Decreto presidencial número 18/2012 exonera ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais

«É exonerado a senhora Ângela Santos Ramos José da Costa Pinheiro do cargo da Ministra da Saúde e Assuntos Sociais, do décimo quarto governo constitucional que vinha exercendo por força do decreto presidencial nº 13/2010, publicado no diário de república número 60 de 17 de Agosto», lê-se no decreto publicado através dos órgãos de comunicação social estatais. Fica assim confirmada a exoneração de Ângela Pinheiro. Tudo indica que nos próximos dias, após o regresso do Primeiro Ministro Patrice Trovoada, da Assembleia Geral das Nações Unidas, será conhecido(a) e investido(a) o novo ou nova ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais.

  1. img
    Jovens de ADI Responder

    Somos da opinião para não magoar pessoas do Príncipe,melhor este cargo ser ocupado por Dr.Cubilas (José Manuel Carneiro)-Director do Hospital Central;especialista em Saúde Pública.
    Ou então há muitos jovens candongueiros que trocam divisa que estão buscando o primeiro emprego.

    • img
      Frederico Umbelina Responder

      Ninguém do Príncipe pediu para ir para este cargo. Isto é problema de vocês de ADI que estão a matar-se uns aos outros para ocuparem este lugar. O senhor também é um dos elementos desta luta fratricida por este lugar de ministro de Saúde que vai contribuir por vos matar a todos. Não meta o Príncipe nesta vossa luta pelo poder. ´Matem-se uns aos outros, tirem olhos uns aos aoutros, mas não metam o Príncipe na vossa confusão.

      • img
        Frederico Moniz Umbelina Responder

        Caro Sr “ (…)”
        Caso sege um dos meus parentes e que não é do meu conhecimento, queira desculpar-me.
        Não tenho nada contra o que está escrito, até pelo contrário demostra que nós do príncipe temos os nossos princípios,valores,morais e éticos que nos são característicos, muito embora por vezes alguns cheguem à “vender a sua alma ao diabo”. O que se passa é que por se tratar de alguém que tem ligação com a Comunicação Social mais concretamente a TVS,onde reina “Quem não é nosso é contra nós”, o que pode induzir à algum erro de interpretação. Por isso, é de toda conveniência que evite utilizar nomes alheios para participar neste fórum tão importante. Contudo lhe encorajo em continuar a participar, dando opiniões e fazer chegar mais longe as nossas vozes.
        Grato.

        Frederico Umbelina
        Engenheiro/Quadro Legítimo da TVS.Nomeação: DR Nº44/12-Maio-2011

    • img
      Almeida Paquito Responder

      Cubilas ja é especialista em saude publica, sabemos que fez medio em cuba.Especialistas nesta area com tarimba da OMS conhecemos dois. C arlos Tiny e Leonel Pontes.Existem mais tres por aqui embora nao tendo passado pela OMS que sao competentes mas Patrice e os bestas do ADI nao convidam.

      • img
        Almeida Paquito Responder

        Cubilas tambem frequentava a rolot do aeroporto esquecestes. Em stome ele pode frequentar boca loca

    • img
      Almeida Paquito Responder

      Eu se fosse Pinto eu Proprio lia o decreto, bando de incompetentes e maldosos, a presidencia ja deu a sua opiniao sobre o nome a ocupar o cargo, mas Patrique nao quem a pessoas, esta a apostar ora no Carlos Gomes, Hora Alzira Rosario ou ainda a prima dele que esta a meter agua no paludismo.

    • img
      Titica Tiririca Responder

      Cubila daria um óptimo ministro de Saúde. O homem tem larga experiência na matéria adquirida durante o tempo que viveu em portugal,que pode ser avaliada pelas inumeras horas passadas na feira de relógio ao sabor das bifanas e muita cerveja. alias o dono da rulote” Vale Tudo” não para de perguntar por ele.

    • img
      Jo Responder

      Agora é a vez de uma presidência aberta ao ministério de Educação. A nada de confissão que aquele padre já era

    • img
      Ernestino Santos Responder

      Eu aconselho a todos cidadãos que escrevem comentários, fazem-os com um nível culto, porque todo o mundo observa essas escritas e se for bem desenvolvida numa linguagem clássica valoriza o país e o nosso conhecimento académico, as pessoas são adultos, têm que ser responsáveis.
      Saiba valorizar o que é seu.

  2. img
    leucadio Responder

    O país não pode parar. Que nomeiem o sucessor ou a sucessora logo!
    Mas, eu como não entendo nada de coisas complicadas, gostaria que me esclarecessem o seguinte: Porque razão o Decreto foi lido pelo Director de Gabinete do PR?? Esta nos Termos de Referência da função de Director de Gabinete fazer esse trabalho?? Nos outros países sérios, eu acredito que não; alias nunca vimos coisa igual. Ja no tempo do outro senhor viamos com frequencia um tal de assessor de imprensa a desempenhar esse papel. E fazia-o aparentemente com muito gosto. Não achava piada nenhuma a isto, mas reconhecia que a busca pelo protagonismo incentivava tal atitude. Se não achava piada nenhuma ver o assessor de imprensa a fazer tal coisa, imaginam como me senti em ver um Director de Gabinete a fazê-lo!! Acho que os jornalista e apresentadores de tv conseguem ler os decretos presidenciais, ou não?

  3. img
    pereira Responder

    só esta a faltar o Ministro da Educação que nao esta a fazer nada. a ministra da Saude entrou magra e esta a sair com os queixos forificado

  4. img
    Mimi Responder

    Peço encarecidamente ao PM que faça desta vez uma boa escolha. Que aposte na competência, conhecimento do setor, suas regras e demandas, para o bem de STP. O setor da saúde é milindroso e está de rastos. Esta é uma realidade que nao se pode mais esconder. Para reerguê-lo com mestria é necessário deixar o clientelismo de lado, aproveitar as competências, congregá-las, respeitá-las e seguir em frente!

    • img
      estou cabado Responder

      Competência no Governo de Patrice Trovoada não joga nada; não é importante.

    • img
      amordivino Responder

      Concurso Público:
      Encontra-se a partir desta data uma vaga para ocupação do cargo de Ministro da Saúde de S.tomé (principe não necessita).
      Requisitos:
      Experiências profissionais em:
      Fazer manifestações,criar distúrbios e desordens públicas.
      Câmbio de divisas(min. 2 meses candongueiro)é preferência
      Ser palaiê é preferência
      Habilitação literária não é importante.
      Saber enganar pessoas.
      Ser comedor de água.
      Regalias: Bom salário e outros truques.
      Inscrição: ( no local de venda de medicamentos)na praça.

      • img
        Perola Responder

        ahahahah, existe um canditato que e alma do pinta cabra.

  5. img
    Anguêné Responder

    Para que serve esse decreto presidencial, tendo em conta que a senhora Ministra pediu a sua demissao e ja foi demitida antes. Nao entendo esse decreto presidencial de repitir algo que ja foi feito.Ou detreto presidencial nao sabe o que é demitir ou exonerar, visto que são palavra sinónima.

    • img
      carlos pedro Responder

      Mano!
      Mano tem problema de entender português,vai ter com Padre Olinto. Ministra foi “EXONERADA” por decreto presidencial ou melhor “á colê cuê”.Ministra nao pediu demissão.Patrice mandou ela dizer que ela quer demissão.Pinto deu Patrice “ULTIMATO”. E se Patrice continuar,quem vai ser “EXONERADO” por outro decreto na voz de “VITOR MONTEIRO” de novo,será ele. PINTO ESTÁ DIZER:::::::
      ACABOU BRINCADEIRA,será que mano está dormir ainda?Patrice vai furar mano olho.

      • img
        pagagunu Responder

        Muito bem senhor assessor Gica, defende teu tacho Foe dificil de conseguir, depois destes anos de deserto, asim mesmo gostei.
        Fui

  6. img
    nora Responder

    Hoje os Deputados da oposição têm razão.
    Já se pedia a cabeça de Ângela Pinheiro a muito tempo.

    Uma Ministra que não tinha os resultados do paludismo e que foi a Assembleia Nacional mentir a nação, já devia estar demitida, faz tempo. E pela sua falta de respeito e incompetencia gerou a sua exoneração.

  7. img
    lyetet mendes Responder

    JA VAI TARDE BANDOS DE IMCOPETENTES ……

  8. img
    sebe Responder

    Anguené e Leucadio, os Senhores sabem muito bem porque é que o director do gabinete leu o decreto e a razão da existência do mesmo decreto. Se não sabe vou explicá-lo já:
    1º O sr PT quer continuar a brincar com o Pinto da Costa.
    2º A comunicação Social Estatal e RDP-
    Africa estão em serviços exclusivos do governo e particularmente do sr. PT
    3º A presidencia da repubica quis mostrar e quis vincar o poder que tem nesta matéria.
    4º Se não houvesse o decreto presidencial a Sr Angela Pinheiro a malcriada estaria em funções tentando prejundicar, perseguir vigarizando as pessoas que andaram a criticá-la que é a norma deste governo do ADI.
    5º Cabe ao presidente da Republica nomear ou empossar e exonerar os membros do governo.
    6º Porque é que o novo ministro só será nomeado dentro de 15 dias depois das passeatas do Sr. Patrice Trovoada?
    7º Não é função do primeiro ministro empossar ou exonerar os membros do governo.

    • img
      paula Responder

      caro senhor cebê, como disse no seu 5º ponto” cabe ao presidente da república nomear ou exonerar os membros do governo, entretanto, esqueceu-se de ler convenientemente a linea h)do art. 81 da nossa Constituição onde diz claramente que é comp. do PR nomear e exonerar os membros do Governo, sob Proposta do PM. Não sei se PM propôs ou não, mas, não me pareça que o tenha feito. E se o PM o não fez,estamos perante um vício de forma, ou seja, o acto praticado pela presidencia da republica não foi feito na forma legalmente exigida.
      Que fique claro que não estou contra a demissão da Ministra da Saúde, mas era somente para esclarecer à alguns dos subscritores a cerca das competências.

  9. img
    CONCLUSÃO Responder

    Ja era de esperar.haaaaaaaa
    Depois de um Deputado ter anunciado que a saúde se encontrava no Ministério da Saúde ja se esperava de tudo para a sua exoneração. Ela é que estava a ser teimosa.
    Até não sei como é que p Presidente da República não exonerou o Ministro da justiça a quando da sua presidência directa a Cadeia Central aonde o mesmo deparou-se com a falta de cozinha para confeccionar prato quente aos reclusos; e a resposta do Sr. Ministro da Justíça foi de que ele estava a espera da verba para financiamento da cozinha.
    Que barbaridade!……..
    Mas as coisas estão a vir.
    Estou convicto de que as proximas visitas de trabalho do Sr. Presidente , ele poderá agir e na hora , de muitos outros que estão lá de paraquedas.
    Viva Pinto da Costa.
    Viva a Democraçia
    Viva Trabalho.
    Viva decisão.
    Sr. Presidente, Deus lhe abençoi para levar S.Tomé e Príncipe ao desenvolvimento

    Volto pela proxima.

  10. img
    pagagunu Responder

    Continuo a não perceber o que é que esse Sr foe fazer a televisão ??? sera que os jornalistas já não sabem ler decretos ??? Ou vamos voltar para os tempos do Malogrado Julião Costa !!!! Cuidado meus senhores isto agora tem regras … mas vindo do Diretor de gabinete não espanta é a procura de visibilidade ou seja protagunismo , porque no minimo deveria ser o assessor de Impresa a ler,como disse a traz compreende-se que deve haver uma luta na presidencia , entre os assessores para mostrar trabalho.
    Fui

    • img
      TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

      Nosso amigo Pagagunu!
      Podemos responder-lhe:
      O motivo é o seguinte:-Todo o material audio-visual que diz respeito ao Presidente Pinto da Costa que entra na TVS para ser divulgado,É ADULTERADO.Notou bem as imagens da ultima visita do presidente à saúde?!!!!!!VOILÁ!!!!!!

      • img
        leucadio Responder

        E porque será que tinha que ser o Director de Gabinete a ler o decreto?? Esta é uma das tarefas que se espera do Director de Gabinete? Em países sérios, sabemos todos que os Directores de Gabinete têm muito mais que fazer. E ja agora, não há um assessor de imprensa?? Não ha um tal cidadão português que ocupa essas funções? Seria talvez a ocasião para o povo ver a cara do dito-cujo.
        Concordo com o Decreto, mas não com a maneira que se escolheu para sua divulgação.

  11. img
    mo manjá sá mo cudjí Responder

    Boa …
    Essa é a verdade … os meus parabéns Sua EXª PR
    Porque se não tomar medidas, o PT está inclinando a favor da ministra de saúde e assim colocar em causa a sua acção.
    PM também está querendo faltar o respeito ao presidente da república, esse decreto tem razão de ser tem haver quem manda.
    Aproveito para pedir ao PR que seja vigilante em todas as acções do PM e seus elencos, Sua Ex.ª PR precisa continuar com a presidência aberta dessa vez ao sistema financeiro do estado, ministério de educação, ministério de agricultura etc…

  12. img
    manga dôbôoo Responder

    ja vi tudo eu

  13. img
    Curioso Responder

    O director de gabinete a ler decreto? Credo. Pinto da Costa cuidado. Vê para onde vais. Quem te avisa teu amigo é.

  14. img
    Verónica Responder

    É esmo assim,Se o Maomé não vai a Montanha, a Montanha vai a Maomé.
    Isto era mais uma brincadeira e fala de respeito do Primero Ministro para com o PR, não tem como. É assim mesmo, ponha-a na rua. Vai para o Principe come Peixe Salgado. para engorgar mais.
    <cloquem gente capaz.
    O Pinto fez valer o seu poder. Quem leu não importa.

  15. img
    manga Responder

    Sr. Pagagunu, na presidência devia haver mais malogrados Julião Costa para pôr em ordem este maldoso governo do ADI. Não defendo a queda do governo, mas tudo tem que ser feito para que o povo saiba a verdade deste governo. Hoje estavam no nosso porto ou melhor na nossa zona maritima estavam 4 navios de grande porte. De quem são os navios? Estes navios pagam as taxas devidas ao ENAPORT? Isto não será mais um destes acordos duvidosos deste governo, particularmente de PATRICE ATROVOADA e Afonso Varela?

    • img
      pagagunu Responder

      Meu caro o que é foe feito durante os quinze anos , de que o senhor tem saudades??? Miseria , roubo geral, venda ao disbarrato de empresas como a Enatel, sobe a capa do envolvimento do cidadão forão entregues as melhores terras aos bufos do Pinto, paludismo geral, as pessoas tinham que fazer bichas para pão etc.. energia eletrica era um luxo só aparecia aos sabados no entanto os senhores do Partido tinham ligação direta a central, a lista meu caro é grande por isso onde esta a ligitimidade para vir falar, seja la do que for …tenham vergonha o povo não esqueceu os quinze anos do Pinto e não vai esquecer nunca, ainda que o pintem agora de democrata, vosso problema é terem o executivo, isto só com eleições, Ok
      Fui

  16. img
    Vane Responder

    Procura-se um profissional honesto, que goste de trabalhar, tenha perfil empreendedor, liderança, qualificado, saiba lidar com pessoas e o mais importante faça uso da ética.

    Assita o filme “o amor é contagioso” e leia o livro “O futuro da humanidade”

    Favor se alguém souber do profissional com essas qualidades informar as autoridades santomenses.

    Obrigada!
    Paz e saúde a todos!

  17. img
    jose pires castro Responder

    Sou da opinião de que a pessoa mais indicada para assumir este cargo nesta altura do campeonato tão dificil deveria ser o
    ” BALA ” como pessoa experiente e de confiança de S.Excia Sr Primeiro Ministro.

  18. img
    CONCLUSÃO Responder

    Boa escolha.
    Agora é que vamos ter medicamentos a borla no feira do ponto e mno bairro lucumim.

  19. img
    maria chora muito Responder

    Concordo plenamente. BALA, ministro da saúde.

  20. img
    fashina Responder

    Eu proponho outro candidato:
    DÁ E DÓI.
    Uma vez que PINTA-CABRA já não existe.Mais entre BALA e DÁEDÓI:
    Ministro Saúde,Trabalho,etc:—:DÁEDÓI
    Secretário Geral:— BALA.
    Esta é minha opinião pessoal.
    PortaVoz do Ministerio(Acessor Informação):Óscar Medeiro ou Maximino Carlos).O Cubila,continua mesmo no Hospital.
    Assim o Ministério sairia a ganhar.

Deixe um comentario

*