Política

ADI contesta manifestação da oposição

O partido no poder através do seu secretário geral Levy Nazaré, desvalorizou os motivos apresentados pela oposição para se manifestar contra o Governo e o seu chefe. ADI considera que a manifestação de hoje pode significar instabilidade para o país, comprometendo até o investimento privado estrangeiro.

Para a ADI o MLSTP não tem credibilidade política para acusar o Governo e o seu chefe Patrice Trovoada, de práticas ditatoriais. «O MLSTP partido que ainda comporta no seu seio rostos da ditadura nos sangrentos 15 anos após a independência vem hoje com o PCD e o MDFM apelar para manifestar na defesa da democracia numa clara usurpação da verdade, e da memória dos verdadeiros democratas. Mais surpreendente e vergonha fica a associação com o PCD e o MDFM», afirmou Levy Nazaré.

ADI diz que responsabiliza os dirigentes do MLSTP/PSD, do PCD e do MDFM-PL pelo que vier a acontecer como consequência dessas manifestações, que poderá levar São Tomé e Príncipe, a «entrar no grupo de países instáveis, inseguros, países de conflito, de risco, onde se desaconselha os turistas a visitarem, os empresários a investirem, onde os parceiros deixarão de ajudar e de apoiar em várias áreas como vêm fazendo, resultando daí consequências imprevisíveis para toda a população».

Tudo isso por causa da manifestação de hoje, que não é nada mais nada menos, do que o exercício de uma prerrogativa constitucional, fazendo assim  parte do jogo democrático, aliás uma das expressões da democracia.

O Téla Nón questionou o Secretário Geral da ADI, para este facto da manifestação ser um direito constitucional, e por isso mesmo não significar directa e necessariamente instabilidade, ou até corte de ajuda internacional ao país.

Levy Nazaré reconheceu que é um direito constitucional. Disse que é jurista de profissão e mais que ninguém sabe disso, e considerou que a manifestação desta tarde, faz parte da norma democrática. Fez questão de realçar que só o facto da manifestação estar a ser realizada é prova bastante de que o governo não tem tendências ou atitudes ditatoriais.

O Secretário geral da ADI, admitiu no entanto a possibilidade de nos próximos dias surgiram outras manifestações, desta vez, a favor do executivo e do seu chefe o economista Patrice Trovoada.

Abel Veiga

    27 comentários

27 comentários

  1. stp no coração

    19 de Outubro de 2012 as 11:08

    O Levy Nazaré é uma vergonha de Jovem.
    Mas, pronto. É o que temos. Na altura que o Sr. Levy criou a geração esperança, pensei q ele teria uma opinião própria e na realidade ele a os outros seriam uma equipa de jovens que poderiam contribuir para o desenvolvimento do nosso querido País (STP), mas pelos visto me enganey.

  2. Desgraçado

    19 de Outubro de 2012 as 11:11

    Levy já não tem margem pra manobra, comparar 15 anos de socialismo com a democracia? por amor de Deus Levy pra teu bem estar fuja quanto é antes…voçês prometeram fazer milagres e pelo visto nunca tiveram poder por isso ruaaaaaa, e tu não tens moral nenhum pra falar sobre isso…

  3. Mimi

    19 de Outubro de 2012 as 11:19

    Defendendo o seu pao…

  4. ZE PEDRO

    19 de Outubro de 2012 as 11:20

    O Levy Nazaré já tem idade para ter mais juizo

    • "Nós por cá e a nossa maneira"

      20 de Outubro de 2012 as 8:06

      ……..deslarga-te do passado Levy……

  5. Féde ká Dóxi

    19 de Outubro de 2012 as 11:26

    Levy, tens nacionalidade Portuguesa. Podes fugir que ninguém vai contra ti.
    Se ADI não deve porquê temer.
    Tb tu não és do ADI. Só estás a transmitir experiência da Geração Esperança. Tu e o Agostinho Fernandes. Ou ao contrário. Foste para o ADI ganhar experiência para reactivar a Geração Esperança. Força. Mas não seja medroso.
    Diga verdade ao pôvo. Manifestar o Moção de Censura não implica queda de Governo. Diga isso ao Pôvo. Nem o PCD nem o MLSTP quer queda do Governo. Quer que PT ´diga verdade ao pôvo e não engane esse povo martirizado. Cuidado! Se PT foge manifestação vai cair no Parlamento. Ê sá káká. Djá sé. Selá nancê toma calmante. O Bidão estará lá. Vais engolir essa tua língua. O teu dente lavrado vai cair de raiva. ê Bõbô ê! Cuida-te

  6. ai de mi si não envangenlizar

    19 de Outubro de 2012 as 11:54

    levy isso não guerra para correr com ninguém, não vai correr com turista, empresário interno também com externo, em qualquer pais do mundo onde direito é democrático existe manifestação… fica bem levy quem não deve não teme

  7. João Carlos

    19 de Outubro de 2012 as 12:23

    Eu quero comentar algo aqui que me deixa triste…Todos os primeiros comentarios deste jornal, tem mãos dos tecnicos informaticos que fazem gestão do mesmo site. Se verificaream mal a noticia entra, vem logo 5 ou mais comentarios contra e quase a mesma coisa e com mais de 10 votos a favor em muito pouco tempo….neste momento eu sei que vcs que gerem este site, sabe quem está a escrever e por isso eu peço a vocês…Isso sim é que não é democracia… Tenho muita adminiração das pessoas que compõem este jornal, mas desta forma, me deixa muito triste. Mais triste ainda, são as pessoas que não sabem e são influenciadas pelos 1º comentarios…

  8. Deus Afonso

    19 de Outubro de 2012 as 12:24

    Como as pessoas mudam, o Sr Levy, era defensor do esperito revolucionista, se a coisa nao ta bem levy tenhos que usar os meiso que temos para a combater. e as ccombater

  9. Dangereux

    19 de Outubro de 2012 as 12:33

    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.

    Não podemos trocar a justiça pela soberba, deixar o direito pela força, esquecer a fraternidade pela tolerância, substituir a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo.

  10. Santosku

    19 de Outubro de 2012 as 12:40

    Sinceramente, contraditório com ele próprio. Ora não apoia ora apoia seja sincero, Jurista tem que ser firme. Manifestação é um direito, portanto ninguém pode proibir que ela seja concretizada. ADI tem medo de quê se diz que não deve. Manifestação não cria instabilidadae porque em todos os Paises de Mundo manifesta-se.

  11. Zugú-Zugú

    19 de Outubro de 2012 as 13:30

    O Sr. Levy é também um dos funcionários do Tribunal. Segundo o Sr. Primeiro Ministro diz que o Tribunal precisa de reformar, porque tem havido muita corrupção nesse Sector e muita incompetência dos Juízes. Porquê que o Sr. mete o caso à Procuradoria da República, sabendo que o Sr. Raposo não é Juiz do Tribunal. Quem vai julgar o caso, ~são os corruptos do Tribunal que Sr. anteriormente se referiu? Pode ser verdade, que o Sr. até consegue corromper mais algum Juiz a fazer o uso do seu mando, com o dinheiro com proveniência duvidosa. Fui, hó Sr. Levy.
    O Sr, Patrice Trovoada disse que um dos Deputados disse que está cheio dele bem como os seus familiares, porquê que ele não denunciou o tal Deputado com nome próprio. Todas às vezes ele mete seus familiares no caso, quando é chamado à responsabilidade. Deixe de tretas.

  12. Santomé

    19 de Outubro de 2012 as 15:11

    Levy um homem não pode amar dois senhores ao mesmo tempo… Tu amas diabo e Deus… Tu es um jovem corrupto, não tens moral para falar de dignidade… Qual investimento estrangeiro, vocês falam tanto em investimentos na pratica nada acontece,quem não sabe que país vive na instabilidade…esse Governo é de instabilidade… Tu es um jovem instável

  13. hiro manuel

    19 de Outubro de 2012 as 15:39

    Olha levy, nem imaginava, sem vergonha e safado…Cuidado que algo de especial que tens pode ti virar as costas. S.Tomé é poderoso hoje sem segurança e de forma irresponsável vai lançando a sua língua suja para fora, olha para o teu amanhã…Jurista de meia tigela.

  14. Ze das Quinas

    19 de Outubro de 2012 as 18:42

    Votei para o ADI em 2010 mas estou profudamente arrependido. Este partido tem no seu seio gente muito arrogante. Este discurso é uma autentica aberração, com um único propósito de semear o ódio e a divisão entre os santomenses.E por este motivo que apesar da chuva la estive e estarei sempre que for necessário

  15. S.Fernandes

    19 de Outubro de 2012 as 19:00

    olha a minha opinião acerca desto tudo é que eu sou de ADI mas é que o governo deve chamar todos os partidos politico com assebto parlamentar e pedir contributo e aternativa e soluçoes para o problema … penso eu que so assim poderemos sair desta crise …. e o primeiro Ministro deve deixar de ser arongante e pensar que sabe tudo …

  16. delgado

    19 de Outubro de 2012 as 23:31

    ADI, Hojé vc estão a ver como é bom governar sobre a menoria a menoria no parlamento .
    EM s.tomé diz quem não quer ser lobo não veste pele se vestio agora curagem.
    É só seguir em frente e governar com transparençia se vc não governar bem proxima eleição em oposição vc vão ter .
    VIVA o melhor governo de de s.tomé e principe chefiado por TROVUADA FILHO.

  17. João Carlos

    20 de Outubro de 2012 as 2:20

    Senhor Hiro Manuel, não venho aqui defender Levy. Mas isso é um jornal e eu acho quem quiser insultar alguem, tem outros campos e não esses.

  18. TVS-Televisão Santomense Aberta

    20 de Outubro de 2012 as 10:07

    Sinceramente,não tenho partido mas a pouca vergonha que o ADI e o Governo de Patrice Trovoada e Varela estão fazendo é uma autêntica sugeira.
    Pagaram pessoas ontem cerca de 1.000.000,00(um milhão de dobras)para irem boicotar a maniofestação com disturbios.É GRAVÍSSIMO.
    E como se não bastasse,para distrair a população sobre a questão do NAVIO em S.Tomé o próprio Governo na pessoa de Varela com a cobertura da TVS,ADULTERARAM um documento tudo com único objectivo distrair a população para não manifestar.Inclusive nós ouvimos notícia em que a RNSTP através de mensagens de KAUKI apelava concentração dos LICENCIADOS na casa de Cultura pelas 10 horas,informando de forma leviana de que o processo dos mesmos estava resolvido-TUDO PARA BOICOTAR manifestação. DESCULPEM-NOS,mas isto é CRIME contra direitos de cidadão conferidos por Lei.
    É MUITO TRISTE A MANEIRA TÃO DITATORIAL como o Governo e ADI estão levando S.tomé e Príncipe.
    SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DR.MANUEL PINTO DA COSTA:
    AJUDE-NOS A SALVAR AQUILO QUE O PRÓPRIO SENHOR NÃO POUPOU ESFORÇOS E FEZ COM ESTE PAÍS HOJE VIVESSE A DEMOCRACIA.
    AJUDE-NOS A SALVÁ-LA.
    VIVA S.TOMÉ E PRÍNCIPE
    VIVA O POVO SANTOMENSE,para que,
    VIVA A DEMOCRACIA.

  19. Pascoal

    20 de Outubro de 2012 as 15:57

    Muito simples e não se argumente muito. O ADI democraticamente que organize outra manifestação a demonstrar a sua solidariedade com o governo mais nada, ademais pergunto ao senhor sec. geral deste partido que só está ali sentado, pq não organizou este evento no mesmo dia que o MLSTP e seus filiais o organizou.O MLSTP quer poder a todo o custo…Qntos deste partido não por lá passaram, qual foi o resultado.Só inocentes é que não viram.

  20. jorge desalmado

    20 de Outubro de 2012 as 18:45

    Nao. Agora está tudo resolvido. Depois da manifestação o Jorge Amado vai receber sua comissão e pronto. Livre de imposto. Sejamos justos, afinal ele é que começou o negocio.Pelo menos assim assim o homem vai deixar de espumar pela boca como um porco.
    Otário.

  21. agua grande dizzz

    20 de Outubro de 2012 as 19:01

    força adi o mlstp nao sabe estar em oposiçao querem poder a qualquer custo dr levy força tutens capasidade pra estares no lugar onde estas anacleto é um mizeravel que esta a busca de trocos .o povo esta com vosco apertem exes ladroes todos pra eles pagarem divida ao bancos em stome

  22. peter

    21 de Outubro de 2012 as 19:11

    Hey gente…. mas quem e quem na terra? quando nao e Dr Levy e o Patrice ou Varela. o MLSTP ja estava la, o MDFM o PCD tambem e nenhum deles fizerao o forao melhores democraticos agora dizem que o ADI ou PT e ditador??? estao falta de bagoritos por isso tanta barrulhada.

  23. Herminia

    22 de Outubro de 2012 as 8:39

    Sou simpatizante do MLSTP, mas fiquei triste e apelo os verdadeiros MLSTPISTAS, que encontre outro rumo. MLSTP precisa de um lider, não de um chefe; precisa de um conquistador, não de um assaltador; Se for com este andar, estamos perdidos. MLSTP se tivesse liderança, não precisaria de parceiro, alias, um parceiro, como Anacleto Rolim, MDFM, PCD.MLSTP precisa de facto de um LIDER, para ser LIDER, é preciso ter dignidade, ser honesto,exemplar, trabalhador, sincero, responsavel, credito, enfim, o que Jorge Amado não tem…Pensemos no futuro de MLSTP. Perguntaria, na eventual posibilidade de MLSTP vier ser Governo, será o Jorge Amado o PM? Aquele que ando ao boxe com Gabriel Costa…
    Gosto do MLSTP, não MLSTP/PSD( Partido Sem Direcção)

  24. ÔSSÔBÔ

    22 de Outubro de 2012 as 9:58

    Deve-se pensar e repensar as estratégia de governação de S. Tomé e Príncipe.
    Fui!!!!

  25. santomé e principe

    22 de Outubro de 2012 as 10:28

    A AGN, do empresário Roger Agnelli, planeja construir um complexo portuário em São Tomé e Príncipe, um arquipélago de língua portuguesa na costa africana. Pelo projeto, ele servirá como central para dezesseis países da África Ocidental, que não possuem terminais de grande calado. A primeira parte do projeto, de contêineres, está orçada em U$ 300 milhões. Até ser concluído, ele pode alcançar U$$ 1 bilhão. O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovada, veio ao Brasil para discutir o assunto. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, é um entusiasta da ideia.

    Felipe Patury

    Sr. PM. e o ADI explica o povo isso?

  26. Sun desú Páde

    27 de Outubro de 2012 as 17:40

    Muito bem Dr. Levy Nazaré, quem não tem rabo na estrada. fica de acostas largas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo