ADI envolve Presidente da República na crise parlamentar

Num comunicado da sua comissão permanente, o partido de Patrice Trovoada, diz que lamenta o facto do Presidente da República, ter ouvido apenas os representantes dos partidos PCD e MLSTP no âmbito da crise parlamentar.

ADI começa por manifestar estranheza e preocupação pelas razões que estiveram na base da não conclusão dos trabalhos da plenária da Assembleia Nacional na última quarta – feira. O partido de Patrice Trovoada diz que a situação foi causada, «tão-somente pela passagem de um deputado da bancada do PCD para condição de Deputado Independente», lê-se no comunicado

Logo a seguir o partido no poder envolve o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, no caso. «Lamentar o facto de sua excelência senhor Presidente da República, por ter ouvido os representantes dos partidos MLSTP e PCD, sobre o assunto, sem contudo se dignar ouvir também as outras partes, nomeadamente o representante do partido ADI, MDFM/PL e o próprio deputado Sebastião Pinheiro», sublinha o comunicado da ADI.

O partido recorda que na legislatura anterior, perdeu 4 deputados que passaram a condição de independente. Situação que na altura não constituiu motivo para emperrar o regular funcionamento da instituição Assembleia Nacional, acrescenta o comunicado.

ADI responsabiliza o PCD e o MLTP pela crise parlamentar, e chama a atenção do povo, para «uma tentativa de criação de uma falsa crise político-institucional, como forma e derrubar o Governo democraticamente eleito, criado condições para instalação de um hipotético Governo de Unidade Nacional ou de base alargada, em que os mafiosos anseiam e regressar à cadeira do poder, como forma de continuar a delapidar os bens públicos», diz a ADI.

Pede ao Presidente da República, que se posicione como árbitro e garante do regular funcionamento das instituições. O partido de Patrice Trovoada, reitera todo apoio ao Presidente da Assembleia Nacional, Evaristo Carvalho, « pela sábia atitude como tem conduzido esse e outros processos na casa parlamentar, revelando ser o verdadeiro homem de Estado, no actual contexto político nacional», frisa o comunicado.

Abel Veiga

  1. img
    jojo Responder

    O Povo vai saber quem anda ai a fazer corupção.
    O Povo vai saber que os altos responsáveis do ADI são coruptos, não pagam dívida estão ai a criar problemas aos bancos comerciais. A Lista vai sair e breve
    Vamos pôr ao conhecimento do Público a lista dos homens do estado que estão a dever os bancos e o estado.

    Isto vai mesmo arrebentar

    Fui

    • img
      Tito Responder

      Faça isso o mais rapido possivel, enquanto isso, deixa o ADI trabalhar.

      Excelentissimo Senhor PR Manuel Pinto da Costa. Biliuê ô, não te envolvas com Delfim e os seus capangas, se não vais dar mal. Não esqueça que o Senhor tem uma grande divida para com o povo santomense e que Deus lhe deu uma oportunidade para ela ser salda. Os gajos do PCD e certos do MLSTP tenhem muita artimanha. Abri vista e seja “Pai Grande” como o senhor se fez chamar durantes as campanhas.

      Ainda não perceberam que o povo está a mudar?

      Fui

      • img
        J.J Responder

        Mas porquê que Patrice Trovoada está a estragar este país de forma definitiva? Este homem compra tudo e todos. Porquê meu Deus? Este deputado está indiciado de ter ficado com 300 000 dólares que eram destinados para arranjar o Hospital do Príncipe. Este senhor deputado comeu o dinheiro e não fez a referida obra. Isto é um crime. O deputado em causa deveria ser julgado e preso. No entanto o senhor Patrice Trovoada não tendo a maioria na Assembleia compremeteu-se criar condições para que o referido deputado não seja julgado e eventualmente preso em contrapartida da passagem do referido deputado da bancada do PCD para a bancada do ADI. Ou seja, com isto o ADI passaria a ter maioria na Assembleia e o deputado ficaria salvaguardado das suas complicações criminais. Isto pode ser? Que raio de país é este? Um primeiro-ministro que quer combater a corrupção e todos os dias anda a acusar os Juízes pode fazer uma coisa desta? Eu tinha muita confiança neste primeiro-ministro mas agora eu não confio nele. É um grande instigador da corrupção no país ao mesmo tempo que passa a vida a dizer que quer acabar com a corrupção. Uma pessoa que quer acabar com a corrupção no país não pode ter comportamentos tão díspares e fomentadores da própria corrupção. Sinceramente que eu começo a acreditar que o país não tem futuro. Coitadas das nossas crianças e jovens.
        Mas deixar ADI trabalhar como? O senhor acha que povo vai deixar um governo que promove a corrupção no país governar? Qual é o povo que gosta disto? Só podemos deixar o ADI governar se o ADI estiver a fazer uma política correcta e de combate à corrupção. Sinceramente que eu não vou dar mais o meu voto a um partido que passa a vida a dizer uma coisa e no entanto faz exactamente o contrário. Já chega.

        • img
          Brasileira Responder

          Senhor JJ,

          por onde o senhor andava por ocasião do Caso STP Trading, que correspondem a 5 milhões de dólares dilapidados???
          Oxalá estivesse presente para defender os interesses do povo com a mesma veemência quanto defende agora o sumiço dos 300 mil dólares.

      • img
        Lévé-Léngue Responder

        “… grande dívida para com o povo santomense…” Que comentário mais rancoroso!!!

    • img
      Calibre-12 Responder

      Grande verdade.
      O país já foi conhecendo governações danosas mas esta governação do ADI é a pior de todas.
      A crise que se está a gerar na Assembleia é provocada por Patrice Trovoada que compromou o Deputado Amândio Pinheiro do PCD por uma soma equivalente a quinhentos mil dólares.
      Meus senhores, o país está de mal a pior. o País está a conhecer e a conviver com novos e perigosos modelos de corrupção.
      Povôê… biliwêO…..

  2. img
    flasóóóó Responder

    ADI não tem razão.Na legislatura passada foi proprio Evaristo que encabeçou a questão de alteração de lei sobre saída para independente-aquilo que já não vigora nesta legislatura.O que ADI quer mesmo é CRISE-e sabem porquê.
    Portanto não procurem envolver PINTO DA COSTA nesta vossa artimanha.Pinto agirá em conformidade.Evaristo violeou lei.A questão toda é que ADI encontra-se desnorteado isto porque já não tem credibilidade no país.Foram muitas promessas e nada se vê.ADI já não tem condições de governar.

    • img
      HLN Responder

      E qual dos Partidos têm condições de Trabalhar MLSTP? Brincadeida e das pesimas.

  3. img
    tomachó Responder

    O povo tem de estar muito atento às manobras da TVS. Estão pagando pessoas para pronunciarem contra. Assim foi o caso de KAUIKI. Recebeu 3.000.000,00 de dobras ontem.

    • img
      Zeferino Pitra Responder

      Para além de estar a pagar pessoas para se pronunciarem a favor do ADI, de Evaristo carvalho e do Governo, a TVS está também a semear o rancor e a discordia em STP.
      A comunicação socal do meu pais nunca esteve tão pior. Nunca foi tão cão de guarda de malandros como agora.
      O proprio director da TVS é que anda com o saco de dinheiro para pagar as pessoas para se pronunciarem contra toda a oposição. Grande bandido esse Órcar Medeiros.
      Olha que também é preciso investigar bem as bandidagens desse gajo!
      Abaixo os bajuladores!

  4. img
    economista Responder

    Muita falta de respeito do ADI, ao meter o PR na embrulhada que eles criaram.
    O PR recebeu só os partidos que pediram audiência. O ADI não pediu audiência, que culpa tem o Pinto? Mesmo assim, porque o dono da ADI não está no país, o PR falou com o Presidente do parlamento Evaristo. Ele até tem sido muito sábio e ponderado, tentando ajudar sem barulho, sem show.
    Outra coisa, se o deputado é de PCD e não de ADI,” quén tem” de ADI a dar palpites? ADI é advogado de defesa?

  5. img
    Deus tem poder Responder

    Todo o ser humano deve ser livre por natureza, besta é aquele que se acha esperto, e que pode manipular todos. Cada um pode e deve fazer a sua escolha quando bem pretender, desde que sege para melhor. O tal acordo assinado pelos deputados do PCD, é uma carta de atentado contra os direitos fundamentais da pessoa humana e é pecado ( assinatura para o inferno ). É inadmissível que eles tenham concordado em assinar isto, onde é que estavam com a cabeça? Minha gente, a cabeça foi feita para pensar. Digam basta a escravatura PCD e digam eu sou livre. Deviam sim, todos outros deputados, renunciarem aquela carta. A vida só a DEUS pertence. A opressão, pertence ao demónio, que veio para matar, roubar e destruir. O país precisa de paz. Chega de “tlundus” no parlamento, apesar de estarmos no carnaval, também não é para tanto espectáculo do mais falador do PCD. Feche a boca…….. Deixem pessoas viverem livres, como DEUS as fez… Rezem comigo, DEUS PAI TODO PODEROSO abaixe sobre todos os deputados, ilumine as suas cabeças e expulsem todos os espíritos malignos que ali estão, com o Poder de DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO. Amém. Em nome de JESUS CRISTO eu comando que a paz abaixe sobre São Tomé e Príncipe e sobre todos Santomenses e não só, com PODER de DEUS PAI, DEUS FILHO e DEUS ESPIRITO SANTO. Amém

  6. img
    J.Rufino Responder

    Mais coisas e coisas,sinceramente não se compreende como e possivel os politicos da nossa praça não se entendem para o bem do país,que é todo nós,gostaria aqui neste meu comentário dizer o seguinte:supendam o regime democrático por alguns tempos,metam outra vez a ditadura porque é disto que falta os politicos Sãotomenses.Dar-lhe uma carga de burrachas só assim aprendem duma vez por todas.Bandos de gotunos…enfim….

  7. img
    Voz da razão Responder

    Ê sá cáda kuá!…Acuda_nos SENHOR!

  8. img
    Malébobo Responder

    Sr.Presidente da Republica, é preciso muita calma e ponderação porque este mafiosos de Pcd, têm muita artimanha, o povo confiou no senhor como alguem tem muita responsabilidade e com sentido do estado, cuidado com ratoeira destes malabarista do pcd e alguns do seu partido

  9. img
    E.Santos Responder

    Pinto da Costa deve saber bem quem é o PCD a quem ele entregou o poder em 1991 e o que eles fizeram até ao dia de hoje. Pinto da Costa deve saber também no que se transformou o MLSTP após a sua saída como dirigente máximo.
    “Diz-me com quem andas e digo-te quem és” diz o velho ditado. Se Pinto se juntar a esta cambada de mafiosos, vai perder muito politicamente, vai perder a confiança do povo que votou nele.
    Espero sim, que o Presidente não se limite a mandar indirectas que entram por um ouvido e sai por outro desta gente sem escrúpulos.
    Senhor Presidente, seja mais interventivo, seja mais directo e contribua de forma concreta para que todos juntos consigamos sanar a situação em que este pais se encontra.
    Senão, de nada nos terá valido ter-lhe defendido, ter confiado nas suas boas intenções e ter votado em si.

    • img
      h silva Responder

      E Pinto sabe muito bem quem sao os do ADI.lol,de burro ele nao tem nada…Tem a escola toda.Conheci bem o Evaristo,artemanha dos Trovoadas,Varela foi uns dos filhos,os Delfins,os Brancos,pretos etc…Acredito que Pinto da Costa vai dar um banho da democracia a eles todos.Alias so cego que nao viu que a reuniao da luta contra paludismo foi uma estrategia.quantos deputados estiveram la?o Evaristos e os malandros deputados ja comecaram a jogar bola baixa.no discurso ja foi uma bomba e outra estara a chegar.ADI que nao envolve o homem pk nao marcaram encontro pq ja tinha td planeado,esperto e aqueles que nao dao show off.Todo ira ficar na paz dai a uns dias.bomba lol

      • img
        h silva Responder

        sao aqueles quenao dao show,queria ei dizer

  10. img
    betinho Responder

    Quem está gerando crise na Assembleia é a Bancada do ADI e Sr.Evaristo Carvalho.Pinto da Costa,esteja muito atento!Agora querem implicar consigo!!!

  11. img
    manga dôbôoo Responder

    Força Sº Amandio Pinheiro
    Estamos contigo até o fim
    Os senhores chefe do PCD vai ter que devolver tudo o que eles devem…
    Sabias muito bem que esses senhores do PCD não brinca em serviço…
    Mas pedimos a coragem e muita força…
    Os corroptos nunca têm vergonha…

  12. img
    zeme Almeida Responder

    O que me admira e que um partido como PCD,com homens intelecuctuais a deixarem ser manipulado por {Delfim Neves} de cometer esta tamanha barbaridade no seio deste partido.Depois de ouvir a reportagem em que o senhor Amandio Pinheiro o acusa de ter estado envolvido em alguns casos de corrupcao que poe em causa o estado Saotomense,considero-o muito grave.Se for verdade a que tomar medidas severas,contra estes tipos de derigerentes.Por vezes tem passado ali alguns comentarios populistas e com algum preposito para fazer adiar o Pais.

  13. img
    Dinthi Peto Responder

    É verdade que cada vez mais STP esta a cair num calapso ao nivel dos orgão do estado santomense o que nada contribui para um verdadeiro crescimento e mudança da credibilidade do estado santomense para com a comunidade internacional, uma vez dita tando pelo governo chefiado pelo Padrice Trovoada como a presidencia da república para a acção governativa o “COMBATE A CORRUPÇÃO” que o País se encontra mergulhado. Agora esta instalada a crise por parte dos desgraçados desta terra que já roubaram o suficiente do povo e agora pretende colocar-nos numa torre e enforcar, mas Deus é o maior de todos e poderoso. resa o velho ditado”AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA” e espero que estes desgraçados paguem aos olhos de todos os santomenses. Este corrupto do Amandio Pinheiro que não tem como resolver com os tribunais que lhe quer reitiram agora o seu hotel procura de qualquer forma com o dinheiro roubado nas mãos de Padrice Trovoada formar alas do ADI para acabar de uma vez por todas com o povo santomense.
    Espero que o Presidente da República que considero um homem com certa maturidade das acções governativa não caia nesta silada dos chamados Corruptos santomense.

  14. img
    kuali tassondu Responder

    O ADI esta a perder credito,a confianca, perante o povo e estao sientes disto! agora estao armar intrigas (fitxi)a procura do culpado pelos seus atos e claro presidente da republica e o alvo,k vergonha

  15. img
    euro Responder

    Patrice e Evaristo são corruptos e estão dando cobertura a corruptos e corrupção.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Hã, hã,… Patice e Evaristo são corruptos.

      E os outros? São honestíssimos, não é? Só no seu país, pois no nosso, sabemos muito bem quem são os corruptos, todos eles, um a um.

  16. img
    amor a patria Responder

    Senhor Deus tem poder você é mesmo um estupido. Se alguem mandar-te matar alguem aceitas? Se os deputados do PCD assinaram um documento previo fizerem da sua livre vontade. Sabe que os deputados do ADI tambem assinaram esse documento de renuncia previa? Eu até acho mto bem esse procedimento para acabar com aventureiros como amandio. Se ADI agisse assim na legislatura passada nunca mandaria os quatro deputados pra independente. O grande problema na nossa terra é que as pessoas só vivem na base de dar palpites. É o seu caso. Nao se esforça de estudar as coisas.
    fui

  17. img
    zezito Responder

    Sou de ADI carne e alma.Sempre votei no ADI.Mas neste momento,estou bastante decepcionado.O meu partido não está conseguindo cumprir as promessas feitas.Nós os jovens estamos totalmente jogados a nossa sorte.Tenho acompanhado através da comunicação social sobre a questão do deputado do PCD Amândio Pinheiro,até ao ponto de gerar crise no parlamento…Nós somos culpados de tudo isto.Os problemas do PCD devem ser resolvidos por PCD e não por nós.Estamos cheios de nossos problemas por resolver na governação,prometemos tanto e não estamos a conseguir cumprir.Vamos com calma.Agora por causa do Sr.Evaristo e os deputados o nosso partido também está em vias de entrar em crise.Vamos organizar e não vamos culpar os outros por falhas nossas;senão estamos a abrir caminho para fragilidade,e começando perder nossos militantes e credilidade junto a estes que votaram em nós o que já se faz sentir em todos lados-muitos nossos militantes estão desiludidos e arrependidos de terem votado no nosso partido.Vamos reconhecer que somos a causa de toda esta crise.

  18. img
    Kanimambu Responder

    Pois é! Se o PR quer consultar os partidos que constituem o Parlamento, convinha que fossem todos. E em especial o partido que tem a maioria na dita AN! Coisas estranhas né?

    • img
      h silva Responder

      Ele nao consultou ninguem.os que foram pediram o encontro e o Palacio esta aberto a todos…pq sera que o ADI nao pediu?no comunicado disseram k nao recebeu tambem MDFM,mas ele esteve a poucos dias com Fradique.desculpas sem nexo dos Levis

  19. img
    Pála stléno Responder

    Emfim stp terra boa mas as pessoas estão a estraga-lo completamente.

  20. img
    Eusebio Neto Responder

    Sinceramente que eu nao gostaria de me pronunciar mais sobre este caso mas, o evoluir da situacao nao me deixou outra alternativa. Urge por cobro a esse espectaculo triste que os nossos deputados, politicos, ministros, etc nos estao a obrigar seguir. Meus senhores, realmente o que se passa, porque tanta guerra? Tudo isso me cheira a petroleo, a zona franca, ao projecto Principe, ao projecto das aguas profundas, enfim, de certeza que muito dinheiro vem ai. Entao, cada um comeca a tentar a qualquer custo demarcar o seu territorio para mais uma vez roubar o coitado povo santomense. Ninguem tenha duvida, este e somente o principio da guerra que vem ai. Porque envolver o PR nesta disputa? O chefe de Estado tem toda a prerrogativa para falar, conversar, auscultar, negociar e discutir com quem ele quizer e no momento que ele achar mais conveniente. Por qur razao os nossos irmaos da ADI nao aguardaram que fossem chamados? Eu nao tenho quaisquer duvidas que o Pinto da Costa tem maturidade e experiencia necessarias para exercer o seu papel da melhor maneira, ou seja, seguramente que ele vai ouvir as versoes da ADI, do MDFM e do proprio Amandio. O comunicado da ADI deixa transparecer o cumprimento rigoroso do ditado “melhor defesa e o ataque”. Mas sinceramete que ainda nao precisava. O melhor e recorrer ao Tribunal Constitucional para imediatamente derrimir este diferendo puramente ariticial e tendencioso. Senhores deputados e senhores ministros, trabalhem e deixem de esconder a v/preguica e o vosso oportunismo atras de questoes futeis que o respeito pela constituicao e outras leis aplicaveis resolve em um abrir e fechar, melhor fechar e abrir de olhos. Trabalhem e deixem de ser comerciante da politica. Disse e se necessario mais direi.

  21. img
    luisó Responder

    stp mais do seu melhor…

  22. img
    lapalala do bairro Responder

    amandio força,abre os olhos porq delfim e muito malandro

  23. img
    Mina di Cèlivi Responder

    Nê Delfim, Nê Amândio, Nê Patrice, tudo diném cabí paga kwa ku Ubuê Diném.
    Djá Djá mê nom cá bi bêlê!
    Inêm Clócótó, supadô sangui di nocentxi, kwa nancê sá guàdaduQ!

  24. img
    Coladura Responder

    Que tristeza! Que vergonha! Não será banalizar de mais a nossas políticas?

    Será que o deputado Amândio Pinheiro armou-se em jogador da politica para ser negociado como jogador de futebol?

    Será que Armando Pinheiro é menos corrupto do que seu Companheiro Delfim?

    O nosso povo sempre disse – Ladrão é que conhece feiticeiro porque os dois é que andam na calada da noite.

    Afinal quem é mais corrupto?

    Delfim ou Amandio ?

    Legi ku ça baçu de son na condê-fa … ku ça liba, djia djia uê ka bi dé clebentu! …

    Kua ku nom ca pigi ça vida ku sauêji só…

  25. img
    oldayr salgueiro Responder

    Porquê nao comprir com que disseram a povo agora vem com essa de ser indipendente entao sai deixa o lugar para outro pcd nao tem mais homens. Quem é onesto nao entra em demanda sim retira no seio de problema , existe algo estranho por tras de tudo isso , eu nao sei, quem sabe ?rsrsrsr

  26. img
    gostoso Responder

    O PR deve ertar isento neste processo. Devia sim senhor escutar todos os partidos co assento parlamentar.Porquê não procedeu desta forma?

  27. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Quem sabe que meteu na política, tem que estar com os pés bem enraizado no chão!.. Inventa!…

  28. img
    Pê descalço Responder

    Nunca imaginei votar em Amândio nem tâo pouco o Delfim e muito menos o Sr. Evaristo Carv. para me representar no parlamento.

    Devemos retificar a nossa constituição.

    Pê descalço

  29. img
    Ê ça cada cuá! Responder

    Geralmente, quando vemos que as coisas se nos estão escapando das mãos, ou quando as nossas acções ou actos não satisfazem as expectativas criadas e lançadas durante o período determinado (como o da camapnha eleitoral) o que fazemos…? Buscamos sempre terceiros e os culpamos para justificar a nossa desastrosa acção/governação.
    O que se vive neste momento é a demostração clara dessa velha máxima, e a tentativa do ADI em lançar poeiras e desconfianças ao palácio presidencial e, em particular, ao Sr. Presidente da República demonstra mais uma vez a pobre imaginação e a falta de ideias para melhor resolver os muitos problemas da população por parte do ADI e do seu Governo.
    “DEIXE-NOS TRABALHAR…” é o slogan do ADI, mas só se pode deixar trabalhar aquele que demonstra, com acções palpáveis e concretas, a boa governação e… infelizmente, não é o caso!

    Um bem haja a todos!

Deixe um comentario

*