Política

PCD diz que os seus quadros e militantes estão a ser perseguidos e marginalizados pelo Governo

A terceira força política são-tomense apresentou queixas ao Presidente da República Manuel Pinto da Costa, sobre a alegada partidarização da Função Pública pelo partido no poder a ADI. Segundo Xavier Mendes, Presidente do PCD, quadros técnicos ligados ao partido estão a ser perseguidos e marginalizados.

Na queixa de caça as bruxas, alegadamente praticada pelo Governo, o PCD deu alguns exemplos. «Como sabem no Hospital Central houve ontem, mais uma sangria de técnicos do PCD da direcção do hospital, e o mesmo tem acontecido na ENASA, na ENAPORT, na função pública em geral. Há uma marginalização dos quadros do PCD. Marginalização e perseguição mesmo», declarou Xavier Mendes a saida do encontro com o Presidente da República e Chefe de Estado.

Segundo o Presidente do PCD, o assunto foi debatido com Manuel Pinto da Costa. « Como sabe o senhor Presidente é o Presidente de todos os são-tomenses, é o Presidente que quer promover o diálogo entre todos os são-tomenses, quer que São Tomé e Príncipe desenvolva através do diálogo. Mas por algumas bandas escasseia o diálogo», frisou.

Xavier Mendes acrescentou que o Presidente da República, manifestou-se aberto para mais encontros do género com o seu partido. O líder do PCD pediu calma aos militantes do partido que estão a ser perseguidos ou marginalizados.

Abel Veiga

    33 comentários

33 comentários

  1. zé pedro

    13 de Janeiro de 2012 as 16:07

    antes de militantes de PCD, penso que são são-tomenses como quaisquer outros… por isso não razão para trazer este assunto a ribalta… Os ditos quadros do PCD devem sim mostrar que são competentes e honestos para merecer a confiança do Governo….

    • Dr Carlos Moreira

      13 de Janeiro de 2012 as 18:02

      Os ditos quadors do PCD quando tiveram a oportunudade simplisments saqueario o cofre do estado e agora veem ca chorar lagrimas de corcodilo. Pergunto ao Sr Xarier qual o balanco desses quadors nos respectivos quadros nos seus postos *negativo*. A STP TRADING e prova maior da vossa competencia. Antes de se queixar de preciguisao facam algo de bom para o Pais e pede ao Delvim Neves para no minimo parar a divida que temos com o Brasil de 5 milhoes de dollares

      • joao carlos

        14 de Janeiro de 2012 as 19:31

        Totalmente dacordo consigo sr moreira. O PCD antes de vir ca mandar bocas devia e arrumar a casa. Essa gang estremamente violenta que assaltou a assembleia nacional devia mas e rogar ao sr Delfim Neves para pagar a divida que temos do stp trading com o Brasil. Eles sao tao compitentes que ainda estamos a procura de uma solucao para as docas pesca porque alguem esqueceu-se que docas precisa de porto.

    • Samara Diogo

      14 de Janeiro de 2012 as 9:04

      Aos senhores do Tela-Nom.
      Produzi ontem o meu comentário sobre o assunto e simplesmente foi anulado. Posição nada boa para a democracia plural e liberdade de expressão de pensamento.
      Relativamente ao assunto que o PCD levanta e que levou esse partido a solicitar uma audioência ao Presidente da república penso que PCD está a perder tempo com essas ladainhas que não o vão levar a lado nenhum. PCD está em queda livre com um dos seus responsáveis envolvidos em todo tipo de escandalos financeiros.
      PCD deveria era fazer o que fez o MDFM. Expurgar da sua direcção todos os bandidos, arrogantes, corruptos e eleber para a direcção de contacto directo com o povo pessoas idóneas, com caracter, pessoas social e politicamente aceites pelo povo.
      o MLSTP está a padecer do mesmo problema, mas os “santos de casa” mesmo não podendo fazer milagres já estão a orquestrar um congresso para expulsar o senhor Aurélio Martins. Vão fazer isso e o PCD vai uma vez mais precisar da auda do MDFM, versus Fradique de menezes para sair da lama como acoonteceu em 2001 quando esse partido estava mesmo do fundo do poço.
      Reconhece-se no entanto que a situação socio-politica interna não está nada saudável, mas quer o Presidente da República quer a Assembleia Nacional estão vendo isso serena e impavidamente. Quando o mal não é cortado pela raiz, produz-se remificações e a coisa pode ficar bicho de sete cabeças.

  2. tiocego

    13 de Janeiro de 2012 as 16:13

    Afinal!
    Pimenta nos olhos dos outros. O que vocês fizeram aos outros?

    Mas atenção! Há funções politicas e funções técnicas. Se mexeram com directores que no nosso país são cargos politicos, PCD não tem razão.

    Se mexeram com técnicos, também sou de opinião para que o Governo reveja a sua posição. MAs STP é pequeno. Os directores também não são eternos.

    Ha que ter ponderação e humildade. Muitos directores fazem dos sectores de Estado propriedade sua.

    É bom que todos saibam que estão ao serviço do Estado(povo), que o cargo é temporário e a maioria está em comissão de serviço.

    Muitos desses directores andavam a gozar com militantes do ADI dizendo que eles trabalharam e o partido não lhes colocou. Será que ADI cedeu a provocação e iritado decidiu agir? Ahahahah

    Mexam, façam reformas. Conselho de amigo.

    Por favor Patrice:

    1. Reconduzir todos os bons directores que tem méritos reconhecidos, sejam eles do MLSTP, PCD, MDFM ou não partidário.

    2. Apostar no sangue novo e preparar a nova geração para funções futuras.

    3. Aranjar bolsa de estudos para pos graduação para muitos quadros que andam por ai com licenciatura desde anos 70/80. O conhecimento deve ser actualizado.

    Queremos lista. 2012 deve ser ano de critica e debates mas com elementos. Que o Tela nom apresente lista de nomes dos que estão a ser marginalizados e preseguidos. Que seja acompanhado de anexo, seu precurso e feitos. Nós queremos avaliar e fazer a nossa opinião.

    Isto também é exercer a cidadania. Ao PCD, que dê uma conferência de imprensa e apresente publicamente a lista dos quadros que estão a ser perseguidos e marginalizados.

    Bem haja.

  3. De Longe

    13 de Janeiro de 2012 as 16:17

    Se abusos existirem na sociedade, dever-se-ão à seriedade do conjunto das pessoas que formam o nosso parlamento.
    Quando se queixarem seriamente do contorno que a política vai tendo em prejuízo da nação e assumirem postura de luta contra a promiscuidade que atormenta o povo, o respeito por cada um elemento de oposição estará inerente ao respeito ganho por cada cidadão.
    Se se queixarem dos prejuízos advindos da situação com a qual compactuam, senhores políticos, o que poderão esperar que nós sintamos diante da vossa dor?

  4. gigolo

    13 de Janeiro de 2012 as 16:50

    Todos são-tomenses viventes em STP. Mas infelizmente todos os partidos têm esta mania. Então queira a Alda Bandeira do PCd explicar porquê do bloqueio ao barco que era suposto fazer ligações São tomé Príncipe vice versa, Gabão e mais. na certa algum pcdista tem um barco desejoso de fazer o mesmo percurso. O são-tomense é mau, ruim não fazem e nem deixam fazer. Enquanto estão no puder sentem-se dono de tudo e acima de tudo e infelizmente pensando nas comisões que entrará nos seus bolsos. No dia em que começarmos a pensar no nosso país e não em competição entre um malandro e outro teremos um lindo país.ABidiquemos da ganância olho gordo e inveja para o futuro do nosso país, lutemos juntos e não lado a lado. O que esta lado a lado nunca esta junto.

    • Filho da Terra!!!

      16 de Janeiro de 2012 as 9:51

      Meu amigo,
      O Navio Príncipe não tem, como foi provado, condições de seguranças para transportar pessoas. A segurança das embarcações não se vê pela aparencia. Será que o Sr. senti-se bem com noticias de mortes vitimas de afogamentos como tem acontecido neste país. Sejamos sérios…
      Dou o meu parabéns a Dra. Alda Bandeira e a sua equipa pela seriedade e profissionalismo. “Sem condições de segurança o navio Luana não transportará os filhos desta terra”.
      Nós os Santomenses temos é muito vontade de viver criticando. Escreva alguma coisa mostrando os teus bons feitos para que saibamos se és a pessoa mais indicada para apontar dedos.
      Passe bem

  5. maiker

    13 de Janeiro de 2012 as 16:56

    Ao contrário da ADI, o PCD é um partido com quadros competentes, o que ADI está fazendo é caça a bruxas, por razões partidárias está a tirar altos profissionais para colocarem analfabetos no lugar.
    Temos um governo arrogante, onde é notório a falta de diálogo, um governo que só promete, cada dia que passa notasse o desespero do povo, aumento da pobreza, a população está no lumiar da pobreza, o governo não consegue dar resposta, fala muito não faz nada é o que se pode resumir deste governo. O povo de S.Tomé e Príncipe vão arrepender por colocar o Patrice Trovoada no poder, este homem não tem competência de dirigir nada nem ele nem os seus comparsas.
    No que concerne a educação temos um ministro incompetente e arrogante, até agora o governo não abriu candidatura para os alunos do ensino superior concorrerem a bolsa de estudo, muitos os estudantes estão a desistir do curso porque não tem como custear as despesas, principalmente os que vivem no Norte de Portugal.
    Este governo vai entrar na história como o pior governo que a história da democracia conheceu.

    • OLHO

      15 de Janeiro de 2012 as 1:46

      Os quadros do PCD são tão competentes que a EMAE “mudou a sua situação” logo apos a saida do Oscar SOUSA… era suposto então deixar o senhor Oscar ali, deixando a maioria da população as escuras. Ao invés de choramingar, pense em promover quadros novos no seio do vosso partido, o governo tem mesmo é que mudar as direções pra promover rotatividade nisso. Porque q se muda os ministros e os diretores e chefias n !?
      Andaram mandando nisso achando q era a vossa casa.

      Um exemplo disso era o q o Diretor Tiny fazia em Patrice Lumumba, os professores n podiam piar.

      • Filho da Terra!!!

        16 de Janeiro de 2012 as 9:40

        Meu amigo Olho,

        Para tua informação o Tenente Coronel Oscar de Sousa é do MDFM.
        O Sr. Tiny é do MLSTP.
        Portanto informe-se antes de opinar nestes moldes de modo a evitar induzir pessoas sérias ao erro.

        • OLHO

          16 de Janeiro de 2012 as 13:05

          Caro irmão, a mim , não interessa a que partido pertencem os incompetentes, desde que não estejam fazendo ou correspondendo as expectativas ou serviços a que foram designados devem ser imediatamente substituídos, este deve ser o lema em qualquer instituição do estado.Não venha ca com mimos , porque ja la foi o tempo em que STP não tinha quadro e que qualquer burro era tido como doutor, acabemos com isso. Mostre a que veio. Saudações do brasil.

    • Santomista

      17 de Janeiro de 2012 as 10:10

      Pelos vistos voce nao sabe o que fala nem o que escreve!

  6. BRUNO DAS NEVES

    13 de Janeiro de 2012 as 16:58

    Disso, ja sabia o PCD que iria acontecer, sempre houve isso em S.Tome e Principe e ou em outras paragem do mundo, todos que possuem uma posicao previlegiada na hieraquia do poder sempre puxam gentes do seu partido para ocupar certos cargos da funcao publica ou qualquer outro! Ja aconteceu com eles! Porque vir xorar agora? Bem feito!

  7. Leopaldo

    13 de Janeiro de 2012 as 17:35

    Quando de mostra serviço com profissionalismo, pode ser até partido da China que darão o devido valor…. mas os nossos técnicos olham mas para questões partidárias e politicas para esconderem a incompetência.

  8. peter man peti

    13 de Janeiro de 2012 as 17:38

    so falam lixos, esse me tirou esse me pos, aquele me disse, deixen disso meus caros, o mundo hoje esta em crisi, os tugas estao a voltar de novo nas suas colonias, vamos unir e avancar, temos indicios de haver petroleo, entao arrumamos a nossa casa e vamos trabalhar para um sao tome melhor sinao vamos ficar sempre atrasado dos outros.
    os tugas vao chegar e ocupar lugares que nao fomos capazes de responsabilizar e depois ???? vamos dizer que estamos a entregar os pulas???? abrem as vitas cotas…

  9. Mé-zocheano

    13 de Janeiro de 2012 as 17:46

    Eu sou contra qualquer tipo de perseguiçao dessa natureza, mas lendo essa noticia, me lembrei do dia em que estive em casa e ouvi o Abnildo de Oliveira (actual secretário de estado) a reclamar da mesma situaçao nas antenas da RNSTP e o ministro que lhe fazia isso era o Carlos Gomes do PCD. Assim é como é. Dá cá toma lá.
    Devemos inclinar sempre pela capacidad do individo, daquilo que ele é capaz e nao por partidarismo e muitas vezes em favor do outro que nada sabe.

  10. Argml

    13 de Janeiro de 2012 as 22:26

    Tenha paciencia os quadro d PCD. Os dias melhores viram. Este governo só tem um mandato..e nunca mais voltara.

    • OLHO

      15 de Janeiro de 2012 as 1:53

      QUERO VER AS CHEFIAS E DIREÇÕES DA ANP CAIREM TB, não sei como podem estar esses senhores enriquecendo tanto nas barbas de tanta miseria da população…. mandar os Kapalas e as companhias assistirem um pouco tb… Ja se sentem donos dos recursos naturais de STP, autentico banquete esse lugar, diante de tanta miséria da população, caros q são difíceis de ver circulando no brasil, hj sexta maior economia do mundo, santa paciência

    • maiker

      16 de Janeiro de 2012 as 18:23

      mas nunca mesmo.só um e ponto final. bandos de incompetentes

  11. Sum Megingo

    14 de Janeiro de 2012 as 12:42

    Se não estão a trabalhar bem têm que esta sobre observação do Governo foste dar Pinto da Costa queixa que estão a perseguir quadro técnico de PCD sei que Pinto esta lá para acabar com esses aldrabões que não querem trabalhar, sem nexo Sr Xavier senhor deveria dizer esses técnicos para trabalhar bem pq São Tomé e de todos nós nada de um querer enriquecer fácil vaca gorda acabou Patrice e Pinto esta trabalhar bem fora dai bandidos..!!

  12. LDLM

    15 de Janeiro de 2012 as 1:17

    Boa Noite

  13. TonyFigueira

    15 de Janeiro de 2012 as 7:19

    Só uma pregunta para todos.
    De tantos Santomenses que somos,estamos tao faltos de quadros,que temos de voltar ao passado?Falo de MANUEL PINTO DA COSTA

  14. Tony Figueira

    15 de Janeiro de 2012 as 7:31

    Con Pinto Da Costa,conhecí a “bicha”.E alguém se lembra daquele policia “QUEBRAOSSOS”.Hoje
    entro a comprar en cualquer loja, “CARREFOUR”, “CONTINENTE” e se há “bicha” fico sem comprar.Já voltarei…

  15. Tony Figueira

    15 de Janeiro de 2012 as 7:40

    Nao soporto as bichas.Claro está,agora que posso.Con Pinto Da Costa tive que soportar tudo isso.No ano 1986, sofrí uma depressao…jamais tinha visto uma loja vazia…bicha e luta para comprar pao…a “CANDONGA”…tenho muita dor… desculpem- me mais nao entendo o povo de S.TOMÉ.Peço desculpas também pelo meu Portugués.Sao muitos anos de pouca prática.Um forte abraço aos meus colegas que lá seguem da 11ªCLASSE do Liceu Nacional ano 86-1987

  16. Joao Batepa

    15 de Janeiro de 2012 as 22:56

    Quais quadros?

  17. Voz da razão

    16 de Janeiro de 2012 as 8:48

    Não estou a defender ninguém, mas este Pessoal de PCD só quer TACHOS e BOA VIDA nos conselhos de dministração,Projectos, Petróleo, “SACODE POEIRA” etc, etc.Nunca trabalham a sério!…

  18. Mak

    16 de Janeiro de 2012 as 8:57

    Xavier não tem vergonha. PCD não tem copetencia. Ja estiveram no poder nem por isso deixaram saudades. Andaram a roubar o dinheiro do povo agora estão a chorar? Fica na baúca…Bem feito..

  19. CÊBÊ

    16 de Janeiro de 2012 as 14:49

    Aqui se deve,aqui se paga:Nas Direções,nos Ministerios que o PCD dirigia,desde responsáveis até techicos eram do PCD:ex:Ministerio de sáude na época do Arlindo Carvalho,Camelia Barros,Anastacio Minezes e outros,Zonas Franca:Bano,Chavier Mendes,Ilidio Minezes,Dominguinho,ate instalão era do Delfim Neves.
    Pensam que S.tome é herança da familia pecedista,mama acabou.
    Na Assembleia Bidão,Albertino Bragança,Delfim Neves e outros já têm reforma vitalicia poque já têm mais de três mandatos.Devem dar oportunidades aos outros mesmo do PCD.Sempre as mesmas cara que já têm vida feita.
    Mesmo quando PCD governou com MDFM tiravam membros e militantes do MDFM para meter do PCD.Mama acabou espera as proximas eleiçoes vendem o partido para o MLSTP e vê se ganham novos taxos.Piquina PIquina cada Guê.
    Pergunta Xavier Mendes o que fez no MInisterio de Agricultura e Pesca Quando foi Ministro,deverias ter vergonha seu malandro.
    Viva má fé!!!

  20. Mimi

    17 de Janeiro de 2012 as 10:10

    A opcao para muitos dos santomenses vai ser a emigracao. Usando a experiência já adquirida, deixem o país para quem o quer destruir ainda mais!

  21. Malébobo

    17 de Janeiro de 2012 as 11:38

    O senhor Xavier Mendes chorar para o Sr.Presidente da Republica, em relação ao quadros do pcd, por favor pergunta o sr.Xavier qual é a sua profissão, é so isso

  22. Malébobo

    17 de Janeiro de 2012 as 11:39

    Sr.Xavier Mendes conselho de amigo abri uma clina para tratar os animais e deixa politica, porque isto não é seu dom, por favor

  23. Luis Dondoia

    23 de Janeiro de 2012 as 6:49

    Caro Amigo Nito Mendes …
    Desculpe não concordar consigo. Os quadros diretivos são agentes da confiança politica do Governo e em última instancia do PM . Faz parte do jogo democratico essas mexidas .
    Mas se forem quadros intermédios na organização técnica do estado aí sim seria até considerado acto criminoso para o bom funcionamento das instituições.
    Doutro modo teriamos ministros , secretários de secretarios de estado e diretores gerais a governar com um PM que neles não deposita confiança plitica para por em marcha os ideais que apresentou ao escrutinio e pelos quais foi eleito .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo