“Nunca serei um político que persegue os outros”

A reacção é do Primeiro Ministro Patrice Trovoada, em relação a denúncia feita pelo partido PCD, após encontro com o Presidente da República. O PCD denunciou o facto dos quadros técnicos ligados ao partido estarem a ser expurgados da função pública, num acto de marginalização e perseguição do Governo.

O Chefe do Governo disse que quando olha para um funcionário público não vê a cor política. «Não sei dizer quando olho para um funcionário de que partido é que ele é. Eu acho que os Ministros, e o Governo procuramos saber se ele é bom, se ele precisa de apoio, se ele é honesto, é leal institucionalmente, se ele é competente», referiu o Chefe do Governo, no aeroporto internacional de São Tomé quando viajava na última sexta feira com destino ao Chade.

Patrice Trovoada acrescentou que «nesse país ninguém é dono do seu cargo, as pessoas vão para um cargo mesmo que tenham um bom desempenho, depois de alguns anos é bom mudar, o que estamos a fazer é sem perseguição, sem olhar para cor politica, São Tomé e Príncipe é de nós todos, e não é com esse governo que haverá perseguição politica», sublinhou.

O Primeiro Ministro considera que o PCD está a fazer intrigas. «Eu sou politico e eu sei que estamos no mundo das intrigas, e quando PCD diz que apela os seus militantes a calma, eu não sei se está apelar os militantes à calma, ou se a suscitar uma revolta bem infundada por parte dos militantes do PCD, eu tenho muito respeito pelos militantes do PCD, eu tenho respeito pela diferença de ideias, e nunca serei, contrariamente a outrem, um político que persegue os outros», concluiu.

No entanto na última semana a Direcção do Hospital Ayres de Menezes foi demitida em bloco. O Director Geral José Luís e a Directora Clínica Feliciana de Almeida técnicos de saúde alegadamente próximos do PCD, foram demitidos sem qualquer justificação.

Pelo que o Téla Nón apurou só nos últimos meses, cerca de uma dezena de quadros técnicos são-tomenses que militam ou são simpatizantes do PCD, foram demitidos da função pública.

Abel Veiga

  1. img
    maiker Responder

    o Senhor Primeio ministro e os seus comparças são bandos de incompetentes.Até agora não vi nada que este homem fez.Fala muito não faz nada.

    • img
      claudio moreira Responder

      Sr Miker, a competencia dos quadros do PCD estao espelhados no STP TRADING, nas DOCAS etc. Antes do seu presidente Xavier falar das supostas preseguicoes ele devia responder quem nomeou esses quadros e se o criterio usado para a nomeacao desses quadros do PCD foram honestos, e mais qual e o desempenho desses quadros do PCD. Esses quadros que escondem atraz de iminudade parlamentar e coitadinhos que foram enganados por praceiros Brasileiros veem agora falar de competencia. Haja paciencia. Estou farto desses politicos TRADING

  2. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Isso é grave

    • img
      Cão sem sorte Responder

      é verdade. o nosso primeiro ministro tem feito alguma coisa, nais nao esta a comprir o que ele promete.

  3. img
    maiker Responder

    O senhor primeiro-ministro fala da competência como se fosse que ele ou algum seu comparsa é competente. Cito as palavras dele “Eu acho que os Ministros, e o Governo procuramos saber se ele é bom, se ele precisa de apoio, se ele é honesto, é leal institucionalmente, se ele é competente” ó senhor ministro eu olho para o seu governo não encontro ninguém competente, que competência tem algum membro do seu governo? O Ex padre Olinto é Competente? A ministra de saúde que nem médica é, nem licenciatura tem é competente? O ministro de juventude é competente? Acho que o senhor ministro quando fala não ouvi aquilo que fala, e isso é grave. O senhor e os seus comparsas vão entrar na história como os mais incompetente que a história da democracia conheceu. O senhor colocou um arrogante como ministro de educação, pôs na educação um homem que está a fazer vida dos estudantes um inferno, nem sequer o senhor teve bom senso e virtude de abrir a candidatura para os estudantes que entraram ao ensino superior no ano 2011, o senhor vem falar de competência eu até agora não vi o que senhor fez nem algum dos seus comparsas fizeram. O que apenas o senhor sabe fazer é viajar e vir mão vazia e dizer ” iremos fazer” mostra prova da sua competência Patrice, eu preciso de óculos porque a sua competência eu não vejo.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Maiker, vc não precisa somente de óculos, precisa de um cérebro.

      • img
        maiker Responder

        o senhor precisa nascer de novo. porque não tem cerebro , não tem visão , não tem vida.RESUMINDO : O o senhor é invisível. É mais um retardado de Patrice Trovoada

      • img
        maiker Responder

        Antonio veiga costa avc precisa nascer de novo. es invisível, retardado mental

        • img
          helmerdias Responder

          BOAS eu penso e pergunto se os senhores todos nós santomense,na diáspora e mesmo em são-tomé e princípe,somos todos retardados,imcompetentes,gatunos e muito mais coisas?Penso isso devido aos comentarios agressivo e de uma certa frustação,de não ser o nosso partido ou nosso familiares a mandar.Sim esta muito mal as coisas na nosso sociedade santomense e tambem nos nossos governantes e nos sucessivos governos que estão a ser colocados por todos nós santomensse.Estou desgastados furioso com oque se passa em tudo nas nossas ilhas,mais quando escrevem que os governantes são incompetentes,”debeis mentais” não sabe falar o insultos nao é só as pessoas que estao no governo mais ao povo eleitores que votaram em consciença no partido que venceu.Quanto as pessoas que compoem a governação o seu careter e ideonidade tem que ser respeitada até o contrario for visivel.NÃO defendo a falta de sentido de estado,de profissionalismo das pessoas mais defendo que o carater e valor das pessoas seja respeitadas.
          Podemos criticar e devemos fazer mais fazemos com civilização,construtivamente,com sentido de melhorar e de tentar melhor oque esta mal e elevar oque esta bom.abraços

      • img
        paulo Responder

        Aconselhava o António veiga Costa a ficar calado, porque só opina asneira. O governo está mal, a verdade é para ser dita. O governo é incompetente. O senhor é que precisava de um cérebro, pessoas como o senhor é para estar calado. O Mike tem razão quando fala, esse homem é incompetente até agora não fez nada de jeito a não ser inaugurar empreendimentos deixados por governos anteriores. O homem fala muito não faz nada. Esse primeiro-ministro não é pragmático é incompetente e inábil.

      • img
        paulo Responder

        Sou estudante universitário em Portugal, mestrado em gestão financeira na universidade de Porto e acompanho sempre a notícia de S.Tomé, e digo o seguinte: o Patrice Trovoada não tem competência de dirigir nada, esse homem não fez nada até agora.
        O “António Veiga costa” deve ser ainda mais incompetente, acho que vc não vê aquilo que escreve ou talvez ages por instinto, pessoas como o senhor só têm utilidades estando caladas, o que foi que esse governo fez no decorrer de mais de um ano: nada, nada, nada.
        Tanto o governo como os seus membros têm figuras sem capacidade, tantos incompetentes.
        O primeiro-ministro não olha ao espelho nem a sua volta quando fala em competência, porque ele é o ministro mais incompetente que tivemos até agora.

      • img
        san Responder

        António Veiga Costa, embora muito seguro de se o teu comentário é nojento por isso CALA-TE.

    • img
      tiocego Responder

      Meus caros sejamos sérios.

      Afinal quem é (in) competente?

      Este Governo é competente sim. Doa a quem doer.

      MLSTP é tão competente que deixou o país do jeito que deixou!

      MLSTP é tão competente que introduziu proposta de amnistia para ilibar ladrões do povo! Mas de tanta competência acabaram de retirar a proposta com as lágrimas de Alcino Pinto que cresceu na “J”.

      MLSTP é tão competente que deixou a seguinte herança para Governo de Patrice: aeroporto sem iluminação, porto sem grua, STP e Príncipe sem ligação marítima em condições.

      MLSTP é tão competente que foram capazes de cortar um projecto de apoio aos jovens só porque não estão no poder! MLSTP é tão competente que quando Gegé foi Ministro da Juventude geriu projecto de crédito para as raparigas. O que foi feito deste crédito?

      PCD é tão competente que os passeios da capital foram arrebentados e só agora este Governo do ADI e de Patrice está a repor a normalidade.

      PCD é tão competente que o dinheiro da STP Trading, vai ser sacado nos bolsos de cada um para pagar a dívida ao Brasil.
      Afinal quem é (in) competente?

      Deixem o Governo trabalhar! Exigir a um governo tudo num só ano, para reparar os estragos que outros fizerem ao longo de décadas é injusto, desonesto, falta de capacidade intelectual, como é o caso do senhor MIKER , um aldrabão. Certamente que este preguiçoso, bandido que tem estado a viver de migalhas dos de MLSTP/PCD, e como essas migalhas jão não estão a cair e há dificuldade dos preguiçosos ganharem a vida, vêm para esse espaço falar asneiras.

      Eu te conheço MIKER. Você é um dos 6 que compõem o grupo que é pago para falar mal do Governo neste fórum do Tela Non. Se você me desafiar vou desvendar a tua identidade. Cuidado com as novas tecnologias.

      Bem haja!

    • img
      Galinha Responder

      Maiker,

      Esqueces-te do ministro da justica, o Ilisio. bem esse e outro incompetente, anao que nao faz nada

      • img
        Maiker Responder

        Sim “Galinha”, é que a incompetência é tanta que até não se perde o tempo de nomea-los todos.

    • img
      sunpepe Responder

      voces sabiam que o sr. ministro de educação e tao mao que no ano passado mandou espulsar un aluno do liceu e do subsistema, ou seja do liceu e pra nao estudar nunca mas em escola alguma em STP so pk depois de uma greve dos alunos ele escreveu no livro de reclamação do ministerio de educação dizendo” Sr. ministro nunca deveria ser padre pk o sr ten Coração do diabo. olha eu especificante concordo com o aluno porque alguem que renegou a igreja, ou seja deichou de ser padre para ir casar e de se esperar tudo dele porque se tu nao amas jesus nao amaras a mais ninguem…ele é super mão tem mesmo coração do diabo ele e o elenco governamental todo.

  4. img
    Mario da Costa Responder

    Sou afecto, digamos tenho simpatias com o PCD. Mas encorajo o senhor 1º Ministro a fazer as mexidas que se revelarem importantes, todas.
    Não se pode continuar a viver num país cheio de potencialidades, em que a incompetencia seja o factor critico.
    Sobretudo de gente com provas dadas de sua pouca capacidade, convenhamos!!!
    Depois o senhor sofre as consequencias. Troca todos e Todas, isso devia ser ontem!!

    • img
      OLHO Responder

      Concordo plenamente consigo, deve-se fazer mudanças gente, deixem os caras fazerem mudanças, então vcs querem que eu passe todos esses anos aqui estudando pra chegar STP e nunca ter uma oportunidade de crescer instituicionalmente, porque não existe mudança no setor. Qq ser humano ou funcionario que se prese quer crescer na instituição onde trabalha. Não me passa pela cabeça de forma alguma continuar eternamente como um simples funcionário, quero ajudar ao mais alto nível. A Mudança só pode ser aceite pelos que sabem oq são capazes de fazer, então os outros so podem choramingar msm.

      • img
        Paracetamol 500mg Responder

        O OLHO é brasileiro. Com essa escrita ” gente” duvido muito.
        Devia cortar as viagens desse ministro. Qual a relação entre stp e chade? Que ligações, comercio se pode estabelecer com chade?
        Esse ministro mulçumano, está a desgraçar stp…

        • img
          Lôginu Responder

          Que pergunta estúpida a tua, meu compatriota???!!!! Tente primeiramente informar-te sobre o contexto da viagem do PM a Tchade. Para a tua informação, o homem foi a Tchad em substituição do Chefe de Estado que enquanto não vai a Angola decidiu adiar/esquivar todas outras deslocações. Pois bem, o PM foi participar numa Cimeira da CEEAC, comunidade de Países a que pertencemos.
          Relativamente às substituições de dirigentes nas instituições do Estado, acho isto mais-do-que-normal. Acho que deveria haver um periodo máximo para as pessoas ocuparem os lugares de chefia, por mais excelentes que elas sejam. Infelizmente as mudanças nunca acontecem por decisão do mesmo Governo que nomeou o dirigente, isto é, é sempre o governo seguinte. Isto porque na República, todos os partidos ao procederem à mudanças nas chefias dos serviços sempre procuram o substituto primeiro dentro das suas fileiras (militantes e simpatizantes). Todos sabemos disto!!! O PCD também ja fez isto, ou não! Não concordo com isto, mas acho muita hipocrisia vir-se falar disto a cada mudança; Os que lamentam hoje foram os prevaricadores de ontem ou o serão amanha.
          Sr. PM tem o meu apoio para fazer as mudanças; é pena as mudanças não acontecerem também no seio do Governo, pois que seria muito bem vinda!

  5. img
    Espantoso Responder

    …ESTE É MESMO UM PAÍS DAS “”BANANAS””

  6. img
    ricardão Responder

    Penso que ñ podemos pensar assim, o nosso país tem muita gente honesta e com capacidade. O Sr. P. Ministro esta a fazer mt bem temos Directores que j comeram demis, ñ se aceita um director estar a frente de uma direcção 10 anos e que não são quadro do PCD. temos axpmlo do Liceu nacional, Serviço de Migração

    • img
      Falar Verdade Responder

      Concordo plenamente com as palavras proferidas pelo Primeiro Ministro e Chefe do Governo!Deve-se mudar as pessoas que dirijam uma instituição pública há largos anos, porque tendencialmente já deram o que poderiam dar, ou seja, jamais acrescentarão inovações e consequentemente melhorias.
      Todavia, a política de mudança do cargo de Direcção deve ser feita de forma responsável e desapaixonada,isto é, sem olhar a ideologia política, religiosa e não só…
      Temos muitas instituições do Estado que carecem de mudanças ao nível do cargo de chefe por motivos de antiguidade do cargo , nomeadamente o Liceu Nacional(Director Sem Formação…), o Serviço de Migração e Fronteira, Inspecção de Finanças, a Direcção do Ambiente, e outras direcções que não me recordo agora.
      Viva Mudança rumo ao Desenvolvimento, mas com sentido de responsabilidade!

      • img
        Falar Verdade Responder

        Quis dizer ao nível de cargo de chefia.

  7. img
    E.Santos Responder

    É bom que se façam mudanças, sem dúvida. Para que as pessoas não se acomodem e pensem que já têm a vida ganha, para força-las a dar o seu melhor com receio de perder o lugar e sobretudo para não dar tempo a que os incompetententes e os corruptos crien vícios nos lugares que ocupam.
    Só é preciso ter cuidadado com a questão da continuidade do trabalho. As pessoas, a maioria não tem brio profissional e é mesquinha. De forma que quando saem não se disponibilizam a passar informação ao sucessor convenientemente. Antes pelo contrário, escondem de propósito a informação para boicotar o trabalho do outro.
    Esta é a nossa mesquinha realidade, por isso o país não avança. Estamos sempre a começar do zero.
    Não por culpa do Governo, mas por má índole dos próprios são-tomenses, que são capazes até de ir “baiar” para os outros não conseguirem fazer, porque ele próprio não foi capaz de fazer. Isto quando não vão “baiar” para segurar o lugar, mesmo sendo incompetentes e conscientes de que não são capazes de dar conta do trabalho.
    Depois são os mesmos que têm a lata de reclamar que o país não anda.

  8. img
    Jose do riboque Responder

    Sinceramente , o que vai fazer Patrice ao Tchad? Um pais paupérrimo …se calhar vai esconder algo nas areias do deserto ou ver como é verdadeiramente morrer de fome … Felicidades

  9. img
    Antonio Responder

    concordo contigo Mario!

  10. img
    Moço gonla Responder

    São tomé é de todos, piquina piquina cada guêm.

  11. img
    Atoca vera cruz Responder

    senhor 1º ministro isso é a sua palavra segundo o telan-on «”nesse país ninguém é dono do seu cargo, as pessoas vão para um cargo mesmo que tenham um bom desempenho, depois de alguns anos é bom mudar”» será que o Senhor irá mudar os quadro do ADI exemplo: Arlindo carvalho do ambiente,,, Alvaro samtiago do banco central e outros que posteriormente será falado

  12. img
    rrrr Responder

    o cacaô
    nón molê

  13. img
    Sum Megingo Bolozete Responder

    Muito bem eu só quero deixar isso bem clarificado, uma pessoa quando não esta a governar sempre tem manias de falar na “competência” sem saber o significado desta “palavra” acho isso extremamente ridículo eu ai neste jornal vejo criticas sem nexo umas ate “hilariantes” no caso do Sr “Maiker” que mencionou nome dos Ministros que não são competentes de uma forma petulante eu agora te pergunto és competente? para tua melhor reflexão deixo-te com esta curta frase.” NÃO CRITIQUE Auxilia!!

    • img
      maiker Responder

      Desde quando o Patrice é competente? Axás que esses comparsas de Patrice vão fazer alguma coisa, resumindo temos um primeiro-ministro que fala muito não faz nada, viaja muito vem mão vazia e usa sempre o mesmo verbo “iremos fazer”
      Diz oque que Patrice Trovoada fez decorrido mais de um ano? Resposta 0 (zero) porque ele diz que “irá Fazer” quando respondo “nunca”. Este é o governo de incompetentes, a incompetência de Patrice Trovoada está no rosto, não é necessário um cidadão culto como eu constatar isso mesmo um cidadão comum vê, só aqueles que não querem ver, ou fingem não ver tipo o senhor Sum Megingo Bolozete .
      O governo de Patrice Trovoada só sabe tomar medidas de Burros, fazer não faz. “Iremos fazer, iremos fazer”, o povo quer que ele faça e mostra a sua competência, ele até agora não fez nada. Tudo que ele inaugurou foi dos governos anteriores.
      A verdade dói mas contrói, temos um governo que não arranca, temos um primeiro ministro que não arranca.

    • img
      maiker Responder

      O governo é incompetente

    • img
      maiker Responder

      Sum Megingo precisas de oculos, eu nã vou perder o meu tempo a responder escomalhas como o senhor, pessoas como o senhor serve estando calado.

  14. img
    Dlima Responder

    Perseguição??? Pode até ser, mas penso eu ser uma situação comum em todos os políticos (partidos) que sobem ao poder…
    Eu pessoalmente não pactuo com este tipo de situação, mas sejamos sinceros meus senhores, não sejamos hipócretas ao ponto de pensarmos que esta é uma situação nova na nossa tão jovem democracia, e fazermos disso um caso. Não é nada bonito, mas não esqueçamos que o mesmo sucedeu no tempo em que o PCD era Governo, o mesmo se passou quando o MLSTP era Governo, so quem tem memória curta não se lembra disso, mas naquelas alturas nunca ouvimos um membro de um partido da oposição vir a praça pública choramingar, muito menos ao Presidente da República.
    Portanto, temos de ter consciência de que esta é uma situação que irá sempre acontecer, seja com ADI, com MLSTP, com PCD que hoje chora por algo que no passado também fez aos outros, e em todo mundo.
    E por falar em perseguição, sem colocar em causa o profissionalismo da pessoa em causa, até porque é uma pessoa à quem nutro muito respeito pelo seu nível jornalístico, mas gostaria aqui de salientar que tenho vindo a denotar uma certa parcialidade, facciosismo nas notícias do autor desta notícia. Há uma diferença enorme na forma como o autor informa nas notícias que dizem respeito ao ADI ou aos outros partidos quaisquer em relação ao MLSTP. Há uma intenção óbvia de denigrir a imágem do partido no poder e sobretudo a do Primeiro Ministro, demonstrando claramente o seu sentido pardidário. Penso que o jornalista deve ser isento, imparcial e sobretudo apartidário na hora de informar.
    OBS: É bom que saibam que não quero com isto dizer que não concordo com a notícia em causa ou que as coisas não devam ser devidamente informadas, muito pelo contrário, apenas gostaria que a forma de informar seja igual para todos.

  15. img
    Dlima Responder

    1. Perseguição??? Pode até ser, mas penso eu ser uma situação comum em todos os políticos (partidos) que sobem ao poder…
    Eu pessoalmente não pactuo com este tipo de situação, mas sejamos sinceros meus senhores, não sejamos hipócretas ao ponto de pensarmos que esta é uma situação nova na nossa tão jovem democracia, e fazermos disso um caso. Não é nada bonito, mas não esqueçamos que o mesmo sucedeu no tempo em que o PCD era Governo, o mesmo se passou quando o MLSTP era Governo, so quem tem memória curta não se lembra disso, mas naquelas alturas nunca ouvimos um membro de um partido da oposição vir a praça pública choramingar, muito menos ao Presidente da República.
    Portanto, temos de ter consciência de que esta é uma situação que irá sempre acontecer, seja com ADI, com MLSTP, com PCD que hoje chora por algo que no passado também fez aos outros, e em todo mundo.

  16. img
    Matazele Responder

    Faça todas as mudanças, mesmo aqueles que tentam mudadar de fraldas. Seja Bravo, Vite!!!
    Depois não diz que não avisei.Quem assume as consequencias da má governação é o 1º Ministro. Unico.
    Por isso mexidas.
    Incondicional
    Hoje. as viaturas continuam na rua nos fins de semana, Cruzamento de Agua Porca nunca tem policia!!!
    Precisamos de um costureiro de fardas de policias, sempre com calsas nas mãos!!

  17. img
    Sum Megingo Responder

    Vc que é incompetente Sr ignorante Sr “MAIKER”

    • img
      maiker Responder

      ignorante é o senhor que não sabe nem entende de nada. se o senhor não enxerga a incompetencia desse governo é porque o senhor ainda é mais incompetente que eles. parvo, ignorante, o senhor sofre de uma doença denominada burrice rara.

    • img
      maiker Responder

      A realidade é que temos um primeiro-ministro que fala muito não faz nada, viaja tanto sem resultado e que usa sempre o mesmo verbo “ iremos fazer” a sua incompetência está no rosto, só não vê quem não quer. No decorrer de mais de um ano o que foi que este governo fez? Resposta: Zero
      Tudo que o governo inaugurou foi empreendimentos deixados pelos anteriores governos, depois disso nada. Este governo só sabe tomar medidas de burros, o Patrice Trovoada que fala tanto em competência será que olhou a sua volta? Os seus membros de governo são maioria incompetentes, não se vê o sinal de imaginação. Agora está a atacar os quadros do PCD, que são altos profissionais e muito bem qualificados para colocarem mais analfabetos como têm feito.

      • img
        placido peter Responder

        Hey Mr maker tenha calma pa! Este espaco e para debates construitivas.
        Voce nao precisa de ficar nervoso, porque as tantas vais chamar o nosso primeiro ministro de burro ne??? Voce se fosses copetente estarias la a governar ou serias um dos bons brothers em da sujestoes boas para a nossa imcopetencia, mas como tambem es incopetente por isso irritas tanto,
        Fica calmo meu pal! Es fixe nao peixe…
        Respeita o nosso primeiro ministro rapaz..
        Um alo a todos la na terra.

        • img
          paulo Responder

          Não é necessario chamar o primeiro ministro de Burrro, burro é pouco para ele. Ele é muito burro.

    • img
      olheiro Responder

      o senhor maiker tem razão no que diz a que ser realista este novo governo prometeu muito e não esta a a fazer o prometido quando sabe que não se pode fazer algo a que ser francos e isso e ser verdadeiro a republica e algo de grande responsablidade e este primeiro ministro não esta a fazer a minima para consilidar a sua responsablidade quando mete as seu dispor ministros que não tem nada a ver com arias designadas eu como treinador de uma equipa não posso meter um guarda-redes ponta de lança e um defesa medio percebes. ele e primeiro ministro e quando comete estes erros e ser realmente incopitente e inresponsavel e com todo respeito tens k ver que o maiker sabe o que diz nao o conlheço mais vi que ele sabe do que fala. e verdade que a muita gente que não percebe da policica mas a verdade e k as criticas construtivas dele faz crer que o senhor Maiker percebe da materia senhor SUN MEGINGO ABRAÇOS PAZ…

      • img
        Francisco luis Responder

        Olheiro , também eu axo que o Miker tem razão. o besolote não entende de nada.
        O miker foi um dos que comentou melhor até agora. tudo que o Miker disse é verdade.
        O senhior Olheiro falou muito bem
        Abraços

      • img
        Francisco luis Responder

        Olheiro , também eu axo que o Miker tem razão. o Sum Megingo não entende de nada.
        O miker foi um dos que comentou melhor até agora. tudo que o Miker disse é verdade.
        O senhior Olheiro falou muito bem
        Abraços

        • img
          Paulo Responder

          Olheiro , também eu axo que o Maiker tem razão. o Sum Megingo não entende de nada.
          O miker foi um dos que comentou melhor até agora. tudo que o Miker disse é verdade.
          O senhor Olheiro falou muito bem
          Abraços

          • img
            franisco

            cala-te Sum Megingo só dizes asneira.
            Vai para escola estudar . burro
            O Maiker é realista. o único parvo aqui no jornal é o senhor

          • img
            paulo

            Sum Megingo Bolozete, não obstante de ser burro o senhor deve ser sego, acho que o senhor não pensa antes de opinar ou não lê o que escreve, o único burro aqui no jornal é o senhor e o seu comparsa zeme Almeida. Eu li todos os comentários dos leitores deste jornal referente a está notícia, maioria dos comentadores partilham a opinião de que o governo não está a dar provas excepto o senhor que além de burro e cego.
            Vê se faz um favor besolote não comenta nesse jornal porque metes náusea, aparvalhado.
            O comentário do senhor Miker é um dos comentários mais votado e vais valioso, porque com poucas palavras ele soube descrever o primeiro-ministro inábil e sem currículo que temos.
            A única pessoa que mete nojo aqui é o senhor e o palerma de Zeme almeida porque estão parados no tempo, pessoas como o Meingo besolote só serve para “cavar a sua Própria sepultura antes de morrer” porque acho que o besolote é uma alma presente, não tem noção daquilo que diz.
            Não sei se notarão mais o Besolote e António veiga estão tão revoltados e atordoados com o comentário do senhor Miker, porquê? Respondo: porque tudo que o senhor Miker disse é verdade, o ministro é incompetente, só não enxerga isso pessoas atrasadas como o senhor e o Zeme Almeida. Axo que o besolote e o Zeme Almeida é um desses incompetentes disfarçados aqui com outro nome.
            Esse governo não arranca, porque a incompetência á tanta e a imaginação é pouca, não são opiniões são factos. Bandos de incompetentes e inábil.
            Ass:Paulo luis Quaresma

  18. img
    T.G brasil Responder

    A seguinte frase dita pelo primeiro ministro me chamou atenção «nesse país ninguém é dono do seu cargo, as pessoas vão para um cargo mesmo que tenham um bom desempenho, depois de alguns anos é bom mudar» Não vejo o porquê dessa mudança, quando o Professional é bom na sua área de atuação, a não ser que seja por um profissional melhor na mesma área. Mas com certeza que essa mudanças tem por objetivo beneficiar os seus militante e simpatizantes independentemente das qualificações dos mesmos possuem.
    Mudar é um processo, não apenas uma decisão como muitos pensam. Mudar exige esforço disciplina e coragem.
    Pergunto : porquê que apenas os militantes e simpatizantes do partido PCD estão a ser exonerados dos respectivos cargo ?

  19. img
    Sum Megingo Responder

    Maike hó meu frangueiro com esse tipo de pensamento tacanho não vais a lado nenhum único, burro ai neste jornal é vc não tem que fazer fica ai a falar mal de governo a chamar outro incompetente quem é vc tu sabes fazer melhor que eles então pede poder vai mostra o teu melhor que sabes fazer em prol desenvolvimento de São Tomé e Príncipe carneiro pá.., se tens algum traumatismo celebrar que vai ao medico consultar não é vir ai com comentários sem nexo e a falar de incompetência sem saber significa, traz um comentário que tem lógica sempre mesma coisa já tas a me meter e nojo isso sim “Maiker”

    • img
      maiker Responder

      Sum Megingo o senhor serve estando calado, não perco o meu tempo com uma pessoa que sofre de ” burrice rara” como o senhor, cresça e apareça. O senhor está a defender o governo é notório mas irão arrepender, porque o Patrice não olha ao espelho quando fala de competencia e nem olha tantos incompetentes que estão a sua vola.

    • img
      Francisco luis Responder

      cala-te Sum Megingo só dizes asneira.
      Vai para escola estudar . burro
      O Miker é realista. o único parvo aqui no jornal é o senhor

  20. img
    Anca Responder

    Para que caminhemos, rumo a um país, moderno, justo, livre e transparente, sem corrupção, desenvolvido, necessário se torna mudanças critériosas, aposta nos quadros jovens e competentes, para almejarmos sempre o mérito, e a competencia como forma de selecionar-mos os melhores servidores do Estado(da qual todos fazemos parte),nunca aqueles que se servem do Estado(da qual todos pertencemos) e luta contra a corrupção e clientelismos políticos, como no passado acnteceu, no aparelho de Estado(da qual pertencemos.

    Ninguém é ou deve ser insusbistituível no exercício da função, seja ela de ordem privada ou pública, mediante a transparência.

    Reformas administrativas se tornam necessárias, de forma a combatermos a corrupção, a incopetência, o laxismos, o deixar andar,etc,etc…,que tem conducido o país(da qual pertencemos todos), à miséria fome e pobreza, de mais de 70% da nossa população, com reflexos nos jovens e crianças.
    Sejamos honestos, humildes, precisamos de instituições de administração pública fortes, isso se consegue com pessoas sérias, gosto e empenho pelo trabalho árduo, para resultados e objetivos concretos.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

    • img
      Anca Responder

      Quis dizer “conduzido”

      Bem haja

  21. img
    rochinha Responder

    concordo plenamente com o 1º ministro “nesse pais ninguém é dono do seu cargo”, eu vejo muitos a irem contra o 1º ministro como se fosse algo estranho no nosso pais, se todos estavam bem atentos a governo do P.C.D/MDFM
    também aconteceu o mesmo até que por falta da competência esse governo caiu e deu posse ao MLSTP /PSD. Então não me venham dizer ou falar de perseguição, este partido ja demostrou aos seus militantes que é bom na oposição à governar é nota zero(0). e não vem dizer o contrario porque independentemente de eu estar na diáspora acompanho muito bem o desenrolar da situação do meu pais.

  22. img
    zeme Almeida Responder

    Exoneracao e o xadres da Democracia e eu acho que nao e novidade nenhuma.Na Democracia esta concentrado o jogo politico ou seja aquele partido politico que ganha a eleicoes e ele que governa e coloca pessoas da sua confianca.Tantos competentes politicos que passaram pela governacao deste S.Tome e Principe, o Pais ainda nao conheceu o seu Norte.Ser Director e um cargo por acumulacao e a qualquer momento ele pode ser substituido e continuar a sua actividade como tecnico competente ligado a sua area?Sempre existiu em S.Tome e Principe mudancas nos cargos de direccao quando o partido A,B ou C ganha as eleicoes?Isto acontece em toda parte do mundo, mudancas de ministros, directores, nao procuremos deitar culpas a ninguem.Se o PCD estivesse no poder,tambem faziam o mesmo.Todos os comentarios que estao contra nao tem razao de ser ou porque fazem parte desde partido?Sejemos realistas connosco proprio e depois criticar os outros.Viva RDSTP

  23. img
    zeme Almeida Responder

    Este Maiker e tao competente e que a sua prestacao ao Pais, que ate entao S.Tome Pricipe esta em situacao que esta.Este Maiker deve ser um fala barato e quero vender o seu peixe.Ninguem neste mundo e incompetente cada um deve contribuir com que tem.Cada um contribui com que tem seja gente qualificada ou nao qualificada tem sempre uma prestacao para o desenvolvimento do Pais.O senhor falou tao bonito para agradar alguns com o mesmo pensamento seu.

    • img
      maiker Responder

      “Zezé Almeida” o senhor apoia o governo, e o governo diz ser competente, mas a sua incompetência está no rosto, o senhor também deve ser mais incompetente ainda porque não enxerga de perto a incompetência desse ministro que usa o verbo ” iremos Fazer”.
      Fica calado Zezé Almeida estamos num pais democrático onde existe liberdade de expressão e eu acho que o seu pensamento ainda está para ditadura. O senhor é daqueles que usa o direito de opinião para dizer barbaridades. O senhor está tão atordoado com o meu comentário porque retrata a realidade do governo que temos, um governo sem sinal de imaginação.

    • img
      maiker Responder

      “Zemé Almeida” o senhor apoia o governo, e o governo diz ser competente, mas a sua incompetência está no rosto, o senhor também deve ser mais incompetente ainda porque não enxerga de perto a incompetência desse ministro que usa o verbo ” iremos Fazer”.
      Fica calado Zezé Almeida estamos num pais democrático onde existe liberdade de expressão e eu acho que o seu pensamento ainda está para ditadura. O senhor é daqueles que usa o direito de opinião para dizer barbaridades. O senhor está tão atordoado com o meu comentário porque retrata a realidade do governo que temos, um governo sem sinal de imaginação.

  24. img
    zé pedro Responder

    DEIXEM O HOMEM GOVERNAR E DEPOIS COBREM NO FINAL DO MANDATO… GENTE MESQUINHA

  25. img
    JF Responder

    Quero perguntar ao senhor Primeiro Ministro, quando ele olha para o seu elenco governamental o que vê? Será que vê alguma competência? Duvido. E quando olha para o espelho? Também vê competência e qualidade?

    • img
      Mimi Responder

      As afirmaçoes do Sr. Primeiro Ministro em relaçao à competência dos quadros foram fracas, fraquíssimas! Ao nao reparar que formou um governo de incompetentes (talvez só haja um meio competente no meio da incompetencia), tem coragem de falar de competência. A questao nao é de ser ou nao director. Isto nao interessa! Concordo que se façam todas as mudanças julgadas convenientes, sejam elas por competência ou nao. Afinal há sempre uma clientela política para manter e isto faz-se normalmente seja aonde for! Ser-se funcionário público nao implica ser-se director ou chefe de qualquer coisa. Entretanto, marginalizar-se os quadros técnicos é outra coisa! A funcao pública tem regras e estas nao sao partidárias. Marginalizar-se quadros técnicos em detrimento do país é grave! Dossiers ficam por ser tratados pq os novos “competentes” nao fazem ideia do que se passa! Instituiçoes internacionais boquiabertas com os novos interlocutores (sabichoes) que da matéria pouco ou nada sabem! Chegam sem ideia aos foruns internacionais… Se S. Exa. o Sr. Primeiro Ministro diz o contrário à comunicaçao social ou está conscientemente a tratar-nos por parvos, ou está a falar para os seus simpatizantes que adoram ouvir seja lá o q que for, ou entao nao está mesmo em contacto com a realidade dos seus ministérios e da sua funçao póblica. Digo “seus ministérios” e “sua funcao publica” pq do geito que as coisas andam ultimamente estamos a caminhar para o dia em que para se tratar de qualquer ato público ter-se-á que exibir o cartao do partido certo.

    • img
      maiker Responder

      o “jf” fez uma boa pergunta. Mas a incompetencia desse primeiro ministro e dos seus comparças está no rosto, só não vê quem não quer.No decorrer de mais de um ano o que foi que este governo fez? Resposta: Zero

      Tudo que o governo inaugurou foi empreendimentos deixados pelos anteriores governos, depois disso nada. Este governo só sabe tomar medidas de burros, o Patrice Trovoada que fala tanto em competência será que olhou a sua volta? Os seus membros de governo são maioria incompetentes, não se vê o sinal de imaginação. Agora está a atacar os quadros do PCD, que são altos profissionais e muito bem qualificados para colocarem mais analfabetos como têm feito.

    • img
      maiker Responder

      O “JF” fez uma boa pergunta. Mas a incompetência desse primeiro-ministro e dos seus comparsas está no rosto, só não vê quem não quer.

  26. img
    La vamos nós Responder

    Estou de acordo com sr Maiker, mostra a sua competência

    • img
      maiker Responder

      Isto é ” la vamos nós” o homem não mstra a sua competência, no decrer de mais de um nao sempre com o mesmo verbo ” iremos fazer”

    • img
      maiker Responder

      Isto é ” la vamos nós” o homem não mostra a sua competência, no decrer de mais de um ano sempre com o mesmo verbo ” iremos fazer”

  27. img
    Feijoada Responder

    Quem fez avaliação da incopetencia ou competencia em S. Tomé?

    Tudo esta a meio gás. Roubos, desvios, cupla de delapidadores dos bens públicos, enfim.

    Bem o mais importante não é ter formação superior e querer ter cargos. Muitos andam na universidade de boleias.

    È dai que começa tambem a incompetencia. Precisa-se de gente preparada com esperíto patriotico e acima de tudo com conhecimento: ciênctifico, tecnico e impirico independentemente da cor de pele ou do partido.

    Se olharmos para nossa função pública, temos uma cojas de imcompetentes directoras que precisam ainda amadurecerem para gargos de chefia. O país não pode ficar assim. Limpeza sim, mas com cautela. Crítiquemos sim, mas com sentimento desapachonavel.

    Sou assim..

  28. img
    Anca Responder

    Convido-vos a lerem o livro economia de São Tomé e Príncipe.

    Autor;
    Armindo Ceita E.S

  29. img
    Santola Responder

    Temos que mudar os directores que levam mais de 10 anos de mandato: Temos a direcção de Ambiente, Laboratorio, Recursos natural, Liceu, etc…

  30. img
    Francisca de Maria Responder

    Pelo menos se pode afirmar que neste governo não tem gente com liceu Ministro, nem professor primario ministro, como era em tempos de P. unico.
    Não sei se falam com honestidade, mas esse governo deve faze o seu mandato tranquilo.

  31. img
    David Responder

    Democraticamente, não se pode demitir um derector sem justa causa, entao se o Sr ministro demite ele deve ter justa causa, mas se for por falta de imcopetencia, creio eu que seria necessario demitir toda a função publuca inclusivo o Sr auto se dimitir.
    Agora vejamos, Sr PM, quem o senhor vai colocar é capacitado? O que o São tomé e Principe, deve conhecer, é uma coisa chamada concurso publico, pois so assim , conseguiria aporar alguem do nivel pra o tal.
    Não sei como é lesgilação de são tomer, mas concurso publico meu povo, e concurso sem padriança.
    obrigado

  32. img
    paulo Responder

    Patrice Trovoada um conselho: primeiro olha ao espelho e depois a sua volta antes de usar a palavra competência.PK ES O MAIS INCOMPETENTE

  33. img
    Sun Megingo Bolozete Responder

    MAIKER..pelo visto andas a meter nojo a quase toda gente ai no Jornal Tela Nón deverias ser banido dai por falas como quem perdeu a noção de perigo Maiker pelo amor de Deus a tua ignorância+ a tua burrice por cima de mim não, tens que aprender fazer critica que tem lógica não esta ai a falar barato tu pareces daqueles individuo que vivi bem quando há campanha no país eu não sou de partido A ou B ou C mais sim sou realista este governo esta a mostra factor de diferenciação comparando com o teu dito PCD e outro só mesmo um incompetente como tu sem visão, ignorante burro olha já não tenho adjectivo para classificar o teu retardamento MAIKER pensa noutra vida e deixa de esta ai com tua boca fédê que não lavas em cima de um governo que quer fazer algo em prol de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe
    Ass: Sum Megingo Bolozete..!!!!!

    • img
      paulo Responder

      O senhor bezelote deve estar calado, o Miker disse toda verdade. o senhor é que mete nojo doente mental.

    • img
      paulo Responder

      sum Sun Megingo Bolozete de certeza que es um desse ministros incompetentes aqui desfarçado com outro nome.
      o senhor é que mete nojo burro, não aceitas realidade , não aceitas verdade. burrro

    • img
      paulo Responder

      Sum Megingo Bolozete, não obstante de ser burro o senhor deve ser sego, acho que o senhor não pensa antes de opinar ou não lê o que escreve, o único burro aqui no jornal é o senhor e o seu comparsa zeme Almeida. Eu li todos os comentários dos leitores deste jornal referente a está notícia, maioria dos comentadores partilham a opinião de que o governo não está a dar provas excepto o senhor que além de burro e cego.
      Vê se faz um favor besolote não comenta nesse jornal porque metes náusea, aparvalhado.
      O comentário do senhor Miker é um dos comentários mais votado e vais valioso, porque com poucas palavras ele soube descrever o primeiro-ministro inábil e sem currículo que temos.
      A única pessoa que mete nojo aqui é o senhor e o palerma de Zeme almeida porque estão parados no tempo, pessoas como o Meingo besolote só serve para “cavar a sua Própria sepultura antes de morrer” porque acho que o besolote é uma alma presente, não tem noção daquilo que diz.
      Não sei se notarão mais o Besolote e António veiga estão tão revoltados e atordoados com o comentário do senhor Miker, porquê? Respondo: porque tudo que o senhor Miker disse é verdade, o ministro é incompetente, só não enxerga isso pessoas atrasadas como o senhor e o Zeme Almeida. Axo que o besolote e o Zeme Almeida é um desses incompetentes disfarçados aqui com outro nome.
      Esse governo não arranca, porque a incompetência á tanta e a imaginação é pouca, não são opiniões são factos. Bandos de incompetentes e inábil.
      Ass:Paulo Quaresma

  34. img
    zeme Almeida Responder

    O senhor Maiker esta mesmo revoltado consigo!O senhor tem que apresentar-se dar o seu nome correcto,aonde senhor trabalha para provar-mos a sua competencia e nao estar ai com tantos comentarios desnecessarios.O senhor esta derramar o sangue em vao.Nao estou para defender governo nenhum,o que exijo a si e respeito pelo outros.O como unico competente neste Pais faca com que o conheca o seu rumo.Eu nao preciso viver do governo para ser enchuvalhado,por pessoas como o senhor que nao sabe respeitar o seu proximo.O senhor esta mesmo convencido por estarem a apoiar o senhor com a sua revolta.Viva o respeito pelos os outros.

    • img
      paulo Responder

      Sun Megingo Bolozete pk tas tão atordoado com o comentario do Miker, respondo porque ele falou verdade, e muitos dos leitores estão de acordo com a sua opinião e o seu comentario é comebntario mais votado no jornal.Pessoas como o senhor miker é que tem direito de palavra e opinião, não um atrasado feito o sun Megingo bolozote, pelo nome dá paara ver que es um retardado mental. aceita divirgencia homem, estamos em democracia. o senhor é a pessoa que diz mais as neiras belozote está calado.O ministro é incompetente, se o senhor não vê, então nasce de novo, porque talvez o senhor esteja sem vida.burro

    • img
      paulo Responder

      Zeme Almeida vc é um guarda costa de Patrice. O senhor Miker disse verdade e verdade está a doer, o que foi que o Patrice fez? Nada, nada, nada. zero, zero. ele se fala em competência tem que mostra que é competente, tem que fazer algo para destacar como competente , Todos os quadros do PCD são melhores que este primeiro ministro. No seu governo só tem incompetentes, ministros sem imaginação, ministros parados no tempo e no espaço, ministros inútil, sem competência.
      O Patrice deve olhar-se ao espelho e ver a sua volta antes de usar a palavra competência. Porque está acompanhado de tantos incompetentes.

  35. img
    Sun Megingo Bolozete Responder

    Este Maiker é um cobarde e iletrado não sabe que é competência só deve pronunciar esta palavra quem entende, MAIKER eu quero te desafiar face a face eu exijo teu contacto se és Homem eu quero te ensinar o que é competência Burro, desgraçado, boca fedê..!!

    • img
      paulo Responder

      sou S.Tomense, estudante universitario em portugal e estou a finalizar o mestrado, me espanta tanto como o sun Meingo não vê a incompetência do nosso primeiro ministro, o nosso primeiro ministro é mais incompetente que dezenas de competentes juntos. o sun Meingo deve ser um grande atrasado mental ou um grande retardado , ó homem acorda. O miker tem toda a razão ele é dos comentadores que têm vriticas construtivas, acontarrio do senhor que fala barrato.Sun Meingo acorda para vida, seja jente homem.

    • img
      paulo Responder

      cobarde é o sum Megingo Bolozete , atarsado mental. o senhor é para tar calado porque só diz barbaridades.

  36. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Vendo todo esses bla-bla, mais uma vez venho chamar atensao de todos voces pra o seguinte; nas primeiras horas da governacao do Sr.primeiro Ministro, ele disse que ia diminuir a circulacao de viaturas de estado, estabecendo um horario de ciculacao, no principio estava indo tudo bem, agora parece que os funcionarios do estado ja nem se lembram mais disso, no meu ver esta ficando patente o que Sr.Primeiro Ministro diz nem ele mais se lembra, tudo esta querendo dizer que este “GOVERNO” esta sem rumo ou mesmo ha deriva! Sera que o nosso grande capitao esta perdendo o rumo tracado, ou existe muitas poeras vindo do deserto lhe tirando toda vsibilidade? Porque de tanta confusao dentro desse mesmo “BARCO” acho que alguem atirou pra o mar o seu GPS. Estou muito expectante pra ver onde vamos todos parar!

  37. img
    motherboard Responder

    quanto as outras eu quero saber das desflorestaçao que esta em sao tome esta muito acelera ve se voces la em sao tome para essa coisa para mim possas estao acabar com arvores em sao tome isso nao pode ser a natureza verde é uma cultura um patrimonio que sao tome tem pa

  38. img
    controlador do ecossistema Responder

    agora eu quero saber sobre esse esquema de fibra optica (cabo internet- que passou em sao tome se aproveitaram dessa net isto é se instalarm isso diz nao vi mais informaçao sobre isso bota isso na net

  39. img
    controlador do ecossistema Responder

    outra coisa sao tome esta precisar de uma baragem para fornecimento de energia um pais sem baragem é complicado o seu desenvolvimento éééééé eu estou a ver isso

  40. img
    coboiada Responder

    Kero k alguem mencione um alguem digno de ser chamado COMPETENTE.Outro fulano k vive em portugal k mal sabe o k passa dia a dia aki no nosso santola, enche a boca para falar o k ker. Kero k saibas k as organizações internacionais(FMI e BAD) deram nota positiva ao governo e a nossa economia cresceu 5% e o salrio minimo vai crescer 21% ou seja sai de oitocentos para um milhão de dobras. O país tava no fundo do pouço com a corrupção muito bem gerida plos Srs do PCD e MLSTP. E não é de um ano para outro é se muda de repente estas coisas. Até parece que tavamos num mar de rosas nos anteriores governos. E para o MAIKER acho que algum parente seu deve ter sido demitido de algum cargo e eis a razão do seu lamento. Pork sabemos muita tornare já não corre. Os invetidores estão a entar e investir. Isto significa que o país está a ganhar credibilidade. Os COPETENTES são akeles k IONORAM.

  41. img
    m Responder

    este homem….e seu governo é uma M……
    se um cidadão quer obter um documento simples demora um mês, isto é vergonha……nós que somos jovem, que estudamos, temos conhecimento, vamos fazer uma nova revolução…..afundar pais, depois organizar…..sinto muita raiva e tristeza do meu pais….as vezes penso não voltar lá nunca mais, devido as pessoas que governam..todas currupta..jovens vamos unir….dar a nossa patria uma nova vida…

  42. img
    rochinha Responder

    Eu ainda fico sem palavras ao vêr pessoa sempre a chamar o elenco governamental de incompetente, pergunto agora o que é ser competente ?um governo com 1 ano e pouco de mandato ja estão a chamar incompetente mas uma coisa eu tenho certeza que este 1º ministro não vai fazer o que o governo de MDFM/PCD fizeram desistir.Eu acredito no nosso São Tomé e Príncipe e digo mas incompetente é quém que só sabe criticar , pelo menos se fosse construtiva, E pior de tudo uzam uma linguagem impropria, embora eles serem governantes merecem respeito como pessoa que são e por causa de um paga os outros é por isso que dizem que nós Santomense somos maldosos, vamos deixar disso e dar um voto de confiança aos nossos governantes…. Viva São Tomé e Príncipe!!!!!

  43. img
    Sum Megingo Responder

    Maiker já cansaste de falar vom vom né?

    • img
      Francisco luis Responder

      Besolote, tas mesmo revoltado. Já vi que o senhor não aceita verdade, a única pessoa que diz coisas sem nexo é o senhor, o meu comentário é o comentário mais votado. Cala-te parasita. ´Pelo nome deve ser um atrasado mental, não perco meu tempo a te responder. Cresça e apareça. Os leitores já estão fartos do senhor, por isso todos votam negativo no seu comentário. Burro
      Aconselho-te a ler todos os comentários, assim iras notar que maiorias dos leitores partilham a mesma ideia do senhor Miker. Se tem alguém aqui que fala-barato é o senhor, pelo termos que usas “von, von” vesse que és alguém que nem 4ªclasse tem, já estou farto de te ver a opinar aqui neste jornal, pelo visto acho que és um pescador, ou alguém com pouca habilitação. o senhor não entende nada de politica, todos os leitores comentaram e aceitaram opinião dos outros menos o senhor e Zemé almeida vcs são vianteiros baixa renda.
      Leia todos os comentários e veja quais mais votos positivos têm.

      Franciso

    • img
      Francisco luis Responder

      O governo de Patrice não tem pernas para andar. Li todos os comentários e a maioria dos leitores estão fartos desse governo.
      Na minha opinião o governo não está a apresentar solução.
      Admiro como o besolote não vê isso. es sego homem?

  44. img
    zeme Almeida Responder

    Nao entendo este Maiker armado de muito esperto e competente o Pais esta como esta.Ate parece reinado montalvao de tchiloli, com tantos comentarios repetidos e Jornal Tela-N

  45. img
    zeme Almeida Responder

    Nao entendo este Maiker, armado de muito esperto e competente e que o Pais esta como esta.Ate parece reinado montalvao de tchiloli, com tantos comentarios repetidos e o Jornal Tela-Non nao deu por conta disto.Comentarios com os mesmos ataques infundaveis,ou talvez o senhor quer nos dizer que foi uns dos alvos abatido!Estou tambem desposto a desafia-lo a mostrar o que vale com sua competencia para o bem deste Pais!O senhor deve estar bem ferido,com o que aconteceu?Se o jornal Tela-Non nos silenciar neste espaco,ficamos calados,nao o senhor armado de sabio a querer dar licao aos outros.Este espaco que o Jornal Tela-Non e para cada um contribuir com ideias validas para o Pais e nao estar ali a enchuvalhar o seu proximo.Somos todos filhos desta terra e que cada um deve contribuir com o tem para tirar-mos este Pais, do fosso que se encontra.Viva RDSTP

    • img
      paulo Responder

      O zeme Almeida eu li todos os comentarios aqui neste jornal, a única pessoa que escreve coisas sem fundamento é vc. Varios leitores aqui no jornal estão de acordo com aquilo que o senhor miker disse, o senhor não está de acordo porque não gosta de aceitar a verdade.O senhor diz vive RDSTP, da-se a entender que o senhor é um democratico , mas o senhor é um arcaico com ideias vazias.

    • img
      paulo Responder

      ó Zeme Almeida não entendes porque es mais burro e inompetente que esses ministros todos juntos. Prcisas de nascer de novo.

    • img
      Francisco luis Responder

      Zemé almeida, não sabes o que dizes. Porquê tas tão preocupado? Respondo: és mais incompetente que todos incompetentes juntos. Cala-te homem.
      O Miker é realista. O governo está parado, o governo não está a dar sinal, o governo está morto como o senhor Zeme Almeida também deve estar.
      Francisco Luiz

    • img
      Paulo Responder

      Sun Sum Megingo pk tas tão atordoado com o comentario do Miker, respondo porque ele falou verdade, e muitos dos leitores estão de acordo com a sua opinião e o seu comentario é comebntario mais votado no jornal.Pessoas como o senhor miker é que tem direito de palavra e opinião, não um atrasado feito o sun Megingo bolozote, pelo nome dá paara ver que es um retardado mental. aceita divirgencia homem, estamos em democracia. o senhor é a pessoa que diz mais as neiras belozote está calado.O ministro é incompetente, se o senhor não vê, então nasce de novo, porque talvez o senhor esteja sem vida.burro

  46. img
    Anca Responder

    Mais Unidade, mais disciplina, mais empenho no trabalho árduo, para a modernização do país(território/população), nesta tarefa, todos somos necessários, ninguém deve ser insubstituível, todos podemos e devemos prestar a nossa contribuição de modernizar o pais(território/população), mediante a responsabilidade, a honestidade, a sinceridade, ponderação, sentido de Estado.

    Pois como o nome indica os cargos políticos ou da administração e gestão pública, é somente, ou deve ser encarada, como uma missão, um exercício, nunca deve ser considerada ou confundida com uma categoria profissional ou um de emprego remunerado vitalício, pois que impossível, jamais se deve confundir existência de profissão com o exercício uma de (cargo público, como o próprio nome indica), pois existem categorias profissionais, médicos, engenheiros, economistas, professores, etc,etc, jamais profissões de cargos públicos X, pois são somente exercícios de cargos X, pois que são cargos executivos que pode ter limitação de mandato conferido pelo povo que é soberano.

    Quando vemos hoje, ganância e desespero, de alguns cidadãos(Técnicos ou Quadros qualificados), para serem “Ministros,Directores, etc,etc,…”, devemos sempre reflectir, se nesta ambição, há o confundir da procura do emprego bem remunerado(fácil acesso a bem de Estado, da qual pertencemos todos, para a rápida melhoria da sua condição de vida, mediante clientelismo político e corrupção,facilitismo),”confundir” com o exercício de cargo de ” Ministro, Directores, etc,etc”…, para o mal das instituições do Estado,(da qual todos fazemos parte integrante), pois que estes cidadãos com suas atitudes,pensamentos e comportamentos, o modo de ser estar e fazer, contribuem para o enfraquecimento às nossas instituições do Estado(que somos todos nós).

    Diferente de admissão, mediante concurso público, para ocupação de uma categoria profissional, inserido ou não numa determinada carreira (por exemplo Técnico Superior, Médico, Docentes, Engenheiros, carreira de Assistente Técnico, Técnico de administração, pessoal administrativos, etc,etc…,)

    Pois que deveria haver a separação e esclarecimento do que exercício de um cargo público, conferido pelo mandato do povo, daquilo que é admissão mediante concursos públicos, para admissão de profissionais, para a carreiras e categorias profissionais, nos diferentes regimes de admissão à administração pública “que devia existir”, com o cumprimentos de devidos requisitos para a admissão, desde Presidente da Republica, ate ao cargo ou categoria menos qualificada da administração pública do Estado( da qual todos fazemos parte).

    No regime de administração público, pode ou pelo menos devia ou devem conter regimes para os exercícios de diferentes cargos ou carreiras e categorias; “Cargos jamais inseridos em carreira”, de “Carreiras Especiais”,de “Carreiras Gerais”, de “Carreiras jamais revistas”, de “Carreiras/Categorias Subsistentes” mediante concurso público de admissão,(salvo no caso em que o exercício seja legitimado pelo povo nas urnas, em que deve estar bem explicito, num determinado regime ou ocupação de cargo público), de modo a definir o limite e a atribuições de competências do mandato do exercício do cargo público, de maneira a fazer uma triagem(mediante concurso público de admissão, prevendo cumprimento de determinados requisitos necessários ao exercício do cargo ou categoria profissional) de modo a co-responsabilizar perante a lei, os desisores e funcionários públicos, na sua missão ou exercício do cargo.

    Pois que assim evitaria-mos perda de tempo, porque o tempo é trabalho e dinheiro ou a ele deveria ser dedicado, com menos discussões, quezílias e cacofónias desnecessárias, que de nada nos servem a nível da sustentabilidade Social/Cultural, Político, Ambiental/Económico e Financeiro (paz,estabilidade social), do país(território/população), pois que tinha-mos cada um no desempenho das suas atribuições e competências definida na lei, na seu respectiva categoria profissional ou no exercício do cargo público, com a devida co-responsabilização, pela sua área de actuação, perante a lei.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  47. img
    vava sovietico Responder

    QUANTO ao primeiro ministro,ele é politico e eu quero perguntar neste forum se ja viram algum politico falar verdade? ja viram algum politico cumprir 20 por cento do que promete nas campanhas? eu respondo que não,,,nós é que somos todos estupidos pois continuamos a cair nas siladas que eles nos montam e depois viemos aqui insultar uns e outros…acho que é tempo de nós abrirmos os olhos…

  48. img
    Bernardino monteiro Responder

    Sr maiker, por mais que tenhas razao,nao deves e nao podes tratar o sr pm desta maneira, a democracia nao e o que voces pensam, democracia
    E a sociedade que garante a liberdade de associacao e de expressao na qual nao existem distincoes ou privilegios de classes heriditarios ou arbitrarios, nao e com insulto
    Que vamos la, temos que ser praticos no pensar e no fazer,

  49. img
    Bernardino monteiro Responder

    Eu nao tenho ninguem da familia no poder nem na diretoria alhas nunca tive, mas voces que mais critica ja teve parentes no poder, por isso falam menos, sao tome e de todos santomenses,ate. Nao vos adimito que tratem os nossos governantes dessa maneira isto porque um dia podes ocupar um lugar e nao gostar que o trate mal,eu nao conheco partido credivel em sao tome, meus sr chega de critica

  50. img
    Bernardino monteiro Responder

    Este governo foi eleito pelo povo democraticamente, e tem que cumprir os 4 anos temos que confiar nao sencurar,stp precisa de estabilidade politica, uniao rigor ideias disciplina ordem,temos que debater procurar mecanismo ideologica para motorizar o desenvolvimento, meu sao tome vai ser um pais desenvolvido eu acredito e tenho a certeza,e confio nas capacidades ideologica dos nossos governante, viva sao tome e principe

  51. img
    Bernardino monteiro Responder

    Meus sr, pensem um pouco e analiza, um pais que a despesa e maior que receita nao tem industria dependemos da ajuda externa com sector energetico fraca, com alfabetismo elevado desde 1975 sem recursos minerais com bacterias por combater acham que ha razao para estarmos melhor? Todos os governos que la passou tem capacidade somente que as dificuldades e as condicoes nao nos favorece estabilidade, pouco a pouco vamos desenvolver stp e preciso coragem confianca e rigor, a tarefa e de todos nao so do governo

  52. img
    manuel ribeiro Responder

    É a primeira vez que comento neste jornal, li vários comentários mas diz o seguinte o senhor Maiker sabe o que fala, o homem disse tudo sobre o primeiro-ministro que temos, ou melhor definiu Patrice Trovoada. Senhor Miker não te conheço pessoalmente mas te aconselho a não responder o Zeme Almeida nem o “Sum Megingo” .O seu comentário é dos votados, e vários leitores concordam com o mesmo.
    Na minha opinião o nosso pai está cada vez mais pobre com o Patrice no poder, Patrice depois de mais de um ano o que o senhor fez?
    Besolóte faz-me um favor não comenta neste jornal o senhor calado fica melhor

  53. img
    Paulo Responder

    Sum Megingo Bolozete, não obstante de ser burro o senhor deve ser sego, acho que o senhor não pensa antes de opinar ou não lê o que escreve, o único burro aqui no jornal é o senhor e o seu comparsa zeme Almeida. Eu li todos os comentários dos leitores deste jornal referente a está notícia, maioria dos comentadores partilham a opinião de que o governo não está a dar provas excepto o senhor que além de burro e cego.
    Vê se faz um favor besolote não comenta nesse jornal porque metes náusea, aparvalhado.
    O comentário do senhor Miker é um dos comentários mais votado e vais valioso, porque com poucas palavras ele soube descrever o primeiro-ministro inábil e sem currículo que temos.
    A única pessoa que mete nojo aqui é o senhor e o palerma de Zeme almeida porque estão parados no tempo, pessoas como o Meingo besolote só serve para “cavar a sua Própria sepultura antes de morrer” porque acho que o besolote é uma alma presente, não tem noção daquilo que diz.
    Não sei se notarão mais o Besolote e António veiga estão tão revoltados e atordoados com o comentário do senhor Miker, porquê? Respondo: porque tudo que o senhor Miker disse é verdade, o ministro é incompetente, só não enxerga isso pessoas atrasadas como o senhor e o Zeme Almeida. Axo que o besolote e o Zeme Almeida é um desses incompetentes disfarçados aqui com outro nome.
    Esse governo não arranca, porque a incompetência á tanta e a imaginação é pouca, não são opiniões são factos. Bandos de incompetentes e inábil.

  54. img
    Bernardino monteiro Responder

    Sr maiker precisamos de pessoas corajosas e critico mais para discutir os mecanismo para desenvolver stp,nao seja aquilo que nao es,aconcelho a ser santomense, somos povos com qualidades bons custume educado pacifico pluralismo embora pobre mas felizes,e es inteligente, usa inteligencia e capacidade, adoca as suas expressoes, faca dela uso e cabola para os outros, obrigado pelo seu comentario

  55. img
    vava sovietico Responder

    agora vamos falar de nós, se os nossos governos são incompetentes e coruptos então nós todos somos incompetentes e coruptos pois fomos nós santomenses que pusemos este e outros governos coruptos e incompetentes no poder,,,hoje alguns de nós vem dizer que ja sabia!!!!ja sabia o tanas,ja sabia uma ova,,,este governo pra ganhar teve a maioria dos votos e se a minoria no qual eu me incluo não concorda então temos que esperar para as proximas eleições e votar no partido que da mais garantias,,,mas eu que sou burro e que não entendo nada de politiquisse pergunto:qual é o partido em são tomé que da garantias???nenhum,,,nenhum partido e não admito nenhum pseudo-intelectual me dizer o contrario,,,são todos coruptos,malandros e ladrões,e os que pensam que estudaram mais que eu podem vir me insultar por aquilo que acabo de escrever aqui,,,sangue novo é o que SÃO TOME E PRINCIPE precisa,,,estou cansado,estamos todos cansados,e enquanto andamos a discutir uns com os outros sobre quem é mais estudioso os governos continuam a gosar conosco,

  56. img
    carlos Responder

    Este governo estáa levar o País a beira do abismo.Patrice o que andas a fazer homem? Seja pragmatico Patrice, seja inteligente Patrice.
    Patrice deves remodelar o seu governo buscar quadros competentes mesmo fora do ADI, o seu governo com algumas excepções , os ministros são arrogantes, falta de diálogo, os seus miistros dormem muito pah. Patrice age, age patrice, Patrice olha a sua volta, a ministros que não têm competência. Procura pessoas humildes e competentes e forma uma equipa dinâmica, porque a sua equipa não está a dar resultados.

  57. img
    O MAIS CERTO Responder

    Força sr. Primeiro Ministro.Isto não é herdade de ninguém. Quem está em comissão de serviço, não pode pensar que lá estará vida inteira. Quando assim pensa, arranje a sua Empresa ou do seu pai e permaneça lá como Director até a morte.O tal do maiker deve ser esquisofrénico, não tem mínima noção do que diz. Deve-se lhe dar descontos. Força STP, força sr. PM. Doa a quem a doer . Pra frente! O tempo urge!
    Viva o POVO! O povo nunca chorou lugar de chefia. Uma cambarda de bandididos….

  58. img
    cua têla Responder

    Meus caros;
    É preciso nós olharmos para traz e reflitir em o que pode ser feito apara o pais, já tivemos muitos a governar e de boca cheia dizendo que são inteligentes e competentes, só que confundiram competência com poder.
    Na minha opinião pessoal não basta só ser inteligente e competente, haja tambem honestidade e uma tomada de consiência que temos que trabalhar e produzir mais para reparar os erros deixados pelos outros e isso não se resolve em dois tempo. Muita pouca vergonha dos que achavam que eram competentes.

  59. img
    Sum Megingo Responder

    “Maiker” não aguentou a batida foi chamar “Paulo” logo se nota que é uma quadrilha, mais cuidado vocês, antes de começar o meu sermão que vai ser direccionado para o Paulo , quero desejar um óptimo dia a todos os leitores competentes que vêm ai dar a sua opinião, boa e que têm pensamento positivo que as coisas vão mudar no nosso país e quem tem boa visão vê que este GOVERNO ESTA A FAZER ALGUMA COISA, e peço vocês para não acreditar nas criticas do Paulo e Maiker porque eles ainda precisam de aprender muito sobre politica e governação são ambos ónagro, Paulo quem é tu? para dizer que os comentários que o teu Namorado Maiker faz ai tem lógica e as pessoas que vê gosta és consultor dos comentários dele tiraste esse curso aonde Sr incompetente, Paulo vc meti-me nojo por último se achas que governo esta trabalhar mal vai pedir para governar, tudo quanto falaste sobre Sum Megingo Bolozete serve para ti porque eu não importo Zekenti pó blegubuedê vc tem que tomar juízo tens nome de Puto mais não és puto ya tens que ser mais criativo a defender e a fazer criticas xau ai….!!!

    • img
      carlos Responder

      Sum Megingo escreve algo de útil, vc mete nojo pah. pareces uma puta

    • img
      manuel Responder

      o senhor Meingo ou não sei nome desse homem, o senhor está a perder tempo pk ninguem interressa pelo o qu eo senhor escreve. o senhor deve crescer e aparecer.Ja estou farto do seu comenttario, ninguem aqui interressa por aquilo qu eo senhor diz. o senhor é ultimo a falar.

    • img
      manuel Ribeiro Responder

      Acho qu e o senhor Meingo não tem nada a fazer, é um doente qu epassa tempo a escrever comentario para defender Patrice.
      E uma pena , o senhor nem sequer escreve direito, o seu comentario é dos comentarios menos votados. Estas preocupado com o comentario do Miker porque ele falou averdade.Meingo ninguem apoia o teu comentario.Peklo visto eu li todos os comentarios e maioria dos leitores ja estão farto desse primeiro ministro.

    • img
      Luiz Responder

      Do meu pontto de vista e dos comentarios que li, quem não entende nada de Politica é o senhor “Meingo” eu apoio tudo qu eo Maiker disse.
      ó senhor Meingo cala-te, pelo visto o comentario do Miker foi o Mais apoiado e votado aqui no Jornal.
      O sum meingo não diz nada de jeito e não aceita opiniões dos outros.

    • img
      carlos Responder

      Sum Meingo es jente ou animal?
      Tas sempre a responder o Miker pk?
      Sera que a verdade deichou Meingo tanto preocupado. meingo faz algo de útil ja vi que os teus comentarios são inúteis.

  60. img
    Felipe Responder

    Pelo visto o senhor Maiker não está a perder o seu tempo respondendo Sum Megingo . Fazes bem Maiker, se responderes o sum Mingo vais ficar burro como ele.

  61. img
    Mak Responder

    O Miker é maluco. O país está estável, não há queda de governo. Deixe o governo terminar o seu mandato.Miker so sabe viver na selva.Busca virtudes do governo. De todos 1ºs Ministros que ja passaram aí, ninguém fez coisa boa. O Patricio está melhor. Ele está organizando o país.Deixa-lhe trabalhar. Voces são bruchos…

    • img
      Planeta_stp Responder

      Hj entrei no telanon e comecei a ler essa noticias e comentários….e por alguma razão notei que esse tal de ” Maiker ” é um grande perseguidor(o teus comentarios só são direcionados ao 1º ministro,e alguns outros do seu governo)e que só vê maldades nas coisas e por razão alguma só quer ver o MLSTP/PCD no poder. Não sei qual é a tua intenção, mais digo-te tu es maldoso. Olha será que durante todo esse tempo..não houve nada que o 1º ministro fez e que te agradou ?!!! por ex: cortes de saldos a aqueles funcionários de estados que já saíram a muitos tempo mais continuavam a ter benefícios e delapidar o patrimônio nacional, os carros de estados que n devem sair a ruas nos finais de semana…agora diz Sr Maiker..de tua consciência : nenhuma dessa atitude, ou outras que não mencionei do 1º ministro te agradou ?!!!! se vires cá cm a resposta de ele não fez nada e nada te agradou….desculpa a minha resposta só poderá ser : “Tu es mais um daqueles que se tirou a mama da boca e agora só passas o tempo a chorar e não a nenhuma mãe pra ti acalmar”- Não há remédio pra TI…pessoas assim são pessoas que o demônio deu beijinho já na nascença por isso não haverá o que fazer e o que dizer pk continuaras no caminho da maldade e perseguição. Mas se por acaso mencionares que ele tb ja fez algo que Ti agradou e ja fez algumas coisas boas para o país retiro tudo que disse ai acima.
      1-«Há muita gente que consegue falar do STP/PATRICE. Vejo médicos, politicos, carpinteiros, toda a gente a falar do STP/PATRICE. Não sei o que é que Maiker e mais uns outros contribuiram para que hoje STP seja um pais de respeito e desenvolvimento.
      2-É fácil criticar. Dá-me a sensação de que às vezes muita gente que por aqui passou parece que fala algo ressabiada, muita gente que gostaria de estar aqui parece que fala algo injustiçada. O mundo STP é um bocado este.
      3-Só um lunático é que podia pensar que o Governo/Patrice pudesse fazer tudo em apenas um ano.
      4-conclusão :”Roma e Pavia não se fizeram num dia.”

    • img
      Felipe Responder

      Que governo é esse? o Pais não avança, cada dia que passa mais pobreza. xau non molê. Patrice, fal aguma coisa, o senhor n faz nada de jeito, tens qu agir homem.

  62. img
    Anca Responder

    Leiam mais sobre o país, sobre a economia, sobre a política, transportes e comunicação, educação, saúde, etc,etc…, as leis e decretos leis façam uma analise pormenorizada, ponderada e cuidada da realidade do pais(território/população), analisem e comparem dados estatísticos fiáveis sobre o país(território/população).

    Pois que jamais se deve comentar ou criticar aquilo de que sabe menos ou nem sequer sabe.

    Ajudemos uns aos outros, na unidade, disciplina e muito empenho no trabalho, pois que a tarefa de modernização do país(território/população), bem como a mudança de pensamento e comportamento, se restringe a todos nós, jamais somente tarefa dos governos, quer deste quer de outros futuros.

    Utilizar este espaço, para atingir seja quem for é um acto de cobardia, e falta de cidadania e respeito pelo país(território/população), pois que a pessoa/pessoas que diz ser SãoTomense, e tem tais atitudes conhece pouco ou nada a História e factos do país(território/população), nem sequer faz um esforço de interpretação do que se passa a sua volta, a nível regional e mundial, a sua capacidade de analise e compreensão é limitada, logo interessa-se pouco sobre questões de estabilidade paz social/cultural/política.

    Convido-vos a lerem mais sobre o país.

    Jamais basta ser formado na universidade XPTO,para ter competência e altruísmo ou emprendedorismo, deve conhecer a sua realidade, estuda-la e analisada, compara-la, para a poder transformar e modernizar.

    Deixo aqui uma sugestão de leitura, para uma melhor analise de conteúdo em epígrafe.

    Livro -Economia S.Tomé e Príncipe entre o regime do partido único e o multipartidarismo.

    Autor -Armindo Ceita Espírito Santo
    Um Timorense

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

  63. img
    Luis Carlos Responder

    O primeiro ministro está sem Rumo, ele não está a consigui levar S.Tomé ao bom Porto.Ele e os seus membros do governo são fracos, nãô são pragmaticos e muitos dos seus ministtros não têm competencia

  64. img
    Augusto Responder

    Meu caro povo, esse primeiro ministro não está a dar provas. é a mais pura realidade

  65. img
    Sum Megingo Bolozete Responder

    Carlos,Paulo, Maiker e outros que mencionaram meu nome eu defendo o governo sim estão a trabalhar bem vosso problema eu sei que é frustração,o partido vcs apoiam não esta no poder esta é a vossa revolta invejosos, não me interessa se o meu comentário é o mais votado ou não muito indiferente meus burros eu quero que São Tomé e Príncipe desenvolva, e ponto final tuas criticas não vale nada que vejo nesse jornal é mais ataque a vida pessoal dos membro do governo por isso eu vou esta aqui sempre que puder para ir sempre contra a vossa figura triste que vêm ai escrever, fica com este velho ditado que alguns burro como vcs não conhece ( “Palavra dos Burros não chega ao céu”

    • img
      manuel Responder

      O senhor não conta . É um coitado não entende de nada.

  66. img
    presidenciais100 Responder

    É o fim do mundo

  67. img
    presidenciais100 Responder

    É só nomear e apoiar Ninos candongueiros

  68. img
    mosssad Responder

    Sao tome nao precisa de muitos partidos. Tomemos como exemplo Estados Unidos, 2 partidos e chega.
    A criacao de muitos partidos piliticos no pais fez com o pais se encontre nessa situacao

  69. img
    Luis Dondoia Responder

    Ou sou burro ou já não entendo nada das politicas …
    A ADI e o seu Lider Patrice Trovoada foram eleitos pela maiaoria da população para cumprir um mandato de 4 anos e no meu ententender deve fazê-lo sem jogos baixos de poder .
    Acho que as medidas que vai tomando são o rosto do programa que apresentou .
    Porque será que os outros Partidos não aceitam a derrota eleitoral ?
    Nomeu entender Sr PM tem dado demasiada importancia ao tentar defender-se .
    Faça o seu trabalho , denuncie os que tentam trava – lo e afaste aqueles que com ele não se revê politicamente .
    Após oseu mandato o POVO julgará se deve continuar com a sua OBRA ou outros virão .

  70. img
    kim kim Responder

    Patrice é mentiroso igual ao pai. Vai vender o país para estrangeiros

  71. img
    cobra preta Responder

    Existe um caso especial dos acordos feitos no Tchad
    mas uma surpresa para sao tome e principe leiam na impresa internacional
    Queremos dinheiro por isso podemos assinar acordos mesmo com o diabo

  72. img
    Qua Nón Responder

    O Maike deve ser o filho do Delfim Neves que tem como irmãos Doca de Pesca, Trading, Passeio da Cidade, Lixo toxico. Porque so defende a corupção.
    Seja justo contigo proprio Maike.

  73. img
    RICARDO BARROS Responder

    CHOVE

  74. img
    Aternativo1975 Responder

    Bem. . . SE NÃO FÔR PERSEGUIÇÃO É BURRICE SR.PM

    É extremamente desolador, para mim, estudante na diáspora, o cenário que nos é esmiuçado pelas palavras, pelos princípios e pelos ideais defendidos pelo PM Patrice Trovoada.

    Destas palavras é importante realçar que, muitos de nós, futuros trabalhadores do sector público Santomense, ESTAREMOS ALTAMENTE DEPENDENTES da vontade de renovação do Governo que estiver em (dis)função, ao invés de dependermos única e exclusivamente da competência, lealdade e seriedade com que exercemos o nosso cargo. Ideal este, que parece-me amplamente destacado com orgulho, nas palavras do PM, cito:-”..nesse país ninguém é dono do seu cargo, as pessoas vão para um cargo mesmo que tenham um bom desempenho, depois de alguns anos é bom mudar”.

    Com muita vergonha dos que governam o país onde vivi, leio palavras como estas proferidas por Vossa Excelência Sr.PM. E muito mais me choca, quando vejo passar de simples palavras irracionalizadas; a atitudes de uma crueldade e brutalidade ímpar, que considero completamente insensíveis ao sacrifício alheio.

    -Como será possível demitir a Direcção do Hospital Ayres de Menezes em bloco, sem qualquer tipo de justificação???

    -Sr.PM devemos chamar a isso GOVERNAÇÃO OU DESGOVERNAÇÃO??? Eu pessoalmente prefiro optar por um misto das duas, ou seja, GOVERNAÇÃO dos seus, e DESGOVERNAÇÃO dos outros.

    -Será que devemos chamar ao que o seu governo tem feito PERSEGUIÇÃO OU BURRICE?? Creio que seja burrice, porque as vossas palavras/atitudes, funcionam como o mais forte e eficaz repelente aos quadros que se formam na diáspora, e como um visto de saída para os quadros que se formam internamente.

    É com enorme desagrado que constato que a PRINCIPAL PRAGA em STP deixou de ser o mosquito que mata de paludismo e passou a ser o governo que mata de fome e miséria.

    Espero que reflictam seriamente acerca deste assunto.

Deixe um comentario

*