Governo perde “SALVADOR”?

A demissão do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Manuel Salvador dos Ramos, está na capa do Jornal Kê Kuá! deste sábado.

Segundo o semanário Kê Kua! O ministro terá sido indicado pelo Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, para o representar na cerimónia de investidura do Presidente de Taiwan Ma Ying-Jeou. Cerimónia que terá lugar este domingo em Taipei.

No entanto o Ministro dos Negócios Estrangeiros, que deveria representar o Estado são-tomense na investidura do Chefe de Estado de Taiwan, acabou por ficar em terra. Patrice Trovoada, Primeiro-ministro e Chefe do Governo, que partiu de São Tomé no passado sábado para uma digressão pela Europa e Ásia, decidiu tomar parte no evento de Taiwan, alegadamente sem qualquer acerto prévio com o Presidente da República e Chefe de Estado, Pinto da Costa, no sentido de ser ele o representante do Estado são-tomense no evento, inviabilizando assim a ida à Taiwan do representante oficial indicado por Pinto da Costa, o Ministro Manuel Salvador Ramos.

O Jornal Kê Kua!, dá conta através de uma fonte, que o desconforto de Manuel Salvador Ramos, enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, «vem já de há algum tempo a esta parte». O choque entre a sua missão oficial por indicação do Presidente da República, com o périplo euro-asiático do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, terá sido a última gota de água.

Embaixador de carreira que representou São Tomé e Príncipe no Gabão e Angola, Salvador Ramos, terá perdido margem de manobra diplomática enquanto ministro dos negócios estrangeiros. Terá ficado a sombra do Primeiro-ministro, que segundo fontes diplomáticas, acumula na prática as actividades de Chefe da Diplomacia são-tomense.

No entanto em contacto telefónico com a redacção do Téla Nón, por volta das 12 : 13 H deste sábado o Ministro dos Negócios Estrangeiro, não desmentiu nem confirmou que tivesse demitido do cargo. Questionado pelo Téla Nón se efectivamente apresentou a demissão do cargo, Salvador Ramos, limitou-se a dizer que «não sei de onde saiu esta notícia do Jornal Kêkua. Não dei nenhuma entrevista, nem fiz qualquer declaração pública em relação a este assunto», afirmou.

Abel Veiga

  1. img
    Carlos Ceita Responder

    A ser confirmado a noticia é uma baixa com grade peso e significado para o Governo. Trata-se de alguém um dos poucos neste governo com perfil, formação e competência adequado para esta área de governação. Sendo que apesar de tudo não há ninguém insubstituível
    Vejo com agrado pessoal da área de (jornalismos, filólogos, filósofos, jurista sociólogos, cientistas politicos a desempenharem cargos de diplomatas) como gostaria de ver geólogos geógrafos engenheiros de petróleo economistas gestores na agencia nacional dos petróleo.
    O presidente da Republica na nossa constituição não é chefe do governo e portanto se recebeu o convite para ir a Taiwan e não pode ir deve em concertação com o Primeiro Ministro se pode indicar um seu ministro a representa-lo. Mas precisamos com precisamos conhecer a versão dos dois para sabermos realmente o que se passou. Como nesta terra a que alguns chamam paraíso do equador só há intrigas e fofocas disse que disse. Ninguém fala com ninguém não ha dialoga frontal franco e aberto. Não há comissões de inquérito no parlamento como é normal num país verdadeiramente democrático ficamos sem saber nada.
    Espero que esse episodio não passe de um disso mesmo. E que Presidente Governo trabalhem para o bem do país pois foi para isso que o soberano povo vos elegeu.

  2. img
    fenomenal Responder

    sinseramente…eu n sei km é autoridade , na ha km manda , mt menos km obdeça, republica de babacas pah!!

  3. img
    Ana de Ceita Responder

    Quem manda no Governo é Patrice Trovoada e quem manda na Presidencia é Pinto ,tem que haver separaçao de puderes neste pais. Pinto deixe governo trabalhar

    VIVA STP

    • img
      XYZ Responder

      A Senhora Ana de Ceita entendeu a polemica?Quem esta a imiscuir nos poderes do outro? Quando nao entende, nao comenta.

      • img
        João Carlos Responder

        Senhora Ana, tem muito bem razão, os orgãos têm a separação do poder, quem manda no ministro afinal?, Voltamos a ditadura de novo? Avisa pra nós sabermos.
        fui

    • img
      Chacará, Madre Deus, Almerim, Bombom Responder

      Senhora Ana de Ceita

      Governar o quê? O quê que Patrice está a governar? Ele passa a vida a passear de avião de um país para outro, no entanto os estudantes estão sem bolsa de estudos há mais de 6 meses ou 1 ano; no sistema judicial só há confusão, trapalhadas, corrupção e vergonha embora ele tenha prometido ao povo que iria mandar fazer uma sindicância internacional (onde está a referida sindicância?; começa a aparecer manifestações pontuais de várias populações contra a degradação social e económica do país; os níveis de corrupção estão a aumentar no país; o negócio de petróleo ninguém comptreende nada e existe falta de transparência; o Patrice passa a vida a afrontar o Presidente da República em vez de trabalhar em harmonia com o Homem. A senhora acha que o Patrice está a trabalhar? Trabalhar no quê? Na vida dele? A senhora vive em que país?

      • img
        mosssad Responder

        Infelizmente as pessoas ainda nao notaram que o que se esta a passar neste momento ja tinha acontecido anteriormente quando o Miguel Trovoada era Primeiro MInistro e Pinto da Costa o Presidente? A historia era a mesma, o Miguel sempre afrontava Pinto da Costa porque ele queria sempre estar a frente de tudo e todos, o episodio esta a se repetir, infelizmente nem todos os santomenses, mesmo alguns dos atuais no governo nao sabem de muitas feitas pelos Trovoadas, sao falsos, finjidos e manhosos, esses nao estao no poder para servir o povo. O patrice esta a fazer o mesmo que o Pai(Miguel Trovoada) fazia nos primeiros anos da independencia do Pais. Causar confusao instabilidade e miseria ao pais.

        e Como sempre o Pinto da Costa muito passivo se deixa levar pelos fracos conselheiros que tem a sua volta, e nao toma nenhuma decisao. Este Governo ja nao deveria estar a Governar o pais, MAs tambem nao coloquem o Rafael Branco, que este so vai mesmo para tirar tambem, e dar para os seus que estao no estranjeiro.
        Coloquem alguem que queira ajudar o pais a sair da miseria em que se encontra.
        Como e que alguem sem experiencia em exploracao petrolifera ou mesmo gestao no caso do Rafael Branco a que muitos chamam de Dr…mesmo sem formacao nenhuma, pode estar a frente da empresa de petroleo?

        So Mesmo numa republica das Bananas, covernada por um Macaco, que so tem olhos nas BANANAS(dinheiro) e as arvores(viagens)

    • img
      Calibre-12 Responder

      Essa tal de Ana de Ceita deve pertencer aio grupo daqueles que Patrice Trovoada disse que não tem massa cinzenta.
      Diga-se de passagem que Pinto tem sido até muito complacente com muitas brincadeiras desse menino gabonês.
      Sinceramente que um martelo de chefe já deveria ter sido batido sobre a mesa, abrindo ou encerando a audiência.
      Onde é que já se viu um primeiro ministro privar um emissario de um presidente da república numa missão ao estrangeiro, justamente para o representar e consequentemente representar o país.
      O Patrice mais é quero é viajar e não governar.
      Este País nunca este tão mal em matéria de governação. Francamente!

      • img
        Consciencia Responder

        Gente, Pinto é que disse ministro pa não viaja. Sukulumessô= Abre os olhos!

      • img
        pagagunu Responder

        Senhores Capangas do Pinto, quêm ganhou as eleições legislativa foe o ADI, Pinto ganhou as Presidencias, a constituição é clara cada um deve agir de acordo com Lei mãe. Pinto da costa deve deixar o governo Governar. e senhores Capamgas do Pinto devem deixar de fazer a cabeça do Homem, credo gente este País precisa de Paz…

  4. img
    Minuye Responder

    Duvido que o senhor SALVADOR irá largar esse osso. As regalias de vida de ministro certamente compensam o sacrifício de ser coadjuvante enquanto diplomata.

    • img
      Emilio freitas Responder

      Felizmente meu caro, ao coontrario da maioria das pessoas desse país , ainda existe pessoas com alguma dignidade, que preza pela honra, e não se vendem a qualquer custo, não aceita ser subjugado, não aceita ser tratado como qualquer um, ele sabe para q esta no governo, então certamente vai exigir respeito, porque foi pra isso q ele estudou e trabalhou a vida toda. Salvador dos Ramos Simão é ainda dos poucos, diga-se de passagem. integro, me orgulho disso. Parabéns. Me lembro e mto bem, desses mais de 13 governos de stp, so de mais um homem que foi capaz de fazer algo semelhante nesse pais, o ex: ministro da justiça Paulo Jorge.. Viva STP, viva a democracia, viva a honra, …, não se pode viver a vida toda apoiado em bons principios, e trabalhar toda uma vida a sua carreira e simplesmente chegar alguem e banaliza-la, pois no final não saberemos em quê nos apoiamos a vida inteira.Convido aos outros senhores de cargo de chefia nesse país a prestarem atenção nisso, em todos os setores da função publica, pessoal o trabalho deve ser sempre em equipe, e nada mais, chega dessas intromissões e desrespeito, se LEVANTEM E EXIJAM RESPEITO.

      Diretamente do Brasil.

      PS: please deixem passar o meu comment pessoal, esses ultimos tempos , n sei oq tenho escrito de tão comprometor que simplesmente eles n têm passado, jamais escrevi nesse espaço ou fora dele, com linguagens de baixo calão por isso n entendo… gostaria de saber o porq

      • img
        mosssad Responder

        Pode-se dizer que ha muito poucos homens como salvador no pais, mas tambem tens que ver que no governo ha muita miudagem, com falta de experiencia tamnto na area em que sao formados como tambem na gestao publica, este e o maior erro que se comete nos paises subdesenvolvidos, e ninguem faz nada…. Pais pobre vai sempre ser pobre, se nao mudar a forma de governacao e aforma como atribiu os cargos politicos e mesmo cargos nos sectores mais senciveis do pais.

        Por experiencia propria, sou a favor que se de jojens oportunidades, mas temos que tomar em consideracao que para essa mesma pessoa prestar um bom servico tem que comecar de baixo, seja la ele quem for e seja la que formacao ele tem.
        Quando se sai da universidade, saimos com UM PEDACO DE PAPEL pelo qual nos orgulhamos imenso de o ter, de o pendurar na parede para todos verem, qu torma os nossos pais e familiares muito orgulhosos, mas como disse anteriormente nao passa de UM PAPEL, nao prova que estamos em condicoes de governar, dirigir, gerir.
        Temos que ter o essencial que se chama (EXPERIENCIA DE TRABALHO)
        Esse governo como a maior parte dos sectores do pais esta a ser dirigido por pessoas com FORMACOES mas sem EXPERIENCIA.

        Digo isso no seu sentido geral, os chamados Dotores e Engenheiros do pais nao tem experiencia nenhuma, so querem ser chamados pelos TITULOS dos Diplomas….mas nao passam de projectos de tecnicos fracos e incapacitados na sua maioria.

        • img
          EMILIOS FREITAS Responder

          Receio que o senhor tenha saído da universidade , tão somente com o Pedaço de papel debaixo do braço. Aqueles que foram para as universidades e não se preocuparam com os estudos certamente,sairam fracos, mas isso não lhe da o direito de simplesmente generalizar esse facto. Isso demonstra que o senhor esta com problemas nao resolvido com os seus pares,imagino como esteja sendo duro ver os jovens assumirem cargos de chefia . Sou engenheiro de Doutorando em engenharia nesse momento, e não admito que venha qq um q se quer sabe oq diz colocar em xeque todo um grupo, levianamente. Por outro lado STP foi sempre governado por pessoas ditas experientes e continua sendo oque é. O que julgo o senhor sensantamente devia fazer é sugerir aos q formam governos e escolhem diretores, que prime sempre pela competencia e qualidade daquele que vai gerir os destinos de todo um povo, e acredite meu senhor, muitos q hoje n têm experiencia se calhar tb n as terá daqui ha 20 anos, isso tudo depende mto do individuo, pelos vistos a vida n lhe trouxe essa experiencia. So se pode ter experiencia exercendo, infelizmente, o juizo de valor em relação a qualquer materia ou função depende da bagagem do inviduo.

          • img
            mosssad

            Se e engenheiro e dotorando em engenharia parabens…porque tambem tenho formacao em engenharia e com muitos anos de experiencia.

            Dependendo na sociedade onde estamos inseridos o seu dotoramento pode nao lhe servir de nada. a nao ser de ter um titulo que e o que a maior parte dos santomenses procuram, em vez de provar o que realmente aprendeu e nao exibir o diploma.

            Tem toda razao quando diz que esta a ser dificil para estes mesmo jovens, e obvio que sem experiencia nada e facil…

      • img
        Minuye Responder

        Meu caro, realmente em STP ainda existem muitas pessoas íntegras, porém, o que se tem visto ao longo dos anos no país é que após provar o mel ninguém mais quer sair perto do pote. Fazem de tudo para continuar no poder. Isso também acontece porque infelizmente no nosso país a maioria das pessoas só consegue melhorar de vida quando ocupa cargos de poder, pois se ficarem apenas nos seus trabalhos normais, ao final da vida apenas terão uma casa velha de madeira. Assim, no país já se vive uma cultura de “sucesso pessoal e profissional passa por ocupar cargos de poder”.
        Como você, por enquanto ficarei aqui, diretamente do Brasil a espera para ver se o Salvador é realmente íntegro ou se é mais um que não quer sair perto do pote.

  5. img
    luisó Responder

    o PM não era para ir e por isso o PR nomeou este ministro para representar o Estado. De repente o PM resolveu ir e este ministro ficou pendurado e o PR a ver navios.
    Estado Santomense de brincadeira.
    Vão é jogar á bola lá para fora…

    • img
      Ukwêtê Responder

      Com ja disse alguem neste forum, seria bom que se ouvisse a verdade dos dois lados. Mas como estamos em STP duvido que venhamos a saber a verdade verdadeira. Digo isto porque nos últimos tempos as verdades têm por habito se contardizerem. Uns acusam o Primeiro Ministro em usurpar a pasta do Salvador. Outros acusam o Patrice de imiscuir-se em competencias do Pinto e vice-versa. Ora sendo o Patrice o Primeiro Ministro ele é o Chefe do Governo do qual o O Ministro dos Negocios Estrangeiros faz parte. Ora se o homem é o chefe máximo de um Governo ele é o que ao mais alto representa o governo em qualquer uma das suas esferas incluindo a diplomacia. Portanto, não parece de todo sensato dizer-se que o Patrice esvazia a pasta de um dos seus ministros em proveito próprio; o triste e inconcebivel seria ver um Ministro actuando na area do outro por ordens do Primeiro Ministro.
      Por outro lado, acho que actualmente, em STP, só primeiro Ministro ainda não teve a percepção de que as suas viagens êm sido exageradas e que até agora ainda não se viu a concretização de nada anunciado por ele. Estamos todos avidos por ver os resultados. Contudo, não concordo com aqueles que dizem que o Governo deveria ser demitido pelo facto dessas viagens. Nós os eleitores devemos dar o benefício da dúvida ao Patrice e dar-lhe tempo até ao fim do seu mandato para nos apresentar os resultados concretos destas voltas ao mundo que fez. Se não ficarmos convencidos, nós decidiremos o que fazer com ele e o seu partido nas eleições. Pois, nós é que temos o poder de lhe mandar para casa e não o Presidente da República, como muitos erradamente pensam.
      Voltando a possivel demissão do Ministro Salvador, se de facto acontecer acho que seria uma pena. Agora quanto as razões ja ouve-se por aqui uma outra versão: Pelo facto do Patrice ter viajado sem acertar com o Presidente a sua participação na tomada de posse do Presidente Taiwanês, o Pinto decidiu que o Ministro não devia ir. O coitado do Ministro, o único membro de Governo com dois superiores hierarquicos, ficou sem saber o que fazer, perante um que ja se encontrava em Taiwan aguardando a sua ida e o outro que na última hora diz-lhe para não ir. O ministro parece que decidiu acatar a decisão do Presidente. Terá agido bem? Qual serão as consequencias???

      • img
        XYZ Responder

        Concordo com a sua opniao quanto ao assunto. Ou melhor com quase tudo que transcreveu. Contudo, nao concordo com a parte em que diz – “Nós os eleitores devemos dar o benefício da dúvida ao Patrice e dar-lhe tempo até ao fim do seu mandato para nos apresentar os resultados concretos destas voltas ao mundo que fez. Se não ficarmos convencidos, nós decidiremos o que fazer com ele e o seu partido nas eleições.”
        Meu respeitado Unkwêtê, nós(os eleitores) nao so temos o poder de lhe mandar para casa no fim do seu mandato, mas, tambem como temos o poder de mudar o curso do barco de forma a evitar uma colisao catastrofica. Nao vamos sentar e esperar ate ao fim de qualquer mandato e depois agir.

  6. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Até que enfim ouviu-se falar do Ministro dos Negócios Estrangeiro e Comunidades, mas pelas razões negativas.
    A verdade verdadeira é que patrice gosta de viajar. Ficar em stp não quer ficar, viver nem pensar.
    Sentir-se-ia preso numa gaiola ou tem medo de alguma coisa.

    O ministro tomou a atitude correcta, digna de homem de bem. Eis um homem sensato. Cada ministério tem a sua pasta ou área de acção/função tendo uma relação com outros ministérios uma relação de cooperação e interdependência.

    Apesar do patrice ser chefe de governo, ele não pode interferir usurpando as funções do ministério negócios estrangeiro em molde como tem efectuado.
    Prepotência do Patrice esta muito ousada.
    Quando assim, devia-se tirar-lhe as verbas para viajem, deixando, o patrice, viajar com dinheiro próprio.

    • img
      mosssad Responder

      Um primeiro MInistro que nunca viveu em Sao tome…nasceu no Gabao, nem nas ferias ia para sao tome passear, nao se sabe que qualificacao apresenta, ja teve envolvido em varios escandalos….ate dizem que o Cadafi o libertou da prisao… Que raio de pais pode ser governado por uma pessoa dessas?????

  7. img
    Fijaltao Responder

    Na anterior intervenção que fiz; fiz alusão a esse ministro dos negócios estrangeiros que não passa de um babaca perante o Patrice que o torna seu Gigolo, despensando-o na sua comitiva camuflando negócios para o país com seus interesses pessoais ignorando assim este senhor que só hoje chegou à essa tremenda conclusão! O Presidente da República é livre de escolher quem quer que fosse para o representar em missões que por razões pessoais não pode estar presente; mas independentemente deste caso, o senhor ministro dos negócios estrangeiros tem sido um joguete deste primeiro ministro! Agora, seria bom que ele como um homem com ele no sítio, desde essa pouca vergonha do périplo de 20 dias do primeiro ministro batesse a mão bem forte na mesa e dizer basta de palhaçada e ir trabalhar para outro sector que talvez o faça mais realizado como profissional. Seria um caso talvez inédito em S.Tomé e Príncipe! Eu espero que a ameaça não pare por aí! Eu estou convencido que o abuso do primeiro ministro tem os seus dias contados. O presidente da república está talvez nas calmas á espera que o caldo se entorne ; embora não seja da vontade dele nem do povo criar uma crise política no país, se bem que o Patrice está a procura que isto aconteça para depois chorar as lágrimas do crocodilo: Um bem haja a todos.

  8. img
    Argenezio Antonio Vaz Responder

    Deixem de fazer jornalismo de chantagem e de boatos. Que coisa?

    • img
      Fidelio Castro Responder

      oi caro amigo, se tens informações outras, queira brindar-nos com jornalismo profissional. boca calada não entra mosca.

  9. img
    N.C Responder

    Sendo real essa noticia,comeca o fim do Imperio Patricista e a queda do governo,pois acredito que com todos esses problemas no Governo,na Justica e na Assembleia,alguma coisa tera de ser feita

  10. img
    NORA Responder

    A cena repetesse, es que chegou o momento. Patrice sabia que isso iria acontecer, estava somente a procura de uma oportunidade. presidente da República tem todo direito de indicar quem quer que fosse para O representar, acima de tudo o titular da deplomácia. Patrice Trovoada quiz já a muito tempo fazer saltar o Salvador dos Ramos. Mas Salvador mostrou-se ser um homem de bem, sensato e inteligente.

    Mas a cena deveria ser contrário, es que chegou o momento de haver uma remodelação governamental. As pastas da (Saúde, Educação, Defesa e Plano e Desenvolvimento) estão mal representadas.
    Será que ADI não tem quadros competentes. São Tomé e Principe é de todos nós, solicita aos tecnocratas e pessoas de bem para fazer desenvolver essa terra maravilhosa.

    Olha: SE A VERDADE DOS FACTOS FOREM REALMENTE ESSAS DIVULGADAS PELO KÉ KÚA, O PATRICE TROVOADA ESTÁ A BUSCA DE UM CULPADO PARA QUEDA DO SEU GOVERNO.

    PRESIDENTE PINTO NÃO CAÍ NO JOGO DEIXA QUE ELES CAIAM COM SEUS PROPIOS PÉS.

    VIVA S.T.P!

  11. img
    O Analista e Censurador Responder

    Gostaria muito de comentar,mas ainda é muito cedo para dar palpites.Porque o jogo de gato e rato,quem sempre sai a ganhar é o gato.Vamos aguardar com atenção o desfecho dessa “HISTÓRIA”.

  12. img
    jamaicano Responder

    O patrice Trovoada, gosta de viajar porque tem pouco amor a S.Tome e Principe, sempre viveu no estrangeiro.Como é possivel, ao despoletar-se a confusão no tribunal e numa altura em que o País está passar por situações dificeis,na saúde, estudantes bolseiros a reclamar subcidios, entre outras dificulidades que o País está atrevessando; o senhor 1ºMinistro viaja na companhia do Zé de padaria, Nino Monteiro, Afonso Varela, e outros máfiosos da sua cúpula enquanto que o Ministro dos Negocios Estrangeiros que é a peça mais importante para representar o Paí no estrangeiro fica em terra? Como é possivel tbm justamente agora o aliado do Sr.1ºMinistro o Procurador Geral Da Republica Roberto Raposa ausenta-se do País com destino ao Angola e Portugal? Sr. Presidente por favor é tempo de mandar essas gentalhas de incompetentes para casa, faça algo para o bem desta nação,não continue com passos de lêsma!!! É tempo de agir…

  13. img
    Joao Pedro Responder

    À ser verdade, acho que é o momento para todas as pessoas que são de facto sérias abandonarem este Governo e deixar o P.T. e o Varela e os seus cordeirinhos sozinhos

  14. img
    João Pessoa Responder

    Não sejam parvinhos. Salvador não quer perder o tacho e já deu o dito por não dito. São todos farinha do mesmo tacho

    • img
      suzuki 125 Responder

      O shr savador não é como vc João pessoa, mesquinho, vendem se por mt pouco, como vc é director das pescas e come migalhas do PM diz essas babuzeiras, é melhor tar calado, vcs tenhem os dias contados, devem tar a rezar para que esse PM não caia para não acabar a boa vida. tenha um pouco de dignidade.

  15. img
    jamaicano Responder

    Não interessa se deu dito por não dito,mais o certo é que um Governo de incompetentes e mafiosos o País não desenvolve tal como acontecau com anteriores Governos deste infeliz S.Tomé e Principe, que pelo que pareça está a carregar uma cruz tão pesada que desconhecemos os motivos.A terra de Santo Poderoso, infelizmente desde da independência nunca conheçeu um filho que desse amor a sua mãe(S.TOMÉ E PRINCIPE).Um País que sempre conheceu:Presidentes,1ºMinistros,Deputados,Ministros,Juristas etc,etc tudo gentes que sempre pessaram no bens estar de cada um e das suas respectivas familias e cumcobinas e o Zé povinho que se dane como se diz na giria. Zé Povinho precisa agir. É FRUSTRANTE…..

  16. img
    suzuki 125 Responder

    os meus comentários são eliminados pelo tela-non, então é normal esse joão pessoa chamar as pessos de parvinhos? eu não o conheço de lado nenhum, eu gosto do tela-non mas não pode haver parcialidade quanto aos comentário! se uma pessoa insulta tem que haver resposta! se for assim não dá.

  17. img
    Baga Tela Responder

    Quando me ensinaram na escola de que Ministro dos Negócios Estrangeiro representa o o Gorverno no exterior, eu estava convencido de que era verdade, até ler essa notícia

  18. img
    amigo de sao tome Responder

    Ainda nao deu pr ver ke a politica santomense esta…PERDE SAI, eu nao acredito em vc e vc nao acredita em mim. isso e samaia. come um pouco ke eu tb quero a minha parte. mas havera um ponto final nessa historia

  19. img
    Lada Responder

    Meus caros amigos!é com moita satisfação
    que lí os vossos comentário,mais até quando é que nos sairemos da clandestinidade?ok o país é nosso,os políticos governa porque somos nos os são tomence juntamos todos de uma só vez ok,elegermos os compatriota,assumem ,descendo eu sou,Pedro ou João mais cravide.fico por cá .

  20. img
    mosssad Responder

    Caro Abel, ja vi que nao se pode dizer tudo ai no forum do jornal infelizmente.

    Um dos meus comentarios nao foi postado. Qual a razao?

    o Pais ja nao e colonia portuguesa, ja nao esta no partido unico, nao usei palavras obsernas, e nao pfendi ninguem, o que disse sao factos que ocorreram durantes estes anos da existencia de SAO Tome e Principe como pais livre e independente. Por isso pratique um jornalismo com liberdade de expressao. e nada de sensuras.

    oO GOVERNO MERECE CAIR.

  21. img
    Filipe Samba Responder

    Ao
    Exmo Sr. Ministro, Manuel Salvador R.
    Os meus cumprimentos,
    O Senhor é uma personalidade douta que conheci na minha vida.
    A Sua história é generosa para aqueles que a conheceram
    Respeitosamente
    F.S

  22. img
    Verónica Responder

    Meus amigos, a NORA diz aquiloque éverdade. Mts estão dando as suas opiniões mas não sabem ou viram e não querem ver. Quem responde pelaPolítica Externa de S.Tomé e Príncipe? Quem recebeu o convite de Taiwan para represntar STP na cerimónia? Qdo é que Patrice recebeu o convite? Como recebeu? Ele informou ao PR do convite? Qdo é que ele informou o PR da sua saída e dos países a visitar? São perguntas que deixo no ar e seinformem.
    A excepção da NORA e do Analista e Censurador que são dois únicos comentaristas que creio entenderem a matéia em questão.
    O Salvador filho da Palaié e do´Polícia reformado que carregou fruta, andim e banana na cabeça, andou descalço, não é desse que estão comentando. Esperem para ver. Deixe a coisa amadurecer. N^pontadu ê ná sá fá. Un bé zá êêê, pa a ná flá ami zó fla fá ê

  23. img
    Joven Santomense Responder

    Caros amigos de MLSTP deixem governo trabalhar em paz.
    Esperem a vossa vez.Estiveram no poder e não fizeram melhor do que isto.Deixem Patrice trabalhar,deixem governo trabalhar.Os jovens estão de olhos em vós,STP também.Eleição ganha-se nas urnas.

  24. img
    João Bosco Menezes de Pinho Responder

    Minha gente! Chega de ilusões! Salvador é servidor nato da Familia Trovdª. Disfarçado de Pintista confunde todos. Vamos ver se ele assume o pedido de afastamento?? Duvidamos da dignidade do velho homem do dossier Taiwan.

  25. img
    manucho bubu Responder

    jovem santomense, ate agora o patrice esta a trabalhar, como disseste os jovens estao com olhos em nos para mudarmos esse pais se es jovem santomense fala com patrice para pagar bolsa de estudos dos jovens que estao no estrangeiro a clamar a viver como mendigo e a ser escuraçado se vc e jovem que ja esteve fora do pais a estudar a nao ser que es o filho do papai

  26. img
    dPires Responder

    Numa família, cada um contribui de diferentes formas para construir um bem-estar colectivo. O Marido/ Pai/ Padrasto/ Homem é o chefe da família, a mulher/ mãe/ madrasta é a colaboradora do pai.
    Cabe a eles, por um lado, o dever de louvar e bendizer o Santo nome de DEUS, ensinar os filhos/enteados a Palavra do Senhor e preparar o caminho da salvação colectiva; cumprindo assim a Educação Religiosa dos filhos/ enteados.

    Por outro lado, Pai assume, o dever de sanar as despesas de alimentação, vestuário, lazer, etc., e enquanto a mãe cuida da casa e da “cozinha”, o filho aparece como a promessa da família, a qual incumbe a ele o dever de estudar e futuramente ajudar a família a desenvolver (sair do buraco), além outras manifestações do dever de obediência. Os Pais sempre agem em comum união para o bem dos filhos. Cada um com a sua tarefa e a família deste modo domina a vida e é feliz.

    Transpondo este caso e aplicando-o a situação do pais, concluímos que a realidade é bem deferente, ou seja, é uma autêntica anarquia, onde cada um faz o que lhe apetece, onde Mãe faz trabalho de Pai sem lhe comunicar nada, onde o Pai fica de braços cruzados e nada pode fazer – ou porque a mãe come toda boca e não lhe deixa fazer o que lhe cabe, ou porque ele é preguiçoso e prefere passar o tempo curtindo o resto da juventude que a vida lhe reserva – onde os filhos, por falta de auxilio e incentivos, perdem a vontade de cumprir com os seus deveres de obediência e passa “tomar homem grande no caminho” … «UMA AUTÊNTICA PARAFUNDA NESTE PAÍS QUE SE AFUNDA» Alda do Espírito Santo.

    Num Estado Organização, cada Órgão de Soberania cumpre o dever a que é incumbido e não tem que elevar a sua esperteza e fazer o que não lhe compete. Mas se repararam, eu disse NUM ESTADO ORGANIZADO.
    Na RDSTP:
    1. O Presidente da República é o Chefe do Estado e representa o País, repito: REPRESENTA O PAÍS, garante a independência nacional, … E é o Comandante Supremo das Forças Armadas, mas na prática «O PR/Chefe do Estado não tem poderes políticos significativos, possuindo simplesmente um papel essencialmente honorífico» – Odair Baía

    2. O Senhor PM quer mais do que o poder que possui …

    3. A AR também não faz grandes coisas …

    4. Os Tribunais, prefiro nem pronunciar sobre estes.

    É a vossa incompetência e a capacidade de desenvolver a imbecilidade é faz STP ser um país de ociosidade.

  27. img
    torresdias Responder

    Isto do Patricio estar a viajar sempreacho ja não ser estranho. Desta vez ele leva consigo OS BAs com um proposito«negócio» em nome de S.Tomé e Príncipe. Até que é bom se amanhã vier a superficie os truques e se ele fugir temos peças para grampar.
    O mais caricato o Patricio numca deixa a esposa. O gajo tem medo de ser assaltado pq aqui em S.Tomé ha gatos famintos e comem mesmo.
    O hospital está no estdao que se encontra, os bolseiros choram falta de meios de subsistencia, e o gajo sente-se com corragem de viajar usurpando do cofre do estado quantias avultadas, pq esta passeata não é barato. pode atingir bilhão de dobras. são vinte dias não é quando chegar só fica em S.Tomé mais 3 dias depois baza. que se lixe o povo, bem feito. agora chupam o dedo.
    Mas que fazer:
    Tenho uma opinião.
    Vamos REMAR MUTAMBÚ p`ra lagaia. ele caí mutambú ele não aguenta. então ele morre.
    e pronto arrumamos de uma vez com a praga.

  28. img
    Tentado a ler Responder

    Tudo isso pq o presidente manifesta tendencia para esquivar Taiwan, directa ou indirectamente. Porque sera

  29. img
    Põe boca não tira Responder

    Muito bem esse arrongante sh Patrice trovoada deve saber que deve respeitar as pessoas. Ele faz dos seus Ministros capachos dele, meninos de recados fazendo o que quer…… Como é possivel a revelia do mais alto cargo da Nação contraria a decisão do chefe Estado que indigitou Ministro dos Negócios estrangeiro para O representar na tomada de posse do Presidente de Taiwan? Acho que salvador dos Ramos mostrou que tem muitas qualidades e que não está agarado ao poder como fazem muitos por aí sujeitando pessoas como Patrice……
    Vá em frente Salvador mostre aos seus colegas que a dignidade do homem dinheiro não compra……. Povo apoia tua decisão…..

  30. img
    Gita Responder

    Já a muito que o patrice acomulava a pasta dos Negócios Estrangeiros. Salvador é ministro dos negócios dá nhé mé.

  31. img
    O MAIS CERTO Responder

    Se o Pinto da Costa brincar com este país mais uma vez ele terá que assumir as suas responsabilidaes. E se o Pinto fizer borrada não será por falta de aviso, pois o povo foi alertado e já se sabia quem ele era. Mas tentaram lhe dar uma hipótese na pespectiiva de que “galo ca bila `vé ê ca muda cantá” mas pelos vistos já começa com artimanhas.Ele é raposa velha. Mas ai dele. Ele comerá o pão qe diabo amaçoou.Se ele não deixar de mania de estar a martirizar esse povo… Olha, olha….Não queremos pintar a nossa história com penúrias do passado onde ele próprio foi o principal protagonista.

  32. img
    Nando Vaz (Roça Agostinho Neto) Responder

    Perante um Estado tudo é possível!..

  33. img
    mosssad Responder

    Em termos de governacao so ha um pais no mundo que Sao Tome e Principe ainda nao ultrapassou (Somalia).
    onde tudo e todos mandam…..

  34. img
    INCOMADADO COM ISTO Responder

    Pois é isto que me incomoda…
    Então será que o Sr. Carlos Ceita,íntimo de Ana Ceita não sabe que a área de Defesa e Cooperação Internacional são Áreas de de influência do Presidente.
    Sái da Carverna e veja o Art. 82 da Constituição de STP os dimais poderes do Presidente da República.

  35. img
    DA e DOI Responder

    Para quem tem visão das coisas o PM está a procura de motivos para que o PR tome medidas depois para mais tarde vir justificar que não conseguiu fazer tudo porque o PR deixou cair o governo. Mesmo que governo não cai agora, também não passará nas eleiçoões, porque o povo já viu que Patrice só fala de projectos mas nada se vé, e por isso terá que ir para casa juntamente com seu partido, e seguir para seu país a espera de novas eleições. Fui….

  36. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    Caso seje verdade,é de louvar a postura,ética,profissionalismo e honestidade por parte da pessoa que bem conhecemos – o sr Salvador do Ramos.

  37. img
    Carlos Ceita Responder

    Senhor incomodado com isto estou até admirado como é que o senhor não veio aqui colocar-me como apoiante deste governo. O facto de estas áreas serem da influencia do órgão de soberania Presidente da Republica o senhor não acha deve haver dialogo, concertação solidariedade e entendimento entre diferentes órgãos de soberania? Se calhar é vossa excelência que precisa de sair da caverna para poder ao menos respeitar quem tem opiniões contrarias as suas. Habitue-se estamos em democracia. Deixe lá de debates em torno de pessoas e insultos gratuitos. As a questões de suposta intimidade tao picante para qualquer fofoqueiro não é para aqui chamado e não é da sua conta.

    • img
      INCOMADADO COM ISTO Responder

      Meu caro amigo Carlos Ceita, acredito que o Senhor ja tenha lido o artigo que eu sitei mas nem por isso deu para enteder pois eu lhe digo mais uma vez nesta area há uma competência partilhada entre o presidente e o governo. Outro aspecto e se fores um observador atento, veras o o Ministro Salvador dos Ramos apenas dirigi as questões ligadas as nossas embaixadas, quando as grandes questões da coooperação passa pelo Trouvada e o seu agente Américo.
      Abra bem os olhos e veja as coisas.
      Queres discutir materia do Direito Constitucional comigo?
      Nada não tens pedalada para isso.

  38. img
    Madalena Responder

    Formas para derrubar o governo.
    Ja foi dito que Pinto não sabia lidar com a nova constituição.
    A demissão de um membro de governo é normal!
    veja Portugal!
    Sai um entra outro.
    Quem governa é 1º Ministro, partilha relações exteriores com O presidente.

  39. img
    Madalena Responder

    Salvador se sai, sai em baixa forma.
    Sai sem poder estabelecer acordo de livre circulação entre Angola e STP, Sai sem ter conseguido isenção de vistos para Portugal, sai sem estabelecer relações com Macau e China!
    Sai de Governo sem pelo menos criar um serviço consular em Cabo Verde, país colocou consulado em STP, logo apos a independencia. Sai ainda sem grandes ganhos para a nossa diplomacia, sai sem garantir bolsas de estudo aos miliares de jovens anciosos de ter uma oportunidade no exterior, por isso ja devia sair a muito tempo.

  40. img
    Carlos Ceita Responder

    Meu caro incomodado com isto o senhor já fala em competência partilhada entre presidente e governo? Ó senhor doutor não foi isso que eu chamei de solidariedade concertação entre os diferentes órgãos de soberania. Então não leu o meu post anterior. Mesmo sendo área de influência do Presidente o bom senso e a logica das coisas requer que haja cooperação dialogo entre os órgãos de soberania.
    Eu não sou jurista e nesta medida recuso pedalar consigo em matéria de direito constitucional. Cada macaco no seu galho. Faço-o com humildade e sem arrogância académica. Para pedalada vou contentar-me com a bicicleta que tenho aqui na garagem. Mas recomendo-lhe vivamente que tenha respeito intelectual por pessoas de outras áreas de conhecimento científico e tecnológicos e por aqueles nossos compatriotas que por razoes diversas não puderam ter acesso a escolaridade obrigatória ou ensino superior.

  41. img
    Madalena Responder

    Desde tempo de Maria Amorim que tivemos governo.

Deixe um comentario

*