Política

Inquérito Parlamentar prova que o Negócio da Doca(errata lota) de Peixe é um escândalo nacional

Após três meses de trabalho a Comissão Parlamentar de Inquérito, produziu o relatório final em torno do negócio que o Governo fez com a Doca(errata Lota) de Peixe, envolvendo um grupo privado gabonês. O documento que foi depositado na mesa da Assembleia Nacional desde Janeiro passado, só foi discutido 8 meses depois, ou seja, ontem.

O relatório de inquérito produziu 17 conclusões, todas elas escandalosas, em termos de falta de transparência na gestão da coisa pública. Aliás o relatório apresentado na sessão plenária de quarta – feira, diz textualmente que «o processo de requalificação do complexo de Lota de Peixe está envolvido em muita obscuridade e apresenta graves falhas de natureza legal e processual».

A Doca(errata Lota) de Peixe que foi construída no valor de 5 milhões de dólares, através do financiamento de Taiwan, é um bem público que acabou por ser negociado pelo actual governo, a favor de um grupo privado gabonês, sem que a Direcção das Obras Públicas tivesse conhecimento, sem que o sector das Finanças soubesse, sem que o Tribunal de Contas conhecesse o negócio, sem que fosse aberto um concurso público como mandam as leis da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Enfim numa ausência total de transparência, como confirma o relatório de inquérito.

O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito mostra que o negócio foi feito a margem de todas as leis do país, como se tratasse de propriedade de alguém que depois decidiu vender a outro alguém.

Mentiras diversas, ditas pelos membros do Governo, no âmbito do negócio, acabaram por ser desmentidas, pelo inquérito parlamentar e com base em provas de tais mentiras.

Por exemplo quando foi ouvido pela comissão parlamentar, o Ministro das Obras Públicas Carlos Vila Nova, disse que havia um memorandum de entendimento que serviu de suporte para o negócio em que a empresa gabonesa Ceca – Gadis deveria investir mais de 2 milhões de euros na requalificação da Doca(errata Lota) de Peixe, ou seja, transformar tal infra-estrutura num centro comercial. A Comissão Parlamentar de Inquérito veio provar na auscultação dos serviços competentes, que nunca houve qualquer memorandum de entendimento assinado entre o Governo e a empresa gabonesa.

O documento que mostra o negócio escandaloso a volta da Doca(errata Lota) de Peixe, ficou retido na mesa da Assembleia Nacional durante 8 meses. Só ontem, foi levado a plenária para debate. Isto numa altura em que a Doca já se transformou numa loja da empresa gabonesa Ceca – Gadis em São Tomé.

O leitor tem oportunidade de ler na íntegra as conclusões do relatório de inquérito e outros elementos adicionais. Clique –RELATÓRIO DE INQUÉRITO APRESENTADO NO PLENÁRIO

Abel Veiga

    67 comentários

67 comentários

  1. São-tomense

    16 de Agosto de 2012 as 13:07

    …e por fim,a impunidade reina na República das Bananas!

    • João Manuel

      16 de Agosto de 2012 as 16:02

      Primeiro é preciso corrigir e dizer-se as coisas como elas são. Não se trata de doca mas simde lota de peixe.
      Doca é para reparação de barcos,lota é mercado de peixe fresco.
      É necessário dizer-se também que isso cheira grande tramoia. Como é possivel um governo que se arruma como responsável pode ceder um espaço de negocios dessa invergadura àum grupo prinado sem que sejam cumpridas as formalidades juridicas, administrativas e outras?
      Isto é sinal de luvas à mais.O Patrice não brinca com isso. Fala no combate à corrupção, mas isto éuma prova evidente de corrupção.
      Se quiserem conhecer a verdade, travem a abertrura desse NEGOCIO,para voces verem o que virá ao publico.
      Fui,,,,

  2. Abúbè & Gíquitxi

    16 de Agosto de 2012 as 13:34

    Como é que se resume isso?
    Os governantes que deviam salvaguardar a ordem pública tomaram iniciativa de roubar bens públicos edificados e vendê-los para estrangeiros ou passarem para si próprios de forma camuflada?
    São os mesmos governantes que propalavam a transparência?
    Querem que se lhes deixe trabalhar?
    Querem terminar o seu mandato?
    Não entrarão melhores de certeza. Será preciso acabr com os políticos todos e arranjar outros?

    • Quase la?

      16 de Agosto de 2012 as 14:34

      Que ironia! Pedem para os deixar trabalhar. Mas trabalhar para o país ou para as suas contas pessoais?

      Quem será suficientemente sério para os substituir?

      Mas continuamos a vê-los destruir a nossa terra e tirar o que é nosso dia após dia?

      Tela Non, será permitido substituir a palavra tirar por roubar nas próximas intervenções?

    • A chave

      18 de Agosto de 2012 as 9:10

      Voces so tem que procurar quem é o socio saotomense do grupo gabonense: O PM

  3. Comedor de pão com peixe frito

    16 de Agosto de 2012 as 14:40

    Eu, enquanto cidadão anónimo não estou interessado do caminho que foi seguido para criação do supermercado. Não sou de nenhuma cor política. Até porque desde a criação da lota, ninguém ainda respondeu por 5milhões de USD. Valor este que não se acredita que tenha sido todo ele aplicado nesta “obrinha”. Só estou a espera que o supermercado abra. Será mais uma loja onde cada um possa ter outras opções, mais uma concorrência e espero que os preços venham a ser competitivos e que os produtos sejam de qualidade. Espero ainda entrar ali, comprar tudo que precisar com pouco ou muito dinheiro que tiver e não estar a subir e descer a procura de coisas de lojas em lojas.

    Viva STP

    • Abúbè & Gíquitxi

      17 de Agosto de 2012 as 10:49

      De quem é o supermercado?
      Quanto é que esta transmissão rendeu aos verdadeiros donos?

  4. Atonio Fernandes

    16 de Agosto de 2012 as 14:43

    Senhor Abúbé & Giquitxi! Bô sá abubé vedé. Na pantá zentxi fá. Deixa governo trabalhar. Estão trabalhando. Isto que viste e ouviste é um princípio. Por isso é que o Srt. P. T. foge prestação de contas ao Parlamento. Tenho muita pena do Carlos Vila Nova, pessoa humilde e honesta que está metido nisso. Espero as verdades sejam ditas e que o meu amigo que nasceu, cresceu e formou debaixo de tecto de um enfermeiro e uma doméstica com a educação tb de uma doméstica que foi sua avó que já não está entre nós.
    Para quem ten olhos pode comerçar a ver o que o PT quer fazer deste país. a ver vamos.
    Os seus deputados são incompetemtes. Veja atitude dos seus representante na Comissão. Não esperei isso do Cecílio, o manda bocas.

  5. santa catarina

    16 de Agosto de 2012 as 14:51

    Mais uma besteira do PCD, quem deu ordens para publicar o relatorio.A plenaria discutiu mais não deliberou para sua publicação artigo 24ª Lei de Inqueritos paralmentares.
    Estes senhores estão mesmo perdidos. Só por não conseguiram ficar o empreendimento agoar lançam poeiras par todos os olhos. Não bastou o que comeram da embaixada de china Taiwan. Solicito tambem que sejam publicados os relatorios do tribunal de conta com respeito a esta obra.
    É preciso ter muit cara de lata.
    Não sigam as manobras do delfim.

    • Passos Trovoada

      23 de Agosto de 2012 as 9:33

      Tens razão. Já que o PCD e o MLSTP roubaram e prejudicaram o país tu defendes que o ADI e Dr. Patrice também tem o direito de roubar também. É isso?

  6. mudança

    16 de Agosto de 2012 as 14:57

    Pois é. Mudança nesta governação só está nas caras novas. O resto é tudo igual, ou pior ainda. Aos juristas desse governo devia-se caçar os diplomas, e mandar-lhes plantar banana ( se é que para isso servem).

    • João Pires Santiago das Neves

      16 de Agosto de 2012 as 16:33

      Meu amigo ABUBé (aliás, outra coisa, não poderias ser), Bem como o meu amigo Mudança;
      O que vos doi, o diploma dos rapazes , o lugar, estas a falar pelos outros ou é mesmo dor do cotovelo?
      Queres Moção de Censura, tente e verás? Não aprendem a lição do Pinto? O ADI ganhará com maioria absoluta, sabia? Têm a maioria no Parlamento, porque não deixa m cair o Governo? Interrompam o mandato? Experimentem! O Poo da Pinheira, Monte Macaco, Ferreira Governo, Mato Cana, Anselmo Andrade não tinha luz, hoje já p+odem ver e vão ter de esperar muito tempo para voltarem ao poder. O vosso dedo vai ficar pequenino ou mesmo desaparecer de chupar. Ao invés de Matagal do Delfim e Rafael Branco, o Governo do ADI oferece um supermercado da modernidade, o Kiney brilha na cidade enquanto o cão do João Viegas passeia.
      Vocês não eram vivo quando o Rafael Barmnco vendeu o Ilhéu das Rolas para o seu amigo João Lourenço, peçam o contrato a Direcção do Patrmónio. Vocês não eram vivos quando o Rafael Branco e o Delfim venderam as acções da ENCO no valor de 32 000 000 de dólares na calada da noite, comprou e vendeu a casa do vale dos Prazeres, quando o Pósser e Carlos Ferreira compraram as casas pré-fabricadas. Não venham cá falar. Vão ter mesmo de esperar opu vamos as eleições já. Matu Ká Bí Ni Pánu! Fica sossegadu porque VIVÊ não pode ser toda hora. A brincadeira parou. Deixa os rapazer trabalhá deles. Tá bom…

      • Abúbè & Gíquitxi

        17 de Agosto de 2012 as 11:00

        João Pires Santiago das Neves
        Ami sá abúbé. Maji sun só na tendê putguêje fá.
        O burro do Abúbè nãao falou do diploma nem disse que queria ver lá os amigos da moção de censura. Os inteligentes veem o contrário do que está escrito.

        • Abúbè & Gíquitxi

          17 de Agosto de 2012 as 14:23

          Melhor:
          os abúbès leem e entendem.
          Os inteligentes inventam o que não se disse.

  7. CONCLUSÃO

    16 de Agosto de 2012 as 15:07

    Gostaria de perguntar o seguinte:

    Este edifício é Doca ou Loca?

    Quero resposta senhor Abel

  8. Augerio Dos Santos Amado Vaz

    16 de Agosto de 2012 as 15:18

    Senhores Doutores Afonso Varela, Stok, Agostinho Fernandes,Levy Nazaré, esta é a legalidade de Governo que vocês Sonharam? Ou ja venderam a alma ao diabo?

  9. Perola

    16 de Agosto de 2012 as 15:38

    Governo de ladroes, O Taiwam financiou a construcao e entregasse aos Gaboneses p fazer supermercado ke vantagem tem nao vejo lucro nenhum, eles ke construissem espaco deles, mas nao viram gente pa lhes dar papa pronta p fazerem seu negocio, ganhar grana, e mandar p Gabao p Patrice Trovoada os os seus irmaos Gaboneses. E falam ke vai dar emprego aos Santomenses, hum, tou aki pa ver vao a falencia mas eh, ja temos lojas e nem dinheiro povo tem p comprar agora grande supermercado aonde ta grana p comprar. E perante tantas irregularidades deviam e mandar fexar esta porcaria eles ke vao catar grana num outro Pais.

  10. JOSE CARLOS

    16 de Agosto de 2012 as 15:40

    É incrivel como o Ministro das Obras Públicas e alguns mais deixam-se cair nas malhas da corrupção….

    • Alzira

      16 de Agosto de 2012 as 16:06

      Este governo, sinceramente, está a desiludir-me completamente. Querem acabar com a corrupção como se é o próprio governo que passa a vida a fomentar a corrupção? Este acto é um claro indício disto? Isto faz-se ? O país é do senhor Patrice e do senhor Varela? Quem lhes deu esta autorização? É para isto que andam a pedir para deixarem-nos governar? Este governo só tem incompetentes e corruptos. Todos os ministros ou são incompetentes ou são corruptos ou são as soma das duas coisas. Não há nenhum deles que escapa deste atributo. É muito triste tudo isto.

  11. Chacuda

    16 de Agosto de 2012 as 15:49

    O Patrice deu de mao beijada aos seus irmaos Gaboneses, porque e negocio dele, ke lucro tera p Pais nenhum, deviam e mandar feichar esta m….

  12. Chacuda

    16 de Agosto de 2012 as 16:04

    Bando de desgracados, porque Patrice Trovoada, nao tras investidores p contruir pekenas fabricas no Pais. Nao esse forasteiro so quer e ganhar grana e esta aproveitar enquanto esta no Governo p deixar toda sua geracao rica.

  13. Obama

    16 de Agosto de 2012 as 16:07

    O processo deve ser clarificado sem duvida mas tanto tempo para a comissao parlamentar decidir sobre o mesmo?? neste momento como houve uma decisao politica que implicou no investimento e na abertura do 1º supermercado do pais, ja aparecem os nossos deputados com disposiçao para decidirem sobre o mesmo. Onde é que eles andavam durante esses 8 meses?? Se calhar a resolver os problemas pessoais.
    Pra já, aquela obra nunca seria os tais 5 milhoes de USD. Ao fazer-se o inquerito, devia saber o valor exacto desta obra, fazer uma auditoria profunda e seria sobre a mesma e so depois avançar para outros inqueritos…
    n devemos corrigir um mal com outro mas acho que se deve olhar as coisas com olhos de ver e n opinar apenas com o coração e interesses pessoais.
    Um bem haja ao povo de STP…

  14. Joven Santomense

    16 de Agosto de 2012 as 16:18

    Que pouca vergonha!!!!!

  15. JOÃO Mello XAVIER

    16 de Agosto de 2012 as 16:21

    Augério você vendeu a sua alma e a de toda a família. Você quando chegar já encontrará a resposta a comissão rogatória de Cabo-Verde e outra de Portugal. Você foi um grande bandido. Enganaste-nos a todos. Mas não irás ficar com todo aquele dinheiro. O mundo será pequeno para esconderes. Você sabia que só podia accionar a transferência para a tua conta se o Plano funcionasse e o Deputado Manuel Martins conseguisse ficar com a fábrica. Porque a fábrica não interessa ao meu pai. Todos os papeis já foram feitos para entregá-la ao MLSTP, contra compensação do MPLA aqui em Angola. Transferes o dinheiro e desapareces e já não atendes as chamadas. Estás enganado, Vais ter ter de atender muitas chamadas e falar com muita gente. Não perdes por esperar.
    J.M.Xavier

    • Cola daua

      17 de Agosto de 2012 as 22:37

      Como assim, nao pde ser verdade nao acredito.

    • Chacuda

      17 de Agosto de 2012 as 22:51

      Abrununcia, como transfereriu grana, como e possivel, mentirosos.

    • antónio monteiro

      20 de Agosto de 2012 as 21:16

      esse dito joão m. xavier é uma besta, entrigista, deve ser um dos ninos. nao meta o nome alheio na lama. respeite para ser respeitado. se tiver culhões mostre a sua verdadeira identidade.

    • Eduardo

      21 de Agosto de 2012 as 3:27

      Nao Sabia que o Sr. Mello Xavier Tinha um Filho de nome Joao? Quem sera o impostor?

    • Eduardo

      21 de Agosto de 2012 as 3:38

      Grande imaginacao.
      So que o Mello Xavier nao vai abdicar da fabrica pode demorar mas vai recupera-la, saves porque? Ele pagou-a e nao foi nonhuman concession como a dos gaboneses na Doca.
      Ele ganhou um concurso aberto pelo Banco Mundial.

  16. védé

    16 de Agosto de 2012 as 16:55

    E pensar que o dinheiro originalmente era para ser construído o palácio da justiça…!!!Abriu-se mão do palácio da justiça em benefício da doca para no fim, ficarmos sem palácio de justiça, O Tribunal a cair aos bocados, O supremo e 1ª Instâncias, uns por cima dos outros, sem doca de peixe, os pescadores e palaiês nas mesmas situações e o edifício entregue ao privado estrangeiro!!! É fácil saber quem lucrou com isso tudo…
    Esse é o governo que propala a luta contra corrupção e transparência na gestão da “coisa pública”??Querem que se lhes deixe trabalhar ou delapidar os bens do povo???
    São Tomé poderoso, Sto António até quando????

  17. "Nós por cá e a nossa maneira"

    16 de Agosto de 2012 as 17:04

    …..bom… desconheço os meandros do negocio….mais uma coisa é certa, graças a esse maldito contrato sem transparencia conseguiu-se definir o futuro da famosa doca que nunca conheçeu sequer um voador panha e que hoje vai dar emprego a mais de 60 pessoas…………os 5 milhões que entraram provavelmente para a divida publica do STP, que eu estou pagar e que os meus netos vão continuar também a pagar, estava voltada ao abandono, e com equipamentos a estragar………poder-se-ia perguntar aos deputados qual o destino que pensavam em dar ao referido edificio antes o referido negocio???????? ou será que a doca teria o mesmo destino que o Cinema Marcelo da Viegas !!!!! que foi concessionada a uma santomense que paga uma renda miseravel ao estado santomense, mas que entretanto cobra uma fortuna a todos que querem abrir uma loja ou montar um balcão no edificio………………..

    …..haver vamos……………..

  18. mosssad

    16 de Agosto de 2012 as 18:29

    Tanto o Ministro como o Silvino que esteve involvido directamente neste projecto mal elaborado ..estao todos involvidos na corrupcao alargada que se chama Sao tome
    isso ate mete nojo

  19. hassin

    16 de Agosto de 2012 as 18:53

    afinal o sr minisyro das infraestruturas,tb é corrupto.aasim que vao para a politica tornam.se tb corruptos.rua…vilanova

  20. Pensador

    16 de Agosto de 2012 as 19:21

    Como diz o filme Tropa de Elite *O sistema e corrupto*…Tudo junto e misturado..Ha um complo nesse grupo de ministro e majestrado contra o povo.

  21. Manga pada

    16 de Agosto de 2012 as 19:50

    Foram 5 milhões que disponibilizaram para a construção do referido imóvel.Houve algum inquérito após a conclusão do mesmo? Será k o dinheiro foi todo ele empregue aí? Tó nó mun tan pa bô pô pia.

  22. Engenheiro( LISBOA)

    16 de Agosto de 2012 as 22:02

    Alguém pode me explicar se Levy Nazaré é ministro desse país? É que estou fora e não conheço as caras todas. Levy é ministro de quê?

  23. Indignado

    16 de Agosto de 2012 as 22:22

    sem comentarios!!!

  24. torresdias

    17 de Agosto de 2012 as 8:13

    Este é o governo que propala pelo mundo fora que está a acabar com corrupção e com os corruptos, Isto é que é trabalhar, obscuridades na gestão de coisas públicas, truques maliciosos, com intenções viradas ao enriquecimento pessoais e duvidosos a qualquer custo, enganado este povo, principalmente aqueles que mais padecem, a camada mais fragil da sociedade santomense.
    Acreditem na uma razão omnipotente= Quem com má fé planta, de má fé colhe o resultado=

  25. Espírito Santo

    17 de Agosto de 2012 as 8:27

    Deixam disso meus senhores, um super mercado tambem e bom, se algo esta errado vamos corrigir, mas deixa o povo que nunca viajou ter tambem o prazer de desfrutar de um e ainda piqueno super mercado.

  26. Filósofo

    17 de Agosto de 2012 as 9:05

    Deixa Patrice roubar! É a vez dele! Senão será a do MLSTP! Vem a dar a mesma m…! Agora não nos interressa quem é o ladrão, mas sim quem consegue concluir o mandato! Desde que faça alguma coisa positiva como um supermercado – está bom! Depois o povo dira! Veja o supercorrupto Delfim: ia ganhando a presidencial, não?! Não é um grande ladrão?!
    Se tentarmos caçar o ladrão no meio dos ladrões acabamos por ser também supeitos. Pois ficará a parecer que nós próprios gostariamos de estar no lugar do ladrão! Um bom ladrão também é invejado!

  27. Solução

    17 de Agosto de 2012 as 9:15

    Pelo vistos temos muitos especialistas de bancada em S.Tomé e Príncipe. Grandes comentadores de bancada.. Temos um País parado, com grandes oportunidades de negocios para fazermos dinheiro e garantir um futuro melhor para todos nós… Somos refém desgraçado de sucessivos erros dos anteriores governos e pelo visto deste também não nós escaparemos. E não adianta nós pensarmos que estes erros não se repitirão. Temos muitos jovens desempregados e desesperados. Este investimento irá criar mais de 60 postos de empregos directos e muitos indirectos. Temos de ser menos burrocráticos, contudo na questão de investimento e não podemos brincar com investidores porque o “ROI” para o investidor é muito baixo e com grande risco. Vamos todos ajudar o pais a desenvolver, deixar o governo a trabalhar e deixar de entrigas que não leva-nos a lado nenhum ao não ser o atraso.
    Bem haja a todos nós e viva S. Tomé e Príncipe.

  28. Joker Voz do Povo

    17 de Agosto de 2012 as 9:54

    Dito não se acredita. Puxa, k raio de país é este? até quando vamos sair desta?

  29. Felisberto Bandeira

    17 de Agosto de 2012 as 10:18

    E Triste ver ouvir e sentir tudo isto que o povo de S.Tome e Principe esta a viver,por causa da ma educacao,do orgulho e da ambicao dos ditos deregente.
    Tenho a certeza que esses ditos deregentes nao temem a DEUS,e NAO CONHECEM a DEUS e nem SERVEN A DEUS,mas o povo de S.Tome e Princice pricisa e deve ter a Fe em DEUS.,e nao nesses metirosos corruptos e mal educado,porque a tempo de rir,chorar,mentir,enganar,e arrepender,porque nada esta oculto aos olhos de DEUS,S.Tome e Principe esta no tempo da mentira e da corrupcao etc,mas ha de vir o tempo da justica e de arrependimento,VAMOS TER A FE EM DEUS…

  30. António Silva

    17 de Agosto de 2012 as 10:46

    Problemas que existem neste, país já cansam. É a corrupção, é a incompetência, são os desvios, são as más governações, são os favorecimentos, é a má-fé, é o leve-leve, etc, etc.
    Para quando o fim destes males todos. O país tem de crescer! O povo tem de ter uma vida melhor! Os velhos, as crianças e os jovens têm de ter a possibilidade de experimentar coisas melhores. Fazem coisas destas, 5 milhões de euros envolvidos, outros milhões ali e acolá e ninguém fica a conhecer por onde passam os valores dos investimentos todos. É um verdadeiro labirinto e o povo é depois enganado e vai-se contentando com construção de chafariz, retoques do hospital e aeroporto, construção de ruelas e coisas pequenas.
    Porque as pessoas que têm o controlo da decisão da coisa pública não fazem o melhor para este país e povo?
    Somos deparados com situações constantes de coisas mal feitas! Existem coisas também bem-feitas, mas em proporção muito reduzidas. Já são 37 anos de independência!
    Porque não somos honestos?

  31. sombra

    17 de Agosto de 2012 as 11:37

    “Si no peleas para acabar con la corrupción y la podredumbre, acabarás formando parte de ella”.
    Joan Baez.

  32. nora

    17 de Agosto de 2012 as 12:21

    COMO SE EXPLICA OS 10 ANOS DE RENDA ISENTA AOS EMPRESARIOS GABONESES. ESSE PATRICE É PARA ESTAR PRESO.

  33. FUBA

    17 de Agosto de 2012 as 12:47

    Minha gente, ainda há muita coisa pra descobrir, pergunta Américo ministro de finanças como é que ele conseguiu o Mercedes topo de gama que está escondido em casa dele. a Socobrise lhe deu por ter aceite a adenda das obras de estrada do sul.mercedes e um jeep fortuna que está com um amigo dele deputado do ADI que guarda os carros dele. isso não é corrupção. há muita coisa pra esclarecer por isso que o governo tem medo de ir ao parlamento.

  34. sulila miranda

    17 de Agosto de 2012 as 13:04

    10 anos de renda isenta? Que história é essa? Pensei que iriam explorar e pagar uma renda ao estado. Se assim não é, ta nuito mal, não pode avançar. Tem que ser suspenso. É o mínimo!

  35. luisó

    17 de Agosto de 2012 as 16:59

    Taiwan construiu a doca por 5 milhões e deu ao governo pronta.
    Agora o governo vende aos gaboneses?
    Eu até admiro como é que taiwan continua a dar dinheiro ou a construir sabendo isto…

  36. sum mé chinhô

    17 de Agosto de 2012 as 19:52

    CORRUPÇÃO AUTÉNTICA. JÁ NEM DISFARÇAM AS ASNEIRAS. Pensávamos que jovem equipa dos governantes era viável…

  37. Blogonón Paiva

    18 de Agosto de 2012 as 9:35

    O negocio da lota com os Gaboneses, é um meio de potencializar o ADI, hora vejamos: onde o Patrice tira tanto dinheiro para corromper pessoas, para fazer manifestação sem rosto, para viajar e pagar hotéis. A sua sobrevivência de burguês. São os tráficos de influencia, entrega do espaço da loira de peixe, terrenos da Satocau, adjudicação do bloco petrolífero na nossa zona económica exclusiva a empresa Nigeirina Oranto, etc, etc. Enquanto este indivíduo continuar no poder vai cometendo estas agineiras para sua manutenção política.

  38. vodka

    18 de Agosto de 2012 as 13:18

    Chiê:
    Stock,Vila Nova,Sô Padre Olinto,Agostinho e outros bandidos pareciam santinhos; Agora tornaram grandes corruptos.
    Oposição meta toda esta gente na cadeia.
    Façam inquérito parlamentar por favor.
    CORRUPTOS.

    • merecem a cadeia

      19 de Agosto de 2012 as 9:57

      E a oposição fica de fora sozinha connosco?
      N´n cá molê ni dádu

  39. F.Moniz

    19 de Agosto de 2012 as 11:15

    Sr Patrice Trovoada,
    Sr Presidente do ADI:
    Nós embora não somos do Conselho Naccional,mas somos militante.Ouvimos ontem intervenção do Sr no Conselho Nacional;falou de tanta coisa mas não tocou em nada que diz respeito à “Doca de Pesca”.E este é um caso que tem desenrolado também esses dias na assembleia,inclusive nós(o governo)ainda tem muita coisa para explicar.E só têm 30 dias.E nada foi-nos dito.Assim quando nos perguntam sobre DOCA,qué que nós podemos dizer,se o Sr propre não consegue e nem quer explicar.Isso quer dizer então que o nosso Líder tem mesmo “RABO DE PALHA”.Assim quer dizer que a oposição tem mesmo razão.

  40. Aurélio Silva

    19 de Agosto de 2012 as 11:53

    Deixem o governo trabalhar.Sr Primeiro Ministro,pode contar comigo.Eu tenho todos trabalhadores na mão.

  41. verdade

    19 de Agosto de 2012 as 23:50

    oFILHO DE MELLO XAVIER CHAMA-SE RUI E NAO JOAO,TU JOAO MELLO XAVIER,INVENTA OUTRO NOME PARA CALUNIARES AS PESSOAS,COVARDE..

  42. EULETERIO

    19 de Agosto de 2012 as 23:53

    POUCO ME ESPANTA A CORRUPÇAO DESTE PAIS.OS MINISTROS SAO TODOS CORRUPTOS ,ENTAO O DAS INFRAESTRUTUROS FAZ.SE PASSAR POR SANTO E AFINAL E DOS PIORES.RUA….

  43. Põe boca não tira

    20 de Agosto de 2012 as 9:34

    Essa é mais uma de Senhor Patrice Trovoada, só não sei até onde vamos parar com isso

  44. bbvasantander

    20 de Agosto de 2012 as 16:16

    Afonso Varela mesmo assim casa não acaba? Aonde estás a metr dinheiro que o teu amigo Patrice Trovoada tem-te arrnjado? É dinheiro de praga. Casa nunca vai acabar. Estás a fazer mala este povo. Aqui é mundo vais pagar caro por tudo que estás a fazer a este povo junto que o teu grande amigo PT.

  45. mosssad

    20 de Agosto de 2012 as 18:30

    O dinheiro de afonso varela e para pagar a renda da casa das miudas que ele tem em portugal a estudar …. por isso a casa nunca acaba…

  46. Vanessa

    21 de Agosto de 2012 as 16:47

    Faço das minhas palavras, as palavras de Alzira!!

  47. frantz cassandra

    22 de Agosto de 2012 as 23:28

    minha gente francamente que até agora estou meramente desentendido expliquem me por favor porque tudo quanto eu sei é que bem antes da ultima eleiçao presidencial o grupo ceca gadis ca no gabao fez apelo a quase 1 centena de santomenses ca radicados no intuito de lhes oferecer trabalho na su anova firma de s.tomé sendo assim a malta toda entusiasmada com euforia de ir a terra natal e com um emprego fizeram a inscricao foram chamados em plenaria afim de passarem num teste na qual dos cento e tal so vao presisar de 40 individuos para trabalharem em vaias areas e tendo em conta os custos para formaçao de uma outra parte de individuos que residem em s.tomé e que tambem devem trabalhar na dita empresa os formados do gabao deveram formar os de s.tomé desta feita os contactos ficaram na empresa com vista que assim que todas as papeladas administrativa,reabilitaçao e apetrexamento do recinto estiver em dia vao chamar os inscritos aprovados no teste para irem trabalhar na sua terra natal sendo assim a alegria imensuravel do entanto foram esgotado até o momento presente que vos pergunto se se trata de uma firma que na realidade quer dar emprego a serca de mais de 100 santomense s e que é um ponto forte do actual governo porque tanta tralha até parece que voces que governan aquela terra esqueceram que é por causa da vossa ma gerencia que muitos de nos nos encontramos aqui entao antes que a coisa tome um outro ritmo porrque acho que tambem como santomenses embora no estrangeiro temos direito de esofluir dos bens da terra mesmo se o senhor patricio comeu ou esta a comer dinheiro isto nao é o fim do mundo em contrapartida esta a fazer o que os outros governos nunca sonharam em fazer dar emprego na sua terra natal aos que por diversas razoes estao a sofrer na terra dos outros nao pensem que nao queremos regressar o problema é que nao sabemos o que iremos la fazer muita

  48. "MUITO AINDA ESTÁ PRA ACONTECER"

    23 de Agosto de 2012 as 8:39

    “”MINHA GENTE, DEIXEM O GOVERNO TRABALHAR!!””

    ESTA É A FRASE ESTRATEGICA DO DISFARCE, PARA ENGANAR O POVO PEQUENO, O POVO QUE NÃO TEM OLHO DE VER!!

    MAS, NENHUM MAL VAI SÓ!!

    O POVO PEQUENO MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI ABRIR OS OLHOS..

  49. "MUITO AINDA ESTÁ PRA ACONTECER"

    23 de Agosto de 2012 as 8:44

    Sr P. TROVOADA,
    Sr Presidente do ADI:
    Nós embora não somos do Conselho Naccional,mas somos militante.Ouvimos ontem intervenção do Sr no Conselho Nacional;falou de tanta coisa mas não tocou em nada que diz respeito à “Doca de Pesca”.E este é um caso que tem desenrolado também esses dias na assembleia,inclusive nós(o governo)ainda tem muita coisa para explicar.E só têm 30 dias.E nada foi-nos dito.Assim quando nos perguntam sobre DOCA,qué que nós podemos dizer,se o Sr propre não consegue e nem quer explicar.Isso quer dizer então que o nosso Líder tem mesmo “RABO DE PALHA”.Assim quer dizer que a oposição tem mesmo razão…

  50. "MUITO AINDA ESTÁ PRA ACONTECER"

    23 de Agosto de 2012 as 15:04

    O pais gastou EUR 5.000.000,00 e vende-se a EUR 2.000.000,00. Como pode ser uma coisa dessa?? Sem ser corrupção, a prior, é incompetência e burrice!!!
    Eu até admiro como é que taiwan continua a dar dinheiro ou a construir sabendo isto…

  51. Eliseu Neto Vaz

    24 de Agosto de 2012 as 13:42

    isso ate da graca…….ate parece um teatro do famoso buter…….
    ja falei e tou farto…embora seja um pais soberano..que entregam este pais a administracao das nacoes unidas pelo menos por um periodo de 10 anos e mandar todos os corruptos a TPI..

  52. Antonio Marques

    9 de Março de 2016 as 16:45

    Olá muito bom seu conteudo,

    Tenho alguns programas de divulgação Automática que podem te gerear muitas mais visitas a seu site ou blog, esses programas estão no site http://www.programadivulgarsite.com.br/portfolio da uma olhadinha e com certeza você vai obter mais resultados se usar alguns deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo