“Estamos preparados para desmascarar de uma vez por todas a máfia existente no nosso sistema judiciário”

Declarações do Juiz do caso Rosema. Augério Amado Vaz, denuncia que o Procurador Geral Robeto Raposo, fez movimentações a favor de uma das partes no litígio judicial. O Juiz faz referência a contactos nocturnos feitos entre o Procurador-geral e um cidadão espanhol denominado Frederico Viriotte.

«Ele (Procurador Geral) tem interesse directo na causa. Tendo em conta as movimentações todas que ele tem estado a fazer no decurso deste processo. Ele foi encontrado em várias ocasiões com uma das partes», declarou o Juiz numa entrevista dada a TVS e a RTP-África diante do edifico da Procuradoria-geral da República.

Augério Amado Vaz, diz que a sua acusação ao Procurador-geral da República é sustentada com provas. «Tenho provas testemunhais. Ele foi ao meu encontro a noite e fez alguns telefonemas que ele sabe muito bem e há provas testemunhais», referiu o Juiz tendo acrescentado, o nome do destinatário da chamada telefónica. «Telefonemas para um tal senhor Frederico Viriotte, para buscar umas coisas. Quem quiser pode ir ao Google e ver quem é Frederico Viriotte», frisou.

O Juiz diz que está preparado, para «desmascarar de uma vez por todas a máfia existente no nosso sistema judiciário». Questionado pela imprensa sobre a gravidade das suas declarações, e se estava a acusar o Procurador-geral de ter envolvimento com pessoas mafiosas, Augério Amado Vaz, respondeu, «Perfeitamente faço provas disso. Eu sou magistrado, e não tenho medo de ninguém. Farei prova disso. Sei que há uma orquestração do Senhor Procurador Geral da República e o Senhor Silvestre Leite para denegrir a minha imagem e para usurpar bens da cervejeira Rosema», declarou o juiz.

O Juiz do Caso Rosema, acusou também o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de usurpação de funções ao ter assinado uma certidão alegadamente falsa. «É uma certidão em que querem fazer passar que a JAR depositou 6 milhões de dólares na conta da rosema, quando na realidade a JAR nunca depositou um único tostão na cervejeira Rosema. Quando na verdade tudo quanto foi pago neste processo foi com o dinheiro da cervejeira Rosema», referiu o Juiz.

Augério Amado Vaz, desafiou o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Procurador-geral da República, a esclarecerem tais acusações junto a opinião pública.

Abel Veiga

  1. img
    Santa Marta Responder

    É mesmo isso. Desmascarar esses malandros que tira de cão para gato de forma injusta e deixam-se transparecer que são muito honestos deve ser um lema de todos santomenses. coragem Amado.

    • img
      Biz Responder

      Muita águaa vai correr ainda de baixo deste ponte. Quando as comadres se zangam, awawé. Muitos segredos aparecem a topa.

  2. img
    Voz da Razão Responder

    Meu caro
    Fale o que tem para falar e deixe de ameaças!…

    • img
      santos Responder

      Meu caro,

      Realmente, porque que ele nao fala? e simples, porque nao tem nada a dizer. Penso que tudo isto e para sujar o nome do procurador, de modo a que ele deixe o cargo. Desta feita entrara um procurador da mafia que ira compactuar com esses bandidos e nos nem iriamos ver noticias destas no jornal. Com o Adelino Isidro foi a mesma coisa…pelo visto pra se ser PGR de STP tem que ser um corrupto caso contrario acontece qualquer um, qdo se sentir ameaçado, sair ai a difamar o PGR.
      Se o Homem e corupto como e que nem sequer um carro proprio tem? por amor de deus, os corruptos sao aqueles que todos sabemos, aqueles que visivelmente austentam sinais exteriores de riqueza.

    • img
      CORAGEM Responder

      eu sempre disse que a corrupção nao acaba em S.T porque a sua fonte esta mesmo no Tribunal e Ministerio Publico. mas voces nunca acreditaram.

      Leite, Raposo, varela deus nao dorme oque é vosso esta guardado.. un dia ha de vir a tona.

      força jeje denuncia esses ladões e corruptos. fala todo que eles fizeram contra o advogado Adelino Izidro no processo rosema.

    • img
      fla-so Responder

      leite leite….
      raposo raposo…
      cuidado muita cerveja faz mal a saude.

      agora consigo entender onde o raposo viu dinheiro pra comprar apartamento em lisboa.
      sempre soube que do salario do procurador nao era.

      adelino izidro tem razao
      força jeje s.tome e principe conta contigo.

      • img
        mosssad Responder

        raposo pode ter comprado apartamento em lisboa com ajuda do senhor fradique …que por sua ventura esta ligado ao raposo pela parte feminina

  3. img
    de coração Responder

    Meu Deus, Ajudai-nos!
    Quanta sujeira!
    Nem é preciso auditoria nenhuma. Todos deviam ir para casa ( ou melhor para Guantánamo), e recrutaríamos magistrados e advogados Japoneses ( para não corrermos o risco de algum ser parente de alguem aqui.)!

    • img
      mosssad Responder

      Essa teve piada, mas o facto e que sabemos que a justica saotomense nao funciona pela seguinte raao que ja foi citada..(nao corrermos o risro de haver parentesco entre os magistrados e os reus)

    • img
      quemsabe Responder

      afinal Adelino Izidro tinha mesmo razao. agora ja nao resta duvida.
      é so jeje nao se deichar comprar por esses mafiosos que faremos limpeza no sistema judiciario SANTOMENSE.

      FORCA JEJE S. TOMÉ E PRINCIPE CONTA CONSIGO

  4. img
    Na Sombra Responder

    Minha gente,
    O cão não ladra por ladrar, sem ter visto nada, a menos que estejam roubando o seu osso, rsrsrs….diz que quem fala sabe o que fala….Não há fumo sem fogo….mas quem estará em condições de mandar fazer um inquérito a situação?….djinga pó sunguê!

  5. img
    Xavi Responder

    Cidadão espanhol denominado Frederico Viriotte? Eu acho que é cidadão italiano.

  6. img
    JOSE CARLOS Responder

    Força Gege, segue em frente com estas denúncias

  7. img
    Joao Martins Responder

    Muito obrigado Sr. Augério Amado Vaz… Presidente da República tem que tomar medidas!!!

  8. img
    santola Responder

    se for assim, prefiro estar numa sociedade sem o direito….com toda esta bandidagem, nao há nenhum país que aguenta isso….

  9. img
    João Bosco Menezes de Pinho Responder

    Afinal Adelino Izidro tem razão

    • img
      Mina Piquina Responder

      Isto está pior que a Guiné Bissau. Sempre a subir, até a vitória final.
      Bacuê Patrice Trovoada.
      Fui

    • img
      Jordao Melancia Responder

      Pois e meu caro,
      O Sr. Adelino tinha razao, tanto que fugiu pra portugal depois de fazer ameaças sem fundamentos, e nao teve a coragem de voltar para acusa-lo formalmente.Agora esta a virar moda em STP, QDO O PGR atua contra a mafia eles vem a comunicaçao social defamar o nome do Homem.Fazem-no porque pessoas como o Sr. acreditam, e nao percebem que querem tirar o PGR porque ele realmente trabalha bem.Aconselho-o a fazer melhor uso do seu tino e pensar por si proprio nao pensar pelo outros.

  10. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    Estou certo que de baixo dessa ponte, ainda vamos ver muita agua suja passar! E nestes jogos de denuncias, ainda temos muitos denunciantes que ainda irao dar a cara, um deles sem duvida seria o Dr.Adilino Isidro, este sim, pra meter mais lenha na fogueira.

  11. img
    Olivio Diogo Responder

    Como podemos continuar a ter essa gente a frente do destino dos Tribubais e Ministerio Publico? Uma autentica Vergonha.
    Neste caso, temos que aparecer com os nossos propios nomes, para apresentar o nosso voto de protesto e desagrado total.
    Com agravante de serem opositores de magistrados estrangeiros e de uma verdadeira reforma da Justica. BASTA!!!!
    Renunciem dos cargos, facam um grande favor a Nacao.

  12. img
    mosssad Responder

    Onde para neste momento Adelino Izidro?
    depois de sair da cadeia nunca mias deu a cara na praca publica..este seria mais um para completar a cupla (Gege vs Adelino)

  13. img
    rapaz de riboque Responder

    zangam-se as comadres descobrem-se as verdades se sabias tudo isso porquê só agora é que vens falar se fosses honesto falavas logo que começaram as coisas mas como estava bém contigo calaste agora é que vens com essas revelações assim não conta quem é honesto fala logo sabemos que esta terra é composta só pelos mafiosos a qual também fazias parte foi para isso que quizeram indepemdência ladrões como é que teem coragem de julgar quem rouba para matar a fome se voces roubam para enriquecer tu e a tua companhia limitada deviam ser julgados no tribunal internacional a começar pelos governantes que passaram pelo poder desde 1975 e devolverem toa a riqueza que teem aos cofres do estado e que tenha alguém comptente para gerir esses dinheiros a bém da nação . Isso não é nada um dia se chegar a extrair o dito petroleo é que vai ser uma guerra civil

  14. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Isto é que é. Uma bomba relógio. Se o Sr. procurador não se demitir ou ser demitido, há algo de grave que se passa em stp.

  15. img
    Pinderko Responder

    !o,teatro de tribunais e juises,tem mais peadas do que thilole;viva puita de colarinhos branco!

  16. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    Para informaçãoes sobre Frederico Virott

    vai ao http://www.google.pt/frederico virott ou federico virott e não:

    Frederico Viriotte.
    Ainda conhecido por FREDERICO VIRROT DA COSTA E SILVA
    Este é um grande ….. ….. , pelo visto,amigo pessoal do Procurador da Geral da República.Olhem só quais são os amigos pessoais de PGR Roberto Raposo-actual pessoa de confiança do PM Patrice Trovoada. Há um velho ditado que diz ”
    DIZ-ME COM QUEM ANDAS,DIR-TE-EI QUEM TÚ ÉS ”
    flasooo@hotmail.com

    • img
      mosssad Responder

      o link nao esta correcto…. nao consigo ver quem e este fulano…

  17. img
    C & C Responder

    HUMMMM. Todos deveriam os mafiosos da justiça injusta de STP deveriam ser levados para o Guantánamo e deveriamos ir a busca de magistrados em China para evitar, que é primo de, que estudou com e que são da mesma ala politica. Afinal o Raposo esta cá a beber Leite com cerveja rosema. né !

  18. img
    Gualter Almeida Responder

    Realmente este pais esta se governo onde isto vai para este senhor juiz agora quer denunciar a mafia porquê que não fez a mais tempo agora que foi contituido arguido é que quer falar pois concordo que ela diga tudo que sabe mas s´o condeno porque esteve este tempo todo calado temos que desmascarar quem tem rabo preso é o caso do senhor professor LÙCIO AMADO estou farto de querer abrir o livro mas ninguém da-me esta oportunidade porque ele tem bons amigos e familiares a exercer bons cargos cá mas um dia a verdade vem ao cimo como azeite

  19. img
    The Politcs Responder

    Parece-me que o juis Augerio esta disposto a desmascar-se ele proprio, porque estou quase certo que ele não tem rabo limpo. Ele podera ter provas da co-participação e interesses que o procurador geral tera. Só sei que em S.Tomé é uma missão imposivél encontrar alguém que não haja envolvida em alguma sujidade. Mas haver vamos, faz falta limpar esta sociendadek,porque é realmente lastima, mas lastima mesmo que ainda continua a haver casos destes “CORRUPÇÃO DECLARADA” e ninguém vai para a cadeia.
    Rezemos para que este caso não fique sem resolver e que em par meses tudo seja esquecido.

  20. img
    N.C Responder

    Meu caro Dr Juiz,as tuas revelacoes pecam por tardia.Tal como o sr disse anteriormente que fez a declaracao dos seus bens,tambem deveria e certamente que fez,um juramento em dizer e defender so a verdade perante a justica e aos tribunais.Tal como tem acontecido com anteriores politicos e homens de “Leis”,quando sao desmascarados,denunciados ou injusticados,vem a praca publica,aos jornais e outros orgaos de informacoes,dizerem que sao detentores da verdade e que os outros sao corruptos e que possuem provas materias.Se efectivamente ja sabia e conhecia os seus acusadores de corruptos porque nao os denunciou a tanto tempo?O sr ao longo desses anos certamente foi um mau profissional,um pessimo juiz,e so vem agora com essas informacoes porque se sente lesado.
    Por isso,tanto o Sr,como os Srs Procuradores Da Republica e o Sr Silvestre ,todos se encontram no mesmo saco.Pelas as informacoes deixadas por srs,nenhum e melhor do que outro,nenhum e mais profissional que outro,em suma todos sao corruptos e nao merecem ser legitmos defensores e fazedores da Justica Humana.So a justica divina podera destirnar o vosso fim,maldosos e falsos

  21. img
    tripitchy Responder

    Ai estao para mais informaçãoes sobre Frederico Virott

    http://diariodigital.sapo.pt/pesquisa.asp?searchstring=Federico+Virott+

    • img
      mosssad Responder

      Se esse Frederico tem este cadastro porque e o que faz em sao tome? Isso quer dizer que em sao tome ha contrabando de debidas e outras coisas mais.
      Infelizmente os nossos dirigentes como sao miseraveis e falta de escrupulos deixam que sao tome nao passe de mais uma fraude internacional, onde os criminosos portugueses vao esconder-se para nao serem presos na europa.
      Por isso o governo ou as autoridades competentes deveriam contactar a IMTERPOL para investigar os cidadaos estrangeiros que estao instalados no pais. Comecando pelos portugueses e acabar nos Nigerianos.

      • img
        luisól Responder

        Esse francisco nasceu em espanha e tem nacionalidade portuguesa porque viveu em portugal alguns anos e de acordo com a lei ganhou a nacionalidade porque cumpria esses requesitos.
        Acho muito bem que quem tenha a nacionalidade e depois faça destas e outras que sujam o país que lhes deu abrigo lhes seja retirada essa situação. Agora isso é válido para todos, porque também há muitos santomenses, angolanos, brasileiros em portugal com nacionalidade e cometram pelo menos um crime também deveriam ser expatriados e retirada a nacionalidade. Não estás de acordo?

        • img
          mosssad Responder

          Concordo plenamente consigo… retirem este senhor as nacionalidades que lhe foi atribuida e lhe entrega a Interpol.. ja chega de crimisos e mafiosos dos nossos governantes..ainda vao meter mais outro..

  22. img
    Fernando Castanheira Responder

    Deviam ir todos para a cadeia.

  23. img
    BRUNO DAS NEVES Responder

    So agora esse tal de Gege sabe quem sao os mafiosos deste pais? De certeza que ele ja nao tem lugar nessa cupla por isso anda aqui ameacando os outros com revelacoes bombasticas, ou esta ele intimidando os outros pra que eles revejam o seu lugar e tudo vicara dito por nao dito e as coisas voltam ao ser como era dantes. No fundo foi e sempre sera assim como funcionara os nossos sistema judiciario, ou seja os favores pagam-se com os favores e ninguem falara mal um do outro, a nao ser que haja a tal inspeccao no sistema seja feita duma vez, e que venha a tal revelacao bombastica pra gente saber quem afinal esta faltando com a verdade! Cambardas de intereceiros que nao teem limites pra atingir os seus objetivos!!!

  24. img
    Ronny Responder

    meus caros irmãos de S.T.P tudo isso é mais um negócio dos grande deste país, esse “disse que disse” são estrategia de ganhar dinheiro… até onde que vamos chegar com esta politica tam vergonhosa e suja…

  25. img
    João Carlos Responder

    Se calhar, n deram o Gege a parte dele. Vive que está nesse tribunal e ministerio publico…só com cristo..
    Juiz bobo é que dá nisso…

  26. img
    Dondô Responder

    Tal Você quanto o Raposo não têm responsabilidade, viveram a sombra da bananeira. Por influência destas bananeiras, estão nos lugares nunca antes pensado. A falta de maturidade motivou o problema pessoa. O envolvimento do estado nas vossas contendas, não devia ser aceite pela autoridade suprema que já deveria ter dito alto. Na qualidade do arguido, nem um comentário seria feito por si, até que o caso fosse julgado.

  27. img
    Miguel Angelo Responder

    Justiça Santomense ……….. O problema da nação santomense.
    É o principal fonte de promoção de injustiça e desigualdade socioeconómica do nosso país. A nossa justiça é a fortaleza dos crimes de colarinho branco. Exemplo: Doca, STP Trading, GGA, Rosema etc….
    A nossa justiça também é um bem de família. Exemplo : O Procurador da Republica, Roberto Raposo , que por sinal é uma “raposa “ manhosa, colocou a sua irmão na procuradoria , uma vez que esta estava sem emprego , após terminado a sua missão de secretária no Palácio do Povo durante o mandato do Fradique de Menezes .
    Estar ao serviço do Estado pressupõe rectidão, integridade, responsabilidade, cumprimento escrupuloso das leis da republica , igualdade de oportunidade a todos os santomenses que aspiram um lugar na função publica , e a promoção da competência . Infelizmente Roberto Raposa e muitos santomenses com responsabilidade de Estado relegam para último plano valores intrínsecos aos cargos que ocupam. Só promovem a corrupção e transforma a função pública numa empresa de família; o restantes santomenses que se ……..
    Perante a crescente descrença na justiça , urge perguntar : Aonde esta o epicentro do problema da nossa justiça ?
    - Será na falta de mais e melhores condições (melhores salários e mais regalias ) ?
    - Será falta de reforma das leis ?
    - Ou estará nos homens e mulheres da nossa justiça .
    Uma coisa é certa, por mais e melhores condições que se dê , por mais bela e completa que as leis possam ser , a sua aplicabilidade dependerá única e exclusivamente do homem. Não existem leis boas e más , mas existem bons e maus homens . Os nosso diga-se de passagem são muito maus, e fazem questão de nós mostrar cilindrando de forma abusiva as leis da republica .
    Eles só fazem isso porque se sentem à cima da lei……..
    O que devemos fazer ?????????
    Aguardo resposta .

    • img
      Maria Verdade Responder

      Miguel Ângelo para a tua informação, a irmã
      do PGR, desempenhou a Função de Assistente Jurídica e politica Internacional do PR, função diferente de secretaria.Como qualquer outro cidadão santomense, ela candidatou-se para o ingresso na Magistratura do M.P., participou no concurso aberto a todos os santomense que preenchiam os requisitos exigidos na lei, o concurso respeito o principio da legalidade e todos os procedimentos administrativos,sendo que os mesmos foram cognoscível de todos os participantes ao conurso.Antes de estarem aqui a falar mal e por em causa o bom nome das pessoas procure informar-se primeiro e não seja você o diabo que quer fazer com que os outros sejam. Tenha no mínimo bom senso.

      • img
        mosssad Responder

        Cara Maria verdade … nao tape o sol com a peneira.

        A mesma irma do procurador …. foi ao pais para exercer o cargo oferecido pelo Fratique, quem sabe como gratidao, uma vez que todos sabemos qual a ligacao entre Raposo e o Fradique….. melhor ficar por aqui…

  28. img
    San Imé Responder

    Mais que país é esse meus Senhores sempre fazem denuncias graves contra o procurado e agora é Sr Presidente de Supremo tribunal não fazem nada sou de opinião que esses indivíduos deveriam ser julgados no tribunal internacional só assim aprendem demonstram ser Homens serio mais são bandos de ma-fiadores..

  29. img
    Santosku Responder

    É uma bomba. Quem é quem afinal neste Tribunal e não só. Uma cambarda de corruptos e mafiosos que apenas estão só para roubar e meter uns coitados na cadeia. Solução é fazer uma limpeza nos Tribunais e Ministériom Público. Por isso e mas é a razão que não aceitam inspecção. Têm de ser inspecionados.

  30. img
    Augerio.amado.vaz Responder

    O Senhor Procurador Geral da Republica ja tinha feito Chekin para embarcar a Luanda para Conferencia dos Procuradores da C.P.L.P, e desistiu da viajem para dar jeito ao seu amiguinho. Muita vergonha!

  31. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    Vá lá vai, até o tribunal abana!!!!
    Eu sinto isso de longe. A lepra da corrupção está aí, nos tribunais.
    Nem vale apenas comentar mais nada.
    Vampiros é o que há mais nas instituições deste nosso país.
    Pouca vergonha!!!

  32. img
    Salvador da Patria Responder

    Compatriotas,estamos perante quantas republicas?Todos os majestrades foram estudar a custa do pais,para servirem a naccao santomense que e de todos nos;e nao para esturquir o povo.Mais uma vez e nessecario e urgente faser uma auditoria no seio judicial.
    Abaixo a corropcao

  33. img
    Verdade seja dita Responder

    Agora que viraram os olhos para cima do PGR nada mais lhes tira o doce! Lendo a notícia e os comentários só me vem uma questão a cabeça… Porquê agora? Que eu saiba Roberto Raposo não entrou ontem no poder e o caso Rosema não é de agora. Se existe algum esquema porquê que o Sr. Augério Vaz não falou antes? ah… deixem-me esclarecer-vos: – Não falou porque se calhar ele deve ter sido a pessoa que mais beneficiou com o caso e para fazer de santinho, salvador da pátria vem a rua ser a primeiro a falar, acrescentar e soltar umas pitadas de pimenta para dar ao caso mais sabor e conseguir o que realmente quer! Proponho que o Sr. Augério Vaz e afins que gostam de ser os porta-vozes de escândalos se candidatassem já nas próximas eleições para PRESIDENTE DA REPÚBLICA, assim aproveitavam para denunciar mais actos corruptos e quem sabe…até poderiam ganhar o prémio nobel da paz!
    Enfim, pondo de lado a minha ironia, só tenho a acrescentar que palavras formuladas corrompidas de acusações para as quais não se têm provas podem até fazer uma linda capa de revista e ser o motivo das fofocas nos jornais mas PROVAS concretas é o que queremos, não basta vir para aqui deliberar esses bla bla blas e no final esquecer-se das suas promesas, como sempre acontece com esses casos em s.t.p.
    Só um cego é que não vê e um burro que não entende esses esquemas políticos! Deviam deixar de trapalhadas e TRABALHAR! Isso sim, já seria um progresso notável!

    • img
      Augerio Amado Vaz Responder

      Porque obdeceu a uma estrategia para desmascarar e denunciar os actos de corrupção. O Senhor Procurador Geral da Republica estando no aeroporto ja com chekin feito com destino á Luanda onde deveria participar no encontro dos Procuradores Geral da Republica da C.P.L.P, recebeu um telefonema e desistiu da viajem para vir prestar trabalho a terceiros, resta saber se devolveu o dinheiro de ajuda de custas ao cofres do Estado, dúvido, mas esta a tempo de o fazer.

  34. img
    lolve love Responder

    o que se passa em sãotomé é o seguinte estamos abituados a não dizer a verdade quando se trata de sr.fulano porque somos peixe pequeno chegou a hora de emcarar a democracia de verdade com a rtp africa no pais danos até serto ponto a coragem de dizer aquilo que nós sentimos e que vemos até pode ser a luta pela presidencia da procuradoria mais aonde á fogo á fumo será que duas pessoas como o dr. Augerio e o adelino izidro estão a mentir quanto ao respeito do sr.roberto raposo náo me parece de todo mentira a corrupção no nosso pais está cada vez mais acentuado vejamos bem não se ademite que o pais aonde o salario minimo não ultrapasse os 30 euros as pessoas ostentão tanta riqueza algo de ruim se passa mas ninguem faz abesolutamene nada falão da rosema porque é muito lucrativo por outro lado temos que limpar a nossa imagem perante o sr.Melo xavier que gastou o seu dinheiro pra investir no nosso pais e dar imprego ao nosso povo este procurador foi a são tomé com muita lição estudada ao prencipio iria acabar com a corrupção em stp mas pelo visto a corrupção irá acabar com ele existem outro assunto tambem que me preocupa tambem imenço é o da falsificação dos documentos de cidadãos portugueses que visitão o nosso pais e que tenhão permanecido mais de um ano aproveitam pra subtrair a certidão dizendo que o portugues em causa seria seu projenitor claro que não convem muita gente falar disso porque provalvemente um dos seus parente beneficiou da fraude claro que nada disso seria possivel sem o apoio de corruptos ligados ao nosso sistema judiciario temos que limpar a casa seja ele os antigos sejão eles os novos aproveito para pedir o nosso primeiro menistro para tomar muita atenção com os passaportes de serviço e os deplomaticos estão nas mãos de muitos bandidos que andão a sujar a identidade dos sãotomenses na diaspora é urgente acabar com a corrupção no nosso pais obrigado.

    • img
      lolve love Responder

      caros ovinte sei que toquei na ferida de muitos mas apenas dei a minhã opinião acerca do dizastre judiciario que temos sei tambem que não é relevante a pontuação mas espero ver esta cituação relsovida se não denunciarei os nomes de algumas pessoas que beneficio da falcificação de documentos em stp por outro lado farei chegar a policia portuguesa nomes dalgumas pessoas que já possuem documentos portugueses falcificados e tambem farei chegar ao email.Dr.patrice trovuada alguns nomes dos beneficiarios dos passaportes de cerviços de são tomé e que não são funcionarios do estado sãotomense estou farto de tanta corrupção em são tomé doi-a quem doer.

  35. img
    dPires Responder

    Era uma vez uma mãe com 4 filhos: Chum, Mano, Cunúno, Preto. Todos os dias pegavam papê juntos no rio Água-Grande, corriam gualálá juntos, andavam a jogar bola de plástico juntos no campo de barro e iam juntos para fundos garrafão, faziam coió com as vizinhas, mas ninguém queixava mamã.

    Um belo dia, Cunúno decidiu ir para mato caçar muncanha, ao invéz de pegar papê com os irmãos; e usando a sua fisga caçou duas muncanhas. Quando chegou no famoso ponto de encontro, onde eles habitualmente faziam seus deliciosos banquetes, viu seus três irmãos a assar fruta-pão, depois de já terem fritos os “manplétos”.

    Preto apercebendo da sua chegada, pergunta o seguinte: «xê Cunúno, onde côcê foi que gem procurô ôcê e gem nom viu?». Respondendo o Cunúno disse: «Xê! ê fui caçá bicho! Todo dia ungajo fica a cumer papê só». Prepararam e assaram o animal e acompanharam com a fruta que molhara no azeite cru que roubara da mamã! E os manpletos torrados comeram na sobremesa.

    No dia seguinte, todos decidiram ir a caça de muncanhas, mas só o Cunúno conseguiu caçar uma pequena e magrinha muncanha e disse que não irá dividir com ninguém. Começou a confusão porque ninguém queria comer fruta seca e já não tinham tempo para pegar papê. Discutiram todo o tempo enquanto a noite ia chegando. Quando chegaram a casa, a mãe que notou a desunião dos filhos e perguntou-os: «o que passa com vocês que estão com essas caras?» E ninguém respondeu.

    A mãe voltou a perguntar e ninguém respondeu. Como não queria perder mais tempo, foi a despensa pegar o azeite cru que comprara há muito tempo para usos emergentes (para preparar a janta), e quando lá chegou, avistou uma garrafa de dois litros toda vazia atirada no canto da despensa. Furiosa, dirige aos seus 4 filhos e pergunta: «quem mexeu o azeite que guardei na despensa?». Ouve-se um silêncio na casa, passados uns segundos, o preto lembrou que Cunúno não lhe deu muncanha e então decidiu acusá-lo de ter roubado o azeite para colocar nos rolamentos da gualála; o Chum disse que não e quem tinha roubado era o Mano, o Mano acusou o Preto e disso, todos começaram a revelar os segredos dos outros tentando livrar a sua pele do famoso chicote de “Tambarina”…

    Para ver o resto da história, basta apenas acompanhar o teatro jurídico que está a decorrer na justiça Santomense. Certamente verão Chum a dar Cunúno soco, Preto a dar Mano cascudo, …

    • img
      mosssad Responder

      Pinto da Costa deve sair do seu Ginasio.. e tomar actitudes mais severas ,, se nao o Preto vai matar Cununo … e oo Mano foje para Gabao….

  36. img
    Digno de Respeito Responder

    Bemtudo quanto lemos aqui ( com verdade ou não) parece grave. É preciso que a opinião pública possa conhecer a Autoridade existente em nosso STP.

    Provávelmente, nem com “paracetamol” fazem passar as “dores de cabeça”. Execesso de dores… até quando nosso STP?!!

  37. img
    Terra Terra Responder

    Meus caros irmãos, vamos deixar de falar e escrever muito, ja está na hora de nós sairmos a rua e por fim a todo isto, afinal qual é o papel do povo deste País? Cada um puxar a braza para sua sardinha. Falar sem o povo exercer o seu verdadeiro papel não serve.

Deixe um comentario

*