Patrice Trovoada viu apenas 300 pessoas na manifestação da oposição

O Primeiro Ministro, Patrice Trovoada, terá analisado a manifestação organizada pela oposição, com base nas imagens divulgadas pela Televisão de Todos Nós. Por isso, a leitura que fez é certa e justa. O número indicado pelo Chefe do Governo é por excesso, uma vez que as objectivas da TVS terão captado número inferior a 300 pessoas.

O Jornalista da TVS que deu cobertura a manifestação da última sexta feira, foi posto imediatemnte em quarentena, ou seja, está afastado de todas as actividades da redacção da TVS. Chama-se Genisvaldo Nascimento, e pelo que o Téla Nón apurou, quando chegou a redacção da TVS na última sexta-feira, para preparar a reportagem da manifestação, recebeu ordens expressas do seu CHEFE, para dizer taxativamente que o protesto da oposição foi um fracasso e que não teve impacto.

Genisvaldo Nascimento, não aceitou satisfazer a vontade do CHEFE, porque considerou que era arbitrária e violadora da lei de imprensa. Porque as ordens e vontades do CHEFE, não podem ser contrariadas, o jornalista foi imediatamente posto em quarentena. «Ele(O CHEFE), queria que eu dissesse, que a manifestação foi um fracasso, que não teve impacto. Não aceitei. Por isso, fui afastado dos trabalhos da redacção», declarou o jornalista em conversa com o Téla Nón.

Com o jornalista posto em quarentena, a Televisão de Todos Nós, publicou imagens da manifestação, que só as suas objectivas captaram. Os repórteres fotográficos que estavam no local, têm nos seus arquivos registo de uma afluência razoável de manifestantes, apesar da chuva torrencial que marcou o dia da manifestação.

Outra televisão que estava no local, também tem imagens que não são de 300 pessoas, mas, sim mostram uma moldura humana, que atinge cerca de 5000 pessoas. Só a TVS captou o que mais ninguém conseguiu. O país viu as imagens únicas da TVS sobre a manifestação. O Chefe do Governo que deixou São Tomé no dia da manifestação, tendo concentrado na ilha do Príncipe com todos os membros do seu executivo, também viu a verdade da manifestação captada pelas objectivas da Televisão de Todos Nós. «Esses mesmos partidos que apoiaram a eleição de um novo Presidente há um ano, não conseguem meter 300 pessoas na rua. Esses 3 partidos só põem 300 pessoas na rua. Vamos todos aprender a lição», declarou o Primeiro Ministro em entrevista exclusiva a TVS.

Com referência nas imagens e na reportagem montada pela Televisão dominada pelo poder, Patrice Trovoada considera que «o povo não pensa que a democracia está ameaçada. O povo não quer instabilidade. O povo não quer que esse governo caia», frisou.

O Chefe do Governo, acabou por definir a manifestação da oposição, como o CHEFE da TVS, queria que o jornalista Genisvaldo fizesse. «Esse FIASCO de manifestação de ontem, deve ajudar as pessoas a rever a sua estratégia».

Para já e apesar das imagens únicas da TVS, Patrice Trovoada não entra em euforia. «Não estou a dizer que a maioria esmagadora dos são-tomenses está com a ADI e com Patrice Trovoada. Mas eu quero dizer que a esmagadora maioria dos são-tomenses, incluindo os militantes do MLSTP, do PCD e do MDFM, não querem instabilidade», concluiu.

Abel Veiga

  1. img
    Carlos Jorge da Silva Responder

    A mentira tem limites. Do meu Primeiro Ministro é demais. É bom que o governo aprenda a contar e desenvolva a capacidade de ver o que está a sua volta se não …..
    Nem o Miguel Tovoada foi tão atrevido com está sendo esse tirano do PETrovoada

    • img
      Calibre 12 Responder

      Esse homem é mesmo perigoso. Sim!
      Burro ele não é porque ele sabe defenir uma manifestação de mais de cinco mil pessoas de uma manifestação de 300 pessoas. Mas como ele é perigoso, ele prefere menosprezar méritos de outrospara se perpectuar.
      A Ambição dele é desmedida e está disposto a passar por cima de tudo e de todos para conseguir seus objectivos e depois pirar-se desse país.
      Patrice ou precisa de óculos de lente ou precisa mesmo é de um psiquiatra. Esse homem não estábem. democraticamente ele deveria vir ao publico falar das coisas boas para o país e não limitar-se a insultar e menosprezar os outros.

  2. img
    Nelson Leite Responder

    PT desiste, tu és corrupto, és mentiroso, és um ditador, tas meter agua demais… Ja tens dinheiro pra ti e para os teus filhos e familiares. Deixa-nos em paz, vai fazer tuas trafulhices nas Arábias… Podias fazer muito por STP, mas só pensas em ti, és um eguista, Santo Tomé todo poderoso não permitira que entregues STP ao tráfigo e a corrupção e aos teus caprichos… Pede demissão, deixa quem quer fazer algo por STP trabalhar. Nunca pensei que fosses tão mau… Ouve uma altura em que eu pensei que tu como PM e Pinto da Costa como Presidente seria o ideal pra STP, mas arrependo-me profundamente de te-lo dito no passado.
    Pensava que usarias os teus conhecimentos para ajudar o país a sair da situação em que esta, mas não, só pensas em ti, queres tudo pra ti, esqueces que STP é de todos nós…

    Viva STP
    Viva a democracia

    • img
      Orlando Queirós Responder

      O Patrice Trovoada tem demonstrado que não aprendeu nenhuma lição política com o seu pai, e se calhar anda de costas voltadas com o mesmo, os dois mandatos do Miguel não foram mar de rosas, o país viveu dividido por longos anos, prestes a explodir, familiares numa mesma casa que não falavam, um com o outro, a desconfiança era generalizada. Se o Patrice lembra dos bois das ex empresas agrícolas, devia tb lembrar dos bons quilinhos que foram para o estômago dele quando em garoto falava o “a for you” no Ginásio do Liceu em brincadeira com outros putos “a for you”. Teria na certa lembrado que a sua Governaçáo tem dividido o país, que ele não está a dar conta do recado, das promessas fez? Só vergonha. Diz que em caso de novas eleições, o ADI ganharia com maioria absoluta,verdade ou não, ele que tome cuidado com a pacatez do nosso povo, que tome tb cuidado com as vitaminas existentes na cúpula do seu partido, mtas dessas vitaminas, umas já estão contaminadas, outras já fora de prazo, e eu zé povinho, que tanto bem quiz ao nosso CONVENCIDO “Dentxi Béto” não o aconselho por nada deste mundo a sacar da carteira nenhum tipo de vitaminas do ADI e fazer a sua ingestão sem primeiramente verificar à lupa o estado de conservação e/ou prazo de validade dos mesmos.

  3. img
    Lede di alame ça ua Responder

    Desgracado…………….

  4. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Isto já esta a ultrapassar os limites.
    Há uma manipulação informativa e de desinformação.
    Como patrice menciona, a oposição tem que rever a sua estratégia. Quer dizer que, o que o Patrice tem feito não passa de estratégias eleitoralistas para angariar votos. O Primeiro ministro emite constantemente comunicados, usa a tvs para os seus fins, e não ao serviço do povo.
    Isto chama-se centralismo partidário pendor totalitário.
    Esta introduzindo politicas hitlerianas em stp. Só falta desaparecer pessoas…

    • img
      vania Responder

      ohh Meu Deus vamos parar aonde!!!! Tanta injustiça, o povo tem direito de falar e manifestar!!!! cadê liberdade de expresão??PM fica a saber k ja ñ tamos mais na ditadura

      • img
        Cidadão Responder

        ñ invoca nome de DEUS em vão

  5. img
    Paulo E. Correia Responder

    O Patrice Trovoada é mesmo descarado, aldrabão, mentiroso e está a enganar nós todos com esse dente que ele abre e que Pedro já cantou.
    Eu estive na manifestação, para além disso eu tentei sintonizar RNSTP para ver se esses capangas de Patrice estavam a fazer reportagem. nada,nadica de nada. Radio Jublar sim, Inter Mamata estava a seguir tudo tim tim por tim. ele proprio disso que cerca de 7.000 pessoas aderiram a manifestação, porque é preciso saber que para alem dessas pessoas que andaram havia muitos que devido a chuva torencial ficaram no campo do riboque. Como é que esse aldrabão, vigarista, ditador vem dizer que foi fiasco, que so 300 pessoas é que aderiu a manifestação????
    Como voce esta com dificuldade de ver a verdade qualquer Patrice Trovoada voce vai ter dificuldade de ver S. Tomé e Príncipe, voce não volta mais. Pena é Levy, Oscar Medeiros e outros capangas que não tem lugar para ir.

    Paulo Correia
    Cabeça Cal

  6. img
    SantosEduardo Responder

    Mais 5 anos para Doutor Patrico Trovoada e depois virá outro Patricio Trovoada com mais rigor para por este País bem firme.
    Viva STP-
    Não há dinheiro facil para ninguém, quem quer dinheiro tem que trabalhar como o povo pequeno faz, mesmo apanhar lixo na praça o necessário é trabalahar ou::::

  7. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    PATRICE TROVOADA JÁ ESTÁ COMEÇAR A VER MAL SEM ÓCULOS: Eu posso oferecer-lhe imagem bruta da manifestação,ok.Estive lá com telemóvel.Vou publica no fb.
    Vocês todos lá da TVS devem manisfestar à favor do vosso colega Genisvaldo e contra a falta de liberdade de expressão que passa lá.Parem essa porcaria da TVS.Por isso alguém havia escrito neste fórum que lá na TVS “QUEM NÃO É CONOSCO É CONTRA NÓS”.
    Agora: DITADURA NA TVS DITADURA NA TVS DITADURA NA TVS DITADURA NA TVS DITADURA NA TVS DITADURA NA TVS.
    Parem aquela Me……………..

  8. img
    Calixto Bombaim Responder

    Vocês se lembram daquele ministro Iraquiano, quando os Americanos invandiram o Iraque, que dava conferências de imprensa dizendo que os Americanos seriam todos mortos, que não conseguiam entrar no Iraque, que o Iraque venceria a guerra, etc. O referido ministro de propaganda, mesmo quando os Americanos já tinham tomado várias cidades Iraquianas continuava a dar conferências de imprensa dizendo as mesmas coisas: que os Americamnos seriam todos mortos; que não conseguiriam vencer os Iraquianos, etc. Sabem o que aconteceu depois??? Sadam foi julgado e enforcado, os ministros Iraquianos foram julgados e presos, oa Americanos derrubaram um regime que já durava há muito tempo no Iraque. É isto que me faz lembra esta história de manifestação e da TVS.
    Mas quem deu poder ao Diretor da TVS para estar a fazer o que faz nesta televisão???? A televisão é dele??? A televisão é do Patrice Trovoada???? A televisão é do paí deles????? Este jornalista que filmou a manifestação e não o deixaram trabalhar na edição e transmissão de imagem deveria apresentar queixa ao procurador geral da República, ao Presidente da República eoutras instituições internacionais. Está em causa um direito fundamental: liberdade.A classe jornalística do país concorda com estas coisas???Estão a espera de quê para falar e manifestar??? Em que país estamos???? Nunca vi uma coisa desta em S.Tomé????? Parece incacreditável uma coisa desta. Se o Patrice faz isto mais o seu cão de guarda que é Director de Televisão, o que não farão nas costas do povo???? Chega, por favor. O povo não aguenta miséria e pobreza juntando a ausência de liberdade. Prendam estas pessoas, por favor. Onde está o Presidente da República??? Onde está a nossa sociedade civil????
    Tenham o mínimo de dignidade minha gente.

  9. img
    Quaresma Responder

    PARVO! PARVO! PARVO!

    nome de jornal,ou…?

  10. img
    Tiago Santos Responder

    Força Governo eu ainda acredito nesse governo e tenho fé k bons dias virão se MLSTP/PSD, PCD, MDFM e outros deixarem o governo cumprir o seu mandato.
    Deixo um apelo ao nosso 1º Ministro, que fique atento porque esses bandidos deixaram bem claro k se esse governo não cai a bem cai a mal por isso fica de olhos nesses desgraçados k durante anos adaram a viver da custa do suor do povo hoje como mama acabou eles estou todos doidos atraz da mama.
    Deus proteje senhor. E Deus é maior tudo k eles pensarem em fazer vira contra eles.

    • img
      jacarando Responder

      Força Governo eu ainda acredito nesse governo do PT e tenho fé. Quando os bandidos do MLSTP/PSD, PCD, MDFM e outros pagarem os blocos de apartamentos que tomaram sob (transparencia) ai o governo do PT entregara o poder aos bandidos que nada fazem so querem comer. Paguem as dividas e deixem de converca barata o governo precisa de dinheiro para cumprir o seu mandato.
      O 1º Ministro, que fique atento porque esses bandidos vao acabar todos malucos, aperta os malandros.

  11. img
    QUEREMOS TRABALHAR Responder

    senhor patrice não de ouvido a estas palavras porque não palavras de povo de são tomé , mas sim gente ñ caonguen ficar na opsisão.por isso eu te aconselhoe vai em frente k tas no caminho certo. viva ADI viva PATRICE TROVADO viva SÃO TOMÉ.

  12. img
    transparencia Responder

    O que é do Patrice e dos seus comparsas da TVS e radio ( RDP) está guardado.Só vos aviso que quando duque de pau (trunfo)bater em cima do Às do Patrice, ele partirá no seu avião alugado, e vocês ficarão aqui para ajustar as contas.

  13. img
    Gil Costa Responder

    Esta é mais uma prova de que a democracia nunca esteve em perigo, para aqueles que dizem que o Patrice Trovoada é ditador, têm mais este exemplo que mais uma vez vem provar quanto ele é democrático. No país do Patrice Trovoada a democracia é assim, ninguém pode dizer a verdade quando ela fére sensibilidades do poder. S. Tomé e Principe hoje é comparado ao quintal do Sr. Miguel Trovoada que foi dado de herança ao Patrice Trovoada, porque mesmo uma empresa privada está sujeita a leis da república. Por isso a regra é esta, no quintal dos Trovoadas os jornalistas são obrigados a ler o que o Patrice escreve… Viva a democracia trovadista… foi esta a escolha do povo…

    • img
      fada Responder

      pois é cada rei manda no seu palácio, o rei agora é o Patrício portanto todos têm que dançar de acordo com a sua música. onde já se viu o povo a mandar no governo é o governo que manda.

  14. img
    Quaresma Responder

    Eu sou fui militar da praça 82.
    Não percam por esperar.
    Estou farto desta porcaria do Patrice Trovoada.
    Patrice…cuidado!
    Avisei.

  15. img
    ZE PEDRO Responder

    Espero que a oposição seja capaz de não cair nas jogadas do Patrice Trovoada cujo ciclo equanto politico em São Tomé e Princípe apróxima-se do fim…. Agora, é necessário que a oposição não lhe dê trunfos para que ele possa se desculpar dos seus fracassos perante os são-tomenses, pois é bom lembrar que o Patrice Trovoada é um rato na politica, por do que o seu Pai

  16. img
    ZE PEDRO Responder

    pior do que o seu Pai

  17. img
    Verónica Responder

    O Tiago Santos e o Pseudónomo Queremos Trabalhar são Caçangas de Patrice.
    Num País em guerra, essa estratégia de Patrice serve e e bem vinda. Mas não estamos em guerra. Talves estejamosa caminhar pra lá.
    O Patrice Trovoada é mentiroso. Mesmo deturpando a imagem, vê-se que a manifestação teve aderência. Não há como.
    O Pagrice está fazendo tudo para desviar a atenção do pôvo. Se ele não fosse culpado das acusações, só tinha um caminho.Ele prório e não o Varela (Capacho, traidor, filho desnaturado do MLSTP.deveria dar uma conferência de imprensa e tirar tudo a limpo. Ainda bem que Jorge e Américo tomaram posse. De contrário, Adêua Congo. Estariam os dois fechados Sine die. Isto foi feito para os espertos. Tira oPatrice as imunidadese vê seele fala.
    Tanto o MLSTP como o PCD, estão aprendendo. Qdo assumirem o poder, exerçam-o. O Patrice está a mostrar-vos.
    Esses seguidores de Patrice não têm cabeça. Este país é um país de vingança. País de Terra Queimada. Cuidado. É melhor recebr o subsídio que o Patrice dá, investi-lo bem, porque se ele cair. ê cá bilá kaká de plôco.

  18. img
    Casca Pau 3 Responder

    Meus senhores, vejo mais uma vez que os santomenses nao sao unidos e nao lutam pela a mesma causa. Causa essa que é a vontade do povo expressa na constituiçao. Tais como liberdade de expressao,manifestacao e outros, pois é preciso escutar a voz da maioria. Para um bom endendedor poucas palavras lhe basta. Julgo ser a hora do PT mudar de estrategia e trabalhar com mais transparencia porque quem sofre é o povo. Peço-lhe que mude de linguagem e pare com despedimentos anarquicos.
    Fui, almejando dias melhores para este povo. Porque sou santomense.

  19. img
    Fernanda Alegre Responder

    Palavras as vezes falham-me para definir a personalidade,de tal dito PM santomense. Quando penso qe já sei tudo sobre as boas qualidades do PM vem ainda mais surpresas. Mas é que são boas qualidades…qualidades estas que define realmente a personalidade de um palerma armado em Primeiro Ministro. Eu estou revoltada, e mas ainda quando sei que no País existe pessoas inteligentes, pessoas formadas, jornalistas capacitados, juízes qe basicamente estudaram no exterior e que conhecem outras realidades…enfim, realmente estou revoltada…por saber que essas mesmas pessoas sabem o que significa direitos e deveres de um cidadão, que sabem o que é DEMOCRACIA e não fazem nada…mas mesmo nada. Muito pelo ao contrario ficam escondidos feitos em burros…então n valia a pena estudar, ganhar conhecimentos, ser doctor! Vejamos até para deixar um simples comentário usam nomes estranhos e falsos. Porquê? Porque realmente somos umas cambadas de medrosos. Só lamentamos em casa de baixo do cobertor…quando sai a rua… quieto. Patrice, Parabéns. Muito revoltada mesmo..

    O meu sonho de ser jornalista um dia ainda continua de pé…acredite!

  20. img
    Deus Afonso Responder

    Jesus, pior que a clase politica são tomense, nenhum presta, Eu convido a todos a entregarem a vida a Jesus, é tao bom, so assim voces vao enxergar que somos todos iguas que ganancia de poder e riquesa é meiramente passageira. As vezes da vontaande de negar a patria. é doloroso dizer isso, mas enfim! Vergonha , nojo, raiva, repudiamento, sao sentimentos que tenho em relação a os politos de STP.

  21. img
    Segundo Ministro Responder

    Por essas e outras desse atual governo, temos assistido a retirada estratégica de quadros nacionais formados, que regressando ao país para contribuir com o crescimento das ilhas, se vêm obrigados a bater a retirada. Falta de transparência, injustiça, covardia, corrupção, favoritismo, oportunismo, olho cheio, pirataria. Esse governo realmente teria muito mais a fazer pela terra, mas estão de fato a meter os pés pelas mãos. GANÂNCIA E ARROGÂNCIA.

  22. img
    maria tira ponha Responder

    minha gente por favor deixe governo trabalhar

  23. img
    João Carlos Responder

    Francamente…

  24. img
    ANCA Responder

    É preciso muita serenidade, clareza de espiríto, sentido de responsabilidade pública e política, sentido de Estado de todas as figuras, Orgãos públicos, Políticos e Social, desde o Presidente da República, do Primeiro Ministro, do Governo, do Governo Regional do Príncipe, dos Presidentes das Autarquias Locais, dos Partidos Políticos, tanto do que sustenta o Governo, o Partido ADI, do que sustenta a oposição os Partidos MLSTP/PSD, PCD/GR, MDFM/PL, dos Partidos que não têm assentos na Assembleia da República, bem como dos cidadãos e sociedade civil Sãotomenses, pois é preciso ter, fazer, saber tirar ilações, olhar para os desafios futuros que o País, tem pela frente, desafios árduos na actual conjuntura e estrutura económica finaceira mundial, é necessário apresentar propostas, fazer uma boa leitura do que se passa no mundo a nossa volta, bem como no que se passa internamente no País,(Território, Mar, População), á nível Social, Cultural, Desportivo, Político, Ambiental, Económico e Financeiro, que passos ainda devem ser dados, “QUÊM?”, “O QUÊ?”, “ONDE?”, “QUANDO?”, “COMO?”, “PORQUÊ?”, para delinearmos juntos, mediante a UNIDADE, DISCIPLINA, TRANSPARÊNCIA, DIALOGO CONSTRUTIVO, e gosto pelo TRABALHO ÁRDUO, caminhos de CRESCIMENTO e DESENVOLVIMNTO SUSTENTÀVEL, para sairmo da fome, da pobreza, da miséria em que nós encontramos a mais de TRINTA E CINCO ANOS.

    Tenhamos a responsabilidade, tenhamos a clareza discernimento do espírito, nas nossas acções, nos nossos modos, de ser estar e fazer.

    A crise económica e financeira mundial, tem impacto e consequências sérias profundas e marcantes, no presente e no futuro do País, o nosso São Tomé e Príncipe, que ao longo destes anos nada produziu e vive de braços estendidos a migalhas de produtividade e rendimentos dos outros povos, e tem vindo cada vez mais a baixar a sua produtividade, enquanto Estado, Estado este da qual todos fazemos parte, que todos somos responsáveis pelo tal Estado, enquanto cidadãos SãoTomenses, como exemplo, assim foi e é o caso da produção do Cacau, da Copra, do Café, do Pescado, da Produção Hortícula, etc, etc.

    Pois gostamos pouco de trabalhar, de construir, de imaginar, de criar, de pensar, de agir, de organizar, de planear, de investir no País, de encontrar soluções, para o bem de todos os cidadãos SãoTomenses.

    Gostamos mais de festas, comes e bebes, mulheres, manifestações, críticas destrutivas do que construtivas, gostamos mais de dividir para reinar, do que unir para construir.

    Pois é hora de mudar-mos tais estados de espiritos e da alma, tais comportamentos.

    Quem nos dá dinheiro, nos estende o Braço, quem nos ajuda, quem nos empresta dinheiro, apercebe-se rapidamente, de tais comportamentos infantis da nossa parte.

    Temos mais de trinta anos como nação, tempo suficiente, para termos e sermos mais responsáveis nas nossas atitudes, enquanto sociedade, enquanto País,(Território, População).

    A conjuntura Internacional, é de Trabalho, de Rigor, de Transparência, de Previsão, de Planeamento, de Organização, de Estabilidade, de Compromisso, de Responsabilidade e sentido de Estado, de Ordem, de Justiça, de todos os actores e orgãos de Soberania.

    Jamais a tempo para patetices e infantilidades políticas, sociais, culturais, desportivas, ambientais, económicas e financeiras.

    Jamais a tempo para perca de tempo com acções e manifestações com Intuito de Ludibriar e Enganar a População, de modo a alcançar o poder, e usurpar e delapidar os bens públicos, é preciso sentido de Justiça, Crescimento e Organização do Estado.

    Pois nos proximos tempos enquanto Estado Democrático, enquanto País,(Território, População), teremos que produzir, de ganhar gosto pelo trabalho, gosto, imaginação, criatividade, para encontrar soluções para resolvermos os nossos problemas, como o problema da pobreza que afecta mais de metade da nossa população, nosso território, nosso País.

    Pois nos proximos tempo, jamais poderemos estar somente de braços e mãos estendidas a Ocidente ou á Oriente, á Norte ou á Sul, pois é tempo TRABALHO, de PRODUÇÂO, e jamais de perca de tempo com contradições, intrigas, mentiras, manifestações para tirar benefícios eleitorais, tanto da Oposição como do Governo, com intuito de manipular a população.

    Devem ensinar a nossa população a produzir, dar intrução, ferramentas de produção e produtividade, em vez de fomentar ódios e intrigas, que em nada nos valerá enquanto País(Território, Mar, População), enquanto cidadãos Sãotomenses.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  25. img
    Elias Diakum Responder

    Eu acho que eram só 287 pessoas!

  26. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Viram o Fiasco de Patrice no Príncipe? Será que ele tem dinheiro para satisfazer pelo menos 10% dos compromissos com o povo?
    Senhor Patrice! Não invente! Qdo o Orçamento for chumbado, o que não concordo, para que o Senhor não caia, não venha dizer que a oposição não quis.
    Vamos todos numa só força, abrir os olhos do pôvo. Estão a ser enganados e estão obsecados. Cuidado.

  27. img
    Féde ká Dóxi Responder

    Maria Tira Ponha, acho que estás a ser irónica e acho que a Fernanda Alegre ainda é mto nova.
    Aconselho a Fernanda a continuar com as suas ideias, ingressar num dos Partidos de verdade. Da direira ou da esquerda e aí, procure impor os teus ideiais,para que a gente possa mudar os ideiais desses partidos, porque se não fizermos isso, não mudaremos S.Tomé e Príncipe. Não fique de fora. A tua e nossa vóz só é ouvida lá. Faça isso força e mta força.
    Um dia qdo souberen quem tu és1 huuuunnnn. Vão te desempregar ou nunca terás bolsa para te formares, minha amiga Nanda. Deixa o Patrice fazer das suas. Tu tem um fim,.

  28. img
    TRINDADE Responder

    vai em frente que o povo ta com tigo.

  29. img
    malesantomense Responder

    Esta a chover muito estes dias vamos plantar e fazer qualquer trabalho e ajudar o governo e cada um esperar sua vez para os que pretendem governar e bem pk o povo esta muito maduro sabe o que e bom e mau.
    Deixem trabalhar o governo o povo esta muito atento “aquele povo que mais precisa”

  30. img
    banana Responder

    Desliga TVS – Rádio Nacional, sintoniza RDP-RTP e Rádio Jubilar vai a busca da realidade do povo santomense, quem fala verdade será expulso no seu posto de emprego, que raio da democracia é esta? O povo precisa da verdade.

    • img
      transparencia Responder

      Desculpe, mas enganaste num aspecto. A RDP africa é dominada pelo Oscar medeiros e seus comparsas, por isso não é recomendável.
      A RTP africa sim!

  31. img
    Votei ADI Responder

    Será que o nosso CHEFE já começou a ver mal antes do orçamento ou quê?

  32. img
    binoculo seculo XXI Responder

    A ser verdade, que o Medeiros, pau mandado do PT mandou o Genisvaldo para a quarentena, porque o mesmo recusou em falsear informações reais sobre a manifestação, então o caldo está entornado. Os homens perderam a noção de Estado e estão sistematicamente a cometer desmandos atentatórios a liberdade de expressão, o direito de manifestar perigando de forma clara e inequívoca o nosso regime democrático. Exortamos por isso que o Senhor Presidente da República, tome uma posição firme e definitiva. No meu entender, acho que o PR está a dar uma grande lição de democracia ao senhor PT, ao Levy Nazaré, que, agora, até cita as suas palavras nas suas comunicações. Esqueceu-se apenas de citar que o PR tem cara feia e é muito musculado. Apelo também ao sindicato dos jornalistas para insurgirem-se contra esta bárbarie. Que estará a dizer o bandido do senhor Ambrósio Quaresma que também foi presidente do sindicato dos jornalistas, que falava sempre em deontologia da profissão? Será que desta vez ele irá bater com a porta? Será que ele irá fazer alguma coisa? Claro que não. Estão todos comprados e manietados. O PT é uma praga molhou as mãos de todos jornalistas corruptos tais como: Óscar Medeiros, Pau mandado – TVS), Ambrósio Quaresma (PARVO) Carlos Menezes (RDP), Abílio Neto (Debate Africano RDP) Mário Bandeira, colunista do Parvo). Esses homens defendem o PT e o seu BOLÓ de forma descarada. O Abílio Neto (Debate Africano RDP) no ultimo programa defendeu encarniçadamente o seu Chefe que outros comentaristas do painel discordaram totalmente com ele, que pouca vergonha? ALERTA POVO. Hoje muitos já estão a comer o pão que o Diabo amassou. Amanhã será muito tarde. Abram bem os olhos. Já estão a circular muitos muçulmanos a noite no país, Os muçulmanos agora já participam nas festas de freguesia. Viram o PT na festa em Guadalupe? Financiam comes e bebes como fez o Governador Carlos Gorgulho para mais tarde baixarem o cacete no Povo. Este homem é maquiavélico, sempre em campanha, sempre a sorrir o riso amarelo dos chineses, sempre com os dentes abertos, tem que ir par casa, porque estas atrocidades todas, somadas, pesadas, não podem morrer nas Praias de Fernão Dias aonde o nosso Povo derramou o seu sangue em prol da nossa liberdade.
    PÔVÔ Ê, BILI UÊ Ô!

  33. img
    website Responder

    binoculo seculo XXI enveja mataaaaaaaaaaaaaaa tambem queres boló do Patrice Trovoada va la buscar a tua parte k ele é bom vai te dar tb.

  34. img
    deixagotra Responder
  35. img
    nora Responder

    POR TUDO ISSO ACHO BEM, SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA MANDA O FULANO DO PATRICE A CASA. O SENHOR JA DEU LIÇÕES DEMAIS A ESTE MENINO DO PATRICE. POR ISSO NÃO INSISTA MAIS ELE NÃO APRENDE. ELE QUE TANTO LHE CHAMOU DE DITADOR NAS CAMPANHAS AGORA ESTA A DAR A CONHECER A SUA VERDADEIRA FACE É ELE O DITADOR MAS O PAÍS HOJE É DEMOCRÁTICO NÃO QUEREMOS MAIS A DITADURA POR ISSO MAIS UMA VEZ MANDA O MENINO A CASA.

  36. img
    nora Responder

    MAL IMPREGADO TER VOTADO NO ADI E NO PATRICE TROVOADA.
    AINDA BEM QUE EVARISTO PERDEU.

  37. img
    hiro manuel Responder

    Só em S.Tomé e Principe…Mas isto vai aquecer mais se não conhecer outro ritmo.
    Como pode uma televisão denominada televisão de todos nós estar somente inclinada ao serviço de uns e não de outros? Porque então atribuiram este titulo? A iniciativa partiu-se do proprio Oscar Medeiros que é o actual Director da TVS.Num País serio, o Oscar Medeiros seria afastado imediatamente das suas funções e mesmo como reporter RDP-africa tbm seria afastado, porque é pessimo jornalista. Mas como o Oscar e outros sacanas estão a ser protegidos pelo Sr.Pirata Patrice Trovoada o resultado está ai….Só que as coisas vão ter de mudar de um geito ou de outro, digo com sinceridade eu fui capitão nas forças armadas de S.Tomé e formei-me em varias academias militares estrangeiras,por isso lanço um grande apelo ao Patrice Trovoada, ao Sr.Roberto Raposo,ao Oscar Medeiros e outros que estão ao serviço do ditador Patrice trovoada que não faltará muito tempo para que as coisas conhençam outro caminho e desta vez não será como antes vai ser bem diferente. Adeus e reflitam…

  38. img
    santola Responder

    Eu também votei no ADI, estou a dar mal empregado, por ter votado neste homem. sinceramente, uma coisa é certa, os guinieses têm razão muito sofrimento, ki santomense é esse ki quem fala verdade será expulso? Desde ki vi governo santomense a mandar nunca vi uma coisa dessa. tudo tem um fim, fuiiiiiiiiii

  39. img
    CT Responder

    Não é que quero exibir as minhas qualidades. sou estudante de apenas 1º ano de curso de licenciatura em direito e pelo pouco que ja aprendi quero aqui afirmar de viva voz que o senhor primeiro-ministro, Patrice Trovoada esta a agir sem ter em conta as leis vigentes na república. Mas o mesmo tem feito isso, porque os nossos deputados – queiram entender também o povo; esta a deixar o barco andar para o precipicío. a cosntituição santomense de 1990 e revista em 2003 dota o parlamento com fortes poderes… mas na prática tem se assistido uma subalternização da Ass. Nacional e em consequência uma proeminiência da figura do primeiro ministro. Os juristas que analisam isso.

  40. img
    povo Responder

    estão a dar mal empregado por ter votado no ADI, algum dia vçs votaram no ADI? senhores bandidos! pessoas que houve isso pençam que vocês votaram no ADI.

  41. img
    povo Responder

    acho que S.Tomé não tem jornalista, mais sim jornalista partidario, talvez o jornalista do jornal “O Parvo” é unico normal. digo isso porque um calcolo simples eles não sob fazer, que vergonha! A quem disse 7 mil manifestante, outro 5 mil, e as pessoas que não estavam presente ficam confusas; enquanto “O Parvo” disse que foi uma centenas de manifestantes e concordo com ele.

  42. img
    uã uã ke mo di cana Responder

    carrasco

  43. img
    Zé do Camargo Responder

    Meus Caros
    Também sou santomense, apartidário, vivo no país e acompanho todo o processo neste país.
    Na realidade não houve mais do que 300 pessoas nesta manifestação. Eu estive lá recebi o meu dinheirinho, os meus vizinhos também receberam mas não foram, e muitos que estavam lá no final estavam a procura da viatura do senhor Jorge Amado para receber os seus 150. Quando não o viram, todos começaram a gritar viva ADI, abaixo jorge Amado. Este é o tipo de manifestantes que lá estavam. Será que estavam a defender algo?
    Tirem as vossas conclusões

    • img
      sum mé chinhô Responder

      Estiveste lá, uma ova.VAI A ME…

    • img
      sum mé chinhô Responder

      Esatas gentes concorrem a estes cargos com pensamento virado para… “Isto será oportunidade da minha vida”, só pode ser.

  44. img
    verdade Responder

    Viva o Patrice,abaixo os ladroes do mlstp,pcd,chega de roubar,foram ladroes.o Parice esta a trabalhar muito bem e a por ordem no pais….energia ja nao falta.vitoria Patrice o povo esta contigo.

  45. img
    Engenheiro Responder

    Zé de Camargo,se for verdade a sua afirmação, eu considero de muito grave a atitude dos dirigentes do MLSTP e PCD.
    Mas, não estou em crer que seja verdade embora eu esteja fora do país de não morra de paixão por nenhum dirigente político deste país cujo todos já deram prova da sua ladroíce e incompetência, espírito vigarista e egocentristas.
    Pois se têm dinheiro para pagar os participantes da manifestação deviam se lembrar que existem muitos estudantes no exterior a passar situações crise humanitária.

    Portanto se se confirmar a tua afirmação, então o MLSTP e PCD têm como um único objectivo e como sempre tiveram:
    Assaltar o poder a quqlquer e nunca pensam nas pesssoas.
    Porém, esse governo do Emery deve se demitir ou por bem ou por um GOLPE MILITAR.
    Estão mesmo a precisar de um banho vermelho para que os próximos tenham juízo.
    Mas,eu creio que os militares não estão a dormir, porque esse Patrice Trovoada já passou dos limites e o Pinto da Costa tem que ser mais interventivo.

  46. img
    Herminia Responder

    Ao senhor Enginheiro;

    Se de facto Sr.é verdadeiro Sao-tomense, não pense desta forma. Golpe de Estado não é e nem será solução para o nosso problema…Solução é unidade entre todos São Tomense. Não nos deixar enganar pelos interesses pessoais de grupos de interesse…Sermos mais sérios, mais compatriotas, mais responsaveis, ter autoestima por nós mesmos, o que não acontece. Temos mania de sempre fazer aquilo que outros querem que a gente faça, nunca fazer o que nós achamos que temos que fazer. Temos que saber, o que que queremos. O que é melhor para nós. O envolvimento maximo de todos. Temos que valorizar o que é nosso. Quando nós os verdadeiros são tomenses começarmos a pensar assim, os actuais ditos potliticos da nossa praça, jamais terão espaço para esta politiquice.
    Unidos opara bem de São Tomé e Principe.
    Viva a Paz.
    Venceremos

    • img
      Engenheiro Responder

      Resposta a Senhora Hermínia:

      Em primeiro lugar a designação escreve-se assim: “Engenheiro” e não assim ” Enginheiro”.
      Entretanto, esse é um mal menor e toda gente é susceptível de erros ortográficos.

      Sabe, minha senhora, eu daquelas pessoas que não tem muito jeito para politiquice e nem estou interessado em tê-lo.
      Mas, numa coisa estou muito certo:
      _Eu sou técnico e tenho orgulho em sê-lo, não somente por hoje ser Engenheiro de Formação como fundamentalmente,por ser um indivíduo que já trabalhou muito e muito, dando o meu melhor naquilo que de melhor sabia e sei fazer para o bem do meu belo país. Mas o que se tem assistido nos sucessivos governos que o país conheceu é LADROÍCE, ABUSO DO PODER CORRUPÇÃO DESENFREADA, NÃO PENSAM NAS PESSOAS MAS SIM EM SEUS GRUPOS, ESQUECENDO QUE A TERRA PERTENCE A DEUS E TODOS TEMOS IGUAIS DIREITOS E ESTAMOS SUJEITOS AOS MESMOS DEVERES.
      Digo-lhe e estou certo de que os GOLPES DE ESTADOS, que se deram em S.T.P, se se pendura-se a cabeça de pelo menos um dirigente ou todos que foram CANCELADOS, provavelmente,aquilo que hoje assistimos passivamente há décadas, O SOFRIMENTO E AFLIÇÃO DO POVO, não estaria a acontecer.

      ” Pundá, giná Santopé môdê mantchi, tudo tlabadô cá vija ubuê dê” concordas comigo.
      Você não sabe o que as pessoas têm sofrido por causa desses PECAMINOSOS DIRIGENTES.
      Mas um dia virá esse dia…

  47. img
    rancataco Responder

    Primeiro Ministro viu mal , deixe os burrinhos trabalhar …

  48. img
    Herminia Responder

    Quando o comentário lhe interessa, tu publica…

  49. img
    simoni Responder

    Esse vosso primeiro ministro e mesmo Bandido
    aquele povo todo e diz que so viu 300 pessoas,e pra ver que ele nao e um homem serio,mais tambem quem mandou votarem nele agora aguentam seus poubres vendem-se por pouca coisa.por um caixo de banana.agora auentam,mizeraveis

  50. img
    Aristides Barros Responder

    Não entendo como um governo com tanta gente jóvem pode estar desse jeito.
    Submissão extrema ao chefe que zanga e maltrata, ameaça expulsar do governo e desempregar,negócios que as autoridades do país não têm qualquer informação, etc. O que é que essa gente jóvem está lá a fazer? Também a entrar no esquema? Muitos jóvens desses tinham um perfil de gente séria e trabalhadora.Porque é que mudaram assim de repente? Alguns eu até adimirava porque eram pessoas destemidas que falavam com firmeza aquilo que pensavam. Agora passaram a ser uma simples caixa de ressonância. É inacreditavel.

  51. img
    Sempre asubir Responder

    Prosopagnosia é a doença que lançaram sobre os olhos dele. Agora, parece algo banal, mas quando chegar as eleições é que o Jorge Amado hoje visto como pouco perigoso, vai mostrar de facto o que é vencer. Ele vai dar um golpe final ao Patrice chamado fobia-franchaising-fatal.

  52. img
    Menezes Responder

    Toda esta luta e por causa de espinha de peixe, luta de cão e gato, galinha tem que ficar de fora.Eu tenho 32 anos e não vejo grandes mudanças na politica São Tomense para desenvolvimento do país.Digo mas, políticos São Tomense é igual a aqueles alunos que não sabem fazer copito, e nem têm inteligência de copiar do outro colega ao lado.

  53. img
    Mak Responder

    Viva Patricio. Viva o governo. Abaixo a oposição. Fica na bauca e espera a vossa vez. Deixar cair o governo? q loucura. Deixa o Patricio governar até o fim do seu Mandato..

  54. img
    REFEIÇÃO E SÓ BUZIO Responder

    Nem Anacleto nem o Bano, são uma corja de bandido ladrão, o governo e que não deve meter nisto, como o negocio deu torto veio a praça publica, o Anacleto, tem que começar a aprender a trabalhar, e não ta ai a meter o jogo sujo para derube de Governo.

  55. img
    Sun desú Páde Responder

    De uma coisa meus concidadãos temos que estar certos:Nunca conseguem acusar o Patrice Trouvada de algo com provas. ora vejamos:seguraça carregou dinheiro em casa de um ex-PM, desvio de dinheiro para obras de melhoramento do matadouro, refúgio no Parlamento pra nã írem aos Tribunais, para não citar mais csos. que vergonha……………

Deixe um comentario

*