Política

Gunvor chumbou primeiro projecto para construção do Porto Petrolífero em Espraínha

A empresa russa Gunvor, que o Primeiro Ministro Patrice Trovoada anunciou em Fevereiro passado, como tendo um projecto para construção ainda este ano, do porto petrolífero na zona norte de São Tome no valor de 200 milhões de dólares, chumbou o projecto inicial. Anúncio feito ao Téla Nón pelo embaixador da Rússia(na foto).

Construção do porto petrolífero na zona de Espraínha norte da ilha de São Tomé, no valor de 200 milhões de dólares, foi um dos grandes projectos anunciados pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada, para serem materializados este ano.

No dia 7 de Fevereiro de 2012,  o Chefe do Governo são-tomense anunciou o projecto como um dado adquirido. No entanto a execução do projecto está longe de ser realidade, muito menos em 2012.

O embaixador da Rússia, Serguey Nenáchev(na foto),  garantiu ao Téla Nón que o projecto inicial cujo valor tinha sido anunciado pelo Primeiro Ministro, foi rejeitado pela empresa Gunvor. «Vai ser difícil materializar isto este ano, porque os estudos para o projecto ainda não terminaram. Tinha sido feito um estudo para o projecto, mas o dono da obra, a Gunvor, não gostou do projecto que tinha sido elaborado, porque ficou muito caro. Agora foi contratada uma outra,  empresa que está a fazer os estudos com vista a construção deste terminal petrolífero», explicou o embaixador.

Serguey Nenáchev, preferiu não avançar o valor financeiro do projecto, porque segundo ele os estudos ainda estão a ser feitos. Mas garantiu que atingirá algumas centenas de milhões de dólares.

Para além do porto petrolífero, o sector privado russo com o beneplácito do Primeiro ministro são-tomense, está a estudar a possibilidade de explorar petróleo e gás na zona económica exclusiva são-tomense e na zona conjunta com a Nigéria.

A companhia petrolífera russa Gazpron, reuniu-se com Patrice Trovoada em São Tomé, e segundo o embaixador da Rússia, há boas perspectivas do gigante russo de petróleo entrar nas águas territoriais são-tomenses. « Houve duas propostas, uma para Gazpron  participar na zona conjunta, em que o governo são-tomense está disposto  a conceder alguns direitos seus para permitir a entrada da Grazpon. E a segunda proposta tem a ver com a possibilidade de entrada da companhia na zona exclusiva, para proceder a estudos de alguns blocos. Trata-se de um contrato padronizado de 28 anos para efeitos de pesquisas na zona exclusiva», precisou o embaixador.

Rússia reforça interesse em São Tomé e Príncipe, numa política externa que renova o interesse pelo continente africano. Segundo o diplomata russo, cresce o interesse do seu país pelo continente negro. «Depois da desagregação da ex-União Soviética houve um arrefecimento.  Agora a política russa é bem clara, é de regresso», afirmou tendo dado o exemplo da visita no ano passado do ex-Presidente Medvedev a vários países africanos, nomeadamente Angola e Nigéria. «O actual presidente Putin visitou África em 2006. E no próximo ano terá lugar a visita do Presidente Putin a África, será no mês de Março  de 2013», frisou. .

Serguey Nenáchev, disse que o seu país não regressa ao continente africano para competir com as outras potências, mas sim numa acção estratégica que visa a criação de um mundo multi-polar. «Estamos a apoiar a ideia de criação de um mundo multi-polar. África também tem esta visão. Temos criar um mundo que se desenvolverá de forma mais equilibrada. Não na perspectiva de ser um país a pensar e decidir por todos», concluiu.

Abel Veiga

    31 comentários

31 comentários

  1. luisó

    5 de Novembro de 2012 as 12:39

    Mais uma promessa que cai em saco roto…

    • E. Santos

      5 de Novembro de 2012 as 16:38

      Acho que vocês não perceberam a notícia. Este projecto ainda não caiu por terra. A empresa considerou-o carro e pediu a uma outra empresa que o revisse.
      Na verdade, o que importa não é este projecto estar de pé ou ter caído por terra por desinteresse de uma dada empresa.
      O que importa saber é que este Governo tem ideias, e ideias aparentemente viáveis, relativamente aos quais temos de encontrar um financiador numa altura crucial para a economia mundial.
      Vocês fazem comentários que quem vos lê até pensa que STP é um país rico e que o projecto não avançou porque alguém o colocou na gaveta de propósito ou resolveu andr com ele no bolso.
      Não meus senhores. Isto é o que o PCD fez, anos após anos como forma de não f.. nem sair de cima, para serem sempre eles a mamar as coisas do Estado/povo.
      Perguntem ao Bano porque é que dizem que ele teve de mudar a conta do MC para as Pescas quando ele deixou de ser Ministro na altura. Andaram a noite a procura do 2.º assinate arrascas para passar a conta de um tal projecto de volta para as Pescas para ele continuar a mandar nele.Isto ainda em 94 se a memória não me falha. Esse projecto, como não podia deixar de ser, não resultou em nada para o país.
      Mas isto agora acabou-se, os projectos são do país e não de pessoas que fazem deles seus.
      Pode dizer que eu disse, mas não põe meu nome porque meu primo é que foi testemunha. E ele garantiu-me tal como Jorge Amado o fez, que ele é a prova viva. Vai se lá saber como!!!

      • Fisco

        6 de Novembro de 2012 as 8:54

        E. Santos, gostei muito do seu comentário. Estes desgraçados estão a rezar para que tudo se dê mal neste país. O importante para eles, é governar o país na miséria…Espero que o povo tenha o bom senso e não ponha nunca mais estes tipos no poder.
        Obrigado

        • Bingo

          6 de Novembro de 2012 as 10:40

          Olhem que a partidarite é uma doença grave, meus senhores.

          Concordo com o Fisco, e com o E. Santos que é o ANCA ( uma toupeira do governo), num aspecto: não percebo como pode tanta gente parecer ficar feliz se o projecto for chumbado. Vamos a ter a cabeça no lugar, meus senhores: precisamos de um porto de águas profundas.

          Se este governo conseguir dar passos rumo à concretização do projecto, cumprindo os requisitos legais e sem dar cabo do meio ambiente, será MUITO BOM para o país. E o governo deverá ser aplaudido por isso.

          Eu, que não cometo o grave erro de fazer de Patrice Trovoada e do seu governo sinónimos do país, aplaudirei. Inté!

  2. Cobra

    5 de Novembro de 2012 as 12:59

    Ó “Tela non”, a melhor coisa a fazer é esquecer este projecto e tudo que o envolve: Gunvor, Embaixador,etc, etc… Já estamos cansados de toda esta trapalhada!

  3. videoamador

    5 de Novembro de 2012 as 13:12

    Sun Patrice eh
    Sun Varela eh
    O Povo não vai vos perdoar.
    E há outra coisa.
    Muito em breve o povo vai ter que saber a verdade sobre os Barcos da Máfia Taiwanesa.
    O senhor ainda vai ter que explicar ao povo santomense porque que a TVS mentiu/ENGANOU o povo santomense.

    !!!O POVO QUER SABER A VERDADE QUE FOI DITA PELO DIRETOR DA ENAPORT!!!!!!!

  4. São Tomé Poderoso

    5 de Novembro de 2012 as 14:10

    Vocês estão aplaudir isso?? hó pelo amor de Deus..

  5. Santosku

    5 de Novembro de 2012 as 14:30

    O 1.º Ministro de São Tomé e Principe é um gabarola. Anuncia projectos que ainda encontram-se na barriga de uma mulher aluguer que pode nascer como não, é este caso. Projecto na Gaveta. Sempre a enganar o povo.

  6. Féde ká Dóxi

    5 de Novembro de 2012 as 14:59

    Tenho pena do Patrice.
    Cada dia que passa, a sua máscara de mentira está caindo.
    Mentira tem percas curtas.
    Primeiro foi Porto de Aguas Profundas, aora é Construção de Porto Petroflífero. Qual ´+e a próxima.
    Pôvo! cuidado! Não será que os 4 meses que o Patrice está pedindo,´tempo para ele raspar tudo o que resta e bazar? Cuidado.
    Vamos pagar pra ver

  7. Justo

    5 de Novembro de 2012 as 15:07

    Deixem o Primeiro ministro trabalhar, o certo é que ele veio mostrar que tb existem pessoas em STP com capacidade de liderança e quebrar o ciclo de continuidade. . .

    • Reflexão

      6 de Novembro de 2012 as 10:24

      Meus caros,
      Vamos fazer uma refelexão sobre ser líder e chefe, quando vem cá fulanos falar do Primeiro Ministro como líder, convenhamos acho que está mais para chefe, eu mando eu posso eu faço…isto é dos chefes e não dos líderes.
      Exemplos: 1 – Nomeação dos novos dirigentes das forças quanto não possuem habilitações para o tal;
      2 – Nomeação do actual director da PIC;
      3 – Afastameneto de quadros competentes por não ser da côr política, o país é dos santomenses e não dos membros do ADI;
      4 – Apresentação do contrato assinado com a empresa que explora antiga lota, até ao momento não foi entregue na assembleia e o prazo já terminou;
      5 – Adjudicação directa de obras do estado sem concurso público;
      6 – Criação da figura do ajudante de campo a revelia das normas vigentes no país;
      Etc …..!!!!!!! …….
      Será que o Primeiro ministros não sabe dessas balbúdias.????

  8. Jaca Dóxi

    5 de Novembro de 2012 as 16:07

    O tempo é o melhor remedio para tudo… pouco a pouco as coisas se esclarecem… lembran-se de o o Patrice trovoada tinha criado uma empresa de gás na calada da noite passando por cima da lei santomense…agora está claro, o Patrice está a explorar e vender gás nas nossas aguas sem conhecimento de ninguém… só ele e Varela mais os taiwaneses… as declarações do embaixador da russia nos leva a esta realidade… o Patrice está a roubar este país e levar para Gabão, o tipo é gabonês, o tipo não gosta deste povo…fui…non buiáaaaa sóooooooo

  9. Jaca Dóxi

    5 de Novembro de 2012 as 16:16

    o nosso gás está sendo levado para gabão para depois vir ser vendido novamente aqui no super mercado, patrice está a enriquecer os gaboneses e libaneses e a matar este povo. a carta que foi enviada para governo, a empresa taiwanesa dizia que tinha vocação para pesquisas e exploração de gás natural, a história de porto flutuante era tudo invenção de patrice e varela… ladrões…estamos fodidos… por isso é que patrice tem tanto dinheiro pra estar a nos dar um milhão todo fim de semana pra lhe vender informações doutro partido e estarmos a falar bem dele no terreno…é nosso dinheiro mesmo por isso vou receber sempre, ladrão, bandido.

    • roça vitoria

      6 de Novembro de 2012 as 7:47

      Se o nosso gas ta sendo levado pra o Gabão então porquê que não se feixa a torneia de passagem? e assim penso que o esse gas não passaria mais pra o gabão e nem a outro País qualquer…

    • E.Santos

      6 de Novembro de 2012 as 8:23

      Você vai receber sempre porque você simplesmente não tem dignidade.
      Porque quem tem aplica, independentemente das circunstâncias. Porque cada mãe que pare seu filho, dá o nome que quer. Voc~e é filho da sua mãe, não da mãe dos outros, por isso não tem de agir como os outros.
      O digno é não receber e vir denunciar com provas irefutáveis.
      Melhor morrer de fome do que a vergonha que é pôr em causa a sua dignidade.

  10. pagaguno

    5 de Novembro de 2012 as 16:29

    Não vejo nada de mentiras na noticia só quem não sabe ler e esta má fé é que esta ver algo de mal. O Embaixador disse que uma outra empresa vai fazer um novo estudo, isto é normal, para ter termo de comparação, afinal são muitos muilhões de dolares. O titulo da noticia é pretenciosa, e maquiavelica.

  11. Carlos Jorge da Silva

    5 de Novembro de 2012 as 16:43

    Deixa o Primeiro Ministro passear querias dizer ó Justo. estás a pagar pelo pecador?

  12. Paracetamol 500mg

    5 de Novembro de 2012 as 17:53

    No mês passado o patrice, por querer fazer dieta, está muito gordo, obrigou os ministros a irem ao mato junto com ele fazer caminhadas, subir e descer obstáculos.
    Estamos a espera dos resultados do colesterol, da hemoglobina.

  13. São Tomé Poderoso

    5 de Novembro de 2012 as 21:22

    Meus carros vcs nasceram para fazer confusão né????

  14. João Rodrigues Serodio

    5 de Novembro de 2012 as 23:23

    Finalmente o petróleo.Um elemento de vital importância e cujo projecto deveria obedecer a critérios de Concurso Internacional,a bem da transparência.Atendendo ao pormenor do 1º projecto no valor de 200 milhões de dólares,ter sido rejeitado por ser muito caro,como se pode pedir a outra empresa,que faça outro estudo que irá custar centenas de milhões de dólares? Como pode um 1º Ministro dar o seu beneplácito, para que uma Empresa Privada,poder estudar a possibilidade de explorar petróleo e gás em zona económica? As duas propostas são do conhecimento público? Contratos padronizados de 28 anos para efeitos de pesquisas? Esta gente quer enganar quem? Por este caminho,S.Tomé e Príncipe,tornar-se-á como Angola,os milhões de dólares gerados pelo petróleo,será de poucos e o Povo que nada tem, nada continuará a ter.Até quando?

  15. Herminia

    6 de Novembro de 2012 as 8:16

    ( TELAN NON) ” Vai ser difícil materializar isto este ano, porque os estudos para o projecto ainda não terminaram. Tinha sido feito um estudo para o projecto, mas o dono da obra, a Gunvor, não gostou do projecto que tinha sido elaborado, porque ficou muito caro. Agora foi contratada uma outra, empresa que está a fazer os estudos com vista a construção deste terminal petrolífero ”

    ( TELA NON) Gunvor chumbou primeiro projecto para construção do Porto Petrolífero em Espraínha

    Interpretam e entendam por favor as duas declarações…Sejamos intelectualmente honestos…e profissionais

  16. BANANA DE STP

    6 de Novembro de 2012 as 8:56

    “pagaguno” – so podes ser mais um dos exploradores deste povo ou lambisbota deste governo. mas a justiça divina pode tardar mas n falha…

  17. carlos

    6 de Novembro de 2012 as 8:59

    Cú fómi ni béga mêcê…
    Ó kakáô nóm molê

  18. Manuel Trindade

    6 de Novembro de 2012 as 9:05

    O prtojecto foi considerado caro porque estava subfaturado. No projecto inclui partes dos BOYS do governo e do ADI. A construção desta Instalação é uma mentira crua e nua. Nenhum investidor sério iria construir na esprainha uma Instalação deste tipo sabendo que já existem na mesma área a instalação da ENCO e um estudo já avançado da SONANGOL para construir um parque de armazenagemm do mesmo genero. Num país sério nem se devia ter assinado contrato de intenção pois o estudo de viabilidade para este projeto seria reprovado por causa do ambiente. Os projectos deste governo são todos megalomanos e irrealizáveis. Vejamos: Autoestrada cidade capital-cidade de Quadalupe, Postos de saude de em cada Km, fabrica de montagem de computador magalhães, etc, etc.

  19. Mamão Trovoada

    6 de Novembro de 2012 as 10:21

    Este projecto já não tem pernas para andar. Estou de acordo com o comentário do Sr. Manuel Trindade. Sr. Primeiro Ministro chegou de mais uma passeata hoje que o povo não teve conhecimento e não sabe. Qual será a outra megalomania que ele vai a anunciar a este povo? Possivelmente construções de tuneis e pontes na cidade de de S.Tomé e tunel maritimo para ligar s.Tomé ao Príncipe!!!!
    Este PT é muito brincalhão. Ainda bem que ele viu este povo para brincar. Ele que não se esqueça aquilo que aconteceu com KADAFI. Kadafi pensava que tinha todo o povo com ele, e o que aconteceu com o DITADOR foi o que o mundo viu. Sr. PT, Senhor pode trabalhar , o povo está consigo e está a deixá-lo trabalhar.

  20. mãe joana

    6 de Novembro de 2012 as 11:28

    Patrice Trovoada é uma anedota.

  21. jorge desalmado

    6 de Novembro de 2012 as 14:46

    Por favor, leem a noticia. O Tela Non so sabe é denegrir. Mãe joana diz que Patrice Trovoada é uma anedota. Não , anedota é o Tela Non que está de má fé. Faça o jornalismo e deixa de politiquices, homem.

  22. Jaca Dóxi

    6 de Novembro de 2012 as 15:02

    O povo de S. Tomé e Príncipe deve recordar de uma das denuncias feita pelo Então Presidente Fradique de Menezes que dizia o o Sr. Muiguel Trovoada e seu filho Patrice Trovoada tinham assinado um acordo de petróleo do povo roubando 18% pra familia Trovoada… lembram-se disso…ninguém sabia daquele acordo… graças ao Fradique… por isso é que hoje ninguém sabe dos acordos que o Patrice tem assinado, caso eles existam… acordo com a Gunvor, ninguém conhece… acordo com gaboneses de super mercado, ninguem conhece… acordo com Georgia…, ninguém conhece, acordo com os taiwaneses…os famosos barcos… ninguém conhece, acordo com Cosovo… ninguém conhece…que raio de governo é este, que raio de governação é esta que ninguém sabe nada, nem mesmo os ministros que fazem parte do governo… cuá cu buá mé? sé lá deçu piá non!

  23. Fluta pon

    6 de Novembro de 2012 as 15:14

    Estes acordos são os que nós ouvimos falar, agora deve existir muitos que nós nunca ouvimos falar, porque não acredito que estas duas centenas de viagens feitas pelo senhor primeiro ministro nestes dois anos sejam pra passear… de certeza que anda por ai assinando coisas que só vamos saber no futuro quando outro vier reclamr a sua parte… podem apostar… quem sabe o que nosso promeiro ministro foi fazer no exterior agora, a gajo chegou hoje, trouxe oquê? disse oquê? só com Cristo…

  24. mãe joana

    7 de Novembro de 2012 as 9:17

    Senhor jorge desalmado, o senhor diz que conhece o Patrice. Pode me dizer o que ele estudou e aonde?

  25. Bagatela

    7 de Novembro de 2012 as 12:32

    Eu jã estou cansado desses projetos que nunca dao certo. Eu já estou no nível de revolta. Desde de 2002 nessa falácia de petróleo petróleo e mais petróleo, e até então nada. O governo de STP não é um governo SÉRIO. Espero que esse bosta de Patrice Trovoada não esteja a desviar o nosso petróleo e gás para outros país, pois garanto que cabeças vão ROLAR. Só anuncie um projeto quando o mesmo já estiver aprovado, não quando está no papel! Palhaços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo