Presidente da República reuniu-se com os partidos políticos com assento parlamentar

Os partidos que formam a maioria parlamentar, disseram que o Presidente da República está preocupado com a instabilidade que assaltou o parlamento. Pinto da Costa ouviu os partidos políticos, para melhor decidir sobre o caso. ADI, no poder só quer eleições.

Moção de Censura, instrumento político em regime democrático, imposto pela constituição política são-tomense, está na origem da crise que ameaça o arquipélago.

ADI partido no poder, é minoritário. Tem 26 assentos no parlamento. A oposição composta por três partidos tem 29 assentos. O actual poder vigorou durante mais de 2 anos sem sustentação parlamentar.

A primeira moção de censura apresentada pelo MLSTP, nem se quer foi debatida porque o Presidente do Parlamento rejeitou a proposta do maior partido da oposição. A segunda proposta é mais consistente, sobretudo pela coesão que se verifica agora na bancada da maioria.

Num ápice de tempo, e por causa da proposta de Moção de Censura, ADI decidiu inviabilizar o funcionamento da Assembleia Nacional. Numa sessão plenária, na passada sexta – feira, a bancada do poder, bloqueou a intervenção da oposição.

Depois se seguiram socos e arremessos de copos, entre alguns deputados da oposição e do poder. De seguida o Presidente do Parlamento Evaristo Carvalho, renuncia ao cargo. De imediato o Primeiro ministro solidariza-se com o mesmo. Acto contínuo ADI faz publicar um comunicado em que anuncia a suspensão das actividades de todos os seus deputados no parlamento.

É este cenário de crise parlamentar que o Presidente da República debateu com todos os partidos presentes na Assembleia Nacional. «Neste momento a Assembleia não está a funcionar, estamos perante uma crise no órgão Assembleia Nacional. E como toda gente se lembra que sua excelência o senhor Presidente da República havia dito que em Democracia Moção de Censura é normal, também achamos que em democracia chamar o povo para se pronunciar é normal, e é mais democrático evolver a palavra ao povo. O ADI aconselha que rapidamente se vá as eleições antecipadas para que o povo possa pronunciar sobre os seus representantes», declarou o Secretário Geral da ADI, Levy Nazaré, a saída do encontro com o Presidente da República no Palácio do Povo.

MLSTP/PSD maior partido da oposição conversou com o Presidente da República, e se apresentou tranquilo no átrio do palácio do povo. «Vimos um comunicado da ADI a nação anunciando que os seus deputados deveriam abandonar o parlamento, portanto a tipificar um quadro para a dissolução da Assembleia Nacional. Não é isso que queremos, queremos sim é discutir os problemas do país, e não a realização das eleições», referiu Alcino Pinto, vice-presidente do MLSTP.

O MDFM-PL, disse que fez saber ao Presidente da República, que não há razões para qualquer crise política, uma vez que a oposição apenas e só tem accionado mecanismos previstos pelo regime democrático. «A oposição até este momento não tem cometido qualquer ilegalidade. Todos os passos até agora dados pela oposição têm sido feitos com base na constituição e no regimento da Assembleia Nacional. Que o governo e o chefe do governo devam ir para a Assembleia Nacional é normal está no regimento da Assembleia Nacional e na constituição da República», frisou Eugénio Tiny, Vice-Presidente do MDFM-PL.

Para o PCD, está em curso uma acção concertada da ADI, para forjar uma crise política, «que não existe no entender do PCD. Isso porque a Moção de Censura é um instrumento democrático, em qualquer sociedade democrática», precisou Xavier Mendes, Presidente do PCD, para depois acrescentar que «não se pode remeter o país a uma situação, em que só por causa de uma moção de censura, se possa colocar o país numa situação destas», pontuou.

Abel Veiga

  1. img
    Safú Zédu Responder

    Não sei porque ainda somos “democratas” medíocres depois de 22 anos de democracia?!…o ódio, o rancor, a inveja, a sagacidade, a corrupção e a preguiça tomam conta de nós e por isso damos um passo em frente e três para trás.

  2. img
    Não exija de mim qualidades que nem mesmo tu tens Responder

    Mahatma Gandhi

    Três quartos das misérias e mal-entendidos do mundo desaparecerão se nos colocarmos no lugar de nossos adversários e entendermos o ponto de vista deles.

  3. img
    Não exija de mim qualidades que nem mesmo tu tens Responder

    Mahatma Gandhi

    Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.

  4. img
    preta de s.t.p Responder

    Agora sim, o P.R consegui, ja tem presidencia, e ja tem Assembleia, e Agora terá o poder totalidario, finalmente ele consegui uma nova forma de mostrar o poder uno, o Alcimo Pinto, Presidente de Asselbleia NAcional…

  5. img
    ZE PEDRO Responder

    E o País a afundar-se cada vez mais…. Questiono, será que valeu a pena o 12 Julho de 1975 ?

    • img
      Kelvy Responder

      Caro Zé Pedro,

      Em altura nenhuma pões em causa se valeu a pena ou não a independência, nem a brincar.

      Somos São-tomenses e a pátria nos pertence, é triste, revoltante a atitude dos políticos no país, onde põem o interesse individual acima ao interesse do povo e se fosse o interesse do povo em primeiro lugar nunca a situação chegasse no ponto que chegou.

      Temos nós, “povo de São Tomé e Príncipe” que dizer basta a esses maus feitores, esses indivíduos de baixo nível corruptos, gatunos, indivíduos que envergonham todos nós como filho da pátria, desde políticos até Juízes de tachos, á todos aqueles que contribuem para o empobrecimento e o atraso do país.

      Não esperemos que o estranho faça por nós, acreditemos o poder está na nossa mão.

      Não basta ter uma mota, ser motoqueiro e ter mínimas condições, para me dar por satisfeito, porque se o fizer o que será dos meus filhos?

      O país tem potenciais comprovados para crescimento desde o turismo, a localização numa zona estratégica onde se podem tirar vários proveitos, agricultura, pesca. Refiro a coisas reais.
      Não dizem que jovens não querem ir para o campo trabalhar! Porque não basta mandar, há que criar condições.

      Para onde vai o dinheiro do acordo de pesca com a união europeia quando devia ser investido na nossa pesca e torna-la industrial de modo a exportar.

      Não nos contentemos com esmolas se todos nós podemos viver melhor. Há que dizer basta a esses ditos homens.

      Está na hora do povo falar por si.
      BASTA (MLSTP, ADI, PCD, MDFM)

  6. img
    preta de s.t.p Responder

    O que valeu a tal seção de ascutação dos Partidos Politicos com Acento parlamentar se nada foi feito para repor a iligalidade,
    O P.R tem conhecimento do regimento todo e sabe que essa palahaçada que esta acontecendo na Assembleia é aberação e não fez nada, onde esta os deputados encontraram legitimidade para fazerem isso, no regimento, no estatuto dos deputados, no constituição da Republica? gente basta de ilegalidade, Como é possivel os fazedores de Leis os ditos Legisladores atropelam as Leis dessa Forma, porque têm tanta pressa do Poder?

  7. img
    E. Santos Responder

    A bem da verdade, esta oposição não vale um tostão. Não que o governo esteja a valer grande coisa, mas a oposição tem sido um fiásco e tem demonstrado claramente que esqueceram-se do seu papel enquando defensores do povo e estão é a querer tratar das suas vidas. É verdade.
    A oposição não quer eleições antecipadas porque tem medo de peder a maioria parlamentar para o ADI e aí sim, nem moção de sensura mais conseguirão fazer. O que querem mesmo é criar uma instabilidade que lhes permita a partilha do poder sem consentimento do povo. Uma forma de entrarem no esquema e safarem suas vidas e que se dane o país e a imagem que estamos a passar de nós mesmos.
    Se a oposição tivesse convicção naquilo que está a fazer, se estivesse mesmo a defender os interesses do povo, se tivesse a certeza de que o povo está do seu lado, aceitaria as eleições na hora. Mas não, estão a minimizar a ver se conseguem chegar ao poder memsmo sem a vontade expressa do povo.
    Sejam mais honems, vistam as calças e infrentem a realidade. Façam o vosso trabalho enquanto oposição que o povo agradece e fica do vosso lado. Deixem-se de mesquinhês e oportunismos baratos. Isto já ninguém vos admitirá.Mudam-se o tempo, mudam-se as pessoas e o povo está a mudar a sua visão da política, dos políticos, da democracia, do desenvolvimento e da convivência social. Tenham juízo.

  8. img
    conterrâneo Responder

    Esses deputados de MLSTP E PCD estão desesperados, com a FALTA DE PODER.

    QUEREM ASSALTAR O PODER.

    Esqueceram -se de que isso é uma DEMOCRACIA, o que significa que é o povo quem manda.

    Se o povo não os quis porque SÃO CORRUPTOS, LADRÕES E PREGUIÇOSOS, não podem querer agora ASSALTAR O PODER CONTRA A VONTADE DO POVO.

    TRÊS PARTIDOS não podem ter o medo de ir ÀS ELEIÇÕES.

    Isto é uma autentica PALHAÇADA!

    Os preguiçosos só sabem ROUBAR E VIVER DE CORRUPÇÃO.

    Agora querem assaltar o poder?

  9. img
    Põe boca não tira Responder

    Enfim,,,,,,,,,,

  10. img
    preta de s.t.p Responder

    Bom vejamos os factos, O P.R sabe que os deputados não têm legitimidade para fazer isso; fazendo um prognostico digo: seguindo a eleição do suposto P. Assembleia, vão agora reunir na conferencia de Lideres e eu pergunto quais lideres sem Quorum? e seguidamente vão discutir moção se ssençura que de anti-mão sabemos o resultado; o dito P.Assembleia ira comunicar o P.Republica da desição do Plénario tem em conta a ilegal maioria, para este agir de conformidade que será demitir o actul Governo:
    ai eu pergunto aonde esta a dita estabilidade proferida n vezes pelo Pinto da Costa, usando o nome do povo e bem da nação para em plena democracia assaltar e ter o poder totalitario onde esta gente onde esta o Pinto da Costa Agora ouvindo essa lamentação de plenaria sem legitimidade? A febre do poder vem matando os sonhos desse povo maravilhoso…. eu estou profundamente triste e consternada com isso td gente ate quando tanta impunidade e ilegalidade.

  11. img
    zeme Almeida Responder

    Voces do partido da opsicao ja andam preocupados.ja aparecem tranquilos e com espirito derrotado,tudo porque o Pinto da Costa nao foi na vossa lata.Todos sabemos que a apresentacao de uma mocao de censura e querer provocar uma queda do governo!Dr. Manuel Pinto da Costa e presidente de todos os Saotomense e nao de alguns partidos que so querem adiar este Pais.O PR de forma alguma deve coabitar com meia duzia de alguns que so pensam no poder.O povo esta cansado.

  12. img
    zuchi dletu Responder

    Sendo miniritário o governo ADI, e não se estando a aguentar no jogo da democracia parlamentar, onde cabem as moções de censura, e bloqueia a ação parlamentar, criando “casos” de pugilato parlamentar, a deslustrar o Povo Santomense e a democracia, sendo que decorridos 2 anos a ineficácia da governação, comprova-se pela continuação e até agravamento da pobreza, da carência de medicamentos, de saúde, de formação escolar, da falta de informação, do autismo político e governativo, das “suspeitas” de sempre, do não funcionamento da justiça ´w chegado o tempo de “renovação” governativa, sendo que a solução de governos de confiança, Presidente/Parlamento, pode perfeitamente servir até ser preparada e possível nova legislatura., pois o governo atual é minoritário e STP e seus políticos devem aprender a governar para o Povo com soluções civilizadas, modernas e democráticas de consenso. para evitar o rol de desgraças causadas pelo Banho, e maiores dificuldades ao Povo, O PR terá mesmo de optar pela solução democrática de governo de consenso parlamentar, um governo de sua confiança, que não se componha só de políticos, mas integre personalidades de formação e compromisso social e carater não partidário. Avance Sr Presidente.

  13. img
    João Carlos Responder

    E qual foi a decisão final que o Presidente tomou? Isso que queremos saber…
    Obrigado

  14. img
    zeme Almeida Responder

    Quero dizer:Voces do partido da oposicao ja andam preocupados.

  15. img
    Engenheiro Responder

    Falta de humildade dos actuais governantes e orgulho do MLSTP,MDFM/PL e PCD é o está deesncadeando essa porca vergonha.

    SE HOUVER ELEIÇÕES OS DA DIÁSPORA TÊM QUE VOTAR OU QUE HAJA UM MEIO DE TRANSPORTE QUE LEVE A GENTE PARA SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE E AFIM DE VOTARMOS.
    QUE FAÇAMOS COMO CABO-VERDE.

    Mas uma coisa é certa, O POVO DE SÃO.TOMÉ E PRÍNCIPE NÃO PODE PERMITIR QUE O MLSTP de Alcino Pinto, Posser, Rafael Branco, Jorge Amado, volte ao PODER.
    Por favor minha gente… DE NOVO ESSES GAJOS???? NÃO,NÃO,NÃO!!! Abrem bem os vossos olhos…

  16. img
    li muntu Responder

    Meus senhores do MLSTP e do PCD, agora teem o tacho na mao.

    ponham os jornalistas merecedores do prémio da traicao, nos cargos de directores da R NACIONAL E TVS, por favor. porque depois da ajuda dada, nao merecem menos que isso.
    certo amigo?

  17. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    O governo tem que cumprir os seus 4 anos,mais só que têm que clarificar a sua politica.

  18. img
    O Analista e Censurador Responder

    Tantos comentários sem princípios nem objectivos. Devemos utilizar a mentalidade antes de fazer qualquer comentário. Ou melhor temos que mudar a mentalidade e encarar os desafios do País quando se refere no bem estar do Povo e da Nação.

  19. img
    desideriodatrindade Responder

    Tela Non, voces sao uma vergonha. So passam comentarios vos interessa. Fecha esta porcaria.

  20. img
    santos e pecadores Responder

    Grande “Pai Grande” o sr me saiu!!!

Deixe um comentario

*