Política

“Patrice sai, Pinto sai”

Foi o principal slogan da manifestação de rua organizada pelo partido ADI. Colocou mais de 5 mil pessoas na rua. O principal cartaz da manifestação tem uma mensagem clara. Se Patrice Trovoada ser exonerado do Governo, Pinto da Costa também deverá sair do cargo de Presidente da República.

“Patrice sai, Pinto sai”, foi esta a mensagem do cartaz da manifestação da ADI, mas também o principal slogan pronunciado por centenas de manifestantes. Os manifestantes  concentraram-se diante do palácio do povo, para exigir a realização das eleições legislativas antecipadas.

Sobre a polémica com a oposição e a crise no parlamento nem uma palavra. A manifestação deixou claro que a ADI quer que o debate político seja entre o Governo e o Presidente da República. « O poder é do povo, pertence ao povo. E se o povo está a pedir eleições antecipadas, o povo sai a rua para pedir eleições antecipadas», afirmou Levy Nazaré diante do palácio do povo.

Levy Nazaré avisou que ele (o Presidente da República), deve ouvir o povo. « Eu acho que todos os políticos inclusivamente, sua excelência senhor Presidente da República tem que ouvir o povo, porque ele disse que ele é Presidente de todos os são-tomenses», precisou.

O protesto de rua de apoio ao Governo demitido por moção de censura da Assembleia Nacional atingiu o ponto alto quando chegou ao gabinete do Primeiro Ministro. Patrice Trovoada, saudou os manifestantes.

Chegou mesmo a se ajoelhar na varanda do Palácio do Governo, para agradecer aos manifestantes. Sentiu-se forte e firme como Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

    106 comentários

106 comentários

  1. GRAÇA FRANCISCO

    29 de Novembro de 2012 as 19:00

    Mas a coisa está tornando fora do normal numa mestura de atribuir mesma compitencia ao 1º Ministro a lógica do “Patrice sai Pinto Sai” Deve-se ao Pinto criar uma eleição anticipada? Ou então ele sai? Sendo ele o Garrante da Constituição.

    • Paulo E. Correia

      30 de Novembro de 2012 as 15:58

      MEU CARO GRAÇA FRANCISCO
      Infelizmente o Povo está a ser enganado. A própria claque do ADI está a ser enganada pelo malfeitores do partido ADI.
      A equipa do ADI, em pleno jogo arranja confusão no campo (PLenaria da Assembleia), puxam PISTOLA, e o capitão de equipa, sr.EVARISTO CARVALHO, abandona o jogo e o campo, RENUNCIANDO ao cargo de Presidente da Assembleia.
      Marca-se o jogo seguinte. A EQUIPA DO ADI (os deputados) não comparece no jogo, nem os dirigentes (Governo) aparecem. Perdem o JOGO la no Campo.
      A pergunta que se coloca é a seguinte:

      QUE CULPA TEM O ARBITRO????????
      O arbitro, MANUEL PINTO DA COSTA, Presidente da Nossa República nada tem haver com isso.

      Se fosse tempo do TROVOADA PAI OU DO INESQUECIVEL FRADIQUE O GOVERNO JA TERIA CAIDO HA MUITO TEMPO.
      O QUE É CARICATO É O MIGUEL SER UM ESPECIALISTA EM DEIXAR CAIR GOVERNOS, E NUNCA HOUVE UM CIDADÃO QUE QUISESSSE POR O PAÍS EM CAOS, CAOS CAOS, COMO O FILHO ESTÁ DIZER QUE VAI COLOCAR O PAÍS.
      SÓ HA UMA RAZÃO SEJA COMO FOR, OS OUTROS SÃO NACIONALISTAS. PATRICE SAN NGUECÚ BI FÔ CÓBÓ D’AÚA. ELE QUE LEVE O HABITO DE FAZER CONFUSÃO PARA LIBREVILLE, MALI, OU LA ONDE ELE APRENDEU E TORNOU-SE MUCULMANO.
      NÃO SE ESQUEÇAM QUE AJOELHAR PARA OS CRISTÃO É UMA COISA E PARA OS MUÇULMANOS É OUTRA COISA- SIGNIFICA PODER OU MORTE -VEJA O QUE ESTA A ACONTECER NA SIRIA.

  2. Almeida

    29 de Novembro de 2012 as 19:07

    Mto bem!!! foi o povo k os elegeu para governar, e deve assim ser feita a vontade desse povo..

    • tanga limpa

      30 de Novembro de 2012 as 8:05

      Senhores da lei.
      Vocês têm que fazer leis mais claro possivel e directo. não fazem leis com duas ou três entradas e saidas,e que vocês mesmo criam confusões na sua entreppetação
      É mau isso.Sendo eu presidente da Republica chamo as forças politicas e digo vocês defenden e argumentam com base na lei e artigos outros também fazem o mesmo.De que lado está a entrepetação mais coorecta? Sendo assim como forma de tornar mais imparcial vamos para eleição e ponto final

    • Dias

      30 de Novembro de 2012 as 9:34

      Um apelo aos partidos políticos nenhum partido pode dizer ser credivel se no seu interior é uma sugeira total, credibilidade de um partido inicia assim, quem desviou bem público deve responder na justiça quando for chamado, e mesmo partido deve chamar o acusado ou aconcelha-lo a esclarecer o caso, isto é credibilidade, não pode ser esconder,acobertar,proteger o idividou e vir ao público dizer que são crediveis, partido MLSTP,PSD ja perdeu esta credibilidade ja algum tempo pra ca como um dos grandes partidos do nosso país, PCD,GR já é campião é um artista nisto que caracter tem este partido, os seu depotados paresem ser dos melhores mas como podem ser melhores se acobertam homens indiciados pela justiça, homens que correm e vam esconder na casa parlamentar, e vem ao público dizer defenssores do povo, é tempo irmão santomenses de reflectirmos seriamente sobre o caso, a Assembleia ou os senhores depotados falam tanto da Lei falam tanto da justiça falam tanto da legalidade como se facem os maiores compridores destes mesmos instrumentos, a nosso Assembleia ja não tem credibilidade, ela deveria ser disolvida, porque quem não tem credibilidade não deve ter cofiança de quem o elegeu, vejam so porque que o digo, não seria mais conviniente ou tomar decisão que tomaram,tentarem saber oque pensa povo,não o fizeram porque esqueceram de quem o elegeram, porque ja tenhem os poderes que queriam ,ao Sua Execlência Senhor Presidente da República mantenha calma e tome decisão que tiver que tomar para o bem do nosso país,QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEJE NOSSO PROTECORE O NOSSO GUIA, nesta terra.

      • Estou Farto disso...!

        30 de Novembro de 2012 as 10:27

        Senhor “Almeida” o único o que o Povo Elegeu foi o Presidente da Republica todos outro não passaram por sufrague directo uni-pessoal. Assim sendo, essa de ” Patrice cai Pinto cai” só pode existir na cabeça do Patrice e de loucos como ele, pq querem Guerra aqui no nosso pais. vamos esperar para ver.

  3. Oscar Medeiros

    29 de Novembro de 2012 as 19:31

    Foi o povo que vos elegeu, mas não para produzir desgraça,falta de respeito e discordia. Porque o País não é de Patrice Trovoada nem tão pouco do porco Levy Nazareto.

    • O Revolucionário

      30 de Novembro de 2012 as 10:35

      Concordo plenamente! De certo que este povo não o faz por vontades proprias, alias foi o povo quem colocou Sr Presidente da Reoubliaca Manuel Pinto da Costa no poder, logo não vem ai nem o Levy Nazaré muito menos o Patrice Trovoada de meia tijela que nem sabe orgainizar uma casa, influenciar o povo a tomar tal decisão drástica que poderá mudar de completo o nosso país rumo a desgraça final. Povos Santomenses abram os olhos, não se deixem enganar por esses dois palermas de ADI porque o que eles querem é criar uma polémica como garantiu o partido ADI “CAOS EM CAOS”.. Não podemos aceitar que esses dois politicos que não entendem nada vir nos influenciar a tomar tal decisão. A base de que que queremos Sr Presidente da Republica fora do poder? Com que argumentos lógicos? De certo que não temos palavra para justificar tamanha decisão, a não devido aos caprinhos de Levy Nazaré e Patrice Trovoada em querer cumprir com o que eles prometeram na 4ªfeira. Depois, não esqueçam que eles não sairão lesados com isso, pois eles têm meios e o povo é que se lixe… Não deixem a casa cair só por motivos alheios. Despertem ok!!!

  4. Zemacúlú

    29 de Novembro de 2012 as 19:40

    Muito bem povo de Sao Tomé!
    Abre bem as pestanas e não deixe ninguem vos enganar! Nao dá hipotese a aqueles que nao querem bem da nossa linda terra.
    Fui…

  5. Preto

    29 de Novembro de 2012 as 19:47

    Só ganancia. Matem-se uns aos outros em STome, mais deixem o Principe em paz!

  6. observador

    29 de Novembro de 2012 as 19:47

    xeeeee ja começou banho JA VOU PARA STP ALUGAR OS MEUS JEEP- DINHEIRO FACILLLL.

    • Motxí

      30 de Novembro de 2012 as 7:55

      Ho.. observador,Parasita de meia tigela……Vai trabalhar parasita social..:!!

      • observador

        30 de Novembro de 2012 as 12:20

        na boa, se nao foste capaz de entender o texto….(satira)nem entendeste que nao vivo em STP……..FICA NO TEU MUNDO DE IGNORANCIA TIPICO DE NOS SANTOLAS. aquanto a parasita quando nos convem todos a nossa maneira somos. TU QUANDO SAISTE DO TEU PAI ERAO MILHAR DE IRMAOS E SO TU ENTRASTE NA TUA MAE TODOS FICARAO PELO CAMINHO….FOSTE UQUE? PARASITA?OU JAMISON?SOMOS PARASITAS=OPORTUNISTA POR NATUREZA

    • preta de s.t.p

      30 de Novembro de 2012 as 8:04

      São pessoas iguais a si ganaciosos e parasitas que transformou essa terra e fonte negocios e exploradas por esses abutris, que hoje em dia tem vos comprados com 100 Dbs em frente vc deveria ser presso
      parasita

  7. ZE PEDRO

    29 de Novembro de 2012 as 20:05

    é por isso que a ADI quer eleições à força, para comprarem a consciencia dos coitados com o banho,….

  8. manga dôbôoo

    29 de Novembro de 2012 as 20:36

    ja vi tudo eu
    Fora a esses ladrõs de MLSTP e de PCD e MDFM
    Força ADI

  9. democracia

    29 de Novembro de 2012 as 21:09

    o povo esta coberto de razão, se o Dr. Patrice sair o Sr.Dr. Manuel Pinto da Costa também deve sair do poder se ele é realmente é presidente do povo como afirma por ai. peso encarecidamente ao presidente da republica que tenha uma atitude firme.
    Ass: saotomense que dá a vida por ADI

    • h silva

      29 de Novembro de 2012 as 23:03

      Entao esta a pedir ao homem para passar por cima da democracia?o problema e intender pouco da constituicao do pais…Assembleia ja deixou cair o governo,so falta sair decreto do PR.Mas isso nao indica que sera MLSTP,PCC OU MDFM a formar governo.PR vai chamar ADI e mandar formar outro governo,que nao vejo nada de mal nisso.democracia tem dessas…se um nao funciona,tira e vai outro.Mas esse povo tem coisas na menti que nao da pra perceber…Pinto da Costa nada tem com a queda do governo e nao tem de sair se Patrice sair!Culpa disso tudo foi Pinto fazer promessas que em STP sera dificil cumprir…Fosse Fradique ou Trovoada Pai aqui sim queria ver essas bocas todas.No msm dia saia decreto lei a despechar o homem do palacio do governo.ai queria ver se iam negociar ou nao!palhacada das grandes essa brincadeira.

    • Motxí

      30 de Novembro de 2012 as 8:07

      Democracia……não sei te lembas eu lembro-me bem, Pinto disse ” Quem ganha governa ” Pinto tb quer estabilidade….

  10. Helves Santola

    29 de Novembro de 2012 as 21:16

    Xê…. mas o presidente ñ é um corta-fitas? O problema ñ deveria ser resolvido na Assembleia Nacional?? Eu sou muito burro, tem muitas coisas que eu ñ consigo entender…!

  11. Desgraçado

    29 de Novembro de 2012 as 21:16

    Isto é inaceitavel, oquê que Pinto tem haver com palhaçada de ignorantes do ADI? E o Patrice ainda está no gabinete como 1.º ministro a fazer oquê? Levy e Patrice são unicos homens nessa terra? cuido com mundo Levy e Patrice… não esquece que foram voçês a começarem com merdas.. depos vão ter que comer as merdas…

  12. da costa

    29 de Novembro de 2012 as 21:35

    forca ADI nao tenho partido mas acho correto que quem ganhou as eleicoes deve governar ate ao fim. Em nenhuma outra parte do mundo ve-se politico como a da oposicao tao baixo que emfim. se a oposisao quer governa chama ao povo para lhe dar poder, nao sao 14 0u 29 individos analfabeto politiqueiros e fazem o que querem e como querem.

    Tenho pena daminha terra!

    • Paulo E. Correia

      29 de Novembro de 2012 as 23:19

      O LEVY, o PATRICE TROVOADA, o DOMINGOS BOA MORTE,voces todos escumalhas do ADI, ou são tótós, analfabetos politicos ou estão carregados de MÁ FÉ E MÁS INTENÇÕES contra o povo de STP.
      1.º Não sabiam que em democracia as menorias parlamentares não GOVERNAM???
      2.º Se tivessem uma MAIORIA PARLAMENTAR,(como tem o PSD em Portugal) estariam a fugir das moções de censura como DIABO a fugir da CRUZ????
      3.º Se ADI estava tão seguro de si, e realmemte interessado a governar, porque não meteu uma MOÇÃO DE CONFIANÇA, como se faz nas verdadeiras DEMOCRACIAS, isto é, naquelas democracias não mascaradas de DITADURA????
      4.º Porquê o “Advogado” Levy, está sempre disposto a fazer os papeis “politicos” mais nojentos, sujos, baixos e indecorosos… da Republica?
      5.º Porque o Levy levou uma ARMA DE FOGO para o parlamento? Ja sabia do plano de armar confusão no parlamento????
      6.º Porquê Levy um SECRETARIO GERAL DO ADI, PARTIDO QUE DEVERIA SER RESPONSAVEL incita a confusão no seu país???
      7.º O que queria LEVY dizer com a expressão que passamos a citar: «Senão vai haver problemas e nós não responsabilizamos para o que vier e der nesse pais»????
      8.º O LEVY sabe que a mulher e os filhos do PATRÂO PATRICE JA FORAM MANDADOS PARA O ESTRANGEIRO????
      9.º COM QUE INTENÇÃO, SE O FILHO ESTUDA EM S. TOMÉ E AINDA NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS????
      10.º Os salarios têm sido pagos de 45 em 45 dias e muitas vezes fazendo vales no BANCO CENTRAL, o que significa que o PAÍS NÃO TEM DINHEIRO. OS COMERCIANTES FAZEM TRNAFERENCIAS PARA PAGAR FORNECEDORES E O DINHEIRO CHEGA COM 45 A 60 DIAS DE ATRASO. COMO PENSA O ADI REALIZAR ELEIÇÕES ANTECIPADAS????
      11.º Pedindo ALY BONGO???
      Meus senhores, tenham vergonha e dó desse Povo. O PATRICE só demonstrou ser um incompetente, fala barato, projectista, rancoroso… autentica vergonha!É pena que vocês não têm VERGONHA, o fanatismo não vos permite ter vergonha, ficam CEGOS!
      QUEM TEM FERIDA NAS UNHAS NÃO CONSEGUE TOCAR VIOLA.
      DEIXEM O POVO EM PAZ, NÃO INCITEM A VIOLENCIA. PATRICE DEPOIS VAI EMBORA PARA GABÃO E NOS TEREMOS DE FICAR NÓS COM NOS.
      12.º OU SERÁ QUE ELE LEVARÁ LEVY E COMPANHIA LIMITADA???
      Meus caros Democracia e Da Costa, Patrice já enviou sua esposa e filhos para estrangeiro. ele só quer é por nós com nós em confusão. quando a coisa der pelo torto ele entra avião que ALI BONGO manda e vai embora. nosso país é de Paz, Paz, Paz. nada melhor do que a paz. OUTRA COISA ADI TEM 26 DEPUTADOS E A OPOSIÇÃO TEM 29. OPOSIÇÃO TEM POR ISSO MUITO MAIS REPRESENTATIVIDADE DO QUE O ADI. SENÃO A MOÇÃO NEM PASSAVA, PORQUE A BANCADA DO ADI CONSEGUIRIA CHUMBAR, MAS NÃO CONSEGUE PORQUE TEM MENORIA NO PARLAMENTO.

    • Motxí

      30 de Novembro de 2012 as 8:12

      Da Costa, concordo ctg, eu tb até ao momento não tenho nenhuma filiação partidária, mas tb não acho justo derrubarem um governo eleito democraticamente pelo povo, pior ainda que já quase terminam o mandato… só querem mesmo é instabilidade, até um cego vê isso mano…Obd

    • agua viva

      30 de Novembro de 2012 as 8:34

      sr da Costa, eu também não tenho partido politico e não sei se o sr. vive em são tomé, mas eu vivo e tenho acompanhado de perto e atento essa triste situação no nosso STP, concordo contigo qd disses que quem ganhou deve governar, mas deve governar na base do estatuido na Lei: ” o governo é responsavel perante assemblei..”
      É LEGITIMO O GOVERNO APRESENTAR CONTA E JUSTIFICAR PERANTE A ASSEMBLEIA A SUA ACÇÃO GOVERNATIVA
      em STP, creio eu, que a maioria da população incluindo eu, não queremos a queda do governo, mas é necessario o governo ter consciencia da sua responsabilidade perante a assembleia nacional…..
      no seu comentario entendi que vives no exterior, por isso respondi, caso não, pesso desculpas e ignora

  13. Pumbu fresquinho

    29 de Novembro de 2012 as 21:46

    Voce devia ser menos selvagem no que escreve! Estamos no seculo XXI e nao na era primitiva que caracteriza a sua forma de pensar. Esta fazendo um CRIME!

    • peter

      30 de Novembro de 2012 as 12:23

      Mr. PUMBU! como o seu nome, ainda bem que nao fui menos salvagem.como tambem neste seculo xxi realmente devi-se pensar naquilo que se diz e se faz, como tu es um dos parasita deste povo, por isso falaz bem o portugues de um salvagem, voces nunca deram provas como doutores de lingua que sois, so sabem e dinigrir os outros, voces que sao os doutores da terra, e nem sei o que estudarao, um pais que nunca anda por causa de tantos Doutores e oportunistas vermes e coladore, fofoqueiros mentirosos, e aldraboes e o senhor pUMBU E UM DELES COMO O SEU NOME DIZ.E o pensamento de salvageria e aquilo que andas a fazer nas ruas da cst as noite, com criancas por cousa de dinheiro que tens e o doutor que es levas te as nossa filhas e irmas a uma vida salvagen nas esquinas da nossa cidade VOCES VAO PAGAR POR ISSO.

  14. Agostinho Viegas

    29 de Novembro de 2012 as 21:56

    É infantil imputar responsabilidades dos últimos acontecimentos aos PR e quem faz isto estará ferindo a sua reputação. A cada órgão da soberania, a nossa constituição confere funções específicas e é claro que este PR vai “descalçar esta bota”. Só espero que não traga bafores indesejados como aqueles que os outros PR nos habituaram.
    Aquele abraço
    At. Agostinho Viegas

  15. Kebla

    29 de Novembro de 2012 as 22:15

    ” Patrice sai, Pinto sai”. Okkkkk

    Qual é ou quais são os bandidos que se seguem?

    Infelizmente, vira-se o disco e toca mesmo?

    Pensem……meu Povo…pense muito….gente…

    Esta geração já deu provas de que ” primeiro eu, 2º eu, 3º eu até a 5ª geração. Esqueceram-se disto e da pessoa que fez este discurso?

    Santomense, caros colegas….Estes partidos compostos por ditos politicos, são nichos de corruptos e pessoas que só pensam em seu bolso e dos amigos. Busquem valores santomenses dentro e fora do País e formem um Governo credivel.

  16. O Analista e Censurador

    29 de Novembro de 2012 as 22:35

    Que barbaridade!… Não se percebe nada. Um País tão pequeno com tanta besteira. Trinta sete anos de Independência, trinta sete anos de atraso mental. Até onde vamos chegar!… Que vergonha!…

  17. João Rodrigues Serôdio

    29 de Novembro de 2012 as 23:04

    Ânimos exacerbados,declarações feitas a quente,mais não servem para espalhar confusão,e cujas consequências poderão ser dramáticas.Em Democracia,os consensos são sempre possíveis,quando em causa estão os interesses da Nação.Mais tarde ou mais cedo,esta situação há muito que era esperada.Desde a independência que se foram contando armas,sempre foi preciso dividir para se continuar a reinar,e o Povo é que paga.Políticos de baixo nível,sem honra e dignidade,caciques que não olham a meios para atingirem os fins.Quanto mais tempo este País terá que suportar esta situação?

  18. Paulo E. Correia

    29 de Novembro de 2012 as 23:45

    Ex-Presidente do Parlamento garante que a eleição do seu sucessor é legal. E agora o que é que Levy, Patrice, Miguel, e a escumalha toda do ADI nos vão dizer???!!!!!
    O Vice-presidente do Partido ADI diz que tudo foi legal e correunos termos em que deveriam correr.
    Levy, Patrice, Miguel, e toda escumalha do ADI, só deveriam como ja havia dito, ter vergonha, mas o fannatismo do LEVY e outros e vontade de PODER, PODER, PODER do Patrice não lhes deixa ver o que esta mesmo perto do nariz. é pena !!!!

    EVARISTO DE CARVALHO ACABA DE DAR UMA LIÇÃO A PATRICE E LEVY. SE ESTAVAM INTERESSADOS NO PODER, NA GOVERNAÇÃO DO PAÍS, NÃO DEVIAM SER INDISCIPLINADOS NA ASSEMBLEIA, FALTANDO RESPEITO AO MAIS VELHO E EX-PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA.
    NÃO DEVIAM PUXART ARMA EM PLENO PARLAMENTO.
    PIOR AINDA, NÃO DEVIAM ABANDONAR O PARLAMENTO.
    A MAIORIA DECIDIU, ESTÁ DECIDIDO. PATRICE SÓ É BOM NA MATEMATICA DOS NEGOCIOS ESCUROS, PROJECTOS INVISIVEIS, E NO SOMATORIO DE PROMESSAS.
    NA MATEMATICA PARLAMENTAR PATRICE É ZERO. SENÃO VEJAMOS: 26 DEPUTADOS (ADI) NÃO É, E NUNCA SERÁ SUPERIOR A 29 DEPUTADOS.
    PATRICE,… 26 É MENORIA PARLAMENTAR
    MIGUEL,… 29 É MAIORIA PARLAMENTAR
    HELENA,… 29 É, EMPRE SERÁ MAIOR QUE 26.
    ENTENDERAM AGORA! ISTO É O B-A BA DA REGIME PARLAMENTAR.
    EVARISTO NÃO VOS EXPLICOU ISTO? ELE , ENTENDEU BEM ESSA MATÉRIA DA MATEMATICA, TANTO MAIS QUE APLICOU-A IMEDIATAMENTE A DISCIPLINA DE FISICA, PONDO-SE EM MOVIMENTO CINETICO PARA FORA DA ASSEMBLEIA COM A INTRODUÇÃO DA SUA RENUN CIA.
    VÃO PRA CASA E ACABOU. VOLTEM PARA O PARLAMENTO DESTA FEITA PARA FAZER OPOSIÇÃO.

  19. Santiago

    29 de Novembro de 2012 as 23:46

    O meu apelo vai mais dirreccionado para O jornalista que narrou. Eu como formando da área vejo que quanto a política, Tela Non e Parvo está a manchar o Jornalismo. Não se deixam levar pela ganância.

  20. santos e pecadores

    30 de Novembro de 2012 as 0:35

    Esta foi a maior manifestação de apoio que ja vi. O Maquendo devia ter vergonha. Eleição na Assembleia porque nao eleição no pais. Povo poe, povo tira. MLSTP / PSD (Maiores Ladroes de S. Tome e Principe)/ PSD (Pinto Sabe Disso).

    • eu vi

      30 de Novembro de 2012 as 7:48

      com todo esse dinheiro que distribuíram, como ñ ter toda essa gente!

  21. Antonio Menezes

    30 de Novembro de 2012 as 0:47

    Sera que STP tem um Presidente? E o que da ter um reformado, bem ultrapassado e desprovido de capacidades minimas, representando um pais. Se as pessoas ao atingirem os 65 anos de idade reformam-se, porque atribuir um cargo destes a alguem que a mais de 10 anos ja ultrapassou essa idade e com agravantes de ter passado os ultimos 20 anos dormindo a sombra de bananeira e passado politico nada favoravel

  22. Lede di alame ça ua

    30 de Novembro de 2012 as 5:59

    Nao sera que o povo esta pedir eleicoes antecipadas, porque infelizmznte e o momente que se ganham algum,sera que o povo realmente quer isso;? Oque que o Presidente tem haver com tudo isso, uma vez que a guerra, surgiu na assembleia por um grupo de bandidos, porque sacrificar o presidente se nem poder pra governar o estatuto nao permite, um dos males do pais e tb esse; o povo pensa no banho e esquece de abrir os olhos e contribuir para o melhos do pais, QUAL E O PROBLEMA DE PATRICE EM QUERER SER SEMPRE DIRIGENTE, SE ELE E RICO, o levy nao passa de mais um servo e maquina de destruicao em massa, currupcao e mais….

  23. ADELINO DOS SANTOS

    30 de Novembro de 2012 as 6:36

    Que palhaçada,o 1ºministro gasto muito dinheiro,com essa manifestação,pessoas que estavam na manifestação tinham que la estar porque foram pago e é um grupo daqueles que não gostam de trabalhar e adoram banho e que é a felicidade deles,que tristeza mudam de mentalidade e para bem do país

    • Anguené

      30 de Novembro de 2012 as 7:07

      palhaçada é tua cabeça, não há dinheiro que paga tanta gente assim para uma manifestaçao programada em apenas 48 horas. o povo participou por que ja não querem ser enganados por esses ladrões de MLSTP e PCD incluindo você(Adelino dos Santos)que não conhece onde esta parado e anda ai a falar besteira.

      • Nada

        30 de Novembro de 2012 as 17:09

        Meu caro, tu nao sabes aquilo que dizes. Se estas em S.Tome, sabes muito bem o que dinheiro pode fazer. Para o teu conhecimento devo dizer-te o seguinte. Cada motoqueiro recebeu UM MILHAO E QUINHENTAS MIL DOBRAS, pessoas singulares dependendo de pessoas, houve quem recebeu UM QUINHENTAS MIL DOBRAS, houve quem recebeu UM MILHAO, houve quem recebeu DOIS KLS DE ARROZ E CENTO E CINQUENTA MIL DOBRAS etc,etc. Com a tamanha pobreza que existe no pais o povinho vai porque ja tem alguma coisa para almoco e jantar.

    • zi

      30 de Novembro de 2012 as 7:35

      Estive na manifestação e trabalho dia e noite. Tu não tens capacidade de distinguir.

    • Motxí

      30 de Novembro de 2012 as 12:20

      Caro Adelino, lamento desiludir-te, mas eu tb estive ai, n sou do ADI nem MLSTP nem PCD, só tentei acompanhar mais de perto aquilo, talvez pagaram umas pessoas, n sei, mas pagar todo mundo que ai estava..??!!….n acredito, até pq conheço muitos que antes disso expressavam o seu descontentamento com tudo, tenho colegas de trabalho etc, q n estão de acordo com o derrube do governo, essa gente tu n precisas pagar para estarem ai, e se tu vives em S. Tomé podes comprovar isso. Ponha os teus pezinhos no chão irmão, só com dinheiro nesse século, tu não ganhas uma eleição num pais a onde a taxa de analfabetismo é quase nula…..pense nisso. obd.

  24. Argenezio Antonio Vaz

    30 de Novembro de 2012 as 6:47

    Deixem de palhaçadas.
    Esse é mais uma vez a besteira dos deputados, quando o dinheiro não lhes chegue, lutam para chegar ao poder, mesmo não ganhando as eleições.
    Eleições sim?

  25. Santosku

    30 de Novembro de 2012 as 7:13

    Caros eleitores param,. pensem com cabeça e não com coração, se de facto São Tomé e Principe está em condições de ir as urnas agora. O que devemos acreditar é que o presidente da República chame o ADI para criar um nova Governo sem o patrice TRovoada, eleições num País onde nen sequer a dinheiro para pagar salário mensalmente aos funcionários e vivendo de doaçõe , que brincadeira. Caída do Governo é ada responsabilidade do parlamento e não do Presidente.

  26. Santosku

    30 de Novembro de 2012 as 7:14

    Corrigir “doações, da”

  27. HOMEM LIVRE

    30 de Novembro de 2012 as 7:40

    “O POVO PÕE E O POVO TIRA”.

    Essa é uma mensagem clara para os GOLPISTAS DE ASSEMBLEIA E ASSALTANTES DO PODER.

    DEIXEM OS JOVENS CUIDAR DO PAÍS E O PINTO NA PRESIDENCIA PARA LHES DAR CONSELHO.

    Os corruptos e preguiçosos de MLSTP, PCD, e os gatunos de MDFM vão arranjar trabalho.

    Tomaram muitas roças durante esses 37 anos e deixaram-nas tornar MATAGAL.

    O Gaudencio tem media empresa totalmente abandonada. Tentou vender para estrangeiro, como a venda falhou, agora quer ir a poder para continuar a ganhar a vida.

    QUEREMOS ESTABILIDADE NO NOSSO PAÍS!

    SE QUISEREM O PODER(MLSTP, PCD e MDFM) VÃO PARA ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ANTECIPADAS, e convençam o povo de que vocês são a melhor alternativa.

    Mas nuca ASSALTEM O PODER por meio de Golpe de Estado como aquela vergonha que fizerazm na Assembleia.

    O PODER PERTENCE AO POVO, É O POVO QUE O DEVE DAR.

  28. ZE PEDRO

    30 de Novembro de 2012 as 7:48

    s

  29. Elias Diakum

    30 de Novembro de 2012 as 7:50

    O povo é facilmente manipulável pela ADI.

    • preta de s.t.p

      30 de Novembro de 2012 as 8:11

      Para o teu conhecimento estive na manifestação e pude ouvir de pessoas humildes e farta desta situação que não recebeu tustão algum e que farria mais se fosse preciso para acabar com palhaçada que kerem sim que governe kem ganhe as eleições e garanto-te que a maioria dos S.Tomemses que não são gente internautas e que são mesmo do MLSTP, PCD, MDFM estão fartos dessa coisa e vamos ser sinceros aqui por basta nesta situação de desmando e ilegalidade, seja com ADI ou outro.

    • Motxí

      30 de Novembro de 2012 as 9:43

      Elias Diakum, não sei não meu caro, pq o que ví ontem não pareceu só banho, mas tb pessoas que não querrem mesmo ver o MLSTP e o PCD no poder, veja a coisa por varios algulos, ou tenta conversar com diversas pessoas, como faço eu as vezes, verás q muita gente quer a mudança…. o povo tá muito inseguro, mas voltar ao passado é que não…..

  30. intelegencia

    30 de Novembro de 2012 as 7:55

    Isto é começo. O povo está aborrecido com aqueles que governaram este país durante 35 anos e nada fizeram para benefício deste povo.
    Como tinha dito Dr. Patríce Trovoada foi eleito pelo povo independentemente da eleição legislativa porque apareceu como candidato a 1º Ministro se o Partido ganhasse.
    Esta manifestação é uma lição aos partidos da oposição. Para dizer que é vontade popular, participaram livremente demonstrado o seu desejo.
    contrario de partidos de oposição (MLSTP/PSD, PCD MDFM e PTS) que pagaram pessoas para participar na frustrada manifestação.
    Aproveitam da pobreza das pessoas, situação que eles mesmo criaram, para abusar da população.
    APENAS GOSTARIA DIZER PARA ESTES SENHORES QUE DESTRUÍRAM ESTE PAIS QUE “povo de ontem e povo de hoje não são iguais” Sabe o que quer e reage independentemente de ser estrangeiro ou nacionais.

  31. preta de s.t.p

    30 de Novembro de 2012 as 8:00

    Bom Sr. Presidente de todos nos, reflita seja coerente e faça valer as suas palavras e teu juramento na tomada de posse como P.R da RDSTP, faça cumprir a Lei do Sufragio Universal, e da DEmocracia, o Poder conquista-se nas Urnas, Governa o PArtido que vencer as eleições, Por favor deixe de lado ao menos uma ves que seja de POOOOOLITIQUICES E mostra a nos os jovens que acretimos que ainda é possivel mudar o rumo em S.Tomé. POR FAVOR EM NOME DO POVO E PARA O POVO

  32. Deus tem poder

    30 de Novembro de 2012 as 8:01

    povo santomense, pare e pense antes de sair para rua com esses cartazes, a nossa politica não é feita de boa vontade, isto é as pessoas que saíram a rua foram pagas para o tal, raciocinem e vêm que pagaram-vos porque têm lucro mais tarde. Povo é o momento de dar uma pausa e reflectir, se o Governo de Patrice quer mesmo trabalhar para desenvolver este País tem que ir ao parlamento prestar a conta. por outro lado sabemos que não há dinheiro nem para pagar o salário como é que o governo de Patrice confirma que há dinheiro para eleições antecipada?

  33. pirilampo

    30 de Novembro de 2012 as 8:05

    povo poe povo tirra se ate comonidade internacional reconhenceu q este é um dos melhores governos q ja passou de s.tome , mas td isto nao sei ate onde ira chegar pois so falta mesmo a ultima vos q é de presidndte da republica q melhor sabera decidir .mas melhor mesmo faser eleiçoes antecipadas pois o povo q sabe quem ele quer

  34. bem ni wê mali ni tlachi

    30 de Novembro de 2012 as 8:08

    Esse é muito dinheiro que Senhor 1º Ministro deitou forra, hospital esta sem medicamento, lar os idosos estão pedir ajudar… enfim, de onde vem esse dinheiro pra essas coisas que não dinheiro pra compra medicamento, ajudar os carenciados, energia, e muito mais… alguns meses atrás estava a fazer uma campanha de sensibilização para recolha de dinheiro para maior hospital de S.T.P, onde estava todo desse dinheiro?

    • preta de s.t.p

      30 de Novembro de 2012 as 8:16

      Vá e procure informções sobre as execuções do Orçamento Geral de EStado e veja com os teus proprios olhos e faça a sua analise, que quanto de propramou e quanto se gastou com a compra dos medicamentos neste pais, nunca havera medicamentos que chegue enquanto no hospital cental ouver blequeio e desordem por parte dos enferneiro que quase todos tem uma species de clinicas em casa e fazem atendimentos.

  35. intelegencia

    30 de Novembro de 2012 as 8:14

    Entrevista de Alcino Pinto ao Radio Nacional do dia 30 de Novembro de 2012, Jornal das 7h00

    Disse ao Povo que não pode decidir nada ” Só decide quando É CHAMADO”

    Povo de STP um Presidente da Assembleia Nacional com esta linguagem)

    O que é que querem?
    Qual é propósito desses homens?
    São Tomé e Príncipe mesmo?

    SÃO TIPO DESTAS PESSOAS QUE QUEREM A FRENTE DAS INSTITUIÇÕES?

    • Caos, Caos , Caos

      30 de Novembro de 2012 as 9:33

      o País transformará em Caos, caos, caos – disse isso o Sr. Primeiro Ministro demissionario ontem na Radio Nacional, respondendo a pergunta se o moção de censura for avante e se Pinto da Costa não marcar eleição.
      O Patrice Trovoada não é democratico. Esse homem é Ditador.
      O Projecto do ADI é forjar confusão porque querem Eleição Geral. Querem o lugar do Pinto da Costa támbem.
      Estão ficando maluncos.

  36. Féde ká Dóxi

    30 de Novembro de 2012 as 8:16

    Minha gente,
    Esse pôvo foi pago como sempre para estar aí. Cuidadio.
    Taxistas que participaram ou que foram convidados, receberam 15.000.000,00 Dobras cada um. Imagina.
    O Patrice descapitalizou a grande parte de empresários Santomenses para demonstrar essa força.
    Veja a liguagem do Evaristo. Demanhã uma e à noite outra. Que vergonha!!!!

  37. Zozé Lové

    30 de Novembro de 2012 as 8:17

    Que palhaçada os lideres da ADI sabem que a eleição do Manuel Pinto da Costa, não Tem nada haver com Eleição legislativa.

    Acho que foi uma falta de respeito a Sua Excelencia Presidente da República organizada e Protagonizada pelo ADI, isso é inadimicivel.

    O ADI é responsavel por todas as mensagens do protesto da manifestação, por isso penso que esses individuos não merecem qualquer intermediação do presidente para os livrar da situação quando eles mesmo quero trazer o Pinto da Costa para lama que eles mesmo criaram.

    • Largata

      30 de Novembro de 2012 as 8:53

      Concordo pelnamente com tigo Zozé Lové, e a questão em causa é a vontade do Patrice Trovoada de subir para o Presidente da República. Axas k é envão agora mais do que nunca tenho a certeza de que ele é bandido. Que partido num país so deve mandar um homem? é então uma ditadura, porquê n digitar um outro primeiro ministro em vez da eleição? porque pra ele ninguem deve estar em cima a governar tanto para o País como para o Governo só ele.

      • ASantos

        30 de Novembro de 2012 as 10:31

        A única razão plausível de terem mencionado o nome do Exmo Senhor Presidente, me parece que, é o facto de ele ser legitimamente eleito pelo povo, logo se o Presidente deve cumprir o mandato, o ADI também deve. Pode ser que muitos vêem as coisas de uma outra forma, e realmente não são bem assim. Mas se tem alguma lógica tem, principalmente no país que vivemos, e conhecendo a razão da moção de censura. A oposição não tem nenhuma formula magica para levar o país a outro rumo, se tivesse já teria usado nos 35 anos que esteve a frente do destino de São Tomé e Príncipe. Acho muito bem que se vá as eleições antecipadas, não quero um governo ilegítimo a governar. Governa quem ganha as Eleições, da mesma forma que não iria querer ver o Evaristo Carvalho como Presidente da Republica de São Tomé e Príncipe, porque quem ganhou é o Exmo Senhor Dr. Pinto da Costa. Á lógica é essa.

  38. vilu

    30 de Novembro de 2012 as 8:32

    O QUE PINTO TEM HAVER COM ISSO ESSE HOMEM QUER VINGAR PINTO DE TODA FORMA

  39. malebobo

    30 de Novembro de 2012 as 8:35

    meus caros quem ganhou é que governo, mensagem clara do sr.PR,

  40. Alvaro neves

    30 de Novembro de 2012 as 8:39

    Sr: pinto da costa o sr: ja foi homen que ja sofreu dezenas de anos na corrida para pr, devido esses tiranio.sera que a vergonha é maior da sua cara?1º o sr lembra em portugal que um jovem fez o sr a perquntas se o sr é o dono do MLSTP.o sr tornou-se em um criminoso a lembrar no partido unico ai se foce meu tempo mas agora na domcracia não,mocô ê é tota só majié enablagáfaê afinal.plôco mánzhocá apó pê cùa nè lichi ê cá cobô manzhocá cú lichi

  41. malebobo

    30 de Novembro de 2012 as 8:39

    digo governa

  42. STP

    30 de Novembro de 2012 as 8:39

    Meus compatriotas
    Para bem de Sao Tome e Principe e para a nossa jovem democracia os mentores desta manifestacao deve explicar ao povo de Sao tome e Principe o que uma coisa tem a ver com a outra. “Patrice sai,Pinto sai”. Isso e um veneno para a democracia.

    Por outro lado, nao entendo como um governo formado por jovens, na sua maioria, e com pelo menos 3 juristas leva o pais para essa situacao.

    Senhores juristas, que fazem parte deste governo, filhos de Sao Tome e Principe, em honra ao vosso diploma LIBERTAM ESSA TERRA!!!!. ELA PRECISA DA VOSSA FORMACAO TECNICA!!!. POR FAVOR E UM APELO DE QUEM VOS CONHECE MUITO BEM E DE IGUAL MODO SABE QUE PODEM CONDUZIR ESSE PAIS PARA A SEGUNDA FAZE DA NOSSA INDEPENDENCIA. DE NADA VALE A LUTA CONTRA OS NOSSOS.
    BASTA DE MENTIRAS E MANOBRAS, ESSE PRECISA DE VOS.

    • ASantos

      30 de Novembro de 2012 as 10:38

      Levar o país a essa situação, que situação? Instabilidade politica ou pobreza? Não sei do que você fala, mas eu sempre encontrei o meu país nessa situação, e o buraco é muito mais fundo, não é só de dois anos para cá, é pouco mais de 37 anos. Se em 35 nada foi feito como quer que seje feito em pouco mais de 2. Não vejo o que os juristas têm a ver com isso, Eles por acaso são Carlos Slim ou Bill Gates.

  43. silvestre

    30 de Novembro de 2012 as 8:54

    o ADI quer meter o nosso PR na lama. Que sujeira. Para a manifestação vieram pessoas até de além fronteira, pergunto, esse dinheiro nao serviria para outra coisa em beneficio de STP? ADI e outros partidos deixem PR trabalhar sem pressão. A decisão terá que ser na base da legalidade. PR seja rapido com sua mensagem a Nação.

  44. A luta continua

    30 de Novembro de 2012 as 9:06

    Meu amigo, cuidado pra não ser vc o infeliz. Matar não é solução… vamos usar outros instrumento para resolver o problema dos corruptos mas matar não!

  45. truquim

    30 de Novembro de 2012 as 9:16

    Lamentavelmente,no nossso país a ver politico com esse pensamento, estão a precurar tudo por tudo, na campanha o patrice insultou o Pinto como quizesse ele como quer vingar porque tem raiva de Pinto por causa do pai dele,esta a fazer isso, mas isso não se faz. Eu não concordaria com a queda do governo com certeza o Pinto tambem,mas o governo deve sim prestar a conta é normal na Democracia, então vamos com cabeça fria resolver problema do País edizer o povo a verdade,e acabar com esta confusão, julgo que eleição antecipada n é a solução para país neste momento, gostaria de aconselhar o senhor Levy que tivesse mas educação, a furia e raiva n nos leva para parte nenhuma, somos todos Santomense o que se verifica é que ele esta a insultar primo e parente dele mesmo, vamos com calma para resolvermos problema deste nosso País
    Estamos a dividir o povo cada vez mais e depois trazem o tema todos lado a lado, que vergonha, Eu observei irmãos a lutaem por causa de confusão dos politicos, meus senhores vamos parar com esta brincadeira, e unirmos o povo de S.Tomé e Principe por uma causa justa.

    • João Martins

      30 de Novembro de 2012 as 14:11

      Por esta razão meu caro é que estamos na merda. Se o primo fez merda deve ir para cadeia, se o primo está errado deve levar um corretivo
      não vamos passar creme e chantelim e oferecer cereja aos malfeitores só porque são nossos primos. O teu primo pode te foder a mulher e as tuas filhas e tu os perdoas porque são teus primos

  46. Mimi

    30 de Novembro de 2012 as 9:23

    Brincadeira!…

  47. Mimi

    30 de Novembro de 2012 as 9:28

    Coitados. Continuando sempre a dançar a música dos outros, por alguns tostoes furados!

  48. Fókótó

    30 de Novembro de 2012 as 9:32

    Se a oposição organizar uma manifestação contra o governo e pagar como o ADI fez serão as mesmas pessoas que viriam manifestar.

    Eles introduziram o banho e o povo ficou como formiga de tamanhã, sobe e desce atrás de banho.
    Os slogans são da autoria do Patrice e nao do povo.
    Patrice caiu na lama e quer solidariedade como quem nao sabe que não ha hipotese de haver solidariedade na lama.

  49. prestem atenção

    30 de Novembro de 2012 as 9:40

    ATENÇÃO: Povo não elegeu patrice trovoada, povo elegeu partido adi, é isto que estava no boletim adi, não é nome do patrice que estava no boletim de voto. quem povo elegeu é Pinto da Costa, porque nome dele que estava no boletim de voto, aprende si não sabes Almeida diz:. na hora de voto vc ficam distraído. um primeiro ministro ameaça um país? patrice trovoada falou 3 vezes; vou por pais em caos, caos, caos que insignificante, conflito, confusão, guerra. fui

  50. JOSE CARLOS

    30 de Novembro de 2012 as 9:40

    Senhor Presidente, não se sinta pressionado em nada, faça desempenhe o seu papel no estrito cumprimento da Constituição….

  51. HCARDOSO

    30 de Novembro de 2012 as 9:56

    O que esta acontecendo no nosso País é apenas a colheta dos primeiros frutos da Arvore do “Banho”.
    Vamos nos preparar porque hão-de vir mais frutos.
    A população esta sendo manipulada e jogada de um lado para outro como se tratasse de uma bola de Tenis.

    A culpa de tudo isso somos nos mesmo o Povo porque não escolhemos a qualidade basta ter dinheiro já é bom para Governar.

    Quem quer Governar tem que saber lidar com pressões.

    Força Pinto da Costa não baixa a guarda para essa manifestação de alguns sanguessugas.

    Que até parecem carneiros a seguir um Pasto sem Pasto e sem ideias nem rumo que só esta a dar a volta no campo.

  52. Dj .Antonio Costas Rita

    30 de Novembro de 2012 as 10:00

    Só pra contraria o que as palavras do inteligência diz , isto o tas falar é pura mentira ou escutas o jornal das 7h por um outro meio e não pela rádio o que Presidente Alcino disse é que não pode tomar nenhuma decisão sem antes ouvir o que presidente vai informa a nação embora que isso td deixe-nos numa situação precária vamos totós arrancar mal pelo raiz antes que os muçulmanos vêem todos pra cá assim como esta a ser feito pelos libaneses a muita coisa suja de traz desse homem que aparentemente aparece na nossa tela de tv com sorrisos falsos este é um traficante( Patrice Trovoada) tenho provas se quem mais informação pergunta pela ministra de Saúde que foi demitida e também pelo Ex Presidente da Assembleia esses sim sabem como este cretino trama maldade pró nosso povo , este povo que com muita evidencia da ditadura e da rejeição em muitas coisas que não vale apenas esta cá explicando ainda continua cego …………………………
    Tem mais as coisas estão ainda um pouco passiva por S.T omé ser um pais abençoado por isso o maldito Kadaffe morreu atempo e Hora o mesmo também vai acontecer com maldito que tentar detonar S.T omé isso serve pra o senhor Leve Nazaré aquele monstro Cheio de Dente na boca que esta ameaçando publicamente a nossa linda nação

    • inteligência

      30 de Novembro de 2012 as 11:21

      Dá para entender quem é senhor. Eu falo de coisas concretas porque não sei mentir como o senhor juntamente com os seus comparsas e cobardes. Muitas pessoas ouviram o que o senhor Alcino Pinto disse a nação através da antena da rádio Nacional que acredito que deve existir gravação de tudo aquilo que disse. Os cobardes reproduzem mentiras, caluniam e quando são chamados na Justiça vão refugiar-ser no parlamento.

    • inteligência

      30 de Novembro de 2012 as 11:41

      conselho ao Presidente da República

      1- senhor de ser Presidente de STP
      2- O conselho dos seus assessores não podem ser sinónimo das suas decisão.
      3- Como presidente da república pela 2ª vez julgo que é o momento próprio para inverter a visão que o povo São tinha de ti (Muitos já falecidos)
      4 – Como presidente da República deveria estar ao lado dos jovens, aqueles que não conheciam a sua 1ª presidência (os 1ºs 15 anos da independência) sob o risco de não serem crucificado outra vez.
      5- Queria alertar a sua Excelência São Tomé é maioritariamente jovem.
      6- Senhor presidente os oportunistas devem ser colocados de lado independentemente de pessoa
      7- Agora senhor é presidente de STP, não é presidente de MLSTP e tão um pouco dos antigos corruptos do MLSTP/PSD e do PCD.
      8 – Recordar senhor presidente que o tempo de hoje já não é o tempo de ontem.
      9- Recordar também dos seus 1ºs discursos logo depois da tomada de posse (em traços gerais eram discursos que não protegia corruptos, fugitivos da justiça, etc,

  53. Zugú-Zugú

    30 de Novembro de 2012 as 10:03

    Coisa mais triste.

    Deviam saber que não foi o ADI que colocou o Candidato Dr. Manuel Pinto da Costa no Poder (como Presidente da República)se quiserem, podem consultar a quantidade de votos do ADI para o Sr. Evaristo de Carvalho e a quantidade de votos para o Pinto da Costa, para verem a diferença. Votos do Evaristo foram do ADI e o votos do Pinto da Costa na Segunda volta, eram da Oposição e outros anónimos granjeados pela forma de ser e estar do Pinto da Costa. Patrice sai, Pinto Sai, é o atraso mental do Patrice Trovoada e do Levy Nazaré, homem Jurista indisciplinado, que desligou telefone na cara do seu Pai, Chico Nazaré. Chuva de dinheiro, no tempo de sol.

    • Paulo Correia

      30 de Novembro de 2012 as 11:20

      È normal meu caro Zugú-Zugú, que ele tenha esses comportamentos em relacão ao próprio PAI, ele esta cego, é um fanatico do Patrice, ele agora só está a ver os cifrões dos dolares que os Trovoadas estão a pôr na mão para acabar o Prédio de Lucumi. Assim ele nunca quererá ouvir os conselhos do PAI. O Chico Nazaré que se cuide, os filhos fanaticos, são como os feiticeiros, começam a comer os de casa PRIMEIRO. MAIS AQUI É MUNDO, QUALQUER DIA S. tOMÉ pODEROSO E S. ANTONIO, VOLTARÁ AS COSTAS, CONTRA TODOS AQUELES QUE GANANCIOSAMENTE QUEREM OU CAUSAM MAL AOS FILHOS DA TERRA.
      ABAIXO A DEMAGOGIA
      QUEREMOS PAZ PARA STP
      QUEREMOS PÃO PARA AS NOSSAS CRIANÇAS
      QUEREMOS AMOR, NÃO É AMOR DE SENTIMENTO, MAIS UM AMOR TRADUZIDO NO COMPORTAMENTO DE SERVIR O POVO E NÃO SERVIR-SE DELE, COMO O ADI ESTA NESTE MOMENTO A FAZER.

  54. Zugú-Zugú

    30 de Novembro de 2012 as 10:24

    Coisa mais triste.

    Deviam saber que na altura quando o MDFM/PL defendia o ADI no Parlamento, considerava-se a maioria. Agora como ADI come sozinho, tem que sofrer sozinho e depois morrer sozinho. Se não, acertava com o MDFM/PL com uma Pasta Ministerial, não dava nada disso. Estaria a manter sempre no poder, porque os outros Partidos estariam sempre na oposição. Egoista do ADI PatriVarelevy e os seus lacaios. Finge-se que não teem dinheiro, mas, são altos ricassos em S.T.P.

  55. Lódoma

    30 de Novembro de 2012 as 11:02

    Gostaria saber o que tem Pinto da Costa com o mesmo? Povo de S. Tomé e Principe já devia ter na memoria que família trovoada é rancorista adrabões ladrões dragoeiros criador da instabilidade confusionista mentirosos. Caso vejamos o que trazia o avião que atereva no nosso aeroporto todas semanas e carga que trazia seria conduzido e escoltado para alfandega para batelões de seguida descarregada no navio que se encontrava no largo da baia. Povo sabia o que era? Seria algo de bom? E depois de desolver tanto governo por instabilidade criado por ele Miguel Trovoada, este homem esta em condições de dirigir ao Pinto da Costa dar algum conselho? Povo refresca memoria.

  56. naointeressa

    30 de Novembro de 2012 as 11:07

    Isto é uma PALHAÇADA!!!Coitados dos pequenos

  57. Lódoma

    30 de Novembro de 2012 as 11:10

    Filho de peixe nunca sairá outra coisa senão peixe.
    Obs. (dragoeiros ) quero dizer drogueiros, aterava

  58. ADELINO DOS SANTOS

    30 de Novembro de 2012 as 11:16

    O tal senhor ou senhora chamado de Anguené, só quer lhe dizer que somos de mesmo saco mais não estamos mistura e como és uma criança não vou baixar ao seu nível porque és daquele que andam a limpar calçado do pratricio

  59. ADELINO DOS SANTOS

    30 de Novembro de 2012 as 11:19

    não estamos misturados

  60. Lódoma

    30 de Novembro de 2012 as 11:19

    Concordo consigo por isso que perguntei no meu comentário o que uma coisa tem haver com outra.
    Mas uma coisa é certa todos que estão tomarem banho do Patricio podem esperar que quando ele fugir
    Aua uê só
    Lembla Cúa cu sim Faxico bebê zaua fla santopé lentla galafá gravado vigia úbuêdê

  61. Calú

    30 de Novembro de 2012 as 11:27

    So quero deixar bem claro, nunca vi uma manifestação assim equando alguns leitores dizem que o ADI gastou dinheiro… pergunto oque foi que MLSTP, PCD e MDFM fizeram apenas esbanjaram… se és santomense residente sabes bem oque estou a falar não sejamos fanaticos e cegos…ou iguinorante por cabricho…um bem haja para todos santolas que efectivamente quer ver STP bem, so acrescento quem ganhou deve governa seja ele e que partido for meus irmãos…

  62. peter

    30 de Novembro de 2012 as 12:00

    Hahahah sao tome nao fogi as regras gerais que diz que: quem faz espera ser feito.
    voces afinal tem medo da guerra?? entao fiquem sosegados, estes senhores do MLSTP e MFD SO SABEM AGARAR NO PODER.
    sim eu estou de acardo com ADI vamos mesmo sair as rua para manisfestar e contar todas as mafias que estao por detras disso,os bolsos do gaudencio estao furado.
    vamos avancar se for preciso….bandidos do M.

  63. luisó

    30 de Novembro de 2012 as 12:18

    Essa gente nem daqui a 50 anos vai saber como é viver em democracia.
    O que é que o PC tem a ver com o PT ?
    Por amor de Deus…

  64. GR

    30 de Novembro de 2012 as 12:25

    Quem é o Levy Nazaré e o ADI para exigir que haja uma eleição antecipada. è bom que o senhor Levy saiba que o poder não pertence ao povo, o povo tem sim a faculdade de dar o poder a um grupo de cidadãos durante um tempo podendo confirma-lo depois ou rejeita-lo dando ao outro. Por outro parte é importante que se faça um trabalho de casa a fim de saber que de acordo com a normas democrática vigente no nosso sistema o povo não elege o governo, o povo só elege o Presidente da Republica e a Assembleia Nacional, o povo não elegeu o PT como primeiro ministro……..

  65. Mimi

    30 de Novembro de 2012 as 12:27

    Usando a pouca instrucao dos outros para fazer valer a sua ganancia

  66. Mimi

    30 de Novembro de 2012 as 12:36

    O povo precisa de ler mais para aprender coisas novas, começar a se concentrar nas suas ideias para deixar de ser usado como marionete… deixar de fazer coisas para os outros sem saber porquê. Parar e analisar baixinho o que ouve antes de ir atras faz bem. Porque deixou de valer a sabedoria popular “Bo bê dodo cá colê ná colê lêlê fáê…”?

  67. não te interessa

    30 de Novembro de 2012 as 12:38

    ok este é país de todos nós

  68. Mimi

    30 de Novembro de 2012 as 12:42

    O ADI deixa-se estar, manda a bola para o outro lado do campo, faz golos na própria baliza e no meio do jogo espera que o árbitro marque um penalti contra o adversário por uma falta que só eles mesmos viram. Vem à imprensa culpar o árbitro (os maus perdedores sao sempre assim) e culpar o adversário, apesar de nao se ter treinado o suficiente para o jogo e de nao ter jogado bem. Faz muito barulho e insentiva as claques a se manifestarem e até a irem mais longe se assim o entenderem…(as claques sao mesmo assim, por isso existem).Por fim, nao se responsabiliza pelas consequências… Haja maturidade!

    • João Martins

      30 de Novembro de 2012 as 14:34

      Já deixaste a bebedeira, ou continuas a beber?

  69. fonseca

    30 de Novembro de 2012 as 13:10

    O poder em S.Tomé é uma vergonha, Está no poder fáz bem a todos os politicos, é por esse motivo que todos querem está lá em cima. O Povo que encontrava ontem na praça não tem o poder. nunca tevi.
    É triste vir essa situação triste no nosso S.Tomé. O Pais está sem rumo, a quanto tempo estamos nesse vai vem, coitado do Povo, os politicos todos de São Tomé são amigos.

  70. João Carlos

    30 de Novembro de 2012 as 14:03

    O Pinto é que deixou isso chegar ao ponto que chegou…Ele sempre disse no seu programa eleitoral “Quem ganha governa”, ele disse tudo e povo aceitou e votou nele como presidente…e agora vem dizer o quê????? E ainda por cima população a pedir…Se a eleição geral fosse hoje, muitas veriam…

  71. Xico Dendê

    30 de Novembro de 2012 as 14:45

    A culpa não é vossa!!
    Enquanto houver ajuda internacional para colocar comida no nosso prato, nunca mais vamos gerir o nosso país com seriedade. Andam a brincar de governação. Tenham vergonha. Mais de 90% do nosso orçamento é esmola alheia. Há imenso mato a ser trabalhado e nada. Todos são políticos. Autênticos Palhaços. É o que vocês são!

  72. Vanessa

    30 de Novembro de 2012 as 17:08

    “Nunca menospreze a fúria de um povo, maltratado, desrespeitado, esmagado, violentado”

    Os políticos maus não cumprem com seu papel de viabiliazar serviços públicos e muito menos de gerar renda e emprego a população.

    Acorda STP!

  73. GUALTER SOARES

    30 de Novembro de 2012 as 19:38

    Se existe democracia de facto, qualquer ato ou decisao proveniente do parlamento é legitimo nos ternos da lei. Se nao há condiçoes politicas para governar é normal que haja eleiçoes antecipadas e o povo é chamado para decidir o novo modelo da governaçao. Quanto as manifestaçoes nas ruas da capital santomense é sempre bem vindo desde que coloque em causa a ordem pública.

  74. luisó

    30 de Novembro de 2012 as 23:25

    Então porque o PT saiu o PR também tem de sair?
    Mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra?
    Voçês são todos burros?
    Não há ninguém que pense um pouco?
    São eleições diferentes para cargos diferentes e que não se cruzam.
    Por amor de DEUS….

  75. Eusebio Neto

    1 de Dezembro de 2012 as 10:39

    Meus caros compatriotas, e tempo de sabermos interpretar as posicoes dos nossos politicos. Eles sao muito mentirosos, maus, oprtunistas e falsos. essa luta agressiva que quase (excepto o grande nacionalista e idoneo Evaristo de Carvalho)envolve todos os poltico santomenses. Vejam a dimensao da(des)preocuapcao do Trovoada pai e do chamado comentador da RDA Africa, senhor Abilio Neto, porta voz de ADI e do Trovoada filho. Este sr. tem o privilgio de usar as antenas da imprensa portuguesa para fazer a campanha contra tudo e todos que nao se identificam com o Patrice. Ate neste dominio a crise nao esta a perdoar Portugal. Curiosamente ate os seus colegas do programa Debate Africano nao conseguiram abstecer-se de o “acusarem” de ir muito para o lado do sr. PM. Com esse tipo de ambicoes, jamais STP sera um pais. O Abilio Neto tem a promessa de ser Embaixador de STP em Portugal logo que Patrice Trovoada conseguir ser eleito PR. Por isso tambem, a sua luta feroz a favor de PT e tao permanente. Meus amigos, hoje e sempre precisamos de linguagens verdadeiras e progressivas. Ate para enganar o povo dizem que Patrice sai, Pinto sai. Como? Eles sao lideres de orgaos de soberania radicalmente independentes pelo que cada um foi eleito separadamente e em datas diferentes. Alias o PT foi candidato derrotado pelo Pinto. Entao, e assim que ele quer chegar a presidencia? Vamos ser serios, os nossos politicos e seus lacaios espalhados por este mundo sao autentidos bandidos e oportunistas. Deputados ladroes que se cobrem de imunidaes para fugir a justica, governo que legalmente e destituido pela Assembleia da Republica e recusa respeitar o veridito, comentadores que sao, acima de tudo dirigentes da oposicao, etc. Vamos todos se lixar, bandidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo