Política

Ministro Secretário do Governo anuncia envio de equipa de inquérito para a TVS

Ao invés do encontro que o Primeiro Ministro Patrice Trovoada tinha marcado com os trabalhadores da TVS para o último domingo, o Governo optou por uma declaração pública do Ministro Secretário do Governo, Afonso Varela(na foto).

Na declaração o Ministro Afonso Varela, manifestou-se reocupado com a instabilidade reinante na TVS, e confirmou a recepção do abaixo assinado dos trabalhadores que pedem a substituição do coordenador.

O Ministro Secretário do Governo, afirmou que Já foi nomeada uma equipa de inquérito para analisar as contas da TVS e apurar as denúncias de abusos, insultos e outras indisciplinas alegadamente praticadas pelo Coordenador, Óscar Medeiros.

Pelo que o Téla Nón apurou em termos de análise das contas da televisão pública, ou então, do inquérito sobre a má gestão dos fundos da TVS, a equipa que o governo prometeu pôr em actividade ainda esta terça – feira, poderá ter trabalho fácil, uma vez que a inspecção das Finanças realizou no ano passado um inquérito as contas da TVS.

Segundo apurou o Téla Nón, os trabalhadores sustentam a acusação de má gestão dos fundos e corrupção financeira, com base no relatório da auditoria feita no ano passado, e que até agora não foi divulgado ao público.

Abel Veiga

    42 comentários

42 comentários

  1. Deixa governo trabalhar

    30 de Outubro de 2012 as 12:49

    os cameram fazem muito bisness la
    fui

  2. jardineiropobre

    30 de Outubro de 2012 as 13:13

    O Patrice Trovoada e Varela andam desviando atenção da População.Varela não respondeu a verdadeira preocupação dos trabalhadores da TVS que consiste em afastamento de Oscar Medeiros pela falta de relacionamento com os colaboradores e a não divulgação da Auditoria das Contas da TVS efectuadas pela Inspecção Geral das Finanças de ” 30/09/2010 à 30/08/2011.” gestão esta de Oscar Medeiros.
    Isto é que interessa aos quadros da TVS.
    O que pretendem os Srs Patrice Trovoada Secretario Varela é GANHAREM TEMPO com a sindicância e a questão nao ter fim.
    A Sindicância neste momento não é importante uma vez ter em carteira já uma auditoria efectuada e com resultados camuflados.

  3. ANCA

    30 de Outubro de 2012 as 13:42

    Muito bem

    É preciso avançar, para a Inspecção, Inquérito, e apuramneto da verdade, do que se passa no ambiente da Televisão Pública SãoTomense.

    Fiscalização, Inspecção na Gestão da Coisa Pública, Apuramento da Responsabilidade, Responsabilização.

    O tempo é de Organização, de Rigor, de Transparência, de Disciplina, de Trabalho Árduo, tempo de Responsabilidade e Sentido de Estado.

    Mais Formigas, para o trabalho árduo, para o desenvolvimento e modernização Social, Cultural, Desportiva, Política, Ambiental, Económica e Financeira, do País, e menos Cigaras.

    Se os Profissionais, da Televisão Pública SãoTomense, jamais sabem ser, estar e fazer, na função de prestação de um serviço Público de Televisão, tratando-se de imposto dos cidadãos SãoTomenses, que contribuem, para o funcionamento deste Orgão Estatal;

    Há que fazer uma Triagem, Limpeza, Demissões, Rescisões de Contratos, a mais profissionais de Comunicação, cidadãos SãoTomenses capazes de prestar um bom serviço e contributo a modernização do sector da Comunicação Social Nacional.

    Na tarefa, de modernização, do desenvolvimento e crescimento social, cultural, desportivo, político, ambiental, económico e financeiro, nenhum cidadão nacional deve ser insubstítuivel.

    Se jamais serve, jamais saber ser , estar, fazer, perante a coisa pública, substitui-se.

    Se a cabeça jamais presta o corpo é sinónimo.

    Pois deve-se encontar outra cabeça, outro corpo.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. mudança

    30 de Outubro de 2012 as 14:15

    Segundo um comentario que li aqui neste site, o proprio Varela assina com o Oscar algumas contas, ou entrega dinheiro vivo ao Oscar para certos efeitos. Logo, nenhum inquerito encomendado por este senhor poderá resultar em verdades.

    • BÚZIO DO MAR COM ARROZ-BÚZIO DE OBÔ COM FRUTA

      31 de Outubro de 2012 as 8:29

      É verdade “Mudança”
      Até porque o Óscar não pode auferir qualquer remuneração do estado como Director porque o tribunal de contas não permite. Ele não tem formação superior.

    • BÚZIO DO MAR COM ARROZ-BÚZIO DE OBÔ COM FRUTA

      31 de Outubro de 2012 as 8:54

      Qualquer sindicância ou auditoria que for recomendado pelo governo, não terá rigor nenhum.
      Porquê? Porque o clima que se vem vivendo em STP, perturba o profissionalismo de qualquer sector do estado. Está-se a instalar um clima em que os profissionais de função pública temem represálias se tiverem que trabalhar com rigor e verdade. Por isso eu não acredito nesse inquérito.
      Por outro lado o problema de fundo da TVS, pelo que apercebi, é a má capacidade de gestão em termos do relacionamento pessoal entre o coordenador e os trabalhadores, além de situações pouco claras que têm a ver com viagens e aquisições feitas pelo coordenador nos últimos tempos, as vezes de fundos que não são do orçamento do estado.
      Tenho conhecimento que na TVS existem também situações irregulares de uso de equipamentos da estação em benefício das pessoas, produção de reportagens e documentários para fins particulares, venda de imagens de arquivo, enfim situações que vêm ao longo de muitos anos e que nunca tomaram medidas. Esta situação aliás, acontece em muitos sectores da função pública. Por isso, os trabalhadores da TVS têm que estar atentos pra não se deixarem escorregar na “casca de banana madura”.
      Quero ainda dizer aos trabalhadores da TVS que os dirigentes com pelouro nesta estação são “amigos de copo” de Sr. Coordenador. Por isso tomem cuidado.
      Aos trabalhadores da TVS, FORÇA, CORAGEM E UNIÃO!

      • E.Santos

        31 de Outubro de 2012 as 14:46

        Se você está a dizer que há bandidagem na TVS que já vem de longos anos, então está a defender os trabalhadores de quê?
        É preciso perceber a razão do mau relacionamento porque pelo que me consta Óscar é funcionário da TVS há mais de 20 anos e conhece e sempre conviveu bem com os seus colegas. Porquê o mau relacionamento agora que ele é coordenador? Pelas medidas que tem tomado para combater esta mesma bandidagem a que referiu e que não agrada aos trabalhadores ou porque de repente o poder lhe subiu a cabeça e ele decidiu ser arrogante “do nada” com os seus colegas de sempre?
        Se eu mandasse, rescindia amigavelmente com todos os trabalhadores da TVS para limpar o mal duma vez só e acabar com os vícios aí instalados. E contratavam-se novos trabalhadores e pronto. Esta televisão não presta para nada mesmo.Tanto esforço para uma mediocridade…só nós mesmos.

  5. Tiago Saantoas

    30 de Outubro de 2012 as 14:26

    Os trabalhadores da tvs deveriam sentir vergonha pk eles fazem muito bismess la dentro eu prorio ja presenciei e como o Oscar esta a tentar por um fim nisso, por isso é k eles vêm com falsas acusações.
    Durante o tempo k o Mateus eis derector da tvs cordenou esta estação foi sempre assim. Como os da tvs nunca souberam o k é uma boa cordenação por isso é k vêm agora se queichar. Óscar segue em frente toda instituição tem uma regra e se ha regras são para ser cumpridas.

  6. david santos

    30 de Outubro de 2012 as 15:26

    Esse é amigo do Oscar Mama Massa, nao vai fazer nada é só truques para nao se por que nao alguma coisa pa apurar os factos. seu bandido.

  7. "Haver Vamos"

    30 de Outubro de 2012 as 15:36

    Já deu pra ver que esses dentes pra fora é uma falsa.
    Até o senhor Varela ja sabe “abriu os dentes” Ele o PT parecem irmãos gémeos.
    “Dênti béto, só…”
    “Dêntis béto, só…”
    “ Dênti béto, só…”
    “ Dênti béto ,só…”!

    É SÓ PRA ENGANAR POVO PEQUENO…..

  8. Manuel Trindade

    30 de Outubro de 2012 as 15:37

    O Afonso Varela é um juda, traidor e grande lambe bota.

  9. ZE PEDRO

    30 de Outubro de 2012 as 16:11

    De partida esse inquérito não vai dar em nada, ora vejamos;
    a) Os auditores ou estão todos feitos com a tripla Patrice-Varela-Oscar, ou têm medo do clima de terror que o Patrice instalou no Função Pública
    b) Uma verdadeira Inspecção devia começar com a suspensão do Oscar Medeiros e depois trazer pessoas a altura para fazerem a tal auditoria
    c) Esse varela está é a entreter os são-tomenses, grande bandido !

  10. mundu té pésu.....

    30 de Outubro de 2012 as 16:28

    Como já disse atrás o lugar do Oscar Medeiros é cadeia se for apurado as responsabilidades…
    Todavia se lema do Governo é combater a corrupção deve demitir o Oscar….para o bem dele e o do Governo….
    Fui

  11. original

    30 de Outubro de 2012 as 17:20

    Este inquérito deveria ser feito por organismo independente porque se for pessoal do Estado,sofrerão uma lavagem de cerebro antes de ir ao terreno e assim sendo,vão evitar todas questões milindrosas que podem comprometer a actual Direcção.Resumindo,pessoal encomendado não vai dar conta de recado.

  12. arlindo fernandes

    30 de Outubro de 2012 as 18:32

    Lutar contra a corrupcao foi uma frase muito falada pelo presidente da republica quando da sua tomada de posse, mas ate ai ninguem foi punido pela corrupcao em stome e principe.Vamos ver se e desta

  13. PIRES

    30 de Outubro de 2012 as 18:55

    Mais que pouca vergonha meus senhores por isso que já deixei ai bem patente que este jornal é mais humorístico, em vez de por noticias verídicas, só falam mal do Governo eu esteve em São Tomé e Príncipe há dias toda malta jovem a dizer que Patrice Trovoada e o Dr Manuel Pinto da Costa esta a levar a nossa ilhas Maravilhosas há um bom porto apesar que falta muita coisa para ser feita mais estão a fazer eu quando estava fora eu me recorria a Tela Nón com objetivo de esta a par da politica do país que me viu nascer que lia aqui eu dizia mesmo fogo esse Patrice Trovoada esta a dar cabo do país mais por fim ele como tem vindo a acabar com vida fácil que certos dirigentes e trabalhadores desse país vinha a Beneficiar pronto eles esta a destruir país um monte de conversa mais pergunto eu santomenses oposição vcs quem país bandalha para cada um saber da sua vida isso não é assim meus carros país eu estou a favor da oposição para apertar o governo a fazer mais escola, melhorar o salário,etc isso sim que a oposição deve fazer não é perseguir quem quer fazer Algo para o país e aki nesse jornal quando alguém fala verdade vc não gostam é pq??Tiago Saantoas estou de acordo ctg mesmo aquilo que o José Bouças fez é inveja claramente e ainda não respeitou a hierarquia da casa espero que o Governo aplica auditoria apura as veracidades se não for aquilo que foi dito pelo José Bouças isso tem que resolver pq alguém tem que assumir as suas responsabilidade ate Breve!

  14. gostoso

    30 de Outubro de 2012 as 19:07

    É natural que se faça uma sindicancia para apurar responsabilidade, mas o maior problema deste pais, é que as pessoas estão habituados a fazerem o que querem e este governo não permite corrupção, nem deixar andar, nem preguiça, nem boa vida. É preciso que as pessoas trabalhem e os responsáveis devem tomar uma posição.

  15. Beato Salu

    30 de Outubro de 2012 as 20:28

    Angi Semedo lentla nê?

  16. PIRES

    30 de Outubro de 2012 as 23:33

    Hó Sr Parolo do “David santos” e tu és amigo de quem??? Homem Triste pá!!!

  17. AUGERIO DOS SANTOS AMADO VAZ

    30 de Outubro de 2012 as 23:48

    Temos que avançar, o país não pode parar, meu querido amigo Varela, já existe uma auditória do Tribunal de Conta ou de faz de Conta que apresente publicamente os resultados, sabes que é muita bandidagem…

  18. dizer umas coisas

    31 de Outubro de 2012 as 6:59

    Onde já se viu realizar inquérito tendo o principal suspeito no ocupando o lugar de chefe ao invés de ser suspenso? Só tem uma explicação, dar-lhe hipótese de fazer desaparecer provas de maneira a que não se apure nada. Estratégia bem pensada entre esses…

    Ja sabemos todos qual vai ser o resultado: “Nada foi apurado e todas as acusações constituem uma falsidade”.

    Esses caras merecem vencer o Óscar da malandrice e sem vergonhice

    • roça vitoria

      1 de Novembro de 2012 as 7:55

      Pois claro vc anda dizendo padir pra deixar o governo trabalhar isto, porque com certeza as coisas neste moento estão de bem pra ti. O governo foi eleito pelo povo e é pra na verdade trabalhar mas pr todos os Sãotomensees e não pra uma menoria de gato pingados.

      • roça vitoria

        1 de Novembro de 2012 as 8:02

        Me disculpe por favor não era pra si o meu comentario. Queria eu comentar pra aquele Senhor que anda sempre dizendo pra deixar o governo trabalhar. Na verdade devia-se suspender o senhor Oscar medeiro das suas funções antes de anunciar o inquerito assim é a transparencia da coisa publica. olha segundo informações que tive ainda ontem, que a equipa de inspecção não tinha ainda apresentado na tvs. Que brincadeira

  19. Santoseduardo

    31 de Outubro de 2012 as 8:30

    Com transparencia nesta terra os opositores não deixam, esquecem se eles encontrarem o País na linha recta “se um dia voltarem ao Governo” será muito melhor para o povo, todos querem emprego mas ninguem quer trabalhar, querem fazer do emprego o que acharem para bem dos mesmos facturar dentro do emprego e pensam que o Estado é Pai e Mãe para dar dinheiro as pessoas.Se o Oscar Medeiros saír da TVS vai entrar outro Oscar com mesmo rigor talv,es mais dialogante no inicio e o próprio Oscar vai ocupar o cargo mais alto pk ele esta a dar prova de um bom gestor o que falta á muitos nesta nossa terra.
    SE.

  20. Eliseu Neto Vaz

    31 de Outubro de 2012 as 9:12

    enfimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  21. vestucio de almeida

    31 de Outubro de 2012 as 9:18

    Deixem o Governo trabalhar. Dois anos… mais quatro pra vos por em ordem. Acabou-se a ANARQUIA, a MAMA e o deixa andar. Aperta com eles Varela. Ah e nao te esquecas… a ENCO, DOCA, PASSEIO, GGA, PECUARIA, AIR S.TOME, CASAS SOCIAIS, BARCO PRINCIPE,…ehe,ehe… a lista é longa.

  22. roça vitoria

    31 de Outubro de 2012 as 9:31

    Dois pesos duas medidas é o que está a contecendo em S. Tomé. Quando foi a vez do Americo Barros, porque não convinha o governo com a cara dele, o governo de imediato o dimitiu enquanto, que para caso do Oscar Medeiro, porque as atitude dele na televisão convém ao governo nada ta sendo feito para dar volta a situação na TVS. Convenhamos

  23. mudança

    31 de Outubro de 2012 as 10:43

    Informação quente, ou melhor muito triste:
    Consta que o sr ministro Varela acaba de dar ordens expressas para que se suspenda o pagamento de salarios aos funcionarios da TVS. Cheque essa informação Telanon, por favor. Se for verdade, tirem as vossas conclusões…

  24. Mino ihê

    31 de Outubro de 2012 as 11:17

    É muito perigoso e preocupante todo estes episódios na nossa TVS, contudo mostra claramente que o senhor ÓSCAR MEDEIROS não tem sabido conduzir o seu trabalho, por outro lado ele foi/ é um grande jornalista e tem que mostrar que não está agarrado ao lugar de coordenador da TVS. Vamos aguardar serenamente pelo apuramento da verdade fazendo valer a liberdade e o “espírito democrático” que reina em S.Tomé e Príncipe.

    • Mina Tela

      31 de Outubro de 2012 as 17:31

      Óscar Medeiros grande jornalista! Tststssss…nem ele próprio acredita nisso…

  25. emidio

    31 de Outubro de 2012 as 12:13

    Eu sou da opiniao que se crie auditores independentes porquanto Varela e um grande corrupto e claro so indicara pessoas a mando dele e Patrice.Ja existem auditorias feitas.O resultado da AUDITORIA? O que a Assembleia deve fazer e pedir a Dra SARA SANTOS da IGF esclarecimentos sobre a Auditoria.ELA pode por tudo em limpo.

  26. PIRES

    31 de Outubro de 2012 as 14:20

    Abel Veiga aonde colocaste o comentário que fiz????

  27. TC

    31 de Outubro de 2012 as 19:04

    O Tribunal de Contas deveria entrar em acção para esclarecer a situação na TVS de todos nós

  28. CT

    31 de Outubro de 2012 as 19:18

    Abel Veiga por favor explora esta informação fresca !!! O Ministro Afonso Varela – Mandou suspender o pagamento aos funcionários da TVS.

  29. paparazzi

    31 de Outubro de 2012 as 19:56

    grande palhacada governo tvs inqueritos tudo a toa sera que o governo ainda nao deu conta do mal e insiste nela.sera que o governo nao ve que esta a sair mal a sua imagem.sr presidente da republica um basta para bem da nacao ponha ordem nisso e a imagem do pais que esta em jogo

  30. João Rodrigues Serôdio

    31 de Outubro de 2012 as 23:10

    Desde a Independência, que a classe política organizou o País, para viver à custa dos cidadãos e não para os cidadãos. Criou estruturas no próprio Estado, que alimenta, no Orçamento, Entidades que não têm que prestar contas, controla sectores estratégicos, fomentando monopólios e cartéis, para obter o maior lucro no mais curto espaço de tempo possível, a que junta centros de interesse, como a grande maioria dos negócios que têm sido feitos em nome do Estado.Só não vê quem não quer, ou então está à espera que chegue a sua vez.Enquanto isso o Povo espera e desespera e o País continua adiado.Até quando?

  31. BANANA DE STP

    1 de Novembro de 2012 as 9:36

    Pelos vistos a luta contra a corrupção em STP, so é conversa para enganar o povo no momento de fazer guerra para alcançar o poder, Nem assembleia, nem o Tribunal, Presidente da Republica é capaz de travar esse governo, dos “dentes abertos”….
    Sr PT se voto fosse algo que se pede de volta nem se tivesse q pagar pra isso eu lhe pediria de volta!

  32. Matabala preta

    1 de Novembro de 2012 as 10:08

    Quem diria que o Varela se transformasse neste monstro que estamos a ver hoje.
    Acreditam que o Varela vai tomar medidas contra o Oscar quando ele também assina os cheques ou autoriza os gastos feitos pelo Oscar com o dinheiro da TVS.
    Acreditam que o Varela vai tomar medidas contra o Oscar qundo os dois custumam ir juntos no carro da TVS à Super Mercado gastar dinheiro da TVS.
    Acreditam que o Varela é tão parvo para mandar fazer uma sindicancia para incriminar a ele proprio.
    Porquê que não fala nem publica o relatório da sindicancia feita no ano passado, o Varela não é burro, se calhar quer fazer o povo de burro. aposto que esta nova auditoria é para lavar a imagem de Oscar, esperemos pelos resultados…

  33. Matabala preta

    1 de Novembro de 2012 as 10:18

    O Varela vive almoçando em casa do Oscar Medeiros gastando o dinheiro da TVS, Televisão de todos nós. Televisão de Patrice, Varela e Oscar Medeiros.
    O povo está colhendo o que plantou, como também alguns trabalhadores da TVS.
    O Bexigas foi o maior bufo do Patrice e do ADI pessando que seria chefe, viu o cargo a ser entregue a alguém que nem é funcionário da TVS, o filho do Mário que tinha pedido através de uma carta para ser um colaborador não remunerado.

  34. cameramen

    1 de Novembro de 2012 as 11:20

    Patrice ja viajou.
    Varela viajara amanha.
    INQUERITO DO PE NI TVS.

  35. lanterna verde

    2 de Novembro de 2012 as 10:52

    brincadeira tem hora sr PT Varela e Oscar

  36. elnis

    4 de Novembro de 2012 as 12:23

    Minha gente deixa governo trabalhar, em vez de dar um argumento logico para resolução do problema da TVS, mais so traz invensões nada mais, vamos lutar para bem estar do nosso país, quem esta em portugal tambem pode dar a sua contribuição, quem esta em outras paragem do mundo tambem pode dar a sua contribuição de mão dadas para STP melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo