Nestor Umbelina abandona cargo de Secretário do Governo do Príncipe por razões pessoais e familiares

Após 6 anos na estrutura político-administrativa da ilha do Príncipe, Nestor Umbelina Secretário do Governo Regional para Ambiente, Recursos Naturais, Infra-estruturas e Ordenamento do Território, demitiu-se do cargo. Diz que foi por razões pessoais e familiares.

Na carta de demissão datada de 31 de Julho último e enviada ao Presidente do Governo Regional José Cassandra, o Secretário do Governo Regional demissionário, diz que foi de coração que nos últimos 6 anos, serviu a ilha do Príncipe.

Mas também reconhece que esses 6 anos de actividade  político-governativa foram desgastantes em todos os sentidos. Refere ainda que após longa reflexão, decidiu apresentar a demissão do cargo.

Antes de ser Secretário do Governo Regional, Nestor Umbelina exerceu as funções de Presidente da Assembleia Regional do Príncipe.

Pelo que o Téla Nón apurou na cidade de Santo António,  já existe uma lista de filhos da ilha do Príncipe, que deverão substituir Nestor Umbelina.

O Jurista António Reffel, ex-Procurador da República, actualmente Director da Polícia de Investigação Criminal, está na cabeça da lista.

Juka Managem, actual Director da ENAPORT, é outro nome indicado como substituto de Nestor Umbelina. Por fim há ainda Isaqueo Batista, responsável pela área técnica da Secretária Regional das Infras-estruturas.

A demissão de Nestor Umbelina era previsível. Desde Janeiro de 2012, que o Téla Nón está na posse de informações que apontavam para a demissão do Secretário do Governo Regional encarregue da infra-estruturas, recursos naturais, ordenamento do território e meio ambiente.

Abel Veiga

  1. img
    Cidadão Responder

    Acontece que entre ele e Tozé, um era pedra no sapato do outro.

  2. img
    Ribeira Fria Responder

    Nestor não abandonou o governo, mais sim, estava a prever que ia ser corrido de governo do governo, pelo facto de estar envolvido em actos de corrupção. Aqui no Ilha no Príncipe não se permite actos corruptos por parte de dirigentes políticos. Já basta a corrupção dos membros do governo central. Gente do Príncipe não gosta de gente corrupta. Se Nestor quer transformar em dirigente corrupto então terá que apanhar avião e se instalar-se na ilha de S.Tomé, é lá, onde os corruptos são premiados… Aqui no Príncipe não há coisas dessas.

    Para vossa informação, existe inquérito a decorrer para, apurar o grau da corrupção que está envolvido o senhor Nestor. Se, se confirmar o que se prevê, esse senhor pode vir a responder criminalmente e administrativamente pelos factos que venha a ser apurado.

    Abaixo os corruptos.

    • img
      Fruta pão Responder

      Quando se fala com governo do Príncipe, não compara com os de S.Tomé, não tem nada a ver…Cada caso é um caso, o que ele fez ou deixou de fazer, cabe agora o inquérito esclarecer, mas a verdade é que mesmo o Tozé confirmou que é problema família, porquê que n falou nada sobre o possível caso de corrupção, Tozé deve saber porquê..um dia saberão toda a verdade…

    • img
      Elianne Responder

      Nestor Umbelina pediu demissão por razões pessoais e familiares, por isso nao se põem a falar mal de alguem que ja fez muito pela nossa ilha e que vai continuar sempre a fazer, voces que nao estao no Governo nao sabem o que se passa por dentro entao nao falem o que nao sabem…Eu tenho a certeza absoluta que o Nestor Umbelina nao é corrupto como muitos ai dentro, é um politico honesto e trabalhador e se o povo da ilha do principe for justo, sabe muito bem do que estou a falar.

    • img
      sem stress Responder

      êpá, êpa, êpa! esclareça isso melhor.
      do que tenho percebido do engº tó zé, é que ele perdeu uma pessoa de peso no seu governo por razões familiares.

      • img
        ramiro Responder

        tu es de que planeta o Toze ñ é Eng. tu ñ es sem stress es stresss em pessoa.

        • img
          Desde quando Responder

          xiê, este é o ramiro casimiro feio que esta a falar? Cada coisa que desce.

        • img
          Verdade a de vir a tona Responder

          Concordo contigo ele é Técnico não Enginheiro só os cegos é que acreditam.

    • img
      pagagunu Responder

      Olha si és quem eu penso não tens autoridade Moral para falar de ninguem seu malandro. tu desgraçaste Emae do Principe, bandido. O problema é que o Nestor tem mente Aberta, poes eu sei quanto dificil é viver e conviver com as costumes do principe , tudo enche olho as pessoas, si em Stomé ha inveja , no Principe é 10 vezes mais.

      • img
        pagagunu Responder

        retifico ” com os costumes”

  3. img
    Principe em 1º Lugar Responder

    “Pelo que o Téla Nón apurou na cidade de Santo António, já existe uma lista de filhos da ilha do Príncipe, que deverão substituir Nestor Umbelina.

    O Jurista António Reffel, ex-Procurador da República, actualmente Director da Polícia de Investigação Criminal, está na cabeça da lista.

    Juka Managem, actual Director da ENAPORT, é outro nome indicado como substituto de Nestor Umbelina. Por fim há ainda Isaqueo Batista, responsável pela área técnica da Secretária Regional das Infras-estruturas”

    Eu pessoalmente votaria no nome de Isaqueo Batista, é um jovem sem vícios e também, sendo ele Eng.º civil penso que serviria melhor a nossa secretaria de Estado. Isaqueo em 1º lugar, tem todo o meu apoio.
    Tira João Paulo de Assembleia Regional, coloca o António Refell, o Juca mantém onde está!
    Vamos fazer as coisas com inteligência.

    • img
      Largo da Juventude Responder

      Eu também voto no Isaqueo Batista como a 1ª opção. Mais vai ser dificil porque Tó Zé tem conta ajustar com Antonio Refell, enganou-o uma vez, agora vai tentar reparar o que aconteceu no passado.

    • img
      mosssad Responder

      Eng Civil sem experiencia na contrucao? como ja disse antes temos de que deixar de colocar o Diploma a frente mas sim a capacidade da pessoa para exercer e gerir o cargo em que foi colocado.

      Diploma sem experiencao nao vale, e o msmo que tirar carta de conducao e nunca conduzir…… por longo tempo….

      • img
        Democratico Responder

        Não consigo entender o pq de tanto odio contra pessoas formada, penso que todos deviam agradecer e sentir-se orgulhoso pelo regresso de filho do Príncipe com formação.Pois esses quadro devem merecer o nosso apoio, concomitantemente receber apoio de todos os filhos desta Ilha, somente com este sentimento podemos de fato fazer desta Ilha um lugar onde todos possam viver feliz. Na minha modestia opinião, o Eng. Esaqueo sem duvida merece ser premiado com esta função, penso que é um tecnico bastante dedicado, é assiduo, honesto e tem bagagem. Agora se me disserem por se tratar de cargo politico e vcs não terem la grande simpatia é diferente de dizer que o Eng. Esaqueo não tem experiencia. Uma coisa não deve ser confundida com outra, vamos deichar de ser hipocrita e zelar por um Príncipe sem rancores e maguas. É tudo quanto gostaria de expor e peço perdão se maguei alguém…
        Um bem haja a todos.

        ” Príncipe primeiro”
        Democratico

  4. img
    Altino Mendes Saramago Responder

    Entendo perfeitamente normal o gesto do Nestor Umbelina. Se razões familiares forem superiores a todas as outras, porque não deixar o GOverno? O Caríssimo õão Jardim do Príncipe arranjará oputro para fazer o papel. O importante é que o Príncipe cresça.

  5. img
    Olhar Futuro!!! Responder

    No meu ponto de visto, o Isaqueo seria uma pessoa ideal para ocupar este cargo. Pois é um jovem que praticamente esta no início da sua carreira e também chega com novos olhares. Falo de novos olhares porque é isto que a ilha do Príncipe tem agora em mente. Não que os outros nomes referidos nome não seria o idea. por ser uma nomeação de inteligencia vamos tentar dar a vez aos novos jovens e ver se estão mesmo pronto para certos cargos. Desenvolver é a nossa meta portanto vamos fazer as coisas com inteligencia!!

  6. img
    Antero Pande Responder

    Porque sera que o governo de Principe é exclusivamente para os Principenses? Sera que os naturais de Sao Tomé nao podem participar num tal governo? O que prevê a lei?

    • img
      Comando Invisivel Responder

      Meu caro Antero Pande, Lamento muito estares muito aleio aos acontecimento politicos na Regiao do Principe, so para lhe alusidar um pouco, lembresse que no primeiro governo do Jose Cassandra, a Dr Felicia dos prazeres foi Secretaria dos assuntos sociais e ela a natural de S.tomo, pois nao! Mais valia estares calado ok

  7. img
    tete Responder

    O Sr Nestor tinha mesmo que sair,é inculto corrupto,anda nas burliçes com estrangeiros falsos.Rua nestor vandido,o teu lugar é plantar bananas,nao sabe falar,parece analfabeto.

  8. img
    Sum Dolo Responder

    Qual razoes familiares, o que esta sobre a mesa é maka de dinheiro uns 400 milhoes de dobras sumiram.

    Abram o jogo. O mais grave é que se queixam que nao ha dinheiro mais so ele comeu bastante.

    • img
      so eu sei a verdade Responder

      nenhum homem é flor que se chere mais tozé tem mostrado ser um bom comamdante para este navio chamado príncipe

  9. img
    Verdade a de vir a tona Responder

    Não sei se corrupto é Nestor Umbelina ou próprio o Presidente do Governo Regional. O Sr. Presidente pode me dizer se a ilha do Prícipe é seu monopólio? o povo que abra os olhos.Resta dúvida que ele foi ao Príncipe para enriquecer é sócio do Sul Africano ao entrar com a terra porque não tinha capital foi por isso que o Patrice Trovoada via com maus olhos este negócio.
    Eu queria saber porquê que seu primo Hélio não sai do Governo? Por saber dos cadastro do Sr? Que ele proprio diz que abri todo jogo, os dois são bem pago pelo Empresário Sul Africano.
    O Rodrigo seu irmão é representante do HBD junto ao Governo, todo o negócio que passa esta entre o Sr. Presidente, Hélio e o seu irmão.
    Se o Sr. Candidatar-se e perder-se fugiria do Príncipe, por não ter lá nem casa porque venderam tudo ao Sul Africano, o senhor não tem considerações com as pessoas que deram a vida durante a sua juventude na Casa Sacadura como por ex: Sr. Judice João Paulo e outros que o Sr. vendeu a casa com eles lá dentro sem perguntar aos inquilino se estavam interessados em compra-la como lá não tem lei o Sr. faz o que quizer.
    Qual é o negócio que o Sr. Presidente tem no Norte de Portugal que o Sr. ou Rodrigo seu irmão vão lá buscar dinheiro todas a vezes que chegam em portugal.
    Porquê que as Assessoras da Imprensa o Sr. só prefere melheres o Sr. é mesmo Sarkozy de Africa.
    Tão amigo que Sr. é do Daniel fez tirar o mesmo do Banco do Príncipe para estar com a sua mulher do aeroporto e trazer a Portugal e viverem a vida no Norte de Portugal que cruelidade.
    Por isso que Sr quiz do Governo da familia, que até para pôr João Paulo Pesidente da Assembleia fizeram abaixo assinado o Sr foi atrás dos deputados eleitos a noite para assinar e derrubar o Nestor.
    E hoje a sua esposa é chefe das enfermeiras todo os cargos mais altos são para familia cassandra. Tudo tem um tempo

    • img
      Fábio Responder

      mas eu não percebo isto, se o tozé cassandra perder as eleições como este senhor disse ele tem que sair do príncipe fugido porque o coitado nem casa tem no príncipe como é que ao mesmo tempo ele pode ser sócio de sul africano? se ele é sócio de sul africano ele não deveria sair do príncipe fugido porque senão ele seria rico, ou não? se ele foi para príncipe para enriqucer como é que ele já lá está a seis anos e nem casa tem lá na terra dele ao passo que o tal Nestor tem muitas casas lá? se ele vendeu tudo o que era dele como este senhor diz para sul africano como é que ele pode ser ainda sócio do sul africano? eu não percebo nada disso? vocês do príncipe tem que explicar isto melhor. daquilo que eu ouço cá em s.tomé do tozé cassandra dito por gente do príncipe não é isto que este senhor está a dizer. e o que é que a esposa do tozé cassandra tem a ver com isto tudo? nós temos de deixar destas coisas de estar a injuriar os outros sem provas. depois colocam nomes de outras pessoas nestas coisas, ofendendo os outros que não tem nada a ver com o problema. temos de deixar de perseguições e ódios neste país.

      • img
        Takora Mohamed Responder

        Este artigo bem que parece ter sido escrito por Nestor Umbelina apenas para manchar o presidente.
        No entanto conheco o caracter do Toze e ele nao se deixa levar por essas e outras. E o principal defensor real da ilha do Principe.
        Forca Toze e bem haja a ilha do papagaio.

      • img
        Verdade a de vir a tona Responder

        O Sr. Fabio não sabia o que aconteceu com os falimiares do senhor Judice e Dona Suzana no Príncipe? Então calace. Se isto é normal para si porque esta terra não existe lei fazem o que querem.

    • img
      Faustino Responder

      Ã única verdade ao vir de cima aqui na ilha do Príncipe é que de facto o senhor Nestor roubou dinheiro no ambito de um projecto de electrificação da ilha. O inquério já foi aberto e parece-me que já foi concluido. Ele tem de ser público para que toda a gente saiba o que realmente aconteceu. Aqui no Príncipe nós não admitimos casos de corrupção. Há já algum tempo que se desconfiava que este senhor estava a fazer estas falcatruas. Portanto não vêm meter o nosso presidente do governo regional no barulho. Quem roubou foi Nestor Umbelina. Toda a gente cá do Príncipe sabe isto perfeitamente. Se ele não roubou então ele deve justificar porquê que ele saiu do governo. Eu já disse publicamente aqui no Príncipe que este caso tem que ir até as últimas consequências. Agora não venham atirar areia para vista das pessoas acusando as outras pessoas incluindo o nosso presidente. Ningém mandou o senhor Nestor mexer no dinheiro de gente. Todas as pessoas do Príncipe sabem o que se passou. Agora o culpado quer se fazer de vítima. Ele que assuma as suas consequências. Não vem agora misturar problemas de famílias porque ninguém te mandou roubar dinheiro de gente. O que é que o nosso presidente tem a ver com isso. Ele é que te mandou roubar?
      Abaixo a corrupção
      Viva a Ilha do Príncipe

    • img
      Havana Responder

      A úniva verdade que tem que vir ao de cima é o senhor Nestor justificar aquilo que ele fez ou não. Eu acabei de chegar recentemente de curso e sei muito bem as condições em que o Príncipe estava depois do senhor Damião Vaz Almeida e toda a sua corja ter desgraçado o Príncipe. Se não fosse o nosso Presidente Tozé Cassandra que teve a corajem de pegar no Príncipe e endireitá-lo eu não sei o que seria de nós nesta ilha. O senhor Damião e sua corja arruinaram o Príncipe e quase que matavam todas as pessoas desta nossa ilha. Mas S.António Poderoso fez com que Tozé Cassandra aparecesse e nos ajudasse.
      Esta gente há-de pagar por aquilo que eles fizeram ao Príncipe. S.António Poderoso não dorme. O nosso presidente Tozé Cassandra fez em meia dúzia de anos aquilo que esta gente não fez em vinte anos. Conseguimos autonomia, conseguimos mais investimento privado para a ilha, conseguimos colocar a nossa ilha como reserva da biodiversidade da UNESCO, criou-se muitos postos de trabalho. É isso que eu vim encontrar agora que regressei de curso. Por isso eu só tenho de agradecer o nosso presidente Tozé Cassandra. Quem mais fez isto para o Príncipe. Uma cambada de ladrões que desgraçaram o Príncipe e andaram a fazer a vida deles. Diabo leva vocês para o inferno. Eu quando cheguei do curso participei em várias reuniões da União – UMPP. Nestas reunões eu ouvi o nosso presidente Tozé Cassandra várias vezes chamando a atenção para os governantes darem o exemplo. Que não se podia cometer actos de corrupção. Que se deveria trabalhar mais. Quem mandou o senhor Nestor ir mexer o dinheiro de gente? É bem feito. O presidente sempre chamou atenção para darem exemplo. Se ele mexeu deve ir para a rua sim senhor. Cá no Príncipe não se pode estar a repetir a mesma coisa que se faz lá em S.Tomé. Senão nunca mais saimos desta situação. Os governantes têm que dar exemplo. O própio presidente nem sequer tem casa dele aqui no Príncipe. Muitas vezes ele anda a pé para serviço. É este exemplo que o Nestor devia seguir. Coitado do Digo irmão dele é um autêntico pé rapado que nem sequer tem onde cair morto. Como é que ele pode ser sócio de sul africano. Brincadeira tem hora. Como é que o presidente pode mandar o Daniel para S.Tomé trabalhar se o presidente não tem nada a ver com o BISTEP. Eu não sabia que era o nosso presidente que mandava no BISTEP. Tudo isto é só para tirar valor a quem tem. Se o Nestor mexeu dinheiro de gente o que é que o Presidente tem a ver com isto? Ele que vá para cadeia. É muito bem feito. Ele não pode queixar que o presidente não avisou. Eu sou testemunha. Eu vi o presidente avisar várias vezes que os governantes tinham que dar exemplo. O nestor há muito que tinha esta mania de mexer. Agora aguenta. Não vem culpar as outras pessoas. Agora eu só peço que o senhor presidente aguenta estes malandros que têm a ambição de querer destruir o Príncipe outra vez. Eu peço ao senhor presidente por nosso Santo António para enfrentar esta corja que quase destruiu o Príncipe todo para nunca mais terem esta oportunidade outra vez. Nós sabemos que eles estão a preparar o regressso. Deus não lhes dá este poder. Malvados.

      • img
        Verdade a de vir a tona Responder

        Senhor(a) se as moscas não respondem pra ferida o que lambem como o Tó-zé pois a Eula como Assessora de Imprensa depois Milay e agora a senhora que é Assessora de imprensa com um obctivo que toda gente sabe aliciar.

    • img
      Felispote Responder

      Hê, hê, hê. não vem com esta estória de familia porque não cola. Isto era no tempo do senhor Dmião Vaz de Almeida, Osório, Epifácio e outros que rebentaram com a nossa ilha e ficaram todos ricos. Eu lembro muito bem disso. O tozé fez mais pelo príncipe do que toda esta gente junta em 30 anos. Deviam estar todos eles presos por mal que fizeram a esta ilha. Venham para cá ver os bens que o senhor Damião e seus amigos ainda têm cá no Príncipe. Eles é que estão ricos e não o coitado do tozé. Se o nestor fez aquilo que não deveria ter feito deve pagar por isto.
      Muita força meu presidente
      Viva a ilha do Príncipe

    • img
      Comando Invisivel Responder

      Declaracoers infundadas, que nao contribui para o engrandecimento do Principe, por favor vamos falar de politica e do Principe.

    • img
      Verdade a de vir a tona Responder

      O Senhor Nestor na primeira legislatura é quem tinha a função de fiscalizar o trabalho do Governo e como ele não deixava muita coisa passar, fez com que o senhor Tó-zé fize-se campanha para pôr o seu primo João Paulo. É para dizer-te Havana vocês familia cassandra é que quer ser herdeiro do Príncipe é por isso que muitos alunos que o senhor To-zé mandou para Portugal vieram sem bolsas, mas a mulher e os filhos do Sr. João Paulo têm bolsas de estudos e isso que é justo para si? quero lhe perguntar outra na primeira legislatura os 95.000.000,00(Noventa e Cinco Milhões de Dobras), que sairam no cofre do estado para viajem a Portugal com seu familiares.Também és outro(a) que fazem parte da rede. E quem é rancoroso é Tó-zé e fez tudo por tudo para mandarem o Pedrito para S.Tomé porque não compactava com ele.

      • img
        Graça Responder

        Se o Nestor não deixava passar muita coisa como é que ele no entanto aparece a roubar dinheiro do projecto de electricidade? Ainda bem então que ele saiu da Assembleia caso contrário seria uma desgraça para o Príncipe. Quem mandou ele roubar? É muito bem feito. Vocês todos têm olho cheio demais, não podem ver dinheiro com olho. É por isso que o senhor aparece a defender o Nestor. Deve fazer parte da quadrilha. Isto no Príncipe já acabou. Roubou rua.
        Fui

        • img
          Verdade a de vir a tona Responder

          Vocês todos moncós com dinheiro é como gasolina e fogo também és daquelas que roba.

    • img
      Verdade a de vir a tona Responder

      O Sr. Hélio seu primo quando quer mandar as suas mulheres para Portugal que mande a sua custa porque todas quando viajam com uma soma avultada que rondar 60 á 70 milhoes de Dobras e isto nem com quarenta anos de trabalho se conseguia.Este faz das finanças o seu banco.

    • img
      africano 82 Responder

      Ó cara quem é vc para falar mal do nosso querido e amado presidente Tó-ze, quem te disse que ele ñ tem casa no principe? o nosso presidente graças a Deus ele faz muito por esta ilha amada muito acontrario de vc que se calhar esta la em portugal a passar mal e percupar com vidas aleias, se es mesmo filho do principe vem para terra dar o teu melhor seu parvo. o facto de uma pessõa exercer algumas funções ñ se guinifica que esta mesma pessõa ñ pode ser socio de alguem.
      vamos parar com esta mentalidade de burros e vamos ajudar o nosso geverno trabalhar para melhor do nosso príncipe, para vos dizer muito claro Nestor Umbelina é uma pessóa muito bacana, mas por motivos proprio é que tem ele a pedir a sua demissão, orgulhozos deixenos trabalhar, obrigado

  10. img
    Fernando Castanheira Responder

    Deixem de baixeza politica e vamos produzir mais ok? pessoal?
    A terra com voces de
    baixo nivel nunca ira pra frente.
    A Inglaterra e outros paises cresceram porque o pessoal decidiu trabalhar e produzir mais que falar.

    • img
      Costa Responder

      Concordo Fernado Castanheira, nesta mensagem há muito ódio e rancor. Até nomes de terceiros que não tem nada a ver com o problema mencionaram. Se o Nestor teve problemas, não sei se roubou ou não, porquê que o nome do Tozé Cassandra é que aparece neste problema? Só pode ser por ódio e rancor. O Tozé é meu amigo e eu já disse ele para ele deixar esta porcaria porque os próprios alguns patrícios dele têm muita inveja dele. Ele foi para o Príncipe e acabou com muitos vícios que existiam naquele lugar. Isto criou muitos problemas com pessoas que tinham privilégios e que tinham muitas ambições. Estas pessoas deveriam estar agradecidas ao Tozé por aquilo que ele tem feito pelo Príncipe. Algumas destas pessoas que têm inveja do Tozé são conhecidas. Ainda bem que a maioria do povo do Príncipe não quer que ele larga este cargo. E escrevam o que eu vis digo. Quando o Tozé um dia abandonar o Príncipe eu estou aqui para ver o que será desta gente.

  11. img
    Atonio Fernandes Responder

    Isto é assim. Só fofocas. Deixem o homem trabalhar. Mas não como Patrice Trovoada. Porque este, pede para trabalhar, mas só engana ao povo.

    • img
      Ponte Papagaio Responder

      Eu já disse ao Tozé ele pode contar comigo para tudo inclusive para guerra se for preciso. Não vêm trazer para o Príncipe vossa instabilidade que existe lá em s.tomé com o senhor patrice a fazer das suas como coisa que ele fosse um faraó. Aqui no príncipe quem manada é o povo. O povo escolheu Tozé e o povo tem confiança em tozé. Quando o povo quiser que ele vá embora ele tem que ir. Em S.Tomé é que acontece estas coisas de patrice estar a abusar do povo e a ficar cada vez mais rico enquanto o povo fica pobre e na miséria. Se o Nestor cometeu ilegalidades deve ser punido pelo povo. Ponto final paragráfo. O que é que Tozé tem a ver com isto? Tozé é que mandou ele roubar? Já baste ter de aturar os corruptos do governo central capitaneado pelo patrice aqui no príncipe não vamos tolerar estas brincadeiras.
      Muito obrigado a todos
      Viva ilha do príncipe

      • img
        Verdade a de vir a tona Responder

        Diz-me Ponte Papagaio o Nestor é que o dinheiro foi parar na conta? Porquê que não falas do fucionário das Finanças e chefe do Gabinete da Infraestrutura as pessoas que estavam com o dinheiro, como são todos da união e familia do Tó-zé é por isso que estão a querer empurar para o outro. Sabes porquê que tiraram o Osvaldo do chefe da secção? Se n sabes cale.

  12. img
    torresdias Responder

    Acho que não se deve fazer barrulho num calice de whisky, demissão é acto administrativo legal e só se dimite quem foi admitido, são duas faces de uma mesma moeda. Agora, foi o Nestor e haverá muitos outros. Um outro caso, é que se fala muito de corrupção na nossa terra e ninguém é capaz de assumir e dizer publicamente quem são estes verdadeiros corruptos. Veja só o que passa na Assembleia, CORRUPÇÃO de 1º. linha. São deputados representantes do povo a se admitirem a ser comprados desvergonhadamente a todo custo apoiado por próprio presidente da assembleia. Será que não sabemos quem é este corrupto? E quem está a propelar de forma consciente e assumida está corrupção?
    Pois Nestor só que dizemos ser corrupto.
    Convenhamos, e denúnciemos os verdadeiros corruptos. vamos a fonte, aos mentores de corrupção. estes sim devem ser desmascarados publicamente.
    xauÊÊÊ

    • img
      Verdade a de vir a tona Responder

      Torresdias tens toda razão o primeiro é Tó-zé e depois o Hélio João Paulo e o senhor delegado das finanças, quando tudo esta bem entre eles algo estranho esta acontecer.

  13. img
    raul cravid Responder

    olha minha gente,deixa o nestor com sua vida,melhor se voces que falam mal dele tivesse a vida que ele tem,voces já esqueceram de tanto que o nestor fez nessa ilha,dizem que ele é corupto?se procurar-mos corupto a gente vê,não só como pedófilos…..deixa nestor em paz por favor….adorei como ele vos deixou com o vosso espectáculo,todos os dias nestor,ele não comeu o vosso bem.

  14. img
    BÍBLIA SAGRADA Responder

    MATEUS

    1. NÃO JULGUEIS, PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS.
    2. E PURQUE COM O JUIZO QUE JULGAIS, SEREIS JULGADOS; E COM A MEDIDA COM QUE MEDIS VOS MEDIRÃO A VÓS.

    3. E POR QUE VÊS O ARGUEIRO NO OLHO DO TEU IRMÃO, E NÃO REPARAS NA TRAVE QUE ESTÁ NO TEU OLHO?
    4. OU COMO DIRÁS A TEU IRMÃO : DEIXA-ME TIRAR O ARGUEIRO DO TEU OLHO, QUANDO TENS A TRAVE NO TEU?
    5. HIPÓCRITA! TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO: E ENTÃO VERÁS BEM PARA TIRAR O ARGUEIRO DO OLHO DO TEU IRMÃO.

    17. ASSIM, TODA ÁRVORE BOA PRODUZ BONS FRUTOS; PORÉM A ÁRVORE MÁ PRODUZ FRUTOS MAUS.
    18. UMA ÁRVORE BOA NÃO PODE DAR MAUS FRUTOS; NEM UMA ÁRVORE MÁ DAR FRUTOS BONS.
    19. TODA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZ BOM FRUTO É CORTADA E LANÇADA NO FOGO.
    20. PORTANTO, PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS.

    28. AO CONCLUIR JESUS ESTE DISCURSO, AS MULTIDÕES SE MARAVILHAVAM DA SUA DOUTRINA;
    20. PORQUE AS ENSINAVA COMO TENDO AUTORIDADE, E NÃO COMO OS ESCRIBAS.

    NOTA: PENSEM POSITIVO….. MENTES GRANDES DESCUTEM IDEIAS, MENTES MEDIANAS DISCUTEM EVENTOS E FACTOS, MAIS MENTES PEQUENAS DISCUTEM PESSOAS.

    • img
      Verdade a de vir a tona Responder

      É que nem o Sr(a) Biblia eu sei as suas obras que não és frio nem quente; oxala foras frio ou quente.Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitatr-te ei da minha boca.
      Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências,e cuja a boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.

  15. img
    Fiscalização de Obra Eléctrica, Roça Abade Responder

    O que fez Nestor sair do Governo, não é nada mais nada menos que actos corruptos! Um secretário estado não pode ter motosserra no mato a cortar madeira, não pode promover roubo de areia na praia e por último não pode mexer no dinheiro do povo. Coisas como furto e roubo do dinheiro do povo só é permitido na ilha de São Tomé. Nestor não te preocupes, Patrice Trovoada tem uma grande apetência para trabalhar com gente corrupta, tal como fez com Raul Cravid, vai também arranjar te um tachinho no Governo central ou numa direcção qualquer em STP.
    Fica aviso a todos que gostam de trabalhar na base de corrupção, na ilha do Príncipe não se permite coisas dessas, quem quer ser corrupto entra no barco Príncipe, vai para distrito de água Grande, é lá onde está instalada, sede da corrupção do nosso país.

  16. img
    ta sossegado Responder

    Existem varias formas de corrupção. Aliciar crianças com dinheiro e promessas pomposas também é corrupação. Por isso, não entendo o porque do Sr. Tó Zé mantem o Hélio Lavres no governo. Toda a gente sabe o que esse Sr. anda a fazer no Príncipe. Ele não tem postura nenhuma de um governante é boçal, não tem modos, não sabe estar… e nem sabe sequer escrever. é uma vergonha!
    Todo mundo sabe!

    • img
      Por onde anda a honestidade! Responder

      Eu em particular não tenho nada contra o Secretario Helio,por conseguinte aparenta ser uma figura estrovertida, mas como um membro de Governo, devia ser uma figura exemplar e, não consigo compreender como se pode manter uma pessoa com este perfil no Governo…A unica verdade é, que são todos cumplices um do outro. haja paciência nesse Príncipe

  17. img
    verdade Responder

    se for procurar vamos ver que nestor umbelina não é o único corrupto neste governo

  18. img
    Gégé de Cemitério Responder

    O maior corrupto que se encontra no governo regional, chama-se Hélio Lavres! Porquê que ele é protegido pelo Tó Zé? Porque eles são primos do 1º grau e um sabe careca de outro… Sempre ouvi dizer que corda corta do lado mais fraco, este caso do Nestor é exemplo de facto Nestor mexeu no dinheiro mais se houvesse rigor, Hélio Lavres devia estar na rua faz muito tempo. Verdade tem quer dita!!!!

    • img
      Jujú e Fina Responder

      No Príncipe acabou a brincadeira senhor Gegé de Cemitério. Roubou Rua. Isto não é outro tempo que o Príncipe era mal visto por causa de meia dúzia de pessoas. Aqui não tem corda fraca ou corda forte. Deixem o Presidente governar. Vocês meus patrícios têm olho grosso de mais. Uma quantidade de feiticeiros. Não mata filho de gente, por favor. Nunca o Príncipe encontrou uma liderança como está. Vocês já estão a por olho grosso em cima de rapaz. Deixa ele em paz. Por favor. Voc~es também têm família. Eu conheço vocês todos aqui no Príncipe.

      • img
        Delmiro da Mata Responder

        Meu caro, quando quiser fazer seus comentários, faça o favor de usar seu próprio nome ou qualquer outra alcunha e não nome de terceiros, nomes de pessoas idôneas que nada têm a ver com o assunto.
        Faço um apelo ao JORNAL TELA NON para que fique atento a esse tipo de coisa, evitando assim problemas para o próprio jornal pelo qual eu particularmente tenho grande apreço.

  19. img
    ta sossegado Responder

    O Hélio Lavres não dá nada, chega a ponto de levar chapada nas mãos da Minga a publicamente vexando o próprio governo regional. Tó Zé não sabe disso? Haja paciência meus senhores. O maior cego é quem não ker ver. …………..fui!!

  20. img
    Barata Responder

    Fala-se de pedófilos no Príncipe, afinal quem são eles?

  21. img
    O Revolucionário Responder

    Bem,meus caros compatriotas. Fico triste em ver que andamos sempre a criticar e apontar dedos aos outros. Não venho cá defender Nestor nem ao Tozé, o que venho propor é que pensemos em conjunto uma forma de desenvolver a nossa bela ilha do Príncipe.
    Sou recem formado, cheguei ao Príncipe para dar meu contributo. Mas há uma coisa aqui que não gostei ler. O Isaqueo Batista embora seja jovem e recem formado tem a capacidade para ocupar esse cargo. Pergunto quantos dirigentes nossos começaram a governar sem experiência? Quantos com experiência mas sem nivel profissional governaram o país? está na hora de nós mudarmos a mentalidade cá na região.
    também temos que levar em conta que existe um grupo cá na ilha que pensa que eles somente é que podem governar a ilha, que To Zé deve-lhes colocar em altos cargos.
    Sejam benvindos todos aqueles que queiram dar o seu suor e sangue para o desenvolvimento do país.

  22. img
    Sum Dolo Responder

    Principe estava calmo enquanto sobrevivia com um pequeno orçamento de mais ou menos dois milhoes de dolares, Bastou cheirar dinheiro do homem da Lua e todos se tornaram arrogantes. A guerra esta aberta. Novos casos virao a tona.

    Voces todos estao a criticar o Helio, separem a vida pessoal dele do cargo que ocupa. Helio é competente. Se o rapaz tem muitas gajas, é porque existem muitas a solta e a se oferecerem, ou se gosta da sua cervejinha, praia, etc isso é vida privada. Mostrem outro economista no principe. Ele faz a vida dele tipo um churrasco porque a cabeça da ilha é teimoso e sinico. To zé sem Helio nao se safa.

    • img
      mmmm Responder

      existem sem filhos do principe com formação que supera o simples ser economista. olha um dia isso vai acabar muita robalheira ta no principe de to-ze a baixo eu voto numa mudança e varimento do lixo todo

  23. img
    NOS POR LA Responder

    Temos o Luiz Souza que é muito mais cabeça que Helio, quem é Helio???????????????

  24. img
    raul cravid Responder

    minha gente deixa o nestor com sua vida,ele não dependi de ninguém para sobreviver,ele pediu demissão muito tarde,desde que esse governo entrou no poder que eles queriam derrubar o nestor,mas esquecendo ele que o nestor tem a sua vida melhor do que qualquer um deles,antes de entrar no governo ele já tinha a sua roça maria coreia,não sei porq tanta implicancia com ele?será por ele não ser da turma dos pedófolos,como outros são,ou será por ele não ficar nos bares a beber como outros fazem,cada um é como cada qual,cada um vive da maneira que quer,preocupam com a vossa vida,porq o nestor tem a vida melhor do que aqueles pés rapados que falam mal dele,quem comeu o dinheiro do estado voces não sabem quem foi? simplesmente como voces odeiam o nestor porisso jogam toda culpa em cima dele,foi o osvaldo cunha matos que fez a distribuição do dinheiro,foi ele que recebeu o dinheiro do estado na sua conta não o nestor como muitos não sabem?sei que sabem sim mas ficam a fingir para manchar o nestor mas fiquem sabendo que ele tem escosta bem larga,nada nem ninguém consegue lhe atingir,como voces querem lhe matar,mas lembrem-se que foi deus nosso senhor que lhe pôs na terra,tratam da vossa vida e deixa o nestor em paz……………fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    • img
      Nicolau Responder

      Senhor raul cravid. como é que o Nestor pode ficar nos bares bebendo se ele passa a vida no mato com motossera a cortar madeira, de noite ou de dia. passa a vida nas parias, de noite ou de dia, roubando camiões de areia. e agora como se não bastasse deu o maior desfalque que alguma ves aconteceu na ilha do principe no valor de 400 milhões de dobras. o senhor acha que ele fazendo tudo isto teria tempo para estar nos bares??? coitado sou eu que acabei um curso recentemente e ando ainda a procura de um lugar para trabalhar. o Nestor há muito tempo que é conhecido cá na nossa ilha como um dos maiores corruptos. as pessoas já estavam fastas do comportamento deste senhor. Como S.António não dorme agora apanharam ele em flagrante e foi para rua. chega de abusos. estas coisas não pode acontecer cá no príncipe. ele que vá plantar bananas e matabalas como outras pessoas fazem. o trabalho não mata ningué, eu acabei de chegar da roça do meu pai onde plantei uns pés de bananeiras e ananás e não morri.

  25. img
    Nós Responder

    Ó “Sun Dolo” fique sabendo que o Hélio não é Economista. Ele que te mostre o diploma. Ele tem um curso sim, mas não é de Economia, Ok! Abre o olho!

    • img
      Nicolau Responder

      Mas vocês passam a vida a discutir se a maria tem curso, se o joão tem curso, se o manuel é alto, se o fernando é magro, se a fátima é doente. que raio de povo é este? vocês não têm nada para fazer? é para isso que temos democracia? para discutir os cursos das pessoas? chega de ignorância. isto é para gente baixa. as pessoas credíveis e com peso na sociedade não discutem cursos dos outros mas sim ideias dos outros. ficam sabendo que Lula por exemplo não tem curso superior nenhum. um curso superior não é sinónomo de competência. conheço muitos formados cá na nossa ilha que nem sequer sabem interpretar um texto pequeno ou sabem utilizar as novas tecnologias. é por isso que o país não avança. vocês estão interessados em discutir cursos em vez de ideias e propostas políticas. depois querem ir para o governo. isto é mesmo para rir. as pessoas que lêem este jornal devem achar que nós cá no príncipe somo estúpidos e ignorantes. já basta o que o senhor Nestor nos fez com olho grosso. quer ficar rico a força. não pode ver dinheiro com olho. este senhor nunca mais deveria exercer qualquer cargo público em S.Tomé e Príncipe. corrupto incorrigível.

  26. img
    Pacifico Responder

    Ó “Sun Dolo” o cargo que o Hélio ocupa no Príncipe não é um bicho de sete cabeças. Qualquer funcionário das Finanças com apenas 2 anos de esperiência pode ocupar aquele cargo.

    • img
      Lopes Responder

      este Nestor deveria ir para a rua a muito tempo. ele sempre foi um corrupto incorrigivel. onde é que ele arranjou rapidamente dinheiro para fazer uma grande casa cá no príncipe que é a maior casa que alguém fez ultimanete cá? ele deveria explicar isto ao povo. que eu saiba o pai dele não era rico. a mãe dele anda lá em portugal coitada a lavar pratos para ter alguma coisa como qualquer outro emigrante. ele nunca teve um trabalho em que ele ganhasse muito depois de vir de portugal. onde é que ele arranjou tanto dinheiro para ter uma média empresa como maria correia e fazer esta grande casa? eu não gosto de acusar ninguém mas acho isto muito estranho. depois aparece aqui na cidade a acusar o tozé e outras pessoas. ele mas é devia ter vergonha. a muito tempo que se falava isto de Nestor cá no príncipe. ele nunca deveria fazer parte do governo regional. não tem requisitos para esta função.

      • img
        Verdade a de vir a tona Responder

        Sr. Lopes como Sr.To-zé Cassandra mas o Digo seu irmão vêm receber o dinheiro no Norte de Portugal a qual o Sr Digo comprou casa em Portugal porquê que acusas uma só pessoa se todos são coruptos.

      • img
        Verdade a de vir a tona Responder

        E diz-me uma coisa Sr.Lopes porquê que só familia Cassandra têm direito a bolsa de estudos como ja referi em cima podes me dar explicação.

        • img
          Assunção Responder

          Para quê este nervosismo todo minha gente. Para quê este ódio todo minha gente. Porquê que vocês não vão trabalhar para fazer vossa terra crescer? Chega de estupidez. Fulano roubou, fulano comprou casa, fulano é pedófilo, fulano tem curso, fulano não tem curso. É só para isso que vocês de Príncipe sabem escrever? Credo!!!! Parece que naquela vossa terra só existem três ou quatro inteligentes. Restantes que eu vejo aqui a comentar nem deve ter 4ª classe. Só dizem asneiras para envergonhar o povo de S.Tomé. Se rapaz roubou dinheiro do governo e foi demitido eu acho muito bem. Quem mandou ele roubar dinheiro? Tomara eu que em S.Tomé eles fizessem o mesmo com uma quantidade grande de corruptos que lá andam. O governador Tozé Cassandra fez muito bem. É assim mesmo que deve ser. Se todos fizessem o mesmo S.Tomé e Príncipe estaria mais desenvolvido.
          Eu não sou de Príncipe mas posso dar a minha palavra neste debate sim senhor. Não me venham enxovalhar por causa disto. Se o rapaz roubou deve ir para a rua sim senhor. Eu não compreendo as pessoas que vêem cá defender este senhor Nestor (eu não sei se o nome dele é mesmo este). Só estas pessoas estiverem comprometidas com ele. Que raio de gente pode ter pensamento tão pequeno? Cresçam e apareçam, por favor. Vocês não podem estar a dizer que se deve acabar com corrupção no nosso S.T.P e depois quando o governo toma decisões deste tipo vocês ficam ofendidos e insultam toda a gente e usam expressões que não se deve utilizar neste espaço.
          Um bem haja a todos
          Assunção

          • img
            Verdade a de vir a tona

            Senhor Assunção fala o que sabe é o que lhe peço e não mete nas coisas aleias.

  27. img
    sócrates Responder

    isso mesmo pacífico diz ao gajo que aquilo que o hélio faz la não é bicho de sete cabeça,é só buscar qualquer um funcionário das finanças com alguma experiência que ele o fará,para o trabalho do hélio ter sucesso ele depende da eficácia dos seus técnicos tb sun dolo.

  28. img
    Pipi de Ogija Responder

    ka pía? Ele n aguenta ele morre! Se ele morrê?! Adêuákongo!

    • img
      Delcineia Responder

      O mundo está todo ao contrário. Se eu percebi bem esta confusão toda, parece que um secretário do príncipe roubou milhões de dobras. Parece que o governador de lá do Príncipe mandou ele para rua. Mas onde é que está a confusão? Se ele mexeu naqueilo que não deveria mexer deve ir para a rua. Eu não percebo muitos comentários que eu estou a ler. Parece que estão contra a atitude do governador do príncipe? Xiê. Sumúm dâm plamãm… Este país nunca mais endireita. Se o corrupto vai para rua as pessoas queixam. Se o corrupto fica no governo as pessoas queixam O que é que querem afinal?

  29. img
    desempregado Responder

    Deixa de falar ato-a,

    Meus carros assinantes,
    Como devem calcular têm que respeitar os vossos compatriotas.
    Temos que preocupar mas com problema do pais (ilha do Príncipe) e não com desavenças entre vos moncos que são poucos e não consegue resolver os problemas sem vir a passa publica.
    Lamento muitas desaforos entre vocês que aparenta ser muito unidos mas não são …..essas roupas são para ser lavada dentro da vossas casas e não lava-la na praça publica.
    Isso do Tozé ser eng ou não ninguém tem haver com isso, pois ele tem competência para estar aí e acredito que é Eng. Não acredito que foi o Sr. ramiro que estou a pensar que fez esse comentário, pelo k conheço desse do Sr. ramiro ele não faria esse comentário ainda por cima publicamente. Xêeeee…. quem não tem responsabilidade é que vem ali queimar a imagem do outro.
    Viva povo do príncipe…abrem os olhos que as roupas são para ser lavada em casa, por favor não meta a lavar fora da vossa casa…. Nos Angolanos temos uma boa imagem do povo com uma ilha tão linda….mas com esses comentários publicado vão fracassar ( deixa de conflitos debatam e solucionam o problema)
    Vocês unido vencem …..

    • img
      ja mais seras empregado Responder

      olha ai meu geniodas lampadas apagada se es angolano preocupa-ti com o teu País, se o toze é Eng para ti acredito que deve valer o que vale, ele proprio ja disse publicamente que não é Eng. entretanto onde tu ves competencia so existe demagodia e falcidade. agora ñ vem dar moral, vai sim falar com Eduardo dos santos,

      • img
        porto real Responder

        secretaria natalia fas que quiser neste principe ela veiu para robar e ficar rica ela nao gosta de sr elder do registo porque a sua assoçiaçao ainda nao tem 1 ano ela fez pedido mentindo que ja tem e ela quer que sr elder altera data e como sr elder nao elterou ela quer tirar eli de principe digame uma coisa isso nao é roubo ela nao tem portes com trabalhadores todos que trabalham com ela ela quer que depende dela e se isso nao acontense ela fica odiando este trabalhador ela é uma boa sacarna de mulher com tanta coisa pela puder percupar com ele ela nao prcupa cem cabelo velha tendesioza quero jovem mas vc nao poe apau coisa de mal vai dar com vc nao anda anoite filho da puta

  30. img
    jedielribeiro Responder

    ta sossegado dis o digo ja esta no pais ele agora tem que ser ovido tambem pelo mutor de autocaro o vado ja foi suspenso e o digo por ele ser irmao do presidente o presidente tirou ele de emae para area financeira so para ter mas manobra para robar milhor eles sao bandidos principe é de familia casandra mas vai acabar um dia era dos prseres acabou de vcs tambem vai acabar pior vcs nao toma midida com secretaria natalia ela fas tudo qui quer amiaça trbalhador ela quer que trabalhador tem que ser escravo dela e presidente sabe e nao fas nada ela tambem é uma das mulheres dele parese que ela esta com dois irmao ele e o digo porque nao toma medida com ela

Deixe um comentario

*