Patrice Trovoada foge dos factos denunciados e avança com queixa-crime contra o MLSTP

O Primeiro-ministro não conseguiu responder ao Comunicado do MLSTP/PSD que mostrou falta de transparência do Governo em vários assuntos de interesse nacional. Ao invés de responder para no quadro da máxima “explicar sem complicar”, Patrice Trovoada avançou com processo-crime contra o MLSTP.

Em declarações a imprensa na quarta – feira no Palácio do Governo, o Primeiro-ministro disse que após muita reflexão e ponderação a luz das denúncias e críticas feitas pelo maior partido da oposição, o MLSTP, «decidi como Chefe do Governo introduzir na Procuradoria-Geral da República, uma queixa contra o MLSTP, e a pessoa que proferiu as declarações que atingem o Governo, a minha pessoa como cidadão, e a República», afirmou.

No seu comunicado o MLSTP/PSD, enumera uma série de situações, que aludem falta de transparência nas actuações do Governo  e do seu Chefe na gestão dos assuntos do Estado. Ao invés de pôr a verdade e esclarecimento nas tais questões de interesse nacional, Patrice Trovoada, preferiu recorrer ao passado, para justificar a sua decisão de processar judicialmente o partido MLSTP e o membro do partido que leu o comunicado. «Faço isso sobretudo porque devo fazê-lo em memória daqueles que em 1977 foram vítimas desse tipo de prática. Em 1977 o mesmo MLSTP, vinham com histórias de barcos, de aviões, de desembarques secretos nas praias de São Tomé e Príncipe e isso acabou como? Acabou com prisões ilegais, torturas, pessoas que perderam a liberdade durante vários anos, sem culpa formada e pessoas até que perderam a vida», frisou.

Os barcos do passado não eram visíveis, mas estes de 2012 estão a vista de todos os são-tomenses, e tais operações iniciaram desde Junho passado. Face a denúncia do MLSTP, Patrice Trovoada manifesta-se apenas preocupado com os ventos do passado. «Penso que os ventos do passado têm que desviar definitivamente de São Tomé e Príncipe. Somos uma democracia, as pessoas têm que ser responsáveis, a luta pelo poder não significa tudo», referiu.

Um discurso do passado, que não dá resposta as questões do presente, colocadas pelo MLSTP. Questões de transparência na gestão do bem público, nomeadamente as informações sobre o negócio da lota de pesca que até a data presente, não foram entregues ao parlamento, apesar da promessa feita pelo governo. Alegado acordo assinado com a Geórgia que segundo o comunicado do MLSTP, terá gerado dividendos financeiros e as instituições do país, sejam políticas ou financeiras, não conhecem os termos do referido acordo. As viagens do Chefe do Governo em aparelho privado em que não se sabe quais os custos para os cofres do Estado.

Por fim os navios de 2012 que operam diante de São Tomé, mas que segundo o MLSTP, nenhuma autoridade competente do país tem conhecimento ou controlo sobre tais operações. Operações «Não sou eu a responder isso. Nesse país existem administrações, uma série de entidades. Porquê que vocês não fazem o vosso trabalho de investigação, indo falar com essas entidades», disse o Primeiro-ministro aos jornalistas presentes no Palácio do Governo.

Desde Julho passado que o Téla Nón tem acompanhado as movimentações das embarcações. Junto a ENAPORT, empresa que administra os portos, o jornal confirmou em julho que a empresa que administra os Barcos se chama Wale Port STP Limitada.

Téla Nón, apurou também que até o início de Agosto o armador não tinha pago as taxas de estacionamento, apesar de pressões feitas pela própria ENAPORT neste sentido. Também em Setembro, junto as Alfândegas o Jornal confirmou que a instituição não tinha qualquer controlo ou contacto com os navios.

Os jornalistas presentes no palácio do Governo disseram ao Primeiro-ministro que tinham feito alguma investigação do caso, e disseram que os sectores competentes recusaram prestar declarações ou informações sobre o negócio do alegado porto flutuante. «Então se ninguém sabe dizer, os ministros têm que perguntar os seus funcionários», defendeu Patrice Trovoada.

E a questão de fundo nesta polémica, continua na ordem do dia. Trata-se de informação, esclarecimento da opinião pública sobre o negócio que está a ocorrer nas águas territoriais são-tomenses, envolvendo grandes embarcações, mas que nenhum sector competente sabe explicar, ou esclarecer ao público sobre o que está a passar.

Pode ler na íntegra o comunicado do MLSTP/PSD – Comun. Imprensa Secret. 2-1

Abel Veiga

  1. img
    adilson Responder

    concordo plenamente com senhor 1º ministro

    • img
      Afinal Responder

      Oh, caramba, è somente dar ao povo uma JUSTIFICAçAO SOBRE A PRESENçA DOS BARCO!!!
      PORQUE TANTA COMPLICAçAO????
      Com humildade

  2. img
    eufrasio Responder

    O Sr PM deve muita explicação aos saotomenses

  3. img
    santola Responder

    desculpa la mas não sei quem fala verdade em são tomé os jornalista dizem que nehuma autoridades sabe dos barcos . como é possivel que os reponsaveis da enaport, capitania disseram a rtp/ africa que estao acompanhado as movimenteções dos barcos desde que chegou em .stp. pela primeira vez concordo com o P. M jornalistas devem fazer trabalho de casa ´. para trazer a verdade ao povo…….

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Acompanhar barco com radar todos conseguem. Comunicar via telefone, também dá. Ir a própria embarcação fiscalizar já é outro assunto. Até então, nem o patrice, nem os serviços da enaport conseguiram dizer que tipo de actividade prestam aquelas embarcações ou carga que os mesmos transportam. Qual a sua rota?
      Eis a questão. São essas perguntas que patrice não quer responder, enrolando o povo, e fazendo campanha politica.
      Basta veres o conselho de ministros que ele tem realizado junto com as comunidades.
      Discutir orçamento de Estado sem um unico valor? Não há contabilidade relativamente aos custos das obras.
      Uma lastima esse Homem.

  4. img
    santola Responder

    é bom mexer a água para saber onde camarão saem, quem não chora não mama, força população santomense, chegou a hora de estamos de vista de todos os trabalhos que vêem ser feita no nosso país – São Tomé e Príncipe não pode ficar assim tem que haver a transparência,

  5. img
    Deixa governo trabalhar Responder

    Deixa governo trabalhar

    • img
      Simão Tebús Responder

      Até apetece rir! num país onde o primeiro ministro foge das perguntas e empurra as responsabilidades aos seus ministros e coitados dos funcionários. Agora pergunto que papel tem esse homem perante a Nação santomense? E as instituições que deveriam investigar essas anomalias, o q fazem? nada?! é de lamentar isto está pior do que os 15 anos que tanto se fala! A Presidência, os Tribunais, Assembleia e a Sociedade Civil, porquê que não agem? Coitado do Povo que, com a incompetência que reina no Pais, difícilmente conhecerá dias melhores!.

      • img
        E.Santos Responder

        Realmente apetece rir. Só mesmo num país pequeno como o nosso.
        Estavas a imaginar o Passos Coelho preocupado com embarcações que estivessem a a fazer experiência de transborno no Porto de Leixões? Ou de Lisboa? heheheh. Quem tinha de dar explicação. Os funcionários do Porto não? São pagos para isso. Para trabalhar e responder pelos assuntos ligados ao Porto que gerem, certo?
        No nosso país é que tudo tem de ser PM.

  6. img
    Duro de matar Responder

    Sou do MLSTP, mas nesta altura acho que o meu partido, precisa de um reforma, chega dos Jorges Amados, chega dos Rafaies Brancos, chaga dos Posseres da Costas.
    Queremos pessoas novas com outra visão, para perceber, que a politica não é andar nas cusquices mais sim, parar para pensar e encontrar solução credíveis para nosso país.
    Basta de politiquices, apresentam propostas credíveis, isso que o povo quer, não andar por aí com essas conversinhas!

  7. img
    TVSA-Televisao Santomense Aberta Responder

    Acham que os Directores haveriam de desmentir o Patrice Trovoada:ai deles/demissao imediata como fez com o diretor de banco/ ainda quem militares.

  8. img
    mina di Célivi Responder

    Este é mais um dos “negócios da China” do Sr Patrice Trovoada.
    O Patrice nunca falou nem falará jamais a verdade aos santomenses!

  9. img
    Tiberio Responder

    Abel, Abel, Abel!!
    Seja jornalista!
    Seja simplesmente um jornalista!!

    • img
      leucadio Responder

      Caro Tibério, corroboro plenamente no conselho dado ao amigo Abel Veiga. Que o mesmo se limite apenas a ser Jornalista, aliás um dos melhores destas ilhas. Então o Abel que, não é burro, não se deu conta ainda que esta sua birra com o Patrice, está a fazer com que o jornalista seja exageradamente parcial no que tange ao tratamento de notícias sobre a acção do Governo? Qualquer um leitor, despido de complexos, entende, pela leitura de tudo quanto tem escrito sobre o Governo de PT, que o Abel Veiga elegeu como objectivo atacar o PT. Estou plenamente convencido que esta atitude do Abel tem uma razão, que talvez, só ele e o PT conhecem. Deve ter havido um desentendimento forte. Estou curioso em saber.
      Como é que se pode compreender que depois da reacção ontem dos organismos nacionais que tutelam a area do mar desmitindo o MLSTP, o Tela Non ainda venha hoje com esta notícia, tratada desta forma? O Tela Non, pura e simplesmente ignorou essas intervenções. Ainda bem que a RDP e RTP também divulgou o caso.
      Outro caso engraçado quando o telanon diz: “Alegado acordo assinado com a Geórgia que segundo o comunicado do MLSTP, terá gerado dividendos financeiros e as instituições do país, sejam políticas ou financeiras, não conhecem os termos do referido acordo”. Ora, minha gente, seas instituições políticas e financeiras nacionais desconhecem o Acordo, quem então terá dito ao MLSTP que o mesmo acordo terá gerado contrapartidas financeiras? Será que foram os da Georgia, ou será que foi o Patrice mesmo que informou o MLSTP??? Santa Paciência!!!! Como ja disse num post anterior, o que acontece é que os do MLSTP por experiencia dos tempos que la andaram sabem que em casos semelhantes eles teriam embolsado alguma massa. E como imaginam que o PT deve ser igual a eles, então deduziram que deve ter havido ganhos financeiros para este. O MLSTP tem todo o direito de pensar assim, mas não deve ter a insensatez de afirmá-lo oficialmente.
      Outro tema recorrente quando se trata de comentários às acções do Governo de PT é o que respeita às suas inúmeras viagens para o exterior, nomeadamente o de se saber o que elas representam em termos de despesas para o cofre do Estado. Nisto, acho que os Jornalista devem questionar o sector das Finanças para averiguar o que se passa. Se não houver transpaência por parte das finanças, deve a Assembleia Nacional solicitar esses dados, pois, numa situação de crise como a nossa, todos temos o direito de saber o quanto gasta o Governo e com quê. Eu por mim, acho que essas viagens em jets privados não devem representar nenhuma despesa ao Estado. Alias, se tivessem sido despesas para o Estado, há muito que o MLSTP e o Telanon ja nos teriam brindado com essas acusações; Quem age como age o MLSTP, mesmo sem ter provas, imaginam so o barrulho que fariam se tivessem provas de que as viagens do Patrice representam grandes despesas para o País????
      N’bé mu punda nguê cu ca flá sétu, na ca bê bancu di tassón fa!

  10. img
    Povo põe, Povo Tira Responder

    Existe dias que vale apena fazer um filho. No dia que Miguel Trovoado gerou P

  11. img
    Povo põe, Povo Tira Responder

    Existe dias que vale a pena fazer um filho. No dia que MT gerou PT foi um dia espectacular.
    Há filho que sai fotocópia do pai. Se pai é bandido ele também sai bandido, se pai for intrujão filho também nasce um grande intrujão, se pai gosta de negociata filho também adora de negociata… Pai Bandido, filho bandido. Tal MT (pai) tal PT (filho)……

  12. img
    Kanimambo Responder

    Abel no seu melhor! lololololol A tua hora está a chegar pá… Viste o que aconteceu ao assessor de imprensa do PR na visita ao hospital? Sentiu-se mal e foi prontamente assistido.Também, é o que dá, está sempre na noite e no DJ cabelo! lololol

    • img
      leucadio Responder

      Kanimambo, eu não podia limitar-me a votar negativo no teu comentário. Tu és tipicamente santomense. Por não concordares com alguém desejas mal a essa pessoa. O Abel Veiga, assim como o tal assessor de que falas, são pessoas humanas como tu. Portanto não devias desejar-lhes mal. Diz-me la, tu ganhas alguma coisa, com a desgraça do Abel ou de um outro indivíduo qualquer de quem não gostas??

    • img
      Filipe Samba Responder

      O Senhor Abel Veiga é jornalista de profissão cabe-lhe relatar as informações de acordo a realidade, isto, o Abel tem feito.
      O meu amigo tem o direito de ler ou rejeitar e não seja um maleficente, genocídio
      Contra o fogo há vento
      Contra a água há calor
      Contra o solo há fogo
      Contra o Gamma-7 feito da gravitação do basalto cabe-lhe pensar

    • img
      Mbeba Responder

      Há comentários que não fazem qualquer sentido, e este do tal Kanimambo é um dos quais, pessoas de mente medíocre e por cima parece ser ignorante, há um provérbio que diz, passo a citar “fique em silencio ou fale algo que valha mais do que o silencio”. Concordo que os jornalista têm que relatar apenas e só a realidade, pondo questões partidárias ou outras de lado, é uma profissão algo ingrata no entanto muito importante para a sociedade, mas ver um individuo desejar publicamente mal a um jornalista é mesmo muita ignorância, alias nem a um jornalista nem a ninguém, devemos todos criticar, mas fazendo no mínimo críticas construtivas principalmente quando se trata de bens de uma nação, bom fazer o quê se os ignorantes acham que criticar é só ser agressivo e falar besteiras.

      Cumprimentos a todos.

  13. img
    ZE PEDRO Responder

    Somente quem não quer ver é que não vê que o Primeiro Ministro está a enganar os são-tomenses e que o Governo não funciona, os Ministros são pura e simplesmente servidores do Patrice Trovoada

  14. img
    Deixa governo trabalhar Responder

    governo quer trabalhar

  15. img
    dentxi beto Responder

    nunca visto em São tomé – e assim vai Guiné Bissau com a política quase como São Tomé.
    Só para recordar – Manu Mané, Nino Vieira, Tangma Wai, entre outro políticos da guiné.

  16. img
    banana Responder

    ver para crer

  17. img
    Santosku Responder

    Se há questões de fundo posto ao público é dever do sr. 1.º Ministro explicar o povo o que se passa de verdade e não fugir com rabo entre as pernas e fazer queixa crime que sabemos que em nada servirá. Porque os servidores de Justiça em São Tomé não valem nada.

  18. img
    Lede di alame ça ua Responder

    Desta forma, as coisas esclarecem, embora o 1° ministro e um mentiroso, mas mesmo assim concordo com ele, o problema maior e que tudo pode ainda continuar na mentira, uma vez que a procuradoria da republica e como uma rede de mafia, esta cheio de currupcao oque pode, por em causa a possibilidade de transparecer os factos. Desta forma o povo continuara sempre, na estaca “Zero”……

  19. img
    Votei no ADI Responder

    Patrice para quando o novo ministro da saúde??? Andas a brincar com coisa seria. Há muita coisa que estou de acordo ctg, ja passaram mais de 15 dias da demissão da ministra, até hoje não fazes nada para substituir a ministra.
    Assim começas a perder razão, assim não!

    • img
      Conselho de Um Militante Responder

      Calma “Votei no ADI” não vai-se só substituir apenas a ministra da saúde, também vai-se mudar a estrutura do governo e quiçá, mandar alguns ministros sem ideias para casa.

      Também votei no ADI e não estou arrependido, votaria outra vez se for preciso!

      Deixa o mundo falar, fala e cala boca.

  20. img
    Principe em 1º Lugar Responder

    Patrice tentou humilhar o nosso Presidente Tó Zé Cassandra. Ele a população, saimos a rua para não permitir que este Ditador humilhasse o nosso Presidente.
    Vocês lá da ilha da corrupção o que estão áspera para saírem a rua, pois não vocês são trapaceiros, uns vendidos, sem amor entre vós.
    Aguenta. Isso também servirá de lição ao MLSTP ou PCD um dia se voltarem a poder para tratarem de trabalhar para povo e não limitarem só a roubar e enriquecer os seus bolsos.
    Respeitar o povo, Patrice está aproveitar o fraco que foi, esses anos de rega-bofe do PCD e MLSTP e ele sabe que povo cansou-se. Por isso está a tirar partido disso!

  21. img
    original Responder

    Quero ver a rapidez da resposta da queixa do crime em relação a tantas outras queixas que estão arquivados no tribunal

  22. img
    verdade absoluta Responder

    Quem diz, Abel pra ser jornalista, deveria dizer primeiro Oscar Medeiros pra o ser tambem,jornalista e servidor do povo. E nao escravo do diptador”PATRICE TROVOADA”.

  23. img
    verdade absoluta Responder

    Patrice Trovoada nao engana os atentos, pois, sustenta alguns mediucres, impensantes, que preferem a migalha dele, do que o progresso de um povo. Um primeiro ministro que provoca um mal estar politico, recusa explicar ao parlamento as execussoes do seu governo, falseando a cara com dentes sempre abertos como mulheres pr…….ta, que tem estado a empobrecer os sao tomenses, porque pensa que somos todos iguais a aqueles migalheiros seus, pra depois esbanjar dinheiro na campanha eleitoral deveria o mais breve possivel, abandonar o governo e ir-se embora pra onde veio, continuar com obscurentismo. Teu pai desgrassou o pais, com demissoes de varios primeiros ministros, abencoou Fradique que continuou a empirar o pais ao abismo, e tu? Es orientado a mserificar o povo e acabar com a nacao? Ou e outra coisa. Vai- te embora. Porrra

  24. img
    Nando Vaz (Agostinho Neto) Responder

    Segundo Maquiavel, o poder e conquistado atraves do merito ou atraves de sorte. Agora estamos perante um primeiro ministro que conquistou o poder atraves de sorte. Quero aqui fecilitar o vice – presidente do mlstp pelo engajamento e coragem como jovem politico. Camarada continue nesta linha a democracia exige oposicao.

  25. img
    Nando Vaz (Agostinho Neto) Responder

    Segundo Maquiavel, o poder e conquistado atravez do merito ou atraves de sorte. Acho que o nosso primeiro ministro conquistou atraves de sorte. Gostaria aqui de felicitar o jovem politico e vice-presidente do mlstp/psd pelo engajamento e coragem. Continue nesta linha, a DEMOCRACIA EXIGE !!!!

  26. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Se não houvesse negociata com os barcos, Lota de Pesca e reconhecimento de Kosovo, tenho a certeza que PT ´teria respondido ao Comunicado do MLSTP com documentos e não com queixa Crime e ameaças para intimidar a todos. O Procurador Sr. Raposo, também confirmou isso. Quer dizer que a partir de agora os Senhores que estiverem no poder não poderão ser criticados.
    Aonde é que se viu, que só de um militante do Partido ler um comunicado do seu Partido é posto na rua? Ao menos que mandassem lhe instaurar um processo disciplinar. Senhor PT, tenha paciência. Aquilo que o seu Pai não conseguiu fazer, o Sr está fazendo. O Zé povinho tem que abrir os olhos.
    Acham que os Directores que prestaram esclarecimentos sobre o barco, iriam dar outra explicação e não aquela que deram? Se fizessem ao contrário, estariam hoje todos na rua.
    O Antero é um lacaio, muda conforme o vento. Quantas capas não mudou? Quantos ele não acusou com os seus relatórios encomendados, enquanto Inspector das Finanças?
    Toma cuidado. Preste esclarecimento com verdade.Não seja descartável.

  27. img
    Pedra basilare Responder

    Meus carros povo de sao tome, eu nao sou de mlstp meus mano e mano irmao em cristo a nossa democracia esta em prigo si um filho criticar o pai o pai nao pode mandar matar, isto quer dizer vamos acerta isto e assim esta nao e verdade, digo isto porque Americo Barro com vice presidente so fiu ler um comunicado porque que querem espolsar o senhor ele tem filho para criar e e bom tecnico,minha gente abra marco 7-1-22 isto e tempo de moises si um homem comer com mao suja, prisao si um filho falar mal do pai morto, nao basta, isto e madurecimento da democracia, obrigado

  28. img
    banana Responder

    verdade absoluta, concordo plenamente consigo

  29. img
    São Tomé Príncipe Responder

    Antes de mais, é preciso esclarecer que ninguém esta acima da Lei,o caso dos BARCOS, esta a vista, que até quem esta na Madre Deus vê,
    Também é preciso que o nosso Primeiro Ministro saiba que em democracia há oposição, e se a oposição denunciou cabe ao senhor Primeiro Ministro PROVAR, e provar não é recorrer ao passado, só demonstra o rancor e a sede de vingança, isto porque se no passado houve erro é preciso aprender e avançar e não justificar tudo com o passado.

  30. img
    Zugú-Zugú Responder

    Lembro-me, que em 1977, o Sr. Miguel Trovoada ainda era Membro do Bureau Político do MLSTP e salvo êrro “1º. Ministro”, ou um dos Membros do Governo.
    Será que esses passados todos relembrados, o Sr. Patrice Trovoada quero atingir o seu pai?
    Naquela altura, havia tentativa de entrada clandestina de búfalos, o que culminou em Março de 1977. Se for este o caso, houve um polícia que foi baleado no pleno posto de serviço e que com troca de tiros houve também um dos membros do búfalo morto. Será isto é que o Sr. Patrice Trovoada quero relembrar? Será que o seu pai não lhe contou como é que a história começou? Naquela altura que idade tinha o Sr. Patrice Trovoada? Convém o Sr. Patrice Trovoada investigar mais, para conhecer melhor a história deste Pôvo Santomense que naquela altura sofreu e continua a sofrer até hoje nas suas mãos. Cuidado com a língua. O Pôvo precisa de Paz e não de vingança como o Sr. está praticando. Alerta Pôvo!

  31. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Meo caro Pedra basilare, o PT é Mulçumano e no Alcorão não existe isso. Veja o que se passa aí nos países Árabes. Falhou comeu.

  32. img
    sebe Responder

    O Patrice Trovoada não é culpado. Culpados são o povo e Sr Presidente Pinto da Costa. O Pinto da Costa tem que reagir relativamente as acções do Patrice Trovoada. Ele quando fala dos acontecimentos de 1977 ele quer é atingir ao Presidente. Está é a intensão dele. Porque é que o governo neste caso, o Patrice não indica o novo titular de saúde? Sabe-se que a Sr Ministra demitida ainda assiste aos conselhos de ministros. Isto é correcto?

  33. img
    fuzileiro.......... Responder

    meu povo parem de reclamar, e vamos ser criativos.. olha porke que o MLSTP nao pede uma autorizacao do PM para fazer uma visita a aqueles navios..e acabem logo com todas essas duvidas…?

  34. img
    santosku Responder

    Não sei há onde iremos parar com este 1. Ministro e seu Governo num País Democrático onde a critica e autocritica são elementos fundamentais para o desenvolvimento de um País. Se um Vice Presidente leu comunicado do seu Partido, fê-lo como porta voz e sobretudo como um santomense. O cargo que ele ocupa não tem nada a ver com a sua posição politica. Senhor 1.º Ministro o Povo de São Tomé e Principe quer a Paz mas pelo visto o senhor quer a guerra, cuidado. Santomenses não temos o hábito de pegar na arma e fazer o senhor desaparecer mas cuidado com o silêncio. País não é seu sr. está de passagem, até porque o sr. é meio santomense. Por causa do senhor faz com que nós temos mesmo que mudar a Constituição, é pena mais tem que ser. Abrununcia, credo homem.

  35. img
    sei sei Responder

    Se algum partido acusar o governo de que a Sr. Ex. minstra mal educada Angela Costa Pinheiro ainda asssiste as reuniões de conselho de ministros de certeza que vai aparecer um dos capangas do gabinete de governo, Afonso Varela, Deodato ou um outro qualquer a desmintir. Mas isto que “SEBE” disse é verdade. Isto não é faltar respeito a Pinto da Costa? No communicado o MLSTP faz várias acusações ao governo, porque é que o governo não responde a estas e está mais preocupado com o caso de barcos?

  36. img
    Bragança Responder

    Até parece que o “tela Non” esta a julgar o Sr Primeiro Ministro. Ao Jornal cabe apenas prestar informações, não tomamdo partido de ninguém ou seja com insenção.

  37. img
    ÔSSÔBÔ Responder

    DEixemos de trolóló e vamos navegando no âmago da questão!
    Patrice fogiu ou não das responsabilidades que a ele recaiam perante a nação?
    Sejamos ralistas, cidadãos santomenses!
    Fui111

  38. img
    caboverdiano Responder

    pinto ja era PT k e o presidente pinto so ta aki a assistir baile patrice e dj e pinto danca. lol

    • img
      ÔSSÔBÔ Responder

      Só pode ser a tua loucura e disparate!

  39. img
    Deus Afonso Responder

    A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos.
    Provérbios 14:34

    Senhor primeiro ministro, essa sua ganancia ao poder, é um pecado pois e pois o senhor mentiu na sua campanha, prometeu e nao ta comprindo. Por favor, procura uma igreja, se converta ainda tá a tempo, quem sou eu pra lhe julgar? mas eu me defiro do senhor, pois e tenho Jesus no coração. acredita é tao bom, vc vive em paz, sem os desejos da carne, ganancia, etc. ‘Salario do pecado é a morte’ ogrando para que todos os dirigentes de sao tomé, encontrem
    a DEUS.

Deixe um comentario

*