Conselho Superior dos Magistrados Judiciais castiga Juiz Augério Amado Vaz

O órgão de auto governo da magistratura judicial, suspendeu o Juiz do Tribunal de Lembá Augério Amado Vaz, após este ter decidido devolver a fábrica de cervejas Rosema ao grupo privado angolano Melo Xavier. A decisão do conselho Superior da Magistratura Judicial foi anunciada esta tarde.

As últimas decisões do Juiz Augério Amado Vaz, provocaram reacção rápida do Conselho Superior da Magistratura Judicial, que ordenou a abertura de um inquérito no Tribunal de Lembá, e a suspensão do Juiz Augério Amado Vaz. O Juiz Leonel Pinheiro foi nomeado para substituir Augério Amado Vaz.

O até agora Juiz de Direito do Tribunal de Lembá, foi assim duramente castigado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial.

Por outro lado um despacho do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silvestre Leite, que circula na praça são-tomense, dá como nulo e inexistente o despacho do Juiz Augério Amado Vaz, de 19 de Abril, que ordenou a devolução da fábrica de cervejas Rosema ao grupo Melo Xavier.

O Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silvestre Leite, diz no seu despacho pessoal, que ficam sem efeito as ordens ou instruções emitidas pelo Juiz Augério Amado Vaz no âmbito do caso Rosema. «Oficiar imediatamente a todas as instituições financeiras e bancárias, públicas e privadas, entidades nacionais e estrangeiras, da anulação do despacho em alusão, e declaradas sem efeito, as ordens ou instruções emitidas pelo juiz Augério Amado Vaz do Tribunal Regional de Lembá, no âmbito do aludido despacho», lê-se no documento assinado por Silvestre Leite enquanto Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Abel Veiga

  1. img
    Na Sombra Responder

    Era Documentário,
    Agora sim começa o filme, rsrsrsrs
    Aqui tem muito angú gente, depois veêm dizer que “tribunal de conta não tem razão”
    é muita massa em jogo gente…

  2. img
    Sum Megingo Responder

    LOL….Já agora eu gostaria de saber como que ficou o caso do Adelino Isidro e Procurador GDRP Roberto Raposo e outros fatos de acusações graves contra deputado Delfim Neves etc etc essa novela acabou então justiça não funciona para esses senhores????

  3. img
    Blogonón Paiva Responder

    Muita brincadeira. Fontes não identificados dizem que milhares de dólares jorraram nos corredores dos Tribunais e Procuradoria, para camuflar a compra da fabrica Rosema, os Irmãos Monteiros são os maiores corruptores de São Tomé e Príncipe não sei onde vamos parar com esta corrupção ao alto nível. O Primeiro Ministro amigo pessoal dos Irmãos Monteiros. O Presidente da Republica tem meter mão pesada, para fazer cobro este flagelo. Não como é que fica a proteção de bens de um estrangeiro, Angolano filho de uma terra que muito ajuda São Tomé. Por favor Sr. presidente da Republca, põe ponto final a este crime de colarinho branco.

    • img
      quemsabe Responder

      pois é outrora vos contarãm o porquê da perseguição do procurador geral RAPOSO contra o cidadao adelino izidro.

      eis a razao, o adelino e posser erao advogado do cidadao melo xavier que ganhou a cervejaria em tempos atras e que infelismente nao recebeu o registo de sentensa( acordao), uma vez que Afonso Varela que era advogado dos irmãos momteiros, mancomunou com juiz augerio, procurador raposo, presidente do tribunal leite, e fizerao nonte de falcatruas e entregarãm a cervejaria rosema a parte perdedora ( irmaos Monteiro) mas pra isso minha gente como disse e disse muito bem o sr blogonón Paiva, muitos bilhoes de dolares girarãm nos corredores do TRIBUNAL E MINISTERIO PUBLICO, e te garanto que segue girando até hoje. essa denuncia que fará juiz augerio, naõ dará em nada porque esses malandros teem o patrice do lado deles que tambem gira muitos bilhoes para que o segredo mantem só no seio da justiça. so que eles enganarão quando foram meter com juiz augerio que nao guarda segredo nemhum e é um bufu no meu deles todos. recebeu dinheiro que pertencia ao adelino izidro e posser da costa e foi passear com a namoradinha em DUBAI agora que dinheiro acabou e talves a conciencia lhe pesou veio dar mao a palmatoria. mas pronto os outros senhores do poder, leite, raposo, patrice é claro que nao iriam aceitar… como disse alguem mais em cima isso é apenas o documentario. o FILME ainda esta por começar.
      FALA JUIZ AUGERIO! CONTA LA A HISTORIA TODA .TENHA CORAGEM
      deus é grande. aqui é mundo
      QUEM VIVER VERÁ

  4. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Só mesmo em stp. A justiça em stp esta muito debilitada, e como consequência, não cria paz social, só agitação social.
    Se houve uma nova decisão do tribunal de lemba, cabe aos lesados pedir uma apreciação junto do supremo quanto ao mesmo. Por via oficiosa o tribunal tomar iniciativa, já parece um pouco suspeito.
    Quanto a suspensão do dito juiz, foi bem tomada.
    Muito névoa neste caso. Houve expedientes extrajudiciais para repor a “justiça” decadente moribunda.

