Manifestação desta tarde é democrática e tem rosto

Os três partidos políticos que formam a maioria parlamentar, nomeadamente o MLSTP/PSD, PCD e o MDFM-PL, juntaram-se a outras forças da oposição sem representação no parlamento, para realizar esta tarde o primeiro protesto interpartidário para salvar a democracia.

Ordens alegadamente arbitrárias do governo exoneraram dezenas de quadros são-tomenses da administração pública. Recentemente duas situações, acabaram por travar a paciência das forças políticas da oposição. Um deputado no exercício da sua função criticou o governo e logo foi expulso do seu emprego. Um membro da Direcção do MLSTP leu o comunicado do seu partido sobre o caso dos barcos, e foi exonerado do cargo de director de um dos departamentos do banco central.

O Primeiro Ministro Patrice Trovoada em declarações a imprensa deixou claro que é o Chefe máximo da administração pública de São Tomé e Príncipe. Por isso não concorda que os seus subordinados, leiam comunicados ou falem coisas que o Chefe pode considerar como difamatórias.

Por essas e outras razões, a oposição considera que a democracia está em perigo e avançou com a manifestação para salvar a liberdade de pensamento e de expressão, ou seja, a democracia. «É a defesa de um bem comum, que muito nos custou e que hoje sentimos cair num perigo. É a democracia. Apelamos a uma manifestação no segundo período desta sexta feira. Porquanto sentimos que diversos atropelos cometidos pelo actual governo põem em causa o nosso sistema democrático, algo que não podemos tolerar, por isso vamos a rua dizer não. Mas dizer não, de uma forma ordeira e pacífica», declarou Fernando Maquengo, Secretário Geral do partido MLSTP/PSD, numa conferência de imprensa conjunta com as outras forças políticas da oposição.

O MLSTP apelou os seus militantes e simpatizantes a se juntarem a manifestação, que segundo Fernando Maquengo, visa promover também a paz.

O PCD, através do seu secretário geral Arzemiro dos Prazeres,  considera a acção desta tarde,como «um gesto pacífico para salvar a nação do perigo eminente. Nós são-tomenses temos o bem de sermos pacifistas. Contamos com o controlo da manifestção que será feita pelo governo. É uma manifestação com rosto, estamos aqui e fazemos parte de uma família que é a oposição. Uma família de patriotas. É com este sentido de patriotismo que estamos aqui para dizer sim a São Tomé e Príncipe, e não aqueles que pensam o contrário», sublinhou.

O MDFM-Pl do ex-Presidente Fradique de Menezes, foi mais longe. Para além de chamar os seus militantes para a manifestação, apelou os militantes da ADI a se ajuntarem ao protesto pacífico. «Incluindo os militantes do ADI que de certeza uma grande franja, vem-se manifestando descontente no sentido de se juntarem a voz do povo, no sentido de se juntarem a uma causa comum, que é querer mais e melhor para São Tomé e Príncipe. Querer a verdadeira transparência na gestão da coisa pública, querer uma acção governativa que seja funcional e aceite, que a nossa democracia não esteja em perigo. Alguém disse na Rádio Nacional que esta manifestação não tinha rosto. Não esta manifestação tem rosto. Vamos fazer uma manifestação pacífica», afirmou Adelino Lucas, Secretário Geral do MDFM-PL.

Anacleto Rolim Presidente do Partido Trabalhista de São Tomé e Príncipe, é a voz da oposição extra-parlamentar, que falou na conferência de imprensa. «Nos últimos tempos vivemos alguma apreensão, na medida em que pairam sinais que tendem a perigar as conquistas da democracia. Afinal de contas o suposto profeta da democracia, mais não é se não profeta da tirania, que ameaça os direitos mais elementares do cidadão são-tomense. E sempre que haja este perigo, venha de quem vier, o PTS se alinhará ordeiramente e sempre fundamentado nos valores da democracia para fazer a devida democracia da nossa liberdade», precisou.

A manifestação começa as 14 horas locais. O campo do Riboque, é o ponto de concentração e de partida para uma marcha que vai percorrer várias artérias da capital são-tomense.

Abel Veiga

.

  1. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Quem não deve não teme. O ADI não deve temer a manifestação. Manifestação como Moção de censura não implica a queda do Governo.
    ADI diga a verda ao Povo. Diga isso ao Povo.
    Nada mais.
    Não pague ao povo para não se manifestar. Deixa o povo à vontade.

    • img
      XYZ Responder

      “Não pague ao povo para não se manifestar. Deixa o povo à vontade” – E VICE VERSA, quer dizer, tambem não pague ao povo para ir manifestar. Deixa o povo à vontade.

  2. img
    Duro de matar Responder

    Meus amigos,

    Nesta dita manifestação, que não sei para quê e porquê? Talvez seria melhor, a tal manifestação, torna-se numa megaoperação para limpeza e capinação de cidade de S. Tomé que não está grande coisa.
    Entendo o vossos desespero( Bano, Jorge Amado, Delfim Neves, Rafael Branco e muitos outros), tacho acabou, vocês estiveram no poder há anos, nunca fizeram nada para País, uns enriqueceram ilicitamente, não se sabe de onde veio a tal riqueza, e eu vos pergunto qual é a melhor solução vocês têm por país, resposta, continuar a roubar como sempre fizeram.
    Por favor, não criem mais problema há este país, de pessoas humildes, e trabalhadoras, fazem com muitos fazem, saem da politica dediquem aos campos e suas família, deixem de problemas, e ainda chegam a tempo de serem mais resposáveis e hosnestos.

    • img
      Bobuwabo Responder

      Vç é donde Duro de Matar, a onde vai o dinheiro que o governo deu para a camara para limpesa da cidade?vç não conheçe a democracia? HÓOOO tais a mamar tbm a a mema chupeta. coitado

      • img
        Duro de matar Responder

        Caro Bobuwabo, sou Santomense assim como você, conheço a democracia, e talvez muito mais/melhor do você, sei que a democracia, não só nos dá direito a manifestar, mas também reparar os fazemos de mal, e não falo por dinheiro, apenas falo por ser um santomense e alguém que presa para um país melhor, e desde sempre pude saber o que é ser honesto, não esperar que os outros façam por mim, mas sim, eu fazer por mim mesmo, dentro das minhas possibilidades, aquilo que se passa no país é grave, tendo em conta que todos querem ser ministros e ninguém pensa em fazer algo para que possamos progredir, são pessoas assim como você, que só pensa em dinheiro, que tem o país no estado que está!

  3. img
    Carlos Alberto Responder

    Assim sim.Neste caso contem com o apoio meu e dos meus.
    Estaremos lá.

  4. img
    jorge desalmado Responder

    Veja os nomes do ROSTO da manifetação: Maquendo, Bano, Delfim, Jorge Amado… Sim, esta é uma família de gatunos.
    Rolim, deixe de ser PARASITA e procure algo útil pra fazer. Por tua causa, santomense tem fama que não gosta de trabalhar. Como Patrice não aceitou a tua proposta viraste a casaca. Teu partido PTS devia ser PPS (partido de preguicosos santomente). Deus nos acuda e nos proteja.

  5. img
    santola Responder

    MLSTP deviam pensar bem antes de falar tudo que acontence tem um porque. pelo visto o P.M ja esta a ganhar oposiçao. tem como provas dos barcos em stp foi pedido pelo jorgue amado quando éra embaixador para os barcos irem a STP, agora quero ver as provas vivas que JORGUE AMADO diz que tem . por favor ABEL queremos saber como vai ser fim desta novela´. …. e devias tambem fazer mas o trabalho de jornalista muitas coissa sabemos por via da rdp/ africa´. porque se eles conseguem voce tambem pode

  6. img
    jorge desalmado Responder

    Deus nao dorme. Veja essa noticia.
    “Governo diz que está a procurar os barcos que desapareceram no início de Maio último
    2 Junho 2009

    Mais de 30 dias após o desaparecimento de dois barcos pesqueiros confiscados pelo estado, o primeiro-ministro Rafael Branco, decidiu dizer alguma coisa a nação. Disse que as autoridades estão a procurar os dois navios, tendo pedido ajuda aos países da sub-região. Segundo Rafael Branco, a França que tem importante presença militar nesta região sobretudo, a nível naval, também foi avisada que São Tomé e Príncipe tem dois barcos a navegar no golfo sem rumo e sem tripulação. Até agora o arquipélago não r ecebeu qualquer sinal dos países da sub-região, sobre o paradeiro dos dois barcos de pesca.”
    Onde esta conclusão da investigação do governo de MLSTP/MDFM/PCD. Quem vendeu os barco? Gatunos…
    O Povo nao tem memoria curta.
    Querem atirar cerradura pra os olhos do povo.

  7. img
    Barco a Vela e Velinhas Responder

    Afinal Jorge Amado já sabia dos barquinhos a vela que estão ancorados nas ilhas maravilhosas a fazer transbordo de percentagens virtuais de mercadorias de papel … sabia até das percentagens…, recebeu os “Made In Taiwan” no seu Gabinete e perdeu o protagonismo nas percentagens… porque deixou de ser embaixador, e agora é a prova viva de que, não comeu dinheiro…e assim soprou como ja não tem nada a perder soprou a vuvuzela para que os Barcos a Velinhas… abandonem o País, porque Ele não chupou o dedo, nem as sobras percentuais de um “bizness” que ele ajudou a nascer… QUE GRANDE DISPARTE, JORGE AMADO… e agora será que a manifestaçãozinha vai te ajudar a amealhar as percentagens perdidas em Taipe, e afundadas no TITANIC das percentagens que agora jazem no fundo do mar do teu talho em Sto António???

  8. img
    ajax Responder

    Entendemo:vocês de ADI e Governo Corrupto estáo é DESORIENTADOS!!!!!!!!!!!!!!

    • img
      Deus todo poderoso Responder

      Não parece meu caro, ao menos o ADI apresenta documentos, provas de que os do MLSTP(J. Amado…), são mentirosos natos, e o MLSPT..??, que provas tem..?? Nenhuma só bluff, manifestações sem raão de ser, um desespero total, sem mencionar essa sede de assalto ao poder, achas que o povo é burro…??

  9. img
    Sr. Parvo Responder

    Muito bem união faz a força..meus Senhores gostaria de vê-los sempre juntos lutando por causa nobre, que é o desenvolvimento de S.T.P… Sei que os sucessivos Governo cometeram atrocidade para com o povo…e o atual Governo que foi visto como esperança esta a cometer o pior… Patrice Trovoada tem pensamento de um ditador… Homem que pensa apenas em se e mais ninguém… País esta numa situação lastimável.. Espero que essa manifestação seja de um modo pacifico que possamos chegar no intendimento…. Deus proteja S.T.P e seus filhos…

  10. img
    Barco a Vela e Velinhas Responder

    Afinal Jorge Amado já sabia dos barquinhos a vela que estão ancorados nas ilhas maravilhosas a fazer transbordo de percentagens virtuais de mercadorias de papel … Só que preferiu calar-se pensando que assim que, calado e apenas intimidando a maré alta e baixa da nossa baía , iria cair alguns peixes no seu talhos…Sabia até das percentagens e clausulas do acordo maldito…. e fantasmagórico… recebeu até os “Made In Taiwan” no seu Gabinete e perdeu o protagonismo nas percentagens… porque deixou de ser embaixador dos homens de sorriso amarelo, e agora é a prova viva de que, não comeu dinheiro…, neum um cêntimo dos risos amarelos e assim soprou forte e de forma viva a Vuvuzela com cheiro a “fulufulo” e como ja não tem nada a perder soprou novamente a vuvuzela eletronica na radio e TVS, para que os Barcos a Velinhas… abandonem o País, porque Ele não chupou o dedo, nem as sobras percentuais de um “bizness” que ele ajudou a nascer… QUE GRANDE DISPARATE, JORGE AMADO… e agora será que a manifestaçãozinha vai te ajudar a amealhar as percentagens perdidas em Taipe, ou a te por de costas viradas para o teu amorzinho de predição o “ADI” e afundadas no TITANIC das percentagens que agora jazem no fundo do mar do teu talho em Sto António???

  11. img
    Madalena Responder

    Temos de investir numa escola de formação superior de politica e de governação, para daí a 10 anos substituirmos toda a velha maquina, quer do MLSTP, PCD, e ADI. Formação politica de nova geração de politicos, com o apoio das nações unidas. Agora como não temos sangue, apenas bla bla, bla, é o momento ideal para esse tipo de intervenção. É como se tratasse de combate ao PAludismo, mas de maneira diferente.

  12. img
    agua arroz Responder

    nos tamos a ser iguinorado a nivel mundial por causa da nossa politica basta falar q somos samtomense pr ser visto como nada

  13. img
    santola Responder

    hoje a povo mostrou que ja esta cansado a manifestação so dorou 15 mint grande fracaso de oposição é melhor pensar bem antes de ir a rua .. procura soluções para varios problemas em stp. porque a democracia não esta em perigo em stp. mas o que esta em perigo é a qualidade de vida do povo. isso sim que devia ser lema da manifestação certeza que durava mas que 15mnt

  14. img
    Cidadao com muito orgulho Responder

    Sinceramente !!!… Ate quando Sao Tome e Principe ?…Nos ficamos mau visto com tudo isso,pais nunca sai de onde esta ancorado, continuamos a perder prestigio e confianca perante os investidores estrangeiros, logo agora que O FMI e outras entidades internacionais deram nota positiva ao desempenho do pais. Vamos sempre ficar no leve-leve, outros continuam avancar e a prosperar-se e nos, coitado, como sempre ficamos retidos no nosso ninho de ignorancia, pobreza, e a merce de ajuda externa. Ate quando que ficamos metidos nestes atritos politicos ?… Ate quando ? Balanco de 37 anos de independencia, continua sendo nulo pra nao dizer abaixo de zero, mediante o culto de impunidade. Pais de maioria jovem, varios quadros em diferentes areas, momento mais que nunca de estarmos unidos e lutarmos para o desenvolvimento da nossa bel patria. Ao em vez de estarmos a propagar a ma imagem do pais, perdendo a sua credibilidade. E desta maneira que estamos a nos preparar para os grandes eventos que hao de vir como petroleo, porto de aguas profundas e mais?…Num momento em que o norte enfrenta a crise, os investidores um pouco cetico, e continuamos com brincadeiras? Sera que isto e ser politico?…isto e ajudar o pais a desenvolver?… Se na realidade que somos todos primos, a prioridade seria o desenvolvimento do pais para que todos os sao tomenses tivessem de facto o prazer de desfrutar o paraiso que tanto falam. Bem haja a todos.

  15. img
    sum mé chinhô Responder

    Aié!!!,Povo saiu á rua? Apartir desdte momento vamos ser despedido por Patrice Trovoada. Ele (PT) vai nos expulsar “todos” para fora de STP. Fui

  16. img
    The Politics Responder

    Que bandalha este pais!!!. É MESMO UMA VERGONHA!!!! O Sr. Patrice sabe perfectamente que faça o que ele fizer nada lhe vai suceder: não ira para cadeia, não tera que pagar nem siquer um tustão. Ele esta completamene seguro disto.
    Não sei quem vai mudar isto, mas esta na hora de fazer alguma coisa ao respeito. Não sei si o Sr. Presidente ou a população, mas BASTA DE TANTA MERRDA!!!

  17. img
    maria tira ponha Responder

    Meus irmaos esta mais do k claro o k senhor jorgd mdo com o seu MLSTP kerem do nosso stp o senhor jorge amado e um grande opotunista ladrai.ele sabe tudo acerca dos navios como o mesmo negocio provavelmemte beneficiara o povo de santome nao o nome do jorge amado ladrao. eis a razao

  18. img
    delgado Responder

    BOM dia ou boa noite caros compatriota .
    EU sou um cidadão que estou solidarisado com o goveno porque quem foi democraticamente eleito tem direito de governa para o povo sem ver rosto nem classe politico e partidario.
    E eu acho sim que devemos rever essa nossa constituição de cima para baixo que deveria ser para ser um depotado ele deve sim ser só o depotado e não andar aqui a a oucupar os outros cargos publico.
    por um depotado tem que defender o enterece do seu circuincrição que ele foi eleito e o todu povo não andar aqui com dois trabalhou trabalho e um jovem recem formado não tem nada que tanta injustiça .
    Agora só um recado para MLSTP,PCD,MDFM,que já fizeram governo de coligação o que resultou em dividas esterna mais retrocesso para pais mais pobresa vocês não me enganão .MAS eu dicho aqui um recado ao Primeiro Ministro Patriço trovada que aqui se deve aqui se paga quando ADI estava em oposição juntarão com MLSTP fizeram do MDFM/PCD GATO e sapato quando eles estavam no governo e hojé o problema esta a vista agora é só aguentar levantar a cabeça e trabalhar porque se vc não aguentar o vento ciclone pode querer que o povo não vaivoz dar nem oposição vc vão ter porque o grupo que esta a governar é bom e o povo estão com vc .viva s.tomé e principe viva o melhor governo de todo os tempo de s.tomé.

  19. img
    pantufas Responder

    Olha,o JAmado está fazendo do nosso MLSTP o que o Artur Jorge fez ao Benfica,lembram-se disso?Foi umalimpesa no balneario e viram as consequencias”!
    assim não vamos longe,só estamos a apanhar capotes.
    Ò meu glorioso,abram bem os olhos,pois ainda estamos a tempo de apanhar o comboio!!!!!!!!

  20. img
    Non molé Responder

    Voces todos falam mal de Riboque , gostaria saber o porqué da manifestaçao começar la no campo de Riboque? Poque vcs achas que o povo de la sao “comedias” nao é? Ou Porque sabe que la tem o maior numero de populaçao? Sinceramente que voces todos do governo sao uns bandos de incopetentes. Deus poderia fazer para um ciclone vir e entrar so nas vossas casas para limpar todos voces de nosso STP. Porque STP é um pais Santo e nao deveria ter gente de vossa especie nem categoria.

  21. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Patrice Trovoada tem que baixar a cabeça. lamber as botas de Jorge Amado, Xavier Mendes. Do Fradique não precisa. Ele não tem o gosto de ganhar eleições `sozinho só atrelado. Mes,mo assim não consegue segurar. Esquecer o que disse qdo ganhou eleições (Não negoceio com as actuais direcções do MLSTP e do PCDO) E agora?
    Seja humilde Senhor Primeiro Ministro. Humildade não é inferiorizar. Oiça os conselhos dos que estão a sua volta. No seu Governo, no seu Partido tb tem gente bôa e sei que eles têm lhe pedido para baixar. Mas como tal filho tal pai e filhos às vezes são mais perigosos, porque são de raça cruzada! Enfim. Mude. Não engane o povo.
    Depois de efectuar os encontrtos com o poder local, o que fará dos resultados? Sem dinheiro, sem apoio externo! Hun, não sei não.
    Será Fuba com Bico. Tb o Sr é ratro. Inventa uma confusão falsa e vai dizer que a oposição não deixou. Dioga a verdade e só verdade. Ponha a máscara e faça isso. Se não quer por máscar, Faça uma viagem de 15 dias para Líbia ou Siria ou ainda Afganistão e deixe criar a barba e cabelo arranje um cachimbo e logo no Aeroprto, peça desculpa a todos e faça amizades com todos e volte a estaca zero. Oiço conselhos.

  22. img
    Verónica Responder

    Quero ver o ADI fazer amanifestação amanhã como está previsto e quem a vai lderar. Espero que ela tenha rosto, com a presença do PT, Levy, Sr.Evaristo, Sr. Stock que andou a pagar o povoem Santana para semanifestarem a favor, mas que face a outra contra deu em nada. O conflito aí gerado. Nem sequer falaram dele. Tudo foi abafado. Porque razãonão passaram a contestação do Aleixo?
    Povo tenha cuidado.

  23. img
    TRINDADE Responder

    rosto de malandros e sem vergonhas

  24. img
    Gika Responder

    Auô!

Deixe um comentario

*