Primeiro-ministro anuncia a demissão da Ministra da Saúde

O Primeiro-ministro Patrice Trovoada anunciou na quinta – feira, que a Ministra da Saúde Ângela Pinheiro, apresentou pedido de demissão do cargo. Pedido que segundo Patrice Trovoada foi aceite. Ângela Pinheiro, deixa o governo, após ter cometido algumas asneiras durante a presidência directa.

Na última terça – feira durante a presidência directa ao sector da Saúde, o Téla Nón apurou que ocorreram situações anómalas. Apesar de em nome da ESTABILIDADE, ter-se actualmente que consentir quase tudo em São Tomé e Príncipe, a Ministra Ângela Pinheiro, terá tido pouca sorte.

Ao longo da visita que o Presidente da República fez aos serviços de saúde, a Ministra terá criado vários atritos. Interrompia de forma grosseira as intervenções ou explicações que os técnicos da saúde faziam sobre o funcionamento do sector.  O Téla Nón sabe que em consequência do comportamento que a ministra demissionária estava a ter, começou a haver algumas trocas de palavras entre ela e o Presidente da República ao longo da presidência aberta.

O caldo acabou por entornar na reunião entre o Presidente da República e os funcionários do Fundo Nacional de Medicamentos. Braz de Vera Cruz, funcionário da empresa que garante a importação e a distribuição de medicamentos em São Tomé e Príncipe, conta o que se passou naquela reunião. «O que aconteceu é que a senhora ministra da saúde e assuntos sociais, na reunião connosco e junto com o senhor Presidente da República, pediu a permissão para se ausentar para ir fazer uma declaração à TVS. E o Presidente da República disse : Eu como PR numa reunião com todos os funcionários, a senhora vem pedir que quer ir para a TVS para ir ler uma mensagem? O PR sentiu-se irritado. Um dos assessores do PR tentou falar com a senhora ministra, mas depois ela abandonou mesmo a reunião e foi-se embora», explicou Braz da Vera Cruz.

Segundo o funcionário do Fundo Nacional de Medicamentos, as questões que estavam a ser debatidas na reunião, poderão ter influenciado o comportamento da agora demissionária ministra da Saúde. Os funcionários informaram o Presidente da República que o Ministério da Saúde deve ao Fundo Nacional de Medicamentos, qualquer coisa como 1 bilião de dobras. «E a diretora exigia que para garantir o stock de medicamentos a nível nacional, era necessário que a dívida fosse paga», referiu Braz Vera Cruz.

Por outro lado os trabalhadores, manifestavam-se inquietos, pelo facto do Governo ter decidido criar uma nova empresa para importação de medicamentos, a INFARMA – STP. « Outros funcionários questionavam o facto de já existir a empresa Fundo Nacional de Medicamentos há mais de 14 anos, com autonomia financeira. Não entendem porque é que se vai criar uma outra empresa de medicamentos a INFARMA. Ao invés de uma nova empresa os trabalhadores defendiam o investimento no Fundo Nacional de Medicamentos. Eram esses os assuntos que estavam a ser debatidos. Acho que ela não ficou com ânimo normal», pontuou o funcionário que falou para a imprensa.

A atitude de falta de respeito de Ângela Pinheiro, para com os funcionários do Fundo Nacional de Medicamentos e principalmente em relação ao Presidente da República e Chefe de Estado, terá provocado reacção deste último, junto a chefia do governo.

O Primeiro Ministro, terá convencido a sua ministra a demitir-se. Esta quinta – feira numa declaração a TVS, Patrice Trovoada anunciou que Ângela Pinheiro demitiu-se do cargo. Pedido que segundo o Chefe do Governo foi aceite. Patrice Trovoada acrescentou que estavam em curso tramitações normais com vista a substituição da jovem Ângela Pinheiro.

Abel Veiga

  1. img
    ZE PEDRO Responder

    Acho que esta é uma boa altura para se fazer uma remodelação mais profunda ao próprio Governo….

    • img
      Maiker Responder

      Falta demitir ainda muitos ministros, tais como: Ministro da educação, Ministro da justiça… É que a incompetoverno encia desse governo é tanta.

      • img
        Maiker Responder

        Falta demitir ainda muitos ministros, tais como: Ministro da educação, Ministro da justiça… É que a incompetencia desse governo é tanta.

    • img
      Ernestino dos Santos Responder

      Excelente atitude do PM ,agora é necessário escolher uma pessoa Idónea com experiência na área de Saúde que é de grande responsabilidade ,sendo a pessoa capaz,inteligente, comunicativo, tolerante, mas exigente, com competência nas relações internacionais,porque não o Srº Drº António Lima provavelmente independente ,Elsa Pinto da Direcção da Enfermagem.
      A nova equipa tem que ter ambição na modernização do hospital ,fazer um levantamento total na área de Saúde ao longo prazo apresentando um projecto da construção de um novo Hospital ao grupo dos Bancos existente em STP para construção do novo Hospital em parceria
      com o Estado e que o Governo deve criar uma taxa contributiva salarial para cobertura deste projecto e que mantém para futura geração ao fim de suportar as despesas com a saúde que deve ser gratuito a todos Cidadãos.

      A estrutura hospitalar existente vai entrar na ruína porque são construções antigas com deficiência Arquitectónica.

      Temos que pensar no futuro dos nossos filhos e e dos netos e a nossa velhice que se a vizinha.
      Srº PM Patrício Trovoada aproveite a oportunidade desenvolver esta área de Saúde que é indispensável para promoção
      do Turismo.
      Tenha visão larga esqueçam do passado entre os partido e pensam no futuro deste povo e o maravilhoso País.
      Que haja dias melhores.

  2. img
    S.Antonio Responder

    Melhor atitude tomada por parte da Ângela Pinheiro por isso Boa sorte, e desejo um futuro risonho para Si.

  3. img
    Frontal Responder

    A Ministra de Saúde depois de tantas gafes cometidas já vai tarde.

  4. img
    DA e DOI Responder

    Aqui se faz aqui se paga. Tudo quanto fizeste com os funcionários do Hospital e os demais agora chegou a tua vez. Quem te disse que funcionários de saúde devemos usar o nosso ódio vingança para atingi-los.Somos a força que garante saúde a nossa população, por isso muito cuidado.Leve leve.

    • img
      E. Santos Responder

      Como é que vocês querem que o país caminhe para frente se vocês são tão pecuínhas, tão mesquinhos, tão escroques pá. Aqui se faz aqui se paga o quê? Porque tomar tudo como sendo pessoal? A Ministra estava a fazer o trabalho que entendia corrrecto, obviamente que agradava a uns e outros não. Isto faz parte da vida. E cargos políticos são passageiros. Não era para ela morrer com pasta da saúde debaixo do braço. Vai pagar o quê?
      Fogo, vocês são mesmos baixos…aqui se faz aqui se paga o quê. Estão a pedir praga para a coitada que estava a dar de si pelo país. Podia estar mal, mas estava a fazer o seu melhor.

      • img
        L da Costa Responder

        O melhor desta senhora que se dizia ser ministra da saude, entao e muito fraco. Ja vai muito tarde mesmo.

        • img
          L da Costa Responder

          Se for isto o melhor desta senhora que se dizia ser ministra da saude, entao esta muito fraco, ja vai muito tarde e tarde de mais.

        • img
          L da Costa Responder

          Depois deste episodio triste de alguem que se dizia ser Ministra da Saude, que paraalem de ser mal educada, incompetente, arrogante e falta de respeito, e que por algum descuido fora posta a frente de uma instituicao como a da saude, o PM saiba agora escolher alguem competente com conhecimento da area, alguem que tenha o verdadeiro sentido de estado e que possa representar a instituicao. Mesmo que o Patrice Trovoada ja nao tenha mais pessoas competentes dentro do seu partido para assumir o cargo, va buscar de outros partidos ou mesmo independentes, mais alguem capaz para o bem do pais e do seu povo tao sofrido com os desmandos que ja se arrastam por anos e anos.

  5. img
    Príncipe está de Luto Responder

    Ângela envergonhaste povo e em especial ao jovens do Príncipe. Somos bem vistos como pessoas inteligentes, serias acima de tudo educadas. Tu com a tua arrogância, mal criação e com um pouco de burrice a mistura, deste uma má imagem daquilo que é a educação que nossos pais nos dão, cá na ilha. Não estou contente, por teres saído deste lugar, mais estou muito triste pela forma como saíste. *Pinto da Costa por nado deste mundo merecia tal comportamento vindo da tua parte. *Pergunta ao teu pai, porquê?

  6. img
    Stlijon Responder

    Um primeiro grande resultado da presidencia aberta. Levou para a luz do sol o que toda a gente já sabia, mas ninguem tinha a coragem de falar.
    Muito bem. A democracia funciona em STP.

  7. img
    coitado dele Responder

    Não entendem porque é que se vai criar uma outra empresa de medicamentos a INFARMA. Ao invés de uma nova empresa os trabalhadores defendiam o investimento no Fundo Nacional de Medicamentos.
    Por acaso não faz sentido o governo fechar as portas da empresa nacional de medicamentos “ENAMED”e abrir em seguida uma outra empresa para tal.
    Com base neste ,e outros casos idênticos que têm acontecido no pais ,leva-me a questionar o seguinte:
    Não será que o srº patrice trovada quer monopolizar todo o negocio do pais a seu favor?
    Leva me a crer que quem será o dono da tal empresa de medicamento a abrir as portas ,é o srº PATRICE TROVADA ,de certeza absoluta.
    alias ja não é novidade pra nenhum S.Tomense!!!!!!!!!

    • img
      Fijalatao Responder

      Coitado, não se deve acusar quem nada tem a ver com certos assuntos e neste preciso momento a figura do sr. primeiro ministro não está em questão! Mas, o facto é que dentro do próprio ministério de saúde e da empresa hospital Aires de menezes pode haver pessoas a fomentar negócios paralelos que o próprio governo e o primeiro ministro desconhece! Por isso cabe ao tribunal de contas e o ministério das finanças fiscalizar o ministério da saúde bem como a Administração do Hospital Aires de Menezes para apurar se existe ou existem negócios paralelos em relação a aquisição e distribuição de medicamentos no país. Digo mais, não esteja a apontar nomes de A ou de B! Critique sim, com fundamento e ética !Peço desculpas… não sou partidário de ninguém, muito menos do sr. primeiro ministro. Sou apenas nacional de s.Tomé e Príncipe.

  8. img
    Mauricio dos Santos Responder

    Angela os teus inimigos estao satisfeitos;mas tiveste boa atitude todos dirigentes santomenses deveriam partir deste principio.quando nao da nao da.Nao enventes moda.Depois para ser culpado.