  5. img
    Mina Piquina Responder

    Isto está pior do que a Guiné Bissau. Sempre a subir. Kidalêo….
    Fui

  6. img
    Valuma Responder

    Que respeito terá um cidadão santomense nAs futuras decisões dos Tribunais. Acatarão ou não??

    Muita porcaria

  7. img
    BMW Responder

    cada esta com medo para nao se abrir o baú todo da corrupção.fracamente,até quandoé

  8. img
    Cauteloso Responder

    Neste momento esta a rolar muito dinheiro, quer de um lado como outro. a ver vamos………………

  9. img
    conceituoso Responder

    acho que tal Augério tomou decisão por impulso, ou talvez escutou conselhos de amigos de mato de jaca e entre outros para tomar tal decisão.

  10. img
    paparazi Responder

    Pensei que em Sao tome nao existe o tribunal supremo e ja que silvestre leite acordou que ponha ordem

  11. img
    C & C Responder

    ÔÔÔÔ ká ká ôôõ non molé!!!!!!!

  12. img
    Camuenda Responder

    Como é possível tanta barbaridade pra devolverem a fabrica ao grupo Melo Xavier, existem tantos e tantos santomenses que tem bens e infrastruras em Angola nunca tivera problemas do género o exemplo claro é do Sr. Raul Aragão com muita divida em Angola recebeu dinheiro do estado angolano e nunca foi intimado pelas obras não fez na província do Uíge, e tantos outros, hj vcs criam tanto problema com o grupo Melo Xivier, msm vivendo de muitas doações dos estado angolano, sinceramente tenho pena dos vosso compatriotas que vivem em Angola, tenham muito cuidado com a guerra que vcs juízes dos tribunais de s. Tomé estão a procurar com os angolanos.

    • img
      JHUNIOR.G.C Responder

      opah…..esta tua opinião deixa muito a desejar…. a pergunta que eu faço-lhe com todo o respeito é: o que tem o sistema judicial de São-Tomé e Príncipe(um país soberano) tem a ver com as banditismos dos gestores da empresa de que é proprietária o Grupo Melo Xavier?????……..por outro lado queria que soubesse que apesar das ajudas que Republica Angolana tem muito generosamente dado ao Nosso(STP), não quer dizer, não serve e nunca servirá de pretesto para que um cidadão angolano que tenha uma empresa em STP e cometa o crime de fuga ao fisco não seja punido, a esse seu entendimento chama-se ou melhor, pode-se chamar de submissão em razão de poder económico.J.SILVA.JHUNIOR.G.C

  13. img
    Francisco Castanheira Responder

    Isto esta uma pouca vergonha. Nao acham?
    Que imagem tem este Pais?
    Quem vai acreditar nas decisoes que sao tomadas?
    Al;ias, eu nunca acreditei, por isso, vou vivendo no estrangeiro. E pena…

  14. img
    TRISTEZA Responder

    Viva Republica Democrática de S.TOMÉ E Príncipe, a ver vamos até onde isso vai parar…isto e dança só quem pode pode quem não pode dança soooooooooooo.

  15. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Num Estado Falhado tudo é possível.temos que mudar de futuro em simultâneo com Presidencialismo moderno,é único remédio para os santolas e S.T.P.
    O simi-presidencialismo já deu provas e tudo que tinha para dar:
    - Injustiça
    - Desigualdade sócio-econômico
    - Menos Saúde
    - Mais desemprego!..

  16. img
    Gente Responder

    Entao,
    pelo que observo,
    cuidado, cuidado e cuidado…..
    pra que nao cheguemos a Guine – Bissau, pois la, tudo come’cou lentamente assim…
    com esquema de corrupcao que acabou envolvendo instancias……esferas…graus…enfim, cuidado gente, vamos combater a corrupcao…isso ser-nos-a um grande cancer…

  17. img
    Fantasma Responder

    Até quando isso vai parar no nosso S.T.P?
    Como disse alguém ja esta a chover mt suborno.Fui.

  18. img
    mosssad Responder

    Eu pensei que o Silvestre Leite, nao esta metido na cupla, e tambem nao e outro pau mandado do Patrice Trovoada. Senhor Leite nao acha que deveria devolver a Cervejaria ao legitimo proprietario e nao para um grupo de analfabetos(irmaos monteiros), que tem os senhores por detras deles.
    Se o Pinto da Costa nao entrar em accao, em rever a constituicao do pais, e distituir esses tribunais que forma criados para poder dar trabalho a todos esses que vieram de Cuba e Russia sem ter experiencia nenhuma nas areas em que foram colocados.
    Mudemos a constituicao para Presodencialismo que o pais andara muito melhor e nao nas maos desses vandalos miseraveis que estao a levar o pais para fundo.
    um monte de incopetentes

    • img
      quemsabe Responder

      sr mosssad. deicha de ser PARVO isso nao tem nada a ver com onde a pessoa formou ou deichou de se formar. a Maria das Neves formou em cuba e tem dado prova de ser uma boa economista e independentemente de tudo uma grande mulher. agora se estamos a falar da corrupção, aqui sim nao salva ninguem muito menos Patrice Trovoada o Raposo e Silvestre leite. eu sempre disse que a corrupção nao acaba em s.tome porque o foco da corupção esta mesmo no TRIBUNAL E MINISTERIO PUBLICO mas voces nao querem acreditar. fazer oque?

      • img
        mosssad Responder

        quemsabe
        aqui eu citei o pais em que eles formam e nao tem experiencia nenhuma. Se Maria das Neves fosses grande economista teria resolvido os problemas do pais quando estava na cabeca do governo.
        Cuidado com o que diz.

        o estado precario em que o pais se encontra tem a ver com a falta de experiencia dos ditos dotores e engeneiros que voltam ao país sem terem passados por estagios, por isso levam o pais a decadencia. Este e o exemplo do COntinente africano em geral.

  19. img
    luisó Responder

    Justiça em STP?
    Credo…

  20. img
    ag Responder

    Leite, leite,leite toma juízo, muita cerveja faz mal.

  21. img
    Conóbia cumé izê Responder

    Que contradição ? Se empresas Angolanas Ridux e a JAR têm problemas, veem aos Tribu-nais Santomeneses Guerream-se;no entanto continuamos com os corruptos a solta e os dilinquentes do colarinho;justiça privada vai ter que existir;juízes que não prestam contas de bilions de DOBRAS enqivalentes à milhões de dólares do cofres dos tribu-nais,incluindo os 2 mil milhões descontados nos salários dos funcionários do tribu-nais para segurança social que se encontram desaparecidos.Mesmo assim não querem que venham auditores da CPLP. Enfim, estão com medo! STP não tem JUSTIÇA.Os Juízes são quase todos mafiosos incluindo o PSTJ. Candongueiros e CORRUPTOS.Onde estiveram os irmãos monteiros quando o governo Santomense vendeu a ROSEMA ? Adelino Izidro tem Listas desses maladros e fuja dele serviu para muitos do alíviu…Fui

  22. img
    Voz da Razão Responder

    Este tribunal não passa de um casino.
    A Rosema é outro casino cuja gerência está nas mãos de um dos maiores corruptos do País. “Os Alcapones”. Não sei como é que o Sr. PM que diz ter a política de acabar com corrupção, deixou-se envolver com esses indivíduos.

  23. img
    suzuki 125 Responder

    se o PM é o grande cumplice de td isso! garante aos monteiros a fábrica e em troca dois votos a favor do ADI no parlamento. quando o GEGE decidio a favor dos ninos, não foi la a polícia de intervenção, e mas ainda o nino diçe claramente que se iria passar a vida toda a dar dinheiro ao GEGE? que por sua vez deve ter dado mt dinheiro no supremo

  24. img
    Emilio Pontes Responder

    Fabrica Rosema negocio cruzado sem cor de camisola STP.

    Meus caros, como ignorante que sou em matéria de direito, e não conhecendo o dossier, quero que alguém me explique como o Dr. Leite toma uma decisão no meu entender política e administrativa, quando no meu entender devia ter havido recurso das partes envolvidas.
    A pergunta que não cala.

    Este acto não esta viciado de inconstitucionalidade¬!
    O estado santomense já não esta acima de todos os interesses, se sim tem que fundamentar!

    Ba Boiuku

    Emílio Pontes

    • img
      Manuel Souto Responder

      Abram os olhos e tomem consciência do que está realmente a acontecer no país.Um atentado à democracia que ao invés de ser realmente reflectido e combatido apenas vos leva a guerras mesquinhas,a opinar sobre actos jurídicos sobre os quais muitos de vós nem sequer sabem o que dizem e a ataques pessoais baseados no diz que diz apenas com o intuito da maldade.Abram os olhos, pensem e não façam disto apenas um episódio de telenovela.

  25. img
    Bom Samaritano Responder

    Esse país esta mesmo mal não á hipotese.a nossa justiça esta de perna para o ar.se nimguém tomar uma posição a cá samé aua uê só.dar de cesa o que é de cesa.

  26. img
    N.C Responder

    Que vergonha,que nojo esta o nosso sistema judiciario.Afinal de conta que tipo de Juizes temos e que tipo de Justica se faz no pai?Em funcao dos bolso,da nacionalidade e da Cor?De acordo com a vontade do juiz ou de acordo a lei?
    So agora existe esse Conselho Superior da Magistratura?O porque do Juiz de Lemba ser agora suspenso se o mesmo ja vem algum tempo meter os pes pela mao?Ja vimos tantos casos de injusticas da justica dos Tribunais e dos Juizes,como esse orgao,nunca se interferiu para anular,revogar uma setenca do Juiz?Onde para a Ordem dos Advogados.
    So com muita coragem nesse STP.Ate chega-se a pensar e a desejar o pior para esse pais e para esses dirigentes

Deixe um comentario

*