PCD exige esclarecimento do caso “barcos” e avisa que o Procurador Geral da República tornou-se servil ao Governo

Num comunicado a terceira maior força política são-tomense, relaciona o negócio considerado de pouco transparente, com o caso da extinção da Autoridade das Zonas Francas.

1 – Manifestar toda a sua indignação e repúdio pelo clima de perseguição politica que tem vindo a ser instalado pelo Primeiro-Ministro.

Tal atitude, que julgávamos ter chegado ao extremo com a demissão de um deputado das suas funções numa instituição publica, devido a forma como se exprimiu na Assembleia Nacional enquanto representante legitimo do povo, atingiu um nível verdadeiramente insuportável com a ameaça de demissão de um diretor do Banco Central, pelo facto de o mesmo ter lido na comunicação social um comunicado do seu Partido que tornava público um assunto de interesse nacional que indiciava actos ilícitos praticados pelo Chefe do Governo.

2- Tais comportamentos, que o PCD tem vindo a condenar publicamente, para além de revelarem o carácter antidemocrático, fascizante e ditatorial do Senhor Patrice Trovoada, dão sinais inquietantes de uma tentativa do 1º Ministro de implantação de um regime completamente contrário aos princípios em que se baseia o actual quadro democrático do país e à forma de ser e de estar do povo santomense.

3- Este clima de intimidação e de medo, já de si bastante preocupante, agrava-se com a vergonhosa atitude de submissão do Procurador-geral da República ao senhor Primeiro Ministro.

De facto, foi com grande espanto  que se ouviu o citado Procurador-geral pronunciar-se sobre a queixa apresentada pelo Chefe do Governo, na sequência do assunto   alusivo à presença de navios estacionados ao largo de S Tomé.

4   - Quando o Procurador-geral da República, dada a natureza do seu cargo, devia adoptar uma postura imparcial, em consonância com os princípios de isenção que consubstanciam o mesmo, o senhor Roberto Raposo, numa postura absolutamente servil, fez de imediato comentários favoráveis ao Governo sobre a matéria que lhe era dada a investigar, através dos quais deixou mais uma vez bem patente a inoperância e descaracterização do órgão sob a sua responsabilidade.

O PCD considera lamentável e extremamente preocupante mais esta atitude inqualificável do chefe do Ministério Público, que em nada abona a favor do sistema judicial santomense, carente, de facto, de urgente reforma, a começar inevitavelmente pelo Ministério Pública

5-   Ninguém é inocente para não saber que qualquer barco  só está presente no porto de um país após o cumprimento cabal de todos os procedimentos legais. Caso contrário seria preso e arrestado.

Acreditamos que nenhum santomense pode estar contra qualquer actividade que possa contribuir para alterar a crítica situação sócio-económica que atravessa S. Tomé e Príncipe, onde:

  • o desemprego cresce assustadoramente;
  • as carências e dificuldades da população aumentam cada dia que passa;
  • a passagem à reforma dos funcionários públicos se faz de forma absolutamente discriminatória, favorecendo os que pertencem ao partido no governo, os quais permanecem no serviço, enquanto os outros são atirados para a miséria.
  • os directores de escolas são substituídos de forma precipitada e sem qualquer respeito, após anos de exigente e sacrificado trabalho;
  • os jovens bolseiros santomenses no estrangeiro vivem completamente desesperados, há mais de um ano sem qualquer subsídio.

6- O que nós, os santomenses, queremos saber e o Senhor Patrício Trovoada não disse, de propósito, é o seguinte:

  • Quais são os compromissos oficiais entre o Estado santomense e essas embarcações?
  • O que é que o país ganha efectivamente com a presença desses navios nas nossas águas territoriais?

7-   Queremos transparência nos negócios do Estado, mas ela parece estar muito, muito afastada deste processo dos barcos.

A este respeito, recuando um pouco no tempo e relacionando os factos, só agora se compreende a pressa desenfreada do Senhor Primeiro-ministro em extinguir a Autoridade de Zonas Francas, uma vez que as actividades legalmente atribuídas àquela instituição, que estava sob a tutela do Primeiro-ministro, passam agora a ser executadas pelos citados navios, com a intervenção exclusiva e pessoal do senhor Patrice Trovoada e sem qualquer controlo do Estado.

8- Por tudo isso, o PCD manifesta a sua intenção de se bater, como sempre o fez, pela defesa intransigente do Estado de direito democrático, no contexto do qual constituem valores inalienáveis a liberdade de expressão e de associação, bem como a transparência na gestão dos actos públicos consagrados na Constituição,

9- Para tal, o PCD exorta os seus militantes, amigos e simpatizantes, em particular, a sociedade civil organizada e o Povo Santomense, em geral, independentemente das convicções partidárias de cada um, a cerrar fileiras contra o verdadeiro ataque que está a ser feito contra a nossa democracia, para bem da sobrevivência do nosso País como Estado e Nação.

S. Tomé, 15 de Outubro de 2012

O Presidente,

José Luís Xavier Mendes

  1. img
    Tiago Santos Responder

    PCD deveria centir vergonha e deixar de usar o nome de povo sempre nas vossas asneiras. Porque não vi nada k o PCD fez esse nao todo. Bandos de LADRÕES

    • img
      Ancrajoty Responder

      (s)

    • img
      Nando Responder

      E o problema de STP TRADING do senhor Delfim Neves? Como é q está? Morreu?

      • img
        Lupuye Responder

        Infelizmente ca em STP e assim, os problemas aparecem, fazemos um pouco de barulho mas depois de algum tempo acabam por morrer pois que a nossa justica nao funciona. E o pior de tudo e que dentro de mais algum tempo escolhemos os mesmos larapios para por a frente da nossa nacao. Temos uma memoria muito curta e nos enganam muito facilmente (com banho aquando das eleicoes).

  2. img
    Votei ADI Responder

    Caros concidadãos da Oposição!
    Faça um favor á população Martirizada:
    CHUMBAR O ORÇAMENTO DESTE GOVERNO.

  3. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Eu pergunto a povo de S.Tome e prencipe, qual e papel do Presidente da Republica,ministerio publico ,e Tribunal constituicional numa situacao desta, se realmente tudo isto que PCD relata neste ducomente for verdade ,e nao se toma nenhuma atitude perante esta situacao,entao S.Tome e Pencipe e Pais de bricadeira das banana.E triste com tanta tranquilidade sem espranca de vida etc.

    • img
      Ze Maculu Responder

      Presidente da República já não arranca no fundo. O Coitado regressou a presidencia porque tinha saudades das mordomia e mais nada… ou pensas que ele está interessado com alguma coisa??

    • img
      Ze Maculu Responder

      …”Manifestar toda a sua indignação e repúdio”, qual quê… vai mas é trabalhar, corjas de preguiçosos!
      Faço apelo ao sr Dtr Patrice para nao dar hipotese à esses cambadas que andaram a saquear o país no passado e agora que estão na oposição só sabem criticar… FORÇA PATRICE PÕE-NOS A TRABALHAR.

  4. img
    Carlos Costa Responder

    Reparem no ponto 6 do comunicado.
    o lider do 2º maior partido da oposicao nao sabe sequer o nome do P. Ministro. Afinal o homem se chama Patrice ou Patricio Trovoada como esta estampado nesse comunicado. Esse erro crasso revela a incompetência e a forma leviana como as coisas sao tratadas no nosso Pais, de como pessoas que nao sao serias. Quanto ao conteudo do comunicado apenas uma reaccao. SO Babuseiras. Um deputado que publicamente assume que andava a roubar atravez do sistema nhono nao poder ter outro destino se nao ser demitidoe isso e o eu chamo Vabu. E disso que o nosso Pais precisava ha muito, de RIGOR e responsabilizacao dos actos e palavras.

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      Em STP há uma quarta força policial, os “bufos”, que se infiltram na sociedade civil para colher informações e passar aos políticos.
      Passar contra informações, desacreditando outros concidadãos para servir interesses alheios.
      Há que acabar com a bufaria existente em STP e em portugal também.

  5. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Olha tudo isto que ta acontecendo em S.Tome e Prencipe e o resultado ,a concequencia da ma governacao do MLSTP, do PCD e do MDFM e hoje estamos assitindo a fesada do ADI ,o sofrimento do povo e a falsidade do MLSTP,PCD,MDFM porque ja esteveram tambem ,no poder e nao fizeram nenhum mas ainda o mundo a de ver coisa muito triste acontecer em S.Tome por causa dos pessimos politicos que ensistem em praticas desagradaveis a nacao…

  6. img
    ôssobó1 Responder

    PCD, deve dar esplicaçoes a povo sobre, doca, e barco prinipe.

    Obrigado.

  7. img
    Tiberio Responder

    “Por tudo isso, o PCD manifesta a sua intenção de se bater, como sempre o fez, pela defesa intransigente dos direitos do Delfim Neves e os seus cumplices”

  8. img
    Flogá Responder

    Eu é que sinto e muito com a forma como o Sr. Tiago “sentiu”. hehehehehhahahah

    • img
      Ancrajoty Responder

      Amigo flo’ga, mt ob por perceber o sentido do meu
      (S).

  9. img
    E.Santos Responder

    Caro Sr. Xavier Mendes

    Por conta de todos estes males, bem enumerado por si, e que o país vive hoje por conta da vossa desgovernação, incitação a anarquia, ao laxismo, ao aproveitamento pessoal da coisa pública…e etc. exortamos o PCD a ficar calado e a deixar o GOVERNO TRABALHAR. A ver se pelo menos este, que ainda não nos mostrou do que é capaz, pode vir a tirar-nos da miséria em que vocês, sempre em nome do povo que tanto amam nos relegaram.
    Enquanto político deve compreender que nem tudo o Governo vem dizer. É possível existir segredo de Estado. Embora não seja este o caso pois o próprio PM exortou os jornalistas a irem atrás da informação onde ela existe. Os Jornalistas que façam o seu trabalho para nos manter informados.
    O Governo, se entender relevante e quando entender relevante fará a comunicação que entender.
    Nós depositamos confiança neles, temos de lhes deixar trabalhar. Ninguém escondeu nada por sinal. É preciso ter calma pois pelo que percebi, o transbordo é algo benéfico para STP e ainda está em fase de teste.
    O vosso problema é que vocês estão a achar que houve “boca para comer” e vocês não foram chamados. Nem vocês e nem o MLSTP. Era isso a que estavam habituados, não??? Sempre que há um negócio para o país, cada membro do governo ou partido fica com uma parte. E estão aflitos porque estão a achar que PT está a “comer boca sozinho”.
    Agora olha, o país mudou. Trabalhem.

  10. img
    malebobo Responder

    o povo de stp,so acreditará no partido pcd, quando os delfins, forem a reforma, isso sim,

  11. img
    E agora.?!...Falo eu Responder

    Meus senhores do PCD e do MLSTP…só com comunicados não chegam lá…ajudem a melhorar a nossa jovem democracia. Ao meu ver devem “usar” e “abusar” do parlamento. Chamem o governo ao parlamento e confrontam-os com estes fatos. Usem linguagem clara e objectivas de forma que a mensagem chegue sem ruído ao povo. Caso contrario, por mais razão que tenham, as vossas mensagens chegaram deturpadas aos cidadãos…e isso é muito mau.

  12. img
    sei sei Responder

    Senhor Carlos Costa, o nome deste primeiro ministro não é para se recordar. Este 1º Ministro deve ser banido da politica de S. Tomé e Principe. Este PT é um mafioso, contrabandista, ditador, etc.

  13. img
    preta de s.t.p Responder

    Uns dos Grandes problemas desse pais é que para a cupla do MLSTP, PCD,MDFM, enquanto ouver desordem, picuinha, baixaria, anarquia, terra sem dono sem respeito, esses Srs. que ousam usar o nome do povo vão se fazendo as suas vidas e o País caí em deriva, ninguem é responsabilizado de nada, ninguem paga nada e ainda falam em nome do povo. Construiram um mercado de em breve irrá dezabar onde esta o resposavel? Fizeram compra de barco principe e mercadorias não proprias para o consumo quem foi resposabilizado…… e quando aparece alguem que tenta por as coisas a funcionarem embora com a crise, eles tentam boicotar gente é uma tristeza.

  14. img
    Féde ká Dóxi Responder

    A política é feita assim. Só que alguns não entendem disto.
    O Patrice Trovoada está fazendo política só que do outro lado tem que ser inteligente e como tem sido. Imagine aonde estaria neste momento o Jorge Amado e o Barros. Na cadeia e o PT a esfregar as mãos de alegria e alguns de bolsos cheios de Dólares. Mas como o MLSTP é rato como Patrice, este, ontem não teve sono e o nosso Procurador furioso, por não ter satisfeito como deveria, as ordens.
    Imagine se fosse o Zé povinho. Por isso é que o povo que se cuide. Grande é grande.
    Poder é bom. Exerça-o.
    O povo um dia entenderá e saberá aonde está a verdade. Vamos esperar um pouco.
    Por favor, a oposição não deve chumbar o Orçamento. Viabilize-o por favor. Deixa o homem cair sòzinho. Ele não vai conseguir dar ao povo tudo que está promenetendo. Ele não tem. Está só enganando o povo com essas reuniões e visitas distritais. O sistema é bom, mas ele não vai consegir implementa-lo porque não tem dinheiro. Vamos esperar para ver.

    • img
      preta de s.t.p Responder

      É contraditorio a tua afirmação,” o homesm vai cair não pode cumprir o que promete o pais não tem condições, e plano é bom” xei então vc reconhece que o homem tem vontade de fazer e a situação financeiro actual não ajuda, crédo vc se é patriotista e santomense deveria pensar em uma forma de contribuir para canalizar o recurso existente para algo produtivo, eu começo a pensar que o problema de muitos que não gostam do Patricio Provoada, tem medo sim de ele poder conseguir mesmo com dificuldade mostrar que pode fazer e ser um lider o que o nosso país precisa. Força PT siga me frente eles que vão trabalhar e fazerem a sua parte

  15. img
    Alberto Brito Lisboa Tovoada Responder

    Esses bandos do ADI que aparecem aqui a defender o contrabandista do Patrice Trovoada são todos ignorantes, oportunistas e não têm pena deste povo!
    Onde é que se viu um primeiro ministro tão estúpido, abuso e totalitário.
    Ele que se ponha a paú. Estamos calados a ouvir, não quewr dizer que estamos contentes. Isto está prestes a transbordar e não haverá tempo para para artimanhas do senhor P.T. O deputado do MDFM que criticou o governo foi demitido imediatamente. o mesmo aconteceu com o vice-presidente do MLSTP/PSD. Mas O senhor P.T. é indisciplinado e desavergonhado. Manteve uma ministra exonerada por decreto presidencial até este momento no governo numa falta de lealdade institucional com o presidente da república.
    E depois manda o seu capanga Maximino Carlos propagandear o futuro sucessor da imcompente ministra na Rádio Nacional.
    O Judas gasnha assim um prémio por ter criticado e sujado o bom nome do Pinto da Costa na campanha a favor do Evaristo Carvalho.
    Não ACREDITO QUE O PRESIDENTE PINDO DA COSTA venha a nomear para o governo uma pessoa com tão baixa atitude como o Juda Carlos Gomes.

  16. img
    José Frota Soares de Barros Responder

    Bom dia até me apetece rir do comunicado ou o panfeleto deste partido PCD uma força política ao serviço dos interesse do MLSTP, eles todos juntos servem só e apenas para destruição da coisa pública.
    Este partideco PCD, está confrontado com muitos desvio de erário público onde no seu seio existem personalidades,como o Delfim Neves, Alzemiro dos Prazerese e demais, que devia ter respondido pelas falcatroas cometidas durante a governação deste partideco, caso como STP- TRADING, a Zona Franca, os Barcos 30 deSetembro, Rei Amador, Doca Pesca etc , etc…
    Por outro lado o atual líder deste partideco é um grande racista, e grande complexado.
    Peço ao povo que não dei ouvido a estes loucos, que pensem com a vossa própria cabeça, escutem e façam a vossa própria análise de modo a enverdarem pelo caminho da libertação que o esclavagismo já acabou há séculos.
    A política destes partidecos é a política de terra queimada, conquistar o poder através de intrigas baixas, mentiras e calúnias.
    É sabido que a melhor forma de alguns santomense de manter a sua vida regabofe é através de mentira e de golpes baixos.
    Revoltem e indguinem-se, digam basta.
    Fui.
    Soares de Barros.

  17. img
    Teobaldo Cabral Responder

    Força Patrice Trovoada. Força ADI. Nós da TVS e Rádio Nacional estamos contigo.

  18. img
    Deixa governo trabalhar Responder

    Partido PCD uma força política ao serviço dos interesse do MLSTP

  19. img
    malebobo Responder

    De vez em quando custa-me acreditar nos politicos do partido MLstp/psd, como um partido historico responsavel,como é possivel alguem que tem defamado um 1ºPrimeiro,com um processo crime por responder na justiça, passando alguns são inpulsado como deputado, so na republica das banana, como é o caso de stp

  20. img
    malebobo Responder

    PCD,por favor,crescem e aparecem, não podem continuar sempre a pedir boleia dos outros, já são adultos, ok

  21. img
    Pidu Mamon Responder

    O filho de um dos donos do PCD deve saber melhor deste negócio.

Deixe um comentario

*