    • img
      Mimi Responder

      A ex-Ministra da Saude nunca haveria de pedir a sua demissao por vontade própria; do jeito que o poder lhe tinha subido à cabeça, ela só saíu por ter sido forçada a tal. Esta foi uma maneira cozinhada de a deixar sair/cair a ver se se dava alguma dignidade a quem na verdade nunca teve

      • img
        Amigo do Amigo Responder

        Mimi,tu nao gostas mesmo deta senhora.Seja humano.

      • img
        Pontes Responder

        batechapa voce devia ser um ser pensante, tendo em conta que é da espece humana…infelizmente de tanto bater chapa so saem asneiras da tua boca. Voce nao tem capacidade de falar coisas com alguma logica, conteudo , so sabe ofender…tens inveja destyas pessoas que citicas gostarias de estar no lugar destas pessoas que criticas. Tela non tem que fazer um minimo de controlo as pessoas nao podem ofender e denigrir outros desta maneira. Se criticassem acusassem o Abel Veiga, a mulher dele, a entiada, o irmao ele deixaria passar todas essas difamaçoes….. respeite os outros para ser respeitado.

  9. img
    zuchi dletu Responder

    Finalmente PET conclui da pior maneira a substituição da Ministra da Saúde. Fica fragilizado o PM pois a mudança no governo, por causa de “faltas de respeito” institucional, agrava a já penosa prestação da área da saúde. A questão é que se fosse PET a remodelar, a situação política era controlada por si, e se os partidos políticos desestabilizassem, sempre sairia reforçado, pois dava sinais de força, e podia dizer em voz forte, sou eu que marco os tempos da minha gestão governamental e componho a minha equipa, vou governar, depois julguem-me, e deveria ter mudado o da justiça, ainda vai a tempo, e remodelar para emagrecer o governo, já que todos temos de fazer sacrifícios, decerto o povo apreciaria! Já agora, porquê a “cooperação internacional” nas finanças ? Será para ele recolher e gerir ? melhor ficaria serem os negócios estrangeiros a tratar das cooperação e depois, obtidas as metas, as finanças geriam… Já agora, gosto muito da delicadeza e da pessoa, do ministro dos negócios Estrangeiros, mas precisavamos de alguém mais internacionalizado. As fianças podiam estar juntas com a economia, pois somos um país tão pequeno, que ainda temos de criar as bases do nosso estado, que sem finanças não conseguiremos, não somos e teremos de ser se quisermos ser estado, ser um estado fiscal, e seguramente sem economia, as finanças não podem andar. as mexidas no governo são fundamentais, para este estado precário funcionar. Senhor PM de STP, aproveite agora, saiba escolher um perfil de bom gestor para a saúde, mesmo que não tenha “cartão partidário”, ainda que seja um independente! Ah, Por favor, “mexa” também o Ministro da Justiça.

  10. img
    JP Responder

    Finalmente!

  11. img
    Pipi de Ogija Responder

    Esse presidente está completamente ultrapassado. Presidência aberta não é, aproveitar a situação difícil do país que ele próprio ajudou a destruir durante 15 anos, para desautorizar os ministro perante os subordinados. Até parece que voltamos a era da ditadura e das chamadas Assembleia de Trabalhadores ” Balança Cuxença”.
    “Os ditadores jamais se transformam em democrata”
    Se quiser governar, ele que demita o 1º ministro e faça cair a tua verdadeira mascara. Mas o povo não esqueceu. Os nossos heróis serão vingados!

    • img
      Verónica Responder

      Pipi de Ogija,
      Tens que gnhar juízo.
      Paulo Portas, cuidadocoma tua mulher, o tipo éperigoso.
      Safu, tu não tens noção do que dizes. Não faça prpostasdesxabidas. Tu conheces por acaso o Salvador. Creio que se tivessem que cotar oa membros do Governo, mesm a contar o PT, com 10a nota +alta o Salvador levaria 10. OK?
      A Angela tem razão. Porque se o seu Chefe desobedeceu a Assembleia elatb experimentou desrespeitar o PR. Mas só que ela deveria pedir conselho, pelo menos ao su pai.
      Essa Senhora destruiu o Hospital. Existem sectores no Hospital que embora os técnicos tenham atingido idade de reforma, não deveriam ir pra casa, porque no país, infelizmnte, não há técnicos que os substituam. Quem deveria ir mesmo é o Elísio e o Abnildo. O Varela tem que ficar at+e acontecer o que aconteceu com a Angela. No fundo, ninguém viu a razão de tudo isto. O Patrício quer acabar com alguns dos seus Ministros, porque ele sabe das capacidades de cada um deles e como sabe a ajuda que cada um deu para lhe por no poder, ele não os pode tirar. Quer deixar cada um cair sòzinho. Só que alguns têm sorte. Porqu na Presid^ncia aberta feita a Justiça, jáo Procurador e o Ministro deveiam cair. Mas não cairam. Há dechegar o dia. A ver vamos. Fui

  12. img
    JP Responder

    é pena que o Primeiro Ministro tenha ficado a espera até que esta senhora cometesse dos maiores falta de respeito que se pode cometer para com um chefe de Estado(pois na reuniao com os tecnicos da ENAMED) esta senhora abandonou a reuniao contra a vontade do mais alto magistrado da nacao. O Pinto da Costa disse a ministra de que ela devia pernanecer na reuniao porque se estava a discutir os problemas da saude, e esta senhora sem educacao de berço com receio de ouvir a verdade, simplesmente deu com as costas o Senhor Presidente de Republica e os tecnicos da ENAMED. Apenas em Sao Tome e Principe isto é acontece!!! Mais vale tarde que nunca. O Proximo devera ser o Ministro de Justiça, se é que este Governo ainda quer salvar a face!!!

  13. img
    a verdade Responder

    Esta atitude da ministra de saude e pessima, so resta saber como trata o marido la em casa. O Pinheiro esta de maos atadas.

  14. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    ja vai muito tarde

  15. img
    Filipe Ngola Responder

    É preciso começar a fazer reformas. Agencia Nacional do Petróleo (ANP-STP) precisa urgentemente de reformas profundas.
    Conforme os Documentos analisados, a Agencia Nacional do Petróleo (ANP-STP) tem as seguintes missões como a seguir se indica:
    1. A Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe tem por finalidade valorizar os recursos de hidrocarbonetos do País, promovendo a sua exploração de maneira sustentada e com uma grande preocupação na protecção do meio ambiente.
    2. A Agência agirá de forma a realizar os objectivos fixados pelo Estado santomense, posicionando-se como um parceiro de confiança da indústria petrolífera mundial, através de métodos de gestão modernos e transparentes, prestando contas à sociedade e agindo de maneira a contribuir de forma efectiva para o desenvolvimento económico e social do país.
    3. A agência desenvolverá nos seus quadros o espírito de missão, de trabalho em equipa, de dedicação à produção de serviços de alta qualidade almejando tornar-se uma organização de referência no país e no estrangeiro.
    4. A agência será regida por critérios de rigor na utilização e aplicação dos recursos, procurando sempre acrescentar valor à sociedade santomense, investindo na qualidade dos seus recursos humanos e sujeitando-se a um regular e eficiente controlo pelo órgão do Estado vocacionado e pela sociedade em geral.
    5. A Agência criará as condições para o desenvolvimento do sector petrolífero e sobretudo de intervenção do sector privado nacional, renunciando-se expressamente a exercer qualquer actividade de natureza comercial no domínio da exploração ou produção de hidrocarbonetos.
    6. A Agência Nacional do Petróleo pautará o seu desempenho pelos mais altos valores éticos e morais e será um exemplo de eficiência de bem servir e de criação de valor.

    A partir destes aspectos enumerados, pode-se concluir que esta instituição foi criada para regulamentar o sector petrolífero no país, actuando como conselheiro e executor das questões petrolíferas para Estado são-tomense. Para que o tal aconteça, ANP-STP precisa de gentes competentes em matéria petrolífera, com conhecimentos na área e com aptidão para aplicação de conhecimentos técnico-científicos e não precisa de políticos ou de “pesos mortos” da política são-tomense, pessoas essas, sem conhecimentos nas questões petrolíferas que só vivem de “Tachos”. A ANP-STP não deve servir de “tachos” para estas pessoas sob pena de ser convertida numa Agencia Nacional de Pesos Mortos onde o único critério de entrada ou para ocupar cargos de direcção é estar politicamente desempregado.
    No entanto, aquilo que se vê de um tempo até a data, contraria o Artigo 23º do Regulamento Interno da ANP-STP/2005. Segundo informações, três dos quatro directores dos Departamentos de ANP-STP (Depto. Económico, Depto. Administrativo e financeiro e Depto. Jurídica) nunca tiveram qualquer ligação com o mundo dos petróleos, nem conhecimentos técnicos, experiencia e competências conforme o Artigo acima referido. Importa referir que conforme o Estatuto da ANP-STP, que foi revista em 2012 pelos Senhores Diretores e sem o conhecimento dos técnicos, esta Direção é ilegal considerando o tempo de mandato para cada um dos membros.
    Neste momento, com o novo panorama político e com novos políticos desempregados, pode-se adivinhar a entrada de alguns senhores politicamente desempregado que já exerceram cargos na ANP-STP ou mesmo aqueles analfabetos nas questões teóricas e técnicas do petróleo. Para estes e os seus amigos políticos, o importante é ocupar um cargo; o conhecimento na matéria não importa. Três dos Diretores, um deles que nem é Quadro da ANP-STP passaram a ser técnicos especializados. E os verdadeiros técnicos serão o quê?
    ANP-STP é uma instituição do país que conforme a Lei, deve ser submetida a prestação de contas juntamente com relatórios de auditoria. Ao que tudo indica, ela nunca foi submetida a uma auditoria financeira ou administrativa para mostrar ao povo são-tomense como é feita a gestão financeira, administrativa dos recursos financeiros postos á disposição desta ANP-STP assim como no que concerne a gestão de recursos humanos.
    Esperemos que este Governo não se compactua com as más práticas aplicadas na ANP-STP e faça uma desejada reforma nesta instituição e obrigue a mesma a cumprir com o estatuído na Lei para o superior interesse do país.
    O Governo através do Ministério de tutela deveria procurar conhecer o resultado do workshop sobre o Desenvolvimento Organizacional realizado no Ilhéu das Rolas com todos os funcionários da ANP-STP onde a avaliação sobre a gestão desta instituição é de veras negativas. Conforme informações, há uma constante pressão para que os funcionários não tirem para fora os graves problemas da Instituição devido a incompetência do corpo diretivo.
    A pergunta é: para quando a remodelação da ANP-STP de modo a cumprir com a lei assim como ser mais eficiente no cumprimento dos seus objetivos?
    Continuo a confiar no trabalho do Governo
    Que prevaleça a competência

  16. img
    Paulo.Portas Responder

    Já não era sem tempo. A gaja não trabalhava só mandava e demandava. Nem sequer uma entrevista ela conseguia dar.
    Já vai tarde …

  17. img
    Paulo.Portas Responder

    Ruuuuuuuuuuuuuuuuuuua. Falta mais um deles esse que gosta de dormir mulher de gente. Os dias estão contados

    • img
      Gil Responder

      Dormio com a tua?:)

      • img
        OVO DE PODE Responder

        Não com a tua! Não viste como ela tem portado contigo esses dias?
        Abre os olhos!…tchau êêêê!

  18. img
    Gil Responder

    DORMIU

  19. img
    safu Responder

    Pipi de Ogija é um dos lambebotas do Patrice Trovoada e do ADI. Igual a Afonso Varela, Levi Nazaré, e outros mais.
    O PT se fosse santome e se gostasse de S. Tomé devia aproveitar esta oportunidade única fazer uma verdadeira remodelação. Nesta remodelação na minha opinião deviam sair Stock-ministro da defesa, Afonso Varela o Lambebota, ministro de educação, secretário de estado, ministro da justiça e possivelmente Salvador Ramos.

  20. img
    conceituoso Responder

    Essa foi boa, agora falta o ministro de educação, pedir a sua demissão.rsrsr
    Se não é capaz pedi para sair.

  21. img
    Ministério da Justiça Responder

    Tó Zé, cuidado a senhorita Angelita é a tua próxima adversária as eleições regionais… Ela será nossa próxima Presidente, oooh pá não, esqueci-me, a nossa próxima “presidenta”, tal pai tal filha, má, boca suja e arrogante. O pai, dizem que era competente, já a filha, é aquilo que se viu… aaaaaaaaaaaaaaaaah.
    Tudo que começa mal, acaba mal. Coisas piores há-de vir, é preciso ter paciência!

    Quem confia muito nas obras satânicas, tarde ou cedo, Deus lhes vira, as costas. Falta ministro da justiça amigo de um tal de nove nove (homem muito falado na cidade de ST, pela sua habilidade satanz).

  22. img
    montaria Responder

    Não sei o que as pessoas querem. Quando o presidente não fala, não diz nada as pessoas reclamam. Agora que o presidente quer ouvir a população o que se faz normalmente na democracia e particularmente nos países como nosso aparecem individuos lambebotas, maufetores como é o caso do Pipi Ogija a reclamar. São estes gajos do ADI. Se o PT tivesse ido ao parlameno explicar as coisas como deve ser talvez a presidencia aberta do Pinto da Costa teria um umpacto menor. O ADi tem que aprender na democracia. O inicio do fim do ADI já começou. O ADI vai ser reduzido a um partido igual ou infeior a códo. O PT andou a viajar enganando o povo fazendo anuncio de projectos megalomanos e para quem ontem ouviu o comunicado do conselho de ministro facilmente entendeu de que este governo está num beco sem saída. O governo está bloqueado. Os anncios feitos de cortes de despesas são tretas. São coisas para fazer boi dormir. Ele, o PT esquece de que os ministros e os comparças do governo têm um salario de praia das conchas que ninguém sabe o valor exacto. Sr. PT estes barcos dos seus ditos amigos que andam no alto mar de S.Tomé pagam alguma taxa ao cofre do estado? Seja sério Sr. Patrice Trovoada e o seu governo também!

  23. img
    miolemé Responder

    Pipi de Ogija, vc esta ultrapassado mesmo PC a deixar o governo a trabalhar vc é muito rancoroso e sem educaçao nao leste o que ela féz, ela envergonhou o pai sabes quem é, se nao sabes pergunta
    Nos queremos paz que o governo trabalhe com respeito a todos poderes da soberania o senhor PT tem que aproveitar a estabilidade que PC decidiu dar a STP, mas ele e os membros do governo teem que respeitar o garante da estabilidade
    Viva a estabilidade

  24. img
    amo-te Responder

    Este é o pior governo de S.Tomé. Este governo tem feito mal demais a este povo. Sr patrice Trovoada e os lambebotas, já estamos na 3ª semana de Setembro, aonde esta a conclusão das obras do aeroporto, aonde está o financiamento para a construção de portos de águas profunda que os senhores garantiram que em Setembro o contrato seria assinado, aonde está a fabrica de montagem de computadores quimarães, autoestrada que liga S.tomé Quadalupe, posto médico de entre cada 1000 metros? Sr PT, o senhor está bloqueado. Faça o mesmo que a sua ex. Minstra a mal educacada Angela Costa fez e poupa S. Tomé e Principe. DEmita-se. Afonso Varela estás ainda a tempo para salvar a tua honra que sempre tentaste salvaguardar. Demitate-te Afonso Varela. Estás a fazer vergonha aos teus familiares.

    • img
      Gustavo Responder

      Só o facto desta presidência direta, do Pinto da Costa, ter contribuido para correr com esta miúda do governo parece-me uma iniciativa que deve continuar. Só por isso eu agradeço bastante ao senhor Presidente da República. Foi muito bem feito. Onde já se viu uma miúda mal educada, sem modos, ainda por cima incompetente, colocar em causa as instituições do país com malcriadez e ordinarice pensando que ela está na roça do paí dela??? Ela manda lá em casa do marido dela que ela costuma dar bofetadas na rua. Onde já se viu uma coisa desta tentanto humilhar o chefe de estado do país e o próprio povo de S.Tomé e Príncipe???? Eu sabia que as coisas estavam mal em S.Tomé e Príncipe mas nunca pensei que estivessem desta forma, com faltas de respeito, má educação, malcriação, bandalheira, quero, posso e mando e outras ordinarices. Onde já se viu uma coisa desta??? Qualquer dia esta miúda estaria a querer mandar no país sem ter sido eleita para tal, a faltar respeito a toda a gente, a bater nos trabalhadores do sector de Saúde como ela faz com o marido dela e outras ordinarices. Isto pode ser, minha gente??? O que é que os nossos miúdos do Liceu e das escolas primárias vão pensar que o estado é??? Vão pensar que no estado de S.Tomé as pessoas podem fazer tudo o que lhes convém, podem desrespeitar tudo e todos, praticar bandalheiras, insultar presidentes da república, sem que ninguém lhes possa dizer nada. Isto pode, ser, minha gente??? Onde chegámos, minha gente???? Se a coisa continuasse assim, qualquer dia eu estou a ver esta miúda a dar bofetatadas nos seus colegas no ghoverno, no presidente da república, nos juízes, nos trabalhadores e ninguém poderia lhe dizer nada. Isto pode ser, minha gente??? Onde é que o senhor Patrice, primeiro-ministro, estava quando colocou esta miúda como ministra???? Sinceramente, isto é de loucos!!! Nunca pensei que as coisas baixassem até este ponto. Uma autêntica vergonha nacional. As pessoas de Príncipe não têm nada que pedir desculpas pelo comportamento desta miúda maluca. Eu conheço muita gente do Príncipe que é bem educada, bem formada, bons políticos, bons colegas, bons técnicos que nunca se poderá comparar com esta fraca, incompetente, mal educada, mal formada, mau caracter e burra. Pelo desculpas se estou a ofender alguém, mas eu nunca pensei que isto poderia acontecer no meu país. Uma falta de ética, de educação e de postura que é um mau exemplo para as mulheres do nosso país e para toda a juventude. Esta senhora nunca mais deveria ser candidata para cargo nenhum nem ser noemada para qualquer coisa. Deveria ir para casa cuidar dos filhos, lavar roupa, fazer comida e continuar a bater no seu marido. Falta de respeito tem limites.
      Bem haja
      Gustavo

  25. img
    Horácio Will Responder

    Considero penosa a demissão da Ministra da Saúde pelos seguintes motivos:
    1-Não se percebe a avaliação da competência que o PM fez antes de expor a senhora à tamanha provação que é exercer um cargo que talvez não estivesse nos seus horizontes.
    2-Depois de tanta insatisfação manifestada em diferentes quadrantes da esfera social, a remodelação podia ter sido feito para ajustamento das necessidades sociais e não por inevitabilidade, isto não abona nada em questão de sensibilidade diante das causas sociais nem em fuinção da propalada transparência.
    3-A dúvida de quem seria favorecido com a mudança de Fundo Nacional de Medicmentos para INFARMA. Se o nação iria ser desfavorecida como em várias outras negociatas já mais que divulgadas? Seria pura e simplesmente por interesse da ex-Ministra? Tinha ela autonomia para tanto? O chefe da equipa permitiria?
    4-Se havia pessoas mais vocacionadas para o cargo, mesmo que noutros partidos, a exclusão dos mesmos pode significar que a democracia é um sistema que divide o país permitindo que os melhores fiquem impossibiltados de darem o seu contributo onde seriam imprescindíveis.
    Peço aos são-tomenses que nos concentremos no progresso sem ressentimentos nem rancores e vejamos a ex-Ministra como elemento da sociedade a ser respeitado conforme for sabendo merecer e como alguém de contributo válido noutro sector. Espero também que a sr Drª Ângela Pinheiro sinta isso e não deixe de dar o seu contibuto para uma reorganização da vida social são-tomense.
    Fazendo uso da sinceridade, afirmo que apesar da isenção ao pedir apoio para a Sua Excia o Sr PR, aquando do meu artigo “Carta Aberta à Sua Excia…” pelo que penso da política em STP, nunca estive à espera que numa visita de presidência aberta, houvesse a demissão simples de um elemento do governo, que suscitava saída, sem crise política.
    Se em mais sectores de mau funcionamento, forem caíndo pessoas do topo com a actuação do PR, direi muitas vezes:
    - VIVA O NOSSO PRESIDENTE
    Espero poder repetir, repetir, repetir…

  26. img
    Douglas McArthur Responder

    Esta ministra não tem mesmo nenhum Sentido de Estado. Mostra que não tem educação nem respeito pelas instituições e também pelos orgãos de soberania. Cuidado com isto de governo criar empresas, isto é muito perigoso. Quem cria empresas são empresários e não governo, governo deve fiscalizar e cobrar impostos. Um dos graves problemas de Portugal são essas parcerias publico-privadas, as chamadas PPP.

  27. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    Incompetência geral!!!!

  28. img
    ANCA Responder

    Nínguém é, nem deve ser insubstituível, na ocupação, no exercício de qualquer cargo ou função que ocupa na sociedade.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  29. img
    macabeufm Responder

    a questão a seguir será quem será o próximo elo mais fraco?

    • img
      Palacio do Povo Responder

      Outro Elo mais fraquinho é um senhor pequenino chamado Elísio Teixeira, esse é ministro da 19º categoria não serve para nada é um incompetente sem medidas… Nunca esperei que estava a votar em gente de tal espécie, PT você decepcionou me, nunca mais na vida votarei no ADI, juro pela alma de meu pai. Nunca mais, nem eu, nem os meus familiares mais próximos, só minha casa, perdeste de 10 votos!
      Governantes da Treta!
      Quem falta respeito a Presidente da Republica, seja ele quem for, não merece a minha confiança.
      Presidente da Republica é representante máximo do povo. Faltar Presidente respeito, significa faltar respeito a maioria da população.
      Não tolero isso, Ângela Costa foi longe de mais…
      Ângela o bom senso manda que faças um pedido de desculpa publicamente. Presidente é Presidente e ponto final…

  30. img
    batechapa de adi Responder

    ADI é a nossa vergonha. Fora ADI.
    Fora PATRICE TROVOADA e seus lacaios.
    Queremos um S.Tomé e Príncipe melhor.
    Com Patrice Trovoada,JAMAIS.

  31. img
    ÔSSÔBÔ Responder

    Até que enfim, a justiça foi feita! Uma justiça que tardou mais foi uma realidade!
    Ângela Pinheiro para além de ser incompetente e irresponsável, mostrou-se infantil e indisciplinada!
    Que Deus a tenha e lhe dê um descanso eterno!!
    Fui

  32. img
    LEVE-LEVE Responder

    Compatriotas,
    Ao ler esses comentários fiquei um tanto a quanto diseludido.
    Primeiro – Porque não vi nela a verdadeira isenção e espírito patriótico. Vi pessoas que estão de um lado e pessoas que estão de outro lado.
    Segundo – Esses comentários não me ajudam a formar uma opinião forte sobre o que realmente está a passar em São Tomé e Príncipe, porque sei que apenas 20% da população tem acesso a internet e portanto mais de 80% do povo que sofre não pode expressar os seus sentimentos.
    Mesmo assim atrevo a fazer os meus comentários : O comportamento da Ex.Ministra mereceu a sua demissão. O respeito institucional deve existir. O PT aceitou o pedido de demissão e fez ele muito bem, se não o Presidente teria que pedir a cabeça da Ministra. Na minha opinião a pessoa indicada e habilitada para assumir a saúde neste momento é o Dr. Zé Luis o nosso mais conhecido « ele não aguenta… ele morre ». para um sector como o da saúde ele reune consenço e é bastante social.
    Falando ainda de remodelações, acho que a justiça é de facto o sector visado e vital neste momento.
    Meus caros se eu estivesse no lugar do PT acreditem que eu chamaria o Dr. Francisco Furtunato Pires para o cargo. Este senhor foi o único santomense que colocou Ministro no banco do reu e julgou.
    E hoje o que precisamos nesse pais é uma justiça que funciona. Atenuariamos as questões a volta da corrupção e os negócios pouco claros.
    Bem hajam.

    • img
      Quase la Responder

      Não tenho nada contra o Sr. Fortunado Pires mas algo me perturba e me deixa confuso.

      Se ele (Fortunato Pires) é assim tão imparcial e serio, porque não vota para que haja auditoria nos tribunais? Alguém me sabe explicar isso?

      Pelo que tenho ouvido falar dele, esperava que fizesse mais do que tem feito relativamente a esse assunto.

      Existirá alguma explicação que eu desconheça?

      • img
        Amigo do Amigo Responder

        Rabo esta preso

  33. img
    Almeida Paquito Responder

    Caros compatriotas boa tarde.

    Ministerio da saude deveria ter um quadro com cabeça tronco e membro, mas o Primeiro nao quer. Ele teve que mandar a Angela para casa e Agora vai avançar a Alzira Rosario outra incompetente como a ultima. Vamos ver. Ainda bem que o tempo deles esta no fim.

    Carlos Gomes o traidor tambem esteve na lista para asumir a mesma pasta.

    Que falta gritante de quadros essa malta enfrenta. Mas a verdade porem é que comhecemos aqui no pais gente com capacidade, formaçao, carisma para encomenda.

    deixa coisa andar e veremos depois.

    • img
      Ivo Responder

      Quem é???? Alzira?????? Isto é uma autêntica brincadeira de crianças. Sai uma incopetente e entra mais três ou quatro. Onde vamos parar????

  34. img
    verdade Responder

    JA É TARDE,OS PROXIMOS a sairem deviam ser vila nova e afonso varela.nao fazem falta rua

  35. img
    Segundo Ministro Responder

    Tela non, acho que acidentalmente vocês bloquearam meus comentários.

  36. img
    Fijalatao Responder

    Até que enfim, um primeiro monistro da República Democrática de S.Tom´e Príncipe teve eles no sítio para tomar a atitude certa na hora certa! Para quê mais comentáios! A ver, vamos … assim o país vai longe.

  37. img
    Vane Responder

    Planejamento é a palavra de ordem, pelo conteúdo da matéria é isso que falta…
    Faltar medicamentos, estragar e outros é sinal de falta de planejamento, monitoramento e controle.
    Ora se as pessoas que trabalham com isso são formadas na área, não sei o que se passa!
    Será falta de boa vontade ou honestidade?
    Falta de formação ou qualificação?
    Salário baixos?
    Corrupção?
    Enfim fico com essas questões, se alguém souber a resposta…

  38. img
    Barão de Água-Ize Responder

    Toda a gente reclama e reclama!! Mas não se aperceberam ainda que a nossa Terra adaptou-se à pobreza em vez de a combater criando riqueza; a mediocridade é aceite com tranquilidade; os que no passado levaram STP a este estado desgraçado nunca fizeram autocritica escrita e pública; os presentes “governantes” brincam à politicas do conflito, desenrascanço pessoal e olham de lado para o povo pobre e descalço, ao qual ofereceram uns balneários que são um insulto ao povo Saotomense.

  39. img
    Fala verdade Responder

    ALzira do Rosário? Meu deus, isso só pode ser uma brincadeira…também Angela como Ministra….agora é mesmo para dizer…”vem o diabo e escolha”……..se a Angela Pinheiro deixou Ministerio da Saúde de tanga, não sei como este sector irá terminar ate o fim de mandato deste governo?
    Tive o privilegio ou não de ter presenciado o escândalo protagonizado pela Dra Alzira do rosário perante os funcionários da DAPF enxovalhando a directora com palavras obscenas, tudo porque a DAPF regularizou a situação de um dos funcionários dela….e ela estava fazendo planos com este lugar para interesses pessoais…..mulher transformou-se em bicho…..todos ficaram sem palavras…..o mais incrível é que a directora da DPAF simplesmente sucumbio-se ao silencio…….o que deixou todos os funcionários extremamente chateados…..
    Bem, sendo ela Ministra será ser igual ao PM…..porque como directora de CNE a mulher não para no País agora imaginem como Ministra da Saúde? Perante isso tudo só me resta desejar boa sorte a este País…..

  40. img
    Aristides Barros Responder

    Infelizmente esta não é a primeira falta de respeito cometida por integrantes deste Governo.
    Esta presidência aberta faz-me lembrar uns bons anos atrás, o caso da importação das sardinhas.Será que a moda está a pegar?

  41. img
    Põe boca não tira Responder

    Acho que a Ex – Ministra de saúde seguiu as mesmas indisciplina e falta de respeito pelo seu superior hieráquico do Patrice Trovoada. Patrice trovoada se quezer salvar ainda alguma coisa desse Governo devria aproveitar essa oportunidade a fazer já uma remodelação profunda nesse Governo. Mas não se pode esperar muita coisa, tal Ministra de saúde tal primeiro Ministro, muita pouca vergonha nesse Governo. Aqui se faz aqui se paga, haja vida cu saôje…….amem. fui…..

  42. img
    sol Responder

    Ahhh, Ângela agora vais ter que entender com Natália, depois de toda arogância, pensei que jamais sairias de Ministra. Queres por ventuara desafiar Tó Zé nas próximas eleições? Convém investir o pouco que subtraiste do PT nas eleições e outras acções, porque desconfias de tudo e todos. Agora vais fazer campanha para ADI tu e o number, outro bandido.

    Não contes com ESTAF que tinham e que o ADI conseguiu o resultado que teve no Príncipe.

  43. img
    Mimi Responder

    Espero que esta passagem tenha servido de licao ao partido e cefia do ADI no sentido de saber fazer melhor as suas escolhas, tal é a mancha deixada num setor tao importante como o da saude (talvez tenha feito sucesso no outro ministerios?…). Que a proxima escolha seja feita por merito e competencia demonstrados, nem que estas tenham que ser encontradas for de portas. Só sairao a ganhar!

  44. img
    silvia Responder

    Credo Pessoas …Será que estas lindas terras esverdeadas merecem o povo desgraçado que tem? será que nao devia haver um Noé qualquer e vir a São tomé ir ao jardins e levar as crianças todas e depois um Marremoto expurguar o lixo humano que morra nesta terra e começar tudo de novo. sem os ladroes declarados ou Cinicos. e Assim ficavam as crianças livres desta toda podridão actual…

  45. img
    mamajumba Responder

    Meus caros, O que o povo de STP precisa neste momento, é que o governo resgate o pais da situação precária que se encontra, pra isso temos que apresentar soluções. Nós sabemos perfeitamente que o pais tem neste momento uma péssima imagem dos políticos santomenses exactamente por haver pessoas com responsabilidade como PM, pois o PM e os seus elenco deviam olhar menos para os seus interesses e mais para aquilo que é o interesse público e não serem protagonistas de uma política de banca rota. Temos que ouvir do povo porque eles conhecem a realidade do pais.

  46. img
    NAINO Responder

    Essas reações e malcriadez não é da vontade dela,é DEUS PAI,ja cansado de tanta malvadez e incopetencia fez com que a reação fosse mesmo numa presidencia aberta,ja era sem tempo disso acontecer ainda a muitos que irão pelo mesmo caminho(demissão)Bandos de incopententes.

  47. img
    Blogonón Paiva Responder

    O ADI e o seu Líder estão em queda livre. A incompetência esta tomar conta deste governo que não tem solução para São Tomé e Príncipe. O Lder do ADI Patrice Viajante, deveria por o seu cargo a disposição, para o Povo escolher uma nova alternativa.

  48. img
    Santa Rosa Responder

    O erro da politica é de haver nela pessoas que não nasceram para fazê la.

Deixe um comentario

*