Política

Carlos Gomes indicado para ocupar o cargo de Ministro da Saúde e Assuntos Sociais

Ex-Vice-Presidente do Partido PCD,  Carlos Gomes, apoiou a candidatura da ADI a Presidência da República na pessoa de Evaristo Carvalho. Foi membro do anterior governo de Rafael Branco, tendo ocupado a pasta de Ministro de Trabalho e Solidariedade. Segundo a Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, a proposta foi feita pelo Chefe do Governo Patrice Trovoada. O Presidente da República Manuel Pinto da Costa, deverá nomear e empossar o novo Ministro da Saúde e dos Assuntos Sociais. Carlos Gomes, é natural da ilha do Príncipe, substitui assim Ângela Pinheiro também natural do Príncipe. Esta última foi exaonerada há vários dias pelo Presidente da República, após ter faltado respeito ao Chefe de Estado e aos funcionários do sector da saúde, durante a presidência directa realizada por Pinto da Costa ao sector da saúde.

    83 comentários

83 comentários

  1. maria chora muito

    16 de Outubro de 2012 as 18:19

    JUDA

    • Ninguém

      17 de Outubro de 2012 as 10:12

      Malabarista, oportunista e grande crente de feitiçarias e outras magias.
      Mas é um GRANDE trabalhador.
      Incansável.
      Vai ser capaz de desengatar tudo o que a ministra Ângela engatou na Saúde?
      Vamos esperar para ver. Fui!

    • Lucas vaz

      17 de Outubro de 2012 as 11:58

      Este é uma Grande oportunista! Só quer estar do lado do poder!
      Quando PCD estava no Poder na Coligação com MLSTP, ele estava naquele lado. Agora como ADI está no Poder ele Mudou de lado passando para lado de ADI. Quando ADI perder ele vai estar onde? Se CODO ganhar proxima eleição ele vai ser de CODO.

      • jose sousa

        19 de Outubro de 2012 as 11:02

        Caros compatriotas
        Chifrinismo ou friccionismo nao resolve o problema do povo ou de Sao Tome e Prince.
        E precivo que haja uma nova postura de fazer politica. Nao nos confudemos politiquices e politica.
        A exxoneracao da anterior Ministra nao implica necessariamente exclusao ou marginalizacao da sua pessoa que de qualquer modo algo fez durante a seu mandato.
        E preciso um minimo de compreensao na regra de fazer politica que ao meu ver vai de encontro as aspiracao nosso povo.
        Nao faz sentido criarmos complicacao na escolha de Carlos Gomes que tem tido um belissimo contributo no bem estar da politica socio-economica de Sao Tome e Principe. E a vez dele e vamos todos ajuda-lo pactuando num gesto de civismo.
        O nosso povo esta farto de querelas que tem apenas travado ou fustigado do desenvolvimento do pais.
        Portanto, basta este tipo colossal de fazer politica porque ja anda fora do contexto das boas regras de postura polica que alvejamos.

        Jose Manuel (Apostador nas boas condutas deontologica de fazer a polica para o seculo 21.

  2. Timóteo

    16 de Outubro de 2012 as 18:20

    Sai uma incopetente e entra outro incompetente. Este país não tem futuro.

    • Jacinto Paixão

      17 de Outubro de 2012 as 9:32

      Timóteo, já tentou, você mesmo, explicar porquê que o nosso país não tem futuro? Que contributo tem dado para que a situação melhore? Não será você também, um dos que contribui, de forma directa ou indirecta, para a situação que estamos a viver? Não basta vir aqui para o Téla Non insultar as pessoas, usando nome falso, tal como fazem os deputados do país, que difamam, insultam, enxovalham as pessoas em público e depois refugiam-se na imunidade parlamentar. Acha correcta essa atitude dos deputados? Há políticos no nosso país que não são deputados, e, como tal, difamam, chamam nomes, acusam outros políticos. Mas depois, quando alguém lhes move um processo judicial para no tribunal provarem o que disseram, estes políticos, de meia-tijela, correm para o partido os colocar como deputados e assim fogem da acção judicial porque ficam protegidos com a imunidade parlamentar. Acha isto correcto do ponto de vista político e cívico? Já contou quantos deputados estão com processo judicial e nada se pode fazer porque estão imunes? O Timóteo já analisou o que está a acontecer agora, ora veja: dirigentes do MLSTP/PSD têm feito acusações contra o primeiro-ministro. Tanto faz ser primeiro-ministro ou qualquer cidadão. O que acontece é que quando se lhes move um processo judicial para que no tribunal provem o que dizem, estes dirigente num ápice, de dia para noite, tornam-se deputados, ficam protegidos pela imunidade parlamentar, impossibilitando assim o aparelho judiciário desenvolver o processo. Só que estes dirigentes do MLSTP/PSD esquecem-se que, amanhã, esse partido pode regressar ao poder, e os outros partidos na oposição também acusa-os, difama-os e refugiam-se na Assembleia Nacional, e assim sucessivamente. Até quando é que isto vai continuar assim? Estamos a dar boa imagem política ao mundo? Timóteo, lute para que isto não aconteça, em vez de contribuir, aqui no Téla Non, para que isto continue assim como está. Cordiais saudações abraço, Jacinto Paixão.

      • curioso

        17 de Outubro de 2012 as 11:57

        sem nexos senhor jacinto

      • Timóteo

        17 de Outubro de 2012 as 15:56

        Como é que o país vai ter futuro se colocam nos diversos governos gente desta estirpe??? É este o problema a radicar em primeiro lugar antes de atacar o problemas dos deputados e quenjandos. O problema é a crise crónica em que vivemos, deste 1974, cuja motivação intresa está relacionada com incompetência, técnica e política, em primeiro lugar, e em segundo lugar o problema da corrupção. Como é possível colocar alguém sem capacidade técnica ou política conhecida numa pasta desta grandeza e valor ao mesmo tempo que se demite outra incompetente por motivos similares???? Estamos tramados como povo…

      • O Revolucionário

        18 de Outubro de 2012 as 13:01

        Meu caro Jacinto Paixão! Aque não se trata saber se o Timoteo contribui ou nao para algo de forma que esse País de nome Santo tenha resultados satisfatório, pois mesmo que ele venha a fazer algo nunca irão reconhecer o que ele fez, podem ate dar uma simples atenção a tal ato, mas de forma alguma será reconhecida ou posto em prática pelos nossos idiotas dos dirigentes. Quem tem poder é que têm o dever/obrigação absoluta de fazer algo notável, agora aqueles meros cidadãos santomense nada mais podem fazer para alem das suas capacidades financeiras, a não apenas criticar mas construtivamente. Já tu ao invés de dares opinião não venha ai levantar suspeitas de que o Timoteo poderá ser um daqueles que também andam a fazer patafaria porque dará a impressão de que tu também es um daqueles que tentam ganhar algum reconhecimento por acusar, pisar, suspeitar e humilhar os outros. Agora pergunto: O que tu Jacinto Paixão fez de bom como contribuição para o sucesso do país!? Consegues responder!? De certo que não, por isso não critiques os outros quando tu também não sabes nada ok! Seja racional e respeitavel as opiniões alheias e não seja apenas mais um se só sabe apontar para os erros dos outros de forma a se dar na vista…

      • prazeres

        18 de Outubro de 2012 as 19:53

        Jacinto Paixão, só para ti congratular,grande visão . . .concordo plenamente contigo.Abraços

    • Pumbu fresquinho

      17 de Outubro de 2012 as 9:33

      sai incompetente e entra impotente?

  3. guerra

    16 de Outubro de 2012 as 18:56

    Acho que infelizmente, de incompetência este senhor não tem nada, mais sim muita capacidade e leitura politica, visão. Acredita que o Primeiro Ministro, buscou uma boa pessoa para cobrir a vaga deixada pela anterior Ministra, as muitas descordias e desentendimento no sistema de saúde será cessada. É um grande linguístico, possui uma ética politica aplausível, e as sua linguagens sempre foram claras, apenas o critica aqueles que por natureza não gosta da sua figura, mais não é isso que importa agora, mais sim o seu trabalho como alto responsável do Sector da Saúde e Assuntos Sociais..

    • Paracetamol 500mg

      17 de Outubro de 2012 as 8:07

      Outro “bufo” que anda a servir vassalagem.

      Carlos Gomes até a bem pouco tempo, estava na situação de desempregado, passava vida na esplanada do ex-marlin beach e no bar do hotel miramar, fazer tempo passar visto que não sabe fazer outra coisa.
      Para ser um ministro, não basta ser bom politico, ser grande linguista, mas é necessário competência, fazer com que haja progressão e sucesso, desenvolvimento meus senhores.
      Vê se que esta nomeação tem cunho politico e não competência.

    • védé

      17 de Outubro de 2012 as 8:49

      Parece-me que o Governo vai de mal a pior!!!Qual é formação académica e conhecimentos que este Sr. tem para dirigir áreas tão sensíveis e polémicas como os assuntos sociais e a saúde??? Já não critérios sérios na escolha dos ministros? Qualquer um pode ser Ministro agora? Qual é a trajectória política deste Sr.? Uma pessoa que se move por puro interesse, apunhalou o partido que acreditou (não sei porquê) nele (PCD) e lhe deu visibilidade e o que comer e alistou-se no ADI para ganhar mais…!!! Um Sr que no Príncipe tem má fama pelas atrocidades que fez (faz)!!! Como é possível?
      OPS!! É mesmo possível porque este Governo tem trabalhado para si e seus aliados deixando à deriva a população e o propósito de ajudar no desenvolvimento de STP.
      Tenho orgulho do meu país mas envergonha-me os governantes que odeiam esta terra.

  4. N.C

    16 de Outubro de 2012 as 19:14

    Ja faz imenso tempo que nao participo neste forum de debates,ideias e opinioes,porque acho que ao invez de desenvolvermos estamos a declinar.Politicas sujas,juizes corruptos,Intrigas,perseguicoes,injusticasetc etc
    Nao que esteje contra a nomeacao dessa personalidade,mas com tantos medicos,tecnicos de saude que existem no pais,conhecedores ao fundo das problematicas do sector,sera esse Sr a pessoa certa no lugar certo,ou sera apenas mais um que vai ao poder pelos favores prestados ao partido ou figuras do partido?

  5. aua ué

    16 de Outubro de 2012 as 22:02

    Senhor Pinto da Costa por favor não nomei este homem. Por mim, não só é pela incompetência, mas sim pela forma abusiva como o Sr. Patrice Trovoada geriu a situação. Levou muito tempo para indicar o homem.justificando aos seus seguidores de que não é da competência do PR nomear ou demitir um ministro.A senhora ex-ministra andou sempre no gabinete, andou a assistir conselho de ministro e anda nas passeatas do governo nos distritos a enganar este povo desgraçado. Isto é respeitar o PR? Há outro assunto a resolver com este Senhor Carlos Gomes, durante a campanha este senhor disse tudo de mal sobre o Pinto da Costa. Que moral este Senhor tem em ir ao palácio do povo e ser nomeado e tomar posse perante um “ditador” e “criminoso” conforme ele andou a dizer aqui na ilha do príncipe durante a campanhã? Agora vamos ter demónio II no governo.

  6. leveleve

    16 de Outubro de 2012 as 22:07

    Neste governo temos quase tudo.Corruptos, submissos, incompetentes, aldrabões. Agora está mesmo completo, temos um grande pedofilo.

  7. pagaguno

    17 de Outubro de 2012 as 4:22

    Concordo, mais um mino ie para a saude. Força e muita coragem, este setor não é facil.

  8. Filipe Samba

    17 de Outubro de 2012 as 6:05

    O Grande crime da nossa sociedade é que as crianças tornarem-se baços
    Os pobres são bovinos, mancos, de olhos de chumbo
    Não é que morram de fome, é que morrem de fome sem sonhar
    Não é que semeiem, é que que raramente colhem
    Não é que sirvam , é que não têm deuses a quem servir
    Não é que morram, é que morrem como ovelhas
    Chega-se, assim, a esse terrível período em que o governo nada mais espera dos homens e em que os homens nada mais esperam dos governos, época fatal em que o sopro de uma criança pode derribar um estado
    O mal atinge o auge quando os que mandam perderam a vergonha porque, justamente nesse momento, os que obedecem perdem o respeito.
    Por ser corrupto o seu sistema eleitoral favorece largamente os menos capacitados

    • Quem é a verdade?

      17 de Outubro de 2012 as 14:17

      Será? Veja só o que foi dito:

      Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

      Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

      Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

      Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

      Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

      (2 Timóteo 3:1-5)

  9. jonas

    17 de Outubro de 2012 as 6:24

    Concordo consigo guerra.
    mas nao concordo com o editor desta materia.
    todos dizem que a Ex- Ministra faltou respeito ao Presidente da republica e aos funcionarios, mas ninguem mencional qual foi o acto ou acçao que indica a falta de respeito cometida.
    A senhora foi insultada pelo presidente da republica e pelo assessor e ela ainda é condenada.
    O Senhor Presidente e a sua equipa, tem que consciencializar que a administração publica é da responsabilidade do Executico e ele é apena uma figura meramente representantiva do Estado.
    Angela eu sei que sempre foste uma mulher forte. fizeste um bom trabalho. força

  10. Lede di alame ça ua

    17 de Outubro de 2012 as 7:05

    Gajo e trocatinta, desta forma perde consideracao, nao e responsavel, tem medo de perder cargo nas eleicoes, por isso anda a trocar de partido, e umas das qualidades de um individuo currupto.

  11. Eliseu Neto Vaz

    17 de Outubro de 2012 as 7:30

    senhor Juda e senhor timoteo, se é incopetente, entao vao la pra ver se fazem alguma coisa….incopetente sao vcs que so sabem criticar…..e que nunca contribuiram com nada presse pais……quem sempre ta a criticar é um besta….

  12. HOOOOO

    17 de Outubro de 2012 as 7:34

    carlos gomes nao é preciso meter seu nome guerra toda gente sabe kem esta por detras desse prenome

  13. torresdias

    17 de Outubro de 2012 as 7:39

    Mais um que vai cavar a governação do ADI,vendeu o PCD e os seus membros como o juda vendeu CRISTO ao Patice Trovoada e ADI, hoje está no Governo e numa pasta que ocupou quando foi acarinhado por PCD, o troco foi sacanisse. Se reparamos bem na foto, apresenta 2 faces e não 1 como é normal de um ser humano, por isso aguardemos que o tempo irá dar resposta ao resto.
    Agora, é um individuo contra o Pinto da Costa, não gosta do Presidente da República, lutou contra a pessoa do Pinto na corrida ao palácio cor de rosa, mas como Deus escreve firme nas linhas tortas, é mesmo o Pinto que vai-lhe nomear e empossar, deveria ter é muita vergonha, e aproveitar desta oportunidade que eu acho ser UNICA, confessar o seu mau agouro a pessoa do Pinto e pedir perdão, porque só judas consegue conviver com tanto sinismo. Deve aprender que na vida todos nós precisamos um do outro.

    • S.Antonio

      17 de Outubro de 2012 as 12:00

      oh Sr cada um tem que ter a sua opinião sobre a outra ele nas eleições não tinha que estar do lado desse ditador não é obrigado, é teu problema se gostas deste homem que muito contribui para essa terra esta no estado que esta e ainda arrumado agora é muito bom homem vão todos da uma curva………..

      • Filho da terra

        17 de Outubro de 2012 as 16:10

        eu acho que o homem santomense esta a perder o que de mais importante tem RESPEITO PELO PROXIMO olha meu caro é normal que não goste do fulano A ou B mas saiba estar perante isso o Sr Dº Manuel Pinto da Costa é teu é meu e é nosso PR queiras ou não saiba respeitar isso e olha a educação começa em casa respeita o cota Pinto e revela a sua admiração pelo Barack Obama e outros se não estarias a ser uma pessoa sem Identidade

  14. stp no coração

    17 de Outubro de 2012 as 7:54

    Ó guerra, não fale o q não sabes, esse indivíduo é mais um ditador que vai para o governo. Agora é q estamos lixado. O Secretário de Estado da Juventude e Desporto pode te dizer o q este homem lhe fez quando ele regressou da formação e estava a trabalhar no então Ministério de Comunicação Social Juventude e Desporto tutelada na altura por este indivíduo.
    Mas, acredito que fará melhor q a Ministra cessante, entretanto, existem pessoas muito mais competente neste país para exercer essa função, duvido que conseguirá dar uma orientação ao sistema de saúde, ele não percebe patavina nenhuma daquilo e sendo ditador e arrogante como é…., não sei. Só peço a Deu que olhe para o povo São-tomense e continue dando a sua bênção.

  15. stp no coração

    17 de Outubro de 2012 as 7:56

    Mais um projecto de padre falhado para o governo. Estamos lixados

  16. JP

    17 de Outubro de 2012 as 8:18

    Este escumalha, a troco de dinheiro e outros previlégios, é capaz de vender até a sua propia mãe. Que belo padre estavas a sair!
    Olha que DEUS não dorme!

    • ÔSSÔBÔ

      21 de Outubro de 2012 as 10:50

      Lamento muito estes tipos de comentários! Deixa de lado a mãe das pessoas que nada têm a ver com este cenário!
      Fui!!

  17. razao

    17 de Outubro de 2012 as 8:28

    Para se saber quem é este senhor devia se perguntar porquê que saiu do governo regional de principe já que naquela ilha era uma figura de proa e próxima a Tozé.
    Os moncós que respondam esta pergunta.

  18. sei sei

    17 de Outubro de 2012 as 8:46

    Um grande Pedófilo. Só faltava este tipo de gente neste governo.

  19. Féde ká Dóxi

    17 de Outubro de 2012 as 8:50

    Este Senhor é um grande Judas e Traidor.
    É bom procurar saber: porque é que saiu do Governo Regional? É bom perguntar porque razão deixou de ser homem forte do Rosema para passar ao 3º. ou 4º.? Bôbo muito en!!!
    É de família humilde, mas é mto oportunista. Gosta de ter mão na massa, mas ainda não sabe mexer nela porque foi Padre. Com tempo vai aprender.
    Só que ele cospe no prato que come. Veja o comício da Trindade, o que falou de Patrice Trovoada. Enfim!!!!! Não é o único. Os cdonos da Geração Esperança tb são assim. Outros até dizem que nós esperamos mto tempo e hoje estamos no poder. Pergunto nós quem? Será que Geração Esperança era filial do ADI. Eu não sabia dessa porque na C.Política ou no Cons. Nacional nunca se falou disso.
    Assim vai o Mundo. Andem que o vento está soprando do vosso lado e tenha cuidado para que ele não mude.

    • Deixem de Ciumes e inveja

      18 de Outubro de 2012 as 15:47

      carlos gomes saiu do governo regional porque foi convidado para ser ministro em stome. Ele demonstrou grande capacidade e competencia durante as funçoes exercidas no principe. Na rosema aconteceu o contrario do que está dito: era director comercial e por ter demonstardo capacidades e competencias foi promovido para Director geral da Bengá Distribuidora , Lda-actualmente empresa que faz a distribuiçao da cerveja rosema. o vosso problema é ciumes e inveja de alguem que sabe trabalhar e que tem demonstrado ser capaz de fazer, ser humilde, sincero,honesto. a nivel de corrupçao nao tem rabo de palha nem terá. acredito que carlos gomes irá melhorar muito o sector da saude.

  20. Lévé-Léngué

    17 de Outubro de 2012 as 8:58

    Mais um “quase-bispo” rsrsrsrs
    Nada tenho contra essas pessoas, mas não me parece correcto eles quererem sempre que os seus subordinados apenas respondam “amém”. Sinceramente, espero que este seja diferente (aberto a diálogo).
    Por outro lado, é engraçado, mas este super-ministério só está dedicado a “filhos bastardos”. 1.º Ângela Costa (MLSTP/PSD) e 2.º Carlos Gomes (PCD), ambos desintegraram dos seus partidos procurando colo ou tacho junto do Patrice. Pergunto agora, será esta uma prova? Será uma oportunidade para demonstrar a sua lealdade à disciplina partidária???

  21. zeca

    17 de Outubro de 2012 as 9:35

    Agora que vai:
    Dois Padres no Governo de Patrice!

    • Mimi

      17 de Outubro de 2012 as 9:52

      Das duas uma: O caminho é direto; vamos todos para o céu ou para o inferno! a tendência é mais para o inferno e nao há purgatório para ninguém.

  22. O próprio

    17 de Outubro de 2012 as 9:39

    La vem este povo misquinho, que raio de País tão pequeno mais cheio de preconceito…sabiam que preconceito tem sido maior causador do retrocesso de STP?

  23. Mbé Za

    17 de Outubro de 2012 as 10:23

    Os Padres estão a Deixar de ser Ministros da Comunhão pra serem Ministros do Governo de Patrice

    • transparencia

      17 de Outubro de 2012 as 10:37

      O Pior é que são excomungados, ou seja eles abandanoram a Fé Cristã e abraçaram o diabo:misericórdia meu Deus! Tem piedade de nós!

  24. XYZ

    17 de Outubro de 2012 as 10:26

    “Esta última foi exaonerada há vários dias pelo Presidente da República, após ter faltado respeito ao Chefe de Estado e aos funcionários do sector da saúde, durante a presidência directa realizada por Pinto da Costa ao sector da saúde.” Tela Non, acho que nao era necessario usar esta linguagem sem antes fazer uma boa investigacao de fundo para apurar de verdade quem faltou quem em primeiro lugar.

  25. Braz Gabriel

    17 de Outubro de 2012 as 10:37

    Se continuarmos com estes tipos de comentários, nada estariamos a fazer para ajudar no desenvolvimento desta Nação que é nossa!
    Se o Patrice Trovoada Achou por bem que o Carlos seja Ministro da Saúde, é porque viu nele algumas competências. Seja como for, aguardamos para ver as mexidas e a dinâmica que ele pretende instaurarr nos serviços de saúde em S. Tomé e Prríncie!
    Vamos contribuir com as nossas acções neste sentido!

  26. VABU

    17 de Outubro de 2012 as 10:37

    Este Carlos Gomes é um taxista, ingrato e sem pátria. Este Sr. devia é ter vergonha e moral. Pois por aquilo que este Senhor disse cá na ilha do principe sobre Pinto da Costa ele não devia ter a coragem de ir ao palácio do povo tomar posse e estender as mãos ao Pinto da Costa. O Sr. Patrice Trovoada está tudo fazer para criar crises, tanto com os partidos politicos como com o presidente da República. Mas aqui é mundo, ele, o Patrice Trovoada vai pagar caro pelas coisas que está fazendo a esse povo.

  27. nora

    17 de Outubro de 2012 as 10:37

    SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, POR AMOR A SÃO TOMÉ E PRINCIPE;

    NÃO NOMEIE ESTE HOMEM, SENHOR NÃO SE LEMBRA DE TANTAS MENTIRAS QUE O MESMO LHE DIRIGIU NAS CAMPANHAS NA 2ª VOLTA. ESTE HOMEM É OPORTUNISTA SÓ QUERO TACHO. TRAIU O PCD E AO DELFIM E FOI PARAR EM ROSEMA, AGORA QUERO SER MINISTRO DO PATRICE TROVOADA. DIZ NÃO A ESTA FIGURA INTERESSEIRA.

  28. Tiago Santos

    17 de Outubro de 2012 as 10:50

    XYZ concordo com tigo O pau mandado de Abel Veiga deveria fazer melhor o seu trabalho de casa que ja a muito tempo ele tem esquecido de fazer. O Dr Manuel Pinto da Costa na sua dita Presidencia Aberta na qual eu daria o nome de CAÇA OAS MEMBROS DO GOVERNO insultou Primeiro a Ministra de Saude chamando-a de paleiê.
    E ninguem tem sangue de barrata como diz a filosofia cada estimolo provoca uma reacção o Presidente não pode de maneira nenhuma chamar quem quer k seja de palaiê. Espero k o Abel Veiga quando estiver a fazer qualquer artigo a esse respeito, ele saiba bem usar a palavra. Porque quem faltou com respeito em primeiro lugar foi Dr Manuel Pinto da Costa quando chAmou a Ministra de paliê.

  29. desmpregado

    17 de Outubro de 2012 as 11:06

    No meu ver esta nomeação é uma provocação e declaração directa de guerra por parte de Patrice Trovoada para com Sua Excia Sr Presidente Manuel Pinto da Costa.O carlos Gomes insultou tanto o Presidente de igual modo como fez o Patrice.Envia o Carlos mesmo a propósito para gerar conflitos.
    Acho que o Presidente deve aceitar a proposta e por outro lado que sua Excia Sr Presidente nao venha a intrometer nas decisões que venham a ser tomadas no Parlamento.

  30. Deixa governo trabalhar

    17 de Outubro de 2012 as 11:06

    SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, POR AMOR A SÃO TOMÉ E PRINCIPE;

    NOMEIE ESTE HOMEM, SENHOR NÃO SE LEMBRA DE TANTAS VERDADES QUE O MESMO LHE DIRIGIU NAS CAMPANHAS NA 2ª VOLTA. ESTE HOMEM É TRABALHADOR SÓ QUER ORDEM.FOI TRAIDO PELO PCD E POR DELFIM E FOI PARAR EM ROSEMA, AGORA MINISTRO DE SAUDE . DIZ SIM A ESTA FIGURA DE PAZ. POR FAVOR NOMEIE ESTE HOMEM.

  31. Grógo

    17 de Outubro de 2012 as 11:36

    Este país está de mau à pior.
    É triste,mas penso ser o melhor para o povo; Sou da opinião que devemos vender S.Tomé e Príncipe e dividir dinheiro à população e tornarmos serviçais de patrão.Pelo menos somos “serviçais ricos”
    Supunhemos:Se STP fôr vendido a custo barato de $200.000.000.000,00 só.;cada cidadão receberá $1.000.000,00.E com este montante todo o santomense poderá deixar de trabalhar e passar a fase de contratações de Tongas,Moçambiques,Caboverdeanos,Francófenos e outros e desenvolver a agricultura sériamente.Esquecemos do petróleo.Podemos fazer negocios adicionais com as Zonas exclusivas porque a Conjunta já é de Nigéria. E acaba toda a polémica,confusão,politiquisse,fome,miséria,pobreza etc.E o problema fica resolvido para sempre.Todo mundo é rico;ninguém mais espreme ninguém.

    • Filipe Samba

      18 de Outubro de 2012 as 11:33

      O meu amigo é inteligente, mas foi enganado pelo seu talento

  32. ADI

    17 de Outubro de 2012 as 11:48

    Shiê!
    Agora que estou ver bem na foto.
    Realmente este Carlos Gomes tem dois rostos!!!
    Até parece ser 3 Três – ao lado de maxila.

  33. aguardente de cana

    17 de Outubro de 2012 as 12:00

    Módé nhõ?
    Stá tudu drêtu? Góci un tá tôma nha cerveja nundi? A bó bu stá sai di rôsema pa bai pa ministru i nós negóciu tá fica módi? Lá tá dábu tcheu dinhero;a bó bu cá pênsa drêtu.Quel governu cá têni perna di anda.A nhós tudu tá bai tôma pontapé na cadêra góci li.Abó bu ta bai jôbê.Ján flabu.Bú stá na tras di Patice Trovoada,quel aldrabon! Tem razón abó tanbem djá stá sima êl:mesmu cússa.tá bênde droga.ta bênde s.tomé pá strangêru.
    Dján bai.Flá tudu genti mantênha.
    Aguardente de Cana.

  34. Zé Cangôlo

    17 de Outubro de 2012 as 12:00

    Só acho estranho o facto de o nome ter saído ao conhecimento de todos antes de ser nomeado.
    Não me lembro de em algum momento da nossa história, sobretudo, depois de 1990, alguém ter sido indigitado para fazer parte do Governo e anunciar-se na imprensa antes da confirmação pelo PR.

  35. Féde ká Dóxi

    17 de Outubro de 2012 as 12:04

    Vamos ter em STP uma nova religião.
    Um Bispo Muçulmano e dois Padres. Vamos andar para trasmente. Desprogredindo.

  36. prova viva

    17 de Outubro de 2012 as 12:21

    mintxila nan sê sa ku ê cha punda ê sa nguê plincipi

  37. Felisberto Bandeira

    17 de Outubro de 2012 as 12:23

    OLHA Precisamos acreditar nas pessoas porque todo ser humano tem capacidade temos bons atributos e maus atributos, se no passado cometemos coisas ma,e possivel que no presente com a oportunidade possamos corrigir os nossos erros fazer boas coisas,nao fica bem estar ai somente a criticar e maldezer das pessoas porque todos temos o pecado e carregamos o mal dentro de nos, todos somos falhos precisamos orar a Deus para que eles possam trabalhar em prol do povo deve se criticar sim mas critica construtiva que benefecia o pais,mas nao critica que exprime o rancor o odio sentimento de raiva isto so vai projedicar ,porque todo o julgamento cabe ao nosso DEUS ,nao e todo mundo que cometeu erro ontem e quer continuar a cometer,a incompetencia nao e permanente nao e herreditaria ,a incompetencia e a pobreza sao coisas que se ultrapassa ,supera, se ontem fomos incapaz hoje podemos ser capaz sim, muito obrigado.

  38. prova viva

    17 de Outubro de 2012 as 12:23

    mintxila nan sê sa ku ê cha punda ê sa nguê plincipi,pia kala sun jorge amado aldrabão da primeira classe.

  39. Eu...filho de... e de...nascido em...

    17 de Outubro de 2012 as 12:53

    A Mesquita de SalaMaleco” começa a estruturar:
    1-Chefe da Mesquita:Bispo Patrice Trovoada
    2-Acólito administrativo:Padre Olinto Daio
    3-Acólito financeiro: Padre Carlos Gomes.
    AnhiiKaraki.

    Infelizmente “ALAH” vai vos dar costas à todos,porque em plena época de “Jejum” andam em pedofilia,na bebedeira,em saias,bandidagens e dr….e não cumprem os 40 dias.

  40. gualter almeida

    17 de Outubro de 2012 as 13:47

    porque não escolheram o professor LÙCIO AMADO para esse cargo estava bém entregue

    • fernando

      17 de Outubro de 2012 as 21:03

      credo LÙCIO AMADO? o homem é feiticeiro matava os doentes todos

  41. Adelino Carvalho

    17 de Outubro de 2012 as 15:59

    Aí Patrice Trovoada apressou na escolha.
    Há quadros competentes à nível de saúde que poderiam assumir o cargo, como por ex: Dr Neves e Silva do CÓDO ou ainda Dr Anacleto Rolim.São quadros com experiência profissional e política.É minha opinião pessoal como cidadão que quer ver o país a andar para frente.Ou há outros quadros competentes para Saúde: Temos por ex:Ambrósio Quaresma,Mário Bandeira,Óscar Medeiro,Maximino Carlos,Aguinaldo Salvaterra e mesmo na ex feira de ponto também há muita gente com capacidade para o Ministério.Final de contas somos todos santomenses e queremos dar a nossa quota parte.

    • João

      18 de Outubro de 2012 as 7:41

      Assim também não. Ambrósio Quaresma?? Mário Bandeira??? Quê cuá??? Assim também não??? Óscar Medeiros??? Quando isto acontecer eu juro que mudo de nacionalidade. Há sempre um mínimo de prestígio, dignidade e prestígio a salvaguardar.

  42. preta de s.t.p

    17 de Outubro de 2012 as 16:08

    Força ai gente façam a vossa parte e deixem os outros falarem, piripiri no olho do outro é refresco, varios incompetentes que deram prova da incompetencia e acham-se no dto de chamarar o outro de incopetente, vamos é trabalhar criar prerspectiva e directivas juntos caso contrario nada feito, é muita pena. Deixe o Governo Trabalhar e faça a sua parte para um STP melhor” Abel Veiga” Gosto do teu trabalho mas por favor seja um verdadeiro jornalista vai atras de verdade e seja imparcial pois assim perde a qualidade.

  43. Pidu Mamon

    17 de Outubro de 2012 as 17:02

    O exemplo de uma não notícia.Crédo.

    • JJ

      17 de Outubro de 2012 as 17:12

      Esperar para ver.

    • Ernesto Pontes

      18 de Outubro de 2012 as 7:56

      Patrice deveria fazer um governo assim:

      Ministro de Controlo Culinário – Ambrósio Quaresma
      Ministro de Vinho da Palma e Aguardente- Mário Bandeira
      Ministro de Búzio com Fruta-Pão – Óscar Medeiros
      Ministro da Qualidade de Cervela- Óscar Baia
      Ministro Controlador dos Búfos – Carlos Gomes
      Ministra da Peixerada – Ângela Costa
      Ministro Põe Boca Não Tira – Abílio Neto
      Ministro da Segurança do Estado – Juve
      Ministro de Controlo e Gestão das Asneiras e Trapalhadas – Carlos Stock
      Ministro da Incopetência Total – Elísio
      Ministro da Aparência Gestual e Técnica – Agostinho Fernandes
      Ministro das Aldrabices e Outras Coisas – Américo
      Ministro da Tristeza Total e Desorientação – Vila Nova

      • Kódia

        18 de Outubro de 2012 as 10:44

        E eu? Fico de fora?
        Eu também “SOU CAPAZ”.Já chefiei muitas manifestações e desordens neste País à favor de Patrice Trovoada.

  44. paparazzi

    17 de Outubro de 2012 as 17:33

    sinceramente depois de ler tantos comentarios acerca do novo ministro ouso em dizer o seguinte o primeiro ministro esta a desafiar o presidente da republica
    senao vejamos quando um elemnto do outro partido le comunicado do seu partido o patrice exonera pois bem
    que moral tem o patrice a nomear uma pessoa que tb durante a campanha insurgiu contra a pessoa do presidente da republica tb faltando respeito. se o presidente for igual ao patrice so uma coisa a fazer um NAO a esta figura mas penso que o presidente a bem da nacao nao vai ser igual ao patrice e presidente de todos os saotomenses nos bons e maus momentos

  45. Braz Gabriel

    17 de Outubro de 2012 as 20:34

    Estamos num país democrático onde a responsabilidade define-se também através da liberdade de expressão. Porém, é triste ler uma mensagem como esta! Meu Senhor ou Senhora, evite estes tipos de coisas porque pode-se ler em todo mundo e isto nada contribui para dignificar a nação nova que queremos erguer nas ilhas maravilhosas.

  46. Mina Tlapaxa

    17 de Outubro de 2012 as 22:40

    Esse Sr bem apouco tempo fez uma critica a governo foi nomeado?! kaki nom mole isso que se diz jogar com doi bicos!!

  47. Almeida Paquito

    17 de Outubro de 2012 as 23:41

    Quero perguntar o Carlos Gomes se ele ja conseguiu cobrar os seus salarios em atraso em cabo Verde.

    Esse cara nao vai fazer nada como Ministro da saude e solidariedade. Nada, nada mesmo. estamos aqui para vér.

  48. POVO-STP

    17 de Outubro de 2012 as 23:54

    Ama ao próximo,unem-se só assim STP safará do buraco que se meteu … só desilusão Tudo isso por ser troca de pessoas do Príncipe mania que os santomense de s.tomé acharem que tudo que entra no governo que tem nome do filho do Principe é ruim isso tem que acabar tiveram ai todos esses anos todos de s.tomé e so perdeu o povo com tanta ma gestão da coisa publica e do pessoal…hj é so bla bla bla sem graça, ganham juízo e vamos trabalhar todos riqueza para os nossos filhos não passarem sempre pelo mesmo tema…estou farto de so ver raiva,inveja, intriga etc por parte do meu povo .

  49. Mimi

    18 de Outubro de 2012 as 10:34

    Talvez por ter tentado ser padre possa usar o pouco que aprendeu para fazer milagres na saúde! Porque saber e experiência na área nao tem; com certeza vai se armar em sabichao, como a sua predecessora. Só lhe restará o sobrenatural para salvar o sistema!

  50. Madalena

    18 de Outubro de 2012 as 10:39

    Uma coisa não se pode discutir muito é quem vai ao governo, um elenco é formado de acordo com as garantias dadas e recebidas. Não está em causa a competencia, fiquem calmos, militem seriamente nos vossos partidos, paguem cotas, participem mais na vida politica e um dia serão chamados para assumirem cargos. Estudem muito, porque estou fazendo isso.
    Todos querem o poder, poder!!

  51. Kebla

    18 de Outubro de 2012 as 15:13

    Meu Deus!…… Tipo sê sa cabo vede…Ministlo san Tomé? Ainda também que eu emigrei. Sinceramente!….

    • s.tomense

      23 de Outubro de 2012 as 0:31

      maz senhor quebla achas que m cabo verdino nao pode ser menistro de stp tu es rasista nao esquese que 80 porcent sao os cabo verdinos que vos dao de cumer tinhas que emigrar porque es um malandro cao.

  52. maria chora muito

    18 de Outubro de 2012 as 16:11

    Patrice engana todos com dinheiro. Enganou Amandio Pinheiro com promessas falsas e hoje o homem perdeu o lugar de Deputado, o Patrice já nem atende as chamadas do Amandio. Fui

  53. sara

    18 de Outubro de 2012 as 17:04

    Esse Carlos Gomes não é gente mas sim um juda, passou todo esse tempo na igreja a enganar Deus e a fazer pacto com diabo, de bom não tem nada a não ser malandrice e politica suja nem no principe a onde ele nasceu quezeram ele. Bandido ………….

  54. joão

    18 de Outubro de 2012 as 18:53

    forma carlos

  55. filho de principe

    18 de Outubro de 2012 as 21:25

    Espero que sejes capaz de trabalhar muito bem da forma a calar muito idiotas que em vez de vir ca comentar coisas que presta so vem ain falar besteira nao sera desta maneira que o pais ira avancar …meus amigos somos todos irmao antes de apontar o dedo a algem olhe bem pra voce mesmo tenta saber algo sobre t muitos comentarios pelo geito e a forma escrita da pra entender que nem liceu estas pessoas fizerao por isso nao vale a pena jusgar o Carlos Gomes ….

  56. felisberto

    19 de Outubro de 2012 as 8:21

    e assim vai o meu pais

  57. Paulo.Portas

    19 de Outubro de 2012 as 9:30

    JUDAS e SEM VERGONHA

  58. s.tomense

    23 de Outubro de 2012 as 0:25

    mas è so este o problema que existe em stp nao a mas nenhun homem encapas no governo s.tomense .a muinto que sao piores do que o carlos nao vejam pra isso quem acha que podem er no seu lugar vao s.tome nao è pra quem pode mandar maz sim quem quezer mandar naquela bandalia de terra que raio esto çhatido .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo