Política

Patrice Trovoada iniciou sábado périplo euro-asiático que dura 20 dias

Falhou a presença na investidura do Presidente russo Vladimir Putin, mas nesta semana Patrice Trovoada estará na Rússia em visita de trabalho. Antes passará pela Turquia.

Patrice Trovoada que deixou São Tomé este sábado, terá Turquia como primeiro alvo da sua visita de trabalho. Segue-se a Rússia de Putin. Falhou a sua presença na investidura do Presidente russo, mas esta semana pisa Moscovo. Ainda na última sexta – feira a Gasprom, a grande empresa russa de petróleo, reuniu-se com o Primeiro-ministro em São Tomé, para manifestar interesse em explorar ouro negro,  na zona económica exclusiva são-tomense.

Patrice Trovoada, que se faz acompanhar por dois empresários são-tomenses, nomeadamente o deputado Nino Monteiro empresário da Cervejeira Rosema e José Santos proprietário da padaria Moderna em São Tomé, disse a imprensa que o seu périplo visa a atracção de investimentos privados para o país. Recordou que já desenvolveu a mesma acção no médio oriente e agora é a vez da Rússia e dos países asiáticos.

Depois de Rússia, o Chefe do Governo são-tomense viaja para Taiwan, onde  tomará parte na cerimónia de investidura do Presidente reeleito de Taiwan. Singapura e Timor Leste, são outros países  que estão na agenda do périplo euro-asiático do Chefe do Governo são-tomense, que vai durar mais de 20 dias. O regresso do primeiro-ministro ao país está previsto para 1 de Junho próximo.

Abel VEIGA

    63 comentários

63 comentários

  1. mosssad

    12 de Maio de 2012 as 17:06

    olhar de malandro…… olha so a MAFIA

  2. Voador Panhã com Fruta

    12 de Maio de 2012 as 17:11

    Périplo que dura 20 dias!!! Fantástico!!! Enquanto existem estudantes que não recebem bolsas de estudo durante 6 meses ou 1 ano, o senhor primeiro-ministro sente-se autorizado para fazer um périplo pelo mundo que dura 20 dias??? Sinceramente que isto é gozar com o povo. Em primeiro lugar porque estes périplos são uma autêntica brincadeira e férias do senhor primeiro-ministro e seu servo Afonso Varela que passam a vida nestas viagens e depois chegam ao país e começam, mais uma vez, a anunciar projectos e mais projectos que nunca saem do papel. Já lá vão mais de uma centena de projectos que ninguém vê nada. Desde Centros Comerciais maiores do continente Africano, passando por portos de combustíveis; fábricas para construção de computadores Magalhães; portos de águas profundas; reabilitação total da cidade de S.Tomé; zona Franca e outros anúncios só para fazer boi dormir.
    O povo pode esperar mais duas dúzias de anúncios quando o senhor primeiro-ministro regressar do seu périplo de 20 dias. Teremos os anúncios de: construção de uma base para lançamento de foguetões para o espaço; uma cadeia fabril para montagem e exportação de robôs; uma fábrica de construção e montagem de aviões boeing do último grito; uma indústria de submarinos de último grito.
    O povo que já está farto deste estilo começa a ficar farto de tantos anúncios.
    No entanto, os estudantes lá fora estão sem bolsas de estudo, a pobreza está a aumentar no país, existe uma grande confusão no país no sistema judicial, a saúde está numa lastima com hospital sem remédios para os doentes,etc.

    • Calibre-12

      14 de Maio de 2012 as 9:23

      O Patrice está mais preocupado com seus negócios do que com o desenvolvimento do país.
      Aliás, como não é santomense, pouco lhe interessa estar em S.Tomé, dai que mais vale ele angariar fundos e fundos e depois dar o fora. Se não sabem, lembro-vos que nem a esposa dele é santomense. Daqui da terra ele não tem nada e não quer ficar cá. Apenas está a servir-se disso para trampolim.
      É muito triste saber que nossos estudantes, quer em Cuba, Brasil, Moçambique, Marrocos e até mesmo em Portugal continuam sem bolsas e esse homem anda por ai com um avião fretado durante cerca de um mês, tudo a ser pago com favores e vendas de blocos de petróleo da zona exclusiva à baixo preço.
      Há coisas que não deveriam vir a publico, mas isso tenho que dizer.
      Meus senhores políticos, senhores do PCD, do MDFM, do MLSTP – abram o olho por favor e ponham um travão nesse jogo de bilhar do senhor Patrice, já que Pinto da Costa não vai fazer nenhum. o Pinto foi eleito, pelos vistos apenas para fazer inglês ver. Muita coisa suja a passar com o negócio de blocos de petróleo da zona exclusiva e ele nem sequer está a ver, nem ele nem seus assessores.
      Por essas e por outras é que lembramos o velho Fradique!
      Tenho dito!

  3. C & C

    12 de Maio de 2012 as 17:16

    Rosto de aldabrão….

  4. gadhadfi

    12 de Maio de 2012 as 17:17

    Esse senhor só quer é viajar, trabalhar que é bom, nada.

    • Papagaio

      12 de Maio de 2012 as 20:39

      essas visitas é gastar dinheiro o PAÍS e fazer acordos precipitados como tal,HOTEL***** na feira de ponto.fui

  5. Piter P

    12 de Maio de 2012 as 17:51

    deixem la o outro, como voces nao viajavao por isso que tornarao gatunos um pai deve trabalhar para dar de comer aos seus filhos e esse trabalhar inclui varias formas ate viajar faz parte. o Patrice nunca foi aldrabao, os aldraboes sao voces que roubao ao olhos nu os 5 millioes e arroz do povo.

  6. Piter P

    12 de Maio de 2012 as 17:53

    em ingles diz -se “CHARM” o Patrice e mesmo charmoso, chora quem se sentir mal e feio.

    • Paracetamol 500mg

      14 de Maio de 2012 as 10:19

      Ele espalhou charme para ti e caíste a olho nú. Dá a ele o que ele gost@@@…Mas o tipo é casado…ficas com o lugar de boquita…
      Gastar dinheiro do povo com viagens é injusto. Porque que ele não convida os ditos empresários a visitar STP e poupar o dinheiro público?

    • Paracetamol 500mg

      14 de Maio de 2012 as 10:47

      Esse PM é uma fraude.

  7. Nora

    12 de Maio de 2012 as 18:07

    Pois é malandro e mafioso. Os chefões da máfia vão reunir-se em Russio, onde se localiza uma das mais conhecidas organizações da máfia e do contrabando.

    Enquanto o Povo não tem arroz, medicamentos nos hospitais esse Primeiro-ministro que não sabe porquê, está nesse lugar anda a esbanjar erário público nas viajens. Essa é boa!!!! Povo abre os olhos. Diz bastou…

  8. Ôssôbô

    12 de Maio de 2012 as 18:16

    É bom que o primeiro ministro faça essa viagem em nome da prosperidade do país.
    Que ele consiga tirar os dividendos deste périplo que se reverterá no bem estar da nação santomense.
    Bem haja

  9. Viajante

    12 de Maio de 2012 as 22:33

    Nem só de trabalho vive o HOMEM, de viagens também.

  10. luisó

    12 de Maio de 2012 as 23:32

    20 dias fora do País?
    nunca vi…

  11. Cuba-STP

    13 de Maio de 2012 as 3:45

    Apenas digo que esto sim é uma brincadeira para com todos nós que somos estudantes santomenses na dispora.Estamos fuera das nossas respectivas casas passando fome e miseria,levando um atraso de meses sem bolsa.Enquanto o senhor da-se ao luxo de mais umas viagens ao exterior.Deus nao dorme Senhor Patrice Trovoada, justiça tarda mais chega.

  12. Alberto Piris Moniz

    13 de Maio de 2012 as 8:43

    Ninguém trava este primeiro ministro. Aonde chegaremos com este estado de coisas. Tantas viajens deste homem e não se vê nada. Nem pista se quer dá. Os apoios que estão a chegar ao país são frutos do antigo governo. Hospital não tem medicamento e o senhor primeiro misistro a dar luxo de estar mais temppo fora do país em viajens em jatos privados. Boa coisa?
    Este péssimo primeiro ministro que nos deram a ter vai falir S.tomé e Príncipe.
    Estamos em tempo de novas tecnologisas, não se tornam necessárias viajens para resolver esta ou aquela situação.
    O senhor anuncia que vai a procura de financiamentos. Para o país não. Talvez para pagar as suas dívidas de campanha.
    Patrice Trovoada. Demite-se por favor. Demite-se para o bem dos sãotomenses!

  13. Fijaltao

    13 de Maio de 2012 as 14:44

    Eu nunca ouvi, nem vi um chefe de estado de um país a se ausentar do mesmo por 20 dias! Em tudo na vida de uma pessoa, de um país e de um povo há sempre um momento de inédito para se poder candidatar ao Guiness Book de maratona navegacional de uma pessoa, de um presidente e quem o diga mesmo de um primeiro ministro como este! Estou em crer, que se o que não se fez em uma maratona de semana, tudo leva-nos a crer que é desta vez que este país vai sair do marasmo económico e social em que se encontra. Bom, quem sou eu para opor a opinião do povo(Parlamento), esperemos para ver! Pena é e será, se nada de concreto der à tona! Um bem haja, senhor primeiro ministro e viva a república!

  14. JOSE CARLOS

    13 de Maio de 2012 as 15:32

    Já estamos na altura de essas viagens começarem a gerar frutos….

  15. luisó

    13 de Maio de 2012 as 22:01

    Esperem que ele chegue para ouvir os novos investimentos e projectos para STP…

  16. yure

    13 de Maio de 2012 as 22:14

    Fico muito triste de estar a ouvir e ver esses tipos de comenterio a respeito das pessoas que de uma forma indireta ou direta esta tentar fazer algo para o país enquanto outros andam a criticar,olha estamos em pleno direito de os criticar mais vamos fazer de forma construtiva, não destrutiva,o doloroso é que as pessoa fazem esses tipo de coisa são pessoas que podiam argumentar no sentido oposto,a proveito a minha libertinagem salientar a todos que aqui fazem parte, tais como: Estudante, imigrantes,impresarios,funcionarios,etc vamos dar nosso apoio no sentido construtivo para que um dia podemos dizer que tambem ajundei meu país dando o meu contributo acerca de incentivo para quem lá esteve,

    • agua viva

      14 de Maio de 2012 as 15:49

      hello, yure. a sua preocupação é boa, tentando traduzir o idealismo positivo, mas penso que todas as criticas feitas nese espaço têm alvos a atingir, embora com alguns exagero. continuaremos a criticar para dispertar a conciencia dos nossos politicos e mostrar os nossos descontentamento

    • Ôssôbô

      14 de Maio de 2012 as 19:42

      Concordo consigo, meu irmão! Que sejamos optimistas! Quando é momento de atacar, vamos atacar! A final o país também é nosso! Vamos esperar para ver o fruto dessa deslocação e só depois mandaremos boca! Esperam ainda, rapazes, calma!!

    • Selitro

      15 de Maio de 2012 as 13:22

      Bom.
      Quem ainda acha que esse critica e a toa indica o nome de um pais que tenha porto flutuante com barcos…Indica!!

      Governa quem estiver ca. Quem passar meses fora noa conegue sequer perceber as necessidades do pais que fara governar..

      ainda por cima reparem que vai ser preciso pagar subsidio de viagem, telemovel, etc. quem paga??

      Bjos e Abraços

  17. Fijaltao

    14 de Maio de 2012 as 0:58

    Desculpe usurpar mais uma vez este espaço! Estive a falar com os meus botões e os mesmos me disseram que o senhor Patrice é o chefe do governo e o Ministro dos negócios estrangeiros ao mesmo tempo. O ministro dos negócios estrangeiros deste governo deve ser um babaca que não merece a confiança do primeiro ministro, por isso o mesmo tem agido assim! Aliás se este ministro dos negócios estrangeiros tivesse eles no sítio, já teria dado um muro na mesa e pedido a sua demissão!o ministro dos negócios estrangeiros do governo é um babaca e o parlamento do país não tem adjectivo qualificativo sinceramente!

  18. Filipe Samba

    14 de Maio de 2012 as 7:09

    Rússia: Estudantes de São Tomé e Príncipe em dificuldades por falta de pagamento de bolsas de estudo

    Moscovo, 11 mai (Lusa) – Os cerca de 12 estudantes de São Tomé e Príncipe em universidades de Moscovo enfrentam sérias dificuldades económicas perante a falta de pagamento de bolsas de estudo pelo governo são-tomense, disse hoje à Lusa um representante dos estudantes.
    “Estamos há quatro meses sem recebermos nada, mesmo nada. Há um mês atrás, o nosso governo prometeu resolver o problema, mas nada fez até agora”, declarou, por telefone, à Lusa um membro da Comissão de Estudantes São-Tomenses, que pediu anonimato.
    “Mensalmente, o governo deve pagar-nos 250 dólares, pouco mais de 200 euros, mas está em falta. Numa cidade tão cara como Moscovo, isso está a criar condições dramáticas, já temos estudantes que não têm meios para comprar comida”, acrescentou.
    O representante dos estudantes adiantou que os membros da comissão recebem uma pequena bolsa mensal das autoridades russas: cerca de 17 euros, enquanto Moscovo é considerada uma das cidades mais caras do mundo.
    “Os nossos alunos de Engenharia, Medicina, Agronomia e Ciências Humanas querem estudar, mas não têm as mínimas condições e tudo irá agravar-se seriamente se o nosso governo não resolver o problema com urgência. Que cumpram o prometido”, acrescentou outro membro da Comissão.
    “Mas o mais grave é que o nosso governo obrigou os estudantes que vieram para Moscovo em setembro passado a assinarem um compromisso de que não irão participar de forma alguma em protestos se a bolsa de estudo não for paga atempadamente”, revelou.
    “Isto é uma imposição ilegal, anticonstitucional em qualquer parte do mundo”, concluiu.
    São Tomé e Príncipe não tem representação diplomática na capital russa.
    JM
    Lusa/fim

  19. Maria

    14 de Maio de 2012 as 7:20

    Mais que raios de primeiro ministro que nao para na porra da terra?! Sinceramente e quando regressa, vem com projectos mafiosos. Este menino vai ser a destruicao deste pais. Credo! Claro ele tem mulheres por todos os lados e ele tem que ir visitar-las. Tiram esse gajo!

  20. Teixeira

    14 de Maio de 2012 as 7:48

    Isto é, exemplo de um bom Pai, (porque em casa os seus filhos passam fome, então vai a rua a procura de comida para trazer para casa).Se anteriormente algum dirigente pensa-se assim… STP já mudaria o seu quadro.Os outros só queriam roubar, bandos de gatunos.

  21. jamaicano

    14 de Maio de 2012 as 9:38

    Pois, os que estão a favor da viagem de 20 dias do mafioso patrice trovoada, são os que fazem parte tambem da tal máfia. Patrice é um desgraçado sem consciecia,estudantes no exterior a passarem por situações dificeis, hospital sem medicamentos, o país está cada vez pior e o sr. 1ºministro com ar de gozo na foto a gozar do povo….DESGRAÇADO

  22. jamaicano

    14 de Maio de 2012 as 10:03

    O quê que querem? kadhafi que era financiador faleceu, o patrice perdeu milhões nas eleições em s.tomé e com o agravamento da crise internacional; provavelmente ele deve ter perdido as suas riquezas no exterior sendo assim é claro que o 1ºministro viaje com bom subcidio de S,Tomé.5OO euros por dia daria para ajudar 2 estudantes no brasil por mês. Não se aceita!!! É muita injustiça para o povo Santomense. Não falemos de todo aparato que o acompanha nesse periplo de 20 dias. Temos que nos unir e dar um BASTA A TODA ESSA IMUNDICE E DESONESTIDADE PORQUE O PATRICE TROVOADA NUNCA FOI NEM SERÁ AMIGO DO POVO SANTOMENSE. Ele é amigo dos Arabes e outros povos.

  23. Mimi

    14 de Maio de 2012 as 11:39

    Tenha dó!

  24. cobra preta

    14 de Maio de 2012 as 12:27

    O desgraçado sem graça

  25. Maiker

    14 de Maio de 2012 as 12:37

    O programa de educação desse governo é Zero. Os estudantes santomenses que entraram no ensino superior no corrente ano lectivo 2011/2012 por via de regimes especiais e outros em Portugal estão a abandonar a Universidade porque não têm como costear as despesas, são mais de 150 estudantes a maioria tiveram que desistir. O governo de Patrice trovoada não abriu candidatura a bolsa de estudos, nem qualquer outro subsídio de estudo em Portugal. Deste modo, muitos estudantes foram obrigados a suspender seus estudos, abandonar universidade em Portugal tornou moda.
    É a primeira vez que isto acontece, nos governos anteriores sempre abriam candidatura a bolsa.
    Os estudantes que vivem no norte de Portugal estão a passar enumeras dificuldades e maioria deles encontram-se sem alojamento, muitos deslocaram-se a Lisboa, procurando familiares e amigos para os socorrer. Sabendo que os mesmos têm várias despesas como (pagamento de alojamento, alimentação e propina escolar) o governo santomense não os apoia em nenhumas das despesas acima referidas.
    A oposição tem que fazer alguma coisa, este governo está a brincar com o futuro dos jovens, até fico na dúvida se Patrice Trovoada é primeiro-ministro ele parece um Turista, fala muito não faz nada, só sabe viajar, enquanto os estudantes estão na miséria, estão passar fome. Dá-me náusea de olhar para fotografia desse primeiro-ministro, desgraçado.

  26. madalena

    14 de Maio de 2012 as 13:09

    Nós temos que medir as consequencias!
    A viagem do 1º MINISTRO, não pode ser confundida com atrasos no pagamento das bolsas. Convenhamos. Senhor Samba sabe disso.
    Não podemos dar ao luxo de enviar 12 estudantes para uma das melhores universidades do mundo e agora reclamar o ESTADO. Os pais desses estudantes devem arcar com as despesas. Quando é assim, envia 1 estudante, o melhor de todos com a bolsa de mérito. 12 é luxo.
    Agora ao nivel local, garantir o fomento de cursos, onde ja temos quadros suficientes para leccionarem.
    Boa viagem 1º Ministro, traga fundos e garanta boa gestão dos mesmos, O resto é tretas.

  27. O Analista e Censurador

    14 de Maio de 2012 as 13:15

    Será que São Tomé e Príncipe já não é dos Santomenses!… Ou melhor já não é um Estado de Direito?!…
    Pelo visto é uma propriedade do senhor Patrice Trovoada, dado a mão beijada.
    – Exemplo:
    – Com um Presidente da República com todo
    respeito “ADORMECIDO”.
    – Com Partidos de Oposição “FRACASSADOS”.
    – O Povo sem direito de “DECISÃO” nem de
    “EXPRESSÃO”.
    Deixo a pergunta no ar!…Qual será o futuro do nosso País?
    Numa analise exaustiva o Povo não merece o que esta passando.
    Nesta conjuntura só Deus pode nos salvar.Isto é se Ele existe para povo de São Tomé e Príncipe. Assim Seja.

  28. The Politics

    14 de Maio de 2012 as 13:47

    OH MY GOD!!!! O que é isto. A Assembleia Nacional não pode permitir isto. 20 dias fora do pais com tanto problema que resolver. Os visto dia do Sr. Patrice poderia comprar milhares de agulha de sortura que sempre esta a falta no hospital. Por favor Tribunal de Conta audita as contas do governo e o Supremo tribunal a do Sr. Patrice.

  29. Fijaltao

    14 de Maio de 2012 as 14:09

    Enquanto os cães ladram, a caravana passa!
    Este povo, este parlamento estão a ser gozados por um miúdo que não passa disso , que já pesou a passividade deste mesmo povo e considera o parlamento uma cambada de ignorantes! Já é altura de a população se organizar em manifestações de rua devidamente organizada para alertar a comunidade internacional destes abusos e fazer acordar este presidente que todos apostamos em ser o melhor árbitro do país e melhor conselheiro da assembleia para pôr fim abusos como este e um chamar palhaço ao povo com sorriso de bandido, candidatou-se a chefe do governo para promover os seus negócios no exterior e promoveu o Varela como secretário do governo que toma notas de visitas, materiais e outros afins quando o patrão está ausente! Povo de S.Tomé, já chega de serem palhaços e gozados por este miudo de copo de leite habituado a mimos e mordomias francófonas! Alerta Povo!

  30. Joao Pedro

    14 de Maio de 2012 as 14:31

    Segundo consta a Patrice viaja com o Nino Monteiro e Zé de Padaria…. Está tudo dito vão tratar dos seus negócios pessoais pois. Não quero acreditar que um País tão desorganizado como se encontra São Tomé e Principe haja pessoas interessadas a investir, por isso o mote dessas viagens é pura e simplesmente trtar de negócios pessoais do Patrice e a sua cupula, aliás agora na companhia do Nino Monteiro….

    • mosssad

      14 de Maio de 2012 as 17:35

      Patrice trovoada leva um ANALFABETO..e um LADRAO…. assim a MAFIA esta completa…

  31. Deus é Grande e Seja Louvado

    14 de Maio de 2012 as 18:18

    Por Favor Tela Non, se é Possível Diz-nos Quanto Custa Esta Viagem????
    Sinceramente….. E mais não, Digo Porque Quero Ser Dono do Meu Silêncio, para não Tornar Escravo das Minhas Palavras……..

  32. jamaicano

    14 de Maio de 2012 as 18:22

    O 1º Ministro viajou com Nino Monteiro e Ze de padaria ,tambem o Sr. Procurador geral da Republica Roberto Raposa encontra-se fora do País foi para Angola e seguirá depois para Portugal se calhar estão atrás dos documentos Rosemas ou alguma máfia estão a planear. Desgraçados,desgraçados….

  33. Manuel da Tindade Rodrgues Costa

    14 de Maio de 2012 as 20:41

    O meu maior Sonho é ser Sempre Pensador e Património da Hmanidade ! Foram 37 Anos que desde mais Jovem Acreditei muito num Possivel Japão nesta Ilha do Equador ! Procuramos em todos os Cantos aquela Esperança ! Perdeos toda a nossa Mocidade por acreditar neste Grande Paraíso,Encantador e Pacífico,e um Povo Optimista ! A culpa,nem o Erro parte deste Jovem Primeiro Ministro ! Falo,como quadro da Revolução ! Sempre fomos Traídos pelos Lobes,ou Grupos,mesmo amigos de Carteira,familiares, com quém vivemos as mesma situações,e,quando chegaram ao Poder se Trasformaram em Monstros,colocando-nos,como Alvos à ser Abatidos ! São Rancorosos e nunca permitiram a nossa Liberdade e Corrente de Ideias e de Pensamento ! Não foram grandes Lideres ! Porque,reparem :Os nossos Pais dedicaram toda sua Mocidade,consentindo os Sacrifícios,e,por outro lado fizemos os mesmos sem outras ambiçes diferentes as do Povo Santomense/Nacionalismo Africano ! Muitos que Hoje se encontram no Poder Político,ou se encontraram no poder político,nunca aceitaram as Grandes Reformas neste País,ném as Estruturas Económicas,Sociais,Economia Política,Investimentos devidos e oportuno no nosso cérebro,mau trato e falta de consideração aos quadros que serviram esta Grande Revolução /Ponte para a Democracia Consistente e Profunda ! A Classe Média,criada e sustentada pelo sistema colonial,foi transformada em Pó;(pedinte,colocada à margem),esmagada pelo poder político,sem conhecimentos,experiência,aventureiros,sem a devida consideração pelos Jovens e Velhos,Mulheres,que fizeram a Tal Revolução ! Hoje não Partilhamos os mesmos objectivos,ném a mesma alegria! Somos Disconsiderados pelos Políticos,que de outra maneira nos Poderiam Homenagear com a condições de Reconhecimento e Mérito ! Como alternativa os cidadãos escolheram este Primeiro-ministro dentro da sua Visão ! Prgunto ? À quem acreditar ! As opções de escolha pela confiânça Política,aconselho ao Senhor Primero-ministro,à acompanhar (pessoalmete) os quadros do Ministério de Educação,no Sector de Bolsas de Estudos,dos Estudantes nos Países Estrangeiros,porquanto,são Todos os Filhos dos Santomenses,os direitos dos filhos de Santomenses,os diretos pelosqais os nossos País Lutaram nós Lutamos e dentro dos direitos Humanos ! Potugal,como nosso pai,(potêcia que nos colonizara),sempre nos apoiou na Diplomacia e Outros apoios ! Com a crise Mundial,estão aplicando o Ultimato no pagamento de Propina,e ,sempre os atrasos de Pagamento de bolsas,causaram trastornos aos alunos,que vivem de bolsas e ou ajudas de custo ! Muitas famílias Europeias,devido ao desemprego e a crise já não consegem prestar a tradicional solidariedade aos Estudantes Africanos ! Muitos acabam por desistir ou corres riscos que afectam ao grande desempeno dos mesmos nas Universidades ! É peciso acompanhar o sector neste momento delicado a não aplicar as medidas rdicais,tomando em consideração as circonstâncias em que acontecem a Crise na Eropa ! Espero,que a Sua Diplomacia aproveite a Estada,as Viagens Sirvam como oportunidade para pedido de apoio de financeamento de bolsas e apoios aos alunos/Estudante,porque acredito que o seu Governo Aposta,no Investimento de Cérebro,Ciência;Tecnologia;Investigação Científica,formação Cntínoa! É uma bela oportunidade ! Espero para ver,porque,fomos sempre traídos,mesmo pelos colegas do Partido,do Parlamento,do Trabalho:porque tivessem feito o melhor,não Estariamos nessas condições ! Espero que dentro dos Piores,que o senhor seja mais justo,porque a vida é muito curta no planeta Terra! Ninguém,sabe quando deixará este Mundo,ném Como ! Lamento tudo isto no momento mais decisivo,e,de Esperança,nos faltar alguma mestria e Saber porquanto,o País vive de Ajudas ao Longo da sua Vida,nunca Soubemos comparar a Soceologia/Economia Política/como Educar os Lobes e Definir a Prosperidade e Fatalidade ! Não sou o Juiz,mas sim,Sou o Pensador /Património da Humanidade;(manuelcosta.manuelcota@facebook);mcosta_stp@hotmail.com;mancostaf@yahoo.com.—Obs:para,aqueles que são amigos,parentes,familiares dos Estudantes na URSS,devem moderar nos termos,para não complicar os apoios que o Governo possa pedir ao favor dos Estudantes Santomense/filhos dos Santomenses Bolseiros.Qualquer ajuste deverá ser feito no lugar próprio e dentro do País,para que sejamos mais Francos ;oportunos e não oportunista,e,de modo que o Mundo os dé Valor e Voto de Confiânça ! Seremos mais justo com o nosso Povo,para que Exijamos que os nossos filhos nos Reconheçam e nos dêm Méritos e Valor Nacionalista !

  34. Manuel da Tindade Rodrgues Costa

    14 de Maio de 2012 as 21:10

    Gostaria,que o apelo fosse versado, na conversão da Diplomacia no exterior para pedir apoios financeiros,e,ajudas para todos os Filhos dos Santomenses /Bolseiros, /Doentes: desta forma tirar maior rendimento,cooperação Estado/Estado/Multinacionais/Trasnacioais /Estado para Criarem Postos de Emprego,importar Alta tecnologia,Captação de Cérebros Estrangeiros para o nosso Desenvolvimento e Prosperidade ! Tal como comporta Tó Zé Cassandra e a População do Príncipe ,e,Fazermos o Balanço ao Senhor Presidente da República ! Vivemos de ajudas,mesmo para estração de Petróleo e as Altas tecnologias ! Todos os que foram ao poder político sempre se esqueceram de todos aqueles que Lutaram e Apoiaram !

  35. Blogonón Paiva

    15 de Maio de 2012 as 0:08

    Santomenses despertam.
    Pinto da Costa levanta da cadeira, desperta-te .
    O Patrice vai estar 20 dias ausente, a circular Por Mundo fora com um avião Privado.
    Isto chama-se trafico de influencia.
    O Homem levou Zé da Padaria e o Nino Monteiro dois homens fortes do MLSTP, estão de braços atados. Dos candidatos do MLSTP que estão a desfilar: Jorge Amado, Alcino Pinto e Ito Gomes, uma tristeza, estes três corruptos vão as eleições com o Patrice ficam no chinelo, o Patrice vai mandar neste Pais por 20 anos agora Primeiro Ministro, depois Presidente da Republica, com nova constituição, vai fazer dois manados 14 anos, com os 4 anos como Primeiro. Esperam para ver o Patrice no Poder até 2025. Vocês vão chupar o dedo e recebendo migalhas. Ele tem nas mãos, gente do MLSTP quase todos: Rafael Branco amarado com negocios através do Libanês Rami, os irmãos Monteiro: Nino e António, Alcino Pinto este vai também influenciar a Esposa, porque quando começar a cair as meganhas, vão sorrir em casa, Manuel Martins, amarado com Varela em negocios e compromissios antigos, ainda a quem fala mesmo da Maria das Neves que tem também o seu irmão António deputado do Príncipe, ligação Maria e Rafael Sáo de muita fedilidade. PCD Amadio Pinheiro, agora o Patrice começou uma ofensiva ao Delfim Neves, com promessas de negocios e abafar os escândalos, a sua volta. O Patrice Trovoada é da escola dos Francofonos , não se esqueçam disto.
    note bem a estrategia do Patrice Trovoada: 2010-2025.

    • Voz da Razão

      18 de Maio de 2012 as 15:08

      Mano B.Paiva

      Concordo consigo. Este pavo sempre foi pacato. Com este homem no poder e com o povo que temos dificilmente sairemos dessa.

  36. malebobo

    15 de Maio de 2012 as 8:34

    o povo de STP,ja deveria sair a rua dizer este governo, voces não serve esta nação, obrigado fui,

  37. pantufas

    15 de Maio de 2012 as 8:53

    E com o q está a acontecer c a Rosema(assalto),qual é o investidor q vai arriscar?

  38. João Bosco Menezes de Pinho

    15 de Maio de 2012 as 8:57

    Diga-me com quem andas diirei quem és tu. Nino é um candongueiro aldrabão.

  39. sonia araujo

    15 de Maio de 2012 as 9:01

    Meus carrissimos irmãos eu tambem sou filha da terra sou testemunha da actual sitação do centro hospitalar de s.tomé, o meu marrido e a minha mãe tambem tinha exames p fazerem e não o fizeram por falta de reagentes, mas convenhamos sei k o governo não esta de braços cruzados com a tal situação, mas os maiores culpadodos de tudo isso são esses mesmos medicos k hoje saiem para rua falar, quase todos esses medicos têm as suas clinicas privadas e andam a desviar medicamentos de hospital para as suas ditas clinicas, carregam todos os exames k são feitos nas suas clinicas e levam p hospital para fazer e isso tudo esta a contriduir p acabar com os reangentes do hospital, e não só, sei tambem k tem havido sabotagem da parte de alguns politicos da oposição para dar cabo do actual governo são esses mesmo politicos k dizem ser amigos do povomas só estão a penssar em si mesmo,por isso meus carros abram os olhos, esse governo ainda vai vos dar grandes provas k são melhores k muitos outros k ja passaram e k nada fizem k hoje só sabem criticar e mais criticar esses puliticos sõo patafodas NÃO FAZEM E NEM DEIXAM OS UOTROS FAZEREM, o tempo vos dira. K Deus ilumine esses dirigentes para k eles possam fazer algo para S.tomé e Principe.

  40. "Nós por cá e a nossa maneira"

    15 de Maio de 2012 as 10:56

    ….estamos mal com falta de medicamento nounico hospital do país e etc ….e o senhor PM Patrice, viaja durante 20 dias????? quem paga estas despesas de deslocação?????os contribuintes…claro…

    …estamos muito mal…..haver vamos!!!!!

  41. malebobo

    15 de Maio de 2012 as 12:05

    já é tempo para que o sr.presidente da reuplica pronucia alguma coisa sobre estado da nação, é inademissivel aquilo que está se passando no pais, sr.patrice e a sua comotiva, fazem o quero viajando para mundo fora, tratando dos seus negocios, e não ninguem que diz basta

  42. malebobo

    15 de Maio de 2012 as 13:07

    a proxima visita de patrice, será no irão e Iraque,kosovo obrigado fui

  43. malebobo

    15 de Maio de 2012 as 13:13

    malebobo, concordo com teu comentário 100% Sr.Blogonón Paiva diz,

  44. Engenheiro( LISBOA)

    15 de Maio de 2012 as 13:27

    É no mínimo um absurdo! Mas eu acho que o Patrice Trovoada tem razão em escolher esses dois indivíduos ( Zé e Nino) para viajar com ele.
    Se vocês reparem bem a maioria ou quase todos os ditos empresários de S.Tomé e Príncipe são de fraca escolaridade. Portanto levar um outro dá no mesmo.
    Agora, viajar por um período de vinte dias, gastando fortunas enquanto há estudantes a sofrer no exterior e há falta de condições num único hospital de S.TOMÉ é um absurdo.
    Vamos esperar para vermos o que vai ressultar esta visita.

    Mas eu penso que o PINTO DA COSTA está muito calado para meu gosto, embora já não tenha aquela energia dos anos 80, mas é necessário explicar a situação ao povo.
    É preciso reagir e não fazer-se de surdo e mudo.
    Se bem que o Presidente deva ter prudência antes de se comunicar a nação.

    A ver vamos!!!

  45. jojo

    15 de Maio de 2012 as 14:35

    O Senhor Ministro de Finanças e Cooperação Internacional saio do País com Sr. Primeiro Ministro.

    Ele deveria estara a acompanhar a missão do FMI que se encontra no País, avaliando a evolução da economia.

    Para ver que este Governo não se interessa por este país.

    Aliá pouca gente sabe que o FMI está em STP. Tudo esta sobre segredos. Nunguém sabe o que se passa. A TV e RNSTP não diz nada. Cada coisa que desce nesse País!

  46. Nelson Lima

    15 de Maio de 2012 as 19:23

    È preciso muita calma nesta hora.vamos esperar que passe os vinte dias, e que alguem de boa vontade nos dê acesso as contas, assim teremos a oportunidade de avaliar o custo e beneficio destas visitas

  47. jamaicano

    15 de Maio de 2012 as 21:28

    Sr.Sonia que fez o comentário anterior se calhar trabalha na cozinha de Patrice Trovoada ou de algum ministro deste governo, para comentar dessa maneira ou não tem noção da desgraça. Pinto da Costa, afinal o Sr. foi eleito para ficar calado e se mexer como lêsma, faça algo, demita este governo de Patrice Trovoada viajante. A tvs e a RNSTP têm antenas viradas para publicitar o governo e não ganham nada por isso, ainda por cima são mal pagos e com maquinaria velha.Que País é este?

  48. safu pontado

    16 de Maio de 2012 as 9:44

    E uma tristeza olha so pra cumitiva do primeiro ministro so em sao tome mesmo que vergonha nos somos .

  49. malebobo

    16 de Maio de 2012 as 11:42

    o quê que os ditos partidos fantoche da opsição estão espera em organizar manifestação e dizer a este elenco do patrice, já basta a vossa incopetencia, deixa nos trabalhar, isto é conversar de fazer boi domir

  50. Conóbia cumé izê

    17 de Maio de 2012 as 15:12

    Se Trovoada é o vento; deixe voar.O mau tempo virá !O ORANTU PETROLIUM e outros pedirão contas um dia ao Patrice e sua quadrilha…Fui

  51. Voz da Razão

    17 de Maio de 2012 as 16:42

    De regresso ao País vamos ter novidades.
    Já tivemos notícias de: Arranque do Porto de Aguas profundas, Construção de depósito em Espranhia, Auto-estrada aeroporto-Guadalupe, Centro Comercial, o que será desta vez?

    Alguém adivinha?

    Tchauê!…

  52. milay

    18 de Maio de 2012 as 8:43

    esperemos que esta viagem dê bons frutos pr o bem da populaçao de Sao Tomé e principe

  53. Passy Ame

    19 de Maio de 2012 as 11:47

    Meus caros, ao meu ver este país nunca irá conhecer o verdadeiro desenvolvimento.
    Não se percebe, como São Tomé, dizem os políticos que é um país pobre, os dirigentes, mais concretamente o actual governo não privilegia sectores que merecem de mais atenção, por exemplo a saúde, a segurança e agricultura sustentada. Enquanto não se tenha saúde nada feito. Tendo a saúde é necessario garanti-la em segurança. Falando de segurança, a criminalidade não fica de fora, implicando o aperfeiçoamento de uma justiça efectiva, transparente e imparcial, que começa com a Policia criminal, onde os sucessivos governos não apostaram na formação do seus efectivos de forma conveniente numa visão moderna e modernizada,com meios materiais e um salário condigno. Fui alí para esta Polícia para ser ouvida, deparei que no ganinete do Agente não havia computador para que o mesmo trabalhasse, aquilo fazia um calor infernal por falta de climatização. Aguardei até que o coitado fosse emprestar um colega seu um PC pessoal. Segundo fala-se na rua que actual governo defende não haver dinheiro para deslocação dos funcionarios desta Polícia para formação, enquanto que viagens dos dirigentes integram cerca de dezena de funcionários como o grupo que está em viagem nesta altura.Não há vontade de se criar uma medicina de ponta neste país, sabendo que muitos jovens hoje em dia são formados em novas TIC.A aposta na agricultura sustentada é uma forma de minimizar as carências da populaão desse país.A procução terá que estar virada para consumo interno e exportação, de forma a diminuir-se os custos da importação. A inspeção económica deverá ter meios e condições de trabalho a altura para fiscalisar convenientemente as infracões. Portanto é rol de questões que deveras inferma a condição vivendi dos pequenos nessa terra.
    Enfim…muita falta de vontade.

  54. malebobo

    21 de Maio de 2012 as 11:21

    Desta vez, com vinda do Sr.Pm. a nova novidade será construção de uma estrada volta a ilha,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo