Governo é interpelado esta sexta feira pela Assembleia Nacional

Por iniciativa da bancada parlamentar do PCD, o Parlamento debate esta sexta – feira a degradação da situação da saúde a nível nacional. A rotura sem precedentes do stock de medicamentos a par do aumento dos casos de paludismo, são questões que segundo o PCD justificam o debate de urgência com o Governo.

O Grupo parlamentar do PCD que visita esta manhã o hospital Ayres de Menezes, pretende avaliar in loco a situação de crise no centro de saúde de referência para alimentar o debate desta sexta-feira com o Governo.

A crise sem precedentes de medicamentos e outros consumíveis no Hospital Central Ayres de Menezes, assim como nas farmácias está na origem do debate parlamentar de urgência desta sexta – feira. A denúncia da crise em medicamentos e outros consumíveis, foi feita pelos médicos e é comprovada pelos utentes, tanto no hospital nacional de referência, como nos outros centros de saúde e nas farmácias.

Um assunto de indiscutível interesse nacional, que segundo o PCD justifica a auscultação do Governo. «Não é admissível que numa situação de desnorteio total vem a Ministra da Saúde, numa tentativaa de manipular a opinião pública, fazer crer que existem todas as condições, sanitárias no país, contrariamente ao que afirmam os técnicos da saúde e os utentes», diz a Comissão Política do PCD, num comunicado lido pelo portaa voz Gil Costa.

A par da rotura sem precedentes do stock de medicamentos e outros consumíveis hospitalares, o cenário nacional fica mais grave, quando o Paludismo que nos últimos 6 anos era dado como doença controlada, ressurgiu com bastante força. «O PCD exorta o Governo para tomada de medidas tendentes a por cobro a este estado de coisas, uma vez que está em causa a vida e o bem-estar das populações», acrescenta o PCD.

Por outro lado, a terceira força política são-tomense, propôs ao Parlamento a realização de um debate sobre o Estado da Justiça. Face as sucessivas crises que se registam no sistema judicial, marcadas por denúncias contra titulares dos órgãos do próprio poder judicial, assim como os magistrados, o PCD, manifesta-se preocupado e sugere debate sobre o assunto na casa da democracia, o Parlamento.

Abel Veiga

  1. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Muito bem,força PCD

  2. img
    C & C Responder

    Esse governo arrogante do senhor Patrice só esta a onfirmar o seu próprio aplelido só esta a trazer prejuízos ao povo através de sucessivas «trovoadas»

  3. img
    Cauteloso Responder

    Quem vai enterpelar quem…………..
    Onde mora a oposição em S.Tomé e Príncipe…………
    Será que este país tem oposição………..

  4. img
    Ôssôbô Responder

    Espero bem que os deputados façam bom trabalho e puxa orelha ao Patrice trovoada e que lhe peça explicações sobre os prblemas do pais inclusive a questão das dívidas com a bolsa de estudo dos estudantes em Brasil.

  5. img
    Lévé-Léngue Responder

    Se a iniciativa é do PCD porquê a foto de MLSTP nesta notícia???

    • img
      João Carlos Responder

      Meu caro Lévé-Léngue.

      Não entedeste que a foto do MLSTP, é igual a quem interpela, todos farinha do mesmo tacho, uma frente e outro a retaguarda e vice versa.

      Força STP, haver vamos, aonde vamos parar..

      • img
        Lévé-Léngue Responder

        Não concordo, meu caro!
        A opinião pública deve ser informada da verdade e não de meras conclusões jornalísticas…
        Parem de queimar mais a imagem do MLSTP e do seu Presidente. O povo já lhes deu o castigo que merecia, nas urnas, assim como poderá fazê-lo com o partido no poder hoje.

    • img
      TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

      Meu amigo! O MLSTP também é partido de oposição.
      Força PCD e MLSTP. A ministra da saúde e o sr cubilas são todos mentirosos. Toda montagem foi orquestrada junto com a tvs. As caixas de medicamentos -estavam vazias.Botijas de oxigénio também estavam vazias.
      Perguntem também ao Patrice qual foi o critério,para encostar o Dr Zé Luís ex Director geral que trabalhava bem ( esse que diz “se toda gente pulverizar,ele não aguenta,ele morre.Se um pulverizar,outro não pulverizar,”ADÊUA-CONGO”. E adeua congo ja está começando…Paludismo bué!!!
      Ataquem Patrice…ADI foi dizer na TVS :”QUE ESTAO A TRABALHAR BEM.NÃO TÊM OPOSIÇÃO”OPOSIÇÃO NÃO FAZ SEU PAPEL NA ASSEMBLEIA.E QUE QUER DIZER Q ESTÁ TUDO BEM. É momento…

  6. img
    jamaicano Responder

    Muito bem, o geverno anda na gaiola e não faz nada sempre com arrogancia e falta de respeito. Força PCD.

    • img
      João Carlos Responder

      Jamaicano…

      PCD o que já fez para STP???

      Escreve aqui para ver-mos…

      Fui..

      • img
        Mimi Responder

        O facto de ter feito ou nao, nao impede um partido com assento parlamentar de usar a prerrogativa que lhe é dada de iterpelar o governo. Quando o ADI estiver na oposicao – pq vai estar, quer queira quer nao pois em democracia é mesmo assim (ao menos que mude a constituicao como é hábito em Africa) – entao que tambem faça as iterpelacoes que quizer e e cahr poder fazer pelo que fez e nao fez.

  7. img
    Helves Santola Responder

    O nosso problema é andar só a “tapar buracos do navio”. Gente, vamos começar a pensar também no amanhã e no depois de amanhã… hoje só ñ dá, nós temos provas disso!! Quê cuá!!!

  8. img
    Mina Tela Responder

    Meus caros
    Onde as coisas funciona o que a Ministra de Saúde deveria ja fazer é pedir a sua ……..(completa) O nosso PM tem k dar a mao palmatória que a sua equipa eszta fraca… Por amor de Deus esse assunto é inadimissivel essa senhora tem que estar no lugar a que merece nao neste tao cauleloso lugar…. Tudo isso é consequencia de Tacho… quando se falam de TACHO muitas as vezes sao encontrado esse tipo de coisas..

    Falando n Justica minha gente para mim n existe e nao existira… Onde é k esta os peritos k estao a vir pra stp. o PGR tb é outro que deveria por seu cargo a desposica toda hora esta metido na increnca.
    Olha fuiii

  9. img
    João Bosco Menezes de Pinho Responder

    Se Angela e Cubila pedreiro não se devefenderem bem, o que acho pouco ´provável pela incapacidade dos mesmos .!!!
    “ELE NÂO AGUENTA! ELE MORRE!
    SE ELE MORRER ADEUÁ CONGÔ”
    AHAHAHAHAHAH

  10. img
    abaju Responder

    o pcd nao pode enterpela o governo nada pork nao fez nada tambem so andaram depilar coisas poblicas bens de povo fica kieto pcd e mlstp estamos haver vossas manobras deixa o governo trabalha

  11. img
    N.C Responder

    Com que legitimidade a Assembleia interrogara o Governo?A Assembleia Nacional esta com um problema por resolver.O Presidente do Parlamento tentou remendar o “furro” mas a questao permanece.Acho que de facto o oposicao tem e deve sem duvidas interpelar o governo nao so sobre essas questoes mas sobretudo ao 1 Ministro sobre os seus desfiles ao exterior,e exigir que ele apresente as provas materias do que anda ai a dizer cada vez que regressa de uma escursao turistica ao Estrangeiro.
    Sei que as eleicoes antecipadas nem sempre e a solucao,mas diante dos desmandos que andam nesse pais,ja e tempo para por ponto final a tudo isso

  12. img
    pinto Responder

    para mim em STP nao ha partidos de oposicao;todos inclusive o partido que está actualmente no poder estao no mesmo pé de igualdade em relacao ao martirizado povo de STP.Todos formam oposicao mas directamente ao povo.Se nenhum defende ,nenhum luta para que o povo se prospere , portanto sao todos opositores ao povo.

  13. img
    MÉ SOLO Responder

    As pessoas continuam a ser o elemento mais importante em qualquer tipo de organização mais do que isto ainda é ter pessoa certa no lugar certo.

    A SENHORA MINISTRA NÃO ESTA NO LUGAR CERTO, por estas razão as coisas no Ministério que dirige estão como estão.

    È grave e muito grave a srª ministra dizer que há medicamentos, ela faltou a verdade e para aquele que falta verdade há penalizações ainda mais quando se de alguém com responsabilidades neste país.

    Gerir um ministério como o da SAÙDE não é p quem QUER é para QUEM SABE E PODE.

    Agora pergunto, será que a actual gestão do Hospital esta fazer melhor q a antiga?

    ELES NÃO AGUENTAM ELES MORREM

    • img
      XYZ Responder

      A Sra. ministra tem potencial para dirigir muito bem o sector que tutela mas o que lhe falta e uma boa acessoria. Ela ate que e bastante dinamica mas esta mal acompanhada. Ha muitas medidas que estao sendo implementadas ao nivel do hospital que nao agrada a muitos por isso tem gerado atritos. Ali, naquele sector existem muitos quadros que se sentem complexados com a presenca da Sra ministra. A chamada MUDANCA esta custando de entrar.

      • img
        mosssad Responder

        Tu deves ser daqueles que sao pagos para fazer comentarios a favor dos incopetentes e incapacitados dos governantes, nao adianta vir aqui com esse tipo de conversa de que todos sabemos aye que ponto essa ministra e incopetente e a sua admistracao tambem nao passam de outros falhados, irresponsaveis

  14. img
    dPires Responder

    Senhor “Abaju”, agradecia que o Sr. acendesse a sua lâmpada, se a tem, se faz favor e nos poupassem com esse fracos comentários. Digo ao Senhor e a todos outros que dizem que o PCD não deve interpelar o governo, porque nunca fizeram nada de melhor. Trata de analisar também a sua ortografia e fazer as pazes com o Bom Português! Sinceramente, não sou eu, melhor do que o Sr., mas depois de escrever, leia sempre o que escreveu, pelo menos uma vez. E se ver qualquer anomalia nos meus comentários, agradecia que me corrigisse também. É sempre bom corrigir os nossos erros. Posto isto, de certo que, nenhuma dessas forças partidárias se afigura melhor do que a outra.

    Vejamos:

    Eu sou um jovem de 20 e poucos anos, o que não me impede a saber a história do país de forma mais aprofundada. Durante esse tempo todo da minha vida, já assentaram muitos, na cadeira onde senhor PM descansa a sua bunda, e o sucesso nunca foi logrado. Já passaram por lá, representantes do MLSTP, do PCD, do ADI, do MDFM, passaram por lá muitos que tanto, prometeram, como o actual PM e que nada fizeram. Mas isso não falece o direito de PCD, enquanto oponentes, em apresentar a sua oposição e principalmente debater sobre os assuntos que é de extrema importância e preocupação no nosso país, actualmente – O Paludismo e O Teatro Jurídico.

    Se o Paludismo estivesse a dizimar a sua família, certamente, o senhor atiraria 4 ou mais pedras ao governo e talvez neste momento estaria a dizer: «ADI não está a fazer nada, melhor se fosse, MLSTP, ou PCD, ou MDFM …» não é?

    É certo que o senhor PM só poderá ser condecorado com o nome malfeitor se, findo mandato, o seu trabalho não corresponder, pelo menos o mínimo dos mimos a que o povo tem direito. Não podemos julga-lo agora porque a vida de um político no mundo todo não é fácil, pois anda sempre sob pressão. E, nesses momentos, surgem sempre opiniões de ajuda e isso é o que PCD está a fazer. Não sei qual as suas pretensões mas, pretendem debater assuntos urgentemente importantes, e sair de lá com qualquer solução palpável.
    SIM, VAMOS DEIXAR O GOVERNO TRABALHAR, MAS PODEMOS PRESTAR O NOSSO AUXÍLIO!

  15. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    O erro crasso cometido por esse patrice trovoada é colocar o “CUBILÁ” como administrador de um hospital.
    Em primeiro lugar foi uma escolha por conviniência de Patrice Trovoada. Esse senhor mais o tal Xalino, eis jogador de riboque comeram tanto dinheiro na campanha presidencial do actual Presidente de assembleia.
    O cubila deixou muita roupa suja cá em Portugal.

    Portanto, essa escolhas por conveniência e clientelismo político resulta sempre nestas vergonhosas situações.
    Um administrador tem que ter uma noção de estatística, ele tem que criar um modelo de previsão com margem de erro mínimo e estar atento a cada momento para corrigir qualquer desvio( falo como técnico e não como advogado).
    Infelizmente, no nosso país para dirigir basta ter um diploma ( mesmo comprado no estrangeiro).

    “Cubila” administrador de um hospital?
    Onde é que o PATRICE tem a cabeça? País das bananas.
    Nas próximas eleições este governo deve ser escorraçado.
    Um país que não se estabelece critérios para que haja concursos públicos de admissão de quadros na função pública e faz-se tudo pela cor política está condenado a fracasso.
    Para dirigir um hospital não é necessário que se seja um médico mas que tem que ser alguém competente, TEM!

    • img
      Maiker Responder

      Senhor ” Engenheiro de Lisboa”, o que passa é que o Patrice Trovoada (Primeiro ministro) é incompetente, a sua incompetência está no rosto só não vê que não quer, por isso prefere ter ao seu lado incompetentes como é o caso do “cubila”,toda gente sabe que o Cubila é incompetente, não tem competência para dirigir um hospital nem outra coisa qualquer, a ministra se saúde outra incompetente iletrada.
      Neste governo a incompetência é tanta e como já disse antes, irá entrar na história como o governo mais incompetente que a história da Democracia conheceu.
      O que o Patrice sabe é criar tachos e colocar as suas comadres, este primeiro-ministro é o primeiro-ministro de problema não de solução. No decorrer de mais um ano o que ele fez foi “Zero” , eu até fico na duvida se ele é um primeiro ministro ou se é um turista ,este senhor parece mais um turista que um primeiro ministro. Viaja tanto mais ninguém vem o resultado dessas enumeras viagens.
      Este governo piorou a situação do país, é um governo que não investe em educação, em Portugal vários estudantes de ensino superior desistiu (abandonou a universidade), porque o governo não abriu candidatura a bolsa de estudo aos estudantes, os estudantes estão em situação precárias, vários estudantes que estuda no Norte de Portugal tiveram que deixar os estudos muitos deslocaram-se a Lisboa, procurando familiares e amigos para os socorrer.

  16. img
    SEM STRESS Responder

    Caros compatriotas, a DEMOCRACIA se faz com a participação de todos, é o que PCD está fazendo, que é uma das prorrogativas que são atribuídas aos Deputados no seu estatuto “Fiscalizar e Formular quesões ao Governo”,e informar ao povo. Não vejo nada de mal se é um partido de oposição ou não, o facto é, que todos nós devemos contribuir para o fortalecimento nossa democracia, e não persiguindo os outros que querem fazer alguma coisa pelo nosso lindo S. tomé e Príncipe.
    bem haja

  17. img
    SEM STRESS Responder

    Caros compatriotas, a DEMOCRACIA se faz com a participação de todos, é o que PCD está fazendo, que é uma das prorrogativas que são atribuídas aos Deputados no seu estatuto “Fiscalizar e Formular questões ao Governo”,e informar ao povo. Não vejo nada de mal se é um partido de oposição ou não, o facto é, que todos nós devemos contribuir para o fortalecimento nossa democracia, e não persiguindo os outros que querem fazer alguma coisa pelo nosso lindo S. tomé e Príncipe.
    bem haja

  18. img
    Põe boca não tira Responder

    Meu caro enginheiro com esse governo as coisas tem sido assim ifelizmente…….
    Por isso o povo deve castigar essas pouca vergonha nas próximas eleições….
    È inadimissivel a situação do país, n se vê sinais de desenvolvimento só fala barato, povo ja esta cansado de tudo isso hospital viou autentica sanzala, é segurança a espancar utentes, são médicos e enfermeiros que atendem mal os doentes, é medicamento que não há enfim que desgraça ainda falta acontecer?????????????
    Acho que povo deve se reunir e sair a rua como fazem noutras paragens……… concordam comigo???????????

  19. img
    MÉ SOLO Responder

    Acompanhei a cerimónia parlamentar de hoje e em alguns momentos fiquei triste e envergonhado ao mesmo tempo.

    Incialmente acreditei neste governo por ter na sua tutela alguém muito dinâmico capaz de impulssionar o país embora não concordar deste o início com a indicação da ministra de saúde por ver nela falta de capacidade e inesperiência para gerir um dos sectores mais difícil do país.

    Hoje, para quem acompanhou o parlamento não tem dúvidas disto, foi um ataque de duas bancadas que em algum momento a srª ministra ficou ainda mais fragilizada bem como o governo que faz parte. Foi muito evidente a fraqueza da srª ministra que em muitos momentos aoresponder as questões permitiu q a oposição ataca-se mais porque divagou muito.A srª ministra saiu mal porque não fez devidamente o trabalho de casa.

    Pude tirar as minhas ilações, a oposição não quer que a srª ministra continue a exercer esta função.

    Na gestão é assim, se existe alguém que põe em causa o trabalho do grupo, este alguém deve ser afastado, senão este grupo não AGUENTA,ELE MORRE

  20. img
    Elias Amado Responder

    Não existe pais cem porcento com dirrigentes a cinquenta porcento; mas é o pais que temos

  21. img
    Cuba-STP Responder

    Ja agora.Quem vai perguntar ao governo o porque do nao pagamento das bolsas aos estudantes santomenses no exterior? Uma divida que ja leva mais de sete meses de atrasos.

  22. img
    Coladura Responder

    Afinal que partido é que quer interpelar o Governo?

    PCD ou MLSTP ?

    Se PCD pretende interpelar o Governo como consta nesse texto, como é que se explica a foto do MLSTP em destaque nessa mesma página?

    Peço desculpa mas não faz sentido nenhum. Porque essa imagem disvirtua o partido autor dessa interpelação.

    Fui

  23. img
    Ilha dos Papagaios Responder

    O PM, fala muito, Vive a vida dele so viagando, ñ faz nada, e nem quer saber, da maioria parte dos jovens q ñ tem emprego, os idosos que estão todos jogados a sua sorte, em diferentes distritos do pais, estudantes sem bolsa de estudos, Pais todos os dias com falta de abastecimento, medicamentos, produtos alimentares,… a situação dos jovens ñ muda, o Sr. Abnildo, Secretario do Estado para juventude è outro, que so anda a dormir, este ficou mudo des do momento que assembleia dismantelo o castelo financeiro que tanto sonhou montar pra saber da sua vida!!! Enfim creeeeedo governo!!! PM devia sentir vergonha, por tomar a consciencia hj da sua tamanha incopetencia! Depois quero ser Presidente da Republica, senhor devia talvez tirar o curso de engenharia para aprender a ser um pouco pratico!

Deixe um comentario

*