Política

Presidente da Assembleia Nacional renunciou o cargo

Evaristo Carvalho, chamou a imprensa esta manhã, para anunciar a renúncia as suas funções de Presidente da Assembleia Nacional, que vinha exercendo desde 2010.  Numa declaração lida no gabinete do Parlamento, explicou a decisão como sendo resultado de profunda reflexão e avaliação da responsabilidade que sempre marcou a sua postura, colocando acima dos seus interesses pessoais, os mais altos interesses do Estado. Evaristo Carvalho, diz que abandona a presidência do parlamento, por causa do clima de desrespeito que se instalou no órgão de poder legislativo, a que se juntou comportamento de violência verbal e física na casa parlamentar. Mais pormenores daqui a pouco no Téla Nón.

    63 comentários

63 comentários

  1. Paracetamol 500mg

    26 de Novembro de 2012 as 12:40

    O sadomasoquista abandonou o cargo. Libertai-te do patrice. Assim vai desmoronando o pequeno principado.
    Um homem que não contribuiu em nada para o desenvolvimento do pais, nunca iria ter tamanha pujança para com este parlamento. Abaixo o preguiçoso. Falta albertino bragança, bidão, e mais outros…a lista é extensa.

  2. Torpedo

    26 de Novembro de 2012 as 12:44

    Já vais tarde, mas pronto antes tarde que nunca,Cansaste de ser capanga do Patrice!!!, para trabalhar com Patrice tens que ser um Lambe-botas, sem princípio e sem amor a Terra que te viu nascer. Qual será o próximo Lambe-botas????.

    Bom dia a todos!

  3. Lévé-Léngue

    26 de Novembro de 2012 as 12:47

    Fê-lo a tempo, com alguma dignidade e o País agradece! Não se sinta como um “elo mais fraco”, porque todos sabemos o quanto é difícil decidir quando nos encontramos entre a espada e a parede.
    Acaba de declarar que não é cumplice e passou a bola da moção de censura para os vice-presidentes. E como Maria decidiu ficar muito longe desse episódio, oxalá que o Baluba consiga algum resultado saudável amanhã!!!

  4. A verdade que vem de dentro

    26 de Novembro de 2012 as 12:48

    So fez muito bem demitir-se, um verdadeiro politico tem que ser assim, não estar muito apegado a poder como muitos da nossa praça tem feito.

  5. TVSA-Televisao Santomense Aberta

    26 de Novembro de 2012 as 12:58

    Isso sim e postura de politico serio.Pairava muitas duvidas sobre sua pessoa.Esperemos que nao seja apenas MAIS UMA FARSA SUA E DO PATRICE TTROVOADA.

  6. inteligencia

    26 de Novembro de 2012 as 12:59

    Verdadeiro politico.
    Reparam na sua declaração”decisão como sendo resultado de profunda reflexão e avaliação da responsabilidade que sempre marcou a sua postura, colocando acima dos seus interesses pessoais, os mais altos interesses do Estado”
    Aqueles que estão aí para desgraçar o país não são capazes de fazer isto, mas sim, roubam tudo o que e de Estado (de todos) e refugiam-se atrás da imunidade parlamentar para não serem julgados e conduzidos a cadeia.

  7. TC

    26 de Novembro de 2012 as 13:04

    Eu acho muito bem que o Presidente de Assembleia renuncia ao cargo, porque no meu entender o Presidente da Assembleia Nacional teve culpas na cena de pugilato, devido a falta de pulso para conduzir os trabalhos na ultima sessão da Assembleia. Primeiramente permite que o deputado de um partido fala sem limites e posteriormente não consegue permitir que outro deputado use de palavra. Perante a situação, deve-se levantar o processo disciplinar a todos os deputados envolvidos no caso de pugilato, com instrutores independentes e até mesmo estrangeiros.

  8. J.C.BLACK

    26 de Novembro de 2012 as 13:08

    Governo tem todo o plano montado para se desviar do debate na Assembleia Nacional. Isto é apenas uma peça do xadrez que se movimenta…

  9. pirilampo

    26 de Novembro de 2012 as 13:09

    pois meu carro concordo plena mente com sigo. ele mostrou q é homem pois esta terra de tds nos se ele viu q nao tem pernas pra andar melhor afastar-se livrar o seu nome da boca emunda daqueles q querem o podr a td custo .pois agora a vivce presidente esta bm feliz e seus camaradas pois ela como elemento de MLSTP agora vamos ver o q da mas STP TEM Q MUDAR BM AJA A TDS

  10. Fókótó

    26 de Novembro de 2012 as 13:14

    O velho ditado nos ensinou que quem nao tem unhas nao toca guitarra

  11. Eusébio Pinto

    26 de Novembro de 2012 as 13:17

    Pelos vistos o Sr. Evaristo Carvalho, mostra que afinal, não é daqueles que se se apega ao poder a qualquer preço!

    Já no tempo do partido único havia tomado uma decisão semelhante, quando demarcou-se das fileiras do MLSTP poucos anos depois da independência, deixando o cargo governamental que ocupava na altura, juntamente com Daniel Daio e Leonel Mario D’Alva. Ao colocar o lugar de Presidente da Assembleia Nacional à disposição, uma vez mais, este ancião da política santomense, dá uma lição de caracter e dignidade à todos aqueles que mesmo sendo enxouvalhados na praça pública, preferem ficar amarados aos cargos como forma de garantia de suas sobrevivências!

    Parabéns pela coragem e bem-haja ao Sr. Evaristo Carvalho e sua família!

    Eusébio Pinto
    Luanda, Angola

    • manuel bragança

      27 de Novembro de 2012 as 12:20

      caro eusébio vc está distante ao longo dos anos e não conhece os meandros da nossa política. evaristo carvalho simplesmente cumpriu o que lhe mandaram fazer. ele, ao contrario do que pensas, nunca agiu por iniciativa propria. fale com os mais velhos para entenderes o que estou a dizer. este fulano tem tudo menos dignidade e orgulho proprio

  12. Jose Borge

    26 de Novembro de 2012 as 13:24

    Fez muito bem o Sr. como Pai da casa parlamentar é o mínimo que devia fazer…

    • fabio carvalho

      27 de Novembro de 2012 as 12:17

      Eu tenho vergonha do meu primo Evaristo. Sempre foi um escravo da família Trovoada. Serviu o pai e agora é bôbô do seu filho, o gabones PAtrice Trovoada. Ele foi obrigado a fazer isto. No ADI, todos podem ser sacrificados, menos o chefe. Tudo para evitar a prestação de contas na assembleia nacional.
      Vcs já imaginaram se Evaristo tivesse ganho as eleições presidenciais???
      Teríamos hoje uma DITADURA DO PATRICE TROVOADA.
      Pensem nisso.

  13. João Carlos

    26 de Novembro de 2012 as 13:39

    É assim que esses políticos querem ver o nosso STP, não querem saber desse povo para nada, mas sim cada uma resolver os seus problemas pessoais que levam de casa para parlamento em vez de discutir e resolver problemas que afligem a nós os santomenses.
    Sempre a mesma coisa, não ganham eleição, mas sempre querem governar,…
    Que raio de políticos são esses…

  14. Carlos Alberto

    26 de Novembro de 2012 as 13:43

    O que mais me admira,eh como Evaristo foi ajuntar com este Patrice.Evaristo sempre foi homem honesto.Homem de principios desde era colonial.ENFIM!!!!!!!!!!!!!!

  15. Mimi

    26 de Novembro de 2012 as 13:44

    Será que isto implica eleiçoes antecipadas?

    • Gegé

      26 de Novembro de 2012 as 14:14

      Este país não existe!!!! Juro que não existe!!! Para atingir os seus objectivos os políticos Sãotomemenses põem em causa as instituições da república levando-as ao nível zero de sobrevivência, sem dó nem piedade. Por que razão estas pessoas fazem estas coisas???? é só ganância??? É só por causa de poder??? É só para preservarem as suas mordomias políticas, económicas e socias??? Não!!!! Há também má-fé, intenção deliberada de prejudicar a imagem do país, a credibilidade do país, o povo inteiro… É esta a preocupação desta gente. Só pensam neles e levam este desejo até os limites nem que tenham que dar cabo da imagem do país, do povo e das inntituições. Lutam na Assembleia, sacam arma de fogo na Assembleia, pedem resignação, de um momento para outro, de um cargo tão importante para o país, devoram os bens públicos…
      Vocês hão-de pagar por aquilo que estão a fazer ao país…
      Podem crer nisto que estou a dizer… Se vocês não pagarem os vosso filhos vão pagar caro por este mal que estão a fazer ao país.

  16. J.C.BLACK

    26 de Novembro de 2012 as 13:46

    Todo o incidente de foi ensaiado para não deixar que o deputado fizesse uso da palavra e motivar a não realização do debate.

    Chamar um deputado delinquente, vadio, ladrão e mandar sentar não é instigar conflito? Porque a mesma questão não foi introduzida de forma ordeira, com devido respeito pela casa da democracia?

    E este pseudo presidente observou tudo de forma silenciosa. E agora isto.

  17. J.C.BLACK

    26 de Novembro de 2012 as 13:48

    Demóno dá Déssu flocado nossé, mandá cu mundo nón bilá axi…

  18. preta de s.t.p

    26 de Novembro de 2012 as 14:08

    Esse sim mostrou ter sabedoria, e pos o bem da nação a cima de td, mas essas RATAZANAS, não sabem o que significa, SER, PERDER, GANHAR, GOVERNAR, ESPERAR, apenas tem ilusão e ganância de enves de tornar o nosso pais rico, apenas 2% arrumados em ricos a custa do nome do povo, e resultado querem instabilidade pois a desorganização organizada facilitava-os muitos e terem vida boa. Força Evaristo de Carvalho, e que aprendam algo com isso.

  19. alegre

    26 de Novembro de 2012 as 14:09

    acho que ele tem sua razão de se demitir porq isso é uma vergonha para o pais,mas não gostaria que o fizesse é o que esses opurtunistas ladroes querem para voltarem a destruir o pais,

  20. passos Trovoada

    26 de Novembro de 2012 as 14:16

    Será que alguém aqui já jogou xadrez?

    O sr. Evaristo Carvalho agora já consegue tomar decisão própria ou foi o chefe dele que lhe mandou?

    O ADI quer eleições a todo o custo…

  21. rapaz de riboque

    26 de Novembro de 2012 as 14:19

    exemplo a seguir por muitos senhores que pensam que s.tomé é deles

  22. nao ha eleiçoes

    26 de Novembro de 2012 as 14:39

    Meus senhores de ADI!
    Nao ha eleiçoes antecipadas e PONTO FINAL.
    O pais nao tem recursos.
    Os parceiros estao em crise.
    Tenham boa viajem.

  23. Patrice Malandro

    26 de Novembro de 2012 as 14:45

    Tudo bem montado, jogada politica, patrice quer eleições a qualquer custo, está muito confiante que vai ganhar com maioria absoluto. Eu mesmo vou comer dinheito do ADI, e depois votar contra! Haver vamos…

    • Mina Zequentxi

      27 de Novembro de 2012 as 15:50

      seu b…! Haver nesse caso nao leva H. Deveria ser “a ver vamos”… Tenho dito!

  24. Reviravolta

    26 de Novembro de 2012 as 14:47

    Aonde vamos?
    Quando se diz que por vezes o silencio incomoda é mesmo real, estou a espera do PR pronunciar-se sobre essa situação toda de instabilidade…
    São Tomé e (Príncipe), seja o que Deus quiser.

  25. Kanimambo

    26 de Novembro de 2012 as 15:11

    o levy nazare disse publicamente que quer eleições antecipadas.com a renúcia do presidente da assembleia cheguei a conclusão que foi tudo combinado

  26. conterrâneo

    26 de Novembro de 2012 as 15:11

    Muito bem.

    O Pinto da Costa deverá CONVOCAR ELEIÇÕES ANTECIPADAS.

    Isto é um exemplo para esses POLITIQUEIROS DE MLSTP, PCD, POR SINAL TODOS CORRUPTOS QUE DESGRAÇARAM O PAÍS DURANTE 37 ANOS.

    Aprendem com o EUVARISTO, e não se refugiem atrás da Imunidade Parlamentar para esconder a CORRUPÇÃO.

  27. Nao Digo

    26 de Novembro de 2012 as 15:11

    O Presidente de Assembleia fez muito bem pena que os BONS políticos não vêem isso da melhor forma, porque acha que tudo é suspeito ou mandado, mas usam a cabeça e a lógica do assunto, segundo as palavras do Presidente da Assembleia Sr. Evaristo Carvalho: ” Não havendo mais espaço para tolerância e diálogo sério e honesto, bem como não gozando de condições para continuar a presidir os destinos da Assembleia Nacional, órgão colegial, no quadro constitucional e democrático vigente, tomei a decisão de renunciar, com efeitos imediatos, às minhas funções de presidente da Assembleia Nacional”, dando continuidade ao discurso disse ainda mais que ” “após profunda reflexão” e justifica também que “há já algum tempo certos deputados adotaram uma atitude de bloqueio ao funcionamento equilibrado, harmonioso e colegial” disse Evaristo Carvalho em conferência de imprensa.

    Apoio o Sr. Evaristo Carvalho! Os bons são poucos mais eles ainda existem!

    • Nao Digo

      27 de Novembro de 2012 as 8:40

      Os comentários a serem publicados são a escolha?

  28. Carlos Pinheiro

    26 de Novembro de 2012 as 15:22

    Ministro da Finanças deu-me corno… ADI fez-me perder a minha ex-mulher, mesmo assim eu continuo teimoso a defender esse partido…

  29. A dama do blin

    26 de Novembro de 2012 as 15:22

    Isso é que se chama de carácter.
    Agora vamos ver o que vai acontecer.
    Força Evaristo, acabaste de mostrar a STP e o mundo o que é ser politico e muito mais do que isso, acabaste de mostrar que és homem com tudo no lugar.
    Tomara que os outros aprendam a boa lição que acabaste de dar.
    Meus parabéns!!!

  30. ZE PEDRO

    26 de Novembro de 2012 as 15:22

    Mais uma jogada politica do Patrice Trovoada e da ADI, só espero que o tiro-lhes saia pela culatra ou seja que percam a tão desejada eleição antecipada…. Nunca vi algo sim, sempre que o Governo é interrogado, vem o espectro de eleição antecipada, é uma pena que na oposição não se vê figuras fortes que o pudessem de facto derrotar nas eleições para que servisse de lição

  31. Safú Zédu

    26 de Novembro de 2012 as 15:24

    O Pai Grande vai ter de reagir e decidir
    para tirar o País dessa situação!…

  32. Tiberio

    26 de Novembro de 2012 as 15:25

    Por alguns comentários que cá vejo, só tenho a dizer o seguinte: vocês são mesmo ingénuos!!

  33. STP_Avança

    26 de Novembro de 2012 as 15:30

    Boas, Companheiro Evaristo.
    Espero que essa decisão seja mesmo sua, se for, tiro o chapeu para si, mas se for mais uma artemanha do Patrice para incentivar a instabilidade e o não funcionamento da Assembleia para que a todo custo vamos as eleições, em busca da maioria absoluta que só existe no sonho dele e sondagens “fantoches”. Este povo já não é burro. O País está no estado que está e vamos as eleições o ADI já tem dinheiro guardado para enganar este povo que durante esses dois anos tem passado fome, perda dignidade, fustigado pela delinquência, aumento do consumo de liamba, promiscuidade, falta de emprego etc. Vamos as eleições enganar o povo mais uma vez com 500 mil por semana como o ADI já começou a pagar e eu tenho provas. Vamos repensar S.Tomé e Príncipe. O primeiro Ministro elejeu o combate a corupção e trabalha com o dinheiro do povo e não quero prestar contas? onde estamos afinal? Dizemos sempre que copiamos coisas da Europa, porquê que não copiamos isso, ja viram quantas vezes o actual PM de Portugal teve que enfrentar uma moção? Para este caso vamos copiar os nossos irmãos africanos.
    S.Tomé e Santo António são santos vivos e saberam ajudar-nos a resolver esses problemas, vamos rezar para que os melhores dias cheguem.

  34. stp avante

    26 de Novembro de 2012 as 16:31

    so falta o sr presidente da republica, primeiro ministro e procurador da republica…pelo menos assim ninguem governa mas tambem ninguem rouba. camabadas

  35. original

    26 de Novembro de 2012 as 17:24

    Para mim, o Sr.Presidente de Assembleia não pediu demissão devido coerência mas sim devido falta de pulso.Se fosse coerente,não teria deixado o líder parlamentar do seu Partido utilizar todo tipo de linguagem considerado instigatório sem pelo menos tentar interrompê-lo ao menos uma vez deixando-o esvaziar tudo e demonstrando claramente estar ao serviço do seu Partido na Assembleia.É verdade que o Sr.sabia do desfecho desta novela e agora não venha culpar oposição porque a prestação dos seus cotas (ADI ) não foram exemplar.Um espaço pode ser incendiado com chama ou com palavras e o Sr escolheu o segundo método.Deveria ter chamado atenção ao seu líder batendo fingidamente martelo na mesa para moderar a linguagem e não aconteceu.Quem diz o que quer pode sentar esperar o resultado e aconteceu.Agora vão dizer por aí que oposição é assado cozido e que foi culpado do cenário gerado? Estamos atentos.

  36. jovens de postura

    26 de Novembro de 2012 as 17:31

    permita-me dizer que o senhor evaristo de carvalho,,, o senhor não teve a melhor opção entrou e fez o jogo do 1º ministro… Não esqueça que aquí é mundo! ” NAÍ MÈ SÀ FENÙ, BILÀ sÀ GLOIÀ ”
    Sei a tua idonedade o que poderia levar isso ao melhor caminho deves pensar melhor no pais,,, será que a eleição que ADI quer é solução? cuidado com arrempedimento!
    será que a democracia faz-se sem a oposição? o senhor é Presinete da Assembleia?
    será que a democratica faz-se sem contraditório? senhor presidente da Assembleia? convenhamos….
    No regimento da Assembleia Nacional tem artigo que o senhor deveria fazer valer a ordem na sala, mais não, senhor limitou-se a terminar a sessão plenaria numa frieza como nada estivesse a acontece! convenhamos!
    A qualquer momento irei apresentar feramenta que o senhor presinte deveria utlizar para isso não acontecesse…

  37. Dos Santos

    26 de Novembro de 2012 as 19:11

    Grande Sr,esta dicisao so e tomada por grandes politicos,mostrou que nao tem ganancia ao poder e que esta desposto a ceder este lugar a qualquer santomense(Pro.fissionalismo)

  38. Hélcio Viegas

    26 de Novembro de 2012 as 22:11

    … Rei morto, Rei posto…

  39. Carlos Santos

    26 de Novembro de 2012 as 22:55

    Senhor Presidente da Assembleia não é tão santo assim na era colonial ele desviou o fundo agricula e tinha mandato de captura emitida pelo governador não foi preso porque arrebentou o vinte e cinco de Abril, e ele entrou na associação cívica q defendeu ele na altura por isso não é tão honesto assim, fez bem de renunciar ao cargo porque já esta farto de ser chuvalho por garotos.

  40. pida

    27 de Novembro de 2012 as 7:36

    Had Imposibilia ne Matelitus”Ninguem e obrigado a fazer o impossivel”.Todos nos enquanto Saotomenses estamos profundamente envergonhados de ter um Primeiro Ministro com o Caracter do Senhor Patrice Trovoada(individuo misquinho,soberbo, arrogante,sem cultura,pessoa de ma fe e um esperito fechado).O senhor Evaristo Carvalho viu-se esforcado a demitir-se pois ja nao era sem tempo como reza o velho ditado” a corda sempre corta do lado mais fraco” e o momento de o pais conhecer uma verdadeira “revolucao”o povo que esta farto de ser enganado deve aproveitar desta oportunidade e por fora todos esses “Avatares”e arumados em “Maias”a custa a custa do povo,ja esta na altura de o senhor patrice Trovoada e os seus”paos mandados” abandonarem o poder este teatro ja nao tem mais enuance para continuar a texto ja acabou o publico ja viu o quis ver e esta indo para casa,o salao esta a fechar ja nao resta mais tempo para o ensanho -acabou a palhacada.

  41. Telavive

    27 de Novembro de 2012 as 7:56

    A era pinto começou…

  42. mina di célivi

    27 de Novembro de 2012 as 7:59

    O Evaristo é mesmo engraçado…
    Faz tudo que e como o Patrice quer, não tem jeito mesmo!

  43. Zugú-Zugú

    27 de Novembro de 2012 as 8:02

    O Evaristo a tomar esta decisão teleguiada, deve ter chovido muita massa.
    Ele nunca ficou a perder com as decisões que vem tomando, a mando do seu Auto Chefe e Subordinado na legislação. O Segredo só Deus sabe.

  44. dêntci bétu kidalê

    27 de Novembro de 2012 as 9:23

    GENTES! Cuidado!
    Eu não estou muito confiante nessa actuação de Evaristo Carvalho ( com V ou sem V)!Será que isto não são manobras de Patrice.
    Mas pelo visto com esta decisão dos 28 deputados,PATRICE bô molê. Tchau ê.

  45. Graça Francisco

    27 de Novembro de 2012 as 9:24

    Meu Deus! Onde se encontra a paz,justiça para garantir o Desenvolvimento deste povo de S.Tomé & Príncipe? “fia da mina pa bô cula pancada bô bilá piola pancada(Evaristo Carvalho) nón na cunda cumê sá bôfa”(ADI)Desrespeito comportamento de violência verbal e física na casa parlamentar são situações que acontecem mesmo nos países Desenvolvidos e Democráticos agora se o Presidente ñ deve ver a legitimidade como consciência.

  46. pantufas

    27 de Novembro de 2012 as 9:47

    Pelos vistos quem tem medo de eleições é a oposição.Não estão preparados……

    • A luta continua

      27 de Novembro de 2012 as 10:22

      Se o PT tem tanto dinheiro para investir na campanha, o porquê que ele não empresta oficialmente ao estado S. tomense uma parte desse dinheiro para reforçar o cofre do estado que neste momento está vazio. Penso eu que, se ele ou qualquer cidadão que diz gostar deste povo se fizer isto, vai mandar todo tempo em S. Tomé.

  47. DIASPORA

    27 de Novembro de 2012 as 9:58

    o patricie foi um desastre pra o povo de sao tome…eu pessoalmente fui enganado..participei muito em suas reunioes..mas hoje, o troco que da ao povo santomense é a arrogancia, o totalitarismo enfim…o patricie chega a ser pior do que o miguel seu pai. acho que o presidente d´assembleia tomou boa decisao….axo que patricie devia pedir ja a demissao. acredito que vem outro a seguir depois do evaristo…este governo é o pior governo que sao tome conheceu….grupo de boias frias que nada fazer pra esse pais….com um portavoz do governo que nem sabe falar…sinceramente….falou se muito de rafael, do posser, e dos outros, eu acho , no meu ponto de vista que foram muito melhores do que o patricie….todo mundo sabe que sao tome perdeu muito com a governacao desde miguel passando por fradique e agora patricie…..SAO TOME SO PODERA SAIR DESSE MARASMO COM UMA LEI PRESIDENCIALISTA….EM QUE O PRESIDENTE TEM TODO O PODER…..QUERO DEIXAR UM ALERTA…ESPERO QUE O PATRICIE LEIE ISTO OU UM DOS SEUS LAMBI BOTA….POR FAVOR , PEDEM DEMISSAO ANTES QUE SEJA TARDE….CONTASTE MUITO COM APOIO ARABE (KADAFI) ELE MORREU, ENTAO NAO TENS NENHUMA ALTERNATIVA….SAIIIIIIIIIIIIII…E DEIXE ESTE PAIS EM PAZ….

  48. POVO

    27 de Novembro de 2012 as 10:17

    É surpreendente a forma como o Presidente da Republica, Doutor Manuel Pinto da Costa tem estado a reagir a esta crise política. Eu, sinceramente confiei muito nele.. Eu tremia enquanto se contavam os votos, com fortes desejos que ele pudesse ganhar as eleições presidenciais, perspectivando o futuro risonho para o meu povo, mas não para juntar-se com o MLSTP/PCD, PCD e o MDFM/PL para derrubar o governo historicamente eleito, chefiado pelo Doutor Patrice Trovoada.
    Alguns meses atrás assisti com alegria a forma firme e convicta como fez o povo saber que não iria nas cantigas dos que estavam buscando, sem sentido, a instabilidade política, e agora vem com discurso dizendo que “cada um assume as suas responsabilidades”. Este não é o PAI GRANDE QUE EU ESCOLHÍ. Eu esperava uma postura mais digna, coerente de um politico realmente mais maduro, e que não participasse nessas manobras para tentar tirar o Primeiro-ministro com golpes baixos.
    Todos esses anos da nossa independência, já tivemos provas que isso não vai dar certo. Está claro que estão a assaltar o poder, mesmo sabendo que o povo quer que o ADI governe até ao fim. PORQUÊ, DOUTOR MANUEL PINTO DA COSTA? O QUE ESTÁ DETRÁS DE TUDO ISTO?
    Eu vi a vossa Eleição como uma grande oportunidade para o senhor mostrar aos santomenses e ao mundo inteiro que o senhor seria capaz, e que nem tudo que o culpavam corresponde a verdade, mas agora, eu confesso as minhas desilusões e, sinceramente, mi sinto triste. É uma tristeza por todas estas manobras que estamos a assistir. E que tudo está claro aos olhos de todos. Está claro que o senhor Presidente está detrás de tudo isto. Mesmo sabendo que o país está tranquilo, sem nenhuma agitação social e nada de estilo. Como é que o senhor não agiu preventivamente e agora aparece dizendo que cada um deve assumir as suas responsabilidades? Isto tem nexo? Porquê deixou propositadamente que a situação chegasse a esse extremo, mesmo sabendo que há alguns meses atrás mostrou que estava atento as manobras do MLSTP/PSD, PCD e o MDFM/PL para criarem instabilidades para a queda do governo. “CREDO MEU DEUS”!! … SENHOR DOUTOR MANUEL PONTO DA COSTA, O QUE ESTÁ POR DETRÁS DE TUDO ISTO? QUAIS SÃO OS VOSSOS PLANOS PROFUNDOS E OCULTOS? O QUÊ QUE O POVO NÃO SABE? Manifesto aqui a minha profunda tristeza e pela primeira vez, quem sabe isso não interessa, mas confesso que estou a PERDER ESPERANÇA NESSE PAÍS.
    O SENHOR PRESIDENTE PINTO DA COSTA, e alguns membros do MLSTP/PSD, PCD e o MDFM/PL não estão a matar o Rio da Minha Cidade, mas sim, a Alma do povo santomense, já FATIGADO, “CREDO MEU DEUS!!”.
    Mas estou “INTEIRAMENTE CONVICTO” que, um dia, todos vós ireis pagar isto que estais fazendo ao povo, em nome de JESUS. Amem. E mesmo si o ADI também tiver alguns plano macabro todos irei pagar. Eu creio em Deus.

    • pida

      27 de Novembro de 2012 as 13:31

      Meu caro senhor(a).Entendo e compactuo com o(a)vossa deziluzao total e com a vosso(a)perda de esperanca.Nao tendo tinta politica,porem,como filho da terra eu apenas vos aconselharia”a nao depositar fe em nemhum dos partidos politicos nem tampouco em nemhum lobo vestido de cordeiro esperando apenas a hora certa para devastar o rebanho”;talvez devo estar a vendelo(a)a minha ideologia de uma forma precoce e manipuladora,todavia basta uma analise fria e atenta para concluirmos de que com estes Senhores o pais nao ira ao lado nenhum – E de reparar de que existe no pais uma ansia pelo poder nao para fazer o bem mas sim o ajuste de contas pessoas que o povo nao tem nada a ver com isto.Como me justificarias a intencao de um individuo em gastar furtunas inimaginaveis numa eleicao? Tera ele o objectivo de fazer o bem a nacao? Nao estara ele planejando recupera-lo apos ter os poderes nas maos? E isto que esta acontecendo agora no pais,nunca antes um partido politico gastou tanto dinheiro para chegar ao poder e todas estas artemanhas destes senhores agora e de recupera-lo simplesmente o povo nao esta preparado para ver estas cenas de “roubo intelectual”e esta espantado.

  49. G.R

    27 de Novembro de 2012 as 10:37

    Demorastste muito, sempre achei que ele tinha problema mental, na altura qd disse publicamente que um o homem da sua idade deveria cuidar dos netos e deixar a politica e dias depois assume como candidato a presidencia da republica so deve ter problemas, e acaba por demostrar isto no momento que deve mostrar ser um politico e um nacionalista esconde atraz do logoso, de un nao nacionalista, aquele que abandona aque que afirma ser a sua patria e se encosta na patria vizinha para assitir uma partida de futbol.

  50. Coisa Feia

    27 de Novembro de 2012 as 10:50

    Uma eleição para o país neste momento, não sei. Porque acho que isto joga e muito com os cofres do estado e não só. A agitação do país e tudo mais. Para muitos acham que com a eleição podem ganhar algum trocado. Sabem por que isto acontece? Devido à pobreza que se encontra a população. Eu também nao acho que foi pelo interesse do povo que houve esta pouca vergonha na assembleia. Há mel rondando lá em cima. O nosso Presindente apelou ao diálogo e acho que é isto que deve prevalecer.
    Nesta assembleia, todos lutam contra todos, qd o benefício nao se lhes atinge.
    Já assistiram o PCD e ADI juntos contra o MLSTP. Também viram O MLSTP e ADI contra o PCD/MDFM. Agora estão a ver tudo contrário outra vez. MLSTP, PCD e MDFM contra ADI. Não é suficiente para se reparar que quem sofre com estas rivalidades e luta pelo poder sem uma oposição sustentável, é o povo? Não basta ser de um partido político para dizer sempre que tudo está bem ou td está mal, qd se é da oposição. Há td a necessidade de se pensar que o amor ao próximo é uma causa mais justa. A JUSTIÇA NAO FUNCIONA, O PARLAMENTO TAMBÉM NÃO, O POVO É TRATADO COMO UM NADA, UM SUPORTE PARA ATINGIR OS OBJECTIVOS DE CADA UM. COITADO DESTE POVO QUE TAMBÉM FAÇO PARTE. POVO É BOM CRER EM DEUS COMO DISSE, PORQUE SE NÃO FOR ASSIM, NAO SEI NÃO.

  51. Barão de Água-Ize

    27 de Novembro de 2012 as 11:09

    Os deputados que participaram em cenas de verdadeiro gangsterismo, demonstrando o seu baixo nivel humano e cultural, desprestigiando o povo de STP que eles deviam condignamente representar, deviam pura e simplesmnte ser proibidos de exercer actividade politica. Se o seu partido não tomar atitude exemplar face ao seu comportamento, cuidemo-nos pois a cheiro da ditadura pode já andar no ar.

  52. Germino Vaz da Cruz

    27 de Novembro de 2012 as 13:14

    sou e sempre serei do ADI, mas esta manobra feita na assemblei mi deixou muito indignado, votamos em PT para trabalhar ao trabalhar tem que prestar contas, só assim estará cumprindo com o seu compromisso de acabar com a corupção.
    que medo tem este meu patrice de ir a casa parlamentar? será que tem rabo na estrada?
    acredito que ñ por ser um homem de sorisos e de honestidade
    toma steçõm cu mundo!

  53. J.C.BLACK

    27 de Novembro de 2012 as 14:37

    Isto não é bisca 63. A coisa um pouco mais séria e complexa, trate-se de uma partida de xadrez de gente grande. 1º Os tipos estão organizados; 2º Têm pensadores; 3º Não vêm por bem.

    Com esta peça movida neste sentido, atrasa-se um “pouquinho mais(?)” o debate na AN.

    Este senhora não era o nº1 da AN? Como pode fazer sentido que o Governo não receba a notificação para comparecer na AN?

    Pergunta: Alguma vez este governo prestou contas na AN? Mas fala todos os dias de democracia e eleições.

    Num perfeito jogo de xadrez, o xeque-mate é pensador antes de mover a primeira peça. Felizmente, todos falham…até as máquinas. Sim, porque são muitos fatores envolvidos e não é possível os controlar a todos.

  54. Matabala

    27 de Novembro de 2012 as 16:52

    Para mim a triste vergonhosa,lamentavel e inperdoavel ocorrencia na casa parlamentar dia 23.11.2012 é fruto da qualidade de deputados que temos Gentes sem minimo de caracter,cultura democratica baixissima ,burladores,bebados e verdadeiros oportunistas.So estao la psra ganharem mais algum e quando necessario defenderem os que lhes benefeciam.alguns deles sem vergonha e dignidade, devem muito dinheiro aos bancos sem mesmo dia para pagarem.alguns deles aproveitam dos direitos que tem para tirar muitos dividendos ate de forma inlita e abusiva.Seria bom que dai por diante fosse criada qualquer lei para regulamentar os requesitos necessarios para se ser deputado.Se se nao mudar isso torna defificil este pais arrancar.

  55. Santos

    28 de Novembro de 2012 as 9:57

    Senhor Director(PR), esses alunos(macacos deputados), estão muito malcriados a ponto de treinar karaté e outras modalidades de artes marciais na sala de aula(assembleia), como o senhor sabe já tou bem velhinho, já não posso ver sangue, meu coração já não tem mais idade p´ra bater aceleradamente; Antes que o pior aconteça (eu caia duro na plenária), peço, imploro ao senhor PR(chefe dos bandos de macacos), que me conceda umas ferias prolongadas(para sempre), pk já ñ aguento mais kidalé ôooooooo.

  56. O Analista e Censurador

    28 de Novembro de 2012 as 20:53

    É assim que um verdadeiro político se comporta. Gostei da sua postura, Se o fez conscientemente é a prova que foi aluno de Dr.Manuel Pinto da Costa. Ser tolerante e depois demonstrar o seu perfil no momento próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo