Presidente da República está de caminho para a República do Congo

Pinto da Costa responde assim ao convite do seu homólogo Denis Sassou – Nguesso. São Tomé e Príncipe e a República do Congo, partilham boas relações de amizade e de cooperação. Desde o início da década de 80, que os dois Presidentes, deram as mãos numa cooperação que deu frutos.

Quadros expatriados do Congo-Brazaville, vieram trabalhar no sector da educação em São Tomé. Denni Sassou – Nguessou, que perdeu poder após a instalação da democracia pluralista no seu país, tem um trajecto parecido com o de Pinto da Costa.

O Presidente do Congo, regressou ao poder alguns anos depois, e lá se mantém até agora. Pinto da Costa também regressou por via democrática, está no poder há um ano, no cumprimento do primeiro mandato que termina em 2016. Anos depois os dois amigos, reencontram-se em Brazaville na qualidade de Chefes de Estado. Congo já produz petróleo, São Tomé e Príncipe está a tentar fazer o mesmo.

É a quinta vez que o Presidente de São Tomé e Príncipe, visita oficialmente um país amigo, após 1 ano de mandato como Presidente da República. Angola foi o primeiro destino, seguiu-se a Guiné Equatorial, África do Sul, Portugal e agora o Congo – Brazaville.

A visita de Pinto da Costa ao Congo, começa hoje e termina no dia 6.

Abel Veiga

  1. img
    CONCLUSÃO Responder

    Estamos a espera de melhorias.
    viva pinto da costa.
    É com os erros que se aprende a ser homem.
    Quando voltar, quero ver de novo a Presidência aberta.

  2. img
    Lede di alame ça ua Responder

    E o momento certo, pra os lideres africanos, comecarem a pensar no futuro de africa, lutar contra o ocidente, pois sao eles os culpados; da fome, miseria, guerra, e currupcao em Africa, sao eles os responsaveis pelo envio de armas e de introduzir no terreno mercenarios com intuito do instabilisar o pais, permitindo assim, espaco para roubarem recursos naturais do Continente, Alias o Congo, a Ruanda, a Uganda e muitos mais, sao vitimas e provado internacionalmente.

  3. img
    Vanda Responder

    Forma Sr. Presidente. O povo de STP conta contigo.

  4. img
    Vanda Responder

    Força Sr. Presidente. O povo de STP espera por si.

  5. img
    lisboa Responder

    Força Presidente. Força PAI GRANDE. A presidencia aberta tem que ser agora na educação. Lá as coisas estão a correr muito mal. Como é possivel em dois anos um ministro de educação ter demitido já 3 diretores gerais de cultura? De quem é a culpa?

  6. img
    o mundo real Responder

    É só gastar o dinheiro publico com viagens que não traduzem em nada.

    É sempre o Pinto e seus assessores a gastarem o pouco que as finanças conseguem cobrar.

    Qual é o resultado?
    O de sempre: NADA!

    Vamos esperar para ver desta vez.

  7. img
    lisboa Responder

    “SR. mundo real” o Pinto da Costa foi a Angola e Guiné Equatorial e conseguiu apoio financeiro. De Guiné Equatorial Pinto da Costa conseguiu 2 milhoes de dolares, de Angola um valor muito superior o que é que o governo do viajante turista Patrice Trovoada fez com o dinheiro? O Patrice Trovoada tem uma média de viagem de uma vez por mês, qual tem sido o resultado das viajens dele? O resultado é que ele está a pedir ao povo para plantar. Ele não é culpado!

    • img
      Mimi Responder

      O resultado até há pouco tempo eram promessas para coisas irrealizáveis. Como o povo começou a se fartar das promessas agora, o PM, sem mais promessas, fala zangado à imprensa quando chega como se a culpa de nao conseguir nada nos passseios fosse nossa (telespetadores).

  8. img
    mutende Responder

    dizer que os percursos do Pinto e do Sassou sao iguais e um insulto para o Pinto: o Sassou pegou o poder na 1era vez com um golpe de Estado e regresou depois de ter organizado uma guerra civil; se depois foi elegido presidente seria bom ficar sabendo como.
    Veja so Abel que a prensa do Congo esta bem controlada e censurada:
    Dans une missive adressée à Philippe MVOUO, président du C.S.L.C (Conseil Supérieur de la Liberté de Communication), Céphas Germain EWANGUI, président de la FECODHO (Fédération Congolaise des Droits de l’Homme), exprime sa vive préoccupation sur la liberté de la presse au Congo, à la suite de la décision prise par cette institution de suspendre deux journaux paraissant à Brazzaville.

    e mais ainda:
    Guy Milex M’BONZI, le directeur de publication de l’hebdomadaire congolais “La Voix du Peuple” , a été enlevé tôt le matin du 28 septembre 2012, vers 5h45mn, par les éléments de Jean François NDENGUET, le Directeur Général de la Police congolaise….

  9. img
    Ernestino dos Santos Responder

    Boa viagem Sr. Presidente Dr. Manuel Pinto da Costa, o povo de São Tomé e Príncipe está com muita expectativa sobre actuação da Vossa Ex. e desejo-Lhe Sucessos.

    A minha ideia pessoal, é que V.Ex. propusesse ao Seu Homólogo a cooperação no investimento na área de Saúde Educação e Agricultura.

    Saúde (um crédito para investimento nos equipamentos tecnológicos e infraestrutura),Educação (Uma universidade com vertente de investigação Científica) , Agricultura (Criação de uma cooperativa aonde haja trocas comercias de produtos Verse versa), são minhas opiniões , espero que seja útil a minha preocupação.

    Bom Sucesso Ex.

  10. img
    Telavive Responder

    Eu tenho a sensação que tanto o sr. Pinto como o sr.Trovoada anadam por este mundo fora a esbanjar os parcos recursos destas ilhas com os seus preguiçosos assesores que nada fazem. Hoje é dia 05 de Outubro. Onde pára salários dos funcionários públicos? Como é que o cofre de Estado nunca fecha para estes tipos? Abram olhos compatriotas! O Pinto e Trovada são farinha do mesmo tacho. É pena ver o nosso lindo país nas mãos desses delinquentes e delapidadores de coisa pública?

  11. img
    lisboa Responder

    MIMI, tens razão. Aquele Patrice Trovoada é um iresponsável e apanhou uma classe politica amoral tem fazendo das suas. Eu acredito no Dr. Manuel Pinto da Costa. O Presidente Pinto da Costa,vai dar a este PT Trovoada troco. O PT,não tem alternativa para S. Tomé. Ele é um brincalhão. Ele é meu primo e foi muito meu amigo. O individuo é um extraterreste e um individuo com ideias megalomanas e irealizáveis.

  12. img
    Cobra Responder

    Mais uma vez um dirigente nosso parte em busca de mais umas “migalhas”! Que tristeza de País!E como se não bastasse, uma grande parte desta migalha é para sustentar as viagens do nosso “turista” Patrice Trov…..

  13. img
    ÔSSÔBÔ Responder

    Faça os possíveis para esta nação!
    Viv a!!
    Fui!!!

  14. img
    REVOLUÇÃO A VISTA Responder

    Só quero situar aos Santomenses de que em 2 anos de mandato do PATRICE TROVADA ,ele ja viajou por 180 vezes ,fonte credivel.Ora pergunto ,Que beneficio o pais teve com essas viagens todas?
    E durante toda essas viagens , utilizando sempre aviões alugados.Eu sou daqueles que acredito que se fosse o PINTO DA COSTA viajar tanto assim como viajou o Patrice trovada,o nosso S.tomé e principe esatria muito melhor ,em tds aspectos.POR FAVOR,VAMOS VER AS COISAS COM LEALDADE MEUS SRS.

Deixe um comentario

*