PCD atribui responsabilidade da crise parlamentar à ADI

Na reacção ao comunicado da ADI, o PCD devolve as acusações de responsabilidade da crise parlamentar ao partido no poder. Segundo o PCD, a ADI quer ganhar na secretaria mais um deputado.

Tal como se constata, o verdadeiro promotor desta crise é o ADI , através do Presidente da Assembleia Nacional, que é ao mesmo tempo Vice-Presidente deste Partido, que pretende a todo o custo ganhar na secretaria mais um Deputado, fazendo com que a Assembleia Nacional passe a ter, de forma inconstitucional, o 56º deputado, que seria o ex-deputado Sebastião Pinheiro”, afirmou Sebastião Santos, membro da direcção do PCD.

A terceira força política do país apela o povo a estar atento «às manobras dilatórias do ADI, partido que vem dando provas de manifesta intolerância e desnorte nas acções por si empreendidas», sublinhou.

O PCD, instou o Presidente da Assembleia Nacional, Evaristo Carvalho, a rever a sua posição cumprindo escrupulosamente a lei, «de modo a evitar em absoluto a crise, completamente despropositada e, daí, sem quaisquer vantagens para S. Tomé e Príncipe e o seu povo».

O partido aproveitou para mais uma vez dar explicações sobre o seu posicionamento em relação a contenda. «A Declaração de Renúncia apresentada pelo ex- deputado Sr. Sebastião Lopes Pinheiro, submetida à Mesa da Assembleia Nacional, através da Direcção do PCD, é um documento legal e credível, tanto é que foi aceite pela Mesa da Assembleia e agendada a sua leitura em Plenário. Por isso, não é forjado, como disse o Presidente da Assembleia Nacional, constando por isso da agenda dos trabalhos da reunião plenária do passado dia 15 do mês em curso ( anexo 1 e 2)», precisou Sebastião Santos.

Face ao aparecimento de Analista Político nos Estúdios da TVS, que alegadamente acabou por gerar mais confusão do que esclarecimento da opinião pública, sobre a contenda no parlamento, o PCD «exorta a todos os santomenses, em geral, independentemente da sua filiação ou tendência política e, em especial, os chamados comentadores políticos, para que antes de se pronunciarem sobre qualquer caso desta natureza, se inteirem sobre a tramitação processual das leis da República Democrática de S.Tomé e Príncipe, de modo a emitirem opiniões credíveis, imparciais e transparentes», reforçou.

Sebastião Santos, deu a versão do PCD em relação a presença de Xavier Mendes na sala do plenário, o que fez aumentar para 56 o número de deputados. «A presença do Senhor deputado Xavier Mendes na sala do Plenário, na segunda parte da Sessão Parlamentar, foi absolutamente legal, tendo em conta que o mesmo já tinha sido anteriormente empossado, em estrito cumprimento do nº4 do artº 7º da lei acima mencionada (anexo 3). Por outro lado, o pedido de substituição do ex-deputado pelo 2º candidato da lista não eleito, foi submetido à Mesa da Assembleia Nacional duas semanas antes da reunião Plenária, ou seja, no dia 2 de Fevereiro do ano em curso».

Abel Veiga

  1. img
    Maiker Responder

    O partido no poder está a usar a comunicação social para conseguir os seus objectivos. Está a enganar o povo de S.Tomé e Príncipe. O maior protagonista da crise parlamentar é o partido ADI e o presidente de assembleia de faz de conta o senhor Evaristo Carvalho. O Evaristo Carvalho está desrespeitando a lei o este senhor pretende a todo o custo ganhar um deputado ao ADI, depois diz que agiu segundo a sua consciência.
    O governo do ADI não está a conseguir dar resposta, é um governo sem imaginação por isso está a enganar o nosso povo e incluir o presidente da república nessa confusão.
    O deputado em causa fez pedido de renúncia, o pedido de renúncia foi assinada pelo mesmo, como é possível pássalo a independente. O ADI quer ganhar mais um deputado porque sabe que pondo ele independente está ao serviço do ADI.
    O governo de ADI em vez de preocupar com a sua desastrosa governação está a a usar a cominação social, arranjando comentadores políticos que nada sabe de lei, iletrados para comentar ao seu favor.

  2. img
    Lévé-Léngue Responder

    Téla Nón, como aceder aos anexos 1, 2 e 3 desta notícia???

  3. img
    Felado Responder

    Desde o inicio do processo democrático no nosso país, o PCD tem sido o mentor da Instabilidade política e de forma constante neste país. Em primeiro lugar, este partido não tem estabilidade no seu próprio seio, pois temos vindo a constactar as crises siclicas com que o mesmo vem atravessando à mais de uma década, depois eles transferem as suas crisis internas para o país.
    O grande problema, é que o PCD não ganha as eleições, mas quero estar sempre no poder. Os seus dirigentes não podem estar fora de poder, pois só estando no poder é que podem sustentar os vadios que ploriferam no seu seio, como fizeram com STP trading, passeios, doca, navio Príncipe etc. etc. O que está a passar actualmente na Assembleia, é um jeito para o PCD conseguir mais um reboque no actual governo. Se conseguirem a boleia, vão ver que acaba toda a crise.
    Porque é que o PCD não chorou quando eles compraram o senhor Herodes Rompão, cunhado do Delfim Neves na ultima legislatura, em que este que era o Deputado do ADI juntamente com outro lá de Angolares, passaram para Idepedente.

    O senhor Bidão que vá trabalhhar, o senhor Delfim que pague os cinco milhões do STP trading, e companhias limitada que comportem pelo menos uma vez como pessoa humana.

    O Povop está cansado de crisis forjadas pelo PCD
    Felado

    • img
      jakare Responder

      É impressionante o quanto falam do PCD como se fosse delfim neves. simplesmente nao sei qual é o vosso problema. ADI esta a governar e nao para de atacar delfim na comunicação e atraves de ativistas inflitrados no internet. deixem esse jogo de acusações pra campanha, os partidos da oposição nem estam a fazer pressão pro governo porque oposiçao sabe que patrice vai dar cabo so seu proprio governo. governando a pensar na reelição da em 4 anos de campanha

  4. img
    lino Responder

    O que acho é que se o homem renunciou o seu mandato,…não deve agora reclamar um lugar como independente.
    Simplesmente, deve deixar de aparecer na assembleia.
    Não tem outra ocupação?!!!
    Ocupe-se dos seu negócio…se o tiver.
    Não vejo motivo para tanta conversa.
    esses senhores que trabalhem mais e falem menos.
    Andam a lixar o país, todos metidos no esquema e o povo a se f…..

    • img
      olho grande Responder

      uma renuncia sem documentação, será verdade?
      abre os olhos, essas gentes são especialistas, para te dizer deveria-se diminuir para metade os números dos deputados na assembleia, impondo requisitos, entre eles pessoas com diplomas académicos e arredadas de ignorância

  5. img
    lapalala do bairro Responder

    delfim esta com medo de n ir ao tribunal e ser comdenado poixo quero poder ao qualqer custo,mas ixo n vai aconteçer malandros comu do mlstp e pcd e pra estar na cadeia

  6. img
    costa Responder

    senhores do ADI deixem o DELFIM NEVES EM PAZ o povo voto em ADI para governar ja estamos no 2 anos do mandato deste governo , conclusão, nada feito ( ZERO, ZERO, ZERO) o ADI para governar o Primeiro Ministro só passa tempo a viajar

  7. img
    pantufas Responder

    Como deixa-lo em paz se ele sempre está metido em todas.

  8. img
    E.Santos Responder

    Olha-me só para a cara deste professor de Química. Ainda me lembro quando ele chegou de curso e começou a dar aula no liceu. Ainda me lembro de como ele desafiou Pinto da Costa naquela reunião no liceu. No entanto,em 20 anos o Sr. não conseguiu contribuir com nada para melhorar o país. Isto não lhe envergonha? Não, claro, que ideia.
    Vossa infância ainda vos persegue.

  9. img
    romantico Responder

    o partido MLSTP e PCD são os partido que provoca instabilidade em STP, o povo esta vendo vcs, na eleição a sique eles é que vai ver com povo.

  10. img
    Chateado Responder

    Insso é que são brincadeiras, mas o vosso dia vai ter que chegar…

  11. img
    Chateado Responder

    Cada um tem direito de dar a sua opinião, mas é verdade que dentre esses Deputados, o Delfim Neves tem feito trabalho de casa, nota-se nas intervenções dele coisa com coisa, O Sebastião Pinheiro não é nada, coisa seca. E somos humanos, quando somos atacados temos que reagir,
    Fiquêm sabendo uma coisa; política é feita de mentiras, a nossa casa parlamentar é chefe, portanto está claro.

Deixe um comentario

*