Política

PCD propõe ao parlamento a convocação do Governo para debate sobre a comunicação social e sobre o estado da Nação

A terceira força política reage a situação de conflito na TVS, e realça as denúncias feitas pelos trabalhadores. Segundo o PCD face a degradação da liberdade de expressão e do direito de informar, que se assiste na TVS e na comunicação social estatal e não só, a sua bancada parlamentar vai solicitar um debate com o Governo sobre a situação da comunicação social e sobre o estado da nação.

COMUNICADO

1. – O PCD manifestou, em diversas ocasiões, a sua grande preocupação pela forma ditatorial como o Coordenador da TVS, Óscar Medeiros, tem vindo a gerir a única estação televisiva do país, criando um ambiente de censura e intimidação. Tal atitude vem impedindo aos respectivos jornalistas a possibilidade de exercerem as suas funções com dignidade, isenção, verdade, transparência e imparcialidade, tal como o exige a deontologia e a ética profissionais.

2. – O descaramento com que o referido Coordenador vem exercendo a sua missão explica-se pela total cobertura e apoio do Governo, sobretudo do seu chefe, mesmo quando está em causa a má gestão da coisa pública, com claros indícios de actos de corrupção.

3. – A presente situação, que é o ponto alto de tudo quanto o PCD alertou no passado, agravou-se ainda mais com a abusiva interferência do Coordenador da TVS no trabalho do jornalista sobre a reportagem da manifestação organizada pelos partidos da oposição.

O citado jornalista, num acto digno de profissionalismo e coragem, recusou-se a colaborar na mentira do seu chefe, – mentira já anteriormente divulgada pelo senhor Patrice Trovoada -, segundo a qual a manifestação apenas contou com a presença de 300 participantes, contrariamente às mais de 5.000 pessoas que nela participaram, de acordo com todos os outros órgãos de comunicação social, nacionais e internacionais.

4. – Ao tomar conhecimento do comunicado dos trabalhadores da TVS, tornado público no telejornal de ontem, dia 25 do corrente, o PCD vem manifestar toda a sua solidariedade para com o grupo, por se tratar de um caso inédito de verticalidade e coragem, em defesa dos princípios da sua profissão,  bem como da verdade, da democracia e da liberdade de expressão em S. Tomé e Príncipe.

5. – O PCD orienta o seu grupo parlamentar para diligenciar no sentido da promoção de um urgente debate parlamentar acerca da comunicação social e de um outro sobre o estado geral da Nação.

6. – Tratando-se de uma denúncia vinda dos próprios jornalistas, o PCD insta o Ministério Público a agir urgentemente em conformidade, bem como ao Governo, no sentido de tornar públicos os resultados da última inspecção feita à TVS e mandar instaurar uma sindicância à estação emissora, no sentido de pôr cobro a esta vergonhosa onda de perseguição, repondo a tranquilidade e o regular funcionamento de tão importante instituição.

S. Tomé, 26 de Outubro de 2012

O Secretário-Geral Adjunto,

António Álvaro Dias

    39 comentários

39 comentários

  1. Zeme SOOO

    26 de Outubro de 2012 as 17:14

    O ADI deve encorrajar a sua bancada a apresentar para agenda o Debate sobre a Justiça e a Corrupção. O PCD alinha? Ahahah Claro que não. O Bano tem problemas com a construção de salas para Ministério dos Negócios Estrangeiro e Direção de ensino. Delfin como já sabemos: Lota de Pesca, passeio e STP Trading. Benjamim Vera Cruz: Barco do Príncipe_Preço real do barco! Cosme Rita: Crédito de Japão que vieram chapas de zinco em nome de empresa que não levantou no porto. Querem mais: ahahah

    Tela Nom, vamos promover um abaixo assinado para debate de urgência sobre a corrupção e a justiça. Benjamim Vera Cruz fez uma estrada para sua residência no campo de milho. em 200m custou ao estado cerca de 500 mil euros. Vamos refletir. Estão com medo da organização. Nenhuma democracia está em perigo.

    Os tempos de entena dos partidos da oposição difamando os membros do Governo continuam a passar sen censura na TVS e Rádio Nacional. As músicas de piada continuam a passar na Rádio. Rádio Jubular tornou-se rádio de propaganda de MLSTP e PCD. Nenguém mandou fechar a rádio.

    Pelo que sei, ninguém intimidou Tela Non pelo seu trabalho. Que liberdade de imprensa está ameaçada?

    Nunca vi um país em que todos falam mal de todos e de tudo! Ninguém é corrupto? Ninguém fez mal a este país. O actual Governo é o mais tirano de todos?

    Vamos compatriotas. Salvemos a Nação

    • KAO

      26 de Outubro de 2012 as 17:51

      Zeme Soo,

      vamos debater também:

      Concessão da doca de peixe aos amigos do Patricio Trovoada sem passar pelo tribunal de contas;

      concessão de grandes extensões de terra a estrangeiros sem passar pelo Tribunal de Contas;

      O governo deve publicar com urgencia os termos do contrato com a empresa taiwanesa cujos barcos estão na nossa costa;

      O governo deve explicar sem demora ao povo santomense o que é que os barcos estão cá a fazer;

      vamos debater tudo, nada de coisas na manga.

      • Pai Grande Falando

        27 de Outubro de 2012 as 11:06

        Caros Camaradas, Amigos e Companheiros.
        Compatrotas.

        Não sou um Presidente Corta fitas. E prova disso, vou mostrar a nação que cumpro com as minhas palavras.

        Estou certo de que o caminho para este país é juntos unirmos as forças para:
        1. Deixarmos de difamar os outros por tudo e por nada;
        2. Que a culpa não pode morrer solteira.

        E, por conseguinte, devemos punir os culpados (Corruptos e criminosos do povo) e premiar os melhores.

        Não abdicarei os esforços prometidos durante a camapnha de tudo fazer para, em nome do meu país, lutar contra a corupção.

        Mas, quero vos confessar que não estou a conseguir. Estou rodeado de peixe podre. Fui apoiado pelos peixes podres. Mas vou cumprir com a minha promessa.

        Vou retomar a minha presidência direta para ter contribuição da população de como acabar com a corrupção. EU PROMETO A NAÇÃO DE ENCORAJAR O GOVERNO A COMPARECER NA AN PARA O DEBATE SOBRE A CORRUPÇÃO.

        A partir de hoje, a democracia é nossa!
        Salvemos a Democracia.

        Pai Grande

    • daniel coelho

      26 de Outubro de 2012 as 18:43

      concordo pleinamente

    • OSPIBINHO

      27 de Outubro de 2012 as 11:15

      Concordo que seja instaurada uma sindicancia na emissora televisiva, mas no entanto nao esquecer que o seja feita primeiramente a sindicancia nos nossos tribunais. Serah que quando se trata de sindicancia aos tribunais o dito PCD nem se pronuncia. Ou teem outros objectivos politicos por detras disso? O PCD nao tem escrupulo porque nao defende o povo. Defendem sim outros interresses que eh assaltar o poder a forca. Notemos quando o PCD foi Governo, houve retrocesso economico para o Pais. nao houve nenhum crescimento para o Pais, eles aproveitaram viajar por todo canto. As viagem do PCD em dois anos foi superior aos 15 anos Governo pelo MLSTP durante a ditadura.

    • PJ.Costa

      30 de Outubro de 2012 as 15:01

      Meu caro isto parece absurdo porque então que o PM você e os outros que têm esta prova não poêm documentalmente todas as evidencias ao publico e submetam a justiça para que de uma vez por todas se clarifique isto.
      Pelo visto existe do vosso lado uma cauda mais comprida e que têm medo de acusar com verdade se têm aos outros.
      Se durante estes dois anos conviveram com isto sem apresentar provas ao MInisterio publico devem ser os mais corruptos 3 000 000 adicionais gastados na lota, sem justificativos contratos não apresentados a assembleia, saidas constantes, utilização desmedida dos fundos do Banco Central para salarios etc… Contratos diversos não transparente, o roubo de mais de 50000 Euros na casa do Ministro de Finanças como explicam isto onde está o combate a Corupção..
      O mesmo Senhor não apresenta o nome verdadeiro acho que o seu comentario é mero pamfleto

  2. C & C

    26 de Outubro de 2012 as 17:24

    fogó kema mon

  3. Zeme SOOO

    26 de Outubro de 2012 as 17:25

    Tela Nom por favor. Passa os meus comentários e a Minha petição.

    Meu nome é João Almeida de Andrade. Tenho 45 anos, Vivo e trabalho em Luanda há 15 anos. Sou São-tomense e labuto na plataforma. estou 15 dias na terra 15 dias no mar. Acompanho sempre o que se passa no meu país, e anualmente passo as minhas férias em S.Tomé com a minha familia. Tenho amigos professores, jornalistas, taxistas e alguns deputados, da minha geração. Por isso, quero fazer uma petição ao Tela Nom:

    Caro senhor Abel Veiga, diretor e editor do Tela Nom. Venho, desta forma, em meu nome pessoal, dar a minha contribuição para a minha Nação dizendo que o problema gáve de STP está na corupão e sistema da Justiça. Por isso, no dia em que sanarmos esses males, o país connhecerá dias melhores.

    Neste sentido, peço a todos os São-tomenses de boa vontade, particularmente os comentadores deste Jornal Digital, para fazermos uma petição a Assembleia Nacinal pedindo um debate de urgência sobre dois aspetos: Corrupção e Justiça.

    Subscrevo-me: João Almeida de Andrade

    • Antero

      27 de Outubro de 2012 as 11:56

      Voce nem sabe mentir!!!!! Teu nome é ZEME SOO ou Joao Almeida Andrade?
      Ah bom,sei: FUNCIONÁRIO na SEDE de ADI,perto do Liceu.

    • Joao Catarina

      27 de Outubro de 2012 as 12:01

      Só sei que:
      “SE”….Ministerio Publico trabalhar sério,o que “DUVIDO” com a presena da raposa “RAPOSO”…..os primeiros a serem caçados serão PATRICE TROVOADA E VARELA.

      • João Carlos

        28 de Outubro de 2012 as 11:37

        João Catarino, não engaste???? Acho que sim…Não será os últimos a irem a cadeia???
        Vai rever bem a lista,depois volta…
        Abraços..

      • Pinha de Ouriço

        28 de Outubro de 2012 as 11:42

        Vai em frente PCD e não se esqueçam de levar dossiêr: Doca de Pesca, STP Trading, Enco, Passeio Público, Mercado Cocô Cocô, Estradas, Navio Príncipe, entre outros, vamos resolver tudo de uma só vez…
        Viva STP…

  4. C & C

    26 de Outubro de 2012 as 17:26

    fogó kema móm… ha ká samé subá

  5. Ze das Quinas

    26 de Outubro de 2012 as 17:34

    “Tratando-se de uma denúncia vinda dos próprios jornalistas, o PCD insta o Ministério Público a agir urgentemente em conformidade, bem como ao Governo….. ”
    Ministério Públco não existe em Sao Tomé e Principe.

  6. João Carlos

    26 de Outubro de 2012 as 19:44

    Boa proposta, mas como disse os outros, também poderão discutir sobre a corupção e a justiça…O que acham da ideia pcdistas???
    Bem haja!

  7. Argenezio Antonio Vaz

    26 de Outubro de 2012 as 20:38

    O que passa na nossa TVS?
    O PCD poderia tambem apoir o Governo na reorganização dos tribunais. Porquê?
    Quer falar da comunicação social e da corrupção?
    Vamos falar do estado da nação, falando dos dossiers que PCD e MLSTP estão envolvidos. Querem falar dos barcos, pois podem começar…francamente.
    Propomos ao Abel Veiga que fale desses dossiers… faça investigação. Os jornalistas dizem que estão a ser perseguidos…francamente, tenha pena de nos.

    • Céu

      26 de Outubro de 2012 as 21:12

      Eu como cidadã me interessa que se discuta sobre corrupção, sobre banana, sobre fruta-pão, sobre matabala, sobre café, sobre prostituição, sobre sociedade em geral, etc. Estes assuntos todos devem e podem ser discutidos pelos deputados da nação que passam a vida a dormir na Assembleia. Agora, não venham dar cantigas que eu não posso admitir. Se o problema que existe neste momento no país é posso, quero e mando que existe na televisão que nos envergonha a todos como povo onde um senhor coordenador, chamado Óscar Medeiros, não passa de uma anedota profissional com comportamentos ditatoriais seria aconselhável que a Assembleia analisasse este problema que já começa a ser uma vergonha internacional para todo o povo de S.Tomé. É para isto que existe uma Assembleia. Agora também entendo que se deve discutir o problema da corrupção e todos os outros problemas que afligem o país. Mas neste momento já chega desta pouca vergonha que é a nossa televisão pública e toda a comunicação social do estado. Uma coisa não implica a outra. Se os deputados pedem e acham que o problema da comunicação social deve ser discutido eu como simples cidãdão exijo também isto. Não vêm arranjar problema para impedir que este problema não seja discutido. O povo está vigilante desta vez. Quando os deputados acharem que deve ser a corrupção eu também assino de cruz. Estou farto de ser roubado por este governo e todos os anteriores. São e foram todos corruptos. O país não aguenta estes ladrões do povo.
      Mas por favor tirem esta porcaria do coordenador da TVS que só tem feito uma vergonha ao país e ao povo de S.Tomé. Estou farto disto. É uma autêntica vergonha.
      Eu também trabalho numa plataforma só que é em terra e também tenho os meus problemas sociais, económicos e de outro tipo. Não me venham com lágrimas de crocodilo e desculpas esfarrapadas para esconder a realidade que se passa na TVS e na comunicação social deste nosso país. Se a RDP-África deixou de ser uma rádio séria e está a fazer outro papel contrário ao seu início este é um problema da RDP-África e do senhor Carlos Menezes e sua companhia que não me interessa para nada. Esta rádio não é do meu país e eu não tenho nada a ver com ela. Só não admito que a própria televisão do meu próprio país também entre neste jogo sujo que adultera a nossa democracia.

      • Tiberio

        29 de Outubro de 2012 as 13:01

        Cidadão ou cidadã?

  8. Duro de matar

    26 de Outubro de 2012 as 23:04

    hoooo..Bano..hoo Denfin..Hooo Jorge Amado, por favor deixa o Governo cumpri o seu mandato, após isto, o povo fará justiça, porque vocês todos já la estiveram e nada fizeram, ou seja, tudo de mal fizeram, cada um tem a sua vez, as vossas já passaram.

    • Fabio Carlitos S. Pedro

      30 de Outubro de 2012 as 15:20

      Este miudo nem se quer sabe escrever e só apresenta sujeiras nos comentarios se querem que as coisas sejam mais serias promovam um debate no facebook porque no telano existem muitos desfarçados que apenas estão chantageando hoge o telano e outros jornais existem mas não foram criados com este governo os que ontem eram de Geração esperança chuparam tudo o que lhes deram os governos anteriores e desmontaram o Partideco uma parte foi ao ADI outra para sociedade Civil mas formaram-se no sacrificio dos Governos anteriores e como querem viver sempre no Poder estão na cola do ADI assim que O PT disser ja não aguento e viajar por uns meses estes mendigo virão atrás com grachas ao governo que estiver no poder porque são jovens/ velhinhos amantes de chupetas do poder como você

      • Duro de matar

        30 de Outubro de 2012 as 17:21

        Permita-me riposta-lo.
        Entendo a sua preocupação, você deve ser um de muitos outros que andam frustrados e com a ganância ao poder, é pena que nem sempre podemos ter tudo que desejamos, a vida é mesmo assim, hoje temos tudo amanhã perdemos se não soubemos gerir é claro.
        Quando diz que não sei escrever, muito honestamente isso não me afeta, repara bem na sua escrita que nada de criativo tem.
        Aqui é um espaço de troca de ideias, e que acho eu, deve ser respeitada, o sinónimo da democracia é a discórdia , não insultos. Aprenda, que numa sociedade cada um tem seu ponto de vista, e por conseguinte deve ser respeitado.

        • gostoso

          30 de Outubro de 2012 as 19:39

          É assim , meu caro. Essa gente tem noção do pais real, e quer desviar atenção do povo para coisas que não interessam. Até ele esta preocupado com a sua escrita, devia sim preocupar com os seus comparças.Embora com algumas insuficiências permita-me dizer-vos que este é o melhor governo que pais teve durante a democracia.

  9. Sensa Comissário

    27 de Outubro de 2012 as 9:46

    Sensa Comissário,
    VIVA STP…
    Meus Caros… não é bem sobre a noticia… mas eu gostaria de ter a oportunidade de faze-lo agora… já que esta noticias vai demorar alguns dias para vir a tona…
    E peço ao Director do Tela Non.. que deixe expressar isso…
    Meus Caros… STP viu depois de muitos anos da Independência algo real do primeiro Mundo no nosso País.
    Viva Lota que virou Supermercado!!!
    Meus Caros…
    Já perguntaram a vcs mesmos, ou a alguém que viveu e/ou vive em STP, se tem alguma recordação de algum Governo, para contar aos seus filhos, netos, primos vindouros?
    Depois da Independência, e antes de 93, a gente entende… ainda tinha poucos quadros formados neste nosso País. Mas depois disso!!! Depois de 93, meus Caros… já tínhamos alguns, consideráveis, para pequeno que somos… e quê de bom eles nos fez, ou nos trouxe???
    Rsss… eu acho que trouxeram alguma coisa, que rói eles a consciência até hoje… como exemplo do GGA, STP-TRADING, Linha de Crédito, e o mais recente… DOCA DE PEIXE!!!
    Senhores, vamos dar exemplo e reconhecer exemplo nesse País… Coisa Boa temos que seguir como exemplo… Faremos de STP, o futuro maravilha para os nossos filhos, netos e outros… porque TODOS SAIREMOS A GANHAR.
    VIVA STP
    UNIDADE – DISCIPLINA – TRABALHO

  10. faca faca

    27 de Outubro de 2012 as 10:01

    No olho da rua devem ir os senhores:
    -Óscar Medeiros, Carlos Menezes e Abílio Neto.
    São uns “Lambe Botas” sem escrúpulos. O primeiro e o último são mesmo nojentos. Nem sabem defender o Patrão – PTrovoada. Mas o tempo é o maior remédio! O POVO ESTÁ VIGILANTE.

    • gostoso

      30 de Outubro de 2012 as 19:43

      Bem dito, o povo está vigilante. Não te esqueça que o mundo está a mudar, Até a Europa está em crise, já deste conta disto? Quer dizer que o tempo de ganhar dinheiro fácil ja acabou. Vamos todos deixar o governo trabalhar. Os Srs.. que acabaste de mencionar são bons profissionais, o problema é que estás atrasado no tempo e eles avançaram.

  11. ADELINO DOS SANTOS

    27 de Outubro de 2012 as 11:06

    ninguém quer deixar cair governo e ninguém vai deixar governo cair,queremos que governo seje democratico e transparente

  12. Manuel P C

    27 de Outubro de 2012 as 12:08

    Politicos malevolos e abutres, Abel Veiga e outros jornalistas manipulados e manipuladores facam algo de util pelo Pais. Deixem de contribuir para a anarquia, desordem e corrupcao. Caso persistam neste caminho jamais merecerao a confianca do povo porque ja nao somos aquele povo vulneravel e mal informado que voces conheceram e sempre espezinharam no passado.

  13. J.Rosário

    27 de Outubro de 2012 as 13:39

    Se a situação social é degradante em diversas vertentes e os responsáveis por esse quadro patológico da nação estão identificados como tambem os coniventes :governo,tribunal(justiça)é aceitável as diversas formas de intervenções para chamar a responsabilidae e punir os infratores. As manifestações de rua ,organizadas e bem sustendadas,com a envolvência dos sindicatos,os debates no parlamento sobre o estado da nação baseando-se das situações bem identificadas e prioritárias que enfermam a sociedade devem ser condição fundamental para se conseguir consenso na governação,mudanças de atitude em que todos envolvidos devem trabalhar para STP melhor e mais justo. Face a isso considero oportuna a ação do PCD.Que o governo e todas as forças políticas saibam refletir e estabelecer metas e ações urgentes para por fim a agitação social . Apresentar um antidoto para a corrupção,a prepotência…e pô-lo em prática.Que todos sejam patriotas,honestos na hora da verdade e cumpram o juramento prestado para com a nação são-tomense.O ser humano deve ser suscetivel a mudança de comportamentos quando os efeitos das suas acões erradas poêm em causa a vida da maioria. As quedas sucessivas de governos eleitos democraticamente pelo povo não favorecem a estabilidade mas é preciso abertura e reconhecimento das práticas obscuras e estar a favor de mudanças necessárias e justas. A persistência do mal leva a outras ações:moção de censura,mais manifestações,porque as culpas não podem continuar a morrer solteiras e a pobreza não pode continuar a ser resultado das más governações.Que seja um debate sem ressentimentos,sério e a ter em conta o povo,a sociedade que precisa de ações mais justas.Que não seja : “puxar a brasa a minha sardinha”,pois no grelhador estão muitas sardinhas(o povo) e não uma elite,portanto nesta hora um por todos ,todos por um e que as brasas não sejam puxadas a pensar no”EU”,apenas EU ,mas sim por todas as sardinhas.Compatriotas o “EU” ao extremo um dia conhecerá o sabor amargo do fracasso.”Eu”,apenas ele não consegue edificar o seu império ,precisa dos outros,portanto se “os outros” o abandonam…Urgente que se inverta esta tendência 😮 povo trabalha para o governo .Ogoverno ao ser eleito tem que governar para o bem do povo e da nação de forma justa sem priorizar as cores partidárias.Espero que essa onda gingatesca que se vislumbra se acalme para o bem de todos.Que o PR saiba ser um eximio observador e consequentemente bom arbitro desse classico:governo-sociedade.Bem haja,João do Rosário

  14. João Rodrigues Serôdio

    28 de Outubro de 2012 as 1:17

    Este Pais é o produto acabado de uma descolonizaçao mal planeada e feita à pressa,como se veio a provar.O que deveria ter sido uma Autonomia Progressiva,aproveitando os recursos existentes na altura,como por exemplo a agricultura,o que se fez,pura e simplesmente,nacionalizou-se e o resultado é que se arrasou toda a economia e cuja factura se paga ainda hoje.Efeitos e pensamentos do Bloco de Leste e Cuba,que mais não fizeram do que fomentar trafico de influências e corrupção,o Partido manda e o Povo obedece.Ironia do destino,eles hoje até são Sociais Democratas.Não admira que nos dias de hoje,os Professores de então tenham como Alunos os que estão no poder,o Pais continua na mesma,o Povo pouco ou nada tem,mas Eles estão cada vez mais ricos.Muita gente vai ficar incomodada,irei ser apelidado de muita coisa,mas,nunca tive medo de dizer o que penso.É tempo de repensar o País.É tempo de mudar comportamentos e mentalidades.É tempo de deixar de pensar no “Eu”,e passar a pensar em NÓS.Temos uma História de Sangue,Suor e Lágrimas,somos um Povo com memória,renegar o passado é adiar o futuro.O País não pode esperar mais.

    • Sensa Comissário

      30 de Outubro de 2012 as 10:23

      Caro João…
      Venho somente para reforçar as tuas ideias…
      O País, e as estratégias posta em causa em 75, não foram somente mal planeada e feitas à pressa… foi sim, cheio de fome de poder… sem pensar nos prós e contras… sem sim, ver e viver a realidade na altura… foi sim… que quem deveria mandar na altura cheio de ideias de melhorias, e que construiu, e que lutou para isso… puseram de lado… ou simplesmente acharam por bem não Governar.
      Mas hoje viram, e vêm o que deu… só passaram a roubar, distribuir terra, quando deveriam investir nelas… comprar carros dos melhores… viajar… deixar cair Governo uma data…
      E agora o POVO DIZ BASTA!!!! Isso não é casa de mãe Joana… O POVO PÕE O POVO TIRA… isso é Democracia… o Povo Põe, então devem ter o mínimo de respeito pelo POVO, e saber se o POVO quer mesmo que saia de lá.
      VIVA STP
      Bem Haja São Tomé e Príncipe
      Que melhores dias virão
      Sensa Comissário

  15. Zugú-Zugú

    28 de Outubro de 2012 as 12:36

    Geração Esperança viveu bem e de melhor, quando o MLSTP/PSD esteve no Poder, através de quem? Quem tem prédio em construção no Lucumí e e vive no Campo de milho, Carro novo. Lembra de mudar vidro. Quem? Falar nome, não pode. Agost? Falar, cuidado.

    • E.Santos

      31 de Outubro de 2012 as 14:54

      Quem é Geração Esperança e o que os Governos anteriores lhes deu? Pode esclarecer?

  16. ÔSSÔBÔ

    28 de Outubro de 2012 as 17:14

    Debater estas questões, merece aplauso de todos os santomenses! Sou da opinião que a questão da C. Social no país deva ser debatida.
    Fui!!!!!

  17. Frustrada

    29 de Outubro de 2012 as 10:05

    Gostaria de estar informado sobre o Super Mercado, que foi inaugurado recentemente pelo Governo São-tomense.
    Viva Liberdade de Expressão!
    Viva Democracia!

  18. Felisberto Bandeira

    29 de Outubro de 2012 as 10:54

    Eu peço a deregentes e membros do MLSTP,PCD,MDFM,ADI, e que ganhem juiso,ADI que procure governar com transparencia com justica,rigor,dialgo,siceridade em beneficio do povo,e MLSTP,PDC,MDFM,deixem o ADI terminar o seu mandato,porque ninguem pode ter o poder e autoridade se de DEUS nao lhe for concedido ,portanto deixe o ADI TERMINAR o seu MANDATO,porque por meio do povo foi eleito cabe atravez do povo ser sancionado,porque afinal de contas este governo prestou juramento perante a nacao e perante DEUS .,O P.T prestou juramento de cumprer e fazer cumprer as leis vigentes do pais,Eu acredito que exite orgaos ,mecanismo e metodos mais adequados para fazer P.T.cumprer com as suas obrigacoes.paciencia,honestedade umildade esperanca

  19. Tiago Saantoas

    29 de Outubro de 2012 as 12:21

    Eu concordo que há necesidade urgente de um debate, mas acrescento para não se esquecerem tambem do caso de STP TRAIDING, PASSEIOS, DOCA DE PEIXE, BARCO Principe e outros casos mais k o Senhor Delfim Neves até hoje não deu nenhuma explicação sobos mesmos e hoje continua na rua a mandar bocas quando ele deveria estar na cadeia. Pergunto eu qual moral tem o PCD para exigir alguma coisa a outro?
    Pelo menos doca de peixe hoje tem um super mercado k todos nós devemos louvar a iniciativa pk se não fosse esa iniciativa doca de peixe seria mais uma k iria ficar sem efeito nenhum até se degradar.
    Hoje é mais alguns irmãos da terra k foram empregados. A televisão santomense sempre foi manipulada por todos os partidos k estiveram no poder. Então meus senhores não vêm agora arrumados em salvador da patria quando todos vós que passaram por la fizeram o mesmo.
    VIVA DEMOCRACIA
    VIVA GOVERNO
    ABAIXO PCD
    FORA DELFIM NEVES
    Vão fazer algo e deixem os outros fazerem o que voçês durante esses anos todos não conseguiram fazer, Porque pela primeira vez STP tem um Primeiro Ministro copetente.

  20. Féde ká Dóxi

    30 de Outubro de 2012 as 8:35

    Zemé só, porque razão não propões esse debate? Vcs têm medo, porque têm rabo preso, Peça ao ADI para pedir a sua bancada que faça isso. Têm medo.
    Tu estás em Luanda, vivendo a custa dos outros. bem te conheço. Porque não vesn cá dar o teu contributo como nacional, o que fizeste com o dinheiro que ganhas. Talvez nem um cuté tens aqui. É só mandar boca. Esplorando o povo Angolano.Venha para aqui.Nem sabes o teu nome.Bandido. ADEISTA.És um dos tais que dá entrevista sem mostrar as cara.
    OSPIBINHO, Não sabes do que dizes, Vá as Finanças (Direcção de Tesouro) e dou-te o plano da execução orçamental e a partir daí vais meter o rabo entrd as pernas.
    Qdo o Patrice Trovoada assumiu o poder, disse que ia pôr termo a corrupção. O que fez até agora? nada. Está nadando na corrupção. Se ele sente lezado com a corrupção ele que peça um debate. Ele tem poder e tem o exercido. Faça isso. Ele não tem coragem. Só sabe tentar meter os que ele acha que são corruptor na cadeia a qualçquer geito. Mas como eles são ratos. O Patrice chupa no dedo. Porque razão qdo lhe chamam para o Parlamento, foge e inventa mentiras, destraindo deste modo o povo. Diga ao Patrice para encher de coragem, pedir debate sopbre a corrupção e ir ao Parlamento prestar contas.
    Como ele fez atacando as palaiês de arroz, deveria tb fazer com a corrupção e dar exemplo, sendo o primeiro a prestar contas.
    Geruuuuuuuuuuuuuundiôôôôôôôô

  21. conceituoso

    30 de Outubro de 2012 as 18:36

    O PCD é um nesse momento ta se comportando como um partido hospedeiro.
    Lamento mas PCD quer causar entropia no seio do governo.

  22. vestucio de almeida

    31 de Outubro de 2012 as 8:57

    PCD… de mal a pior. Armazem da mafia do arroz em S. Gabriel que sustentava o partido esta vazio. E agora?… Trabalhar que é bom, nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo