Amândio Pinheiro tenta resgatar o seu mandato de deputado

O deputado que perdeu mandato através de um parecer favorável da Comissão de Mandatos da Assembleia Nacional,  e que foi sentenciado no plenário pela maioria parlamentar, recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça.

No recurso interposto ao Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional, o ex-deputado Amândio Pinheiro, considera que foram violadas várias leis e a Constituição Política. O ex-Deputado da bancada do partido PCD, diz que a justiça será feita. «Estou confiante. Porque o que vi na Assembleia pelos meus colegas deputados da oposição, foi uma questão política, porque foi tudo na ilegalidade em relação a nossa constituição e o regimento da Assembleia Nacional», referiu Amândio Pinheiro na quinta-feira.

Adelino Pereira, o advogado que defende Amândio Pinheiro, considerou que os direitos do seu constituinte foram violados. «Vimos que os direitos do Sr.º deputado Sebastião Pinheiro, foram violados e como tal cabe agora ao Tribunal Constitucional pronunciar-se», declarou o advogado, para depois garantir que a decisão tomada pelo plenário da Assembleia Nacional, será anulada. «Seja declarada nula e sem efeito e que o srº deputado possa retomar o seu lugar na Assembleia Nacional como deputado independente», precisou Adelino Pereira.

Amândio Pinheiro, foi eleito deputado na lista do partido PCD. Foi um dos homens de ferro do partido PCD.

Sónia Lopes

  1. img
    jaime Responder

    Amandio pinheiro deve ir para casa.a assembleia deve ter pessoas cultas e competentes.amandio nao passa de um analfabeto.va fazer construçoes e pague o que deve.rua rua amandio ou sebastiao o teu pinheiro secou…

  2. img
    Quase lá! Responder

    Sr. Amândio Pinheiro,
    Se foi tudo uma ilegalidade em relação a nossa constituição e o regimento da Assembleia Nacional, porque que foi aceite pelo presidente da assembleia (PA)?

    Será que o presidente da Assembleia estava conivente com os seus colegas da oposição ou o PA deixa passar tudo mesmo que seja anticonstitucional?

    Faz bem em lutar pelos seus direitos. Pena é que os nossos deputados não lutam também pelos direitos do povo pelos e para qual foram eleitos.

    Ah, como tem sido difícil escolher bem aqueles que nos tem representado!

  3. img
    Jovem de ADI Responder

    Coitado de Adelino Pereira.Amândio não vai ter dinheiro para te pagar.Ele não conseguiu resolver problema de ADI e ADI já lhe disse que todo o assunto com ele está encerrado.Até o BIBERON e CHUPETA.O que eu aconselho ao Amandio é ir ter com Armindo de LLBem-Estar q além de ser Empresário sério,aproveitou tempo e aprendeu trabalhar terra;Você não.Vai ter com ele para darte uma formação para ires plantar bananeira.Hotel,já não há de volta.E não esquece de dinheiro de Bloco Operatório de Príncipe.Bô Buiá.Voce enganou muita gente;Bô bê?

  4. img
    Kauike Responder

    Amândio,como “INKI”.
    Qual vai ser o teu próximo Partido.Já foram:MLSTP-PCD-ADI!!!!Qual a próxima paragem? CÓDO,BÓIA FRIA ou FRENTE?Se não conseguir nenhuma boca lá,vem aí doute um geito no Sindicato.Aí há muitas alfacatruas e voce tem geito nisto e pode ajudar-me,ok INKI.

  5. img
    Forro Responder

    Não me admiraria nada que este Tribunal desse razão ao referido deputado. O que é que se poderia esperar num Tribunal com estas características que já provou que é incompetente, corrupto e em vez de ajudar o sistema judicial a resolver os problemas do país complica ainda mais os problemas? Alguém tem dúvidas da nulidade deste tribunal nosso país? Este Tribunal é um dos maaiores antros da corrupção no país. Pois não me admiraria nada que apareceessem com um acordão maluco que ninguém percebe nada a dar razão ao referido deputado. Têm dúvidas disso? Esperem para ver.

  6. img
    Felado Responder

    Assim vão as zangas das comadres
    Quando o Delfim candidatou-se à presidencia da República o Amandio disse que o Delfim era o nosso Obama.

    Quando os dois se zangaram, o Amandio disse que o Delfim era o hnomem mais corrupto que existia em S.Tomé e Príncipe.

    Agora o Amandio vai ter que conviver com o Obama e o corrupto. Pois ele sabia que na realidade, e como nós todos sabemos, que o Delfim é o maior corrupto do país.
    Mas como estavam juntos a enaganarem o povo, ele decidiu transfolrmar o Delfim em Obama.
    Agora Toma. O povo e o país é que não vai entrar nesta zanga de colmadres. Aguenta.

  7. img
    Tirei curso Superior Online no Brasil Responder

    Xê, assembleia mandou esse caso para tribunal constitucional, este por sua vez devolveu a assembleia, dizendo que tinha que ser assembleia a resolver problema, como que Amândio volta outra vez para tribunal para resolver esse caso.
    Cá para mim isso tem mão de Leite corrupto.
    Leite não abuses muito da passividade do povo se stp. Um dia coisa pode te correr muito mal.

    Deputados da treta.

  8. img
    verdade Responder

    Amandio deve ser o homem mais desonesto de sao tome,alem de ladrao é vigarista.Porque dá mal agora de Delfim?
    pq delfim nao da mais a chupeta,que va trabalhar e parar de roubar.Delfim é um homem fino e sabe estar.amandio nao passa de um homem de roça.canungueiro.cheira mal e nao se sabe vestir.muda de pais pode ser que consigas roubar.ladrao…

  9. img
    vergonha Responder

    Adelino desis-te ja de defender esse canalha,nao te vai pagar e quando lhe apresentares a fatura vai insultar-te.esse homem nao tem educaçao nem qualquer tipo de valores…acredita que é verdade.

  10. img
    Santomense 100% Responder

    Caro amigo Adelino,
    Tu ainda és dos poucos juristas sério que este país tem . Não te misture com esses corruptos, larápios desta terra, que só vivem de política e mais nada. Esse deputado é um prostituto político. Como o PCD não está no poder e está arrasca de dinheiro, quero ir a independente para receber dinheiro e favores do ADI em detrimento dos problemas da nação.
    Meu caro, ganhe o teu dinheiro com casos sérios e não defendendo um ladrão como Amandio Pinheiro que se a nossa justiça funcionasse estaria na cadeia por desvio de fundos publicos.

  11. img
    Fernando Castanheira Responder

    O Amandio nao tem caracter de nenhum politico. Alias, nao devia sequer ser deputado. Nunca falou nada de jeito.
    Estava a mais no Parl;amento. Aconselho-te a pagar a divida do Fundo Socxial de Infraestrutura e o dinheiro da obra que a populacao do Principe reclama.
    Adeus Amandio…..

  12. img
    STP@ Responder

    Deixem amandio em paz !!!!!!

  13. img
    zuchi dletu Responder

    a situação é uma verdadeira paródia, brincadeira mesmo. o senhor amândio renunciou ao masdato por acordo assinado com o “seu” partido, antes de ser empossado como deputado, o que se sabe ser feito por partidos para manterem nas suas fileiras os que eles apostam para ganhar os lugares na assembleia, até pode ser uma prática justa para situações em que as pessoas entram nas fileiras do partido por valores que não são as da ideologia, ou os de um programa com ética de governação. e a decisão do plenário da assembleia é uma decisão política, que versa sobre assuntos políticos, [o mandato de deputado, o número de deputados que deve compor a assembleia] sendo que nesta matéria não há lugar a qualquer processo de “anulação” não tendo o supremo tribunal de justiça de stp [melhor diria, sóprimo tribunal de (in)justiça] qualquer jurisdição para anular tal deliberação do plenário. os assuntos políticos não têm recurso, vejam o que seria o tal sóprimo tribunal anular a aprovação do orçamento geral do estado ou o assentimento para uma viagem do nosso Presidente da república ao exterior.
    ms no nosso país já nada me surpreende. Uma coisa é certa, a assembleia não pode ter nem mais um nem menos um deputado do que aqueles que a a sua composição constitucional exige. assim, se uma deputado renuncia ou se morre ou se lhe é caçado o mandato, o partido em causa tem o direito de fazer entrar o substituto, por isso, o tal deputado deixa de ter lugar na assembleia. e não se pode defender a existência de deputados independentes, a não ser que tenham sido eleitos em lista de deputados independentes.

  14. img
    Santosku Responder

    É uma questão politica e só a Assebleia Nacional pode decidir e como já decidiu.Ponto final.

    • img
      retlau Responder

      Retlau,

      Mesmo sendo uma questão politica existem regras na Assembleia.
      Os deputados são eleitos pelo Povo, assim sendo são representantes do Povo.
      Um deputado pode e deve tornar-se independente caso as politicas tomadas pelo seu partido serem opostas a tudo ou parte das promessas feitas pelo deputado na campanhã. Qualter deputado que honre as calça que usa e que não esteja colado ao poder deve honrar os compromissos eleitorais.

  15. img
    david santos Responder

    Assembleia ja decidio vai para casa sim é um abuso sem amandio querer ser deputado independente sendo que quando concorreu para tal era do PCD. muito abusado mesmo, falta de chicote, coprrupto

  16. img
    Zozé Lové Responder

    Povo ka pié Sóoooooo… kwua ska bi.

Deixe um comentario

*