Política

Cidadão Patrice Trovoada oferta barco de patrulha à Unidade da Guarda Costeira da Ilha do Príncipe

A TVS disse que a oferta é do cidadão Patrice Trovoada, facto confirmado pelo próprio cidadão quando fez a entrega da embarcação à Guarda Costeira da ilha do Príncipe. Mas o Presidente do Governo Regional não agradeceu ao cidadão benevolente, mas sim ao Governo Central.

A embarcação que o cidadão Patrice Trovoada ofertou à sub-unidade da guarda costeira na ilha do Príncipe, tem capacidade para transportar 8 marinheiros. Tem 10 metros de comprimento, e está equipado com dois motores de 50 cavalos.

O cidadão que é também Primeiro-ministro e Chefe do Governo, realçou a importância da sua oferta para melhorar a fiscalização das águas territoriais da ilha do Príncipe, assim como no processo de busca e salvamento.

O Comandante da Guarda Costeira, também agradeceu a oferta do cidadão Patrice Trovoada. O valor da oferta não foi revelado pela TVS. Por isso fica por apurar quanto custou ao cidadão Patrice Trovoada a aquisição da embarcação de fibra que ofertou a Guarda Costeira.

No entanto o Presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra, na sua intervenção concebeu a oferta como sendo do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe. «Particularmente satisfeito, agradeço ao governo central por essa oferta que faz aqui à região», afirmou José Cassandra.

Mesmo se a interpretação do Presidente do Governo Regional estiver certa, ou seja, que a embarcação é uma oferta do Governo Central, a transparência na gestão da coisa pública, suscita várias questões por esclarecer. Quanto custou a embarcação? Quem pagou? Com que fundos? Como?

Abel Veiga

    81 comentários

81 comentários

  1. luisó

    23 de Abril de 2012 as 11:45

    Com tanto acordo assinado aqui e ali, isto são trocos para ele…
    Doce para criança calar…

    • Conóbia cumé izê

      24 de Abril de 2012 as 15:44

      O Inteligente e falecido SALVATERRA dizia que não era de S.Tomé, era do PRINCIPE.O Patrice pensa que está dando reboçados a POPULAÇÃO do Principe,ENGA-SE.Os naturais do PRÍNCIPE sabem bem o que querem.O Patrice terá a resposta devida se continuar com troques e manobras com a POPULAÇÃO do PRÍNCIPE.Este barquinho não significa nada para que o Patrice TROVOADA está comendo a STP.Deus não dorme!…Fui

      • Merson Costa

        9 de Agosto de 2012 as 19:27

        Dr Patrice isso é uma boa obra deus da o dr mais ainda.Esses que contrariam é inveja porque não fizerem, Dr pode ser repitente mas sabe o que esta a fazer deixa homem governa, porque vosse andaram la só a roubar, acabaram no o nosso pais lindo,ate os turista tem vergonha de vir ca não a anda para ver

        Merson Costa.
        9903632

  2. António Silva

    23 de Abril de 2012 as 12:05

    Isto é barco de patrulha?
    Não evoluímos para coisas melhores?
    Tenho sérias dúvidas que seja o cidadão Patrice Trovoada a desembolsar o seu dinheiro para adquirir um barco destes!
    Não será que numa destas visitas que os governantes fazem ao estrangeiro terem surgido alguma oferta monetária para o povo e que como é prática, em vez de ficar com todo o valor, achar por bem adquirir uma embarcação destas e assim dar a volta a “coisa” e a outra parte fica no “saco azul”?
    Se realmente for, é um bom gesto. Contudo tenho sérias dúvidas

  3. Leucadio

    23 de Abril de 2012 as 12:12

    Pôxa!!!! Nós só gostamos de polémicas!!! Se o homem diz que a oferta é dele, porquê que temos que saber quanto custou. Não se lembram do ditado??? “Aos Cavalos dados, não se olham os dentes”. Qual transparência qual quê??? Transparência era se o barco fosse comprado com dinheiro publico. Hà quem tenha duvidas de que o Patrice não tem dinheiro para comprar um barquito deste???? Santa paciência!!! O Homem não é nenhum pobre gente!!! Não sei como ele se tornou rico e não me interessa.
    E se o Tozé, agradeceu ao Governo Central, ele agiu mal, e sem delicadeza. Se ele recusa reconhecer que a oeferta é do Patrice, ele que recusasse também recebê-la!!!
    Como diz o Kalu Mendes : “Nbé mu ê”!

    • C_Amado

      23 de Abril de 2012 as 19:55

      Parabéns pelo comentário realmente adulto. ultimamente tem sido dificil ver isso no tela non. As pessoas só fazem comentários negativos e cheios de malícia.
      Ao abel realmente solicito fazer reportagens mais imparciais.

    • rochinha

      23 de Abril de 2012 as 22:13

      Eu não entendo este povo, quando tu não fazes nada é porque tu não fazes, e quando fazes a criticas; nunca estão felizes com nada, se é de migalhas que ele andou a receber pelo menos usou pra fazer algo de útil,; agora pergunto qual é o dirigente de São Tomé e Príncipe que fez ou faz melhor? O Tó Zé o que faz ele ao contrario de só criticar? A unica coisa que ele quer é independência do Príncipe. Porquê que não criticam os que foram comprar o navio príncipe que hoje esta la a deriva? Fui gente que só sabem criticar….

    • peter

      24 de Abril de 2012 as 12:02

      estou de acordo contigo Mano, o Sr fez uma oferta e agora querem saber onde ele encontrou dinheiro???
      olha so para lhes dizer que o Dr Pat tem mais que um barco desses.
      algun outro dirigente desse pais ja se fez o mesmo???
      Bom jesto Dr

  4. flasóóóó

    23 de Abril de 2012 as 12:16

    Alguns jornalistas da TVS estão tão embebidos na ditadura e no dinheiro de Patrice Trovoada que até esquecem de comparar os RM (registo magnético)dos entrevistados,depois fazerem pivo’ts.No pivot,quer Bouças que Maximino disseram que se tratava de oferta de cidadão Patrice.Mas no RM de Tozé,agradece ao Governo Central.Esses jornalistas da TVS até já nem sabem mentir…
    Não sei como não cortaram este RM de Tozé Cassandra! De certeza não deram por conta.Abaixo TVS e Rádio Nacional………

  5. sonia araujo

    23 de Abril de 2012 as 12:31

    Luiso és um engrato e mal agradecido um dia você irá saber quem é o dr Patrice Trovada falo isso pk sei que ele é uma boa pessoa no dia k todos cidadãos de S.Tomé e principe ganhar a consciencia k esso sr é uma boa pessoa todos vocês iram ver ele com outros olhos, só vos peço uma coisa. Vamos pôr a mão na consciencia e dizer a verdade sem demagogismo e favoretismo, compara o S.tomé e Principe de 30 anos atras e o S.tomé e principe de 2010 a 2012 vê-se k algo mudou e esta a mudar para melhor se todos nós fizermos a nossa parte podes crer esse pais com esse governo tem futuro. Isso não sou eu qeuem diz mas, a nivel internacioanal o nosso pais agora esta em bons olhos se quiseres ter prova acompanha mais as noticais estrangeras isso é muito bom para o nosso pais, pk quem ganha com tudo isso não Patrice Tovoada pk esse ja tem a sua vida feita muito antes de ser governo então esta na hora de nós pensarmos um pouco em nós e não acompanharmos esses politicos ladões,vigaristas, curruptos k ja têm as suas vidas feitas a custa do povo na luta de carneiro quem sofre é capim e esse capim somos nós deixe que alguem faça por nós esse alguem é unicamen Patrice Tovoada pk ele e´unico politico k esta e penasr no povo.

    • não tens vergonha sónia araújo

      23 de Abril de 2012 as 18:34

      Eu penso que es mulher do carrasco primeiro ministro, tal pai tal filho. Cabrona

      • sdfgh

        24 de Abril de 2012 as 13:55

        chamas-te ela de cabrona, mas tens comportado pior que um cabrao,…
        que isso?

    • camblé

      23 de Abril de 2012 as 19:21

      Um homem bom passa tanta desinformação e cria tanta censura nos órgãos de comunicação social?
      Os bons mostram-se os seus actos ou escondem-nos?

    • jaco

      24 de Abril de 2012 as 10:14

      Sónia Araújo.Quanto?Também preciso uma noite.

      • manSonny

        24 de Abril de 2012 as 13:46

        saa-tomenses por favor deixa de fazer comentarios, sem sentidos e caiem na realidade, aprendem a ser critico no momentos oportunos leiam e saiam desta escravidao mental….

    • antónio djai

      24 de Abril de 2012 as 10:26

      O que nós do ADI estamos fazendo para príncipe,ninguém fez.Vocês moncós não têm,são pobres mal agradecidos.

  6. Engenheiro

    23 de Abril de 2012 as 12:49

    no comment

  7. ámí sá mime

    23 de Abril de 2012 as 12:58

    temos que deixar de ser peiga

    • Paracetamol 500mg

      23 de Abril de 2012 as 17:28

      Piegas LOL

  8. bili ue

    23 de Abril de 2012 as 13:03

    avante pm
    no coment

  9. The Politics

    23 de Abril de 2012 as 13:22

    Isso não esta certo. Quém garante que o dinheiro saiu do bolso do cidadão Patrice Trovoada. O PM sabe que isto não esta certo.

    • João Carlos

      25 de Abril de 2012 as 13:31

      Senhor Cubano-largato verde….como o teu nome mesmo diz…largato….Se em Cuba estudantes passam tão mal assim, como conseguem todos terem dinheiro para viajar de ferias, para países da America Latina e não só????

  10. jonas

    23 de Abril de 2012 as 13:49

    è importante salientar, que este bote vai ajudar a ilha tanto para fiscalização do, salvamento, assim como socorrer pessoas que vivem como na lapa e praia seca.
    Acho que isso que importa.
    Sabemos qual é a opinião do Tozé Cassandra assim como o senhor Abel. E outra temos que preocupar com o valor desta barcação para a população do Príncipe e não monitario.
    Se teem essa duvida, perguntam pessoalmente o valente Patrice Trovoada.
    Aconselho a todos que teem posse no nosso país que façam o mesmo.
    Seja solidario na solução dos Problemas que afectam a nossa população.
    Parabéns Principe
    Força Patrice

  11. Rio do Ouro

    23 de Abril de 2012 as 14:17

    Muito bem Sr.PM.
    O seu gesto é dignificante, mas seria mais interessante se não estivesse governo, porque senão parece algo confuso e duvidoso.
    Registe-se, porém a boa intenção.
    Muito Obrigado e Deus acrescente.

    • observador

      23 de Abril de 2012 as 22:20

      nao acredito que tenha custado um chavo a pm o mais certo é ter sido uma oferta e ele dizer que é uma oferta pessoal ja nao sera primeira ves que alguem em stp rouba louros a outros paises ,lembaro as toyotas midis?vulgos (rapias)lembrao os geeps 4×4 desviados de alfandegas,os milhares de carros em stp dados como avariados e depois a finanças vendem a desbarato para os senhores? ja agora senhor pm ja que o senhor manda seus amigos a tuga, fiz uma busca la na tuga e vi um barco com mesma medida e com muito mais palamenta (equipamento) que a sua oferta pois o seu nem radar tem (tinha que ter um tipo de pa a girar no tecto) veja.http://benavente-santarem.olx.pt/barco-riamar-com-atrelado-iid-359949781 o senhor devia ter vergonha na sua cara pois de sertesa que nos emigrantes se nao fosse as barreiras que o senhor e sua quadrilha coloca nas alfandegas teriamos melhor para oferecer a nosso pais . pare de tapar sol com a peneira pois um barco com 50 cavalos nunca ira apanhar qualquer pesqueiro com 200cv ou algum transporte de droga que normalmente tem motor com centenas ou milhares de cavalos os chamados lanchas voadoras. o senhor certamente deve saber duque estou a dizer. quem duvidar que compre um livro de codigo morce e va para antigo pousada boa vista e transcreva as piscadelas de luzes que venha dos barcos como fiz.ja agora porque que certas plantaçoens em canavial sao guardados por homens armados 24h por dia?sera para que nao se saiba que tipo de plantaçao esta la plantado? jesus ajude STP

  12. Helves Santola

    23 de Abril de 2012 as 15:23

    Os nossos políticos não conseguem separar pessoa jurídica de pessoa física, portanto, esse título é apenas teórico…. isso ñ está certo!!!!!!

  13. BRUNO DAS NEVES

    23 de Abril de 2012 as 15:23

    voces ainda tenhem duvidas de que este primeiro ministro sabe dar volta a estes povinhos? calmem, porque dentro deste bau ainda tem muitas ofertas pra ilha do principe. o mais esgracado pra-mim, ainda esta por responder as perguntas dirigidas ao secretario do ADI(Levy Nazare) sobre subornos dos antigos ministros. Estou esperando por desfechos deste assunto. Viva o ADI!!!!

  14. rapaz de riboque

    23 de Abril de 2012 as 15:43

    o que tenho a dizer realmente o nosso povo é mesmo tapado não sabém interpertar as coisas infelizmente não há governo que resiste com essa gentinha vem outro vão falar igual ou pior esse mal já vem desde a independência infelizmente ainda não ouvi falar bém de nenhum governo não é que esteje a tirar parte por este nem pelos anteriores mas é uma verdade.

    • Leucadio

      24 de Abril de 2012 as 8:25

      Muita politiquice!!!!! Deixemos de ver a política como se fosse Futebol em que os adeptos de um clube recusam reconhecer mérito ao clube adversário!! O Patrice esta cheio da grana e utiliza uma pequenina parte disto para comprar um barco e oferecer ao Estado, aparecem milhares de adeptos de outro clube a gritar Kidalê ô!!! A duvidarem se foi compra com dinheiro dele ou de povo!!! As pessoas não entendem que isto é um gesto de boa vontade, independentemente se por de traz existe uma lógica política. Se o tipo fosse como o resto dos políticos que só pensam em rabo de saia, ele pegaria nesse dinheiro e compraria um bruto jeep para uma catorzinha, uns nem se apercebiam disto, e outros que são naturalmente, isto é, por natureza, contra Patrice viriam dizer : “Isto é um abuso, homen tá cheio de dinheiro (roubado do povo) e anda a comprar jeeps para suas amantes enquanto que eu que trabalho ha bwé de anos não tenho como pagar as contas”! Pois bem, o tipo preferiu oferecer um barco ao estado, assim sendo só devemos agradecer e deixar de politiquices.

  15. Colomba

    23 de Abril de 2012 as 17:00

    Parabéns ao Príncipe pelo excelente navio patrulha que passaram a ter.
    Pelo que se vê na imagem, trata-se de um barco altamente equipado e tecnologicamente avançado.
    Mais uma vez parabéns.

  16. Argenezio Antonio Vaz

    23 de Abril de 2012 as 17:11

    Olha, todos os primeiros – ministros deveriam ter a vergonha. O Primeiro – Ministro fez bem e deixe que faça mais coisas assim.
    Cada um deveria fazer o mesmo, aqueles que tëm dinheiro, ou dizem que têm dinheiro

  17. gabão

    23 de Abril de 2012 as 17:46

    pelo que vejo nessa terra uma pessoa é preso por ter cão e é preso por não ter santa ignôrancia vai nessas cabeças como é que querem que esta linda terra desenvolva assim com essas mentalizações nunca porque ninguém presta criticam tudo e todos enfim já não sei que dizer por isso dizem que nós somos atrazados com toda razão, de que nos critica.

  18. gualter almeida

    23 de Abril de 2012 as 17:52

    pelo menos o senhor primeiro ministro ofereceu alguma coisa :temos muitos parasitas cá que não dão nada ainda roubão é o caso o LÙCIO AMADO que muitos dão aceitação o homem que fugiu de dar aulas na casa pia em lisboa perguntem porque?

  19. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    23 de Abril de 2012 as 17:52

    “Mesmo se a interpretação do Presidente do Governo Regional estiver certa, ou seja, que a embarcação é uma oferta do Governo Central, a transparência na gestão da coisa pública, suscita várias questões por esclarecer. Quanto custou a embarcação? Quem pagou? Com que fundos? Como?”

  20. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    23 de Abril de 2012 as 18:02

    Lecaudio!..tens que ter muita calma!.. Estamos perante uma situação de Estado-nação!.. Pense e Pense acho que você ainda é imaturo!..

    • Leucadio

      24 de Abril de 2012 as 8:31

      “…Estamos perante uma situação de Estado-nação!…”Além de imaturo, devo ser mesmo ignorante, porque de facto não entendi nada desta afirmação de senhor Dr. Ah, ah, ah, ah!!!
      Sêbê ka sá montxi, ê ka ngana nguê!!!!

  21. Original

    23 de Abril de 2012 as 18:23

    Acho que com este gesto o 1º Ministro demonstrou que tem mais condições do que o Governo que representa.Este gesto tem um nó porque sendo Príncipe parte da parcela Nacional,O Governo deveria equacionar esta questão na sua prioridade como um dever ou obrigação e não como uma dádiva porque Príncipe merece o que deve ter por direito e não como gesto de boa vontade.Se fosse uma entidade privada eu ainda concordaria mas um 1º Ministro ofertar um barco do seu bolso? Daqui a algum tempo vamos estar como Congo do antigo Mobutú que dava o seu dinheiro para pagar salário aos trabalhadores.Se calhar queria fazer as pazes com Tó zé mas acho que só complicou as coisas.Às vezes canalizamos recursos ao nosso favor para aparecer com estes mesmos recursos como alguém benevolente.

  22. Truki Sun Dêçú

    23 de Abril de 2012 as 18:24

    Um barco com 10 metros de comprimento e 2 motores de 50 cavalos ??, será mesmo um Patrulha ?? Com 2 motores de 50 cv, só poderá perseguir canoas a remo ou barcos à vela. Que armamento possui ?? Na foto não se vê armamento, e um navio Patrulha terá que ter pelo menos 2 metrelhadoras pesadas, no mínimo de calibre 12,7 mm ou 16,7 mm, ou um canhão de 20 mm. Seja como for sempre poderá ajudar a salvar pescadores perdidos ou náufragos. Agora chamar Navio Patrulha, só com muito boa vontade.

  23. Deus é Grande e Seja Louvado

    23 de Abril de 2012 as 18:35

    BARCO DE PATRULHA ??????

  24. Edgarnilson Ceita Lourenco

    23 de Abril de 2012 as 19:14

    Só Deus para olhar para o povo pequeno de S.Tomé e Príncipe.

  25. abdel coelho

    23 de Abril de 2012 as 19:28

    O cidadão Patrice Trovoada esta tentar tapar o sol com a peneira. Como disse e muito bem o José Cassandra esta oferta é do governo de RDSTP e não do Cidadão benevolente. É preciso saber de onde veio e quanto custou, e se realmente é oferta ou compra por parte da PM. Com tantos acordos e tantos negócios é de lamentar que ofertam uma embarcação de 10metros quando o mar no Príncipe é muito instável roubando todos anos vidas preciosas dos nossos irmãos. Por último como se diz cavalo dado, não se olha aos dentes. O que pode uma embarcação com essa dimensão fazer face aos navios de maior dimensão que pescam nas nossas águas? Talvez em vez de assustar o larápios somos nós a ser-mos afugentados. È preciso ter lata e oferecer uma barcaça que nem para pesca serve. Deviam pedir barcos de maiores dimensões quando vão mendigar apoios ao país, em vez de comprarem lixos e trazer para enganar o povo. De uma vez para sempre abram olhos e aprendam com erros anteriores. sejam HOMENS e não homens.

  26. sara

    23 de Abril de 2012 as 19:30

    oi sr ministro agradeço. Porque ao cavalo dado nao se olha pera os dentes.
    se todos que ja roubaram neste País fizecem o mesmo se calhar estariamos em melhores condiçoes.
    o senhor ofereceu um barco ! e se os outros tivessem a vergonha de oferecer pelo menos um autocarro ou uma ambulancia ???????????

  27. arlindo fernandes

    23 de Abril de 2012 as 19:32

    Independentemente de onde vem o dinheiro esta embarcacao faz-nos falta. Por isso temos que agradecer o cidadao Patricio Trovada pelo gesto

  28. sara

    23 de Abril de 2012 as 19:39

    e se todos que ja passaram por este cargo no país fizecem isso até ja teriamos barquitos a fazerem a ligaçao de S. Tomé Principe como Tàxi maritimo né né né !!!!!!!!!!!

  29. caboverdiano

    23 de Abril de 2012 as 20:37

    farto desta politica de PT ando eu onde ja se viu um primeiro miistro a oferecer barco para o pais que governa so ,mesmo em S.TOME
    pais que o mesmo diz que nao ha dinheiro os trabalhadores a receber uma miseria de salario cade a oposissao claro estao a receber a parte deles onde que esta o presidente da republica que diz tolerancia
    zero isto pra mim vai ser e sera assim em s.tome.

  30. stepense

    23 de Abril de 2012 as 23:39

    che. coisa parece barco de pesca….cada coisa…Eh vamo nele assim memo eh.

  31. zeme Almeida

    24 de Abril de 2012 as 1:33

    Nos os saotomenses, somos de outra planeta.Povo tao mesquinhas e miseravel.Nao ha condicoes,para se investir neste nosso Pais!Alguem se investe,tem que se saber a proveniencia do dinheiro que raio de gente e esta.Que vergonha!Nao ha condicoes!…

  32. Filipe Samba

    24 de Abril de 2012 as 6:00

    Uma ventoinha dentro de uma caixa
    isto, é uma chacota ou falta de tacto dos conselheiros se foi a ideia deles.

    Alias ofertar uma lanchinha a todo um povo torna-se uma esmola ofensiva

  33. bili ue

    24 de Abril de 2012 as 7:20

    ha mais ricos em stp porque nao fizeram o diferente deixa de criticar e faz algo

  34. Pinto

    24 de Abril de 2012 as 7:24

    Estamos todos agradecidos pela oferta.Se fosse oferta de um cidadao que nao tem nada a ver com o poder a coisa seria outra.Nao duvido que este senhor nao tenha capacidade financeira para comprar um barco desses.Mas o problema e o seguinte:vindo a oferta de quem vem nos obriga a pensar coisas.Mas em todo caso é um gesto louvavél.

  35. zeme Almeida

    24 de Abril de 2012 as 7:35

    No mundo exterior temos Saotomenses,com muito dinheiro nunca vem investir neste Pais por coisas destas!Uma coisa que temos,nao passa de olhos{GROSSOS}como se diz na nosso S.Tome.Facam como Cabo Verde que tem dado frutos com a contribuicao dos seus compatriotas que vivem e trabalham no exterior e deixar-mos destas palhacadas.Queira la saber aonde vem o dinheiro?Nao tenham medo que S,Tome nao vai ser vendido.A existencia do petroleo nao tudo para salvar este Pais no poco que se encontra.

  36. C & C

    24 de Abril de 2012 as 8:04

    Não esta em causa a importância e a utilidade do barco para a Região autonóma do Príncipe. Mas o que deve ser analisado com lupa é a forma com que a TVs de Oscar Medeiros( politico de ADI) trouxe a Noticia!! De facto fica a dúvida,é ou não oferta de PT… !!! Parece que não porque Tozé nem o agradeçeu.
    Talvez isso é uma macaquisse de Oscar de Almeida de Orté Medeiros, que não deixa o Bouças livre na redação.

  37. tomatinho

    24 de Abril de 2012 as 8:31

    É de louvar a oferta deixem de inveja, olhos grossos, critica etc…. PT fez faça da tua parte com cidadão, rico etc… se não dar critica se dar critica credo povo engrato ke oposição chata.

  38. luis

    24 de Abril de 2012 as 9:21

    Se não dá nada é porque nao dá… se dá é porque dá… como diz o titulo Cidadão Patrice trovoada…. Ou diz Politico Patrice Trovoada… é o ditado que mais se adequa… mais vale um passaro na mão que dois a voar..

  39. Emilio Pontes

    24 de Abril de 2012 as 9:53

    Grande Homem, sempre a surpreender. …
    Os Grandes Líderes Políticos não se afastam dos outros, pois eles são pessoas como os outros, mas em África os Líderes Políticos afastam-se, afastam-se, afastam-se e sempre………
    Sabem qual é o grande erro dos lideres políticos africanos e, consequentemente, a génese das desgraças em África?
    É o facto deles pensarem e se comportarem como se fossem extraterrestres ou «tchyngangies», porque já não se “misturam” com as pessoas de “carne e osso”, i.e. fingem a vida toda, esquecendo-se que a posição e/ou os lugares ocupados são passageiros e não eternos.

  40. Fala quem Sabe

    24 de Abril de 2012 as 10:34

    O barco foi oferta do Governo Italiano a povo de STP, só que o senhor Patrice usou -o como taça para fazer as pazes com população da ilha do Príncipe…Esse país está de mal a pior!fala quem sabe!

  41. Lévé-Léngue

    24 de Abril de 2012 as 12:17

    Solidariedade acima de tudo… Gesto valioso para cidadãos que efectivamente precisam… Se a proveniência do financiamento é duvidosa, pelos menos os fins são nobres… Já houve quem pensasse apenas em si: 1.º eu, 2.º eu, 3.º eu…..

  42. lada

    24 de Abril de 2012 as 15:07

    Meu amigo,vou falar porque eu sei a onde foi construido á emcarcação,ok foi construida em Santana a mais de oito anos,então se realmente queira falarsoubre pequeno barkinho? meu amigo esta na cidade procura conhecer gente que esta á volta do Patrice fala com eles, como eu fiz;eu tou de lado de bom espirito,de humanidade,obrigado meus senhor.

  43. Dasafrica

    24 de Abril de 2012 as 15:32

    Patrice,
    Antes de fazer ofertas dessas sr teria que declarar seus rdimentos ou falar qual é a contrapartida de kem te ofereceu o barco vai querer de s.tomé, será que vais oferecer um bloco d petroleo

  44. Mimi

    24 de Abril de 2012 as 15:44

    Este é um gesto típico do Africanismo imposto em STP. Mesmo querendo, ficaria muito melhor ao chefe do Governo, fazer este gesto doutra maneira. Nao fora ele PM com interesses politicos, ofereceria ele algum barco ou canoa a alguem, sem interesses escondidos?…

  45. Bodon Kulu

    24 de Abril de 2012 as 16:13

    Muito obrigado Sr.PM, mas um lancha de transporte para pessoas e mercadorias entre as duas ilhas seria muito mais oportuna.
    Obrigado na mesma.

  46. gualter almeida

    24 de Abril de 2012 as 19:10

    o LUCIO AMADO vai oferecer um terreno para construir uma escola tipo CASA PIA mas os rapazes que se cuidem

  47. Fijaltao

    24 de Abril de 2012 as 21:25

    Dentro deste ANGÚ existe um carroço que nenhum cozinheiro sabe como explicar! Mais uma alhada em que o Patrice se meteu! Como é possível num país soberano, um primeiro ministro dá-se ao luxo de afertar um barco embora pequeno ao povo que ele é dirigente! O Patrice deveria esperar estar fora do governo e fazer esta oferta. Bom, isto só me faz lembrar os sociopatas: Quando não são notícias, inventam!

  48. Fijaltao

    24 de Abril de 2012 as 21:38

    Desculpe usurpar o espaço. Sinceramente, se contarmos isso à algum estrangeiro, acho que ele desataria a sorrir, um sorriso de morte!Bem, agora quando começar a sair o prtróleo, eu espero que o Patrice ofereça ao povo de S.Tomé e Príncipe um dos blocos de petróleo para compensar esta pequena oferta! Porque por este andar, está-se a ver que este homem considera o povo de S.Tomé e Príncipe grandes miseráveis e grandes palhaços! Agora, é o momento do senhor Presidente da República intervir, não por causa do dinheiro ou coisa parecida, mas sim pelo gesto insultuoso com que essa oferta foi dirigida ao povo e ao país e ao próprio presidente.

  49. Potencial investidor

    24 de Abril de 2012 as 23:25

    Qual é o ordenado do primeiro ministro?

    • Mimi

      25 de Abril de 2012 as 8:59

      Ninguem sabe! e onde é que ele paga os seus impostos???

  50. El Chacal de Cuba.

    25 de Abril de 2012 as 3:39

    Mais que tipo de Barco de patrulha é este?Parece mais um barco de pesca,com um motor de 50 cavalos.Granda barco cidadao Patrice Trovoada!!!!!Bem haja a tua brincadeira com o povo e estudantes na diaspora.Todo o Reino tem o seu tempo Patrice,onde esta a promessa de pago de todas a dividas concernente a bolsa do ano 2011,feita quando vieste a Cuba?Até o presente momento levamos ja mais que 6 meses sem receber um peso do governo,agradecemos por tudo que tens por nós sua excelencia

    • luis

      25 de Abril de 2012 as 14:11

      correção a embarcação tem 2 motores e a 4 tempos, custam á volta de 13 mil euros novos

  51. cubano-largato verde

    25 de Abril de 2012 as 3:55

    Senhor ministro :Para quando o pagamento das bolsas dos estudantes no exterior?O senhor veio a Cuba fez promessas e ate nem uma terca parte dela o senhor a cumprida,agora vem a oferecer um bote de pesca a guarda costeira.Haja vergonha nesta cara sua excelencia e deixa de brincar com o povo.

  52. frantz cassandra

    25 de Abril de 2012 as 13:50

    pronto!so ao ver o titulo disse p’ra um compadre meu patrice fez um bom gesto mas que não vai em concordancia com o povo dito e feito ao ler as diversas intervencoes até fico sem jeito mas tudo quanto aclamo ao PM é que não disista nunca se consegue a todo mundo agradar que pense em mais ofertas e que esta seje um pouco mais abrangente talvez d’aqui a pouco sera p’ra nós da diaspora ou os estudantes bolseiros inssencial é que não esqueça de ninguem porque o seu grande comprimicio é com o povo avizinha ai as eslativas e se for neste momento em que surgiram as ofertas o povo dira que é em prol das conquistas dos votos …enfim,que povo complicado! Mas não te apoquentes os bons gestos são sempre bem vindos que se lixe para os ignorantes

  53. TRISTEZA

    25 de Abril de 2012 as 15:50

    Este barco só da para fazer patrulha na praia das concha na casa da praia do primeiro ministro,lá sim n na ilha do príncipe ok …

  54. helmerdias

    25 de Abril de 2012 as 17:46

    Pos bem não fazendo juiz de valores humana mais tenho que acreditar na boa vontade do cidadao patrice e na real vontade sem contra partidas de este gesto.Espero mesmo que isso seja um ato de real preocupação com bem estar do nosso territorio.E espero que essa atitude seja extensivo a todos que podem e tem poder economico para puder ajudar e proteger as nossas ilhas.Mais não só isso precisamos de mais.É uma boa atitude do cidadao patrice e população de principe agradece como de são tomé.

  55. mosssad

    25 de Abril de 2012 as 19:24

    O Patrice Trovoada como primeiro ministro deveria saber separar as coisas, de onde vem o dinheiro para o cidadao que representa o governo oferecer de forma pessoal uma embarcacao a Guarda Costeira do Principe?

    Infelizmente o povo sontamense nao tem olhos nem coragem para colocar um travao a essa corrupcao alargada em que estao sijeitos.

    Onde esta o Pinto da Costa como presidente do Pais? O representante do Pais e dos Santomenses nao consegue colocar um travao a isto?

    De onde veio este dinheiro? a populacao vive na miseria, os ditos politicos incopetentes, sem caracter que so estao interessados em encher os seus bolsos com os donativos que deveriam ser encaminhados para a populacao.

    Patrice trovoada nao deve oferecer a embarcacao em seu nome pessoal, mas sim em nome do governo. Da mesma forma como Barak Obama nao ofereceu a embarcacao a populacao de sao tome, mas sim a Marinha Americana.
    So pessoas mesquinhas e sem caracter e que estao a defender esse comportamento do Patrice trovoada. Ou seja as pessoas que colhem as migalhas deixadas pelos corruptos.

  56. zé cabra

    26 de Abril de 2012 as 10:36

    não simpatiso muito com o senhor primeiro ministro mas acho que foi um bom jesto porque se todos os ricos da nossa terra contribuissem com alguma coisa talvez estariamos melhor não sei porque tantas criticas o gesto da boa vontade conta muito por ser primeiro ministro não pode oferecer nada ? pergunto se fosse eu ou um cidadão anonimo também criticavam? cada um da aquilo que pode portanto essas criticas não tem fundamento espero que outros ricos lembrem também de doar alguma coisa que faça bém ao povo deixem de meter só para dentro

    • mosssad

      26 de Abril de 2012 as 22:25

      caaro Ze Cabra..deves ser mais um daqueles que come migalhas deixadas pelo patrice ??
      se ele e rico? o capital nao veio de local nenhum a nao ser os cofres do estado santomense …enquanto ele vive bem, centenas que criancas estao no hospital com falta de medicamento… a riqueza dele esta a vista(medicamentos e outros mais que nao ha no pais) faz com que muitos fiquem ricos!
      Essa embarcacao nao foi comprada com dinheiro pessoal do Patrice tendo em conta que ele nao veio de familia frica ou trabalhou para enriquecer..mas sim dinheiro da corrupcao internacional.

  57. carlosborges

    27 de Abril de 2012 as 18:36

    Francamente. Isso é próprio dessas democracias aqui assim da nossa costa. Este senhor 1º Ministro anda a abusar do povo do Príncipe neste caso e de S.Tomé e Príncipe em geral.

    Ja não existe uma fronteira entre o cidadão Patrice Trovoada e o 1º ministro de S.Tomé e Principe. Isso faz nos dispertar para um facto mt perigoso! Parece que existe um saco azul nesse governo!!! Há sinais claros de corrupção e de forma nunca dantes vista. ~

    Ele também dá dinheiro a TVS em contas separadas de toda a administração da TVS, gerida pelo Óscar medeiros quando é proibido organismo de estado ter conta bancária!!! Isto está a passar dos limites senão abrirmos os olhos estamos lixados. Homem que veio para acabar com a corrupção?

  58. Coladura

    28 de Abril de 2012 as 17:48

    É ideal e prioritário equipar STP de barcos para vigilância e de patrulha das nossas zonas costeiras e espaços marítimo.

    Oferta de Barco de 10 metros sem o mínimo equipamento para espantar ou amedrontar os intrusos que violam frequentemente o nosso espaço marítimo é brincadeira de mau gosto, isto para não dizer, não vale a pena oferecer brinquedo em nome de barco de patrulha, porque este barquinho só serve para salvar os náufragos.

    Povo de STP já tem consciência de o que é patrulhar zona costeira e marítima e sabem que não se faz patrulha com barco de recreio Por isso, não vale a pena tapar sol com a peneira.

  59. mosssad

    29 de Abril de 2012 as 8:37

    O PAtrice veio dar continuidade a corrupcao herdada. alguem comecou para a familia nao cair tinha de haver quem continuasse. infelizmente em Sao Tome e Principe tem democracia sim, mas infelizmente os nossos tribunais nao funcionam. Nao ha juizes com garrafas e sem rabo preso para colocar um fim a essa roubalheira descarrada que acontece no pais.

  60. Manga pada

    30 de Abril de 2012 as 6:17

    Abel, este jornal é lido por muitas pessoas de bem.verifique bem os cumentários se todos eles merecem estar aí.A tenção aos valores, preserve-os. Aquele abraço.

    • mosssad

      7 de Maio de 2012 as 8:48

      Manga pada se sabes o que e liberdade de espressao, este jormal..e mais um forum em que os santomenses tem oporttunidades de dizerem o que acham e o que pensam sem sofrerem represalias dos politicos corruptos da sociedade santomense. por isso qualquer comentario seja la de quem for, desde que nao haja palavras obsernas, pode e deve ser publicado de modo que todos nos possamos ler e sentir o que outros sentem..

      Abaixo sensura.. e opressao

  61. bravo

    29 de Junho de 2012 as 10:32

    caros(as) compatriotas, eu não estou a par das coisas que se passam em STP, mas quero vos dizer que ja estive na casa de praia do P.T. ha muiiiiito e muiiiiito tempo antes dele ser 1º ministro ou mesmo antes de ser politico que ele é hj,e “ele já tinha uma embarcação igualzinho a esta que deu a príncipe”, nisso eu acho que homem simplesmente pintou a embarcação e ofertou como cidadão!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo