Política

PCD recorre ao Tribunal Constitucional para analisar as decisões de Evaristo Carvalho

Segundo a liderança do PCD o recurso apresentado visa obter a deliberação do Tribunal Constitucional, sobre a legalidade ou ilegalidade da decisão do Presidente do Parlamento Evaristo Carvalho, em passar Amândio Pinheiro para deputado independente, e ignorar a sua carta de renúncia.

Ausente do país durante a semana em que eclodiu a crise parlamentar, Patrice Trovoada, que regressou a São Tomé na última semana, disse a imprensa que objectivamente não existe qualquer crise no país. «Há vontade de um deputado de passar a independente. Não é também a primeira vez. Ao longo da segunda república houve de facto vários casos desses. No meu próprio partido tivemos 3 ou 4 deputados que na última legislatura passaram a independente», declarou, o Chefe do Governo.

Subjectivamente, Patrice Trovoada considera que há tentativa de bloquear o funcionamento da Assembleia Nacional. «O que é inadmissível é termos um parlamento com 56 deputados. Isso constitui uma violação da constituição e uma vontade de bloquear o funcionamento das instituições», pontuou.

O Chefe do Governo, anunciou que há um recurso interposto junto ao Tribunal Constitucional. A liderança do PCD confirmou ao Téla Nón que foi o partido quem avançou com o recurso que visa colher a posição do Tribunal Constitucional em relação as decisões tomadas pelo Presidente da Assembleia Nacional, em passar o deputado da sua bancada parlamentar a condição de independente, apenas com base na sua consciência, sem ter em conta o que diz o regimento da Assembleia Nacional e o Estatuto dos Deputados.

Por sua vez o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, considera que o mais importante é aguardar pela decisão do Tribunal competente. «O que é preciso é que se aguarde pela decisão do Tribunal. Saber se o mandato é do deputado ou é do partido. No meu entender quando o deputado é eleito pelo povo o mandato é do deputado, mas se houver um entendimento de que o deputado representa o partido, deixemos o tribunal dizer», concluiu.

Abel Veiga
.

    20 comentários

20 comentários

  1. Sr: Piripire

    27 de Fevereiro de 2012 as 13:54

    Estou direitamente com o senhor
    primeiro ministro…
    Manda os militantes do PCD dar banho ao cão…
    Em particular o Delfim Neves e o Albertino Bragança…
    Os principais artistas da corrupção no país
    É que eles deviam ter vergonha nessa puta de carra e devolver ao senhor Amandio Pinheiro o que o partido lhe deve…Vergonha desses politicos de meia tigelas… Manda sempre.

    • Calibre-12

      27 de Fevereiro de 2012 as 16:00

      Muito bem meu PCD do Coração.
      Muito bem. Se existem instituições do Estado, instituições de direito democratico como são os tribunais, então felicito o PCD por depositor o problema nas mãos do Tribunal constitucional.
      Agora é necessário alerta o Tribunal Constitucuional para não ir nas malabarices do ADI, pois se repararem o senhor Primeiro Ministro ao referir-se ao assunto diz que não há crise. Há crise sim e depois tenta dar sua opinião antecipada, tentando influenciar o Tribunal constitucional falando da pertença do mandato. Francamente senhor Patrice, deixa ao memos os tribunais trabalharem sem sua colherada.

  2. pedro Cravid

    27 de Fevereiro de 2012 as 14:29

    Esses senhores do PCD a começar do Sr.Delfim e acabar no senhor Bidão só deviam ter o que merecem,mas infelizmente as coisas no nosso país é mesmo assim,porque se fasse doutra forma o Sr,Delfim já estaria a conta com a justiça que hoje recorrer para tratar da situação do deputado Amandio mas e bom dizer tudo isto só acontece neste país bando de ladrões,corruptos,na cara de todos..enfim…

  3. Manuela

    27 de Fevereiro de 2012 as 15:13

    Tenho afecto pelo PCD de 1990. Grupo de REfexão. Não concordo com aforma como o meu partido de coração pretende fazer expulsar o Senhor Amandio, aliás um amaigo nosso.
    Em politica o vale tudo não é verdade. Deixem de fazer contratos com o Diabo!!

    • dany

      28 de Fevereiro de 2012 as 10:05

      minha companheira Manuela o senhor Amandio Pinheiro é um homem sem carater e sem dignidade e mt mais sem responsabilidade Politica. É preciso respeitos o estatuto do Partido. Ele vai mesmo para casa cuidar dos seu bens . TRAIDOR JUDAS. Temos que ser serios o honestos e deixar de fazer jogos de interesse pessoal

      • peter man peti

        29 de Fevereiro de 2012 as 16:29

        Quem e serio no PCD O OBAMA? Ou o Coach Albertino? nao , nada, sao todos iguais, lembrem quando em 2006 o Delfim comprou os deputados do ADI? nao houve tribunal constituicional?e agora, olha o Man Obama ten que aida responder ao tribunal do caso STP Trading.

  4. dany

    27 de Fevereiro de 2012 as 15:36

    AMANDIO PINHEIRO vai para por favor es um homem sem caracter judas traidor

    • peter man peti

      29 de Fevereiro de 2012 as 16:32

      Carecter ele tem muito e de mais, depois de emprestar uma granda massa no DELFIN? e dizes que nao ten carecter, entao ten caretera

  5. dany

    27 de Fevereiro de 2012 as 15:38

    AMANDIO PINHEIRO vai para casa por favor es um homem sem caracter Judas traidor

  6. rancataco

    27 de Fevereiro de 2012 as 16:07

    seja feita …pequenos sofrem com este carnaval dos deputados…cagalhoes

  7. BRUNO DAS NEVES

    27 de Fevereiro de 2012 as 16:13

    Isso tudo que esta passando com PCD, mostra-nos de facto que os politicos da nossa Repulica andam nos usando como poleiro pra atingir seus fins pessoais, temos que mudar a forma de fazre politica nesse pais, porque se nao, aqueles reles da populacao estao mesmo fodidos. Se dependesse deles mesmo, morrerriamos todos, mais sem poleiro como irao subir as escadas!

  8. BRUNO DAS NEVES

    27 de Fevereiro de 2012 as 16:30

    Republica, e nao Repulica, como escrevi atras!

  9. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    27 de Fevereiro de 2012 as 17:36

    ” A teória de novo paradigma político para STP” é claro, um dos espetos desta nova teória defende um referendo para mudança da atual constituição de (Portugal) que os nossos políticos nem suberam adptar as reais necessidades do nosso inquestionavel. Para terminar, já vimos que semi-precidencialista não tem nada haver com a nossa realidade política, unico remédio para todo esses caos é PRECIDENCIALISMO meus camaradas. Nando Vaz.

    • Levê-Levê

      27 de Fevereiro de 2012 as 22:31

      O senhor Amândio ainda não esclareceu onde é que ele meteu os 300 000 dólares que lhe deram para arranjar o Hospital do Príncipe? Isto tem que ser explicado. O senhor primeiro-ministro concorda com isso? O senhor primeiro-ministro que quer que o Amândio que ficou com o dinheiro do Hospital do Príncipe passa para a sua bancada de ADI na Assembleia Nacional também tem que explicar ao povo onde é que está o dinheiro do Hospital do Príncipe que o Amândio ficou com ele.
      O povo precida de saber estas coisas.

      • Suásuá Pires

        29 de Fevereiro de 2012 as 9:27

        Iném quâcé téla caba uê!!!

  10. h silva

    27 de Fevereiro de 2012 as 18:31

    Esses Amandiossss usam o povo e os partidos politicos,elegem-se deputados e depois vendem-se para a bancada do partido do governos e esta tudo bem…lollol.so mesmo em stp,porque noutros paises era apedrejado pelas pessoas que votaram neles.assim da gosto ser deputado,porque vendia-me sempre todos os anos quando era pra aprovar o OGE.credo fui

    • Suásuá Pires

      29 de Fevereiro de 2012 as 9:30

      Bin Laden não faz falta ao mundo mas sim ao São Tomé e Príncipe…

  11. Sum Megingo

    28 de Fevereiro de 2012 as 17:36

    Delfim Neves nasceu para fazer campanha deveria tirar curso de fazer campanha mais esses Senhores de PCD acham que São Tomé e Príncipe é país deles como que é cuidado com vida e com mundo pq este mundo anda e desanda e quando desanda senhor tem que ser desandado também pq se Sr Delfim Neves arrumar acabar com esse governo Sr e seus condiscípulos melhor senhor preparar bem pq senhor não vai gozar bem a vida sem mais palavras fui abraço a meu povo de São Tomé e Príncipe…!!!

  12. Santomense residente

    29 de Fevereiro de 2012 as 9:47

    O Senhor Primeiro Ministro é no fundo o causador destas desgraças que o país tem presenciado nos ultimos meses,começando da novela de Príncipe,da privatização da TVS e agora do desencaminhamento do Deputado do PCD que tenciona inclui-lo na sua bancada parlamentar.
    Na minha opinião,o Deputado Armando Pinheiro,é do PCD,e não tem legitimidade de passar na condição de independente.Esta certo que foi eleito pelo povo,mas sim pelo partido PCD.Desta forma,o Deputado Pinheiro deve fazer uma coisa!Arrumar as suas coisas e ir-se embora para casa.Caso contrario declara-se sim CRISE PARLAMENTAR,e pode-se com certeza falar-se em eleições antecipadas.

  13. wilçao conceiçao

    6 de Março de 2012 as 11:50

    terem o senhor delfin e o sr amandio imunidade .prque eles os dois tenhem que ir responder no tribunal.levem minha converça a serio meus senhores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo