Patrice Trovoada terá falhado a cerimónia de tomada de posse do Presidente Russo Vladimir Putin

Informações recolhidas pelo Téla Nón há alguns dias, mais concretamente nas celebrações do dia da Autonomia da Ilha do Príncipe indicavam que o Primeiro-ministro Patrice Trovoada estaria presente hoje na cerimónia de investidura do Presidente russo Vladimir Putin.

A informação passada nos festejos da autonomia da ilha do Príncipe, dava conta que Patrice Trovoada marcaria presença na tomada de posse do Presidente russo, Vladimir Putin.

A fonte do Téla Nón não adiantou em que quadro Patrice Trovoada, teria sido convidado para a cerimónia de investidura do Presidente russo. Teria sido a convite do Presidente Putin? Ou terá sido algum grupo privado russo influente em Moscovo, que terá aberto os corredores do salão de São Jorge do Kremlin, para a entrada do Primeiro-ministro são-tomense?

Questões que a fonte não conseguiu responder. No entanto a constituição política são-tomense, atribui apenas ao Presidente da República a prerrogativa de representar o Estado são-tomense a nível internacional.

A fonte do Téla Nón, explicou, que terão fracassado os preparativos, com vista a chegada a São Tomé, da aeronave de longo curso, que deveria ser enviado por um país da África Austral, para levar o Chefe do Governo são-tomense, para Moscovo.

No entanto Vladimir Putin é investido esta segunda feira como Presidente da Rússia. Patrice Trovoada, Primeiro-ministro e Chefe do Governo são-tomense, não  faz parte dos 2000 convidados presentes na  cerimónia, contrariando assim as informações e demarches dos últimos dias.

Note-se que através do seu embaixador acreditado junto ao Estado são-tomense, a Rússia anunciou a abertura de uma nova fase na cooperação bilateral.

GUNVOR, empresa que domina o negócio de petróleo da Rússia, e apontada pela imprensa financeira internacional, como tendo mãos directas do Presidente Putin, sobre parte do seu capital social, já assinou memorandum de entendimento com o Governo de Patrice Trovoada,  com vista a construção de um porto petrolífero no norte de São Tomé.

A alegada fracassada viagem de Patrice Trovoada, no último fim-de-semana, para tomar parte na cerimónia de Putin novamente como Presidente da Rússia, seria o culminar de duas semanas de visitas do Chefe do Governo ao estrangeiro.

Na semana pascal, o Primeiro-ministro esteve na Guiné Equatorial em visita privada, dias depois viajou para Portugal e França também em regime privado, e na última sexta – feira esteve no Gabão em visita privada, tendo regressado à São Tomé, na tarde de sábado 5 de Maio.

Abel Veiga

  1. img
    leucadio Responder

    caro Abel,
    Duvido que esta mensagem venha a ser divulgada, contudo escrevo-a, em geito de teste ´`a transparencia e imparcialidade.
    Ora bem, o Telanon deveria deixar de fazer Fofocas e apenas cingir-se ao jornalismo informativo e investigação divulgando factos. Deixem de disse cu disse!!!! Na notícia dizem que apenas o PR pode respresentar o Estado internacionalmente????? Credo!! Quantas vezes o Chefe do Governo, mesmo o Ministro das Relações Exteriores e até Embaixadores plenipotenciários representaram o Estado sãotomense internacionalmente???

    • img
      Abúbè @Gíquitxi Responder

      Houve investigação e houve divulgação de factos baseados em investigação feita com meiops possíveis. Não é fofoca. E dizer que o país vem sendo representado por diversas pessoas, não significa que muitas representações não são inconstitucionais. Ainda bem que o jornalista se lembrou de apelar pela constituição. Se ele está certo, um PM não devia falhar só porque as falhas são normais.

    • img
      h silva Responder

      hei senhor atencao com o que refere a noticia.ate que tens razao quando falas que PM pode representar o pais ao nivel internacional.Mas dai esqueces da hierarquia.protocolarmente este convite teria de ser enderecado ao PR,tendo em conta que era tomada de posse do PR da Russia.cabia ao Pinto delegar o Patrice Trovoada ir em nome do chefe do estado de stp.Esse homem tem que saber que respeito e bom e todos gostamos.Aranjar formas de ir pra essas cenas passando por cima do PR e no minimo ridiculo.A nao ser que tela-non anda pouco informado e que o homem teve aval do PR pra ir representar STP.Fora disso o primeiro representante do estado sao-tomense e unica e exclusivamente o senhor PR…Penso eu de que…

  2. img
    mosssad Responder

    Esta e mais uma das que o patrice trovoada faz..Infelizmente nao deu certo. Mas e inaceitavel que o Primeiro Ministro queira passar por presidente de Sao Tome para representar o pais no estrangeiro.
    Pior e ainda e entrar como (PATO) numa investidura de um presidente que todos sabemos que e corrupto, e ganhou as eleicoes de forma duvidosa.

    Mais uma vez o Patrice Trovoada apronta ao povo santomense. Sera que ninguem tem corragem de colocar um travao neste homem que so esta a destruir cada vez mais a sociedade santomense???

  3. img
    Taa-Sossegado Responder

    Esse jornal, Sr Abel, está a ficar cada vez mais sem qualidade. Por favor faça jornalismo e não fomenta fofocas desnecessárias.
    Será que o dinheiro também fechou pra ti?
    Até parece…

    • img
      TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

      É mentira Abel.Não vá nesta.É o melhor meio que temos em s.tome e príncipe para ser informado.Não te esqueça,como disse MAO TSE TUNG à china : Não devemos ter medo “Se o inimigo nos ataca,é porque estamos em caminho certo”.Força Abel.
      flasoooo@hotmail.com

    • img
      TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

      Por mais estranho que pareça,o Sr Primeiro Ministro perdeu por completo a moral,sentido de estado;como pode um PM como este,exigir esforços por parte da população,que já vem apertando cintos até o momento em que já nem há buracos no cinto para mais aperto? Votei no ADI.Mas para dizer honestamente estou decepcionado.E jamais cairei neste erro. O sr PM até já nem presta qualquer respeito ao Sr Presidente da República!Sai e entra país em viajens privada quando bem lhe apetece;ninguém sabe “o quê” “com quem” “como” os assuntos do país tem sido tratado? Há muita falta de transparência!!! Daí só se pode esperar,de que algo não de bom STP poderá esperar com a governação de Patrice Trovoada.

      • img
        samangwana Responder

        Enquanto o Presidente da República não despertar da Hibernação profunda em que se encontra,coisas desse tipo, não vai parar. O PR não fala, não aparece, ninguém sabe o que ele esta a pensar no seu “balão-de-fala” fazio. É como diz o ditado” Enquanto os gatos saem, os ratos dançam”. O PM ja colocou o PR na balança e ja sabe o quanto pesa. Com isso “tomou ele mão cheio” Viva mudança …para retaguarda

  4. img
    Joao Batepa Responder

    Mais um ataque pessoal ao Trovoada!

    • img
      mosssad Responder

      Isso e para mostrar o que o Trovoada anda a fazer com o pais.
      Acho que ele merece mais ataques…

  5. img
    José João Responder

    Eu Sinceramente não percebo objectivo deste jornal, tem caracter informativo ou está ao serviço de alguém ou do grupo? Como cidadão Abel tens também a sua opinião, como todos têm, então escreva um seu artigo e publique e mostre claramente a sua cor. Mas nestas questões lhe peço que seja imparcial possível para que o seu jornal continuasse a ser consultado pelos são-tomenses e todos aqueles que gosta e informações Credíveis. É um dos jornais muito consultado que tem informado o mundo principalmente das questões nacionais (São Tomé e Príncipe)

    • img
      mosssad Responder

      Acho que o jornal nao esta a ser partidario… mas sim informar aos santomenses de todas as falcatruas que andam no pais.
      O jornal esta a fazer o seu papel, nao importa que seja o patrice ou pinto da costa, se nao foram feites nos seus tramites legais e correctos, temos o direito de saber.

      Forca Abel Veiga isso mostra que nao estas a receber esmola de minguem….

      • img
        Gamboa Costa Larga Responder

        Sr mossad,
        O Tela Non, esta a ser partidario sim, os Sao Tomenses nao estao a ser informado como devia ser.

        O Presidente de Taiwan fez uma visita de 12 dias a Africa, visitou Burquina Faso, Gambia,e a Suazilandia, mas nao passou pelo Sao Tome and Principe, porque O Presidente Pinto da Costa disse que nao estaria desponivel para encontrar com o Presidente Taiwanes, porque ja tinha marcado o encontro com outro presidente no exterior e nao seria possivel encontrar com o Presidente Taiwanes.
        Portanto, o TelaNon nao informou os Saotomenses sobre essa noticia, essa informacao foi transmitida atravez de um jornal internacional.

        • img
          mosssad Responder

          Mas sera que isso foi algo que o jornal teve conhecimento?
          Para o seu conhecimento nem todas as noticias que aparecem no jornal (forum ) e feita por Abel Veiga…
          por isso nao cabe a ele noticiar tudo. Aqui ja estas a atacar pessoalmento o Abel, e nao o sistema partidario que vigora na comunicacao social.

          Informe-se antes de atacar, deves ser mais um daqueles que recebe esmolas para defender os corruptos santomenses…

        • img
          cybordays Responder

          Quando o Abel quis fazer avaliação dos 3 meses da presidência sem qualquer sinal de dinamismo, dissemos que era perseguição e partidarismo e agora… repita lá!?

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Claro que é noticia.
      Ninguém pediu ou implorou que o Sr. Patrice fosse PM de STP. Foi ele quem escolheu ser PM de STP. E mais, disse que ia ser um governo de transparência. Portanto deve ser observado e criticado.
      Devia ser demitido, porque nunca viveu mais de três meses seguidos no solo stp.

      Se sabe que não pode porque tem negocios obscur

  6. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Para além de tudo o Sr. Primeiro Ministro pode sim representar STP. O ADI ganhou as eleições e como tal o Sr Primeiro Ministro representa o povo sim.
    A democracia é assim, mesmo se não estamos de acordo é , mesmo assim.

    • img
      Pantufo Livre Responder

      Isto é que é um jornalismo de investigação. Um país como o nosso, em que as pessoas não participam na discussão da coisa pública, limitam-se ao “banho” nos períodos eleitorais, esta forma de fazer um jornalismo de investigação, protegendo as fontes, e informando o povo de todas as diatribes do senhor Patrice Trovoada e do seu grupo de “bandidos” tem de ser feito.
      O senhor Patrice Trovoada não pode passar o dia a exigir dos outros mais transparência, responsabilidade e trabalho e, no entanto, passar a vida a fazer as coisas escondidas, em negociatas, escondido do povo, a passear de um lado para outro de avião, enquanto o povo anda a morrer com fome. Isto não pode ser.
      Eu não votei no ADI para estar a ver estas porcarias e poucas vergonhas.
      O povo está farto destas coisas todas.
      Parabéns ao senhor Abel Veiga pelo trabalho de informação ao povo sobre as coisas deste e doutros governos.
      Se a TVS não faz isto nem a rádio nacional eu tenho que reconhecer o papel importante que o Tela Nom está a fazer. Parabéns pelo vosso trabalho. Não se pode passar a vida a exigir dos outros mais transparência e responsabilidade e, no entanto passar a vida a dar ao país e ao mundo uma imagem tão negativa do nosso pequeno país.
      Bem haja a todos

      • img
        Higino Lisboa Trovoada Responder

        Eu tenho vergonha de ser família directa deste primeiro ministro. É muita brincadeira. Um P.M. que só passa o tempo em viagem de negócios obscuros, passando todo tempo a mentir para o povo que arranjou este e aquele financiamento. Mas é tudo mentira. O país está falido.
        Abel veiga está a fazer um bom trabalho. Força!
        A televisdão sãotomense passou a ser televisão de todos A.D.I.
        O senhor Patrice Trovoada conseguiu através do seu pau mandado o mercenário Ocar Medeiros controlar toda a informação do país para o estrangeiro. Confimem através da RDP-África e Voz de Ámérica.
        A Rádio Nacional já nao existe. Não informa nada, não tem qualidade de produção nem de emissão. O senhor maximino Carlos um camahão sem vergonha em vez de cuidar da RNSTP, passa todo tempo na TVS A MOSTRAR A SUA CARA. pOVO CHEGOU O MOMENTO DE DIZER BASTA!

        • img
          Benvindo Amaral Rodrigues Responder

          Se um familiar directo do sr. P.M. está assim tão desiludido o que espera o povo sãotomense.
          Este P.M. não serve.
          Estou aborrecido e muito mesmo com o governo português através da RDP-África que cintinua a aceitar um correspondente como o senhor Oscar Medeiros. Nesta RDP-África está um triunfirato que recebe esmola do senhor Patrice Trovoada para não passar as podridões do P.M. e seu péssimo governo.
          Se tivermos as memórias frescas, recordemos os bombardeamentos do Sr. Oscar Medeiros na RDP-África no governo de Rafael Branco. Agora já não faz porque o patrão está no poder.
          Quanto a RNSTP, já não dá para ouvir, salvo agenda pública. Os locutores são péssimos.Nem lêr sabem! O sehor Maximino Carlos Tomba só anda a engraxar para manter no lugar. Nda faz pela R.N.S.T.P. Não há transporte para emissões noturnas. Aluga um taxi para o efeito e paga diariamente 800.000,00, enquanto usa uma carrinha hilux branca da Rádio Nacional, e coloca-a ao serviço da TVS.

    • img
      mosssad Responder

      O Primeiro ministro nao representa o povo, mas sim e o chefe do governo. o Presidente e que representa o povo ou seja o País.

  7. img
    Homem Sério Responder

    Sempre aprecei com agrado as notícias divulgadas pelo Jornal Digital Tela Non.
    Mas esta notícia em apreço, trata-se de uma desinformação pura!
    Viva Jornalistas Credíveis!
    Viva a Democracia e que o Deus abençõe o nosso País!

  8. img
    Nós Responder

    Ainda bem que ele não foi. Ele seria um homem “invisível” naquela cerimónia, como tem acontecido noutros lados. Tenha Juizo!

  9. img
    Gente Responder

    Parabéns Senhor Abel….
    Belo jornalismo e é isso que o nosso país precisa, gente trabalhando como o faz, imagino só o trabalho que tem, de buscar estas informações.. Estamos sim, todos de parabéns. Os que ainda o criticam, precisam aprender muitas lições sobre a democracia e liberdade de imprensa.
    Afinal de contas, em que país pode um Primeiro Ministro se ausentar assim frequentemente por motivo privado???? Só mesmo em São Tomé e príncipe, ou uns outros tantos dentro da nossa África. E ninguém pode dizer nada, que é fofoca????
    Gostaria que tivéssemos outros tantos jornais assim para passa o Nosso País a Limpo.
    Força Senhor Abel..Força e tenha muita coragem…

  10. img
    C & C Responder

    Isso é que é jornalismo de investigação… diferente dauqilo que a TVS pratica,ou seja, jornalismo ao serviço do senhor. Obrigado pela Coragem Abel Veiga.

  11. img
    Mimi Responder

    Que o PM viaje quanto basta já que foi eleito para fazer contactos (tem muitos conhecidos influentes lá fora) e gosta de viajar. Quando estiver cá em “casa” faz as suas apariçoes na TV, vai dizendo coisas das suas viagens e passando o tempo, que já quase lá vao dois anos. Enquanto estiver fora tem cá sempre quem segure as coisas (na TV e na radio) para satisfazer o clientelismo e manter a boa governaçao. Afinal que mal há nas viagens do PM se os contactos do estado nao funcionam com as novas tecnologias?

  12. img
    Zozé Lové Responder

    Caros leitores, gostaria de lançar um desafio.

    Qual foi o dirigente que no passado mês de Abril, com toda essa falta de dinheiro que há em São Tomé, comprou uma Casa na “Quinta da Marinha- Portugal” por aproximadamente 5 milhões de Euros.

    Foi mesmo numa dessas visitas privadas.

    Zemé Sóooooo, Djelo na sem faaaaa…

    • img
      P.P.P Responder

      Credo!!! Uma pessoa ouve cada coisa. Assim que S.T.P ficou??? 5 milhóes de Euros???? Estamos tramados. Isto está pior do que a Guiné Bissau. Kidalêo……

      • img
        mosssad Responder

        abre o jogo… duma vez por todas

      • img
        Progressos na luta? Responder

        Comentário de palaiê

  13. img
    Nós Responder

    …enquanto os “carneiros” contentam com um pão com chourriço e uma cerveja.

  14. img
    Ôssôbô Responder

    Vamos ver para crer.
    Fui!!

  15. img
    madalena Responder

    Não sentido nenhum o titulo da noticia. Se ele fosse seria acusado de gastado de dinheiro.
    Assim não vamos a parte alguma.

  16. img
    VIOGO Responder

    Com esse PR ele é assim; se fosse Evaristo que é ele mesmo… seria uma catastrofe.Porque mesmo calado o actual PR é outro; não alinha com ele. Com Evaristo e este PM havia tumulto em STP, por excesso de abuso do PM que se transformaria em PR de facto.
    Este páís não tem futuro; que inventem outras pessoas para tomar conta dele. Isso está uma bagunça total. Só bobagem da justiça!………..

  17. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Ex. Senhor Primeiro- Ministro e chefe do governo, gostaria muito sinceramente enquanto cidadão nacional, conhecer a sua equipa de apoio na área de comercio externo para eu poder compreender melhor alguns fenomenos que me escapam, sobretudo a Sociedade montada no Porto, estive em conversas com Dr. Paulo Patricio, nosso Consul honorário no Porto e não tivemos tempo de abordar esse assunto.
    Mui repeitosamente;
    Augerio dos Santos amado Vaz

    • img
      mosssad Responder

      Para se ser Consul Honorario de Sao tome e Principe… os mesmo pagam ao Governo varios mil euros para serem detentores de passaporte Diplomatico…para onde entra o mesmo dinheiro?

      Homero Salvatera..Guilherme Posser e outros Ex-Primeiros ministros podem responder esta questao?

Deixe um comentario

*