Política

Manuel Pinto da Costa Reforça cooperação com o Congo /Brazaville

O presidente da republica Manuel Pinto da Costa esteve de visita  oficial de dois dias a Congo/ Brazaville a convite do seu homologo congolês Denis  Sassou-NGuesso.  Durante dois dias o chefe de estado Santomense   desdobrou-se em audiências  e visitas com o objectivo de conhecer as potencialidades  daquele pais amigo e as possíveis áreas  de cooperação.

Educação, agricultura transportes e comunicação são as possíveis áreas  de cooperação a serem exploradas  entre esses dois países.«Experiências a nível agrícola é muito interessantes, também temos aqui alguma coisa para dar  a nossa experiência no cacau biológico parece que já atravessou as fronteiras, alguns congoleses a terem algum interesse em querer  enviar também seus técnicos para aqui, temos portanto ao nível das ligações do transporte  a possibilidade portanto de através da cooperação com o Congo diminuir um pouco o isolamento das nossas ilhas» declarou Manuel Pinto da Costa  Presidente da Republica.

Manuel Pinto da Costa  no seu regresso ao pais  considerou a sua viajem de muito  positiva.« Um pais com quem São Tomé e Príncipe tem relações já desde a independência, um pais sempre aberto e disponível para cooperar connosco, nos ano oitenta tivemos uma cooperação muito activa e nós pretendemos no entanto reactivar e retomar todo esse dinamismo  na cooperação entre São Tomé e Principe e o Congo»,disse Manuel Pinto da Costa  presidente da Republica.

Já no final da visita foi assinado um comunicado conjunto entre os ministros dos negócios estrangeiros e cooperação de São Tomé e Príncipe e do Congo Brazaville testemunhado pelos dois chefes de estado.

Sónia Lopes

    6 comentários

6 comentários

  1. Lede di alame ça ua

    8 de Outubro de 2012 as 15:45

    Muito Obrigado, senhor presidente, segue em frente, “O Homem Torna Sabio e Inteligente, TARDE, exactamente quando , ja nao ha mais tempo”, por isso qproveita esse pouco tempo que resta, e mostra ao povo de sao tome, que valeu a pena, acreditar, e se possivel muda a constituicao, e fica no poder apenas quem fizer algo para o pais, nao importa o tempo que ficar.

  2. Carlos Jorge da Silva

    8 de Outubro de 2012 as 17:25

    Mas tem que tomar muito cuidado com as rasteiras do PET o primeiro Ministro e seu colaborador servil Salvador Ramos…..

  3. josé botelho

    8 de Outubro de 2012 as 20:41

    O que faz? o Ministro dos Nogócios e Estrangeiros e das comunidades de Sao Tomé e Principe.

  4. Ana de Ceita

    8 de Outubro de 2012 as 23:51

    Ele já esta velho e aposentado agora anda gastar dinheiro do povo em paises ditatorias mais em stp jºa nao queremos raposas detentoras de puder

  5. Santosku

    9 de Outubro de 2012 as 7:45

    Rgas a Deus para que chegues a idade do Presidente da República e tão sábio como ele é. Grosseira.

  6. Mario da Costa

    11 de Outubro de 2012 as 10:35

    Preciso avaliar a cooperação feita nos anos 75 a 90. Os professores de frances que estiveram cá, não facilitaram vida da gente, com metodologia de ensino de frances caducada, boa vida, eram cooperantes, muito neptotismo a mistura, alguns eram sempre renovados os contratos, mas outro apenas um ano.
    São Eles: Bozongo. Makita, Bernard, jean Bosco(diabo), e François. Uns muitos bons, outros nem por isso. O curioso é que vinham apenas homens!! Agora tem a questão de género, que venha mulheres também, para a gente casar com elas!!
    Essa é boa.
    Pinto da Costa o povo está contigo, se trabalhar bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo