Política

Alcino Pinto é o novo Presidente da Assembleia Nacional

Foi eleito Presidente do Órgão de Poder Legislativo na sessão plenária desta manhã, com 29 votos a favor. Alcino Pinto(na foto) substitui assim Evaristo de Carvalho, que nesta semana renunciou ao cargo de Presidente da Assembleia Nacional. Já tomou posse e jurou perante os deputados.

29 deputados garantem o quórum da sessão plenária desta quarta – feira e asseguram o funcionamento regular e normal da Assembleia Nacional de 55 assentos. Os 26 deputados do partido no poder a ADI, não estão presentes na sessão plenária. Desde o início desta semana que os deputados da ADI receberam ordem do partido para abandonar todas as actividades no parlamento.

Alcino Pinto tomou posse conforme as formalidades do parlamento, jurou e assinou o livro de acta da Assembleia Nacional.

Para além da eleição de Alcino Pinto como novo Presidente do Parlamento, ainda esta tarde a maioria parlamentar de 29 deputados, vai debater e votar a Moção de Censura contra o décimo quarto governo constitucional. Téla Nón está no Parlamento e vai detalhar os factos da sessão plenária histórica para a democracia são-tomense. O Governo não marcou presença no parlamento, mas a maioria parlamentar, vai avançar com a censura. Como acontece tradicionalmente, a sessão plenária da Assembleia Nacional está a ser transmitida pela Rádio Nacional.

Abel Veiga

    59 comentários

59 comentários

  1. F.Moniz

    28 de Novembro de 2012 as 12:12

    Frente que é Caminho.
    Força compatriotas.
    S.Tomé e Príncipe não pode parrar.

    • Sensa Comissário

      29 de Novembro de 2012 as 7:49

      Caros eleitores
      Já se notou que os nossos políticos não querem aprender… o impulso toma conta deles… vontade de subir ao poder estão lhes cegando.
      Senhores!!! O que passa com a nossa ASSEMBLEIA NACIONAL?!!
      Não sabem ler?
      Eu espero… e a Nação espera também, a prova o Ministro da Justiça e Reforma de Estado, quando diz que a Assembleia tem que funcionar com pelo menos dois terços dos deputados.
      E outra. O Senhor Primeiro Ministro tem que dar satisfações aos Deputados… tem que defender as suas causas perante a Assembleia Nacional. Que como Órgão fiscalizador deve ter conhecimento do que está passando no País.
      BEM HAJA STP
      MELHORES DIAS VIRÃO
      SENSA

  2. João Carlos

    28 de Novembro de 2012 as 12:18

    É isso que vocês querem, poder a todo custo e ainda por cima gente sem nada para dar este povo.
    Francamente STP, isto parece mais que uma brincadeira…

    • Any

      29 de Novembro de 2012 as 0:56

      Brincadeira e favor!,!

  3. Manelinho Castro

    28 de Novembro de 2012 as 12:28

    Muito bem, o partido no poder mostra-se de arrogante e afasta-se do parlamento, por covardia, quem não deve não teme.
    O certo é que o Governo não pode e nem deve governar sem o parlamento num País serio. Por favor avancem com toda dinamica Senhores Deputados do MDFM,PCD E MLSTP quando alguem não se entende com varias pessoas é porque o defeito está nesta pessoa.

    • Any

      29 de Novembro de 2012 as 1:09

      Não confunda deplomacia com a covardia!!! A oposicao so esta em alta por estar coligada…e la diz e muito bem o primeiro Ministro e uma questao de votos e a maioria vence! Agora vamos la ver o que vai acontecer ao Partido de coligacao com esta queda do governo!! Voltamos a estaca zero e cada um por si a procura do poder!!!

  4. ZE PEDRO

    28 de Novembro de 2012 as 12:40

    A ver vamos o que dai sairá….

    • delcio

      29 de Novembro de 2012 as 0:27

      acho q o problema nao esta na presidencia da assembleia mas sim na inexistencia de legislações penais k possam ajudar a resolver esses casos ….

  5. mé léji

    28 de Novembro de 2012 as 12:43

    Este é o maior desejo dos gatunos que só querem estar no poder, São Tomé esta cansado desses malandros, se tivecem vergonha não fariam esta discarada atividade que hoje fazem.
    Este acto que só querem ser gpvernantes.
    Agora os Paus mandados do PCD e do MDFM dai a mas tempo, tenho certeza que vão disatar em conflito com os seus hoje aliados.

  6. Calú

    28 de Novembro de 2012 as 13:12

    Os ganânciosos não perdem tempo, os gulas estão sempre de olhos no poder… pra frente os ratos vamos ver o que vai dar…
    Assembleia está entregue as corjas que sempre viveram a custa do país…

  7. Matabala

    28 de Novembro de 2012 as 13:12

    muita força meu primo Alcino, muita curagem,

  8. santa Marta

    28 de Novembro de 2012 as 13:19

    Cêbê ca çá monthi ê ca ngana nguê.
    adi e patrice vão deixar os santomenses es paz. STP não pode transformar-se num quintal trovadense.

  9. G.S

    28 de Novembro de 2012 as 13:22

    são tomé e principe hahahahahahaha

  10. Яблоку

    28 de Novembro de 2012 as 13:24

    Agora que vai,mais um,ADI nao ha hipotese pra voces,e pena quem esta agora e um outro desordeiro,que bebe,e abandona aveatura de estado na estrada.Quero fazer uma pergunta, mais sera que esses senhores de MLSTP nao respeita as desisoes do Povo?

    • Mimi

      28 de Novembro de 2012 as 13:50

      Quando se fala do povo tem que se ter em conta que este é composto também por pessoas que nao têm nem a mesma opiniao nem os ideais de certos membros do ADI.

  11. SN Londrino

    28 de Novembro de 2012 as 13:25

    Queda do Governo e pronto os perdedores usurpam o poder. E mais um Governo q nao trazer nada de novo, todos eles na deram provas de má governação. Coitado do Zé povinho

  12. SN Londrino

    28 de Novembro de 2012 as 13:28

    …eles já deram…

  13. Alima Blúcu

    28 de Novembro de 2012 as 13:29

    Awó! Zémé sá tamén di flá!

  14. De Longe

    28 de Novembro de 2012 as 13:31

    Cá à distância onde me encontro, tenho dificuldades em entender e gostaria que me explicassem os seguintes aspectos:
    1-Em nome de que causa 26 deputados deixaram de cumprir as suas funções?
    2 – Que resultados benéficos para o país esperam obter?
    3 – Esse afastamento será útil à necessária convergência de diferenças em prol da UNIDADE necessária ao desenvolvimento do país?
    4 – Se pretenderem manter essa posição por mais tempo ou repetirem quando bem entenderem ficará contemplado pela imunidade parlamentar? Assi, trazem ao povo a noção de DISCIPLINA reguladora da conduta profissional?
    5 – Quem pagará e como será pago o salário de quem decidiu não colaborar para a nação com o seu TRABALHO?
    Também pergunto: a mudança de representação na Assembleia não irá precipitar uma queda do governo?
    Que caia o governo se tiver que cair para o bem do país. Todavia, evitemos precipitações derivadas de interesses pessoais e partidários em sobreposição aos interesses nacionais.

  15. Graça Francisco

    28 de Novembro de 2012 as 13:40

    É o unico que em nome dos Deputados pediu descupa ao povo da feia imagem que tem reinando na Assembleia Nacional e por mim digo que de outras normas e ética que reveste o Acino Pinto merece com toda alteza e caminhar ao bom ritmo o serviço do País enquanto 2º Orgão maximo da Soberania. Desejo sua Excelência Presente Alcino Pinto força e com visão do povo que vem sofrendo sem dia de conhecer a luz verde, do Desenvolvimento.

  16. ARibeiro

    28 de Novembro de 2012 as 13:42

    Isto não me cheira nada bem.

  17. zeme Almeida

    28 de Novembro de 2012 as 13:44

    O MLSTP/PS e PCD vao reduzir os assentos parlamentar e o MDFM vai desaparecer da cena politica com esta atitude precipitada.Vou estar muito atento no desenrolar disto e tambem o jornal Tela-Non deve marcar na vossa agenda.O povo vai decidir nas urnas.

  18. zeme Almeida

    28 de Novembro de 2012 as 13:45

    ASSENTOS PARLAMENTARES.

  19. Nascimento Dias

    28 de Novembro de 2012 as 13:54

    So em Stp que ve isso os buros a mandar nos espertos alcino pinto que acabou de sair da escola e que vai mandar nos esperto que sociedade e essa? graça a elsa pinto que mandou ele estudar no iucai se nao ainda seria um analfabeto do MLSTP.So Em STP.

  20. Santosku

    28 de Novembro de 2012 as 13:54

    A eleição do Alcino Pinto é legal. Se o ADI não compareceu a Assembleia Nacional o problema é deles. Seo Governo não aprecer ao Parlamento esta tarde também é problema do Governo a moção vai ser votada.

    • Any

      29 de Novembro de 2012 as 1:12

      Tudo em STP passa a ser legal quando convem….

  21. E. Santos

    28 de Novembro de 2012 as 13:56

    Alcino Pinto já safou sua vida. Parabéns cara.
    Vocês sabem os benefícios vitalícios que um Presidente da Assembleia adquire com a sua nomeação? Investiguem, ou peçam ao Tela Non para vos detalhar. Nem que ele fique só 1 mês como presidente da Assembleia a partir de agora temos mais um para sustentar a vida inteira sem fazer nenhum.
    É isso que a oposição nos sabe aranjar. É desta forma que a oposição defende os nossos interesses. Arranjando-nos mais custos com desocupados e oportunistas baratos.
    Granda palhaçada este país e este povo.Estamos perdidos. Esta máfia (MLSTP, PCD) é realmente forte.

    • eu mesmo

      28 de Novembro de 2012 as 15:11

      Se for para escrever coisas sem nexo, mais vale ficar pela observação do artigo!

      • Any

        29 de Novembro de 2012 as 1:00

        Mais vale voce estar calado!!! Sim, mais um para ser sustentado pelo Povo.

    • h silva

      29 de Novembro de 2012 as 0:25

      Tu tambem esta safando…faz parte da politica em que estas inserida.Patrice Trovoada joga muito melhor com cabecinhas de aqueles que querem subir rapido.Mas ainda pergunto,acham que ele deveria governar sem prestar contas a ninguem?Pois os bufos deles tambem nao prestariam contas…Levy esta desnorteado,pk imagina que formam um governo de base alargada?msm sem ADI na parlamento a maioria esta ali,ou nao?Todos sabem porque que ADI quem eleicoes:1-As viagens do PM era mesmo pra aranjar $ pra financiar compra de otarios que nele votam.1a-por isso que nessas viagem nada trouxe de concreto ao pais.2-Deixo o povo mais na miseria do que ja estava.2a-Desta vez nao precisara de dar muito mais que uns contos.Tal pai tal filho.Tudo que fez ao pcd no passado ele esta fazendo no presente.recordam quando caiu pcd,a ADI apareceu em peso”camioes militares,jeep,era mais capitalizado”,…Mas cuidado Patrice com todo essa confianca,porque saiu mal ao teu Pai e podera ser o mesmo contigo.Nem sempre ganha aquele que melhor esta preparado ou mais recursos tem.Esse povo quando quer ser inteligente nada os para.Boa sorte

  22. Santosku

    28 de Novembro de 2012 as 13:57

    Nascimento não fique triste nem enfureces o nervo faz mal a saúde.Quando Alcino Pinto fez sétimo altura na altura creio que você ainda era criança. Portanto fique calmo meu irmão e cuidado com trombose.

  23. geraçao esperança

    28 de Novembro de 2012 as 14:09

    cai o governo.nao podemos fazer mais nada.

    • Any

      29 de Novembro de 2012 as 1:17

      Podermos!! Vamos retirar Estes velhos que de politicos não tem nada….so pensam em si mesmos. Usam e abusam do Povo e do pais. Sem excepcao, deveriam ser todos exonerados…

  24. Estanislau Afonso

    28 de Novembro de 2012 as 14:16

    Os métodos e técnicas usadas pelo Partido ADI de forma a sabotar o bom funcionamento do Parlamento, de maneira a não passar a moção de censura e, aprovação e/ou apreciação de alguns diplomas, levou o Partido ADI a anunciar na televisão a retirada dos seus deputados na Assembleia Nacional e de imediato o pedido de demissão do Presidente da Assembleia Nacional que também faz parte deste parte.

    Logo, como é natural não viola o artigo 63ª do regimento da Assembleia Nacional. E, como sabemos, o número de deputados que abandona o parlamento sem justa causa, sem manda o seu substituto é inferior ao número de deputados que está presente na Assembleia Nacional.

    Agora se os deputados do ADI sentem-se lesados, têm direitos de impugnar o mandato do novo presidente da AN. Mas, parece que a decisão não será imediata, e, também depende da justificação apresentada.

  25. Estanislau Afonso

    28 de Novembro de 2012 as 14:17

    Os métodos e técnicas usadas pelo Partido ADI de forma a sabotar o bom funcionamento do Parlamento, de maneira a não passar a moção de censura e, aprovação e/ou apreciação de alguns diplomas, levou o Partido ADI a anunciar na televisão a retirada dos seus deputados na Assembleia Nacional e de imediato o pedido de demissão do Presidente da Assembleia Nacional que também faz parte deste partido.

    Logo, como é natural não viola o artigo 63ª do regimento da Assembleia Nacional. E, como sabemos, o número de deputados que abandona o parlamento sem justa causa, sem manda o seu substituto é inferior ao número de deputados que está presente na Assembleia Nacional.

    Agora se os deputados do ADI sentem-se lesados, têm direitos de impugnar o mandato do novo presidente da AN. Mas, parece que a decisão não será imediata, e, também depende da justificação apresentada.

  26. homem de negocios

    28 de Novembro de 2012 as 14:19

    Meu mlstp sempre assaltou o governo.
    os arogantes para casa e outo chefe vai para gabão.

  27. rs10

    28 de Novembro de 2012 as 14:37

    Os feitos do MLSTP ficaram pra historia e, de historia sei pouco. Contudo, o pouco que sei, dá-me o direito e dizer que o partido acima referido não está interessado no desenvolvimento de STP

  28. cartas na mesa

    28 de Novembro de 2012 as 14:59

    Neste ritemo só nos resta seguir o exemplo deCABO-VERDE que serviu para acabar de uma ves por todas com a corupção em CABO-VERDE.E podem crêr que já estamos mais perto doque nuca ,é só aguardarem por nós.

  29. B2S

    28 de Novembro de 2012 as 15:05

    issso é uma brincadeira….
    e não vai mudar nada e o pais vai afundar e vocês vão ver.
    eu tambem vou lutar para governar essa brincadeira.
    epa quando isso afundar não ficam preucupado pork nós estamos bem, temos a nossa banana, fruta-pão,….etc

  30. VER PRA CREER - SAO TOME

    28 de Novembro de 2012 as 15:17

    MOÇÃO FOI APROVADA………………….
    O SR PRESIDENTE TERA AGORA QUE SE POSICIONAR:
    – CONSIDERAR VALIDA A DELIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA E FAZER O DECRETO E DEMITIR O GOVERNO….,
    – NAO CONSIDERAR VALIDA A DELIBERAÇÃO PELO FACTO D’ASSEMBLEIA NAO SER EFECTIVAMENTE REPRESENTATIVA DO POVO, TENDO EM CONTA QUE A MAIORIA DOS CIDADAOS QUE VOTARAM NO ADI NAO ESTAREM REPRESENTADOS, E POR CONSEGUINTE NAO LEGITIMA – NULA A VOTAÇÃO DA MOÇÃO DE SENSURA……
    NESSE MOMENTO O SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA DEVERA DECIDIR…..E DEPOIS…..
    ENFIM ENQUANTO CIDADAO JULGO QUE UM POVO

    OU O ETERNO RECOMEÇAR E INCAPACIDADE DE DE ASSEGURAR A ESTABILIDADE, OU PAIS DE CARNAVAL ONDE O POVO NEM TEM A LIBERDADE DE ESCOLHER QUANDO E SE QUER VER ESSA POUCA VERGONHA…..
    STP MERECE MAIS DO QUE OS NOSSOS POLITICOS SAO CAPAZES DE DAR

  31. DEUS FILHO

    28 de Novembro de 2012 as 15:19

    a republica das bananas. assim vamos nos em rumo a decadencia e a desdemocratizacao da nossa patria.

  32. TC

    28 de Novembro de 2012 as 15:32

    Agora o Patrice Trovoada pode ir assistir a todos os jogos de futebol no Gabão avontadde e aumentar o numero de horas de voo, sem ninguem se preocupar.

  33. CT

    28 de Novembro de 2012 as 15:53

    ADI sai foraaaaaaaaaaaaaaaa. Ladrões, povo não vive de projecto….queremos acção e disso a ADI n fez nada. por isso sai foraaaaaaaaaaa.
    Osca éé kaka éé´…

  34. Bengue Doxi

    28 de Novembro de 2012 as 17:32

    Damos a volta e voltamos ao mesmo. Agora é o Senhor Alcino Pinto. Daqui a pouco será o senhor José Veigas, depois o senhor Jorge Amado,… Sempre a mesma mentalidade. Mentalidade de quem não trabalha ou melhor de quem nunca soube o que é trabalhar. Acham que trabalhar é fazer política. São todos formados em “qualquer coisa”, mas nunca sabem colocar em prática. Vergonha e mais vergonha. Já tiveram tempo de tentar mostrar o que sabem ou o que valem. MAs só fizeram asneiras e mais asneiras. E agora,… mais uma asneira. Mas quando essa gente reforma!? Espero que bem cedo.

  35. pantufas

    28 de Novembro de 2012 as 18:26

    O Glorioso vai voltar ao poder lentamente.
    O Pinto-Palácio
    Alcino-Parlamento
    J.Amado-governo
    O kinei e o Presidente de Má-xochi q se cuidem.
    Viva viva….

  36. Carlos Jorge da Silva

    28 de Novembro de 2012 as 18:37

    Abaixo o Justiceiro do Patrice Trovoada

  37. Rui Manuel

    28 de Novembro de 2012 as 19:36

    È um absurdo o k se passa em Sao Tomè.Temos k abrir os olhos ver e analisar bem o k esta passando.esta oposicao k nao sabe fazer mais nada a nao ser roubar e destruir o paìs nao se descansou enquanto nao recuperaram o trono como se fosse propriedade sua.na democracia è o povo kem determina e elege um governo para dirigir o paìs.por isso vamos unir esforco para lutarmos contra esta epidemia de ditadores.

  38. zeme Almeida

    29 de Novembro de 2012 as 2:35

    Alcino Pinto envelheceu prematuramente,que pena.

  39. zeme Almeida

    29 de Novembro de 2012 as 2:36

    Quanto tempo ti restara pra estar ali.

    • LUZ

      29 de Novembro de 2012 as 8:35

      O Pais tem seguir em frente, viva a democracia viva MLSTP viva PCD e MDFM, o pais não pode esta dependente de um bando de politico mentiroso com falça promessa, a coisa tem q funciora, ou vai ou racha

  40. São Tomé Poderoso

    29 de Novembro de 2012 as 8:15

    Alcino Pinto esta quase quase para chegar ao poder, cuidado Homem manda com Tempo Deus Manda para sempre….

  41. casa blanca

    29 de Novembro de 2012 as 8:25

    Que governo de brincadeira!!!!!!!!
    o sr Patrice acha que é muito esperto, e o mais inteligente de STP,sempre que se vê na iminencia de uma crise ,que sempre é forjado por mesmo,aparece na televisão anuciando projectos disto,daquilo ,fazendo propaganda diplomatica,anuncia a doação recebida etc.
    Convenhamos sr patrice,ja não é a 1ª vez que assitimos cenas iguais.
    O nosso povo não é parvo!!!!!!!!
    O nosso povo pode até ser burro,mas besta não!!!!!!!
    Ha dois anos no poder diga nos qual foi a obra (projecto)consumado ,que seja da promessa feita? NENHUMA!!!! SÓ NO PAPEL!!!!!!
    O sr patrice só veio nos ajudar a enxergar de que o governo de DRº RAFAEL ,foi um dos melhores pra este pais.
    conclusão todos os projectos que o governo de Patrice esta a executar até agora é do RAFAEL BRANCO, ou seja do MLSTP/PSD.
    CUIDADO PATRICE TROVADA…
    TAS ENGANO!!!!!!
    CONFIAS DE MAIS!!!!!!

  42. malebobo

    29 de Novembro de 2012 as 9:16

    neste momento cabe o presidente da republica a ultima palavra, como garante da estabilidade no pais

  43. ME PIMBI

    29 de Novembro de 2012 as 11:24

    mas é verdade esse bandido de alcino pinto nao vai trabalhar nunca mais. adi si fosse ao parlamento nao daria isso

  44. silvia

    29 de Novembro de 2012 as 15:29

    Entre a Situação actual e protectorado Eu defendo o protectorado das nações unidas (ONU) para nos livrarmos do sobe e desce dos governos.(das garras afiadas) e do (Dictador), pelo menos com ele a competência será valorizada e não o amiguismo.deveriam pura e simplesmente retirar o estatuto de nação há um pais que. tinha uma dívida de 350 milhões com uma população 180 milhões de habitantes. via esta mesma dívida perdoada quase na totalidade.mesmo assim continua num estado de absoluto lixo.

    Povo pregiçoso,xe? vc nao estudou, nao tem nenhuma formação más sonha em trabalhar no estado. e quer bom salário, e com uma linguagem fética, enfimm, credo povo. talvez se houvesse crise internacional de 3 anos os hábitos mudariam ou os cemitérios iriam tomar parte nisso (ou os preguiçosos vao aos campos trabalhar ou abre – se a época da caça aos labroes) estão a gravitar nos mercados durante o dia e com o pouco facturamento alguns vão a noite rentabilizar o inoperancia da EMAE com assaltos. minha dúvida é a seguinte.

    POR SERMOS SÃO TOMENSES TERREMOS ETERNAMENTE QUE ATURRAR ISSO?

    VENHA O DIABO E ESCOLHA DEMOCRACIA,PROTECTORADO DA ONU OU DICTATURA.

    entre os tês internacional mente o protectorado pode ser melhor, más eu defendo a ditadura brutal com chicote para os preguiçosos e porcos.

    viva nós e chicote nas cstas a única linguagem de comunicação que o santola gosta

  45. Anjo do Céu

    29 de Novembro de 2012 as 15:45

    Para ser umPresidente da Assembleia o partido não revê 1º seu curinculum. Alcino Pinto um usurpador de pertenças publicas que foi da UNRE que desviou tudo desta empresa, esteva como director da lastp linhas aereas de STP teve um rombo de pares de milhões e muitos outros e hoje vem aparecer como um boi mancinho.Ele até desviou Maria das Neves em ceder lugar pra ocupar lugar dela que está altamente chateada.Vejam só truques de aldrabice que ele tem e tem usado sempre esse golpe de mestre bandido.Viva Adelino Izidro justiça com as próprias mãos

  46. Zemacúlú

    29 de Novembro de 2012 as 17:46

    Ó Alcino!!
    Estás velho pá!
    Mas diz lá oque é que ja fizeste de concreto em prol do nosso país, pá?

  47. Filho das ilhas maravilhosas

    29 de Novembro de 2012 as 19:02

    Realmente, os dinossauros da politica santomense ou seja as mesmas pessoas, as mesmas caras anos após anos. O que devemos para passarmos por estas coisas? Aceito até que haja mudança.. mas pq que tem de ser mais uma vez uma das caras que mais conhecemos. Será que são donos desse país? Tenham vergonha meus senhores. Sou jovem e cada vez mais deixo de acreditar nos nossos políticos de STP. STP um dia iremos nos livrar de toda essa corja. um bem haja.

  48. Carlos Soares

    1 de Dezembro de 2012 as 15:19

    O povo elegei o ADI para governar e não elegei o ADI para n~
    ao prestar as contas a assembleia nacional a onde se vê um primeurio ministro não apresenta na casa parlamentar isso é falta de respeito perante a o segundo orgão da subrania que é assembleia nacional a onde controla er fiscaliza as acções do governo, senhor patrice trovoada quem não deve não teme porque senhor não foi a plenário arogancia, e abuso do poder nimguem deixou o senhor cair é o senhor quem procurou a sua gueda pos justa causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo