Política

Fracassaram as negociações entre os partidos políticos / Patrice Trovoada conversou em privado com Pinto da Costa

“Consenso”, o elemento que mais falta faz a São Tomé e Príncipe nesta democracia pluralista, voltou a fugir após várias horas de negociações entre a maioria parlamentar composta pela oposição e a minoria parlamentar no poder, a ADI.

A sugestão do Presidente da República e do Conselho de Estado, para que a maioria parlamentar e a minoria que sustenta o governo, conversassem desde o último fim-de-semana até ontem, em busca de uma solução para a crise política, não teve êxito.

ADI minoritário no parlamento, que viu o seu Governo ser alvo de uma moção de censura, colocou como condição para negociar a retirada pela maioria parlamentar da Moção de Censura que foi aprovada em sessão plenária.

A maioria parlamentar, considerou que a censura ao Governo, foi decretada por um órgão de soberania, no caso a Assembleia Nacional, e que os partidos políticos individualmente não têm como alterar a decisão do órgão de poder legislativo.

No fundo nada alterou, os pontos candentes da crise política continuam intactos. Só o árbitro político, no caso o Presidente da República e Chefe de Estado, Manuel Pinto da Costa, pode pôr luz neste túnel densamente escuro, que tem sido a política são-tomense nos últimos dias.

Talvez como última acção para salvar o seu governo, da queda imposta pela Assembleia Nacional, através da Moção de Censura,  Patrice Trovoada, foi esta manhã ao Palácio do Povo. Reuniu-se a porta fechada com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa. O Primeiro-ministro não aceitou que a imprensa colhesse imagens ou fotografias do seu encontro com Pinto da Costa. Não falou quando chegou ao Palácio do Povo, e saiu também em silêncio.

A indefinição da situação política, que se vive e que se arrasta no país, clama pela intervenção urgente de quem de direito.

Abel Veiga

    36 comentários

36 comentários

  1. Joao Batepa

    4 de Dezembro de 2012 as 13:35

    Estes homens estao todos ricos e bens da vida.

  2. A luta continua

    4 de Dezembro de 2012 as 14:06

    A morte e a vida estão no poder da lingua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. ” Proverbio 18.21″

  3. bb

    4 de Dezembro de 2012 as 14:08

    foi dar ordem ao Pinto, um âa kaka ôô

  4. verdade

    4 de Dezembro de 2012 as 14:13

    Patrice trovoada é um grande homem…
    Vai vencer…..

    • Quase lá

      4 de Dezembro de 2012 as 14:21

      O que importa é se nosso pequeno país vai vencer ou perder com ele?

    • Helves Santola

      4 de Dezembro de 2012 as 18:10

      Que comentário triste!!!

  5. Xico Dendê

    4 de Dezembro de 2012 as 14:22

    Falta de sentido de Estado e oportunismo político é o que tem caracterizado a oposição santomense.
    Interpõem uma moção de censura sem qualquer base de sustentação sólida. Criam uma crise política que só vem afundar a nossa reputação e complicar mais a nossa vida de país catalisador de investimento estrangeiro.
    Espero que o Sr. Presidente tenha coragem política para tomar decisões adequadas em nome da estabilidade do país que tanto precisamos e não actue em função da cor partidária.
    Bem ajam

  6. preta de s.t.p

    4 de Dezembro de 2012 as 14:32

    Força PAtrice Trovoada, a mudança esta contigo, basta de impunidade, basta de desordem organizada, basta de assalto ao poder, chega minha gente deixe o País avançar na estabilidade com ou sem maioria vamos em prol do desenvolvimento fazervaler a lei universal, governa aquele que ganhar, gente tenham força, é preciso dizer basta….

    • passos Trovoada

      4 de Dezembro de 2012 as 16:48

      Qual mudança, fofo? Mostra-me? fazer o mesmo ou pior que o MLSTP é mudança? Negociar contratos e negócios em particular com os investidores. Qual mudança fofo? Mostra-me por favor?

  7. Mimi

    4 de Dezembro de 2012 as 14:35

    Houve quem soube muito bem jogar sujo, fazer atropelos de todo o tipo e depois cair como vítima no colo dos pobres e coitados

  8. Féde ká Dóxi

    4 de Dezembro de 2012 as 14:38

    Patrice Trovoada pensa que S:TP é dele. Quer governar sem prestar contas.
    Não quer acatar ordens e o pôvo não vê isso.
    É pena.
    A sua arrogância e o seu radicalismo não leva STP a lado nenhum. Ele vai manifestar até quando?
    Será que ele é que vai mandar na Assembleia? conhvenhamos.

    • Sabiá

      4 de Dezembro de 2012 as 15:10

      Ja me cansei desssa lenga lenga de PT ser arrogante, o que nos valeu esses anos todos de humildade com a oposição, n sei de que humildade os senhores tanto exaltam!? estariam os senhores a falarem sobre todos ficarem dos mesmo lado para ninguem denunciar o outro qd se metem em falcatruas?, porque tanto preocupação com a arrogancia do homem, daqui a pouco vão querer dizer que pra ser ministro em stp, temos que ser GAYS, ou Lesbica. Não interessa ser humilde ou arrogante desde que se faça um trabalho certo, e se inverta o quadro do país. A hulmidade vos serviu durante muito tempo para montarem governos de larapios e em nd beneficio a população. Que metam a humildade sei la onde, que o que queremos é trabalho serio, nada mais. Sanguessugas

      • passos Trovoada

        4 de Dezembro de 2012 as 16:49

        viste o Orçmanento de 2013? viste alguma inversão lá?…ou um compasso de espera ate à hora do petróleo. Livre nos Deus do Dr. Patrice.

  9. verdade

    4 de Dezembro de 2012 as 14:39

    Pratice tem muitos conhecimentos internacionais,o que vai levar ao investimento em stp,porque acreditam nele,sabe estar,tem presença.grande homem..

  10. santos e pecadores

    4 de Dezembro de 2012 as 14:42

    Patrice… vai em frente. Nao ceda. Esses bandidos nao trazem nada de bom para o pais.
    37 anos a roubar. Cambadas de CHULOS.

  11. ambrosio

    4 de Dezembro de 2012 as 14:45

    Viva Patrice,viva Patrice.
    Concordo contigo Verdade,realmente é um homem com muita postura,entra em qualquer sitio em qualquer parte do mundo sabe estar,tem educaçao…
    EASTA A TRABALHAR BEM E SABE O QUE FAZ,PARICE AO PODER,STP SO VAI GANHAR.

  12. fffggg

    4 de Dezembro de 2012 as 14:54

    ta bom

  13. Bodon Kulu

    4 de Dezembro de 2012 as 14:57

    As comadres estão zangadas, o país parado, o povo…
    Assim não dá.
    Acho que o PR pode formar um governo de iniciativa presidencial, por exemplo.

  14. homemserio

    4 de Dezembro de 2012 as 15:08

    Esses COORUPTOS DE MLSTP e PCD criaram a crise politica no país, e agora não sabem como sair dela, a faltar um ano e meio para o término da legislatura.

    Só Pinto para pôr um basta nessa “QUERELA INÚTIL” da opisição.

    • homemserio

      4 de Dezembro de 2012 as 15:14

      Quis dizer “oposição”.

    • Largata

      4 de Dezembro de 2012 as 16:04

      Homem sério…vc ker dizer k patrice trovoada n é corrupto, ele é um homem santo, so me faltava essa. Tua amiga “sabia” pois divide a mesma opinoão k vc, diz k humildade n é nada, eu respondo a vcs k a humildade é sim muita coisa e vale muito na sociedade, aquilo n é de patrice trovoada para ele governar com arrogancia… aquilo é nosso…logo merecemos uma satisfação. Não me diga k vc por exemplo tem irmãos e juntos herdaram uma empresa, um de vcs são eleitos para a governar, e ceitam esse irmão por fazer uns investimentos e alargar aplicações n prestar contas,nem exclarecimento do vosso património…convenhamos né ainda k ele esteje fazendo bem, é necessário haver prestações de contas e esclarecimento de como andam os negocios…ao contrario do k o Vosso Perfeito Santo Patrice Trovoada quer,faz com a opusição. que tbm estão la representando outra parte dos santomenses né.

      • Sabiá

        4 de Dezembro de 2012 as 23:24

        Lagarta, tenho opinião propria, e que fique claro, não sou nenhum idiota. Não é preciso ser nenhum expert ou ter alguma expertise pra se saber q se esta perante uma cambarda de larapios que nada fizeram durante varios anos no país. Essa nossa juventude medrosa e fracassada da qual faço parte, é que precisa entender de que estamos sendo massacrados, chega de receber migalhas de bandidos. Chega de ficar calado porque assim será mais facil conseguir um emprego, ate qd será assim, so porque convém ao MLSTP ou PCD ou até msm o visado ADI que insurgiu contra essa quadrilha instalada ha mais de 37 anos e que teima em querer marginalizar os nossos cidadãos e os coitados que não conseguem pensar por si, entra na barca. Não estou suportando mais tanta estupidez.

    • passos Trovoada

      4 de Dezembro de 2012 as 16:52

      se o MLSTP e o PCD são corruptos quem negociou a Doca de Pesca? Só temos dois tipos diferentes de corruptos. Os que tomam os terrenos e as casas do Estado e aqueles que entregam as mesmas em troca de dinheiro. Esteja atento. Muito atento.

  15. manuel ferruja

    4 de Dezembro de 2012 as 15:21

    A solução está nas mãos do senhor Presidente da Rep. Manuel Pinto da Costa.
    Caso o mesmo não tem competência para resolver a situação, que renuncie o cargo. É uma luta entre o Parlamento e o Governo, cuja tónica é a “Moção de cençura”cabe agora ao Presidente decidir…

    Recorde-se que no mandato do eis Presidente Fradique de Menezes foi também apresentado pelo Parlamento uma Moção de censura ao Governo de Patrice Trovoada e o Fradique de Menezes na altura ergueu-se como homem e tomou uma decisão. Mas como o Pinto parece-me quer agradar a gregos e troianos, até presente data o País mantém -se nesta brincadeira e que poderá trazer-nos consequências bem piores se mediadas não forem tomadas com urgência.

  16. Fiá paga Uê

    4 de Dezembro de 2012 as 15:32

    Acho que o PR deveria ter intervindo há mais tempo, sobretudo no momento logo a seguir a resignação do cargo do PA. Agora é uma tarefa difícil. O PM como político acho-o excelente, mas gostaria de vê-lo menos arrogante. Os deputados precisam de escola política e os partidos de oposição devem ser reestruturados, todos.É uma democracia de 22 anos, está quase um adulto.

  17. O Analista e Censurador

    4 de Dezembro de 2012 as 15:33

    Se a Monção de Censura foi aprovada legalmente, a única coisa a fazer é o Presidente da República tomar iniciativa, formando um Governo de transição até a data da nova Eleição. Ora vejam só, o senhor Patrice Trovoada, não quer acatar nenhuma das decisões do Presidente da Republica, não quer entrar em consenso com outros partidos políticos para por cobro a essa inaudita situação que reina no País!… Afinal em que País estamos? O Povo ainda não percebeu que o Povo põe mais não tira!… Se o senhor P.T tem a consciência que esta a Governar bem e querem bloquear a sua governação, não é necessário criar mais bloqueio. Porque assim quem mais sofre com todo esse bloqueamento é elemento do Povo mais necessitados. É bom que ambas partes pensam na vida do povo e põe um final nesse vai e vem. Não esqueçamos que São Tomé e Príncipe é de todos Santomenses.

  18. Kebla

    4 de Dezembro de 2012 as 16:59

    Um País independente a 37 anos, Governado por MLSTP; ADI; MDFM e PCD sozinhos ou em coligação, nenhum deles resolveu coisa tão básica como fornecimento regular de energia em todo País. Um simples exemplo. Mesmo asssim Vocês gritam vivas a estes tipos? Não consigo entender porquê? Elegem estes mesmos tipos sempre para Governar… porquê???????? STP merece melhor…Nenhum País caminha para o desenvolvimento sem resolver o problema energético. Nós em todos estes Governos não resolvemos isto. Isto significa que ainda não demos o primeiro passo sequer e já lá vão 37 anos. Já refletiram sobre isto nesta perpectiva????? Ohhhhh… gente boa pensem….

  19. alcino Pinto

    4 de Dezembro de 2012 as 18:17

    O rapaz cuidado com este teu jornal vamos acabar com ela em breve e contigo.

  20. santos e pecadores

    4 de Dezembro de 2012 as 18:41

    Sai Patrice e entra quem? Jorge Amado? Nao me façam rir. Recordam quando o mesmo foi substituido pelo Rafael Branco, o pais RETROCEDEU, Rafael Branco enriqueceu, vendeu a ENCO e ate comprou predio de COSEMA. Assim e que querem governar. Bandidos.

  21. dhaniel Pires

    4 de Dezembro de 2012 as 19:41

    Pk n na presença da imprensa??

  22. fresquinho

    4 de Dezembro de 2012 as 20:01

    No meu ver o Governo deveria manter no Poder ate a nova legislativa que ja nao falta muito…nomear um novo governo agora so iria criar mais constragimentos e instabilidade Politica no Pais e mal estar em toda sociedade Santomense! que os mandantes da mucao de censura tratar de preparar para a nova eleicao que se avizinha.

  23. jorge

    5 de Dezembro de 2012 as 10:26

    Que coisa ………. !!!!! queremos paz no nosso País……

  24. G. Conceição

    5 de Dezembro de 2012 as 10:44

    Estes tipos da ADI estão disemparados. como é que ao mesmo tempo que manifestam contra a queda do governo, ao mesmo tempo querm eleições antecipadas o mais urgente possivel. O que eles querm com isso?Será para continuar com a politica de enforcamento desse povo?
    quêquá cu nancê mêcêeê?

  25. Bobuwabo

    5 de Dezembro de 2012 as 10:47

    santo e pescador, vç é de onde? qual é a tua nacionalidade? burro, o pais é de PT Só

  26. carlos Miguel

    6 de Dezembro de 2012 as 8:28

    Lamentavelmente tanto esbanjo e quantidade de dinheiro entregue na noite de 3feira na Ilha do principe pelo membros do ADI , comprando populacao pra estar presente na manifestacao.
    as reunioes organizadas no Restaurante Bar Passo, no largo da juventudo entre os membros quase acabou a pancada por causa das distribuicoes do dinheiro e combustivel inclusive muitos dos membros tiveram que abandonar por causa do escandalo. foi uma autentica vergonha.

  27. miriam

    6 de Dezembro de 2012 as 11:28

    nenhum partido politico pediu desculpas[mlstp, adi, pcd, mdfm e os outros, deixem adi trabalhar sei que nenhum de voçes gostam de povo santomense. credoooooooooooo jesus vem ao mundo é demais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo