Política

Director Geral da Agricultura demitiu-se

Argentino Pires dos Santos(na foto), que em Junho último garantiu ao Téla Nón a sua continuidade na Direcção Geral da Agricultura, apesar da crise provocada pela expropriação de terras aos agricultores nacionais, anunciou hoje a sua demissão do cargo.

«Desde a passada sexta – feira que fiz chegar ao gabinete do Ministro o meu pedido de demissão», afirmou o Director Geral da Agricultura demissionário, em declarações ao Téla Nón.

Argentino Pires dos Santos, é engenheiro agrónomo e tem longa experiência na gestão do sector da agricultura. Em declarações ao Téla Nón, disse que abandona o cargo de Director Geral da Agricultura, por razões pessoais. Não quis detalhar os fundamentos da sua decisão.Avançou que aguarda o despacho do ministro que dá consentimento a carta de demissão por ele apresentada.

O sector da agricultura que absorve quase metade da mão de obra são-tomense, está sob tutela do Ministério do Plano e Desenvolvimento, liderado pelo jurista Agostinho Fernandes. O Director Geral da Agricultura, acaba por ser o homem forte do sector, e ao que tudo indica o membro da administração governamental que melhor entende das coisas da agricultura.

Argentino Pires dos Santos, é membro da comissão política do partido PCD na oposição. É talvez um dos últimos quadros são-tomenses, que milita na oposição e que ainda resistia na chefia de um sector da administração pública.

Note-se que a política de expropriação de terras dos agricultores, a favor de grupos privados estrangeiros, mandada executar pelo Governo, provocou instabilidade na cúpula da administração do sector da agricultura. Alguns directores foram demitidos, após a eclosão da crise de expropriação das terras dos agricultores de Obô Môrro.

Argentino Pires dos Santos, resistiu, mas na passada sexta – feira bateu com a porta.

Abel Veiga

    34 comentários

34 comentários

  1. nora

    8 de Agosto de 2012 as 10:28

    Só agora, já saí tarde.
    Pouco a pouco os quadros competentes estão a se soltar dos mados de um Governo corupto e bandido.
    Agostinho Fernandes não entende nada e a patavina.
    Muito bem Argentino, o próximo será Salvador dos Ramos. “BABACA”

    • Carlos Amado Vaz

      8 de Agosto de 2012 as 11:11

      Porquê todo esse odio contra o Salvador Ramos,??? Sinceramente não entendo os santomenses. Se fores para o MNE os funcionarios te dirão como as coisas mudaram ali, pergunte pra eles antes de vir ca falar asneiras. O salvador é dos poucos que ainda se salva nesse país. E se fores ver , ele não tem nada, durante toda a carreira que construiu, nem uma casa direito ele tem, muito do que se vê la naquela casa de madeira é da mulher dele que sempre foi uma guerreira ao lado dele, trabalhando na PNUD durantes varios anos, nem ele sonhava que chegaria aonde chegou, portanto n fale do q vcs n sabem. Idiota, e vê se vai procurar um homem pra cuidar de ti, que deves estar sem atingir orgamos faz anos… dai tanta magoa

    • pagagunu

      8 de Agosto de 2012 as 12:11

      Tu deves ser um dos grandes experts disto.

    • leucadio

      8 de Agosto de 2012 as 12:20

      O Tela Non conclui a notícia dizendo: “Argentino Pires dos Santos, resistiu, mas na passada sexta – feira bateu com a porta”.
      Importante seria de saber contra quê o Argentino resistiu. Terá resistido ao Ministro ou às imposições do seu partido (PCD) para que ele se demitisse? Parece-me que o coitado teve que se sacrificar para satisfazer o ego dos “wê-lugidus” do seu partido. Se assim é… Muito Triste!!!!

    • Lévé-Léngue

      8 de Agosto de 2012 as 19:23

      Antes tarde do que nunca, pois a verdade é que já era de se esperar. Não pelo óbvio facto de ser da oposição, mas sobretudo porque a política e “politiquice” não evidenciam o capital intelectual, a integridade moral, a competência e a entrega de quadros como o Eng.º Argentino Pires. Quando um destes se declara não estar à venda, é nisso que dá…Por uma simples falha alheia, as pessoas aproveitam-se para banalizar o bom nome de quadros competentes. Diante destas situações insuportáveis, o mais digno é abrir mão e sair com a cabeça erguida, ao invés de se corromperem para manter o tacho que logo logo acaba.
      Os homens passam e as instituições ficam, “por conseguinte” a história narrada nesse percurso conta muito.

    • Tavo

      8 de Agosto de 2012 as 23:30

      Muito vergonhoso ver um quadro de um Pais pobre, formado com o dinheiro do estado que custou em parte esforco de muitos cidadoes demitir-se do cargo. Pois o Pais precisa de voce la naquele lugar, se tem dificuldades conversa-se, reconheca os seus fracassos, nao seja teimoso e valoriza o dialogo.

      Demissao e para os fracos. Quando voce trabalha bem o bem te acompanha.

      Importante lembrarmos que o nosso fracasso nao interessa a ninguem.

      Se tem problemas no Pais, traga-o ao parlamento e busca solucoes. Se o parlamento nao for suficientemente competente para resolve-los, ai, fico sem palavras.

    • Francisca Delicia

      10 de Agosto de 2012 as 19:58

      Em todo caso o Eng. é muito parecido com o ministro do Plano

  2. País da treta

    8 de Agosto de 2012 as 11:33

    Uma clara demonstração de que este governo não tem pernas para andar. Só intrigas e corrupção… Bandidos

    Acho que, um grupo gentes que não se rever nas corrupções dos chamados partidos políticos, deveriam tomar o poder em STP e correr com essa escumalha toda, da administração publica São- tomense.

  3. Juventude Revoltada

    8 de Agosto de 2012 as 11:46

    Eu sou de um país em que Elísio Teixeira e Ângela Costa/Pinheiro são ministros… Perante isso não há nada a dizer. Adewuacongo!

  4. bbvasantander

    8 de Agosto de 2012 as 11:51

    A tua demissão foi tarde demais. Mas há um ditado que diz: melhor tarde do que nunca. Finalmente estás livre de um conjunto de incompetentes, vigaristas, mentirosos e vendedores de promessas falsas.

  5. JOSE CARLOS

    8 de Agosto de 2012 as 11:57

    e você entende tudo nora ???

  6. sum mé chinhô

    8 de Agosto de 2012 as 11:59

    Quando se é honesto, nunca se deve misturar com esses cambarda de coisas feito gente…bandidos.

  7. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    8 de Agosto de 2012 as 13:02

    No separador do programa da RDPÁfrica de Maria Celina – Linha Aberta, diz: !!! A FESTA VAI COMEÇAR !!!. Mas pelo visto já “Está começando”.

    • TVSA-Televisão Santomense Aberta

      8 de Agosto de 2012 as 13:03

      …Linha Africana…

  8. Sum Dolo

    8 de Agosto de 2012 as 14:27

    Tipo registiu muito gente. O homem é do PCD. carne para canhao.Voces votaram Patrice bateram palmas agora aguentem fome, despreso, miséria, injuria, etc

  9. Em fim,

    8 de Agosto de 2012 as 14:49

    Precisamos de alguns guinienses em STP. Eles sim, são corajosos, sabem educar o Governo. Os santomenses só têm boca!

  10. Gabriel

    8 de Agosto de 2012 as 14:49

    pergunto eu qual será o governo que resiste na nossa ilha ? resposta nenhum porque ninguém faz nada para os ajudar e todos falam mal é o espelho dos 37 anos da independência

  11. ZE PEDRO

    8 de Agosto de 2012 as 14:59

    O Sr. Sum Dolo é tão mau que faz um comentário destes, o Povo votou no Patrice porque não estava satisfeito com as sucessivas má governações que o País foi vivendo, ora se o Patrice também não está a corresponder creio que ele terá o mesmo destino, não se pode é culpabilizar o coitado do Povo pela má governação do Governo, aliás acho que o Povo santomense até agora tem feito a sua parte, e os politicos é que não…. Basta de crucificar o Povo

  12. leucadio

    8 de Agosto de 2012 as 15:04

    São 15h02 e o meu comentário de 12h20 ainda aguarda moderação.
    Enquanto isso, comentários posteriores de 13h02 e 14h27 ja estão disponíveis!!! O que devo pensar?

  13. JB

    8 de Agosto de 2012 as 15:39

    Caros srs do jornal antes de emitirem uma noticia sobre a formação de alguém seria correcto pesquisarem bem as coisas, conheço bem o EngºArgentino ele não Engº Agronomo, mas sim EngºMecanização Agrícola

  14. peter

    8 de Agosto de 2012 as 15:43

    hahahahahahahaha, deves penssae que es dum PCD ou MLSTP , ADI.
    O Nosso maior problema e que pensamos muito e nao resolvemos nada, Mano deixa de pensar negativo o teu comentario aguarda a sensura do telanon.

  15. ANDORINHA SPORT CLUB

    8 de Agosto de 2012 as 16:11

    Compatriotas, numa altura em que STP atravessa um momento tão dificil da sua história, creio que é o momento dos são-tomenses estarem unidos e pensarem no bem estar de todos….

  16. AGRICULTOR

    8 de Agosto de 2012 as 18:18

    Esse Argentino Pires dos Santos é um Grande INCOMPETENTE!

    Ele liderou o sector de Agricultura durante 2 anos.
    Qual foi o resultado que ele deixou?

    ZERO!

    O preço de tomate ultrapassou 100.000 dobras.
    Qual foi a solução que ele enquanto agronomo propôs ao Ministro para resolver o problema?

    ZERO

    O Agostinho Fernandes deveria demití-lo há mais tempo, POR FALTA DE RESULTADOS.

    ESSA GERAÇÃO DE POLITICOS NÃO DÁ NADA.

    Só serve para ASSALTAR PODER através de MOÇÃO DE SENSURA.

    RESULTADO QUE É BOM!

    NADA!

  17. sum mé chinhô

    8 de Agosto de 2012 as 19:53

    Srº ZÉ PEDRO, por amor de Deus. Patrice é um coitado? Coitado mais é do zé povinho q está na miséria.

  18. VicJkiupor

    8 de Agosto de 2012 as 21:11

    Cargos de cheficia vitacilios dao azo a pratica de corrupcao. E saudavel haver rotatividade nos lugares de chefia de tempos a tempos porque tal ajuda a melhorar a produtividade nas empresas proporcionando em simultaneo um maior controlo da coisa publica.

  19. dentchi bunzo!!!

    8 de Agosto de 2012 as 21:51

    ZÉMÉ SÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ´!!!!
    ENFIM SEM FIM…
    POVO DE ONTEM..
    POVO DE HOJE..
    VÊ POVO COMO ERA.. E AGORA COMO ESTA!!!
    PENA SÁ ANZÚ DÊÇÚ Ê!!!!
    CHAUUUUUUUUUUUUUU…NGA FLÁ PÔCÔ…

  20. Este mesmo, o atrivido

    8 de Agosto de 2012 as 21:54

    Este mesmo, o atrivido diz:
    O seu comentário aguarda moderação.

    8 de Agosto de 2012 às 21:39

    Informação vale dinheiro. És o único que acertou no alvo. Este homem é um mentiroso. Nunca foi engº agrónomo.Fez sim mecanização na Patrice Lumumba (ex-urss). Quem não sabe informe-se e não ande aí a atribuir títulos para cima e para baixo a quem não o tem. Já temos muitos falsos doutores em S.Tomé e Príncipe. chega de mentiras. não deu provas nem privatização,nem onde tento, Cadastro, nem na direcção de planeamento agrícola e muito menos como Secretário de Estado e Director Geral. Sempre polémico,falso,mentiroso,engraxador e muitas outras adjetividades que não vale a pena aí mencionar.Fui, dscobre o resto por si só.

  21. fia luxinga

    9 de Agosto de 2012 as 9:05

    Bom dia,antes de mais o povo não tem culpa de nada, são os mais desfavorecido de toda esta historia. Por outro lado desde 12 de Julho não vi nenhum governo que trabalhou para bem deste povo.
    Quem falhar será castigado e espero que povo esteja atento e saibam a cartao vermelho quando for necessario. Unica coisa que peço que deixem governo cumprir mandato, para não terem razão de queixa. Muitos dizem que governo é corupto, digo não o país em si é corupto, porque em todas areas de actividade os homens são corupto. Vejamos somente no nosso aeroporto onde muitos que lá estão como fiscais somente sabem abrir mala dos nacionais e tirarem os seus pertece para seus consumo próprio, ainda quando se desembarca no aereporto a fim de pegar os nossos pertence, encontramos pessoas que nem se quer viajaram a pegar nas malas. Logo vemos que as pessoas não tenhem etica respeito e direito não funcionam

  22. ÔSSÔ BÔ- EN

    9 de Agosto de 2012 as 10:21

    Senhor AGRICULTOR! Gostei do seu comentário. Porque é um comentário que se AJUSTA com avaliar do Governo do ADI.

    Ora vejamos:
    Esse Argentino Pires dos Santos é um Grande INCOMPETENTE, TAL COMO O GOVERNO DO ADI, em que fazia parte!!..

    Liderou o País durante 2 anos.
    Qual foi o resultado que o GOVERNO apresentou até então?

    ZERO!

    O preço de TODOS OS BENS E SERVIÇOS SUBIRAM, até o arroz passou de Dbs. 15.000,00 para Dbs. 30.000,00

    Qual foi a solução do Governo para resolver o problema?

    ZERO

    O GOVERNO DE PATRICE TROVOADA devia é demite em bloco, POR FALTA DE RESULTADOS.

    ESSA GERAÇÃO DE POLITICOS NÃO DÁ NADA.

    Só serve para fazer atrasar ainda mais o PAÍS….

    RESULTADO QUE É BOM!

    NADA!

  23. "MUITO AINDA ESTÁ PRA ACONTECER"

    9 de Agosto de 2012 as 10:25

    …. ISTO ESTÁ CADA VEZ MAIS BONITO!!!…

  24. albino

    9 de Agosto de 2012 as 12:26

    Sr. Nora conhece mal o ministro Salvador Ramos, para fazer um comentário desta forma a respeito dele ou se calhar quer ser comcobina dele e como não lhe dá confiança,por isso está ofendida alias pelo que sabemos o Salvador Ramos sempre foi responsável e honesto pela sua familia assim como a nivel profissional. Todo bem que o Salvador possui é resultado do esforço do seu suor, desde Rádio Nacional até o cargo que exerce actualmente. Parece que a Sr. está com a crise de masturbação .

  25. Ôssôbô

    9 de Agosto de 2012 as 20:31

    Odeio ler e ouvir fala de demissões!
    Juntos devemos construir a pátria que é nossa!

  26. Engenheiro( LISBOA)

    9 de Agosto de 2012 as 20:51

    Meus caros comentadores,peço-vos que aproveitem esse espaço para fazer comentários e emitir opiniões de forma valiosa, construtivas e respeitadoras, se fazem o favor!
    Pois a forma como as pessoas opinam fazendo acusações e muitas delas insultuosas apenas revelem o RANCOR dominante entre determinadas massas da nossa sociedade e isso é muito mau para aquilo que eram efectivamente os valores que nós conservavamos ao saber: respeito e amizade. Até onde vamos chegar meu DEUS… Só querelas fúteis que em nada contribuem para nossa dignificação….

    Até um “burro “quando conta as palavras que diz é considerado como um sabio,mas os convencidos de inteligentes falando muito é considerado UM NÉSCIO.
    Lembrem dessa frase: QUEREMOS PÃO PAZ E AMOR, QUEREMOS PÃO, PAZ E AMOR…

  27. SETE PEDRAS

    10 de Agosto de 2012 as 10:34

    Só do lugar de Director Geral da Agricultura??? Não chega, Argentino. Você deve também demitir-se do ponto focal para FAO, que tem vindo a usurpar, à mais de vinte anos. Tudo ao nivel da FAO para o sector da Agricultura você tem estado a usurpar abusivamente, esquecendo de outros quadros técnicos ao nivel do referido Ministerio. Chega, vai trabalhar como técnico, e deixa de boa vida. Ja fizeste muitas asneiras juntamente com outro malandro(ZE ALICE), e outro coitado tb burro é quem pagou, chega.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo