PASSOU NA FESTA”
    SEJA IGUAL AO CAMARADA ALCINO, “É TEMPO DE PARAR” ÉS CORAJOZO E MUITO BOM HOMEM, MAS TÁS MAL ASSESSORADO. QUEM TEM GAUDÊNCIO COSTA COMO ALIADO TÁ ARRUMADO.
    SAUDAÇÕES PATRIOTICAS…

  24. O MAIS CERTO

    13 de Janeiro de 2012 as 15:18

    Para o bem deste país o MLSTP/PSD, deve continuar assim como está, pois quando estão organizados, este povo não tem paz. Outro que precisa desapaercer é o PCD,outros maland…Quer queira, quer nao, hoje o país tem um melhor rumo. Escevam aquilo que vos digo! A chegada do ADI ao poder e a eleição do Pinto até se pode dizer que é obra divina para quem crê. E S.Tomé começará a dar o verdeiro psso comojá começou com essa gente fora do poder os MLSTP’s e PCD’s . DEram cabo dese povo e deste país, com enrequecimento ilícito e de grupos muito bem instalados. Essa gente está fora do poder poqrque próprio o Diabo se cansou de tanta injustiça, tanta corrupção, enfim. Deus os mantenha lá longe para que dias melhores possam vir, para a paz e estabilidade se instalem duma vez por todas em STP,ámen
    A desorientação dessa gente e a sua desorganizaçao é a razão da paz e sussego do povo deste país que a muito merecia o melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo