Política

Maioria parlamentar acabou de derrubar o Governo de Patrice Trovoada

Há alguns instantes, 29 deputados a Assembleia Nacional, levantaram as mãos aprovando a Moção de Censura contra o décimo quarto governo constitucional liderado por Patrice Trovoada. Alcino Pinto, novo Presidente da Assembleia Nacional, anunciou que a decisão da maioria parlamentar será entregue ainda esta tarde ao Presidente da República.

Após vários minutos de debate sobre os termos da moção de censura, apresentada por um grupo de 14 deputados, e apesar da ausência do Governo que não se fez representar no parlamento, A MAIORIA, composta pelos partidos MLSTP/PSD, PCD e MDFM-PL, num total de 29 deputados, aprovou a Moção de Censura.

O Téla Nón publica mais uma vez os termos da Moção que foi apresentada no parlamento. CLIQUE –MOÇÃO DE CENSURA

O Parlamento derrubou assim o décimo quarto governo constitucional liderado por Patrice Trovoada. O Téla Nón está ao corrente das últimas tentativas de negociação encetadas pela presidência da república, como forma de resolver a crise. Mas não terá tido resultado positivo.

O Téla Nón sabe que as diligências negociais encetadas enquanto decorria a sessão parlamentar, resultam da intervenção do Presidente da República, na terça feira, tentando aproximar o poder e a oposição, com vista a salvar a estabilidade e a democracia.

O veredicto da MAIORIA esta tarde no parlamento, chumbando o Governo de Patrice Trovoada, terá retirado margem de manobra as últimas negociações. Dados recolhidos pelo Téla Nón indicam que a ADI queria negociar apenas e exclusivamente com o MLSTP/PSD.

Alcino Pinto, Presidente da Assembleia Nacional, anunciou que a decisão do parlamento em aprovar a moção de censura será anunciada ainda esta tarde ao Presidente da República, que de acordo a Constituição Política deverá agir em conformidade, ou seja, exonerando o actual Governo.

Abel Veiga

    97 comentários

97 comentários

  1. rs10

    28 de Novembro de 2012 as 14:31

    O maior problema da democracia é que apenas o partido que não está no poder sabe governar. E, pior do que isso, é que usam o nome do povo para satisfazer os seus interesses, pois todo mundo sabe dizer o que deve ser feito, mas ninguém sabe de fato fazê-lo, ou pelo menos, ainda não mostrou que sabe.

  2. Bingo

    28 de Novembro de 2012 as 14:33

    O ADI tentou negociar tarde demais.

    A arrogância não pode ser o principal atributo de um governo minoritário.

    E o país, de todos nós, vai sempre recomeçando, perdendo tempo…

  3. Povo fala

    28 de Novembro de 2012 as 14:42

    Meus senhores ,realmente estamos num país das bananas.Onde cada um (partidos políticos) só estão preocupados em roubar e encherem as suas algibeiras, que se lixem O POVOS.MLSTP/MDFM PCD.Não têm moral para dirigir este país.Bandos de Ladroes e Corruptos. POVO ESTÀ COM OS OLHOS ABERTOS:VOTAMOS SEMPRE NO ADI;OU MELHOR NO Dr.PATRICE TROVOADA:VIVA ADI. Os deputados deviam estar no parlamento a defender os interesses do povo e não a ladrarem fazendo campo de Ring ou luta sem regras para seus próprios proveitos. Que sejam levados a barra da justiça todos os Ladroes ,corruptos. Uns querem trabalhar e outros querem roubar!!

    • bem ni wê mali ni tlachi

      28 de Novembro de 2012 as 15:44

      Meu carro amigo espero que olhe as coisa como elas são, não vamos ver só pra um lado.. O senhor primeiro ministro sabe que esta a trabalhar bem, vai la para parlamento e responder as questões que la estão sem problema nenhum, eu como jovem que sou é que assembleia pede o governo as contas, desde uma vez que os deputados são os membros da nação…

      • povo fala

        28 de Novembro de 2012 as 18:29

        Amigo, gostaria que me indicasse qual o deputado do parlamento que não seja corrupto ou que nunca esteve no governo.Não seja ingénuo, todos ou quase todos têm rabo preso na justiça.Nenhum tem moral para pedir contas ao governo desta forma.Temos um tribunal de contas.Eles não querem pedir contas ao governo,queria é fazer o que acabaram de fazer. Eles querem roubar mais ainda… como patrício fechou as torneiras, as reações são essas….

        • bem ni wê mali ni tlachi

          29 de Novembro de 2012 as 17:15

          Então amigo abri um “QUIOSQUE” põe pessoa la trabalhar e não pede CONTAS porque a pessoa esta esta trabalha bem… no final das contas boca racha..-

      • Any

        29 de Novembro de 2012 as 0:52

        Que contas??? O governo não deve prestar contas a Assembleia….se assim tivesse que o fazer, seria a Assembleia a governar o pais. O governo foi eleito pelo povo, presta contas ao Povo e a presidencia! De que assemblea se refere??? Aquele composta por impresarios e homes de Negocios que de politicos não tem nada!!! Please behave yourself

        • A luta continua

          29 de Novembro de 2012 as 13:59

          Sejamaos mais serios… se o meu amigo entende que o governo não deve prestar contas aos Deputados, então porquê que o governo apresenta o orçamento geral a Assemblaia para ser aprovado? Vamos falar coisa com coisa…

        • bem ni wê mali ni tlachi

          29 de Novembro de 2012 as 17:21

          o Senhor não o diz… Povo tem cara de pedir contas

    • Paulo E. Correia

      29 de Novembro de 2012 as 10:07

      O LEVY, o PATRICE TROVOADA, o DOMINGOS BOA MORTE e outras escumalhas do ADI, ou são tótós, analfabetos politicos ou estão carregados de MÁ FÉ E MÁS INTENÇÕES contra o povo de STP.
      1.º Não sabiam que em democracia as menorias parlamentares não GOVERNAM???
      2.º Se tivessem uma MAIORIA PARLAMENTAR,(como tem o PSD em Portugal) estariam a fugir das moções de censura como DIABO a fugir da CRUZ????
      3.º Se ADI estava tão seguro de si, e realmemte interessado a governar, porque não meteu uma MOÇÃO DE CONFIANÇA, como se faz nas verdadeiras DEMOCRACIAS, isto é, naquelas democracias não mascaradas de DITADURA????
      4.º Porquê o “Advogado” Levy, está sempre disposto a fazer os papeis “politicos” mais nojentos, sujos, baixos e indecorosos… da Republica?
      5.º Porque o Levy levou uma ARMA DE FOGO para o parlamento? Ja sabia do plano de armar confusão no parlamento????
      6.º Porquê Levy um SECRETARIO GERAL DO ADI, PARTIDO QUE DEVERIA SER RESPONSAVEL incita a confusão no seu país???
      7.º O que queria LEVY dizer com a expressão que passamos a citar: «Senão vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse pais»????
      8.º O LEVY sabe que a mulher e os filhos do PATRÂO PATRICE JA FORAM MANDADOS PARA O ESTRANGEIRO????
      9.º COM QUE INTENÇÃO, SE O FILHO ESTUDA EM S. TOMÉ E AINDA NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS????
      10.º Os salarios têm sido pagos de 45 em 45 dias e muitas vezes fazendo vales no BANCO CENTRAL, o que significa que o PAÍS NÃO TEM DINHEIRO. OS COMERCIANTES FAZEM TRNAFERENCIAS PARA PAGAR FORNECEDORES E O DINHEIRO CHEGA COM 45 A 60 DIAS DE ATRASO. COMO PENSA O ADI REALIZAR ELEIÇÕES ANTECIPADAS????
      11.º Pedindo ALY BONGO???

      Meus senhores, tenham vergonha e dó desse Povo. O PATRICE só demonstrou ser um incompetente, fala barato, projectista, rancoroso… autentica vergonha!É pena que vocês não têm VERGONHA, o fanatismo não vos permite ter vergonha, ficam CEGOS!
      QUEM TEM FERIDA NAS UNHAS NÃO CONSEGUE TOCAR VIOLA.

      DEIXEM O POVO EM PAZ, NÃO INCITEM A VIOLENCIA. PATRICE DEPOIS VAI EMBORA PARA GABÃO E NOS TEREMOS DE FICAR NÓS COM NOS.

      12.º OU SERÁ QUE ELE LEVARÁ LEVY E COMPANHIA LIMITADA??? CUIDADO LEVY, SAN TOMÉ CU TONY SA VIVO, A NA CA FÉ MINA DINEM MAL CU PASSAFÔ!!

      • Nada

        30 de Novembro de 2012 as 0:50

        Fela di be sa 3 v. Non be 2 v za. E fata 1. E esta terceira vez sera com mais peso e seguranca.

  4. venancio

    28 de Novembro de 2012 as 14:43

    Lamento essa situação. Não quero ver o MLSTP nem o PCD no governo, mas que precisaria de algum modo baixar o perfil de ditador do senhor Patrício Trovoada tinha. Pode ser que essa não foi a melhor maneira dado aos prejuízos que podem trazer ao país acima dos interresses da oposição.

  5. conterrâneo

    28 de Novembro de 2012 as 14:45

    “Após vários minutos de debate sobre os termos da moção de censura…” Este debate foi entre quem sr Jornalista Abel Veigas?

    Debate entre o MLSTP e o PCD?

    Falha na elaboração do artigo.

    O governo não se encontrava presente na assembleia, nem os deputados que sustentam o governo se encontravam ali, portanto, o debate foi entre a OPOSIÇÃO CONTRA A SOMBRA DO GOVERNO…?

    • eu mesmo

      28 de Novembro de 2012 as 14:59

      Não foram porque estavam a pensar que tudo fica parado sem eles ou por tremenda arrogância! Agora o que foi?! Arrependimento? Tarde demais, já estão fora!

      • leucadio

        28 de Novembro de 2012 as 17:16

        Coitado daqueles que ainda se alegram com as mudanças nas estruturas governativas do meu país. Não sabem que as moscas se sucedem mas a Me**a se mantem eternamente a mesma??? Aqueles que hoje vociferam para a queda deste Governo ja estarão amanha a pedir a demissão do próximo. Será que somos tão burros ao ponto de não conseguimos enxergar que mais governos houver mais novos “espertalhões” teremos?

        • eu mesmo

          28 de Novembro de 2012 as 17:56

          Mais “espertalhões” ou não, ao menos esse já vai para casa!

    • Santiago

      28 de Novembro de 2012 as 15:45

      Melhor, conterâneo, não houve debates. Os deputados, como já tinham, nas suas mentes, derrubado o governo, eles passaram o dia a distribuir os cargos e cofres do Estado que vão esvaziar.
      O Azemiro dos Prazeres terá de volta a “Zona Franca”. O seu pote de mel.
      Gostaria de saber se a nossa Constituição faculta esse “debate” com ausência do réu (governo) e do partido que o sustenta.

  6. Paparazzi

    28 de Novembro de 2012 as 14:48

    Acabou o filme e agora qual sera a novidade

  7. Povo fala

    28 de Novembro de 2012 as 14:48

    VAMOS AS URNAS SIM;MAS VAMOS DAR UMA LIÇÂO AOS CORRUPTOS:VAMOS TODOS VOTAR NO ADI;PARTIDO QUE DURANTE DOIS ANOS DEU VÀRIOS SINAIS POSITIVOS DE DESENVOLVIMENTO:LEMBRAM_SE:MLSTP/PSD,PCD,MDFM.JÀ ESTIVERAM NO GOVERNO/PRESIDENCIA;MAS A UNICA COISA QUE FIZERAM FOI “0”.FORÇA O POVO È QUE MANDA STP È DO POVO:VAMOS COM FÉ!!

    • eu mesmo

      28 de Novembro de 2012 as 15:01

      ADI acabou de demonstar tremenda incompetencia, quer que votemos novamente nesse pardido?! MTXIIUU

      • povo fala

        28 de Novembro de 2012 as 18:38

        Amigo, veja com os olhos de Ver ,pense com a cabeça e age com coração. A decisão é sua,pena é que todos pagamos por erro ou decisões erradas. Reflita!
        Um Bem Haja a todos

      • Any

        29 de Novembro de 2012 as 0:54

        Não precisa votar, mas deixa acabar o mandato!!

    • Cidadão

      29 de Novembro de 2012 as 9:25

      Sr. Povo fala. Vais votar sosinho no ADI.Não fala em nome do povo, mas sim no seu proprio nome. O verdadeiro povo de S.Tomé já está cansado com a má governação, arogancia e a prepotência do governo do Senhor Patrice Emery Trovoada.A palavra de ordem a partir de agora é: ADI Ruuuuuuuuua. Não estamos a preocupar com der o que vier. Pra já basta, Ruuuuuuuuuuuuua.

    • Motxí

      29 de Novembro de 2012 as 9:29

      A oposição sabe que se forem as eleições antecipadas será uma derrota certa, e com o risco do ADI conseguir mais deputados ou mesmo uma maioria absoluta, logo a estratégia é mesmo essa, derrubarem o governo que o povo escolheu. Isso até chega a ser injusto com o próprio povo ao meu ver, sou contra as eleição antecipadas, banho, o pais para etc, nada bom pró pais, há muito que fazer, o país não pode estar nessa onda de boa vida, temos é que trabalhar. As coisas precisam ser feitas, estradas, hospitais etc, deixem lá esse governo que dizem ser incapaz terminar o seu mandato e os que de verdade sabem governar “MLSTP, PCD, MDFM” podem voltar ao poder pelas mãos do povo, isso sim é democracia.

      Obrigado.

  8. Graça Francisco

    28 de Novembro de 2012 as 14:51

    Sendo esta pré-travagem do ADI diante da queda do Governo pela aprovação da moção eu vejo que é um instrumento legal que é moção de censura e esquecendo o ADI que PCD é rio Mé-Zochi que vai desaguar no mar em que MLSTP/PSD é apenas Agua-Grande. mãe e filho andam juntos.

  9. Jacinto Novaes

    28 de Novembro de 2012 as 14:51

    S. Tomé e Principe não é propriedade dos senhores do MLSTP. O MLSTP tem que saber estar na oposição.

    Eu tenho pena dos meus familiares que ainda se encontram a viver em Sao Tome. Francamente.

    Meus senhores do MLSTP, Sao Tome e Principe é de todos nós. O que os senhores acabaram de fazer é um verdadeiro assalto ao poder.

    • Motxí

      29 de Novembro de 2012 as 9:33

      Primeiro ponto, todos nós (povo) devemos ter claro nas suas cabecinhas que os deputados não representam os interesses do povo, mas sim interesses partidários e pessoais. Huff….!!, Esses pais vai sempre ficar nisso, ninguém pode governar um mandato completo a não ser MLSTP, ou PCD, O MLSTP não consegue ficar fora do poder…?? Isso não é um emprego……. Vocês não devem viver da Política, deve sim ser um contributo que dão a Nação.

      Thanks a lot.

    • Cidadão

      29 de Novembro de 2012 as 9:35

      Sr. Jacinto Novaes. O senhor tem toda a sua razão.Pelo visto o senhor não é residente em S.Tomé e Príncipe, e não conhece a situação real da vida deste povo, como nestes dois anos as coisas pioraram. Por isso o senhor quer que o ADI continue no poder. Mas o Santo Tomé poderoso não permitirá isso.

  10. Povo fala

    28 de Novembro de 2012 as 14:52

    Correção:Dr. Patrício Trovoada e não Patrice como tinha citado anterior

  11. Deus tem poder

    28 de Novembro de 2012 as 14:53

    sela deçu pia nóm

  12. STP_Avança

    28 de Novembro de 2012 as 14:55

    Ufa! Como eu já esperava a decisão não era do Evaristo, mas sim do Patrice, agora sr. ex-presidente da Assembleia vai cuidar das suas galinhas para ter mais juízo, não se dá poder de bandeja, o sr. foi orientado por um garoto inesperiente agora vimos o que aconteceu. Quanto aos deputados do ADI muitos nem um artigo da constituição, do regimento e do estatutos do deputado conhecem, só sabem ir a sala fazer números e barrulho, muitos deles são professores que agora tem um salário considerado razoável para a vida em STP, fizeram empréstimos para casas e carros, tomam a consciência da realidade e voltam para os vossos lugares no Parlamento se não, não sei o que será de vocês o Patrice já vai embora para o Gabão será que vai resolver o problema de todos? DUVIDOOOO!

  13. Graça Francisco

    28 de Novembro de 2012 as 14:59

    O ADI tentou negociar tarde demais.
    A arrogância não pode ser o principal atributo de um governo minoritário.
    E o país, de todos nós, vai sempre recomeçando, perdendo tempo… Ainda querendo escolher só MLSTP/PSD como se fosse quem é rei do País.

  14. Bruno_almeida

    28 de Novembro de 2012 as 15:02

    sabe o nosso pais precisa de consiência n de orgulho como tem visto a acontecer, devemos pensar em economia, tentar produzir mais … os sao tomense são maus um contra outro pk. sempre na mesma assim munca vamos sair dessa pobreza

  15. Agostinho Viegas

    28 de Novembro de 2012 as 15:03

    Um governo minoritário, carece sempre de margem de manobra para exercer com autoridade e liderança o seu programa sufragado. Nalguns casos, o bom senso prevalece, depois daquelas negociações que perduram noite dentro e que geralmente acrescentam a habitual doença do povo ao povo, mas dificilmente chega a meta do mandato conferido.
    Foi mau a confusão que culminou na demissão do presidente da Assembleia como também foi mau a ausência do executivo no plenário de hoje.
    Isto faz-me recordar o derrube do então PM Daniel Daio em 1992 em que todos ficamos a perder e Ele se ausentou da política até hoje.
    Aquele Abraço
    At. Agostinho Viegas

  16. cao sem sorte

    28 de Novembro de 2012 as 15:09

    Meus senhores, a situação do pais nao esta bom, e com essa praticar de ir a poder nao pode ser, com isso venho uma vez mais dizer no meu entender é chamar o povo de novo para ir as urnas apesar de ter um custto elevado pra o país mas tem que ser assim, talves a coisa possa ser melhor o povo é que pode dicidir, e dar a maioria a um partido que achar que deve conduzir este país que esta no seu léve léve, por isso a minha ideia é ir a eleição o mais rapdamente possivel e deixar de léngué lengue que nao leva ao pais ao lado nenhum. FUIIIIII……… e boa sorte para STP

  17. DEUS FILHO

    28 de Novembro de 2012 as 15:11

    caros! estamos a falar do decimo quarto governo que e derrubado. ate quando o interesse politico ira prevalecer acima da nossa cidadania?
    sobre essas situacoes, qual sera o futuro deste pais?
    compactuando com isto, apenas estamos alimentando o interesse de alguns e deixando o pais de lado.
    pensem muito bem sobre isso meus irmaos.

  18. Manikson Trigueiros

    28 de Novembro de 2012 as 15:19

    DEIXEM O “GOVERNO” TRABALHAR ……… ups….O GOVERNO CAIU …….

  19. Faculdade de Direito de Lisboa

    28 de Novembro de 2012 as 15:19

    Mais uma vez, os ditos donos de São Tomé e Príncipe , conseguiram eliminar um governo que começava a dar passos na mudança da forma como o poder político deve dirigir um país , não nos podemos esquecer que todas essas contradições e falta de entendimento reflecte-se directamente com questões pessoas , de ódio e orgulho que habita da mente dos nossos políticos e nós são tomenses , somos muito orgulhosos entre nós .Em verdade vos digo que enquanto o povo são-tomense continuar à espera de situações como esta para depois ir-mos todos para o processo eleitoral denominado banho ,,chapas de zinco e mais etc , nunca, mas nunca iremos dar um passo à frente e desenvolver o nosso país e dar as condições minimas de vida à aqueles que realmente precisam , porque, no meio de toda esta instabilidade política, discussões,queda de governo ,trocas de insultos, e acusações , temos nossos irmãos são-tomenses sem luz, sem agua potável, sem um hospital em condições, sem estradas, sem emprego , sem qualificação , sem serviço de saúde enfim sem as mínimas condições básicas dos princípios fundamentais da dignidade da pessoa humana , e estes senhores que de fato e grava desfilam nos arredores da nossa capital, mostrando sinais exteriores de riqueza,bons jipes, boas roupas, viagens de férias com as suas respectivas famílias , esquecem se de algo fundamental que todos o ser humano deve ter em mente, que é , afinal nós só vivemos uma vez e se vivemos em sociedade , é nosso dever como ser humano social e racional que somos , contribuir seja em que posição nós nos encontremos , para que todos os elementos da sociedade onde vivemos possam também desenvolver , e viver com mínima dignidade, porque penso que ninguém com a mínima sensibilidade humana é capaz de viver e ser feliz quando os resto das pessoas que estão ao seu redor vivem na profunda miséria. Mandaram à baixo o governo , agora fiquemos à espera para ver a solução ou a justificação de o terem feito , porque todos os são.tomenses sabem que tudo não se passou por causa de uma situação de ódio político , divergência pessoais e ânsia pelo poder. por último, dizer que é de lamentar a situação humilhante em que o PCD chegou , quem viu e quem vê o PCD como disse o Dr. levy Nazaré, quanto ao resto da dita oposição nem se quer merecem qualquer comentário.

    • Lucas vaz

      28 de Novembro de 2012 as 15:52

      Tas a querer dar de intelectual e não passas de um iguinorante poliítico. Levy Nazaré não é nenhum Dr. Ele tem apenas uma licenciatura que demorou anos e anos para terminar.

      • Direito

        28 de Novembro de 2012 as 16:31

        Aceite que lhe diga meu caro,que detesto o Dr. Levy enquanto político,e a sua postura na abordagem de certos factos porque denota uma certa ausência de ética no tratamento com os seus pares,mas discordo veementemente do argumento que a vossa exc.a recorre descimentaras a licenciatura do fulano em causa,digo- lhe que encontro em iguais circunstâncias das do Dr. Levy,estudar no estrangeiro principalmente na Europa distante do seu habitat natural,com dificuldades de varias ordens,nao ė fácil,como o Sr há de me explicar de indivíduos vários que estão em são tome que se dizem formados e nunca deram provas?Pelo menos quanto ao Dr. Levy o Sr.tem a certeza que conclui,pergunte ao seu procurador aonde ė que se formou e em quanto tempo,este fórum nao pode ser um espaço de manifestação de antipatia ou de simpatia pessoal,mas sim, de reflexão e de contributo valido para os problemas de relevante interesse publico,se nao tem ideias dignas desse nome se remeta ao silencio,cade o teu curso.? Esta identificado uma das razoes do nosso subdesenvolvimento,disse.

        • Direito

          28 de Novembro de 2012 as 16:39

          Quis dizer discredibilizar

        • Faculdade de Direito de lisboa

          28 de Novembro de 2012 as 18:23

          Faço das suas minhas palavras meu caro !

      • Faculdade de Direito de lisboa

        28 de Novembro de 2012 as 18:42

        Meu caro lucas vaz, antes de mais , cumprime dizer lhe que em 1º lugar, este é espaço de opiniões , onde cada um de nós somos chamados a dizer o que pensamos , sem insultos verbais , nem comentários que me nada ajudam ,e se reparar em momento nenhum insultei ou chamei nomes à alguém , por último queria dizer lhe que o mais importante não são os anos que o Dr Levy demorou para tirar o curso , porque o mais importante é que ele o fez , com dificuldades ou não mas estudou arduamente para o fazer , e só os são-tomenses de famílias humildes é que sabem o que é ir para um país extrangeiro estudar , e sobreviver às suas próprias custas , porque claro, todos sabemos que para esses o governo são tomenses encabeçado na altura por aqueles que hoje se encontram na oposição , nunca tinha verbas para apoiar esses mesmos estudantes mas no entanto os filhos e famíliares desses senhores , tinhas vida boémia enquanto frequentavam as mais prestigiadas faculdades da europa e não só e muitas das vezes com péssimo aproveitamento e claro esses têm todo o apoio directo do nosso ministério. bem haja para si meu caro lucaz vaz.

  20. Bengue Doxi

    28 de Novembro de 2012 as 15:22

    Mais uma prova de quem somos na realidade. Estamos a exibir a nossa identidade. Povo bonito, fino, mulherengo, esperto-inteligente. Mas que não gosta de trabalhar. Quando a Democracia era “verde” em STP, quem derrubava os governso, eram os Presidentes da República e agora que parece que a Demogracia ficou “pontada”, é derrubada pelo Parlamento, quando amadurece, não sei quem os derrubará. Quem sabe pode ser mesmo o povo. mAs podem crer que vai ser sempre assim porque estamos mentalizados que para viver bem tem que ser Político ou associar aos Políticos. É mesmo pensamento de esperto-inteligente.

  21. Mbeba

    28 de Novembro de 2012 as 15:27

    Esses bandos de incompetentes que tempos na assembleia deveriam é ter vergonha, o Presidente da República Dtr Manuel Pinto da Costa a quem tenho imenso respeito tem uma boa oportunidade para mostrar a sua fibra, o País n pode ficar sempre nisso deixem o governo trabalhar, se formos as eleições tomara que o povo vote novamente no ADI em peso. Muitos dos que levantaram a mão se lhe perguntassem porquê o fizeram ou seja se lhe mandassem fazer um comentário do pq votam a favor da moção ui ui, só besteiras que diziam. SEUS INÚTEIS!

  22. CT

    28 de Novembro de 2012 as 15:40

    Acabou o teatro…e agora?? O ADI achou que o mundo gira a volta de si, a oposição senhor PT é a MAIORIA. Aprenda Patrice!!!
    Se eu fosse o PINTO já introduzia uma queixa crime contra o ladrão que faz comentário no parvo – Mário Gomes Bandeira – na procuradoria geral

  23. inem tlaxa ê

    28 de Novembro de 2012 as 15:41

    a oposição deu prova que em STP não queremos a ditadura, nem injustiça social.

  24. geraçao esperança

    28 de Novembro de 2012 as 15:41

    NÓS DO ADI
    Pedimos desculpas.
    Saimos DERROTADOS.
    Na política é mesmo assim.
    Tudo por causa de Patrice,Varela Levy etc.
    Diabo leva voces todos.
    Sou do ADI mas não contem jamais com meu voto.PALHAÇOS.

  25. Maiker

    28 de Novembro de 2012 as 15:51

    Estou de acordo com a queda desse governo.
    O desempenho desse governo foi ZERO, onde já se viu um governo não comparecer no parlamento por iniciativa própria, a moção de censura é normal na democracia.
    Este governo só tem demonstrado a sua incompetência e arrogância, por isso está na hora de mandar esses incompetentes e o seu Líder Patrice trovoada para casa

    • Duro de matar

      28 de Novembro de 2012 as 16:28

      Meu caro,
      Já pude notar que o senhor é uns dos tais que apoia o retrocesso do País,
      Não sabem fazer e não deixam outros fazerem.
      Triste mas é a mentalidade do nosso povo, por isso, andamos nesta cruz. Até um dia, é vergonhoso, ver senhor Albertino Bragança, Jorge Amado, Delfim Neves, e muitos outros purgas, que nada mais sabem fazer da vida há não ser esses coisas que nem sei que nome se dá. Enfim

    • Mbeba

      28 de Novembro de 2012 as 16:29

      Meu amigo a competência de um governo não se mede pela sua arrogância mas sim pelo empenho que demonstra em ajudar o povo, esses bando de deputados inúteis, onde já se viu uma coligação com MLSTP/PCD/MDFL e raios que parta, só quem não conhece a democracia em STP é que não vê que isso é só interesses partidário.

      Cmprts a todos!

    • Mbeba

      28 de Novembro de 2012 as 16:40

      Obrigado a todos que torcem pelo povo ou seja, obrigado a todos que estão contra essa moção de censura desses deputados de mente medíocre. Que o presidente da república tome uma decisão “NÃO DEMITA O GOVERNO” isso é contra os interesses da nação santomense, o povo em geral e os jovens em particular, acreditamos modesta a parte, na fibra do nosso PRESIDENTE DA REPUBLICA.

  26. BANANA DE STP

    28 de Novembro de 2012 as 16:00

    ADI decepcionou todos q votaram neles não souberam governar, ja n era sem tempo a queda desse governo, n queremos instabilidade, mas tbm n queremos pessoas falsas mentirosas como o PT e as suas ovelhas, pra CASA OS INCOPETENTES!!! O PAIS é nosso e os deputados foram eleitos para nos representar e a oposição so fez o seu papel o governo é que devia ser capaz de provar a todos os santomenses q é serio e que esta trabalhando com honestidade, apresentando-se dignamente no parlamento e prestar conta da sua governação ao povo q o elegeu e não promover o escandalo na assembleia faltando respeito ao povo, e por força da arogancia nem se quer foram capazes de pedir desculpas ao povo o Sr. Levy e outros…Ruuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    REI MORTO REI POSTO! STP pra Frente,

  27. rs10

    28 de Novembro de 2012 as 16:13

    Durante a sessão parlamentar fez-se alusão à continuidade de projectos do gov anterior por parte de ADI como algo insignificante, mas isso foi o que er posivel fazer-se em tão pouco tempo, pk projectos à sério ñ podem ser iniciados e terminado em 4 anos, a ñ ser q o país tenha uma superficie de 1 km quadrado de área.

  28. Martelo da Justiça

    28 de Novembro de 2012 as 16:25

    Precisamos de maior serenidade minha gente.
    Está tudo muito nervoso devido uma Moção de Cencura: O Governo,os homens da ADI e até o Comentador da RDP Africa que fala como se fosse o porta-vos do Governo. Mesmo com o puxão de orelha do seu colega caboverdiano do painel “Debate Africano”, o homem não tem juízo.

  29. Martelo da Justiça

    28 de Novembro de 2012 as 16:28

    Correcção:Censura e não Concura

  30. inteligencia

    28 de Novembro de 2012 as 16:30

    Povo de STP o MLSTP/PSD, PCD e MDFM/PL são partidos inimigos do Povo, não querem o desenvolvimento para este país, Quando esses mesmos partidos percebem que o Dr. Patrice Trovoada tentam fazer algo de melhoria para este povo eles aparecem com a moção de censura.

  31. conterrâneo

    28 de Novembro de 2012 as 16:36

    POVO PÕE E POVO TIRA!

    Povo não quer CORRUPTOS E FUGITIVOS DE JUSTIÇA A mandar nos seu destinos.

  32. desideriodatrindade

    28 de Novembro de 2012 as 16:37

    Ah, assim sim. Viva a Democracia.
    Viva os ladroes.
    Viva os corruptos.
    Viva os saquiadores de bens publicos.
    MLSTP… mau a governar, pior na oposição .
    Está provado que o queriam era o poder.
    Alcino Pinto…PA, haverá um dia em que o Sol deixará de brilhar nos teus olhos. Amen

  33. conterrâneo

    28 de Novembro de 2012 as 16:41

    Será que o povo irá escolher aqueles que, depois de uma viagem a Angola teveram em sua casa MAIS DE 500 MIL DOLARES Norte Americanos?

    Até que o segurança pessoal pegou na mala dos DOLARES e fugiu?

    Estou a me referir ao CORRUPTOS DE MLSTP E PCD.

    • conterrâneo

      28 de Novembro de 2012 as 16:44

      Quis dizer “tiveram”.

  34. Almeida

    28 de Novembro de 2012 as 16:49

    Estranho-me saber k mtos, + infelizmente mtos não veêm k realmente o país vinha dando passos, e k pela primeira vez na nossa história divulgou-se coisas como quais eram as pessoas k ocupavam os apartamentos( e não pagavam ao Estado),o número de fráudes na Alfândiga,os chamados directores k eram «matérias»» pk simplismente ocupavam o espaço,tentou-se disborocratizar procedimentos nas diversas instituições; uma série de actos e tdo isso em apenas 2 anos e tendo em conta a dimensão do país, dependência em 90% do apoio externo, e ainda assim se salienta a nota positiva do FMI pelas políticas implementadas.
    É mto triste sermos tão poucos e ao mesmo tempo tão complexos ao pto de preocuparmo-nos com nossos interesses pessoais e partidários em vez do crescimento e evolução de um país como tdo.
    “Nós por cá”, preciso da vossa presença e de 9vos vídeos pk o k têm de matéria neste momento é mto. Tragam simplismente a vossa criatividade como sempre!!!.

  35. ABC

    28 de Novembro de 2012 as 16:52

    O futuro de STP esta nas mãos do Povo- de uma vez por todas mostram o que vcs realmente são meu povo.

  36. João Carlos

    28 de Novembro de 2012 as 17:06

    Muita água ainda irá rolar no meio disso tudo.

  37. ZE PEDRO

    28 de Novembro de 2012 as 17:06

    Na politica é preciso saber negociar ora vejam;

    Barack Obama vai almoçar quinta-feira com Mitt Romney. Em causa está o precipício orçamental, numa altura em que republicanos e democratas estão “condenados” a entenderem-se para evitarem que a economia americana entre numa nova recessão. O líder da Câmara dos Representantes reiterou estar “optimista” com as negociações.

    O presidente dos EUA vai reunir-se amanhã com Mitt Romney, republicano que perdeu as eleições à presidência do país para Barack Obama, de acordo com a imprensa internacional. Em causa está a discussão em torno do “precipício orçamental”, nome dado por Ben Bernanke porque, se não for alterado pode levar os EUA a entrarem numa nova recessão, isto porque estipula que no dia 1 de Janeiro se implementem cortes orçamentais e aumento de impostos de forma automática. Nessa altura expiram uma série de estímulos fiscais, alguns da era “George W. Bush”. Entre eles estão os escalões do rendimento e a tributação de rendimentos de capital. Em simultâneo, podem ser accionados cortes automáticos na despesa pública, em particular com salários.

    Desta forma, republicanos e democratas têm de se entender sobre as medidas que vão tomar para que seja possível evitar aumentos de impostos e cortes na despesa automáticos que ponham em risco a economia.

    Já esta quarta-feira o líder da Câmara dos Representantes, John Boehner (republicano), reiterou estar “optimista” em relação às negociações orçamentais, segundo a Bloomberg. Esta declaração fez com que as bolsas dos EUA travassem as perdas que estavam a registar. O Dow Jones inverteu mesmo e segue já a subir 0,19% para 12.902,81 pontos.

  38. rs10

    28 de Novembro de 2012 as 17:06

    Todo mundo sabe que o objectivo desta moção ñ era o debate mas sim derrubar o governo, pois todos os deputados da oposição apoiaram esta moção e, além disso constituem a maioria parlamentar m relação aos deputados do ADI

  39. Victor Ceita

    28 de Novembro de 2012 as 17:15

    Não posso deixar de comentar mais este momento da vida política do país (STP), que, em boa verdade, daria um bom tema de opinião.
    Muitos estão a comentar de forma acalorada e apaixonada. É normal nestes momentos. Mas não podemos deixar de ter em conta que as opções que fazemos marcam o nosso tempo. O país optou pelo regime democrático. O problema é que temos vindo a tentar encontra-nos connosco próprios durantes estes anos de democracia, sem que o resultado seja satisfatório para todos, o que também é normal. O grande problema da democracia são os homens. A democracia existirá e será boa, má ou razoável, em função dos homens que a vivem, que a pratiquem. Seremos democratas em STP? Os recentes episódios mostram manifestações paradoxais ou, no mínimo, contraditórios em democracia: um governo minoritário que se arroga os mesmos direitos de um governo maioritário (a legitimidade popular para governar está limitada à expressão/qualidade dos votos expressos). Uma oposição que embarcou, quiça por imperícia própria, em muitas das imposições do governo minoritário. Um Presidente (que muitos temiam que fosse ditador como na primeira república – lembram-se dos motes da companha?) que é acusado hoje de não reagir com dureza e autoridade de outros tempos. Deputados que, perante alegada ilegalidade (“Bano” não estaria legitimado?), ao invés de lançarem mãos dos instrumentos jurídicos à disposição, preferem enveredar por cenas de pancadaria no Parlamento. Enfim. Democacia recomendaria o oposto de todos estes comportamento.
    Postos aqui, digo: não há drama nenhum no que aconteceu. A oposição (é esta que temos – homens santomenses, escolhidos por santomenses) exerceu um direito constitucional, perante a inoperância da fiscalização da acção governativa promovida pelo governo arrogante. O que se deve evitar agora – e isto também está previsto na constituição – é que se opte por uma solução que seja muito onerosa para o país, como será o caso das eleições antecipadas prontamente defendida por alguns. Porém, aguardemos pelo posicionamento do Presidente da República que, nos termos dos poderes que a Constituição lhe confere, dará o seu veredicto. Assim é a democracia. Gostemos ou não.

  40. inteligencia

    28 de Novembro de 2012 as 17:18

    FUTURO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ESTÁ NAS MÃOS DA SUA EXCELÊNCIA O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
    Temos duas figuras eleitas pelo povo:
    1- Senhor Presidente da República DR Manuel Pinto da Costa
    2- DR PRATICE TROVOADA através do Partido ADI. A população São Tomense votou no Partido ADI para que o Senhor DR. Patrice Trovoada fosse o Primeiro Ministro.
    Assim essas figuras devem ser dissolvidas pelo povo nas Urnas.

    o PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEVERIA DEMONSTRAR IMPARCIAL e QUE NÂO ESTÁ NA ORIGEM DESTA CRISE EM STP.
    RESTA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISSOLVER ASSEMBLEIA NACIONAL E MARCAR AS ELEIÇÕES ANTECIPADAS PARA QUE O POVO PRONUNCIE ELEGENDO OS SEUS DIGNOS RESPEITANTES

    • Any

      29 de Novembro de 2012 as 11:08

      Apesar de eu ser contra essa Mocao de Censura contra o actual governo, pois accredito que qualquer governo deve terminar o seu mandato. Assim sendo, concordo plenamente com o seu Parecer.

  41. rs10

    28 de Novembro de 2012 as 17:36

    Uma democracia de 37 anos que ñ produziu bons resultados ñ, mesmo dirigida por pessoas diferentes, ñ deve ser lá grande coisa.

    • Felismino Andrade

      28 de Novembro de 2012 as 19:10

      A TVS maltrata o presidente; não liga nenhuma ao presidente; faz censura aos actos politicos e oficias do presidente; só está habilitada a cumprir as ordens do seu dono que é Patrice Trovoada.
      Basta ouvir as crónicas dO Oscar Medeiros na RDP-África e os programas da TVS em prol da defesa do Patrice Trovoada para se concluir que estamos em presença de uma televisão e rádio privadas ao serviço deste senhor. Já repararam no papelão que o Abílio Neto faz na RDP-África ao ponto de o comentador Caboverdiano ter-lhe chamado atenção que ele só defendia o governo de Patrice Trovoada???? Olha a vergonha em que chegamos!!! Era preciso um comentador Caboverdiano chamá-lo atenção para este facto… EstÃO a ver onde chegou a parcialidade e vergonha??? Vejam o papelão do Carlos Menezes na RDP-África. Alguém compreende uma coisa desta? Como é possível um profissional aparentemente bem preparado como Carlos Menezes transformar-se numa espécie de serviçal ao serviço de Patrice Trovoada????
      No caso do Abílio Neto ele não me parece uma pessoa intelectualmente dotada. Portanto é compreensível este comportamento dele tendo em conta até o conteúdo da participação dele no programa de debate semanal. Todavia não era preciso expor o país a tamanha vergonha ao ponto de ser um Caboverdiano a dizê-lo para ser imparcial. Ao que chegamos. Temos vergonha cá no páis pelos actos dos deputados na Assembleia e também vergonha no exterior pelos actos de comentadores falhados e incompetentes que representam mal o país. S.Tomé está desgraçado…

      • Any

        29 de Novembro de 2012 as 0:40

        Agora convem a TVS pertencer ao Patrice Trovoada,,,,quando o Fradique era presidente tambem dizia-se o mesmo. Conveniencia e o Lema de muitos!!! Vergonha por vergonha, todos os nossos politicos nos fazem passar e cada vez mais a Imagem do pais e a competencia do povo e colocada em causa!,,

  42. peter

    28 de Novembro de 2012 as 18:01

    o povo sabe o que quer, mas os deputados coitados nao sabem o que querem.
    com muito respeito que tenho pelo Sr Alcino Pinto como camarada e amigo pessoal quero so dizer que a sua figura esta gasta desde que foste director de saotome Air que foste envolvido no saque de so USD2000 um homen da tua postura roubar este montante?? nao deves ser PA demi-se ja amigo.
    sobre a caida do governo.. o povo vai fazer o calculo e a soma total vai ser para A D I simples. porque esta politica de mocao de censura e confrontos pessoais e enveja dos um camaradas contra o Dr Patrice.

  43. peter

    28 de Novembro de 2012 as 18:04

    FORCA POVO VOTEM TODOS A ADI

  44. Oscar Medeiros

    28 de Novembro de 2012 as 18:07

    Muito bem, tbm digo omesmo:NÓS DO ADI
    Pedimos desculpas.
    Saimos DERROTADOS.
    Na política é mesmo assim.
    Tudo por causa de Patrice,Varela Levy etc.
    Diabo leva voces todos.
    Sou do ADI mas não contem jamais com meu voto.PALHAÇOS..GOSTEI

  45. edzander afonso

    28 de Novembro de 2012 as 19:12

    a oposição só quer fazer o Governo cair. Quando eles governaram nenhum partido pediu moção de Censura. O facto é que a oposição são orgulhoso, só querem tomar o poder a força, são malandros. O que admiro é: as pessoas deste partido MLSTP não tem vergonha na cara. Se eles tivessem vergonha eles não fariam isso, eles só querem dinheiro amais, só querem estar a frente do poder, não gostam que outros governam………. é de mais paaaaaaaa

  46. madalena

    28 de Novembro de 2012 as 20:06

    Não vejo razão plausivel para queda deste governo, mas o tempo vira a dar razão. Embor ahouvesse um certa arrogancia,ajuste de contas, foi assim que o Trovoada deixou cair o PCD, sem mas nem quem, acho que se devia dar tolerancia.
    ADI pode ser maioria absoluta, se o MLSTP e PCD não renovarem as lideranças. Não se pode premiar bandido.

  47. Engenheiro

    28 de Novembro de 2012 as 20:16

    MAS O POVO TEM QUE ABRIR OS OLHOS E APESAR AD ARROGÂNCIA DE PATRICE TROVOADA O MLSTP E PCD E MDFM/PL NÃO DEVEM JAMAIS GOVERNAR ESSE PAÍS E DESTA VEZ A DIÁSPORA TEM QUE VOTAR.

  48. Bernardino Monteiro

    28 de Novembro de 2012 as 21:15

    Sao tome e principe descobriu uma riqueza chamado eleicoes anticipadas,ate quando vamos ver um partido cumprir o mandato, ate quando havera uma politica estavel,temos que acabar com os abutres da velha guarda ou seja os senhores do sistema estou a referir nos senhores que participou no governo de 1975. 1990,estes senhores, nao sabem governar, e nao querem que os outros governam, sr patricio trovoada que fica descansado se houver eleicoes anticipada nos juventude vamos colocar o sr e o seu partido no poder e com maioria absoluta,

  49. Francisco Pires

    28 de Novembro de 2012 as 21:24

    A assinatura do acordo de cooperação parlamentar tri-partido (MLSTP/PSD, PCD e MDFM/PL) já deixava antever um complô para derrubar o Governo legitimo do ADI sulfragado pelo Povo em 2010.

    Em pena que aqueles que dizem representar o Povo santomense tenha tido tão semelhante atitude.

    Esta actuação dos Deputados da oposição constitui um Golpe de Estado Constitucional contra o Governo do ADI e contra os interesses deste Povo martirizado que os politicos do MLSTP, PCD e MDFM querem chamar de parvo.

    Espero que o Senhor Dr. Manuel Pinto da Costa tome a decisão mais justa possível e que não defraude a esperança desse POVO

    Que devolva a decisão ao povo dando mostra que na verdade voltou para concertar o que estragou na primeira república.

    Lembre-se que em 2010 o Povo escolheu o ADI e Dr. Patrice Trovoada.

    Qualquer decisão que seja contraria aos interesses desse povo será registada e o país poderá transformar-se em barril de polvora como em tempos foi dito que o país está sob barril de polvora.

    Que não transforme o STP como o país irmão de Guiné Bissau.

    Quanto aos dirigentes do MLSTP, PCD tenham cuidado, pois, hoje já não é o passado. O povo não teme nada, se for necessário irmos a luta, iremos sem dó nem piedade.

    Devolvam o poder ao POVO e ao ADI. Hoje, o ADI é o POVO e o POVO é a ADI.

  50. Bernardino Monteiro

    28 de Novembro de 2012 as 21:27

    Sr alcino pinto rafael branco bano fradique de menezes ouvidio pequeno sr antonio quintas guilherme posser carlos graca elca pinto sra maria das neves xavier mendes carlos tini sr armindo vaz tome vera cruz manuel pinto da costa miguel trovoada que sentam numa mesa redonda e procura solucao porque precisamos da esperiencia e ideias de cada um de vos para desenvolver stp, buscar mecanismo, por favor nao deixa esse governo cair por favor pelo amor e respeito pelo povo stp,voces que sao filhos desta terra e deste povo por favor em nome do povo stp,esse povo ja sofreu demais

  51. NAINO

    28 de Novembro de 2012 as 21:35

    Quando um governo comporta assim tipo uma criança sem saber ao certo o que fazer ,desnorteado o resultado é esse (rá ré ri´ro,ruaaaa)um governo não pode estar sempre a fugir no momento crucial, não é a primeira nem a segunda vez,enfrenta a oposição de cara se é que prestaram bom serviço,fugir dos problemas numca foi solução,a democracia exige isso covardes,nunca vi em toda minha vida um governo desse tipo.fiquem bem e voltam da proxima com a tarefa bem estudada.

  52. Honorio Lavres de Oliveira

    28 de Novembro de 2012 as 22:30

    Boa Noite Meus Caros Irmaos de Sao Tome E Principe!
    HONORIO LAVRES DE OLIVEIRA

    Meus Irmao ,tomei conhecimento ca no Reino Unido onde vivo atualmente,que o Governo de Patricio Trovoada mais uma vez voltou a cair,e ja temos novo Presidente da nossa Assembleia Nacional.
    Felicito em primeiro lugar o nosso Veterrano Deputado Presidente Alcino Pinto,que as suas funcoes a frente da nossa Assembleia sirva os intereces do povo.
    Venho pedir ao MLSTP/PSD, PCD/GR, e MDFM/PL, ultimo meu partido politico, que faca toda diferenca na futura governacao,o povo ja nao aguenta toda esta atrocidades de varios governo deste pais,que aja um equilibrio de pessoas com algum saber, capaz de orientar o pais ,renuciando descalada corrupcao existente no nosso pais .
    Apelo uma uniao de todos os Santomenses na reconstrucao deste pais, sem reservas, sem rancor,sem odio,com cada seu irmao.
    VIVA A NOSSA JOVEM DEMOCRACIA
    VIVA A LIBERDADE
    O POVO UNIDO JA MAIS SERA VENCIDO.

    • peneta

      29 de Novembro de 2012 as 20:40

      Gatunos sao sempre bajulados por ignorantes e burros.
      O povo manda ou nao na democracia? Se sim entao vamos eliminar estes ratos da politica.

  53. Any

    29 de Novembro de 2012 as 0:27

    A queda de governo anteriores, a eleicao do actual presidente da República e agora a Mocao de Censura para derubar o actual governo……essas accoes so servem para passar um ATESTADO DE IMCOMPETENCIA a todos os santomenses que de uma forma ou de outra contribuiram para que Estes factores se tornarem realidade!!! Ok, caiu o governo e agora??? Vamos as eleicoes antecipadas??? Não?? Governo de transicao??? Muito conviniente para a oposicao!!! Mas que oposicao??? Aquela que so consegue ter forcas por estar coligada??? Nesta coligacao so resta uma pergunta: Quem e Quem?? Uns a usarem os outros por interesses proprios. Quem diria PCD+MLSTP, não erram inimigos no mandato do Miguel Trovoada??? Não foi o mesmo que derrubou o PCD?? MDFM + MLSTP??? Fradique de Meneses Amigo dos MLSTP??? MDFM contra o ADI?? Não foi o Fradique que la empossou o Patrice Trovoada para Ministro depois de dissolver um dos seus governos e de de ter sido o seu maior oponente nas elecoes presidencias??? Falta de memoria não deve ser…. Se não for o MLSTP a governar, São Tomé nunca tera a hipotese de ver governar um outro Partido. Não vale a Pena o Povo perder o seu tempo indo as urnas, não vale a Pena eleicoes… O Povo Poe e o MLSTP tira!!! Se tudo anda a volta do mesmo MLSTP, não vamos perder tempo. Apelo ao bom senso de Jovens e pessoas humildes e daqueles que Realmente Querem ver o pais a progredir que reflitam!!! O futuro esta comprometido! Temos que retirar Estes ditos senhores que acham-se donos do pais de tudo e todos. Sem excepcao, não merecem la estar, não deveriam exercer qualquer cargo politico no pais. De oportunidades a outros, ja esta na altura da reforma….sim reforma….aquela reforma que mesmo governando todos estes anos os governos nao souberam aplicar uma politica adequada…portanto fiquem em Casa a receber a reforma de que não tem direito..De voces ja estamos fartos!!! São Tomé & Principe esta cansado!!!!

  54. Barão de Água-Ize

    29 de Novembro de 2012 as 1:36

    São Tomé e Principe de novo à deriva.
    O tempo vai passando e o povo sofrendo com as disputas politicas pessoais e institucionais que só agravam a pobreza dos Saõtomenses.
    É importante e necessária uma revisão Constitucional para o Presidencialismo, mas alteração com bloqueios que impeçam a surgimento do Presidente Ditador ou continuidade familiar.
    STP merece ser um País digno da sua Independência.

  55. São Tomé Poderoso

    29 de Novembro de 2012 as 8:10

    Povo sai sempre a perder…!

  56. caverna

    29 de Novembro de 2012 as 9:30

    pois é, agora como têm um inimigo comum MLSTP, PCD, E MDFN sao aliados. Até quando? tiveram saudades do vosso “tacho”? enganan se os santomenses que pensam que farão melhor.

  57. Anjo do Céu

    29 de Novembro de 2012 as 10:06

    Lembrando da história no partido único onde tribunal contra revolucionários andaram a fazer julgamento e condenar os contra com pena de prisão maior 24 anos sucessivamente sem que os contra ou (réus)estejam presentes como no caso de Dr.Carlos Graça e muitos.Isto vem nos recordar como os de MLSTP e Pinto da Costa ainda continuam com essa forma de fazer politica ainda na democracia

    • joao pereira

      30 de Novembro de 2012 as 14:40

      Eu continuo a defender a suspenção da democracia, e um contra golpe de estado por parte do governo como unica saída para a solução dessa crise politica, porque o povo esta do lado do governo.
      O povo é quem mais ordedna

  58. Mak

    29 de Novembro de 2012 as 10:21

    Agora está bom . Vamos dar maioria absoluta ao ADI

  59. queremos ser felizes no nosso pais

    29 de Novembro de 2012 as 10:23

    voces da posisao deveriam
    ter vergonha

    • joao pereira

      30 de Novembro de 2012 as 14:44

      O país sofreu um golpe de estado tácito,e o governo deve agir com legitimidade “de plano” com um contra golpe decretando a lei marcial. Viva o povo santomense.

  60. ASantos

    29 de Novembro de 2012 as 15:02

    É necessário responsabilidade no que é dito, e no que é escrito pela comunicação social, nos últimos dias houve algumas coisas que não deveriam ser ditas pela classe politica, e nem distorcidas pela comunicação social. Coisas essas que só foram superadas por actos bárbaros e inconsequentes ocorridos na Assembleia Nacional. Temos de ter em mente que a única forma de se resolver essa crise politica é chegar-se a um consenso entre as partes envolvidas, principalmente entre os dois partidos mais votados. Este clima de animosidade em nada beneficia o povo, ao contrário só vem denegrir a imagem do País perante a comunidade internacional. É necessário que de uma vez por todas, os interesses da maioria dos Santomenses (Povo) sobrevaleça aos interesses da minoria. Temos que caminhar todos para o mesmo lado, cada um com a sua forma de agir, de pensar de interpretar, de falar, mas todos com o mesmo objetivo comum, DESENVOLVER SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
    Entre aqui e aculá o que não falta são pessoas palpitando e comentando, de como deveriam ser as coisas, desde licenciados, Mestres, Doutores, pessoas de toda classe académica, profissional e económico-social dando o seu ponto de vista, ou seja, várias partes separadas que nunca chegaram a formar um TODO. Não basta ser um cibernauta ativo nas redes sociais e nos jornais digitais, é preciso mais, é preciso fazer as coisas de uma forma ordeira e com um objectivo concreto e plausível. Tentam contribuir, mas de uma maneira que chega a ser insignificante em termos práticos. Lanço um desafio aos cibernautas santomenses, A CONSTRUÇÃO DE PROJECTOS VIÁVEIS, dentro da realidade Santomense. Se gabam-se de ser formados acredito que este desafio não extrapola o vosso grau de conhecimento! Não precisam trabalhar nisso 24h por dia, basta umas horinhas por semana. Aguardo contactos dos que se sentem capaz para agarrar essa ideia.

  61. HOMEM LIVRE

    29 de Novembro de 2012 as 15:03

    ISTO É ILEGAL!

    Os deputados de oposição nem sequer yiveram o tempo de sentar e aprofundar a constituição da republica.

    Estavam com a pressa de dar o golpe parlamentar.

  62. HOMEM LIVRE

    29 de Novembro de 2012 as 15:05

    Olha para o rosto desses preguiçosos, corruptos e ASSALTANTES na fotografia.

    Sem vergonha!

    Deixem de destruir o país.

    É o povo que manda e não 29 deputados CORRUPTOS E PREGUIÇOSOS!

  63. joao pereira

    30 de Novembro de 2012 as 9:57

    Eu apesar dos boicotes das minhas opininhões,continuo a afirmar que – O Patricio Trovoada numa forma intelegente de salvar o povo deverá suspender a democrácia decretando a lei marcial.
    Quero ainda dar pernas para andar ao inicio do meu desabafo que,o tela nom nao é o unico veículo de comunicação e quero exortá-los a serem imparciais,evitando a exposição arbitrárias das suas opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo