Política

MLSTP avança com Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as contas da TVS

Face a denúncia de má gestão e corrupção financeira, feita pelos trabalhadores da TVS contra Direcção, o maior partido da oposição, decidiu accionar o seu grupo parlamentar no sentido de propor a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para analisar as denúncias. O Ministro Secretário do Governo, Afonso Varela também será interpelado.

«MLSTP/PSD deu orientações ao seu Grupo Parlamentar, no sentido de propor uma comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os factos denunciados e interpelar o Ministro Secretário-geral do Governo Dr. Afonso Varela, para dar explicações mais convincentes», diz o comunicado do MLSTP/PSD enviado a redacção do Téla Nón.

O maior partido da oposição considera de graves as denúncias feitas pelos trabalhadores quadros da TVS, por isso exige do Ministério Público e do Tribunal de Contas a adopção de medidas visíveis para apurar os indícios e punir os implicados nos actos de corrupção na TVS.

Segundo ainda o MLSTP / PSD a «denúncia feita pelos trabalhadores da Televisão São-Tomense contra as arbitrariedades praticadas pelo Sr Óscar Medeiros a mando do Governo, confirma a existência de censura, manipulação, veiculação de informações falsas, violação grosseira dos princípios da liberdade de Imprensa, afastamento e perseguição dos Jornalistas que ao abrigo do profissionalismo opõem-se a estes actos».

O comunicado acrescenta que «tão grave é ainda quando o Governo persiste em manter no posto um coordenador, alvo de suspeição de desvios de fundos e má gestão, de quem a nomeação foi rejeitada pelo Tribunal de Contas, devido a existência de ilegalidades no processo de nomeação, apenas por se tratar de um militante do Partido do Governo», lê-se no comunicado distribuído a imprensa..

O partido que lidera a oposição, diz que solidariza-se com os funcionários da TVS e os demais quadros da Administração Pública que, numa atitude Patriótica, vêm manifestando-se contra a arrogância, o abuso do poder, que se quer a todo custo instalar no País e junta-se a todos aqueles que repudiaram tais actos e alerta uma vez mais da necessidade de se preservar e salvar democracia em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

.

    14 comentários

14 comentários

  1. ANCA

    30 de Outubro de 2012 as 11:33

    Mais Formigas, para o trabalho árduo, para o desenvolvimento e modernização Social, Cultural, Desportiva, Política, Ambiental, Económica e Financeira, do País, e menos Cigaras.

    Casa onde jamais há pão, todos ralham e nínguém tem razão.

    É bom que haja um Inquérito, se há denuncia de arbitráriedades, suspeição de desvios de fundos, má gestão no sector da Tevisão Pública SãoTomense, de modo a apurar a verdade dos factos, e a consequente responsabilização, se for encontrada matéria para tal, pois nínguém dev estar acima do Estado, Estado este, da qual pertence todos os cidadãos SãoTomenses.

    Mas séria bom, rever o que o Partidos, MLSTP/PSD, o PCD/GR, o MDFM/PL os Comportamnetos e Atitudes, que tiveram quando foram poder, em relação as matérias de corrupção e desvios de fundos, controlo efectivo dos Orgãos de Comunicação Social em São Tomé e Príncipe.

    Séria de prezar, para o salvamento efectivo da Democrácia, o esclarecimento dos casos de Desvios de Fundos e Corrupção, como, o GGA, o STP-Trading, Passeios, Doca de Peixe, que hoje foi transformado num Super Mercado, casas recibidas sem pagar nada ao Estado, Roças, Barcos, e vários outros.

    Neste sentido era, de facto bom que os Partidos da Oposição, tomassem a iniciativa de pedir, aos Orgãos da Justiça, o Tribunal de Contas, a interpelação, na Assembleia, dos cidadãos e deputados envolvidos, nestes casos, pois os cidadãos Sãotomenses, que compõem a Nação São Tomé e Príncipe, espera por estes esclarecimentos, para salvar á Democrácia.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. malebobo

    30 de Outubro de 2012 as 11:44

    Jorge amado, eis uma vergonha para o partido mlstp/psd,em breve terás uma supresa, congresso extraordinario

  3. zeme Almeida

    30 de Outubro de 2012 as 12:08

    O partido MLSTP so quero e aproveitar desta confusao toda a procura de instabilidade politica.Por favor aguardem a vossa vez,porque o povo ja nao e burro.Pergunto a todos do MLSTP/PSD,voces sao e foram os unicos melhores governantes deste STP?Criem ideias boas e inovadoras para tirar-mos este Pais no fosso que se encontra e deixem de politiquisses.O povo quer melhorias de suas condicoes de vida e bem estar para todos.So isso e basta de atropelos e confuncao.Ganancias esta tudo por detras disto tudo, vao trabalhar.

  4. zeme Almeida

    30 de Outubro de 2012 as 12:10

    Quero dizer;Confusao

  5. Carlos Jorge da Silva

    30 de Outubro de 2012 as 12:39

    Factos são factos. Óscar Medeiros é Comissário Políticodo ADI. O Homem comeu dinheiro da TVS. Afonso Varela sabe e colabora. Estão sempre juntos em Wiskes e Cervejas Rosema. Perceguem os pobres jornalistas é verdade. O que é mais? Senhores? O qui del Rei?

  6. Quase la

    30 de Outubro de 2012 as 14:01

    Acho bem que “o maior partido da oposição considera de graves as denúncias feitas pelos trabalhadores quadros da TVS, por isso exige do Ministério Público e do Tribunal de Contas a adopção de medidas visíveis para apurar os indícios e punir os implicados nos actos de corrupção na TVS.”

    Vejo com desagrado que tenhamos chegado a esse ponto mas agrada-me saber que a oposição esteja atenta e que tome atitudes á altura das necessidades para por cobro a essas situações indesejáveis. Todo o apoio a oposição (no caso o MLSTP) para que a normalidade seja o nosso estilo de vida. Entretanto, pergunto a oposição porque não tiveram a mesma atitude diante das muitas denúncias feitas pelo Sr. Semedo nesse jornal, o Tela Non? Será que não leram ou leram e não entenderam? Ou haverá outros motivos “ocultos” para permanecerem no silêncio?

    • Lupuye

      30 de Outubro de 2012 as 18:08

      Epa, ate parece que acabaram por silenciar o homem (o sr. Semedo). Realmente ele dava-nos muitas informacoes importantes e interessantes. Tomara que ele volte a carga.

    • VIOGO

      31 de Outubro de 2012 as 18:23

      este país é de esquemas de cima a baixo., tudo o que dr. semedo disse que é realidade e fundamento da existência de tudo não lhes diz nada. São todos esquematicos, especilistas em discursos como se alguélm os ouve. Nenhum politico de STP tem autoridade moral para dizer ou fazer o que quer que seja. São todos bandidos. Cê bê vida bô., nada mais. Bluffistas. N~ºao valem nadam. Todos são bandidos. O que se passou com caso Rosema e todos os chamadops politicos e pesudodirigentges a todos os niveis não tem o mninimo de moral etica, sentiodo de estado. Não são idoneos. O país não tgem credibilidade com esses bandidos todos que estão no poder. O PC não fazer de contas. O PM está tratar da vida e será daki a pouco rico com os seus comparsas varela, agostin ho levy e outros.
      TYristeza para esse povo que não merece embora talvés mereça p+orquje vota neles por força de dionheikrto. Pudera, são desgraçados.
      Fui

  7. inteligencia

    30 de Outubro de 2012 as 16:45

    O MLSTP quero distrair o Governo das suas boas acções. Este partido está sem norte e preocupado com o poder. Não conseguem estar fora do poder. O que este partido sabe é reinar na governação para usufruir de bem comum. Peço encarecidamente aos partidos de oposição para contribuírem com a sua experiência para desenvolvimento de STP não para destruir mais aquilo que já fizeram. O povo de São Tomé e Príncipe não quero mais confusão desnecessária. Em STP os partidos que não sabem a vontade popular é porque não querem. Deveriam aprender com tantos erros já cometidos. Esses mesmos partidos deveriam entender a quando da realização recentemente da manifestação organizado por eles mesmos. População demonstrou que não está interessada a confusão. Confusão e desorganização é sinónimo de retrocesso. Muitos aproveitam da confusão para deslapidarem o que não é seu, e a população já sabe.

  8. gostoso

    30 de Outubro de 2012 as 19:24

    O MLSTP não é partido ideal para pronunciar sobre essas matérias. Como disse alguém o MLSTP só quer instabilidade, não quer que o pais se organize, para continuar na bandalha para que eles possam reinar . Meus Srs. do poder esteja bem atento. Cuidado com os malfeitores.

  9. Santosku

    31 de Outubro de 2012 as 7:48

    Meus senhores, se acoisa está mal temos que falar independentemente do Partido que estiver no Governo.Se o Coordenador da TVS está roubando, abusando do poder e outros a denúncia foi boa e temos que apoiar. Oa partidos de Oposição sim senhora devem fazer o seu papel que é apontar o dedo lá onde a coisa está feia. Quem não sabe que na TVS reina aqui mando eu e resto devem submeter. TVS não apresenta os factos reais, não apresenta comunicados até do presidente da República, enfim. Quem diz que a TVS está bem ou é cego ou lambe botas.

  10. inteligencia

    31 de Outubro de 2012 as 9:28

    Os Partidos políticos devem deixar os técnicos resolverem os seus problemas e não interferir onde não lhes dizem respeito. Oposição por favor não usem os técnicos para atingirem os seus problemas partidário ou do grupo. Eu também gostaria aconselhar os técnicos para que sejam profissionais a cima de tudo e que façam políticas fora da instituição, Só assim poderão dignificar a instituição que garanta o seu ganha pão.

  11. Bernardino Monteiro

    31 de Outubro de 2012 as 21:56

    Ate quando meus senhores,MLSTP cada vez esta a perder militantes com vossa ma politica, nao ha entendimento nao ha dialgo muito menos credibilidade e confianca,pelo amor de Deus,MLSTP e um partido do povo, nos exigimos respeito ordem e disciplina,

  12. GABONNÉ 55%

    25 de Janeiro de 2013 as 0:58

    Mas …..
    não divulga o resultado ???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo