Política

Cidadão Joaquim Rafael Branco apresentou queixa crime contra Patrice Trovoada

Tudo por causa do jogo político na TVS. O ex-Primeiro Ministro Rafael Branco, foi convidado do programa de entrevista da TVS, animado por Artur Pinho. A administração da TVS, terá utilizado a imagem de Rafael Branco no programa de entrevista no tempo de antena da ADI, incluindo montagens demagógicas.

NOTA DE PROTESTO

No tempo de Antena do ADI foram retransmitidas imagens de uma entrevista dada pelo cidadão Joaquim Rafael Branco no Programa  “ A Grande Entrevista” transmitida em directo no último dia 27 do corrente mês

No referido programa, foi feita a manipulação de imagens e de sons, intencionalmente descontextualizadas, com o firme propósito de, de má-fé  que  ofenderam a honra, o bom nome, a personalidade e consideração de um cidadão que, apenas  deu a sua contribuição de forma desinteressada para o debate e contraditório político na TVS.

Considerando que, enquanto cidadão, foi vítima do animus difamandi e o animus injuriandi, através da emissão de  sequência das imagens e dos sons sobrepostos, e sobretudo, dentro dos propósitos ínsitos do Tempo de Antena do ADI, que no essencial, aproveitou a imagem adulterada para atingir fins de interesse exclusivo  do ADI,  acto ilícito e socialmente censurável;

Tendo em conta que tais actos puseram em  causa, a honra, a consideração e integridade física sobretudo, no clima  politico de quase exortação a insurreição civil verificada no Pais nos últimos dias;

Tendo ainda em conta que tais  actos, cometidos com dolo prévio, com clara intenção de injuriar um cidadão, pondo em causa a sua honra e consideração, feita através das antenas da televisão nacional, consubstanciam os elementos integradores do crime de difamação, injuria, publicidade e calunia previstos nas no Código Penal.

O cidadão JOAQUIM RAFAEL BRANCO, fazendo jus as faculdades que as leis lhe conferem  introduziu uma queixa-crime contra o Partido ADI – Acção Democrática Independente, na pessoa do seu  Presidente senhor Patrice Emery Trovoada.

    42 comentários

42 comentários

  1. Armindo

    3 de Dezembro de 2012 as 15:48

    ah, novi.dade para fazer boi dormir

    • Vai Vem do meu país

      4 de Dezembro de 2012 as 10:15

      Mas todo o mundo ouviu o Jornalista Arturinho Pinho a solicitar de Man Rafa teria trazido os dólares.

      Era para pagar a entrevista? Vasmo ser sérios. Eu também ouvi. Já na repitição da Grande Entrevista, cortaram essa parte.

      A Entrevista do Ministro Arlindo Ramos, não se repetiu.

      A entrevista de MInistro Agostinho Fernandes, sumiram com o ficheiro e apagaram o arquivo.

      A Máfia está em S.Tomé e Príncipe. Mas o povo saberá, na devida altura, tomar as melhores decisões.

      Fui

  2. JOSE CARLOS

    3 de Dezembro de 2012 as 15:48

    Apesar de não gostar do Rafael Branco, tenho de reconhecer que esse Patrice Trovoda é o maior bandido que pareceu em S. Tomé nos últimos 37 anos….

  3. Zemacúlú

    3 de Dezembro de 2012 as 17:03

    Este homem é um dos mais ricos do nosso país!
    Sabiam?
    Só de trabalho?
    Hum! AUUÓ

    • Mimi

      4 de Dezembro de 2012 as 11:48

      A inveja está a afundar estas ilhas. Porquê ver tanto para o quintal e bolso dos outros quando cada um podia fazer mais por si?

      • Inominada

        7 de Dezembro de 2012 as 11:09

        Minha Cara,
        A Inveja é um pecado capital, que mata tal qual a Gula….
        Porque em STP, deve haver muitos invejosos sim, mas, deve haver muitos mais ClINCATÁS gulutões, que, por muito que comam, nunca ficam satisfeitos!
        Por isso, combatem ferrozmente na nossa praça para se apoderarem dos tachos todos…
        O que nos vale é que de tempos em tempos, um bando de DESNUTRIDOS ajuntam-se e substituem UNS Gulutões por outros…, para variar um pouco…
        MLSTP, seu filho PCD e seu neto MDFM, anda a 37 anos a frente dos tachos….não há limite para gula?

        um flá montxi zá….

  4. Fiá paga Uê

    3 de Dezembro de 2012 as 17:07

    Eu vi tal montagem. Confesso que fiquei confuso e sem saber a quem é que queriam atingir. Se a intenção era atingir o Rafael Branco ou Artur Pinho, não passou de um acto de injúria e maquiavelisse por parte do ADI e do produtor do tempo de antena.

    • inteligencia

      4 de Dezembro de 2012 as 11:09

      Meus senhores, antes de fazer comentário sobre isto gostaria de dizer que todos telespectadores atentos que assistiu última grande entrevista em directo até final poderão ser testemunho do sucedido. E as gravações existem. Já aquando da reposição no sábado ouve corte da parte citada. Gostaria também de dizer que podem apagar a parte da gravação como aquilo que aconteceu com desaparecimento das declarações do Dr. Agostinho não constitui problemas.

  5. Paracetamol 500mg

    3 de Dezembro de 2012 as 17:18

    O procurado geral da república também não vem ao público tecer comentários,sobre esta queixa crime?
    Isto esta quente!

  6. manuel

    3 de Dezembro de 2012 as 17:21

    Esse jornal, pertence a algum partido politico em particular?

    • Chocolate-Biológico

      4 de Dezembro de 2012 as 9:28

      …Hehehehe….!!!

      Que pergunta tão INDIGESTA Sr. Manuel…???

      Um salve a todos

      Chocolate-Biológico

  7. maribel

    3 de Dezembro de 2012 as 17:31

    É muita falta de respeito, esta atitude de Patrice Trovoada e do ADI. Pois tenho conhecimento que o Patrice e o Partido ADI ja teria se aproveitado a võz de um dos elementos da comunicação social sem a sua prévia autorização no tempo de antena do seu partido. Fiquei tão chocada na altura falou comigo e disse-me que o mesmo encontrava-se ausente do País e os senhores do ADI usavam a sua voz nos seus tempos de antena. O individou deu todas as deligencias para contactar senhor Patrice Trovoada, foram lhe dando voltas até que o mesmo acabou-se por desistir. Será que em S.Tomé os dirigentes abusam das pessoas como querem. Este País está mal!!!

    • peter

      3 de Dezembro de 2012 as 17:43

      Mas porque que voces tem medo de escrever o vosso nomes se realmente sao cidadoes de sao tome e principe, e que achao que os vossos contributo nesta pagina e valida??
      a intencao daquele senhor nao era revendicar o uso da sua voz no tempo de antena do ADI a intencao dele era para pedir Patrice uns Bagoritos e como nao lhe foi possivel dissistiu.
      ai as pessoas sao enimigos do trabalho.

      • Mimi

        4 de Dezembro de 2012 as 11:57

        Os cidadaos nao usam nomes próprios pq na maioria temem pela sua integridade, tal é a ditadura implantada nos últimos tempos. Só nao sente e vê quem nao quer, quem é do sim senhor ou quem come dos grandes restos distribuídos pelo poder e seu partido.

  8. peter

    3 de Dezembro de 2012 as 17:38

    e voce e o menor lanbusqueiro que ainda esta para aparecer. nao se odia assimas pessoas por isso que o pais nao tem estradas.
    o Man Rafa esta fraco ja esta a procura de dinheiro do Patrice.

  9. Rodrigo Ambuím

    3 de Dezembro de 2012 as 17:46

    Senhora Maribel,em relação a este cidadão o qual o usaram a sua voz sem autorização, gostaria que a senhora mi faculta-se o o nome do mesmo para que eu possa ajuda-lo tendo enconta que todo jurista sabe que utilizar a imagem ou voz de um individou sem autorização é crime. Como jurista que sou peço-lhe no sentido de me dizer o nome do mesmo. Fico a espera da sua colaboração.

  10. Rodrigo Ambuím

    3 de Dezembro de 2012 as 18:06

    Senhor Peter Francamente!!! O senhor mal conhece o individou,não sabe se o mesmo por respeito quis se informar os motivos da utilização na altura da sua voz? Nem se quer foi o tal individou que fêz o comentário nesnte jornal,ficamos a saber pela Senhora Maribel. Senhor Peter pelo respeito que tenho pelas pessoas não acho corecto a sua atitude, que mi desculpe…

  11. Nascimento Dias

    3 de Dezembro de 2012 as 18:20

    Meus carros isso ai sao coisas de campanha e nao vejo tal logica isso acontece em todo mundo principalmente nas epocas eleitoral se voçes veem isso tb aconteceu em angola na pessoa do Jose Eduardo dos Santos.

    Por isso Man RAFA podes cre que nao vai conseguir tirar dividendo com isso.
    Porque oque voces querem e tirar um pouco da massa do PT mas ele nao vai te dar.

  12. São Tomé Poderoso

    3 de Dezembro de 2012 as 19:00

    Tanta Queixa crime e ninguém vai a prisão como que é isso??

  13. Preto

    3 de Dezembro de 2012 as 19:04

    Agora pergunto, entre Patrice, Rafael Branco, Bano, Delfim, Guilherme Posser e Maria das Neves quem já roubou mais?

    • tudidito

      3 de Dezembro de 2012 as 20:39

      vem o diabo e escolha!!!!

      • Hitler de são tome

        4 de Dezembro de 2012 as 8:07

        Temos que acrescentar Patrice Trovoada , Varela e Levy Nazaré a esta lista.

      • Inominada

        7 de Dezembro de 2012 as 10:33

        Moço ê, zemé só!!!

        Punda cali diném cu non cá coiê?
        Cali dinén cu sá buá ê?
        Xi non tuda xí sá mina di pecadu?
        Nin nguê Tamén, nen mina, nen tutubí, tuda xi sá danadu!

  14. santos e pecadores

    3 de Dezembro de 2012 as 22:02

    Man Rafa que o Diabo te carreque. Simplesmente um dos maiores corruptos do pais. “Bom nome, honra…” por favor, esses adjectivos nao existem no teu vocabulario.
    Com todo o respeito.

  15. Oscar medeiros

    3 de Dezembro de 2012 as 23:16

    O Rafael pode la ter feito das suas mais deve-se respeitar os outros. Mesmo o individou que usaram a sua voz sem autorização isto é inademissivel. Por lei é crime e todo individou que conhece lei sabe perfeitamente disto. Mas como estamos no jardim das batatas,isto torna-se como algo normal…

  16. graca

    4 de Dezembro de 2012 as 1:10

    …meus senhores,para que serve a assembleia da republica ?….o refugio da podredao. agora estao todos contentes ja emplantaram a democracia em stp …de dois em dois anos cai o governo… isso sim …chama se democracia do grupo d oposição …que pena desse povo…pinto saiba‚ quem semeia a vento colhe a tempestade .todos sabemos que todos eles foram teus alunos…educalos agora tarde de mais,,,sao os mesmos que tomaram conta do partido que tu criaste… pinto recordas da musica do jao seria …nao, va no conto do vigario

  17. graca

    4 de Dezembro de 2012 as 1:35

    passe apalavra ao povo senao gastar -se- a mto mais nao val apena tapar o sol com a peneira porque possivelmente havera outra mocao de sensora fui…

  18. Féde ká Dóxi

    4 de Dezembro de 2012 as 7:46

    Quem roubou mais é Patrice, porque não deixou nada em S.Tomé.
    Faltam mais, que o Preto não meteu aqui. Quase todos deram emprego ao povo de S.Tomé e Príncipe. Mas Patrice rouba e leva e deita fora na rua. “Dinheiro é capim”. Coisa de garotada.
    Não estamos em campanha. O ADI não sabe fazer tempo de antena. Aquilo foi mais um anúncio ou melhor convite para Manifestação.
    Cada dia que passa, Dr. M. P. da Costa começa a ser culpado por essa instabilidade. Está dando mto tempo para tomar uma decisão. Ele quer sair limpo, mas acaba por se sujar deixando a coisa correr assim como está. Decida já. É mto tempo. Se fosse no tempo de Fradique ôlô ôlô, tudo ja estaria resolvido e ponto final. Um dos mentores dessa instabilidade. Porquie qdo Patrice ganhou eleições sem maioria, deveria pedir-lhe sustentação parlamentar. Agora toma. Coitado do povo.
    Vcs já viram alguma queixa crime que teve pernas para andar?

  19. Sensa Comissário

    4 de Dezembro de 2012 as 7:59

    Povôoeêêêê telaôôÔ

    Quem te vê!!! E quem te viu… man Rafa!?
    A pouco, o Senhor era todo o Poderoso… fazia com o poder, o que te acossava o rabo.
    Mas o mel agora, está na mão do Patrice. E melhor de tudo é os Senhores, principalmente o Senhor… manter em silencio neste País por algum tempo… por que se vocês soubessem como este POVO abriu os olhos… é melhor não darem palpites políticos ATOA.
    Procura viver tua vida… porque tens que sobra… como muitos políticos aqui.

    BEM-HAJA STP
    MELHORES DIAS VIRÃO A ESTE PAÍS… STP

  20. sol

    4 de Dezembro de 2012 as 8:00

    Eu sou formiga no meio de torrrrrrrrros.

  21. queremos ser felizes no nosso pais

    4 de Dezembro de 2012 as 8:13

    se tever de falarmos de bamdede em s.t rafa noa ficaria a tras. viva ADI viva P Trovada.confesso que essa queicha nao vai dar em nada .

  22. Celmira

    4 de Dezembro de 2012 as 8:41

    As informações dão conta que está-se a distribuir drogas para os manisfestantes que apoiam o ADI. Confesso que já estou a ficar com medo. 4 ª Feira vai haver banho de sangue em STP… O que homens não fazem para se manter no poder.

  23. coragem

    4 de Dezembro de 2012 as 8:56

    o ki aconteceu na TVS no dia 27 do mes de Novembro é muito triste, não si deve fazer uma coisa dessa. é só para denigrir a imagem do senhor Rafael Branco.

  24. evaristo carvalho

    4 de Dezembro de 2012 as 10:05

    O patrice e o ADI,que vai la buscar a imagem da sua MÃE para publicitar no seu tempo de antena,e não usar a imagem aleia denigrindo o bom nome de cada um ,como forma de tirar proveito da situação.
    Pois em 37 anos nunca nós ,os Santomenses vivemos tão divididos quanto hoje,por causa da politica,tudo ,obra filosofica da politica maquiavelica do sr patrice trovada,como forma de poder dominar-nos.
    Cros compatriotas,vamos fazer uma reflexão profunda acerca da materia,pois o patrice esta a usar-nos tal qual como os colonos fizeram!!!!!

    • pagaguno

      4 de Dezembro de 2012 as 12:52

      este espaçço deixou de ter normas , aqui já se pode insultar ??????

  25. coragem

    4 de Dezembro de 2012 as 11:33

    Deus nos cria político nos mata O GOVERNO DE santomense NÃO SE IMPORTA COM O POVO, ELES BRINCAM COM O DINHEIRO COMO SE O PAIS FOSSE DELES O LEMA E MENOS ESCOLAS MAIS ANALFABETOS E MAIS VOTO PARA O adi, PORQUE UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO santomense é ANALFABETA ENTÃO ESTES SÃO OS QUE MAS vão a manifestar-se…está a usar muito mal a população, apelo a minhas famílias para não aparecerem na manifestação de amanhã quarta-feira dia 4 de Dezembro..

  26. Não exija de mim qualidades que nem mesmo tu tens

    4 de Dezembro de 2012 as 12:02

    Rafael Branco, faz-se de vitima para ressurgir politicamente. Bem Vindo a Republica e prepara-te porque agora o poder pode ser assaltado a qualquer momento da legislatura.cuide-se !!!

  27. Oscar

    4 de Dezembro de 2012 as 12:25

    As informações dão conta que está-se a distribuir drogas para os manisfestantes que apoiam o ADI. Confesso que já estou a ficar com medo. 4 ª Feira vai haver banho de sangue em STP… O que homens não fazem para se manter no poder

  28. Bodon Kulu

    4 de Dezembro de 2012 as 15:09

    Oh homem, que diferença faz isso agora se a sua credibilidade já faz tempo que você a deixou perder?
    Tenha juizo e não se ponha a jeito. Demasiada exposição na praça pública faz mais mal do que bem. Silêncio por vezes vale ouro.

  29. sotavento

    5 de Dezembro de 2012 as 11:17

    sao todos farinha do mesmo saco…tanto o PT como RB um mais otro menos mas no fundo igualitos…os dois um dia terao contas a prestar a este povo martir sofredor enganado …aqui se faz aqui se paga …bandigos maus

  30. Tiberio

    5 de Dezembro de 2012 as 15:28

    Que honra esse Senhor tem a defender:
    Lanço um desafio: Mostrem-me um político do MLST/PSD e PCD honesto que vos mostrarei uma prostituta VIRGEM.

  31. jorceley Neto

    6 de Dezembro de 2012 as 22:08

    Eu revelei a minha identidade porque sou democratico de verdade, e condeno a atitude do partido ADI e do seu presidente Patrice é de lastimar o sucedido acho que ADI ja tem ganancia do poder esta a jogar sujo com bom nome das pessoas escutam bem bom nome do Dr.Joaquim Rafael branco homem que entrou poder numa altura que não havia iluminação e resolveu o problema homem que contribuio muito para desenvlver nossa linda ilhas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo